Sociologia
À descoberta de conexões digitais: o uso de dados de redes sociais na investigação científica
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O estágio “À descoberta de conexões digitais” é uma oportunidade empolgante para estudantes explorarem a análise de dados de redes sociais. Durante cinco dias intensivos, os participantes mergulharão no universo digital, aprendendo a recolher, analisar e interpretar informações provenientes de plataformas como Facebook e Instagram. Este estágio proporcionará aos estudantes uma visão aprofundada do mundo digital e a capacidade de explorar conexões ocultas nas redes sociais. As atividades a serem desenvolvidas ao longo da semana são: introdução à análise de redes sociais; recolha de dados; pré-processamento e limpeza de dados; visualização de redes a partir da criação de gráficos que revelam padrões de conexões entre os utilizadores e aplicações práticas, onde os estudantes poderão aplicar os conhecimentos em cenários reais, como deteção de influenciadores, análise de sentimentos de previsão de tendências. Participe desta atividade e descubra o poder dos dados digitais!
Estágio Esgotado
Arqueologia e conservação em campo e laboratório
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Estás pronto para mergulhar de cabeça no fascinante mundo da arqueologia e trabalhar de mãos dadas com o passado? Se tens vontade de aprender, descobrir e até restaurar peças valiosas, este estágio é para ti. Prepara-te para trabalhar em laboratório, onde vais pôr as mãos na massa em cerâmica, fazer restauro de peças e capturar imagens únicas de vestígios arqueológicos.
O projeto MEDICE, do LABACPS-IPT, é uma experiência internacional que te levará a explorar uma zona ocupada durante o Neolítico, onde os nossos antepassados celebravam cultos e rituais dedicados às divindades ou festividades. Aqui, os vestígios revelam a importância das crenças e práticas espirituais dessa época, e tu serás parte da equipa que vai ajudar a entender esses momentos através do estudo e preservação dos objetos.
Ao longo de uma semana, terás a oportunidade de trabalhar em campo e em laboratório, realizando escavações em locais de grande relevância arqueológica. No laboratório, o foco será na análise e restauro de peças cerâmicas, além de documentar todo o processo através da fotografia arqueológica, garantindo que os detalhes dos achados sejam preservados para futuras investigações. Vais também aprender as técnicas de conservação e restauro, essenciais para o estudo de artefactos e para a preservação do património histórico.
A tua rotina será intensa, com trabalho no campo pela manhã e no laboratório à tarde. Será uma experiência prática, onde vais vivenciar o trabalho de um arqueólogo, combinando escavações no terreno com a precisão dos processos laboratoriais. Além disso, estarás rodeado por uma equipa de investigadores nacionais e internacionais, com quem vais trocar conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Se és apaixonado pelo passado, tens interesse em aprender mais sobre técnicas de restauro e conservação e estás disposto a pôr a mão na massa, esta é a oportunidade que procuravas.
Vem fazer parte desta jornada e ajuda-nos a descobrir, preservar e compreender o nosso passado!
Estágio Esgotado
Holy Bodies - As relíquias vistas pelos cientistas
Instituição: Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (HERCULES), Universidade de Évora
Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Em 1578 ocorreu um acontecimento ímpar em Itália que teve repercussão na história religiosa e no culto na Europa e no continente americano nos 300 anos que se seguiram: foi redescoberta a entrada de uma das Catacumbas de Roma. A possibilidade de acesso aos ossos dos mártires, que morreram às mãos do Império Romano nos primeiros séculos da nossa Era, foi utilizada de modo profundamente criativo, quer do ponto de vista estético como religioso, para fomentar a devoção das relíquias e a relação com o divino através daqueles que morreram de forma dramática pela sua fé.
O Património Cultural é atualmente considerado um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável das regiões e uma área de estudo interdisciplinar ímpar que permite conciliar as ciências exatas e naturais com as ciências sociais e humanas.
