Ciências da Saúde
Farm week: à descoberta do curso de Ciência e Tecnologia Animal
Instituição: Comprehensive Health Research Centre (CHRC) - Universidade de Évora
Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Já imaginaste como será uma semana na vida de um estudante de Ciência e Tecnologia Animal (CTA)? Queres viver essa experiência? Esta é a tua oportunidade! Vais ter oportunidade de conhecer a Herdade da Mitra onde funciona o curso de CTA e as instalações onde são mantidos os nossos animais, e como garantimos o seu bem-estar.
Os animais convivem diariamente connosco, mas poucos de nós os conhecem por dentro. Que segredos são guardados por baixo da pele e músculos? Conheces os ossos que compõem o esqueleto dos animais? Tens ideia que informações mais te podem dar os ossos? Neste estágio vais ter oportunidade de conhecer o nome dos ossos que constituem o corpo dos nossos animais e a sua disposição, assim como algumas diferenças entre espécies. Como sabes, os animais têm regimes alimentares diferentes. Já pensaste como será a anatomia do aparelho digestivo dos omnívoros, carnívoros e herbívoros? Vais encontrar a resposta a estas e outras questões no Complexo de Anátomo-Fisiologia Afonso de Almeida.
E se de repente nos apercebêssemos que afinal a saúde humana, a saúde animal e a saúde do ambiente estão inevitavelmente ligadas e totalmente interdependentes? Este conhecimento já existe há séculos...mas de há umas décadas a esta parte tem um nome: Uma Só Saúde. Vamos saber o que é e como podemos estar mais informados e vamos também perceber como todos podemos fazer parte e estar mais atentos. O objetivo destas atividades será em perceber a importância desta área e da implementação desta abordagem por qualquer cidadão, profissional de saúde ou não. Serão desenvolvidas várias atividades, nomeadamente, as que nos permitem, em contexto de hospital veterinário e exploração leiteira, perceber as medidas que devemos promover para prevenir as resistências aos antimicrobianos (por exemplo, antibióticos). Abordaremos também um exercício de como atuar perante um surto de doença, ex.: gripe das aves.
Conheces a pecuária extensiva? Nesta atividade vais ver a produção de ovinos em sistema extensivo; realizar atividades no parque de maneio; e identificar espécies botânicas na pastagem. Neste dia também terás oportunidade de visitar as instalações de apoio aos bovinos leiteiros; participar na ordenha, na alimentação dos animais e no maneio de vitelos. Vais também ter oportunidade de avaliar a composição do leite e da carne, e conhecer os métodos de avaliação de colostro, leite e carne.
No Laboratório de Reprodução vais participar em tarefas relacionadas com o processo de congelação/descongelação de sémen de varrascos de raça Alentejana (avaliação da motilidade, vitalidade e morfologia espermática) no âmbito de do projeto de investigação SUMO.
No Laboratório de Nutrição e Metabolismo, vais ter oportunidade de analisar a composição de alimentos para animais e acompanhar o percurso de uma amostra de forragem desde a colheita até à obtenção dos resultados analíticos para a composição química.
Estágio Esgotado
Explora a engenharia biomédica: ciência e tecnologia para transformar vidas!
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Queres explorar o futuro da engenharia biomédica?
Já imaginaste como é possível criar novos materiais que ajudam a regenerar ossos e tecidos no corpo humano? Este projeto dá-te a oportunidade de mergulhar no mundo da biomedicina e nanotecnologia, investigando biomateriais inovadores que podem mudar a vida de doentes crónicos!
Estamos a desenvolver materiais 3D porosos que funcionam como suporte para células especiais chamadas células estaminais ou “indiferenciadas”. Estas células, que vêm de tecidos saudáveis, podem ser "programadas" para formar novo osso e estimular o crescimento de vasos sanguíneos, ajudando na recuperação de fraturas graves ou cirurgias para remoção de cancro oral. Este processo é essencial para tratar lesões extensas, permitindo a recuperação do tecido perdido e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
No entanto, antes de qualquer biomaterial ser utilizado na prática clínica, é fundamental garantir que é seguro e compatível com o corpo humano. Para isso, utilizam-se técnicas avançadas de biologia molecular e microscopia, que permitem avaliar se os materiais interagem corretamente com as células e se promovem ou inibem o seu crescimento.
Este projeto é desenvolvido em colaboração com uma empresa portuguesa, promovendo a transferência de tecnologia e a criação de novos produtos na área da saúde. Isso significa que a investigação realizada pode ter um impacto direto na inovação médica e na vida de muitas pessoas.
Durante o estágio, vais ter a oportunidade de aprender e aplicar métodos de investigação científica, analisando o efeito biológico de diferentes composições de biomateriais. Vais observar como as células reagem em contacto com estes materiais.
O que vais aprender e fazer?
- Descobrir como os novos biomateriais interagem com células vivas.
- Utilizar técnicas de biologia molecular e microscopia para analisar a estrutura da célula e o seu crescimento em contacto com este novo material.
- Testar a segurança dos materiais, perceber se há sinais de toxicidade e compreender como a ciência pode desenvolver soluções seguras e eficazes para aplicação na medicina.
Este estágio é a tua oportunidade de observar e participar na investigação de novos dispositivos biomédicos, colaborando num projeto real que pode ser aplicado em medicina dentária e ortopedia!
Se tens curiosidade por ciência, saúde e tecnologia, este é o teu momento para explorar, aprender e fazer a diferença!
Aprender Citogenética num Laboratório de Diagnóstico
Instituição: Laboratório de Genética, Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Cada estagiário realiza uma cultura de sangue periférico, faz todo o procedimento técnico até à obtenção de cromossomas (com preparação de reagentes). Aprende e executa técnicas de bandagem dos cromossomas. Faz a análise dos cromossomas e montagem de cariogramas, quer em papel quer através de um sistema computadorizado de cariotipagem. Integra-se na rotina do laboratório, ajudando a dar entrada das amostras que chegam ao laboratório, preparar reagentes e a realizar técnicas laboratoriais transversais a todos os protocolos utilizados.
Paralelamente a este trabalho técnico, aprende a estar corretamente no laboratório, a manusear adequadamente as amostras e equipamento.
Vai observar as várias aplicações da citogenética no diagnóstico: pré-natal, pós-natal e hemato-oncológico e também na área da genética molecular, nomeadamente na área oncológica.
Estágio Esgotado
Vamos prevenir a formação de metástases cerebrais de cancro da mama
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
As metástases cerebrais de cancro da mama são uma situação clínica muito preocupante, pelo facto de estarem associadas a reduzida qualidade de vida e diminuta sobrevivência dos pacientes. O Laboratório Neurovascular dedica-se ao estudo dos mecanismos subjacentes à passagem das células de cancro da mama através dos capilares sanguíneos cerebrais e ao desenvolvimento de estratégias para a sua prevenção, de modo a evitar a formação de metástases cerebrais. O objetivo do presente estágio é proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos científicos do processo de metastização cerebral, bem como de abordagens experimentais para o seu estudo. Para o efeito, durante o estágio o aluno terá contacto com diversas técnicas de biologia celular e molecular. Entre estas, conta-se a cultura das células de cancro da mama e das células endoteliais que revestem os capilares sanguíneos, isoladamente e em conjunto, bem como a análise da expressão de proteínas de interesse por imunofluorescência, com vista a avaliar o efeito da interação e modelação. Este estágio permitirá ao aluno acompanhar diretamente o trabalho de jovens cientistas, em contexto real de investigação.
Estágio Esgotado
Desvendando segredos e mistérios moleculares através de Ressonância Magnética Nuclear
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este projeto de verão, enquadrado no programa Ciência Viva no Laboratório. apresentará aos alunos do ensino secundário e profissional o fascinante mundo da espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), com foco em pequenas moléculas e proteínas. Os alunos aprenderão conceitos básicos de caracterização molecular e participarão em experiências práticas e laboratoriais de uso quotidiano em RMN.
O objetivo será proporcionar um contacto com os princípios teóricos fundamentais da espectroscopia de RMN, nomeadamente mecânica quântica e as suas diversas aplicações na caracterização molecular. Com estas ferramentas poder-se-á compreender melhor a estrutura e função de pequenas moléculas e proteínas, e até resolver dogmas da Biologia Celular e Molecular.
Definitivamente, será uma experiência única e aliciante onde o/a aluno(a) ganhará experiência e conhecimento em preparação de amostras, recolha e análise de dados.
O projeto proposto decorrerá no Laboratório de RMN, Departamento Química da Universidade de Coimbra, durante o período de 14 a 18 de Julho, 2025.
Nesse período o/a aluno(a) terá uma visão geral da espectroscopia de RMN, princípios e significado, e de como a mesma técnica elucidará na determinação de pequenas moléculas e proteínas. Obviamente receberá formação em segurança laboratorial necessária para a preparação de amostras. Os estudantes irão preparar amostras simples, como compostos orgânicos comuns (etanol ou acetona) e pequenas proteínas (albumina do ovo). Técnicas como diluição, filtração serão correntes durante esta etapa.
Posteriormente, os estudantes utilizarão um espectrómetro de RMN para a recolha de dados sob orientação do Investigador (Tutor). Após esta etapa serão treinados na análise e interpretação dos mesmos dados. Basicamente, os alunos analisarão os seus espectros recolhidos e discutirão as estruturas moleculares com base nos resultados obtidos.
Cada aluno ou grupo preparará uma breve apresentação sobre as suas descobertas, e uma breve reflexão sobre a experiência, lições aprendidas e aplicações da RMN na investigação científica.
No final do projeto, os alunos terão uma compreensão básica da espectroscopia de RMN, adquirirão competências práticas de laboratório e aprenderão a pensar criticamente sobre estruturas e caracterização moleculares. Este projeto pretende inspirar o interesse pela química e pela biologia molecular como potenciais campos de estudo futuros.
Estágio Esgotado
Vem aprender a preparar microvegetais!
Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Lembras-te quando fizeste a experiência de plantar um feijão, para aprender como nascem as plantas, quais as suas partes, ou como se alimentam?
Afinal, além de se aprenderem esses e outros aspetos da vida das plantas, também podes tirar partido destas metodologias, para crescer em casa microvegetais, de uma forma sustentável, que podem ser colocados nas saladas ou na tua sandes preferida, juntando o útil ao agradável. Isto porque os microvegetais, sendo as primeiras folhas dos vegetais e colhidas precocemente, são bastante saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais benéficos para a saúde. Assim, tirando partido dos conhecimentos que aprendes nas tuas aulas de ciências e de outros campos da ciência, podes produzir alguns microvegetais, de forma simples e segura, que podem ajudar a tornar algumas receitas mais ricas e económicas.
Mas há plantas que têm algumas dificuldades em crescer e multiplicar-se e, para isso, utilizam-se técnicas desenvolvidas em laboratório, como a multiplicação vegetativa in vitro. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que podes desinfetar pedaços de plantas e colocá-las em garrafas ou outros recipientes fechados, contendo meio de cultura adequado, onde elas se vão desenvolver.
No rasto de cafeeiros resistentes às doenças
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste como nasce o café que chega à tua chávena? Vem descobrir o cafeeiro, uma planta incrível dos trópicos! Vais poder conhecer diferentes espécies e acompanhar de perto o seu ciclo de vida — desde a semente até ao fruto. Mas não fica por aqui! No Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), vais entrar no mundo da ciência e perceber como ajudamos a desenvolver cafeeiros resistentes a doenças causadas por fungos.
Prepara-te para pôr as mãos na massa! Vais aprender diversas técnicas, da citologia à biologia molecular, para investigar as táticas de ataque dos fungos e as estratégias de defesa das plantas. Quem sairá vitorioso nesta luta pela sobrevivência?
Se gostas de ciência, natureza e descobertas, esta é a tua oportunidade! Estás pronto para esta aventura?
Estágio Esgotado
Sustentabilidade em ação: inovar, valorizar e transformar resíduos em ingredientes de valor acrescentado
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Todos os dias, são descartadas toneladas de resíduos e outros subprodutos, tais como cascas de frutos, sementes, bagaços e folhas. Estes biorresíduos são ricos em compostos bioativos, tais como fibras, óleos essenciais e vários componentes que podem ser aplicados em diferentes áreas e setores, tais como a indústria cosmética, farmacêutica e alimentar.
Neste estágio, vamos demonstrar a importância da valorização dos resíduos agro-alimentares, como fonte de compostos bioativos de interesse e com diversas aplicações. Terás a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a química dos produtos naturais, compreendendo a importância da sua valorização, desde a matéria-prima até ao desenvolvimento de um produto final com propriedades promotoras da saúde. Para tal, serão utilizadas metodologias laboratoriais adequadas, como a extração de compostos naturais, avaliação das suas propriedades bioativas e desenvolvimento de produto cosmético, com propriedades antibacterianas e capacidade de inibir o crescimento do agente causador da acne.
Ao escolheres esta atividade demonstras preocupação com o meio ambiente e a familiarização com os conceitos de sustentabilidade e economia circular, tão prementes nos dias de hoje.
Vem fazer parte de uma equipa que está a tentar mudar o mundo, um passo de cada vez, aprendendo a transformar o que é descartado em produtos inovadores e diferenciados.
CEMMPRE pelo futuro: do laboratório à indústria
Instituição: Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da Universidade de Coimbra) é uma Unidade de Investigação interdisciplinar onde se faz investigação desde o laboratório até à aplicação na indústria. Participares neste estágio vai permitir-te trabalhar em laboratórios de diversas áreas e ver como diversas ciências e engenharias podem contribuir para um mundo melhor.
Queres conhecer o mundo invisível de perto e descobrir que nem todas as bactérias são vilãs (e que algumas são bem fixes!)?
Vem experimentar a ciência e torna-te um mestre na arte da identificação bacteriana! Aqui vais ser um detetive molecular e usar a informática para identificar bactérias.
Queres ajudar a construir um futuro mais sustentável e reduzir o impacto ambiental dos plásticos?
Nesta atividade, terás a oportunidade de explorar a síntese e o processamento de bioplásticos, contribuindo para soluções inovadoras e ecológicas! Vem descobrir como serão produzidos os plásticos do futuro e faz parte da mudança para um planeta mais verde!
E se pudesses usar o poder na natureza para transformar águas contaminadas em recursos limpos?
Nesta atividade, irás explorar a biossíntese de nanopartículas de hematite, que têm o potencial para tratar águas residuais e contribuir para um futuro mais sustentável. Junta-te a nós e faz parte desta inovação que une nanotecnologia e ecologia!
Sabias que a natureza inspira tecnologias inovadoras para detetar biomoléculas essenciais para a saúde?
Nesta atividade, vais aprender como o camaleão muda de cor e como aplicar esses princípios para criar materiais fotónicos coloridos. Vais também construir uma célula de combustível, que transforma energia química em elétrica de forma sustentável e ecológica. Verás como a combinação dessas tecnologias em biossensores pode revolucionar os diagnósticos e melhorar a nossa qualidade de vida!
E se pudesses criar peças metálicas sem limites, reduzir o desperdício e inovar a cada camada?
O fabrico aditivo metálico inaugura uma nova era de design e sustentabilidade. Descobre como a impressão 3D está a revolucionar a indústria e molda o futuro com as tuas próprias mãos!
Já imaginaste trabalhar lado a lado com um robô para criar algo incrível?
Nesta atividade prática e interativa, vais ter a oportunidade de explorar o mundo da robótica colaborativa, aprendendo a programar e a montar um produto. Descobre como a tecnologia e a criatividade podem transformar ideias em soluções inovadoras. Junta-te a nós e torna-te o engenheiro do futuro — a próxima grande invenção pode começar contigo!
Achas impossível ter todas estas experiências numa só semana?
Aqui no CEMMPRE é possível. Numa só semana vais desde o mundo invisível das bactérias até ao fantástico mundo da impressão 3D e dos robôs, passando por soluções inspiradas na natureza e mais sustentáveis.
Estágio Esgotado
O que é a Nanosegurança? / What is Nanosafety?
Instituição: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Nanomateriais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O seu tamanho reduzido (< 100 nm) confere-lhes propriedades físicas, químicas e biológicas únicas, tornando essencial a realização de testes rigorosos para garantir a sua segurança.
No Nanosafety Lab, desenvolvemos novos sistemas in vitro com o objetivo de substituir os testes em animais e realizamos diversos ensaios para prever o perfil de segurança dos nanomateriais.
Durante o seu estágio de verão, os estudantes terão a oportunidade de se envolver no mundo da investigação em nanossegurança no INL. Vão aprender o que são os nanomateriais, explorar as suas possíveis aplicações, ganhar experiência prática no laboratório e compreender a importância dos ensaios in vitro e das técnicas utilizadas nesta área. Além disso, algumas atividades poderão ser adaptadas aos interesses específicos de cada estudante, incentivando a sua paixão pela ciência e inspirando possíveis caminhos profissionais futuros.
Atividades propostas:
- Introdução ao laboratório
- Técnicas de pipetagem
- Noções básicas de cultura celular
- Teste de viabilidade (ensaio Presto Blue)
- Ensaio ELISA
- Outros testes de segurança dependendo das atividades em curso no laboratório
- Como ler um artigo científico
- Como preparar um protocolo
Estágio Esgotado
Caçadores de insetos CIVG: vigilância e doenças
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Junta-te à equipa de parasitologia do CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama neste estágio interativo de uma semana, onde terás uma introdução prática ao trabalho de investigação científica. Ao lado de investigadores especializados, vais estudar insetos transmissores de doenças com impacto na saúde humana e animal, dentro do conceito One Health. O estágio combina trabalho de campo e laboratório, onde recolherás amostras em armadilhas do tipo CDC, realizarás diagnósticos morfológicos e analisarás a abundância e persistência dos vetores, além de avaliares o risco de transmissão de doenças.
