Ciencia Viva | Investimento RE-C06-i04
Impulso Jovens CTEAM
Objetivos
-
Aumentar as taxas de inscrição em cursos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (CTEAM), em especial cursos de tecnologias da informação;
-
Dotar as escolas de ensino não superior de instalações adequadas para o ensino das ciências, com vista a aumentar o interesse por esta área.
Para operacionalizar o primeiro objetivo deste investimento as Instituições de Ensino Superior executarão programas em parceria com empregadores públicos e/ou privados e outras partes interessadas, incluindo escolas secundárias.
Podem assumir a forma de escolas/programas/alianças, em termos de programas colaborativos conjuntos envolvendo atividades e iniciativas educativas e de investigação e inovação, destinados a melhorar o ensino superior inicial e a aumentar o número de diplomados em domínios CTEAM, oferecendo cursos de licenciatura e outros cursos superiores iniciais, por exemplo, cursos superiores técnicos profissionais no caso dos politécnicos.
Os programas deverão abranger a modernização e ampliação de instalações para acolher o aumento do número de estudantes, incentivos aos estudantes e outras despesas das instituições de ensino superior associadas aos cursos.
No que se refere a escolas de ensino não superior, os investimentos a realizar deverão igualmente melhorar as competências nas áreas CTEAM através do alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva nas Escolas , dos ensinos básico ao secundário, focando-se principalmente nas áreas CTEAM, conteúdos digitais e materiais educativos ; promover parcerias entre as escolas e a sociedade civil, bem como entre as universidades e os centros de investigação, e organizar seminários e workshops.
Resultados
Apoiar a criação de 650 novos Clubes Ciência Viva na Escola que visam divulgar valores científicos na rede de escolas secundárias.
Aumentar para 10.000 o número de diplomados adicionais no ensino superior em comparação com 2020, nos domínios CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), onde se incluem os diplomados do ensino superior de programas de primeiro ciclo e de programas de curta duração, até 2 anos.
Investimento
Nome: Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Número de Identificação Fiscal: 504 300 156
Código de Atividade Económica: 91 020
Financiamento: 9,39M
Total de Projetos Aprovados: 691