Neste estágio participa uma equipa interdisciplinar que inclui investigadores das áreas da História, História da Arte, Antropologia Forense, Química e Digitalização 3D em conjunto com realidade virtual. Vamos olhar para as relíquias e desconstruí-las de diferentes perspetivas, utilizando as ferramentas das diferentes ciências. E o que acontece quando se estuda o Património com as ferramentas das Ciências? A essa questão responde diariamente o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora (http://www.hercules.uevora.pt/). Aqui temos o Património sob investigação como se faz no CSI! Além disso, na interação entre a vertente educacional e de investigação, o HERCULES recebe alunos que desejam iniciar trabalhos de investigação científica, permitindo o envolvimento direto desses alunos com a investigação desenvolvida no Laboratório numa abordagem e espírito de equipa, colaboração e interdisciplinaridade que caracterizam as atividades do HERCULES. Participam ainda neste estágio o CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades e o ARTÉRIA Lab da Universidade de Évora, e a Universidade Aberta.
Este estágio engloba várias ações concertadas que permitirão aos alunos integrar uma equipa de investigação e trabalhos em curso, utilizando equipamentos de ponta para responder às questões levantadas por historiadores, historiadores da arte, conservadores e museólogos. Teremos visitas de estudo à Biblioteca Pública de Évora e aos locais em Lisboa onde se encontram alguns destes Holy Bodies - Corpi Santi com contextualização pela história da arte, uma atividade de paleografia que versa sobre técnicas para ler escrita antiga, muitas atividades em laboratório de caracterização analítica e atividades de digitalização 3D.
Mas para saber mais e, sobretudo, fazer…. Vem passar uns dias connosco à Universidade de Évora!
Estágio Esgotado
Sustentabilidade e pesca artesanal - navegando com a arte xávega na Costa da Caparica
Instituição: MARE-NOVA
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 10º, 11º
Data: de 14-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Embarca numa aventura científica única na deslumbrante Costa da Caparica! Este estágio de verão oferece-te a oportunidade de mergulhar no mundo da investigação da literacia oceânica, participando ativamente numa investigação sobre a pesca artesanal. Esta investigação está a ser desenvolvida numa das artes de pesca local - a arte xávega, hoje reconhecida como património cultural imaterial de Portugal.
Se tens paixão pela vida marinha, aprecias atividades colaborativas e gostas do mar e de estar na praia, este estágio é para ti! Irás desenvolver habilidades científicas valiosas, participar em trabalhos de campo emocionantes e interagir com a comunidade piscatória local, testemunhando o maravilhoso processo de pesca com arte xávega. Prepara-te para uma experiência inesquecível, onde diferentes tipos de conhecimento interagem e o teu amor pela vida do oceano ganha vida!
Estágio Esgotado
As ciências sociais em ação
Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Queres compreender melhor o mundo que te rodeia? Tens curiosidade em saber como os cientistas sociais estudam problemas como as alterações climáticas, as desigualdades ou o impacto do desenvolvimento tecnológico na sociedade? Então, este estágio de verão é para ti!
Durante uma semana, vamos levar-te numa viagem pelo mundo das ciências sociais, onde irás explorar temas fundamentais da atualidade e descobrir como os investigadores trabalham para responder às grandes questões do nosso tempo. Juntamente com investigadores e doutorandos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, terás a oportunidade de participar em atividades dinâmicas e interativas que vão muito para além da sala de aula.
Ao longo desta experiência, vais poder debater temas como sustentabilidade, mobilidades múltiplas, exclusão social e reconfigurações identitárias, entre muitos outros. Estarão as democracias em risco? Que desafios colocam as novas tecnologias às relações sociais? De que forma podemos construir sociedades mais justas e inclusivas? Estas são apenas algumas das perguntas que irão guiar as nossas discussões.
Este é um estágio que vai além da teoria! Vais participar em workshops e seminários práticos, onde poderás experimentar o trabalho de um cientista social. Irás aprender a interpretar dados, analisar comportamentos sociais e compreender como se constrói conhecimento científico sobre a sociedade. E, claro, irás trabalhar em equipa e trocar ideias com outros estudantes que, como tu, querem entender melhor o mundo e fazer a diferença.
Se estás no 9.º, 10.º, 11.º ou 12.º ano e tens vontade de explorar as ciências sociais de uma forma inovadora e participativa, este estágio é a oportunidade perfeita. Junta-te a nós nesta experiência única e descobre como as ciências sociais estão em ação para responder aos desafios do presente e do futuro!