Estágio Esgotado
Comunicação entre organelos durante o envelhecimento celular
Instituição: MIA-Portugal, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 04-08-2025 a 08-08-2025
Descrição:
As células têm uma rede complexa de organelos, em que cada um desempenha funções específicas essenciais para a homeostasia celular. O núcleo contém o material genético (DNA) e regula a expressão génica, as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia, o retículo endoplasmático (RE) participa na síntese de proteínas e lípidos, e o lisossoma degrada componentes celulares danificados ou desnecessários. A comunicação entre estes organelos é fundamental para o funcionamento celular, sendo mediada por troca de sinais químicos e transporte de moléculas. No entanto, durante o envelhecimento, esta comunicação torna-se progressivamente disfuncional. O núcleo pode acumular danos no DNA, resultando numa regulação génica desordenada. As mitocôndrias tendem a perder eficiência bioenergética, comprometendo a produção de ATP. O RE apresenta sinais de stress devido à acumulação de proteínas com estrutura incorreta, enquanto os lisossomas podem apresentar redução na sua capacidade de degradação, levando à acumulação de resíduos celulares.
Estas disfunções interligadas perturbam a homeostasia celular, promovendo um ciclo de danos que acelera o envelhecimento celular e contribui para o surgimento de diversas patologias. O estudo destes mecanismos é crucial para o desenvolvimento de estratégias que possam mitigar os efeitos do envelhecimento e preservar a função celular ao longo do tempo. Esta atividade propõe proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar diversas metodologias empregadas na investigação em Biologia Celular e Molecular. Os alunos terão a oportunidade de visualizar organelos e o efeito de diferentes fármacos na sua atividade. Irão aprender a analisar resultados e a interpretar. No final, os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com membros do laboratório e colegas de outros estágios no MIA-Portugal.
Estágio Esgotado
Underground Tiny World
Instituição: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 9º, 10º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Vamos explorar o mundo micro e nanométrico! O que há para além do que os olhos não conseguem ver? A EMX – Electron Microscopy and X-ray Facility tem instrumentação de ponta, técnicas e especialistas que permitem a caracterização de amostras nas áreas da ciência dos materiais e das ciências da vida permitindo uma compreensão fundamental de relações entre as propriedades do material e a sua estrutura física e química. Vem descobrir o nosso dia-a-dia e como ajudamos e contribuímos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia! Hoje somos nós aqui e amanhã poderás ser tu! As tarefas principais a executar serão a aprendizagem de preparação de amostras, caso seja necessário, acompanhar todo o processo relativo à caracterização das amostras recorrendo para tal às tecnologias mais adequadas e disponíveis (SEM, Dual Beam FIB-SEM, TEM, AC- STEM, XPS, XRD e SAXS). Espera-se que no final os alunos percebam a vantagem das tecnologias que acompanharam, algumas diferenças entre elas, aplicações e quais as suas potencialidades. SEM – Scanning Electron Microscope DUAL FIB-SEM – DualBeam Focused Ion Beam – Scanning Electron Microscope TEM – Transmission Electron Microscope AC-(S)TEM – Aberration-corrected Scanning Transmission Electron Microscope XPS – X-Ray Photoelectron Spectroscopy XRD – X-Ray Diffractometer SAXS – Small Angle X-Ray Scattering System
À descoberta do medicamento de fio a pavio
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Se tens curiosidade em descobrir como se desenvolve e produz um medicamento, este estágio é para ti!
Os medicamentos são preparações farmacêuticas constituídas por um fármaco (uma molécula com atividade biológica) e por vários excipientes, os quais são substâncias que permitem obter as várias formas farmacêuticas que conheces: comprimidos, cápsulas, cremes, pomadas…
Em oito dias poderás descobrir:
a) Como extrair e isolar fármacos e excipientes de produtos naturais, como larvas de insetos
b) Como testar e caraterizar a eficácia e toxicidade de fármacos
c) Como a solubilidade dos fármacos influencia o tipo de medicamento a desenvolver
d) Como desenvolver, produzir e testar medicamentos
Junta-te a nós e vem dar os primeiros passos como agente promotor da saúde!
Estágio Esgotado
Plantas aromáticas: do laboratório ao prato
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Como sabes, as plantas aromáticas e medicinais têm cada vez mais interesse para a área alimentar e da saúde, sendo muito procuradas por produtores e consumidores, pois além de dar cor e sabor aos cozinhados, são importantes aliadas da saúde.
Vem conhecer algumas das plantas aromáticas e medicinais mais utilizadas, estudar a sua diversidade através da análise do seu DNA e confirmar as suas propriedades antimicrobianas. Aprende como podemos produzi-las em laboratório e como tê-las disponíveis durante todo o ano, à “distância de um clique”, para a cozinha gourmet e na obtenção de compostos medicinais.
Laboratório fora da caixa
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade.
Neste estágio, pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Vamos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade.
Estágio Esgotado
O mundo dos nanofluidos
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Venham conhecer mais sobre nanofluidos, investigando a sua densidade e aplicações!
Durante este estudo experimental, iremos explorar como a densidade de nanofluidos à base de parafina líquida, é influenciada por diferentes concentrações de nanopartículas e variações de temperatura.
Imaginem-se como cientistas num laboratório, realizando atividades experimentais para medir a densidade desses nanofluidos. Utilizaremos nanopartículas de grafeno, um material fascinante, e iremos incorporá-las em soluções de parafina líquida em diferentes concentrações. Em seguida, investigaremos como a densidade desses nanofluidos varia com a quantidade de nanopartículas presentes e com as mudanças de temperatura. Além disso, iremos discutir como as descobertas deste estudo podem ter aplicações em diversas áreas, como na indústria, na medicina e na tecnologia. Entender como a densidade dos nanofluidos é afetada por diferentes variáveis é crucial para desenvolver novos materiais com propriedades específicas para diversas aplicações.
Estágio Esgotado
Monitorização fisiológica
Instituição: CIR (Centro de Investigação em Reabilitação)
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 17-07-2025
Descrição:
Na ocupação científica de monitorização fisiológica iremos mergulhar no fascinante mundo da monitorização contínua dos sinais vitais do corpo humano. A monitorização fisiológica é uma prática essencial em diversos contextos, desde a medicina de emergência até à investigação científica,
passando pelo acompanhamento de pacientes com doenças crónicas e até mesmo na avaliação do desempenho desportivo. A capacidade de avaliar e interpretar os sinais fisiológicos do corpo humano é fundamental para compreender a saúde e o bem-estar de um indivíduo.
Na sequência dos avanços tecnológicos, temos acesso a uma variedade de dispositivos e técnicas que nos permitem acompanhar de perto funções vitais como atividade muscular, atividade cardíaca, pressão arterial, capacidade pulmonar, atividade cerebral e muito mais, em tempo real e de forma não invasiva.
Propomos nesta atividade que os participantes avaliem os seus próprios sinais vitais musculares, cardíacos, pulmonares e cerebrais, assim como sejam iniciados de forma introdutória nas técnicas de análise desses mesmos sinais vitais:
14/julho - Eletromiografia e força muscular;
15/julho - Atividade elétrica do coração;
16/julho - Volumes, capacidades e débitos pulmonares;
17/julho - Atividade cerebral (ritmo alfa no lobo occipital).
Estágio Esgotado
A ciência da beleza: laboratório de farmácia e de cosmética natural
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio destina-se a todos os alunos que tenham interesse em explorar e compreender de forma prática e acessível a interligação entre farmácia, laboratório e cosmética natural. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes terão a oportunidade de compreender as tecnologias envolvidas na formulação de produtos cosméticos de origem natural, desde a escolha dos componentes da fórmula até à produção e a aplicação testes de qualidade. A experiência permitirá desenvolver competências laboratoriais básicas tais como boas práticas de higiene e segurança no laboratório, medição, pesagem, mistura, e mais avançadas como extração de compostos bioativos e manipulação de substâncias. Durante o estágio, os alunos terão a oportunidade de conhecer tecnologias e metodologias inovadoras utilizadas na produção de cosméticos naturais, compreendendo a ciência, por trás da formulação, estabilidade e atividade dos produtos. A atividade proporcionará uma experiência prática no desenvolvimento de algumas formulações de base natural, utilizando matérias-primas com propriedades benéficas para a pele.
Objetivos do Estágio
-Compreender a ligação entre farmácia e cosmética natural.
-Desenvolver competências laboratoriais essenciais para a formulação de produtos.
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e ingredientes naturais na indústria da cosmética.
- Fomentar o interesse pelo setor farmacêutico e cosmético através de uma abordagem experimental.
- Promover a criatividade e o desenvolvimento de novas formulações e incentivar o pensamento crítico sobre a segurança e eficácia dos cosméticos naturais.
Este estágio representa uma oportunidade única para os alunos adquirirem conhecimentos científicos aplicados a um setor em crescimento, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e prática, que junta a ciência, a inovação e bem-estar.
Estágio Esgotado
Acrilamida no Café: Do Grão à Chávena
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já ouviste falar de acrilamida? Sabes que este contaminante pode estar presente no café que se bebe todos os dias? No Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do INSA, mais precisamente no Laboratório de Materiais de Referência, estudamos a presença deste contaminante em diferentes alimentos. Ao longo de duas semanas, queremos mostrar-te, na prática, como determinamos a acrilamida no café e como funciona um laboratório acreditado. Vais aprender como se realiza este tipo de análise e terás oportunidade de experimentar diferentes técnicas laboratoriais, incluindo cromatografia líquida acoplada a um detetor de massas e o método utilizado para identificar e quantificar este contaminante. Mas não ficamos por aqui! Vais também ter a oportunidade de explorar mais sobre a acrilamida, os seus riscos e o seu impacto na alimentação. E porque ciência também se comunica, queremos desafiar-te a participar na divulgação do trabalho desenvolvido neste estágio. Vais poder envolver-te ativamente nesta investigação e ajudar a partilhar o conhecimento com o mundo! Interessado? Atreve-te a entrar no laboratório e descobre o que está dentro de uma chávena de café!
Estágio Esgotado
A resposta do nosso sistema imunitário a biomateriais
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Os biomateriais são materiais, de origem natural ou sintética, utilizados em aplicações clínicas para apoiar, melhorar ou substituir tecidos danificados.
Os biomateriais podem ser usados em implantes médicos, incluindo próteses ósseas ou válvulas cardíacas. As células do sistema imunitário são responsáveis pela vigilância do nosso organismo, pela resposta contra agentes patogénicos, resposta anti-tumoral e também contra agentes externos. Nesse contexto, a resposta do sistema imunitário tem um impacto importante na integração dos biomateriais e consequentemente dos implantes no nosso organismo.
Durante este estágio os alunos irão descobrir como as células do nosso sistema imunitário respondem quando contactam com biomateriais, como os utilizados nos implantes médicos.
As atividades a desenvolver incluem cultura de células do sistema imunitário em presença de biomateriais, para avaliação da toxicidade e do impacto dos biomateriais na morfologia e ativação das células. Para tal serão utilizadas diversas técnicas de biologia celular e molecular, incluindo ensaios bioquímicos, marcação das células com anticorpos e a sua observação por microscopia de fluorescência.
Estágio Esgotado
Aromas e essências
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Os aromatizantes são compostos naturais ou artificiais que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.). Os aromas estão diretamente ligados às memórias e às emoções, e por isso são criados de modo a valorizar e a personalizar cada um dos produtos a desenvolver. O processo criativo de um aroma envolve tecnologia, investigação, conhecimento científico, mas acima de tudo sensibilidade.
Os ésteres são substâncias orgânicas frequentemente encontradas na natureza, e desempenham um papel importante na indústria farmacêutica, de perfumes, de polímeros, de cosméticos e estão presentes na composição de produtos alimentícios para realçar e imitar sabores e aromas.
Neste estágio científico, propomos-te que descubras novos aspetos ligados ao uso e investigação de aromas. Poderás trabalhar nos nossos laboratórios e descobrir por ti mesmo que a química é uma ciência central por detrás do sabor e cheiro do mundo que nos rodeia.
Estágio Esgotado
Desvendar a visão: a ciência por trás da degenerescência macular da idade
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Queres explorar o fascinante mundo da ciência este verão? Junta-te a nós e descobre como a investigação científica está a ajudar a combater a degenerescência macular da idade (DMI) — uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas.
A DMI é uma doença degenerativa que afeta a região central da retina, responsável pela visão nítida que usamos para ler, conduzir e até reconhecer rostos. Em Portugal, tal como em muitos outros países, esta patologia é uma preocupação crescente devido ao envelhecimento da população.
Embora existam alguns tratamentos, ainda não há cura para a DMI. É por isso que a investigação científica é tão importante! Ao compreender melhor esta doença, abrimos caminho para novas terapias mais eficazes.
Se tens curiosidade em perceber como a ciência pode mudar vidas e queres viver uma experiência única este verão, não percas esta oportunidade!
Estágio Esgotado
Gordura corporal: inimiga ou aliada? Descobre a verdade com a ciência!
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Conheces realmente o teu corpo? Se tens curiosidade sobre como a tua gordura se distribui e qual o seu impacto na tua saúde, então este estágio é para ti!
Sempre ouviste dizer que a gordura corporal é prejudicial? E se te disséssemos que nem toda a gordura é igual e que alguma até pode ser benéfica? Nesta atividade, vais explorar a composição corporal de uma forma inovadora e descobrir o que a ciência realmente diz sobre o tema!
O que vais fazer?
• Elaborar e aplicar questionários para compreender a relação entre estilo de vida e composição corporal.
• Analisar a composição corporal com tecnologia de ponta – o DXA – e visualizar como a gordura se distribui no corpo.
• Descobrir a diferença entre gordura visceral e subcutânea e perceber porque uma pode ser prejudicial e a outra até protetora.
Em oito dias poderás:
a) Relacionar estilo de vida com a distribuição de gordura através dos questionários.
b) Compreender a diferença entre gordura visceral e subcutânea e os seus impactos na saúde.
c) Descobrir como a tecnologia DXA analisa a composição corporal de forma precisa.
d) Desenvolver pensamento crítico sobre nutrição, exercício e saúde metabólica.
e) Apresentar e discutir resultados fundamentados, com base na ciência.
Junta-te a nós e descobre a verdade científica sobre a gordura no corpo!
Estágio Esgotado
Caçadores de insetos CIVG: vigilância e doenças
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Junta-te à equipa de parasitologia do CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama neste estágio interativo de uma semana, onde terás uma introdução prática ao trabalho de investigação científica. Ao lado de investigadores especializados, vais estudar insetos transmissores de doenças com impacto na saúde humana e animal, dentro do conceito One Health. O estágio combina trabalho de campo e laboratório, onde recolherás amostras em armadilhas do tipo CDC, realizarás diagnósticos morfológicos e analisarás a abundância e persistência dos vetores, além de avaliares o risco de transmissão de doenças.
Estágio Esgotado
De olhos postos em organismos marinhos com microscópios 3D e inteligência artificial
Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Localização: FARO , FARO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Técnicas de bioimagem permitem observar e estudar processos biológicos e estruturas internas de organismos vivos. Neste estágio terás a oportunidade de explorar o fascinante mundo dos microscópios 3D, aprender como funcionam, como são preparadas as amostras, e descobrir como estas ferramentas avançadas são utilizadas em investigação na área da biologia marinha e biomedicina. Terás também a oportunidade de ver como a Inteligência Artificial é utilizada nesta área para gerar e analisar as imagens dos microscópios 3D, entre outras imagens.
Esta atividade abrange uma série de tópicos, incluindo biologia, física, e programação de computadores.
Estágio Esgotado
Das interações biológicas fitoquímicos-pele ao desenvolvimento de formulações cosméticas
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Neste estágio os participantes poderão aprender o processo de avaliação de atividades biológicas de extratos de algas em células da pele. Mais especificamente irão compreender como são avaliadas as possíveis interações entre os fitoquímicos (compostos químicos das plantas/algas) e a pele, de modo a serem escolhidos os mais promissores para depois serem desenvolvidas várias formulações para aplicação cosmética. Estas atividades integram-se num projeto europeu que se encontra a decorrer cujo nome é: I3-4-Seaweed.
Estágio Esgotado
O colesterol também se herda!
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O objetivo da atividade será oferecer uma experiência no âmbito da investigação em dislipidemias familiares de origem genética e incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da genética. Utilizando técnicas de biologia molecular será possível encontrar a causa da dislipidemias em indivíduos com níveis elevados ou baixos de colesterol total e triglicéridos. Através de uma abordagem teórico-prática os alunos irão tomar conhecimento das dislipidemias familiares de origem genética e realizar estudos em famílias.
Estágio Esgotado
Desenvolvimento de terapias baseadas em edição de genoma para a retinopatia pigmentar
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Este estágio oferece uma oportunidade única para estudantes contactarem com diversas técnicas laboratoriais. Os estagiários irão trabalhar ao lado de investigadores com experiência em ciências da visão e biologia molecular e celular. Os alunos irão ser introduzidos a técnicas de edição genética, métodos de cultura celular e biologia molecular, contribuindo para um projeto de investigação inovador cujo objetivo é desenvolver uma nova terapia para a retinopatia pigmentar causada por mutações no gene EYS. Este estágio é ideal para estudantes interessados em seguir um curso universitário na área da biologia, bioquímica, medicina ou áreas relacionadas.
Explora a genética da diabetes - investiga a sua origem!
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O objetivo desta atividade será oferecer uma experiência no âmbito da investigação sobre as diabetes tipo MODY (Maturity-Onset Diabetes of the Young) uma doença de origem hereditária, e, deste modo incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da ciência no diagnóstico e tratamento das doenças com origem genética. Utilizando técnicas de genética e de biologia molecular iremos procurar a causa desta patologia em doentes com diabetes, que apresentem pistas para o facto da sua diabetes poder ter uma etiologia genética, nomeadamente a existência de história familiar. Através de uma abordagem teórico-prática, os alunos irão aprender especificamente sobre as diabetes MODY, mas também sobre as diabetes de uma forma geral.
Estágio Esgotado
Da bactéria ao ADN: uma semana de descoberta na biologia molecular
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Objetivos do Estágio:
- Introduzir os alunos aos conceitos de plasmídeos bacterianos e sua importância na biologia molecular:
- Ensinar os alunos sobre o processo de purificação de ADN plasmídico a partir de E. coli:
- Fornecer experiência prática em técnicas de laboratório, como centrifugação, pipetagem e eletroforese em gel de agarose:
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de dados.
Estrutura do Estágio (1 semana):
Dia 1: Introdução aos Plasmídeos e à Biologia Molecular
Apresentação sobre plasmídeos bacterianos: estrutura, função e importância.
