Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Responsável: João Guilherme Costa
Nº de vagas: 2
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Ciências da Saúde
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Se és curioso e queres aprender alguns dos mistérios na descoberta de novos fármacos, veste a bata e junta-te à nossa equipa!
Os medicamentos são muito mais do que simples comprimidos, cremes ou xaropes. São preparações farmacêuticas complexas que contêm um fármaco (uma molécula com atividade biológica) e excipientes, substâncias essenciais para a sua preparação, forma e eficácia.
Mas como saber se todas essas moléculas ou substâncias são seguras para a nossa saúde?
Em oito dias, embarcarás numa jornada fascinante onde poderás descobrir:
a) A origem dos fármacos, deste fontes naturais às sintéticas. Já imaginaste como pequenos animais, plantas ou minerais podem ser fonte natural de tratamentos? Tens ideia, como se podem misturar vários compostos num laboratório e criar uma nova super molécula?
b) Como testar e caracterizar a eficácia e a toxicidade de fármacos. Como saberemos se uma substância pode ter um efeito positivo na nossa saúde? E como saber se pode causar danos no nosso material genético?
c) Diferentes ensaios de genotoxicidade. Terás a oportunidade de observar lâminas ao microscópio de células com alterações no material genético. Já imaginaste o aspeto de cromossomas anormais? O que essas imagens podem revelar sobre a segurança de novos fármacos?
d) Como realizar o Teste de Ames. O que será este teste? Que informação nos dão as bactérias sobre a potencial mutagenicidade de uma substância?
Junta-te à nossa equipa, e aprenderás sobre a investigação de novos medicamentos e sobre a importância da sua segurança!
Observações: O estágio decorrerá todos os dias das 9h às 17h.
No campus da Universidade Lusófona, os participantes terão acesso a restaurantes e a espaços amplos com disponibilização de micro-ondas onde poderão fazer as suas refeições.
Para a realização de atividades experimentais, os alunos devem trazer bata para o estágio.
Este estágio será orientado por uma equipa multidisciplinar de investigadores do CBIOS, nomeadamente: Ana Sofia Fernandes, Bernardo Palma e João Guilherme Costa.
Mais informações sobre o CBIOS: http://cbios.ulusofona.pt/
Alojamento: Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Almoços: Este estágio não disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Entrada principal da Universidade Lusófona (Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa)
Hora: 09:30
Estágio Esgotado
Sabe mais sobre a instituição aqui