Estágio Esgotado
A dinâmica dos agentes económicos na rota da riqueza
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio destina-se a estudantes do 12º ano, proporcionando uma imersão no mundo fascinante da economia e das finanças. Durante este programa, os participantes serão expostos a uma série de workshops cuidadosamente elaborados, abrangendo tópicos desde gestão financeira pessoal até ao papel crucial da inovação e sustentabilidade na criação da riqueza. Com uma abordagem prática e interativa, este estágio visa preparar os participantes para compreenderem e navegarem de forma eficaz num ambiente económico em constante evolução.
Objetivos Específicos:
Famílias 3h | Consumo e poupança: gestão financeira pessoal
Este workshop proporcionará uma compreensão fundamental sobre as dinâmicas do consumo e da poupança, destacando a importância da gestão financeira pessoal na construção de uma base sólida para a estabilidade económica futura. Os objetivos incluem capacitar os participantes no desenvolvimento de competências práticas de orçamentação, poupança e tomada de decisões financeiras individuais.
Empresas 3h | O papel da inovação e sustentabilidade na criação da riqueza
Neste workshop, os participantes explorarão como a inovação e a sustentabilidade são impulsionadoras essenciais da criação de riqueza a longo prazo. Os objetivos incluem analisar casos de estudo de empresas que adotaram práticas inovadoras e sustentáveis com sucesso, e incentivar os participantes a pensarem de forma criativa para a criação de valor nas empresas.
Empresas 3h | Criação de riqueza através do Valor Acrescentado Bruto e das exportações
Este workshop abordará o conceito de Valor Acrescentado Bruto (VAB) e o seu papel na geração de riqueza económica, bem como a importância das exportações no crescimento económico de um país. Os objetivos incluem analisar a cadeia de valor de produtos e serviços, entender como o VAB é calculado e explorar o papel das exportações como fator impulsionador do crescimento económico.
Resto do Mundo 3h | Contextualização do ambiente de internacionalização: processos de internacionalização
Os participantes serão introduzidos no ambiente global de negócios e nos processos de internacionalização das empresas. Os objetivos incluem identificar os desafios e oportunidades associados à internacionalização, realizar análise contextual de um processo de internacionalização e compreender as diferentes estratégias de entrada nos mercados internacionais.
Estado 3h | O papel dos impostos na redistribuição da riqueza
Neste workshop final, os participantes irão explorar o papel dos impostos na redistribuição da riqueza e na promoção da equidade. Os objetivos incluem analisar os princípios de um sistema fiscal justo e eficiente e compreender como os impostos são utilizados para financiar os serviços públicos e a economia social.
Este estágio oferece uma oportunidade única para os participantes explorarem e compreenderem os princípios fundamentais da economia e das finanças, que regem a dinâmica dos agentes económicos.
Estágio Esgotado
Alerta sono: ferramentas digitais de comunicação
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O sono é uma função natural e imprescindível para um saudável desenvolvimento físico, mental e intelectual do ser humano. A quantidade de horas de sono necessárias que contribuem para um estilo de vida saudável varia com a faixa etária.
No caso dos adolescentes, a prevalência de um sono insuficiente pode ter um impacto extremamente negativo nos resultados escolares, no desempenho atlético e no bem-estar físico e mental.
Para os jovens atuais, cujo dia a dia está profundamente ligado às redes sociais e à tecnologia em geral, a preocupação com o sono não faz parte das suas prioridades principais, levando a que um número cada vez mais crescente de adolescentes e jovens adultos estejam privados de um sono reparador, durante demasiado tempo das suas vidas.
Neste estágio queremos pensar em estratégias inovadoras e construir ferramentas mais eficazes para comunicar a importância do sono, como parte integrante de um estilo de vida saudável, de modo a alterar os hábitos de sono nos jovens a inverter a atual situação.
Redes sociais – como influencers e likes moldam as nossas ideias
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já paraste para pensar como as redes sociais influenciam a maneira como vemos o mundo e a nós mesmos?
Neste estágio, vamos explorar o poder dos influencers, dos likes e dos comentários das redes sociais, como o Tiktok e Instagram, na formação das nossas ideias sobre a igualdade de género. Será que rapazes e raparigas são vistos da mesma forma na linguagem das redes sociais? Será que as publicações que vemos todos os dias reforçam estereótipos e preconceitos ou podem ajudar a promover a igualdade?