Discussão sobre a resistência a antibióticos e sua relação com plasmídeos.
Introdução às técnicas básicas de biologia molecular.
Explicação do protocolo de minipreparação de ADN plasmídico por fervura rápida.
Dia 2: Purificação de ADN Plasmídico (Miniprep)
Realização prática do protocolo de minipreparação de ADN plasmídico.
Discussão sobre os princípios por trás de cada etapa do protocolo.
Observação e discussão dos resultados preliminares.
Dia 3: Determinação da Concentração e Pureza do ADN
Introdução à espectrofotometria e sua aplicação na quantificação de ADN.
Realização de leituras de absorvância para determinar a concentração e pureza do ADN plasmídico purificado.
Cálculo da razão A260/A280 e interpretação dos resultados.
Dia 4: Electroforese em Gel de Agarose
Introdução à eletroforese em gel de agarose e seus princípios.
Preparação de um gel de agarose.
Carregamento das amostras de ADN plasmídico no gel.
Realização da eletroforese.
Visualização do ADN com SYBR Green e transiluminador UV.
Interpretação dos resultados da eletroforese.
Dia 5: Análise de Dados e Discussão dos Resultados
Análise dos resultados obtidos nos dias anteriores.
Discussão sobre a pureza e integridade do ADN plasmídico purificado.
Discussão sobre as aplicações do ADN plasmídico em biologia molecular.
Apresentação de possíveis carreiras na área de biologia molecular.
Atividades Adicionais:
Leitura de artigos científicos simplificados sobre plasmídeos e eletroforese.
Discussões em grupo e apresentações dos alunos.
Criação de um relatório de laboratório sobre o experiência de purificação de DNA plasmídico.
Este estágio proporcionará aos alunos uma experiência prática valiosa em técnicas de biologia molecular e uma compreensão mais profunda do papel dos plasmídeos na genética bacteriana.
Estágio Esgotado
Coleções científicas de insetos com interesse biomédico
Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Neste estágio, os participantes vão ficar a saber um pouco mais sobre insetos, principalmente os com interesse médico/veterinário, e como estes são preservados em coleções científicas para o seu estudo.
Os alunos terão uma introdução à entomologia (estudo dos insetos) médica, e irão conhecer a Entomoteca, onde são preservadas as coleções de insetos do IHMT, e vão conhecer os insetários onde é feita a criação de mosquitos.
Ao longo deste período vão também preparar e colocar armadilhas para recolha de insetos e depois realizar todos os passos necessários para a sua identificação e preservação numa coleção científica.
Vão também ter uma introdução à identificação de insetos com base em caraterísticas morfológicas.
Estágio Esgotado
Preparação de manipulados em Farmácia
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
A preparação de medicamentos e outros produtos manipulados faz parte integrante das funções da Farmácia, sendo fundamentais para a prestação de cuidados de saúde.
Cabe ao Profissional de Farmácia preparar formas galénicas adequadas às necessidades de cada doente, respeitando as Boas Práticas de Fabrico de Manipulados e as normas regulamentares oficiais.
Os manipulados constituem portanto alternativas terapêuticas, permitindo a preparação individualizada de medicamentos mais adequados ao perfil fisiopatológico de cada doente. A preparação de manipulados pode ainda ser indicada noutros contextos, nomeadamente na dermocosmética. Em ambas as situações podem ser usados compostos de origem sintética, semi-sintética e natural (especificamente de origem vegetal).
Estágio Esgotado
Fermentar: uma forma de dar valor a resíduos da industria alimentar
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A fermentação é uma técnica ancestral para conservar os alimentos. É também uma forma de criar produtos novos e aproveitar matérias-primas que, caso contrário, serão desperdiçadas.
Neste estágio, irão acompanhar várias fermentações de desperdícios da indústria alimentar para produzir produtos com valor nutricional e contactar com vários métodos de análise habitualmente usados para caraterizar os produtos resultantes. Vão também aprender como se avalia o efeito antimicrobiano e a capacidade de conservação dos produtos fermentados produzidos. Vão poder executar tarefas no laboratório e acompanhar os trabalhos em curso.
Exploring bone formation and mineralization using fish models
Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Localização: FARO , FARO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
In BIOSKEL laboratory, zebrafish in vivo systems are used to study bone formation and skeletal development, and gilthead seabream in vitro cell systems provide insights into mechanisms of bone matrix mineralization. During 1 week, you will be supervised by a team of scientists and learn basics on zebrafish breeding and maintenance, bone cell culture, bone staining and microscopy techniques.
Estágio Esgotado
Quem atacou o olival?
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Vem descobrir algumas espécies de fungos que podem atacar o olival. A antracnose (gafa) da oliveira é causada por fungos do género Colletotrichum, sendo considerada a doença mais importante do olival e frequentemente alcança níveis epidémicos nos olivais tradicionais do centro e sul de Portugal. Compreender a diversidade destes agentes patogénicos é de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis e duráveis de proteção da cultura. Propõe-se realizar: (1) identificação, observação e inoculação de fungos em placas com meio de cultura, (2) Extração de DNA do micélio do fungo, (3) Quantificação e visualização da integridade do DNA em gel de agarose, (4) estudo da diversidade genética com uso de marcadores moleculares (PCR), (5) Separação das moléculas por eletroforese e (6) Análise dos resultados.
Como podemos usar modelos de células para estudar as doenças do coração?
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pela morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Embora se tenham feito importantes avanços, que aumentaram significativamente o sucesso das estratégias terapêuticas, o enfarte do miocárdio representa ainda cerca de 60% das mortes por doença isquémica do coração em Portugal, o que corresponde a mais de 4000 óbitos anualmente. O melhor conhecimento dos mecanismos que levam ao desenvolvimento da doença é assim essencial para que se possam identificar abordagens inovadoras de diagnóstico precoce, e novas formas de tratamento. Os alunos irão contactar com várias metodologias utilizadas na área de investigação da biologia celular e molecular, nomeadamente para estabelecer modelos celulares que mimetizam a doença humana. Irão ser abordadas técnicas de clonagem molecular, cultura de células e microscopia de fluorescência.
Estágio Esgotado
Caracterização biomolecular de hidrogéis injetáveis para o tratamento de cancro cerebral pós-operatório
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 11-08-2025 a 15-08-2025
Descrição:
Glioblastoma multiforme constitui o tumor cerebral mais agressivo em humanos. Devido à heterogeneidade do tumor e à sua localização anatómica complexa, células cancerígenas permanecem no parênquima cerebral mesmo após a ressecção cirúrgica, contribuindo para a recorrência e o agravamento do prognóstico dos pacientes. Este cenário evidencia a necessidade de desenvolver terapias mais eficazes para o tratamento da doença.
O nosso grupo está a desenvolver um hidrogel injetável nanoestruturado, com propriedades promissoras para a aplicação no tratamento do glioblastoma multiforme. O estágio proposto permitirá ao aluno envolver-se diretamente em estudos experimentais focados em otimizar o desempenho de diferentes formulações de hidrogéis, aplicando técnicas de química analítica e biologia molecular, tais como espectrofotometria e eletroforese em gel.
Estágio Esgotado
A emergência das superbactérias: desafios na saúde global
Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Durante milhares de anos, as bactérias expostas a agentes antibacterianos desenvolveram vários mecanismos de resistências que lhes permite sobreviver em diferentes meios. O uso extensivo de penicilina e de outros antibióticos na medicina humana, medicina veterinária, e agricultura provocou uma pressão seletiva de bactérias, que por sua vez levou a um aumento no número de estirpes bacterianas resistentes aos antibióticos. Atualmente, já foram detetadas bactérias resistentes a todos os antibióticos utilizados pelo ser humano. Portanto, estamos a testemunhar um grave problema de saúde pública. O objetivo deste estudo é revelar a dinâmica da relação entre antibióticos e bactérias, demonstrar métodos de deteção fenotípica da resistência antimicrobiana e explicar os mecanismos moleculares usados pelas bactérias para contornar os efeitos dos antibióticos.
Estágio Esgotado
Como é que a ciência e a engenharia estão a revolucionar a saúde?
Instituição: INESC TEC
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Que a tecnologia está a mudar o mundo não é uma novidade. Que o INESC TEC está na linha da frente em investigação e desenvolvimento nas áreas da ciência e da engenharia há 40 anos também não é novo. Mas tu não sabias? Tens curiosidade em perceber como é trabalhar na área da ciência, da engenharia ou da saúde? Então junta-te a nós e vem revolucionar connosco o futuro!
No INESC TEC, acreditamos que a investigação e inovação pode transformar a medicina, salvar vidas e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. Este estágio desafia-te a mergulhar no mundo da ciência e da tecnologia para descobrires como áreas como a Inteligência Artificial, a Engenharia Biomédica e as Telecomunicações e Multimédia estão a revolucionar o setor da saúde.
Durante esta semana, vais explorar tecnologias emergentes através de sessões hands-on, conhecer investigadores de várias áreas, visitar infraestruturas laboratoriais e descobrir como os avanços científicos podem ter um impacto real na vida das pessoas.
O plano de atividades inclui:
• O início da jornada (1º dia)
• A inteligência artificial na saúde (2º dia)
- Atividade: descodificando o genoma
- Atividade: IA na Medicina Personalizada
- Atividade: IA no Diagnóstico por imagem
• A imagem médica e as redes neuronais (3º dia)
- Atividade: Como ensinamos as máquinas a ver?
- Atividade: Como dominamos os dados?
- Atividade: Processar imagens com redes neuronais? O futuro hoje!
• A engenharia biomédica (4º dia)
- Atividade: Sensores biomédicos e a sua aplicação na saúde digital
- Atividade: Desenho e preparação de uma experiência com sensores biomédicos
- Atividade: Execução da experiência com recolha de dados
- Atividade: Análise dos dados e interpretação dos mesmos
Mas a jornada não acaba aqui! No final da semana, vais ter a oportunidade de desenvolver um projeto inovador com base nos conhecimentos adquiridos e apresentá-lo num pitch final para um painel de investigadores.
Prontos para juntos explorarmos o futuro da saúde? O desafio está lançado!
Estágio Esgotado
Vem plantar uma mini-horta numa garrafa!
Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A multiplicação vegetativa in vitro é uma metodologia muito útil de propagação de plantas, quando estas apresentam dificuldades de multiplicação, devido a constrangimentos biológicos variados. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que os jovens preparam meios de cultura, desinfetam material vegetal, colocam os explantes em cultura, observam material em diferentes fases do desenvolvimento e procedem à aclimatização, a última fase da cultura in vitro.
Assim, com um conjunto de atividades muito simples, os jovens tomam contacto com uma importante ferramenta da produção e melhoramento vegetal. Paralelamente às atividades a desenvolver, os jovens prepararão a sua mini-horta numa garrafa, que levarão no final no estágio, o que lhes permitirá acompanhar o desenvolvimento do material que eles próprios cultivaram.
Estágio Esgotado
Aprender Citogenética num Laboratório de Diagnóstico
Instituição: Laboratório de Genética, Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Cada estagiário realiza uma cultura de sangue periférico, faz todo o procedimento técnico até à obtenção de cromossomas (com preparação de reagentes). Aprende e executa técnicas de bandagem dos cromossomas. Faz a análise dos cromossomas e montagem de cariogramas, quer em papel quer através de um sistema computadorizado de cariotipagem. Integra-se na rotina do laboratório, ajudando a dar entrada das amostras que chegam ao laboratório, preparar reagentes e a realizar técnicas laboratoriais transversais a todos os protocolos utilizados.
Paralelamente a este trabalho técnico, aprende a estar corretamente no laboratório, a manusear adequadamente as amostras e equipamento.
Vai observar as várias aplicações da citogenética no diagnóstico: pré-natal, pós-natal e hemato-oncológico e também na área da genética molecular, nomeadamente na área oncológica.
Estágio Esgotado
Estratégias One Health na exploração do mundo microbiano
Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Através da lente do conceito “One Health”, que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, é ainda mais crucial a compreensão do mundo microbiano. Microrganismos como bactérias, vírus e fungos estão presentes em todos os ecossistemas, desde o solo até a água, e desempenham papéis importantes na manutenção do equilíbrio ecológico. No entanto, esses microrganismos também podem causar doenças em humanos, animais e plantas, e a disseminação de doenças infeciosas é um problema global crescente. É crucial entender a dinâmica dessas interações ecológicas para proteger a saúde humana, animal e ambiental. Com uma abordagem holística e colaborativa, a adoção do conceito “One Health” pode ajudar a enfrentar os desafios globais de saúde pública e promover um futuro mais sustentável para todos.
Assim, pretendemos que o aluno entenda o papel dos microrganismos e os seus impactos na saúde humana, animal e ambiental. Para isto, iremos isolar bactérias e fungos do Homem (mãos, boca, ouvidos, etc.), animais e do meio ambiente (ar, solos).
Estágio Esgotado
Como morrem as nossas células?
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Sabias que, em média, cerca de 50 mil milhões (50.000.000.000) de células do nosso corpo morrem todos os dias? E que essas células precisam de ser eliminadas para sermos saudáveis? Algumas células morrem com o envelhecimento, mas outras morrem em qualquer idade e por motivos diferentes: na sequência de uma doença, por exposição a agentes tóxicos físicos, químicos ou biológicos, ou simplesmente porque deixaram de ser necessárias ou passaram a ser indesejáveis. Curiosamente, há células que resistem à morte, tornando a vida impossível...
Mas, como morrem as células? E o que as impede de morrer? Será possível reprogramar e reconduzir as células para a vida ou para a morte? Este estágio proporciona a integração dos alunos numa equipa de investigação, execução de experiências simples, visitas a laboratórios, sempre acompanhados por investigadores que procuram diariamente respostas para estas, e outras, perguntas.
Estágio Esgotado
Novas nucleobases como candidatos a sondas fluorescentes para estudos do DNA
Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A espectroscopia de fluorescência, é amplamente utilizada na investigação de ácidos nucleicos para estudar a estrutura e a dinâmica, bem como a cinética das interações proteína-DNA. Uma vez que as bases dos ácidos nucleicos (nucleobases) não são fluorescentes, os análogos fluorescentes têm sido muito utilizados como sondas sensíveis na biologia, bioquímica e biofísica, e na tecnologia do DNA. No entanto, o número de nucleobases fluorescentes é ainda muito limitado e são necessárias nucleobases com propriedades fotofísicas melhoradas para o desenvolvimento de novas sondas capazes de ultrapassar os problemas da sensibilidade ambiente do meio biológico.
Recentemente, neste grupo de investigação, foram observadas propriedades fluorescentes interessantes em novos análogos de bases do DNA e está a ser levado a cabo, um projeto em que se pretende obter novas sondas fluorescentes, capazes de exibir respostas superiores aos marcadores existentes. O trabalho a realizar neste estágio envolve a síntese e a caracterização química e fotofísica de alguns compostos desta família.
Estágio Esgotado
As plantas são nossas amigas….utilizar os frutos de figos da índia como sensores para avaliar alimentos deteriorados
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O figo-da-índia é uma espécie de cato que se desenvolve em zonas áridas e semiáridas. Os seus frutos fazem parte na dieta alimentar de diversos países, como os países do Mediterrâneo e do México e são ricos em nutrientes, contendo diversos compostos com atividade benéfica para a saúde humana. Mas estes frutos são também ricos em betalaínas, compostos que mudam de cor com o pH que podem ser úteis como sensores na avaliação de alimentos deteriorados.
Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição dos frutos de figo-da-índia, quer em termos nutricionais, quer em termos dos compostos funcionais. Em diferentes frutos irás analisar o teor de açúcar, proteína, gordura, vitaminas e ainda os teores de betalainas. Irás avaliar a alteração da cor com o pH destas betalaínas após as conseguires extrair dos frutos.
Estágio Esgotado
Potencial das vesículas extracelulares de origem vegetal na área da saúde
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
O interesse por vesículas extracelulares produzidas por plantas aumentou e atraiu membros da comunidade científica de diversas áreas. De facto, estas vesículas estão atualmente no centro das atenções, particularmente na área da saúde, sendo proposto o seu uso como plataforma de entrega de fármacos. Este interesse deve-se à elevada estabilidade, ausência de toxicidade e baixa imunogenicidade destas vesículas, em comparação com as vesículas de origem animal, já exploradas neste contexto. De salientar, ainda, que as vesículas extracelulares de origem vegetal podem ser obtidas em larga escala e a um baixo custo a partir de partes de plantas subvalorizadas ou desperdiçadas, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade e uma economia circular. Neste estágio serão isoladas e caracterizadas, por diversas metodologias como microscopia electrónica, as vesículas obtidas a partir de plantas aromáticas.
Peixes e plantas: uma dupla sustentável na nutrição?
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A alimentação do futuro pode estar mais perto do que imaginas! A aquaponia é um sistema de produção alimentar inovador que combina a produção de peixes (aquacultura) e de plantas (hidroponia), procurando promover uma produção alimentar sustentável. Mas será que os alimentos produzidos neste sistema são nutricionalmente diferentes dos alimentos convencionais?
Esta é a tua oportunidade para investigares a composição nutricional de produtos de aquaponia, analisando ácidos gordos, aminoácidos, gordura total, histamina, entre outros parâmetros. Com estes dados, vamos comparar os métodos de produção convencionais e a aquaponia, para avaliar riscos e benefícios para a saúde e explorar o impacto ambiental e a sustentabilidade destes sistemas. Se tens interesse em ciência, nutrição, inovação alimentar e saúde, junta-te a nós nesta viagem pelo futuro da alimentação!
Sintese e avaliação de moléculas fluorescentes
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O projeto "Síntese e avaliação de moléculas fluorescentes" inclui uma vertente pedagógica e laboratorial.
Na parte pedagógica, o orientador vai transmitir ao estudante, os fundamentos da fluorescência, incluindo as características estruturais que as moléculas devem possuir para terem a capacidade de serem fluorescentes.
Na parte laboratorial, o orientador vai mostrar ao estudante o dia a dia de um investigador num laboratório de investigação. Este processo vai incluir uma visita guiada às instalações de investigação, de modo a demonstrar a dinâmica de trabalho de um investigador. Relativamente ao projeto aqui proposto, o orientador irá guiar o estudante na preparação de 3 moléculas fluorescentes com diferentes características de emissão de luz. Para tal, o estudante irá seguir um protocolo experimental validado e testado para a preparação e purificação das moléculas fluorescentes. Após a conclusão deste processo, o orientador irá apresentar ao estudante, as técnicas de validação estrutural e das propriedades de fluorescência das moléculas fluorescentes preparadas.
