O Universo e o sistema solar são os temas centrais deste parque temático dedicado à astronomia, onde regularmente se espreita o céu em sessões nocturnas. O centro inclui ainda outras áreas científicas, que envolvem observações de acontecimentos quotidianos.

Aqui viaja-se no tempo até à época em que a mina do Lousal se encontrava activa, onde minérios formados há milhões de anos foram explorados por milhares de mineiros. Hoje, nesta mina explora-se ciência e extrai-se conhecimento.

A história do Universo, os sistemas solares agora conhecidos pelo Homem, os super-telescópios usados na investigação científica ou o conhecimento do céu nocturno através das constelações. É a astronomia em todas as suas vertentes que está em exibição neste Planetário.

Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho

O Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho é um Centro Ciência que funciona na Universidade de Coimbra (no edifício do Departamento de Física) com características de centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica. inclui a actual Biblioteca Rómulo de Carvalho, do Departamento de Física daquela Universidade, com uma forte componente multimédia em todas as áreas da ciência, e o portal na Internet “Mocho”, actualmente gerido pelo Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra.

Centro Ciência Viva de Lagos

Foi daqui que partiram os exploradores para África e foi aqui que se aperfeiçoaram técnicas de construção naval e de orientação. Os instrumentos de orientação e navegação, a vida a bordo de um navio e a comunicação à distância são por isso os temas principais deste centro.

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Espreitar a vida de morcegos em tempo real, viajar num simulador ao longo de 175 milhões de anos, descer às profundezas da Nascente do Alviela e compreender numa simulação tridimensional como funciona um dos maiores reservatórios de água do nosso país são algumas das propostas deste centro.

Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova

Num dos munícipios portugueses que mais CO2 fixa, o tema principal deste centro só podia ser a floresta. Aqui descobre-se como a floresta desempenha um papel vital na manutenção do equilíbio ecológico, os perigos que a ameaçam e como reduzi-los ou mesmo eliminá-los.

2>>           3>>