Vais analisar perfis de influencers, criar campanhas para redes sociais, debater temas polémicos e descobrir como podes ser um agente de mudança no mundo digital. Vamos desconstruir estereótipos, criar conteúdos inclusivos e refletir sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas.
Se gostas de redes sociais e queres aprender a usá-las de forma mais consciente e crítica, este estágio é para ti! Junta-te a nós e descobre como podes contribuir para uma internet mais justa e igualitária.
Regressa ao passado numa aventura em gruta
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Estás pronto para entrar no mundo da arqueologia, sentir a terra nas mãos e desvendar segredos que remontam a mais de 5000 anos? Se tens vontade de aprender e não tens medo do escuro e de encarar desafios (nem de pegar nas ferramentas, claro!), então este é o estágio perfeito para ti.
O projeto MEDICE, do LABACPS-IPT, é uma expedição internacional que te levará ao coração da pré-história, onde os nossos antepassados começaram a domesticar animais, cultivar e até construir os primeiros monumentos de pedra. O cenário? Uma caverna cheia de vestígios humanos e mistérios para desvendar. Aqui, vais trabalhar com esqueletos, crânios e mandíbulas, testemunhas silenciosas de um passado distante. E sim, vamos escavar um cemitério!
Ao longo de uma semana, vais aprender o que é ser arqueólogo, enquanto exploras sítios pré-históricos e contribuis para a descoberta de dados importantes sobre a nossa história. O trabalho será intenso, de manhã à noite, no campo e no laboratório, com o objetivo de te mostrar todo o processo arqueológico e antropológico. Vais integrar uma equipa internacional, com investigadores e alunos do ensino superior, enquanto partilhas experiências com outros estagiários do Ciência Viva no Laboratório.
Lembra-te, a aventura exige dedicação: prepara-te para escavar, levantar dados e descobrir vestígios que, muitas vezes, estão enterrados há milénios. Não basta apenas vontade, também é preciso coragem e foco. Traz o teu espírito de aventura (com um toque de Indiana Jones e Lara Croft) e a tua motivação à la Nathan Drake para não desistir diante de um desafio.
O alojamento será em camaratas, por isso, não te esqueças de trazer o teu saco-cama, resguardo, chapéu, protetor solar e, claro, a tua energia!
Se tens paixão pelo passado e pela ciência, não percas a oportunidade de fazer parte desta jornada única. A aventura começa no momento em que chegares ao centro.
Vamos escavar o passado juntos? Esperamos por ti com as ferramentas na mão e a curiosidade afiada!
Estágio Esgotado
Já te imaginaste a escavar um cemitério pré-histórico?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Este é um projeto de arqueologia internacional. Ao longo de uma semana poderás experimentar o que faz um arqueólogo e como é viver como um Indiana Jones.
O projeto do LABACPS-IPT, MEDICE, é um projeto internacional que através da arqueologia e ciências interdisciplinares procura compreender o passado humano. Uma grande equipa de investigadores vão-se juntar para estudar a região centro do território português. O período cronológico será durante a pré-história recente, isto é, quando o Homem começou a aprender a domesticar os animais e a cultivar. Pela primeira vez começam a construir monumentos em pedra para enterrar os seus mortos e a produzir cerâmica.
Vem escavar um cemitério: crânios, mandíbulas e esqueletos não vão faltar. Serão realizados trabalhos em antigos monumentos pré-históricos repletos de mistério, desafios e tudo o que possas imaginar. Vamos escavar e levantar estes esqueletos que foram depositados, nestes locais, há mais de 5000 anos. Se tens o espírito de um Jumanji e gostas do passado, este é um estágio que irás adorar. Durante uma semana, vais conviver dia e noite com malta que gosta de aventura e não tem medo de esqueletos humanos. Como nos restantes estágios do IPT, este é um trabalho de manhã à noite, de campo ao laboratório. Irás aprender sobre todo o processo que envolve a arqueologia e a antropologia física. Durante o período do projeto serão realizados trabalhos em diferentes sítios, recolhendo-se todos no mesmo local ao final da tarde. Para além de outros estagiários do Ciência Viva no Laboratório, integrados noutras equipas, irás contactar com investigadores nacionais e internacionais, bem como alunos do ensino superior. Ao todo prevemos ter 2 equipas a desenvolver trabalhos em diferentes locais.