Estágio Esgotado
Saúde vascular e doença cardiometabólica: estratégias de prevenção e tratamento
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
A diabetes mellitus impacta significativamente a função arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares – a principal causa de morbilidade e mortalidade em indivíduos diabéticos. O nosso objetivo é desenvolver abordagens terapêuticas inovadoras para prevenir eventos cardiovasculares adversos. Para isso, investigamos diretamente os mecanismos subjacentes às doenças cardiovasculares, contribuindo para a identificação de novos alvos terapêuticos. Essa abordagem possibilita a implementação de estratégias mais eficazes, reduzindo a mortalidade associada à diabetes. Durante este estágio, os alunos terão contacto com diversas técnicas e metodologias, incluindo modelos in vivo e ex vivo, além da avaliação funcional de vasos sanguíneos.
Estágio Esgotado
Estudar os açúcares no cancro - quando o doce se torna amargo
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Todas as células do corpo humano estão revestidas por uma densa camada de açúcares (ou glicanos) que funciona como uma importante barreira protetora contra stress mecânico, biológico e bioquímico. Esta camada mucinosa e viscosa de açúcares, denominada glicocálix, representa uma interface fundamental a um conjunto variado de processos celulares e moleculares essenciais à sobrevivência da célula, que incluem: comunicação/interação com células vizinhas do mesmo tecido ou do microambiente; ativação de vias de sinalização reguladoras da proliferação; ciclo celular e estado de diferenciação da célula; adesão à matriz extracelular e mobilidade celular; entre outros. Durante o processo de transformação maligna de células saudáveis (ex., no contexto de cancro) o processo de adição de açúcares à superfície celular (glicosilação) sofre perturbações, que têm como consequência a decoração da superfície celular com um conjunto de glicanos que não estão presentes em células saudáveis, e que suportam ativamente inúmeras características malignas das células tumorais: perda da capacidade de adesão, aumento da capacidade de invadir e metastizar à distância, alteração da sinalização celular para promover proliferação desregulada, bem como resistência à morte celular e a terapias anti-tumorais. O nosso grupo de investigação estuda de que forma estes glicanos anormais suportam as características malignas de células tumorais para depois os estabelecer como biomarcadores de diagnóstico ou prognóstico de doença, bem como para o desenvolvimento de novas terapias mais eficazes e dirigidas para o tratamento de doentes oncológicos. Neste pequeno estágio, os estudantes irão ter contacto direto com algumas técnicas (bioquímica, cultura celular, biologia molecular) utilizadas na caracterização destes açúcares em células e tecidos tumorais, bem como a utilização de células de cancro como modelos para o desenvolvimento das ferramentas acima referidas.
Estágio Esgotado
Nanopartículas em ação: ativar o sistema imunitário contra o cancro
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O cancro é a segunda causa de mortalidade no mundo inteiro, tendo sido responsável por 10 milhões de mortes em 2024. Os tratamentos atuais contra o cancro incluem intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, que estão associados a elevada toxicidade e morbilidade. Assim, é urgente desenvolver novas estratégias terapêuticas para estimular respostas antitumorais de forma eficiente e segura. As células cancerígenas utilizam diferentes mecanismos para ultrapassar a resposta do nosso sistema imunitário, o que lhes permite desenvolver estruturas altamente agressivas. A nano-imunoterapia tem surgido como uma abordagem promissora no tratamento do cancro, uma vez que induz uma resposta imunológica duradoura. Esta ativação do sistema imunitário pode gerar uma resposta de memória, o que possibilita uma atuação mais rápida caso um tumor volte a surgir. Nesta atividade iremos utilizar a nanotecnologia para desenvolver nano-imunoterapias inovadoras que irão estimular as células fagocitárias, no sentido de induzir uma resposta imunológica específica contra um determinado tipo de tumor, como o melanoma. Para além da formulação e caraterização das nanopartículas, iremos também avaliar o seu impacto na ativação de células imunológicas em cultura celular.
Estágio Esgotado
Como envelhece o nosso cérebro? Vem explorar, investigar, descobrir!
Instituição: MIA-Portugal, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
O cérebro é o "centro de comando" do corpo, controlando funções vitais como a respiração, o ritmo cardíaco, a digestão de alimentos, os ciclos de sono, o sistema imunológico, e muito mais. Estas funções são essenciais para manter o corpo em homeostasia, o estado de ser estável e equilibrado. O cérebro envia mensagens ao corpo através de uma rede de nervos chamada "o sistema nervoso", que controla todas as nossas ações, involuntárias (como respirar, frequência cardíaca, digestão, etc.) ou voluntárias (movimento, linguagem, pensamento, etc.). À medida que envelhecemos, o nosso cérebro passa por mudanças naturais que afetam não apenas a memória, a capacidade de aprendizagem e a cognição, mas também a capacidade de comunicar com o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do corpo como um todo. O melhor conhecimento dos mecanismos que levam ao envelhecimento do cérebro é essencial para que se possam identificar novos biomarcadores e alvos terapêuticos para promover o envelhecimento “saudável”.
Nesta atividade propõe-se que os alunos tenham contacto com várias metodologias utilizadas na área de investigação da Biologia Celular e Molecular. Numa primeira abordagem os alunos irão contactar de perto com células do cérebro e de como estas podem servir como modelos de estudo do processo de envelhecimento, recorrendo a culturas de células do cérebro de ratinho e a avaliação de características típicas de envelhecimento celular através de microscopia de fluorescência. Para complementar esta avaliação, os alunos irão contactar com outras metodologias de biologia molecular que permitem a identificação de proteínas e genes alterados no processo de envelhecimento. No final os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com membros do laboratório e com colegas de outros estágios no MIA-Portugal.
Estágio Esgotado
Explorando a viscosidade: uma investigação experimental para aplicações clínicas
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Bem-vindos à nossa investigação sobre viscosidade, uma propriedade fascinante dos fluidos que desempenha um papel crucial em diversas áreas, incluindo na medicina!
Durante este estágio de verão, iremos explorar a viscosidade de soluções de glicerina em água, uma investigação essencial para entender como esses líquidos são usados na área clínica.
Imaginem-se como cientistas num laboratório, preparando diferentes concentrações de soluções de glicerina em água e explorando como a sua viscosidade se altera com a temperatura. Utilizaremos equipamentos especiais, como viscosímetros rotacionais e viscosímetros de Ostwald-Fenske, acoplados a banhos térmicos, para medir tanto a viscosidade dinâmica quanto a viscosidade cinemática dessas soluções. Ao longo do projeto, os participantes terão a oportunidade de realizar experiências práticas, obter dados experimentais e analisar resultados. Vamos investigar como a viscosidade desses líquidos pode influenciar o seu uso em aplicações clínicas, como seja na fabricação de medicamentos, na administração de medicação intravenosa e em procedimentos médicos diversos. Além disso, vamos explorar as implicações dessas descobertas para a prática médica, analisando e compreendendo como a viscosidade dos fluidos pode melhorar os tratamentos e procedimentos clínicos.
Este estágio oferece uma oportunidade única para mergulharem no mundo da ciência experimental, adquirindo habilidades práticas em laboratório e explorando o papel crucial da viscosidade na medicina. Preparem-se para uma jornada emocionante de descobertas científicas e aplicação prática na área da saúde!
Estágio Esgotado
Do mar para o laboratório: potencial bioativo de produtos naturais marinhos
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Sabias que o ecossistema marinho alberga cerca de 1 a 2 milhões de espécies? E que destas apenas 250 000 espécies encontram-se descritas. Pois é! Na realidade conhecemos melhor a superfície da Lua do que os Oceanos que nos rodeiam, havendo ainda muito por descobrir! Os organismos marinhos vivem num ambiente bastante competitivo e exigente, constituído por comunidades complexas, as quais estabelecem estreitas relações entre si. Estas interações sujeitam os organismos a várias pressões ecológicas e físicas, como a competição pelo espaço, predação, competição, variações de pH, temperatura, pressão, entre outros, levando-os desenvolver estratégias para sobreviver neste ambiente ao longo da sua evolução. Uma dessas estratégias é produção de metabolitos secundários com estruturas químicas únicas e mecanismos de ação distintos que desempenham um papel crucial para a sua sobrevivência contra diferentes ameaças. Estes metabolitos secundários possuem diferentes atividades biológicas com elevado potencial biotecnológico e terapêutico, tais como anticancerígenas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antifouling, entre outras, podendo contribuir para inspirar o desenvolvimento de novos produtos de valor acrescentando. No nosso laboratório estão a decorrer diversos projetos que pretendem avaliar o potencial biotecnológico destes metabolitos produzidos pelos organismos marinhos (ex: macroalgas, fungos marinhos, etc) para diferentes aplicações incluindo cosmética, antifouling e terapêutica para área do cancro e das doenças neurodegenerativas e de pele tais como a doença de Parkinson e psoríase, respetivamente. Durante o estágio, os alunos terão oportunidade de contactar com os investigadores e com diversas técnicas laboratoriais, incluindo o manuseamento e cultivo de células humanas, células microbianas e técnicas cromatográficas para isolamento e purificação de compostos naturais marinhos.
Estágio Esgotado
Minhocas como bioindicadores: a sua aplicação na avaliação de fármacos e compostos bioativos
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
No presente, as leis de proteção do bem-estar dos animais de laboratório indicam que, sempre que possível, devemos utilizar modelos alternativos para a avaliação da eficácia terapêutica de diferentes compostos com propriedades bioativas, sejam estes compostos de origem natural ou sintética. Cientes da importância desta regra, implementámos um modelo que utiliza um invertebrado, com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes compostos na sua fisiologia e comportamento: a minhoca Eisenia fetida.
Neste estágio os estudantes irão realizar procedimentos práticos com minhocas, tendo como base os conceitos de delineamento experimental, nos quais irão avaliar o efeito de compostos modificadores do comportamento e estimuladores da regeneração. Aprenderão a manter as minhocas em condições experimentais, a recolher variáveis biológicas, a interpretar os resultados, a analisá-los e a apresentar publicamente os resultados obtidos. Junta-te a nós para aprender a fazer ciência respeitando o bem-estar dos animais de laboratório, recorrendo a modelos invertebrados.
O microbioma das plantas e a sua relação com a resistência a doenças
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O conhecimento do microbioma vegetal é da maior importância para a agricultura, e conservação de comunidades de plantas naturais, principalmente num contexto de alterações climáticas. Os microorganismos simbiontes das plantas estão envolvidos em tudo, desde a aquisição de nutrientes até o aumento dos sistemas de defesa durante os períodos de stresse biótico e abiótico. Neste estágio, vais trabalhar num laboratório de investigação acreditado, e vais extrair, cultivar e caracterizar os microbiomas de 3 espécies vegetais economicamente muito importantes para a nossa agricultura. Vão ser utilizados métodos clássicos de microbiologia (culturas celulares) e biomoleculares (extração de ADN, PCR convencional, PCR em tempo real, eletroforese) para caracterização dos microorganismos e eleição de candidatos para aumentar a resistência às doenças.
Estágio Esgotado
Aprender Citogenética num Laboratório de Diagnóstico
Instituição: Laboratório de Genética, Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Cada estagiário realiza uma cultura de sangue periférico, faz todo o procedimento técnico até à obtenção de cromossomas (com preparação de reagentes). Aprende e executa técnicas de bandagem dos cromossomas. Faz a análise dos cromossomas e montagem de cariogramas, quer em papel quer através de um sistema computadorizado de cariotipagem. Integra-se na rotina do laboratório, ajudando a dar entrada das amostras que chegam ao laboratório, preparar reagentes e a realizar técnicas laboratoriais transversais a todos os protocolos utilizados.
Paralelamente a este trabalho técnico, aprende a estar corretamente no laboratório, a manusear adequadamente as amostras e equipamento.
Vai observar as várias aplicações da citogenética no diagnóstico: pré-natal, pós-natal e hemato-oncológico e também na área da genética molecular, nomeadamente na área oncológica.
Compostos naturais e células humanas: bioatividade e aplicações em cosmética
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Os ensaios celulares são fundamentais na fase inicial do desenvolvimento de novos produtos cosméticos, permitindo avaliar a segurança e os efeitos de extratos naturais nas células da pele.
Neste estágio, os participantes irão trabalhar com culturas de células humanas, como fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele), queratinócitos (células da camada mais externa da pele) e macrófagos (células do sistema imunitário). Através de ensaios in vitro, será possível testar a citocompatibilidade destes compostos com as células e analisar o seu potencial para promover a regeneração da pele, reduzir inflamações e atuar como antioxidantes. Esta experiência permitirá compreender melhor como os ingredientes naturais podem contribuir para a proteção e saúde da pele.
Aprender Citogenética num Laboratório de Diagnóstico
Instituição: Laboratório de Genética, Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Cada estagiário realiza uma cultura de sangue periférico, faz todo o procedimento técnico até à obtenção de cromossomas (com preparação de reagentes). Aprende e executa técnicas de bandagem dos cromossomas. Faz a análise dos cromossomas e montagem de cariogramas, quer em papel quer através de um sistema computadorizado de cariotipagem. Integra-se na rotina do laboratório, ajudando a dar entrada das amostras que chegam ao laboratório, preparar reagentes e a realizar técnicas laboratoriais transversais a todos os protocolos utilizados.
Paralelamente a este trabalho técnico, aprende a estar corretamente no laboratório, a manusear adequadamente as amostras e equipamento.
Vai observar as várias aplicações da citogenética no diagnóstico: pré-natal, pós-natal e hemato-oncológico e também na área da genética molecular, nomeadamente na área oncológica.
Estágio Esgotado
Podemos tratar solos contaminados e produzir energia?
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Culturas dedicadas para produção de energia, como a cana-de-açúcar para bioetanol no Brasil, contribuem para a diversificação do fornecimento de energia, e a transformação de energia solar em energia química, no processo fotossintético, permite a redução da emissão de gases com efeito estufa e a mitigação de problemas relacionados com a biodegradabilidade dos materiais. No entanto, a crescente procura por este tipo de biomassa, aumentam a competição pelo uso do solo, ameaçando a produção de alimentos.
Em consequência, o cultivo deste tipo de culturas em solos contaminados é uma abordagem que permite minimizar a competição pelo uso do solo com as culturas alimentares. Neste estágio, terás oportunidade de avaliar se algumas destas culturas (lenhocelulósicas, como a cana e o sorgo), são tolerantes a solos contaminados com metais pesados, como o mercúrio e o chumbo. E poderás ainda avaliar se estas biomassas têm um poder calorífico elevado para poderem ser utilizadas na produção de bioenergia. A análise da composição da biomassa, nomeadamente o teor de cinzas, fibra, e ainda o teor de proteína, permite quantificar o efeito remediador do solo.
Estágio Esgotado
Gripe aviária ou Doença de Newcastle?
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A gripe aviária e a doença de Newcastle são duas doenças de origem viral altamente contagiosas. Enquanto a gripe aviária é provocada pelo vírus influenza A da família Orthomyxoviridae, a doença de Newcastle é provocada pelo orthoavulavirus-1 da família Paramyxoviridae. Embora os dois vírus sejam muito distintos dos pontos de vista morfológico, genómico, e de patogenia, os sinais clínicos de ambas as doenças são muito semelhantes, nomeadamente sinais respiratórios, neurológicos, digestivos, reprodutores, entre outros. Uma vez que as duas doenças podem ser confundidas do ponto de vista clínico, é necessário proceder ao diagnóstico laboratorial para identificação da doença. Neste estágio, pretende-se fazer o diagnóstico virológico de aves com sintomatologia respiratória e neurológica, levantando suspeita de uma destas doenças. Após a preparação do material, será efetuada a extração de RNA e a identificação do agente por RT-PCR em tempo real. Caso seja detetada a presença de algum dos vírus descritos, a sua patogenia/virulência será determinada por RT-PCR convencional, seguido de sequenciação.
Estágio Esgotado
Plantas aromáticas e flores comestíveis: aplicação como corantes e conservantes em bebidas fermentadas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio tem como principal objetivo, envolver o estagiário em pesquisas científicas voltadas para a avaliação de extratos naturais na indústria alimentar.
O aluno poderá desenvolver formulações de bebidas fermentadas, utilizando extratos previamente otimizados de plantas aromáticas e de flores comestíveis, e avaliar a sua eficácia como agentes conservantes e corantes naturais. Para tal, serão realizadas análises dos parâmetros de degradação dos extratos, bem como estudos sobre a sua estabilidade e impacto na qualidade das bebidas, ao longo do prazo de validade de cinco dias. Além disso, o estágio proporcionará ao estudante, a oportunidade de desenvolver habilidades laboratoriais essenciais, aprimorando assim a sua autonomia na utilização de equipamentos e técnicas analíticas aplicadas à ciência dos alimentos.
Culturas celulares de microglia para estudar o glaucoma
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira a nível mundial, e a hipertensão ocular é um dos principais fatores de risco para desenvolver a doença. No sistema nervoso central existem umas células com funções imunes muito semelhantes aos macrófagos, as células da microglia. Neste estágio vamos simular a hipertensão ocular, colocando as células da microglia numa câmara de pressão e estudar como é a que pressão aumentada afeta estas células. Vais ter oportunidade de preparar culturas de células da microglia, expor as células a pressão elevada numa câmara e realizar um ensaio de fagocitose com microesferas fluorescentes. No final vamos observar os resultados obtidos no microscópio de fluorescência, observar os resultados e apresentar as conclusões do estudo.
Estágio Esgotado
Moléculas que controlam os fungos que causam doenças em plantas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Vem conhecer e participar nas atividades do Centro de Investigação da Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) que tem ajudado a criar cafeeiros resistentes às doenças. A antracnose dos frutos verdes do cafeeiro (coffee berry disease - CBD) é uma importante doença do cafeeiro causada pelo fungo Colletotrichum kahawae. Propõe-se realizar: (1) Extração de DNA, RNA e proteína do micélio do fungo; (2) quantificação de DNA, RNA e proteína; (3) Separação das moléculas por diferentes técnicas de eletroforese em gel; (4) Estudo do RNA por PCR em Tempo Real; (5) Análise dos resultados.
