Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Responsável: Adelaide Fernandes
Nº de vagas: 2
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Biologia, Ciências da Saúde, Química
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Sabias que para a correta passagem da informação de um neurónio para o outro é preciso que os seus axónios estejam envolvidos por uma bainha de mielina? Esta membrana lipídica permite que os neurónios comuniquem de forma mais rápida e eficaz. Quando a mielina é danificada, o que acontece em diferentes doenças como na doença esclerose múltipla, ocorre a manifestação de sintomas diversos, desde a perda de sensibilidade, de movimento, de visão ou de audição. Este estágio dá a conhecer a relevância da mielina na formação e função do sistema nervoso, bem como as células envolvidas na sua destruição e regeneração aquando de uma doença neurodegenerativa, usando novos modelos de investigação.
O estágio iniciar-se-á com uma apresentação da nossa Faculdade de Farmácia e do nosso Instituto de Investigação do Medicamento, e irá finalizar-se com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.
De seguida, os alunos irão contactar de perto com modelos onde podemos estudar a mielina e a sua relação com as células do cérebro, bem como perceber o papel da inflamação para a destruição e regeneração da mielina em doenças neurodegenerativas. Irão ter a oportunidade de visualizar as diferentes células quer de uma forma mais simplificada numa caixa de cultura, quer de forma mais complexa em tecido cerebral de amostras decorrentes dos nossos projetos de investigação. Perceber como o microambiente local é fundamental não só para o dano da mielina, mas também para a limpeza dos seus detritos e consequente recuperação de nova mielina.
No final os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade de Farmácia.
A participação neste estágio contribuirá decerto para um enriquecimento do seu conhecimento na área das neurociências, bem como do seu percurso formativo, permitindo um contacto mais próximo com diferentes domínios que constituem as ciências farmacêuticas e o medicamento.
Observações: Trazer bata
Alojamento: Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Almoços: Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
Hora: 09:00
Estágio Esgotado
Sabe mais sobre a instituição aqui