Traz o teu chapéu que nem o Indiana Jones, o protetor solar e agilidade da Lara Croft e a vontade do Nathan Drake para não desistir de encontrar a nossa origem. Agarra-te à máquina do tempo, porque a aventura começa na hora em que chegares ao centro. Tem em atenção a todos os dados que são colocados nas informações, não te esqueças de nada. E esperamos que venhas com muita vontade de colherim numa mão e pico na outra, desvendar o passado.
Estágio Esgotado
Inclusão e diversidade: desafios e oportunidades para um mundo mais equitativo
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Lembras-te daquele slogan "Todos Iguais, Todos Diferentes"? Gostarias de aprender mais sobre aquilo em que somos iguais e aquilo em que somos diferentes? E de que forma todos podemos ter um lugar na sociedade em que vivemos?
Cada indivíduo é único na sua identidade, na sua cultura e nas experiências de vida. Mas também nas suas competências, capacidades, ou nas suas limitações. Todos temos competências e todos temos limitações que se expressam e condicionam com maior ou menor expressão as nossas vidas. As pessoas com necessidades especiais não se resumem a estas necessidades. São pessoas que têm também muitas e variadas competências, mas que nos habituámos a ver como diferentes, por não se encaixarem num padrão a que estamos habituados.
Neste estágio, aprenderás mais sobre as diferenças que nos caracterizam, como se expressam, e sobre como, numa sociedade que se quer cada vez mais inclusiva, podemos incluir todos independentemente das suas caraterísticas, necessidades, limitações e competências. Nesta sociedade que queremos mais inclusiva, é urgente não só o conhecimento, mas também o respeito e a aceitação do outro, da diversidade, bem como a reflexão em torno dos desafios que ela nos coloca e das oportunidades que não podemos deixar fugir.
Estágio Esgotado
Como evoluímos e passamos de uma comunidade de agricultores para uma mais civilizacional?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 20-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Estás pronto para fazer uma verdadeira viagem no tempo? Se tens curiosidade sobre o passado remoto e a vontade de aprender tudo sobre a arqueologia, temos a oportunidade perfeita para ti! O projeto MEDICE trata de uma investigação que vai desde a Pré-História à Época Romana e oferece estágios voluntários que te permitirão explorar e estudar vestígios de diversas épocas, desde os primeiros habitantes do nosso território até à grandiosa civilização romana.
Ao longo deste estágio, vais ter a oportunidade de trabalhar em escavações arqueológicas em diferentes locais, cada um com a sua própria história. Desde os vestígios da Pré-História, onde os nossos primeiros antepassados se reunião para olhar o céu e fazerem as suas devoções, até aos locais onde eles habitaram, com os seus monumentos e artefactos. Desde grutas, a antas, a antigas cidades, tudo está preparado para te receber e te ajudar a entender os teus ancestrais.
No campo, vais lidar com uma variedade de materiais e contextos, aprendendo as técnicas de escavação e análise de artefactos, por isso, traz muita vontade para trabalhar e descobrir o passado. De humanos, a animais e utensílios, podes esperar que de tudo um pouco possa aparecer (cerâmicas, artefactos em pedra, moedas e até elementos de construção romana), o teu trabalho será fundamental para desvendar a vida das populações que ocuparam estas terras ao longo de milénios.
No laboratório, vais complementar o teu trabalho de campo com a limpeza, conservação e análise dos achados. Quer em campo quer em laboratório, serás guiado por arqueólogos experientes, que te ensinarão a catalogar e documentar os vestígios encontrados, utilizando as mais recentes técnicas de interpretação e conservação e restauro para garantir a preservação da nossa história.
Irás trabalhar com uma equipa diversificada de investigadores, estudantes e outros estagiários, criando uma oportunidade única de partilhar conhecimentos e aprender num ambiente colaborativo. A experiência será prática, imersiva e desafiadora, com a hipótese de ver o impacto do teu trabalho diretamente na compreensão do passado.
Se tens paixão pela história, pelo estudo de civilizações antigas e pela preservação do património, este é o estágio que te permitirá não só aprender, mas também contribuir para importantes descobertas arqueológicas.
Estágio Esgotado