Estágio Esgotado
Podemos aproveitar o bagaço de azeitona?
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O bagaço de azeitona e um subproduto/resíduo obtido na produção de azeite e representa um problema ambiental devido à quantidade de compostos fenólicos e outros, que podem contaminar as águas subterrâneas, os solos, as águas superficiais e podem resultar em problemas ao longo da cadeia alimentar, inclusive podem fazer perigar a saúde humana. A compostagem deste subproduto in natura ou em mistura com outros subprodutos pode resultar na sua valorização.
Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição do bagaço compostado. Nos diferentes produtos de compostagem que estão a ser produzidos serão realizadas análises: pH, condutividade, carbono orgânico, fenóis totais, azoto, fósforo, nitratos, fosfatos, azoto amoniacal, entre outros, e de realizar igualmente testes microbiológicos para avaliar a toxicidade para os ecossistemas.
Caracterização biofísica de jogadores de futebol/futsal
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A caracterização biofísica de jogadores de futebol e futsal é essencial para entender os atributos físicos e fisiológicos que influenciam o rendimento desportivo dos jogadores. Esse processo pode envolver a avaliação de componentes como composição corporal, força, potência, velocidade, agilidade e equilíbrio. A composição corporal pode ser analisada através de indicadores como a percentagem de massa de gordura, massa magra e índice de massa corporal, fundamentais para otimizar o rendimento e reduzir o risco de lesões. A força e potência muscular, são essenciais para sprints e mudanças de direção rápidas, ações que são frequentes em ambas as modalidades. A velocidade e agilidade, características críticas no futebol e futsal, são analisadas por testes de deslocamento e capacidade de aceleração e desaceleração. A análise do equilíbrio, permite um treino mais direcionado, corrigindo desequilíbrios musculares para aumentar o rendimento do atleta e diminuir a probabilidade de lesão. Todas estas variáveis, serão avaliadas com recurso a equipamentos e protocolos utilizados por equipas de elite para avaliarem os seus próprios atletas. Em resumo, a caracterização biofísica permite uma abordagem individualizada no treino, auxiliando preparadores físicos e treinadores na tomada de decisões estratégicas para potencializar o rendimento e prolongar a carreira dos atletas.
Inteligência Artificial e Química: Como ensinar um computador a descobrir novos medicamentos e materiais sustentáveis?
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste um computador a prever novos medicamentos ou a ajudar a desenvolver materiais sustentáveis? Com a Inteligência Artificial (IA), a Química está a evoluir rapidamente, permitindo-nos descobrir novos compostos, prever reações químicas e melhorar a sustentabilidade dos materiais.
Neste estágio, vais aprender como os cientistas usam machine learning (aprendizagem computacional) para resolver problemas químicos complexos. Vais explorar ferramentas computacionais que permitem prever propriedades moleculares, reações químicas e como certos compostos podem interagir com o ambiente ou o corpo humano.
Ao longo do estágio, vais usar e construir modelos simples de IA para prever propriedades químicas, identificar moléculas bioativas e simular reações. Vais ainda trabalhar com software usado por investigadores para visualizar moléculas em 3D, analisar grandes bases de dados e testar algoritmos que imitam o pensamento humano na descoberta de compostos inovadores.
Se gostas de Química e Tecnologia e queres descobrir como a IA está a revolucionar a ciência, este estágio é para ti!
Objetivos:
- Compreender como a IA pode ser aplicada na Química para prever propriedades de moléculas e reações.
- Explorar ferramentas computacionais utilizadas na investigação química moderna.
- Fomentar o pensamento crítico e a criatividade, aplicando IA para resolver desafios reais da Química.
Estágio Esgotado
PSI Parasite Scene Investigation - Parasitologista por uma semana
Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Neste estágio terás oportunidade de conhecer alguns parasitas e vetores responsáveis pela transmissão de doenças que se estudam no Centro de Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Irás investigar mais aprofundadamente uma dessas doenças, a Leishmaniose, que afeta humanos e outros animais como os cães. Terás a oportunidade de seguir estudos-caso com suspeita da doença e, no laboratório, irás aprender e executar várias técnicas parasitológicas (microscopia e cultura), serológicas (pesquisa de anticorpos) e moleculares (amplificação de DNA) para chegares ao parasita responsável pela doença.
Também terás oportunidade de identificar outros parasitas transmitidos por vetores ao microscópio e visitar um insectário. Será uma oportunidade para conheceres o trabalho dos investigadores parasitologistas do GHTM e contactares com o dia-a-dia de um laboratório de investigação.
Estágio Esgotado
Do mar para o cérebro: novas estratégias terapêuticas para a doença de Parkinson
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Sabias que a doença neurológica que mais cresce no mundo é a doença de Parkinson (DP)? Atualmente afeta mais de 6 milhões de indivíduos em todo o mundo e é esperado que este número atinga mais de 12 milhões de pessoas até 2040. O que poderá estar a desencadear este crescimento e qual a causa desta doença? A Doença de Parkinson carateriza-se pela
morte de células nervosas numa região específica do cérebro designada por substância negra. Essas células são responsáveis por produzir a dopamina, um mensageiro químico, e a sua perda desencadeia um défice nos níveis de dopamina, resultando em diversos sintomas motores, tais como tremores, rigidez e bradicinesia (lentidão de movimento). A terapêutica atual não retarda, trata ou cura a doença, apenas permite aliviar os sintomas motores. Como tal, é da máxima importância procurar e desenvolver novos agentes terapêuticos, nomeadamente a partir de organismos marinhos, como as macroalgas. O nosso grupo de investigação tem a decorrer um projeto que procura novas moléculas de origem marinha com potencial farmacológico para o tratamento da doença de Parkinson. O objetivo deste estágio é dar a conhecer os produtos naturais marinhos que podem ser utilizados como agentes neuroprotetores no tratamento desta doença neurodegenerativa. Durante o estágio, os alunos terão oportunidade de contactar com os investigadores e com diversas técnicas laboratoriais, incluindo o manuseamento e cultivo de células humanas.
Estágio Esgotado
Vacinas do futuro: nanopartículas lipídicas no combate ao cancro
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Descobre como a ciência está a revolucionar o tratamento do cancro, através do desenvolvimento de vacinas inovadoras com nanopartículas lipídicas (LNPs) semelhantes às vacinas contra a COVID-19.
Irás acompanhar todas as etapas do processo científico: desde a preparação das LNPs até à sua caracterização, utilizando técnicas avançadas para medir o tamanho das partículas e a sua carga superficial. Vais também participar em experiências de cultura celular, onde as LNPs serão testadas em células do sistema imunitário, avaliando a captação celular através de citometria de fluxo.
Se te interessa a biotecnologia, a imunoterapia e o desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento do cancro, este estágio vai proporcionar-te uma experiência prática e inspiradora!
Estágio Esgotado
Da planta ao medicamento: como podem as plantas contribuir para produzirmos novos medicamentos?
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que 65-80% da população mundial dependa das plantas medicinais no que se refere à atenção primária em saúde, e uma grande parte tem inclusive nas plantas a única fonte de medicamentos. Estes dados comprovam que as plantas medicinais constituem uma enorme fonte de moléculas potencialmente bioativas. Prova disso também é a percentagem considerável de medicamentos que exigem prescrição médica e que têm na sua constituição moléculas derivadas de plantas. São enumeradas apenas a título de exemplo, alguns princípios ativos bem conhecidos derivados de plantas: morfina (analgésico isolado em 1816 da Papaver somniferum L.)_ quinina (antimalárico isolado em 1820 da Cinchona pubescens Vahl e da Cinchona calisaysa Wedd.)_ colquicina (antigotoso isolado em 1820 do Colchicum autumnale L.)_ atropina (midriático isolado em 1831 da Atropa belladonna L.)_ efedrina (broncodilatador e descongestionante isolado em 1887 de espécies do género Ephedra L.)_ vincristina e vimblastina (citostáticos isolados nos anos 50 do séc. XX do Catharanthus roseus (L.) G. Don)_ galantamina (inibidor da acetilcolinesterase, usado na doença de Alzheimer isolado em 1952 do Galanthus woronowii Losinsk.) e paclitaxel (citostático isolado em 1971 do Taxus brevifolia Nutt.).
Todavia, há um longo caminho desde que se identifica uma planta com propriedades medicinais, até se caraterizar quais os constituintes que têm potencial terapêutico, e até efetivamente se poder produzir e comercializar um medicamento, mas essa investigação é fundamental para se conseguirem obter novos constituintes mais efetivos e com menor número de efeitos secundários. Os estudos farmacognósicos que ligam o passado e o presente das plantas com interesse medicinal são de grande relevância, uma vez que constituem uma articulação importante entre a história da farmácia e da medicina e o atual interesse na identificação e validação de novos compostos naturais bioativos.
O estágio “Da planta ao medicamento: Como podem as plantas contribuir para produzirmos novos medicamentos?” mostra a linha condutora desde a planta e dos seus usos na medicina tradicional, passando pela identificação dos seus compostos bioativos com comprovada segurança e eficácia, entendendo os seus mecanismos de ação, com o objetivo da sua possível incorporação em formulações, desenvolvendo assim soluções de saúde baseadas em plantas, com fins farmacêuticos, cosméticos e alimentares (nutracêuticos).
Estágio Esgotado
Estudar o ADN e os cromossomas para descobrir doenças
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Existem várias técnicas laboratoriais que permitem analisar diretamente o ADN (ácido desoxirribonucleico – conhecido como o código da vida) ou os cromossomas (ADN compactado) e, assim, estudar tanto de forma abrangente como mais direcionada o genoma nuclear humano. A seleção do tipo de técnica de citogenética, biologia molecular ou genómica a utilizar no âmbito do diagnóstico, depende do objetivo do estudo, sendo sempre importante a correlação entre as alterações genéticas identificadas e as características clínicas dos indivíduos em estudo para uma correta interpretação dos resultados.
A citogenética convencional diz respeito ao estudo do complemento cromossómico de um organismo, sendo os cromossomas corados de modo a evidenciar um padrão característico de bandas. O complemento cromossómico humano normal é composto por 46 cromossomas. A primeira doença cromossómica identificada foi a trissomia 21, quando se observou um pequeno cromossoma extra em indivíduos com Síndrome de Down. Atualmente, várias alterações no número e na estrutura dos cromossomas têm sido descritas, verificando-se uma correlação direta com várias doenças.
Neste estágio pretende-se que os participantes contactem com as principais tecnologias no campo da citogenética e genómica aplicadas em diagnóstico e investigação, evidenciando as suas vantagens e limitações em áreas tão distintas como a oncologia e as patologias do neurodesenvolvimento. O estudo do ADN e dos cromossomas será explorado com o intuito de identificar e caracterizar alterações genéticas associadas ao desenvolvimento de doenças. Os participantes no estágio terão a possibilidade de realizar e acompanhar cultura celular, nomeadamente mudanças de meio e tripsinizações bem como os passos de manipulação e bandagem para obtenção de cromossomas humanos e o seu respetivo estudo ao microscópio. Terão igualmente possibilidade de realizar protocolos de extração e quantificação de ADN a partir de diferentes tipos de material biológico e subsequentes análises para identificar possíveis causas genéticas para as patologias em estudo.
Estágio Esgotado
Análise de perigos microbiológicos e químicos em alimentos
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Queres descobrir o que se passa por trás dos alimentos que consomes todos os dias? Junta-te ao estágio “Análise de perigos microbiológicos e químicos em alimentos” e mergulha numa aventura científica que combina tecnologia, investigação e muita ação!
Neste estágio, terás a oportunidade de:
• Desvendar mistérios: Aprende a identificar microrganismos e substâncias químicas que podem afetar a segurança dos alimentos.
• Experimentar na prática: Utiliza equipamentos modernos e técnicas inovadoras para fazer análises reais.
• Desenvolver competências: Trabalha em equipa e ganha experiência que pode abrir portas para o teu futuro académico e profissional.
Se és curioso, apaixonado por ciência e procuras uma experiência única para as tuas férias, este estágio é a tua oportunidade de te tornares num verdadeiro investigador da segurança alimentar. Vem descobrir como a ciência pode transformar o que comemos num assunto tão fascinante como vital!
Estágio Esgotado
Uma viagem ao mundo da toxicologia: à descoberta os efeitos nocivos das drogas de abuso
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 08-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas nos organismos vivos. O seu campo de atuação é vasto e abrange diversas áreas, desde a saúde humana até à proteção do meio ambiente.
No domínio clínico, a toxicologia desempenha um papel crucial na avaliação da segurança de novos fármacos, na deteção e tratamento de envenenamentos e na prevenção de danos causados por diversos agentes tóxicos, incluindo drogas de abuso, poluentes ambientais, aditivos alimentares, pesticidas, metais pesados, químicos industriais, entre outros.
Neste estágio, os estudantes vão utilizar culturas de células humanas representativas de órgãos-alvo, como o cérebro e o fígado, para avaliar a toxicidade de drogas de abuso (e.g., canabinóides, MDMA, LSD, cocaína). A interpretação dos resultados obtidos irá permitir-lhes discutir e compreender o impacto que diversos fatores, como o metabolismo, têm na variabilidade de resposta dos diferentes indivíduos a estas substâncias.
Estágio Esgotado
Mielinização: a velocidade do impulso nervoso no sistema nervoso
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Sabias que para a correta passagem da informação de um neurónio para o outro é preciso que os seus axónios estejam envolvidos por uma bainha de mielina? Esta membrana lipídica permite que os neurónios comuniquem de forma mais rápida e eficaz. Quando a mielina é danificada, o que acontece em diferentes doenças como na doença esclerose múltipla, ocorre a manifestação de sintomas diversos, desde a perda de sensibilidade, de movimento, de visão ou de audição. Este estágio dá a conhecer a relevância da mielina na formação e função do sistema nervoso, bem como as células envolvidas na sua destruição e regeneração aquando de uma doença neurodegenerativa, usando novos modelos de investigação.
O estágio iniciar-se-á com uma apresentação da nossa Faculdade de Farmácia e do nosso Instituto de Investigação do Medicamento, e irá finalizar-se com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.
De seguida, os alunos irão contactar de perto com modelos onde podemos estudar a mielina e a sua relação com as células do cérebro, bem como perceber o papel da inflamação para a destruição e regeneração da mielina em doenças neurodegenerativas. Irão ter a oportunidade de visualizar as diferentes células quer de uma forma mais simplificada numa caixa de cultura, quer de forma mais complexa em tecido cerebral de amostras decorrentes dos nossos projetos de investigação. Perceber como o microambiente local é fundamental não só para o dano da mielina, mas também para a limpeza dos seus detritos e consequente recuperação de nova mielina.
No final os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade de Farmácia.
A participação neste estágio contribuirá decerto para um enriquecimento do seu conhecimento na área das neurociências, bem como do seu percurso formativo, permitindo um contacto mais próximo com diferentes domínios que constituem as ciências farmacêuticas e o medicamento.
Química e saúde: descoberta e desenvolvimento de novos anticancerígenos para quimioterapia dirigida
Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
O cancro é uma doença muito grave que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. O uso de terapias locais, como a cirurgia e a radioterapia, são bem-sucedidas apenas quando as células malignas estão confinadas à área tratada. A quimioterapia é essencial para tratar as metástases, que acompanham o desenvolvimento de tumores. No entanto, os medicamentos anticancerígenos utilizados são geralmente agentes citotóxicos de largo espetro, que apresentam várias limitações, como reduzida eficácia e ausência de seletividade para as células tumorais, o que se traduz em graves efeitos secundários.
Atualmente, estão identificados vários alvos biológicos específicos envolvidos na doença e, recentemente, a terapia do cancro está a desviar-se para medicamentos que se dirigem a esses alvos, conduzindo a tratamentos mais seletivos.
O nosso grupo de investigação participa num projeto, que visa a identificação de novas moléculas dirigidas a alvos particulares, reconhecidos como responsáveis pelo aparecimento de cancros de elevado índice de mortalidade.
Neste âmbito, o estágio contemplará a síntese e caracterização de moléculas que incorporam uma unidade de purina, desenhadas para interactuar seletivamente com um alvo biológico importante nesta doença.
Estágio Esgotado
Vacina de DNA minicircular: uma inovação contra o cancro do colo do útero
Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Localização: CASTELO BRANCO , COVILHÃ
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
O presente projeto tem como objetivo integrar os alunos no grupo de investigação de “Biopharmaceuticals and Biomaterials” do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e mostrar o potencial de uma vacina de DNA minicircular que está a ser desenvolvida neste grupo de investigação, contra o cancro do colo do útero resultante da infeção persistente do Vírus do Papiloma Humano (HPV). Assim, os alunos terão contacto com estratégias biotecnológicas para a biossíntese, isolamento e purificação desta vacina inovadora, e com a formulação de sistemas de entrega para proteger, transportar e entregar a vacina às células apresentadoras de antigénio. Com este estágio, também se pretende promover o conhecimento científico num ambiente a que os alunos do secundário normalmente não têm acesso, de forma a abrir novos horizontes caso queiram optar por estas linhas de trabalho no futuro.
Estágio Esgotado
O uso de drogas e compostos naturais no combate à dependência
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 30-06-2025
Descrição:
O relatório do Gabinete das Nações Unidas para a Droga e Crime (UNODC) reportou que, em 2022, aproximadamente 23 milhões de pessoas em todo o mundo consumiram cocaína, o que representa um aumento de 20% na última década. A cocaína é a segunda substância ativa ilícita mais consumida. Ainda não existe um tratamento eficaz aprovado para tratar esta dependência.
O uso crónico de cocaína induz efeitos graves e pode ser mortal (overdose), mas o consumo agudo pode também produzir alterações prejudiciais como taquicardia, hipertensão e convulsões. Nem todos os utilizadores apresentam os mesmos padrões de consumo, mas mesmo doses baixas podem levar a toxicodependência.
Neste projeto estuda-se in vivo o potencial terapêutico de um composto natural após a exposição aguda a doses baixas de cocaína, recorrendo a estudos imagiológicos e análise computacional, nomeadamente histopatologia.
Estágio Esgotado
Poluição no Rio Tinto
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
O rio tem a sua origem na precipitação atmosférica e, ao longo do seu percurso natural, desagua em rios cada vez maiores ou nos mares, transportando diversos detritos naturais, por arrastamento e por dissolução. A composição e constituição destes fatores, determinam a composição da fauna e flora existente nas bacias hidrográficas.
Os detritos naturais de origem antropogénica, ocorrem naturalmente no seio das comunidades humanas e caracterizam-se pela novidade de materiais, como os pesticidas de síntese ou os plásticos, e pela lenta velocidade de reintegração na natureza – poluentes. A consequência inevitável da presença de poluentes é a degradação e mesmo a extinção dos ecossistemas (González et al, 2016).
A destruição dos rios é assunto conhecido e parece inevitável sempre que se formam aglomerados humanos. Apesar da consciência para o problema, de existir muita tecnologia capaz de anular esse efeito e da legislação feita no sentido amenizar o problema, o número de rios poluídos continua a aumentar na proporção da expansão das comunidades humanas e muito pouco se tem feito para minimizar os seus efeitos.
O Rio Tinto tem uma bacia hidrográfica de cerca de 23,5 km2 e está incluída nos concelhos de Valongo, Gondomar, Maia e Porto, e tem mais de 620 mil habitantes. O Curso de água nasce no “Lugar da Costa”, na freguesia de Ermesinde, Concelho de Valongo e desagua no Rio Douro, lugar do Freixo, freguesia de Campanhã, Concelho do Porto. É um rio de pequenas dimensões, 11,4 km, e a zona ribeirinha caracteriza-se por uma forte atividade humana, desde a utilização do solo para a agricultura, instalações industriais e grandes extensões ocupadas por habitações. Ao longo dos séculos de ocupação, os habitats naturais do Rio Tinto foram degradados, podendo dizer que neste momento quase não restam ecossistemas primitivos. A elevada densidade populacional nas suas margens, associada a uma deficiente recolha de esgotos domésticos, resulta numa frequente contaminação do rio (Lemos et al, 2024).
Neste estágio, serão caracterizadas diversas amostras recolhidas em diferentes pontos ao longo do Rio Tinto, tanto em termos microbiológicos como matéria orgânica. No final do estágio os resultados e as conclusões obtidas serão apresentados na forma de um poster científico e/ou incluídas em artigo.
Objetivos do estágio:
1. determinar a quantidade de microrganismos totais por unidade de volume, a presença das bactérias Escherichia coli e de enterococos e da matéria orgânica;
2. Caracterização em mais de uma dezena de pontos ao longo do curso do rio e de alguns dos seus afluentes.
Planeamento:
1. Treino da técnica asséptica a utilizar na execução do trabalho;
2. Preparação dos meios de cultura;
3. Amostragem da água do Rio;
4. Determinação microrganismos totais, das bactérias Escherichia coli e de enterococos;
5. Determinação da carência química de oxigénio, carbono orgânico total e sólidos suspensos totais.
Referências bibliográficas:
- Daniel González, 2016, http://ec.europa.eu/environment/marine/good-environmental-status/de_or-10/pdf/MSFD_riverine_litter_monitoring.pdf
- P. Lemos, P. Silva, C.A. Sousa, A.J. Duarte 2024, “Polluted Rivers—A Case Study in Porto, Portugal”, Ecologies, 5, 188–197. https://doi.org/10.3390/ecologies5020012
O fantástico mundo da proteína fluorescente verde!
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
As proteínas fluorescentes verdes têm aplicações fascinantes na medicina, biologia celular e biotecnologia. Estas proteínas podem ser utilizadas para iluminar outras proteínas, pelo que têm sido utilizadas pelos cientistas como marcadores fluorescentes em células vivas e em organismos.
Este estágio tem como objetivo, a inserção do gene que codifica para a proteína fluorescente verde (isolado da medusa bioluminescente Aequorea victoria), numa estirpe de Escherichia coli. Para o efeito, as células bacterianas serão previamente preparadas, para que possam incorporar ADN exógeno. Essas células, designadas por células competentes, são transformadas com o vetor de clonagem de genes, o plasmídeo pGLO. Após a transformação, a bactéria expressa o gene adquirido e produz a proteína fluorescente verde, que lhe confere a cor brilhante sob luz ultravioleta, característica das medusas. A Escherichia coli transformada é posteriormente inoculada em meio líquido e, após o crescimento da cultura, as células são recolhidas e o plasmídeo pGLO isolado.
Descoberta do mundo aquático e terrestre: one health
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 28-06-2025
Descrição:
Ao longo dos vários dias, os alunos vão ter a oportunidade de descobrir e aprofundar vários aspetos relativos aos ecossistemas aquáticos e terrestres, e perceber a importância da conservação ambiental numa lógica do conceito de “uma só saúde” (one health concept).
O conceito de “uma só saúde” enfatiza a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental. Por isso, é crucial conhecer e aprender mais sobre o mundo aquático e terrestre, incluindo a flora, investir no conhecimento e na educação ambiental para um futuro mais saudável e sustentável, e assim garantir a saúde das futuras gerações.
Desta forma, ao longo desta ação, os alunos devidamente orientados vão poder realizar diversas tarefas práticas no laboratório e no campo, desde o mundo vegetal até ao animal.
Objetivos:
- Saber mais sobre importância da conservação da biodiversidade e conceito "uma só saúde";
- Aprender as regras básicas de biossegurança no laboratório;
- Recolher e preparar amostras para histologia vegetal e animal;
- Observar, identificar e medir vários tipos de células e tecidos vegetais e animais recorrendo ao uso de um microscópio óptico;
- Aprender a tirar fotografias dos vários tecidos observados ao microscópio óptico;
- Utilizar as dafnias como modelo nos ensaios de ecotoxicologia;
- Instalar um aquário para manter os peixe-zebra;
- Conhecer a morfologia, anatomia e comportamento reprodutivo do peixe-zebra;
- Seguir o desenvolvimento embrionário de um peixe teleósteo;
- Conhecer o nemátode caenorhabditis elegans para estudos de desenvolvimento;
- Efeito da poluição no solo e importância das minhocas como bioindicador;
- Compreender as diferenças anatómicas entre espécies autóctones e plantas exóticas com cariz invasor;
- Acompanhar o processo de compostagem realizada por minhocas;
- Aprender aspetos positivos e riscos para a saúde dos fungos;
- Saber mais sobre o impacto da poluição nos alimentos e doenças;
- Acompanhar um ensaio que estuda o efeito das alterações climáticas (intensidade luminosa e disponibilidade hídrica) no comportamento fisiológico da cerejeira;
- Descobrir o conceito de “uma só saúde” de forma interligada nas várias atividades realizadas;
- Conhecer o valor da comunicação de ciência.
Estas tarefas vão permitir que os alunos aprofundem e adquiram novos conhecimentos, numa dinâmica de 'aprender-fazendo', sendo alertados para os diversos problemas ambientais e importância da conservação ambiental.
Este estágio irá estimular os intervenientes a terem um papel mais ativo e participativo, durante a execução das distintas tarefas, numa óptica de aprendizagem dinâmica e interativa com o apoio de docentes e alunos de doutoramento.
Estágio Esgotado
Engenharia Biomédica: investigação e desenvolvimento ao serviço da saúde
Instituição: Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Engenharia Biomédica desenvolve tecnologias inovadoras para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde e para a compreensão do funcionamento do corpo humano.
Durante o estágio, terás contacto com diversas áreas de investigação em Engenharia Biomédica existentes na NOVA FCT:
- Como dar sentido aos biossinais? Aquisição e processamento de dados fisiológicos para extrair informação relevante.
- A termografia como ferramenta clínica: aplicações de termografia em medicina dentária.
- As aplicações em saúde digital: telemonitorização e apoio à decisão.
- Impressão 3D e saúde: como inovar.
- Como podemos promover a regeneração de tecidos e orgãos? A Engenharia de Tecidos procura a resposta combinando células e biomateriais.
- Explorando o invisível: a espetroscopia na engenharia biomédica.
- Efeito da radiação em matéria biológica e dispositivos orgânicos para aplicação na Medicina.
- Plasma, o 4º estado da matéria e as suas aplicações na Medicina.
Estágio Esgotado
Introdução aos Biossinais (INBIO)
Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
[DIA 1]
09h30-10h00: Introdução ao Curso
10h00-10h30: Apresentação do IST e do DBE
10h30-11h00: Apresentação do IT e do DEEC
11h30-13h00: Introdução aos Bio-sinais. Compreender os principais fenómenos que ocorrem no corpo humano e o papel dos mesmos nas principais funções corporais.
14h30-15h30: Aprender a fazer placas de circuito impresso. Apresentação do processo de fabrico de circuitos impressos. Visita ao laboratório de circuitos impressos do DEEC.
15h30-16h30: Aprender a soldar
16h30-17h30: Apresentação dos “kits” a montar
[DIA 2]
09h30-11h00: Modelação de Sistemas Fisiológicos. Desenvolvimento de organóides a partir de células estaminais pluripotentes induzidas humanas (hiPSCs), uma ferramenta poderosa que pode ser usada para modelar o desenvolvimento de sistemas fisiológicos.
11h30-13h00: Instrumentação e Aquisição de Bio-Sinais. Principais conceitos e ferramentas técnicas, que estão na base dos processos modernos de aquisição de bio-sinais suportada por dispositivos de hardware.
14h30-16h30: Montagem dos “kits”
16h30-17h30: Visita a Spin-off
[DIA 3]
09h30-11h00: Processamento de Sinais em Bioengenharia. Conceitos básicos de sinais, incluindo transformações da variável independente, exponenciais e sinusóides, impulso unitário e suas derivadas e degrau unitário.
11h30-13h00: Princípios de Programação com Arduino. Apresentação do ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) do Arduino e a estrutura usada na programação da placa.
14h30-16h00: Montagem dos “kits”
16h00-17h30: Visita ao Museu Faraday do IST
[DIA 4]
09h30-11h00: Inteligência Artificial em Bioengenharia. Introdução a técnicas de aprendizagem automática e exploração de dados, bem como a sua aplicação transversal a problemas e dados da vida real.
11h30-13h00: O Que os Bio-Sinais Dizem Sobre Ti? Exemplos práticos de utilização de sinais biomédicos para monitorização de saúde, avaliação de stress e melhoria das experiências do utilizador.
14h30-16h30: Montagem dos “kits”
16h30-17h30: Visita ao Demonstrador Microwave Medical Imaging (MWI). Apresentação do demonstrador laboratorial de MWI desenvolvido no IT como potencial técnica de imagem complementar ás tecnologias tradicionais de imagiologia médica (que são dispendiosas, requerem grandes infraestruturas e podem representar riscos à saúde).
[DIA 5]
09h30-11h00: Codificação e Análise de Vídeo. Princípios de codificação de imagem e vídeo, explicando os motivos de sucesso da família de normas MPEG, bem como aspectos de análise de imagem e vídeo, ilustrando-se com o caso dos sistemas de reconhecimento biométrico.
11h30-13h00: Tecnologias Quânticas. Princípios de física quântica. Desenvolvimentos recentes, nomeadamente novos métodos de comunicação, computação, e medição, e outros. Experiências baseadas nas propriedades da luz.
14h30-16h30: Teste dos “kits” de Arduino e realização de experiências para observar a variação da sua frequência cardíaca em tempo real.
17h00-17h30: Encerramento do Curso
Estágio Esgotado
Natural e sustentável
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A natureza sempre despertou na humanidade um fascínio encantador, não só pelos recursos oferecidos para a alimentação humana, como também por ser responsável pela obtenção da maioria das substâncias orgânicas conhecidas e usadas atualmente. A relação entre o homem e as plantas foi muito estreita ao longo do desenvolvimento de quase todas as civilizações. Para além de alimentos, muitas plantas e frutos produzem/possuem produtos orgânicos de alto valor económico (óleos, resinas, borracha, gomas, cera, corantes, aromas, etc.).
Neste estágio científico, propomos-te que descubras novos aspetos ligados ao uso, aplicação e investigação de produtos naturais. Poderás trabalhar nos nossos laboratórios e descobrir por ti mesmo, como se obtém o ácido cítrico, uma das substâncias mais utilizadas pela indústria alimentar e de bebidas, a partir do limão.
À descoberta das preparações estéreis: produção de preparações estéreis contendo fármacos citotóxicos para tratamento do cancro ou soluções nutritivas para neonatos prematuros
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A nutrição parentérica e a quimioterapia de administração por via intravenosa são dois tipos de preparações que implicam produção de soluções estéreis, ou seja, livres de contaminações.
A administração de microrganismos patogénicos diretamente na corrente sanguínea de um doente oncológico ou de um recém-nascido prematuro é considerada uma situação life-threatening. Para evitar essa mesma contaminação, os profissionais qualificados da área da Farmácia ou das Ciências Farmacêuticas, recorrem à produção de soluções, de acordo com a técnica assética. Nos hospitais centrais portugueses, são produzidas centenas de preparações estéreis, diariamente, em que os profissionais recorrem a equipamentos e materiais específicos, técnicas de manipulação precaucionais e controlos de qualidade rigorosos. O objetivo passa por garantir a produção dos medicamentos cruciais para a sobrevivência dos doentes, de forma segura e exata.
Neste estágio, os participantes terão a oportunidade de conhecer as indicações mais comuns da quimioterapia e nutrição parentérica e os tipos de protocolos e formulações existentes. Adicionalmente, e de forma mais aplicada, os participantes poderão conhecer, visualizar e testar os materiais e equipamentos mais comummente utilizados, no âmbito da produção de quimioterapia ou nutrição parentérica, bem como a aplicação das técnicas de manipulação seguras.
Estágio Esgotado
Cosmecêuticos nanoformulados. Sabes o que são? Vem descobrir!
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O cosmecêuticos são produtos que realizam ações cosméticas muito mais ativas, ou seja, são mais eficazes no cuidado da pele porque lhe fornecem compostos que a ajudam a ser mais saudável e mais bonita. Os cosméticos nanoformulados possuem uma característica adicional que é a de possuírem estruturas nanométricas que ajudam a que a ação na pele dos compostos veiculados seja mais eficaz. Este estágio pretende dar a conhecer a aplicação da nanotecnologia à cosmética e as técnicas utilizadas para a preparação e caracterização de lipossomas de origem natural. O estágio permitirá também descobrir os benefícios de alguns ingredientes que usamos na cozinha na preparação de cosmecêuticos.
Estágio Esgotado
Vamos proteger o planeta na cozinha! Nada se perde, tudo se transforma: uma viagem da baga ao alimento
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Este estágio é para ti que tens curiosidade e queres criar um novo alimento!
O alimento é qualquer substância utilizada como fonte de energia para podermos realizar todas as funções vitais. Mas lembra-te que a alimentação está cada vez mais relacionada com outros aspetos importantes, tais como a cultura e sobretudo com o nosso ambiente e planeta.
Em oito dias poderás:
a) Aprender o conceito de economia circular – neste Novo Mundo onde “nada se perde, mas tudo se transforma”
b) Desenvolver várias receitas que contêm ingredientes inovadores e sustentáveis
c) Determinar o valor nutricional destes alimentos
d) Fazer experiências, apresentar e discutir resultados de uma forma fundamentada
Junta-te a nós e vem aprender a “Magia da Nutrição”!
A química na nossa vida
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Desvendando os segredos de novos fármacos: serão seguros?
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Se és curioso e queres aprender alguns dos mistérios na descoberta de novos fármacos, veste a bata e junta-te à nossa equipa!
Os medicamentos são muito mais do que simples comprimidos, cremes ou xaropes. São preparações farmacêuticas complexas que contêm um fármaco (uma molécula com atividade biológica) e excipientes, substâncias essenciais para a sua preparação, forma e eficácia.
Mas como saber se todas essas moléculas ou substâncias são seguras para a nossa saúde?
Em oito dias, embarcarás numa jornada fascinante onde poderás descobrir:
a) A origem dos fármacos, deste fontes naturais às sintéticas. Já imaginaste como pequenos animais, plantas ou minerais podem ser fonte natural de tratamentos? Tens ideia, como se podem misturar vários compostos num laboratório e criar uma nova super molécula?
b) Como testar e caracterizar a eficácia e a toxicidade de fármacos. Como saberemos se uma substância pode ter um efeito positivo na nossa saúde? E como saber se pode causar danos no nosso material genético?
c) Diferentes ensaios de genotoxicidade. Terás a oportunidade de observar lâminas ao microscópio de células com alterações no material genético. Já imaginaste o aspeto de cromossomas anormais? O que essas imagens podem revelar sobre a segurança de novos fármacos?
d) Como realizar o Teste de Ames. O que será este teste? Que informação nos dão as bactérias sobre a potencial mutagenicidade de uma substância?
Junta-te à nossa equipa, e aprenderás sobre a investigação de novos medicamentos e sobre a importância da sua segurança!
Estágio Esgotado
As plantas e os desafios climáticos: valor da diversidade
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Muitas espécies vegetais são a base da nossa alimentação, como os cereais (arroz, trigo, milho, milho, arroz) e as leguminosas. Há variedades que deixaram de ser utilizadas por produzirem menos ou não se adequarem às exigências da mecanização e da indústria. No entanto, a preservação dessa biodiversidade e o seu estudo permitem descobrir características de resistência a alterações ambientais severas e às doenças. Através de programas de melhoramento de plantas, essas características poderão beneficiar as variedades modernas que, apesar de muito produtivas, não são resistentes. Veremos de que forma a fisiologia investiga as respostas das plantas a fatores ambientais como o calor e a seca, e conhecer alguns indicadores que dão informação sobre a produtividade fotossintética e a qualidade. Serão utilizados diversos equipamentos para medições in vivo da atividade fotossintética em folhas. Serão também feitas análises laboratoriais em amostras vegetais, com técnicas de espectrofotometria, cromatografia, titulação e microscopia, entre outras.
Estágio Esgotado
Exploradores do oceano CIVG: do mar ao laboratório
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Vem descobrir os ecossistemas marinhos da costa atlântica e mergulhar no mundo da investigação científica neste estágio de uma semana no CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama! No trabalho de campo, vais explorar a Costa da Figueira da Foz e a Zona Estuarina do Mondego, observando a biodiversidade existente, os diferentes habitats e os diversos fatores de stress ambiental. No laboratório, vais trabalhar com o peixe-zebra, um dos modelos mais utilizados na investigação biomédica e, com ele, vais perceber como estudamos doenças humanas, explorando as suas semelhanças genéticas connosco. Irás ainda analisar comportamento, bem-estar animal e avaliar o impacto de compostos químicos nos organismos marinhos através de estudos ecotoxicológicos. Uma experiência prática e envolvente na investigação científica. Junta-te a nós!
Estágio Esgotado
Células sanguíneas à vista: exploração laboratorial
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O sangue é um tecido que percorre todo o nosso corpo. É formado por diferentes tipos de células suspensas no plasma. Se a olho nu parece homogéneo, microscopicamente podemos constatar que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Assim, através de várias análises sanguíneas, podemos avaliar a morfologia e funcionamento normal ou patológico destas células sanguíneas.
Perante determinadas patologias, as células sanguíneas poderão assumir um papel terapêutico. Para isso, é necessário a classificação do grupo sanguíneo segundo o sistema ABO e RhD e respetiva compatibilidade.
Neste contexto, os estagiários terão oportunidade de contactar e desenvolver, em contexto laboratorial, várias metodologias que permitem o estudo do sangue periférico e a sua utilização terapêutica, nomeadamente:
- Observação microscópica das células sanguíneas.
- Realização de hemogramas.
- Determinação dos principais grupos sanguíneos.
- Percurso da dádiva de sangue até ao doente.
Como podes verificar, muitas serão as aventuras até chegares ao centro deste tecido. Queres descobrir? Inscreve-te!
Estágio Esgotado
Os segredos das algas para a saúde da pele
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
As algas são cada vez mais apontadas como um recurso inovador e sustentável, altamente valioso para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos. Nesta atividade, os participantes terão a possibilidade de trabalhar com macroalgas da costa de Peniche, e desvendar as suas propriedades bioativas, no que diz respeito ao seu potencial antioxidante e antimicrobiano.
Os objetivos específicos são:
Realização de extratos de macroalgas
Avaliar a capacidade de sequestro do radical DPPH
Avaliação do conteúdo total em polifenóis
Avaliação dos efeitos dos extratos no crescimento de microrganismos do microbioma da pele
Com a participação nesta atividade, os participantes irão adquirir diversas competências científicas e técnicas, incluindo:
técnicas de química; bioquímica; microbiologia; trabalho em assepsia; preparação de meios de cultura; realização de inóculos; biossegurança em laboratório; análise e interpretação de resultados, espectrofotometria, desenvolvimento do pensamento crítico e do método científico; capacidade de trabalho em equipa; desenvolvimento criativo na temática da biotecnologia azul.
Estágio Esgotado
Realidade virtual, EEG e reabilitação psicossocial
Instituição: Centro de Investigação em Reabilitação
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Procuramos estudantes entusiastas e curiosos do 9.º ao 12.º ano para integrarem um estágio inovador na área da realidade virtual, eletroencefalografia (EEG) e reabilitação psicossocial. Este estágio permitirá aos participantes, explorar como tecnologias emergentes podem ser aplicadas para melhorar a saúde mental e física, através do uso de dispositivos de monitorização cerebral e ambientes virtuais imersivos.
Este estágio proporciona uma oportunidade única para estudantes interessados em neurociências, tecnologia e saúde, incentivando o pensamento crítico e a criatividade num ambiente académico dinâmico.
Atividades Previstas:
• Exploração de aplicações de realidade virtual para reabilitação cognitiva e emocional;
• Introdução à medição e análise de sinais EEG em contextos de investigação;
• Participação em estudos e experiências interativas ligadas à investigação da equipa;
• Discussão sobre o impacto da tecnologia na reabilitação psicossocial.
Requisitos:
• Interesse pelas áreas de tecnologia, saúde e investigação científica;
• Disponibilidade no período estipulado;
• Vontade de aprender e colaborar em equipa.
- Duração: 1 semana no mês de julho.
- Supervisão: O estágio será conduzido por investigadores especializados na interseção entre tecnologia e saúde (Raquel Simões de Almeida e Diana Tavares).
- Vagas Disponíveis: Mínimo 2 vagas, máximo 6 vagas.
Convidamos os estudantes a candidatarem-se e a descobrirem como a interseção entre a realidade virtual, EEG e reabilitação psicossocial pode transformar o futuro da saúde!
Explora o Mundo da Biotecnologia e das Doenças Tropicais!
Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Tens curiosidade sobre ciência, saúde e biotecnologia? Queres aprender técnicas inovadoras que ajudam a diagnosticar doenças como malária, monkeypox e tripanossomose e outras? Então este estágio de 10 dias em ferramentas moleculares para o diagnóstico de doenças tropicais é para ti!
O que vais descobrir?
Como funciona o DNA e RNA na identificação de agentes patogénicos
Técnicas de biologia molecular usadas em laboratórios reais
A importância da ciência no combate a doenças que afetam milhões de pessoas
Uma experiência prática e interativa com especialistas na área
Se és aluno do ensino secundário e tens paixão por investigação científica, este é o teu momento para explorar, aprender e crescer no mundo da biomedicina!
Vagas limitadas! Inscreve-te agora e dá o primeiro passo para um futuro na ciência!
Estágio Esgotado
Transforma os resíduos agro-alimentares e florestais em nanocelulose para bioplásticos!
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Inúmeros anos de industrialização têm levado ao esgotamento contínuo de recursos não renováveis e a altos níveis de poluição. Por esse motivo, a União Europeia traçou objetivos
muito ambiciosos para 2050, sendo que o desenvolvimento de novos tipos de materiais de base biológica e degradáveis, pode ajudar a cumprir essas metas. A biomassa lenhocelulósica
é um dos biorecursos menos utilizados no mundo, consistindo principalmente de lenhina, celulose, e hemiceluloses. Este tipo de biomassa é abundante na natureza e pode ser obtida a partir de diversas fontes, entre as quais estão os resíduos agroalimentares e os resíduos florestais. A celulose extraída desta biomassa pode ser despolimerizada dando origem a um material à escala nanométrica de base biológica, a nanocelulose (NC). Devido às suas propriedades mecânicas, o reforço em bioplásticos tem sido apontado como uma das aplicações da nanocelulose. Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição de diferentes resíduos lenhocelulósicos, nomeadamente o teor de cinzas, fibra, e ainda o teor de proteína, e de isolar a celulose e de caracterizar a nanocelulose obtida. Irás produzir bioplásticos com nanocelulose e avaliar a capacidade de reforço por comparação com bioplásticos sem nanocelulose.
Estágio Esgotado
Bactérias multirresistentes: como sobrevivem e se protegem dos antibióticos?
Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
A resistência aos antibióticos é um dos maiores desafios da atualidade, tornando algumas infeções difíceis de tratar e colocando em risco a eficácia dos tratamentos médicos. Além disso, muitas bactérias conseguem formar biofilmes, estruturas protetoras que as ajudam a sobreviver em ambientes adversos, incluindo superfícies hospitalares e equipamentos médicos.
Neste estágio inserido na iniciativa Ciência Viva no Laboratório, os participantes terão a oportunidade de entrar no mundo da microbiologia e perceber como os cientistas estudam bactérias multirresistentes. Ao longo de uma semana, irão trabalhar num laboratório, onde poderão realizar ensaios de suscetibilidade antimicrobiana, testando a resistência de diferentes bactérias a antibióticos. Além disso, irão observar e quantificar biofilmes bacterianos, compreendendo o seu papel na resistência aos tratamentos.
Através desta experiência prática, os alunos irão desenvolver competências laboratoriais, aprender conceitos fundamentais sobre resistência antimicrobiana e biofilmes e descobrir o impacto destas questões na saúde humana e animal.
Estágio Esgotado
Missão Saúde: a descoberta dos superpoderes das plantas
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Todos conhecemos alguém próximo com Diabetes. Sabes realmente o que é a Diabetes?
Se tens curiosidade sobre o que é esta doença e como preveni-la, este estágio é para ti!
A Diabetes tipo 2 é uma doença crónica com uma incidência muito alta na nossa população. Hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, assim como a prática regular de desporto são fatores que previnem o seu aparecimento. E, porque será que os vegetais são tão importantes na prevenção da Diabetes? Uma das razões é que muitas plantas são ricas em compostos bioativos, como os polifenóis, com efeitos benéficos para a saúde. Para saberes um pouco mais sobre estes compostos e como eles poderão atuar no nosso corpo para prevenir a Diabetes, vais ter que conhecer os nossos laboratórios.
Em oito dias poderás:
a) Descobrir como os investigadores quantificam os polifenóis em diversos alimentos;
b) Aprender como os investigadores estudam no laboratório o que acontece no corpo humano;
c) Experienciar o dia-a-dia de um investigador na área da nutrição;
d) Desenvolver materiais para ensinar as pessoas a comer corretamente e a controlar a sua saúde;
e) Aprender a apresentar e a discutir resultados, de uma forma fundamentada.
Junta-te a nós e vem descobrir o que é ser um cientista na área das Ciências da Saúde!
Estágio Esgotado
A química no dia-a-dia
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar: a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos; o nosso pequeno-almoço, no qual os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas; ou a roupa que vestimos, fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos, que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência, ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
A química na nossa vida
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o flúor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Medicina dentária - investigação em biomaterais para ortodontia
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 31-07-2025
Descrição:
As ligas metálicas, como por exemplo os aços inoxidáveis e ligas de cobalto e titânio, são muito utilizadas em medicina (principalmente ortopedia e medicina dentária) devido à sinergia entre propriedades mecânicas/físicas e biocompatibilidade. Na ortodontia, destaca-se a corrosão, intensificado pela dinâmica da cavidade oral que, em conjunto com a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, a utilização de pastas dentífricas com fluor e a ação da placa bacteriana, leva à libertação de iões metálicos para os tecidos e fluidos biológicos.
Uma das formas de tentar diminuir este processo passa pela modificação das superfícies. Os filmes finos à base de carbono amorfo, genericamente designados por DLC (Diamond-Like-Carbon) têm propriedades muito interessantes para esta área: elevada dureza e resistência ao desgaste, baixo coeficiente de atrito e alta resistividade elétrica, inércia química e biocompatibilidade.
Os estudos em curso testam o comportamento in vitro e em modelo in vivo de filmes DLC desenvolvidos para aplicação em ortodontia.
Estágio Esgotado
Plantas medicinais de Portugal: da medicina tradicional à validação científica
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
As plantas aromáticas e medicinais (PAMs) têm sido usadas, desde a antiguidade, para fins terapêuticos no tratamento de várias doenças. Esta foi a base que levou à descoberta de muitos fármacos; na verdade, mais de 50% dos fármacos usados atualmente ou são moléculas naturais, ou são inspirados em moléculas naturais. Como exemplo temos o taxol, (extraído do teixo) usado em quimioterapia, e o ácido acetilsalicílico (princípio ativo da aspirina), que tem por base o ácido salicílico (extraído do salgueiro). Em Portugal temos várias espécies endémicas atualmente usadas na alimentação e que podem apresentar propriedades medicinais benéficas para a saúde humana, o que torna necessário descobri-las.
Os alunos acompanharão trabalho de investigação em curso no tema do estágio.
Durante esta ação Ciência Viva serão usados extratos de plantas medicinais de Portugal para realizar as seguintes tarefas:
i) Preparação de meios de cultura.
ii) Cultura e manuseamento de células.
iii) Preparação de soluções de extratos e sua adição a células em cultura.
iv) Avaliação da viabilidade/toxicidade celular por contagem de células (câmara de Neubauer) e recorrendo a um indicador de viabilidade celular.
v) Análise de morfologia celular.
vi) Análise de parâmetros de citotoxicidade usando microscopia de fluorescência.
vii) Análise e discussão dos resultados obtidos nas tarefas realizadas nos pontos anteriores.
Todas estas tarefas serão acompanhadas de explicações teóricas sobre os vários temas.
Estágio Esgotado
Combate ao envelhecimento: explora novos agentes anti-inflamatórios e antioxidantes para uma vida mais longa e saudável!
Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Localização: FARO , FARO
Anos: 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Com o aumento da esperança de vida, as doenças associadas ao envelhecimento ou doenças inflamatórias crónicas, como é o caso da doença cardiovascular, da osteoartrite e vários tipos de doenças cronicas inflamatórias da pele, representam um dos maiores desafios da saúde a nível mundial. A existência de novos agentes anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudem a prevenir estas doenças é crucial para proporcionar uma vida mais longa e com maior qualidade. Usando sistemas modelo in vitro de cultura celular, com células humanas, monócitos, macrófagos, células vasculares ou queratinócitos, a função destes novos agentes como anti-inflamatórios ou antioxidantes pode ser testada e a sua eficácia avaliada.
Nesta atividade, os alunos irão contactar na prática com várias técnicas e metodologias utilizadas na área de investigação da Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, como a cultura de células, a quantificação de proteínas e a realização de imunoensaios. Simultaneamente pretende-se estimular o espírito científico e crítico dos alunos, envolvendo-os na formulação de hipótese, desenho experimental e análise de resultados.
Estágio Esgotado
Malária: em busca do medicamento eficaz
Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
A malária é uma das doenças mais devastadoras e mortais em todo o mundo, que é transmitida pela picada de um mosquito. De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde, em 2019, cerca de metade da população mundial estava em risco de infeção por malária, sendo estimados 229 milhões de novos casos e perto de meio milhão de mortes.
As terapias atualmente utilizadas para o tratamento da malária, não são eficazes devido ao desenvolvimento de resistência dos parasitas aos medicamentos. Assim, novos medicamentos são urgentemente necessários.
No nosso grupo de investigação, está em curso um projeto para desenvolver novos medicamentos para a malária. Os trabalhos já efetuados permitiram identificar uma nova família de compostos com elevada atividade, contra o parasita responsável pela doença e que se mostra promissora para criar novos medicamentos que sejam eficientes contra a malária.
Neste projeto, pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anti malárico, cuja estrutura química foi inspirada em análogos ativos. Além da síntese, será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.
Estágio Esgotado
À descoberta do grafeno induzido por laser
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O prémio Nobel da Física foi atribuído à descoberta do grafeno face às excelentes propriedades deste material, em particular na condução elétrica. Muito embora a produção de grafeno seja complexa e dispendiosa, no CENIMAT|i3N é utilizada uma nova tecnologia sustentável e amiga do ambiente para produzir grafeno recorrendo a uma tecnologia laser.
Neste estágio vais fazer grafeno induzido por laser a partir de vários materiais e aplicar este material em circuitos integrados para diversas aplicações.
Estágio Esgotado
Resistência aos antibióticos
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A resistência aos antibióticos compreende um dos maiores desafios de saúde pública atualmente enfrentados pela humanidade. A utilização intensiva, em diferentes vertentes que não se esgotam na saúde humana, ou a prescrição inadequada, constituem uma enorme pressão seletiva para a emergência de mutações e/ou genes de resistência, que podem ser mobilizados entre diferentes espécies ou estirpes bacterianas através de diversos mecanismos de transferência horizontal de genes. Os participantes deste estágio irão aprender acerca das diferentes classes de antibióticos e mecanismos de resistência e como se determina e deteta a resistência aos antibióticos. Todo o trabalho será desenvolvido em ambiente laboratorial, que incluirá a realização culturas bacterianas, testes de suscetibilidade, e diversas técnicas de biologia molecular com vista à extração de DNA e caracterização molecular de mecanismos genéticos associados à resistência.
Estágio Esgotado
Desenvolvimento de novas sondas fluorescentes como ferramentas para diagnóstico de doenças
Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A bioimagem fluorescente, está a transformar a biologia moderna e a medicina, uma vez que fornece um meio sustentável para estudar o modo como biomoléculas e células, funcionam em tempo real. Relativamente a outras técnicas de imagem, a imagem fluorescente mostra um potencial significativo nestas ciências devido às suas vantagens únicas. Estas vantagens incluem um baixo custo, não invasividade, elevada sensibilidade e resolução espacial, tempo de resposta rápido, simplicidade, sustentabilidade e ausência de exposição a radiações nocivas, assim como a capacidade única de direcionamento para o alvo. Dado que os componentes chave desta técnica de imagem são as sondas fluorescentes, é urgente desenvolver moléculas emissivas inteligentes, que sejam capazes de atuar como sondas fluorescentes avançadas, com aplicação nos meios de diagnóstico médico.
Os trabalhos de investigação anteriores da equipa, incluem um portfólio de derivados de purina muito fluorescentes e de baixo peso molecular, cujos resultados prévios de caracterização fotofísica, de bioimagem e de biocompatibilidade são muito promissores, conferindo-lhes elevado potencial na deteção de doenças.
Nesta base, os objetivos deste estágio envolvem a síntese e caracterização de novas purinas fluorescentes de baixo peso molecular, como sondas para estudos de biologia molecular e posterior desenvolvimento como novas ferramentas para diagnóstico médico.
Estágio Esgotado
Descobrir o cérebro ao microscópio
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Que células nervosas existem no cérebro para além dos neurónios e como “conversam” entre si? De que forma ficam doentes, envelhecem e causam demência? Como devem intervir os fármacos? Este estágio dá a conhecer as diferentes células nervosas, e foca-se na função dos neurónios e das células da microglia, as células com função imunológica do cérebro, e de que forma estas estão alteradas nas doenças neurodegenerativas. Para isso iremos usar modelos celulares destas patologias, nomeadamente para a esclerose lateral amiotrófica e para a doença de Alzheimer.
O estágio iniciar-se-á com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.
Os alunos irão contactar de perto com as células do cérebro, e de como estas podem ser modelos de estudo nas doenças neurodegenerativas onde a inflamação tem um papel chave. Poderão observar cada célula numa caixa de cultura, isoladas ou em conjunto com outro tipo celular, de forma a perceber como elas comunicam entre si. Serão obtidos resultados respeitantes à avaliação da sua morfologia, reação perante um estímulo, e quais as vias de sinalização/ disfunção implicadas em modelos de doença, recorrendo a metodologias como a microscopia de fluorescência. Os alunos terão também contacto com outras metodologias de biologia molecular que permitem identificação de proteínas e genes possivelmente implicados em doenças neurodegenerativas e que possam constituir potenciais alvos terapêuticos.
No final os alunos apresentarão e discutirão a informação recolhida numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade, ficando com uma ideia transversal e integrada da aplicação das Ciências Farmacêuticas na Saúde.
A participação neste estágio contribuirá para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, integrando diferentes domínios do conhecimento, nomeadamente as ciências farmacêuticas, o medicamento e a sua investigação.
Observação: Bata necessária.
Estágio Esgotado
Desafios bioéticos em áreas emergentes
Instituição: CIR (Centro de Investigação em Reabilitação)
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 24-07-2025
Descrição:
Conceitos basilares associados à bioética:
a. Caso experimentação humana;
b. Caso experimentação animal;
c. Caso consentimento informada em indivíduos sem capacidade de tomada de decisão (vulneráveis);
d. Caso relação deontológica entre profissional de saúde – utente – família;
e. Caso manipulação genética;
f. Caso recolha dados biométricos por entidades públicas e privadas;
g. Caso de inclusão de populações diferentes;
h. Caso trans humanismo;
i. Caso BCI / Bionic Brain / Lobotomia;
j. Caso inclusão doentes na investigação como consultores;
k. Sustentabilidade ambiental;
l. Responsabilidade científica.
O ar que respiramos: uma jornada pela poluição atmosférica
Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro
Localização: AVEIRO , AVEIRO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A poluição atmosférica é um dos maiores desafios ambientais e de saúde pública da atualidade. Poluentes como o dióxido de azoto (NO2) e as partículas inaláveis (PM10) podem ter impactos significativos na qualidade do ar e na saúde humana, especialmente em áreas urbanas. Compreender a forma como estes poluentes se dispersam no ambiente e os fatores que influenciam a sua concentração é essencial para desenvolver estratégias eficazes de mitigação.
No início do estágio, os estudantes visitarão os laboratórios de poluição atmosférica do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, onde terão a oportunidade de participar em diversas atividades práticas. Desenvolverão uma maquete em escala reduzida do campus universitário, que será utilizada para testes no túnel de vento. A partir desta fase, serão realizadas análises da dispersão de poluentes atmosféricos no campus, utilizando a maquete e o túnel de vento como ferramentas experimentais.
Com base nesses estudos, serão identificados os locais mais adequados para a medição das concentrações de NO2 e PM10 no ar ambiente. Seguidamente, os estudantes prepararão os amostradores e os materiais necessários para a recolha de dados e procederão à sua instalação nos locais selecionados, garantindo um processo rigoroso de monitorização da qualidade do ar.
Na etapa final do estágio, será feita a análise e interpretação dos resultados obtidos, permitindo uma compreensão mais aprofundada da dispersão dos poluentes e das implicações para a qualidade do ar.
Ao longo de toda a experiência, os estudantes terão contacto com metodologias inovadoras e ferramentas científicas avançadas, sob a coordenação da Investigadora Estela Vicente, do Laboratório de Química da Atmosfera (LAC), e do Investigador Diogo Lopes, do Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas (GEMAC), ambos do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
Estágio Esgotado
Contaminantes aquáticos emergentes: ecotoxicidade e saúde humana
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Os contaminantes emergentes são substâncias encontradas em pequenas concentrações na água, que não são facilmente detetadas no imediato, mas a longo prazo são um risco, por provocarem problemas na qualidade da água, nos organismos aquáticos e no Homem.
São exemplos de contaminantes emergentes os medicamentos, anticoncecionais, produtos de beleza, protetor solar, pesticidas, microplásticos, entre outros, que podem ser encontrados em fontes de abastecimento de água, águas subterrâneas e até mesmo na água potável que usamos na alimentação. Muitos destes contaminantes não são removidos nas estações de tratamento de água, e uma vez que são desenvolvidos para serem estáveis e não se degradarem facilmente, são persistentes nos ecossistemas e acumulam-se.
Neste estágio, propomos-te estudar os riscos dos contaminantes emergentes na água, destacando os efeitos de fármacos e outros produtos químicos nos ecossistemas aquáticos e na saúde humana. No laboratório, vamos realizar vários tipos de ensaios de ecotoxicidade, para compreender os efeitos de medicamentos, que provavelmente conheces ou até já tomaste, em vários organismos modelo.
Para poderes intervir e contribuir no futuro para mitigar esses impactos, pretendemos desafiar-te a promover o conhecimento e a educação sobre a importância de práticas sustentáveis no uso e descarte de produtos que contenham substâncias potencialmente perigosas.
Estágio Esgotado
Controlo de infeções: avaliação do efeito de moléculas no crescimento de bactérias e na formação de biofilmes
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
O efeito das moléculas no crescimento bacteriano será determinado pela exposição de bactérias intestinais humanas, estirpes de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Bacillus subtilis, em meio de cultura contendo concentrações crescentes de moléculas em estudo. A inibição do crescimento será determinada por leituras de absorvância de culturas em caldo e pelo número de unidades formadoras de colónias em placas de ágar (UFC/mL). Os efeitos das moléculas na formação de biofilme das bactérias será determinado através do método de cristal de violeta.
Os alunos irão aprender como se trabalha num laboratório de microbiologia e como se cultivam diferentes bactérias no laboratório, incluindo a preparação dos meios de cultura e esterilização.
As tarefas incluem:
i) Preparação os meios de cultura;
ii) Preparar as culturas de bactérias;
iii) Fazer os ensaios de inibição do crescimento;
iv) Fazer os ensaios de biofilme;
v) Calcular os CFU e determinar os IC50;
vi) Quantificação do biofilme.
Este estágio acontece nos laboratórios do CNC-UC do polo III da Universidade de Coimbra (morada: UC, Azinhaga de Santa Comba, 3000-548 Coimbra).
O CNC-UC não assegura o transporte de ida e volta dos estudantes de casa / alojamento para o estágio e vice-versa.
Os estudantes devem levar bata para todos os dias do estágio. O horário do estágio é acordado no primeiro dia do estágio, com o respetivo coordenador.
Mitocôndrias brilhantes: as nossas fábricas de energia...e não só!
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Neste estágio, os estudantes vão aprender as múltiplas funções das mitocôndrias, os organelos responsáveis pela produção de energia nas nossas células, e de que modo alterações no seu funcionamento levam a várias doenças.
Os estudantes irão ficar imersos no funcionamento do melhor laboratório do mundo que estuda mitocôndrias e cujo nome acaba em XT. Irão ver várias técnicas laboratoriais e de análise de dados, para além de participarem na reunião semanal de laboratório. No final, vão fazer um brilharete e fazer uma magnífica apresentação para todo o grupo.
Estágio Esgotado
Alerta sono: ferramentas digitais de comunicação
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O sono é uma função natural e imprescindível para um saudável desenvolvimento físico, mental e intelectual do ser humano. A quantidade de horas de sono necessárias que contribuem para um estilo de vida saudável varia com a faixa etária.
No caso dos adolescentes, a prevalência de um sono insuficiente pode ter um impacto extremamente negativo nos resultados escolares, no desempenho atlético e no bem-estar físico e mental.
Para os jovens atuais, cujo dia a dia está profundamente ligado às redes sociais e à tecnologia em geral, a preocupação com o sono não faz parte das suas prioridades principais, levando a que um número cada vez mais crescente de adolescentes e jovens adultos estejam privados de um sono reparador, durante demasiado tempo das suas vidas.
Neste estágio queremos pensar em estratégias inovadoras e construir ferramentas mais eficazes para comunicar a importância do sono, como parte integrante de um estilo de vida saudável, de modo a alterar os hábitos de sono nos jovens a inverter a atual situação.
Poluição no Rio Tinto
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
O rio tem a sua origem na precipitação atmosférica e, ao longo do seu percurso natural desagua ou em rios cada vez maiores ou nos mares, transportando diversos detritos naturais, por arrastamento e por dissolução. A composição e constituição destes fatores, determinam a composição da fauna e flora existente nas bacias hidrográficas.
Os detritos naturais de origem antropogénica, ocorrem naturalmente no seio das comunidades humanas e caracterizam-se pela novidade de materiais, como os pesticidas de síntese ou os plásticos, e pela lenta velocidade de reintegração na natureza – poluentes. A consequência inevitável da presença de poluentes é a degradação e mesmo a extinção dos ecossistemas (González et al, 2016).
A destruição dos rios é assunto conhecido e parece inevitável sempre que se formam aglomerados humanos. Apesar da consciência para o problema, da legislação feita no sentido amenizar o problema e de existir muita tecnologia capaz de anular esse efeito, o que é certo é que o número de rios poluídos aumenta na proporção da expansão das comunidades humanas e muito pouco se tem feito para minimizar os seus efeitos.
O Rio Tinto tem uma bacia hidrográfica de cerca de 23,5 km2 e está incluída nos concelhos de Valongo, Gondomar, Maia e Porto, e tem mais de 620 mil habitantes. O Curso de água nasce no “Lugar da Costa”, na freguesia de Ermesinde, Concelho de Valongo e desagua no Rio Douro, lugar do Freixo, freguesia de Campanhã, Concelho do Porto. É um rio de pequenas dimensões, 11,4 km, e a zona ribeirinha caracteriza-se por uma forte atividade humana, desde a utilização do solo para a agricultura, instalações industriais e grandes extensões ocupadas por habitações. Ao longo dos séculos de ocupação os habitats naturais do Rio Tinto foram degradados, podendo dizer que neste momento quase não restam ecossistemas primitivos. A elevada densidade populacional nas suas margens, associada a uma deficiente recolha de esgotos domésticos resulta numa frequente contaminação do rio (Lemos et al, 2024).
Neste estágio serão caracterizadas diversas amostras recolhidas em diferentes pontos ao longo do Rio Tinto, tanto em termos microbiológicos como matéria orgânica. No final do estágio os resultados e as conclusões obtidas serão apresentados na forma de um poster científico e/ou incluídas em artigo.
À descoberta das plantas medicinais, óleos essenciais e outros produtos de origem natural
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
As plantas, os óleos essenciais e outros produtos naturais(ex.: algas e fungos) têm constituído, ao longo dos anos, as bases para o tratamento de diversas doenças. Estes tratamentos desenvolveram-se tanto de forma tradicional, devido ao conhecimento das propriedades de determinada planta, passado de geração em geração, como através da utilização de espécies de origem natural como fonte de moléculas ativas.
Desta forma, o estágio pretende dar a conhecer alguns usos terapêuticos de plantas e outros produtos naturais, determinar algumas atividades biológicas dos produtos (ex: atividade antioxidante, antibacteriana, citotóxica) e realizar algumas formulações com ingredientes naturais.
Estágio Esgotado
Vou ser cientista por uma semana
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A Qualidade e Segurança Ambiental são preocupações inerentes a todos os consumidores. Nesse sentido, as análises químicas e microbiológicas são fundamentais para o controlo da qualidade da água.
Neste estágio, os alunos terão um contacto mais próximo com as atividades desenvolvidas num laboratório de análise de águas. Serão propostas diversas atividades tais como: análise da presença de alguns microrganismos em amostras de águas, observação de microrganismos ao microscópio e determinação de alguns parâmetros físico-químicos, tais como a dureza e quantidade de ferro.
Uma oportunidade única para aprender com a prática!
Estágio Esgotado
JellyFish - As medusas como recurso alimentar sustentável?
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
As medusas (também conhecidas como JellyFish) são organismos gelatinosos com um papel ecológico relevante nos ecossistemas marinhos. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento das suas populações, frequentemente associado a fatores como mudanças climáticas e a sobrepesca. No entanto, para além do seu impacto ecológico, estes organismos podem representar uma oportunidade enquanto recurso sustentável. Será possível incorporar medusas na gastronomia portuguesa? E que substâncias de interesse biotecnológico poderemos extrair delas?
Durante uma semana, vais explorar o fascinante mundo das medusas e o seu papel nos ecossistemas marinhos, analisar a sua composição bioquímica e investigar o seu potencial para a indústria alimentar e nutraceutica. Através de saídas de campo, atividades laboratoriais e experiências sensoriais, irás descobrir como podemos valorizar estes organismos, e transformar um desafio ecológico em soluções inovadoras.
Estágio Esgotado
Aprender Citogenética num Laboratório de Diagnóstico
Instituição: Laboratório de Genética, Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Cada estagiário realiza uma cultura de sangue periférico, faz todo o procedimento técnico até à obtenção de cromossomas (com preparação de reagentes). Aprende e executa técnicas de bandagem dos cromossomas. Faz a análise dos cromossomas e montagem de cariogramas, quer em papel quer através de um sistema computadorizado de cariotipagem. Integra-se na rotina do laboratório, ajudando a dar entrada das amostras que chegam ao laboratório, preparar reagentes e a realizar técnicas laboratoriais transversais a todos os protocolos utilizados.
Paralelamente a este trabalho técnico, aprende a estar corretamente no laboratório, a manusear adequadamente as amostras e equipamento.
Vai observar as várias aplicações da citogenética no diagnóstico: pré-natal, pós-natal e hemato-oncológico e também na área da genética molecular, nomeadamente na área oncológica.
Estágio Esgotado
Do laboratório ao tumor: desvendando o cancro através da engenharia de gotículas lipídicas
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O cancro continua a ser uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, exigindo abordagens terapêuticas inovadoras para melhorar os resultados clínicos. Uma estratégia promissora no tratamento do cancro é a veiculação de fármacos, que permite a administração direcionada de agentes terapêuticos às células cancerígenas, minimizando os efeitos secundários nos tecidos saudáveis.
As gotículas lipídicas (lipid droplets) emergiram como protagonistas no contexto do cancro, influenciando vários aspetos da sua patogénese e progressão. Estas estruturas dinâmicas, anteriormente vistas apenas como reservatórios de energia, desempenham papéis cruciais na regulação do metabolismo lipídico, sinalização celular e resistência a terapias. A sua presença aumentada em células cancerígenas está associada à agressividade tumoral, promovendo a sobrevivência celular, a invasão e a metastização. Além disso, as gotículas lipídicas proporcionam um ambiente favorável para o crescimento tumoral, fornecendo nutrientes essenciais e protegendo as células cancerígenas do stress oxidativo e das toxinas. Compreender o papel das gotículas lipídicas no cancro abre novas perspetivas terapêuticas, destacando-as como alvos potenciais para intervenções direcionadas e estratégias de tratamento inovadoras. De facto, a manipulação das gotículas lipídicas está a emergir como uma estratégia promissora no desenvolvimento de terapias anticancerígenas. A capacidade das gotículas lipídicas de armazenar e liberar lípidos e outros compostos bioativos pode ser aproveitada para a entrega direcionada de agentes terapêuticos às células cancerígenas. Além disso, as gotículas lipídicas podem servir como alvos terapêuticos específicos, uma vez que a sua manipulação pode interferir com processos vitais para a sobrevivência e proliferação das células tumorais. Abordagens que visam modificar a composição, tamanho ou função das gotículas lipídicas têm o potencial de sensibilizar as células cancerígenas à terapia convencional, tornando-as mais suscetíveis à destruição pelos tratamentos tradicionais. Assim, o desenvolvimento de terapias que exploram as gotículas lipídicas abre novos horizontes na procura por tratamentos mais eficazes e menos tóxicos contra o cancro.
Nesta atividade iremos desenvolver gotículas lipídicas e avaliar o seu potencial quer como ferramentas para veiculação de fármacos como também para entender melhor a biologia do cancro.
Estágio Esgotado
ViMBiP - Viagem ao mundo da Medicina Bigenómica e de Precisão
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Este estágio inclui:
1) O contacto com tecnologias usadas em diagnóstico e investigação biomédica das citopatias mitocondriais (avarias na fábrica de energia), utilizadas habitualmente no Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT). Os estudantes terão, desta forma, a possibilidade de contactar com a realidade profissional de uma equipa multidisciplinar, cuja ação tem como objetivo a deteção de causas de doença e a investigação de mecanismos biomoleculares associados a alterações genéticas.
2) Participação no projeto a decorrer atualmente no LBioMiT, em parceria com a Universidade de Valladolid, Espanha (PI Zoraida Verde Rello). O projeto centra-se na sequenciação e análise de 2 genes: G6PD e H6PD, em doentes de SARS-CoV-2, a fim de identificar variantes genéticas, por análise de correlação genótipo-fenótipo, que possam influenciar o risco de infeção por SARS-CoV-2 e a sua evolução.
Estágio Esgotado
Cosméticos na gravidez: totalmente seguros para a saúde humana?
Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Localização: CASTELO BRANCO , COVILHÃ
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI/RISE-HEALTH) abre as portas a alunos do ensino secundário para virem conhecer o mundo da investigação.
Os estudantes irão explorar de que forma se estuda a exposição humana a disruptores endócrinos - compostos capazes de comprometer as ações hormonais e que contribuem para o aparecimento de novas patologias. Na verdade, a problemática atual da disrupção endócrina é particularmente importante em fases do desenvolvimento, como é o caso da gravidez, sendo as mulheres grávidas uma das populações que mais usa produtos de cosmética (que contêm na sua constituição disruptores endócrinos). Assim, e considerando esta problemática, este estágio tem como objetivo integrar os alunos no dia-a-dia dos investigadores do CICS-UBI/RISE-HEALTH, particularmente na investigação hormonal. O presente estágio permitirá mostrar-lhes o potencial de disrupção endócrina de um filtro UV, presente em mais de 90% dos produtos de cuidados pessoais que usamos diariamente. Os participantes irão contactar com diferentes estratégias biomédicas, para a análise do comprometimento da contractilidade de artérias humanas após exposição a disruptores endócrinos.
Com este estágio, pretende-se promover o conhecimento científico, mas também fomentar o gosto pela ciência e pela investigação, proporcionando aos alunos a oportunidade de terem um contacto direto e real com o ambiente científico.
Estágio Esgotado
Mercúrio no peixe e exposição humana
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Neste estágio vamos medir a contaminação por mercúrio em diferentes espécies de peixe que fazem parte da nossa dieta, e avaliar a exposição da população humana através da análise de mercúrio em amostras de cabelo. Os resultados obtidos serão depois cruzados com os dados obtidos em inquéritos de frequência alimentar para calcularmos o índice de risco toxicológico.
Estágio Esgotado