FoodSHIFT Pathways: Pathways to food systems transition
Erasmus+ | 2022 - 2025
Este projeto europeu tem como objetivo principal promover uma mudança sustentável dos sistemas alimentares, através de alterações comportamentais relativas às preferências individuais, hábitos de consumo e estilos de vida.
FoodSHIFT Pathways irá criar um conjunto de práticas enriquecidas com recursos digitais, que serão pontos de referência para currículos escolares que respondam melhor aos desafios ambientais correntes. Assim, as escolas são transformadas em agentes de mudança na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis, tornando-se centros de inovação para as suas comunidades locais.
Plataforma europeia do projeto
ECO2 -SCHOOLS as New European Bauhaus (NEB) Labs
Erasmus+ | 2022 - 2025
O projeto NEB-LAB envolve cinco projetos de eco-renovação de edifícios educativos, um deles o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Com base no conceito de Open Schooling, os locais-piloto selecionados desenvolverão planos de ação climáticos para serem transformados em centros de inovação nas suas comunidades, promovendo atividades de sensibilização para facilitar a inovação social, promover a educação e a sustentabilidade ambiental. O processo será orientado e apoiado pela Câmara de Qualidade do NEB-LAB, uma parceria inovadora que reúne expertise única (incluindo arquitetos e paisagistas, especialistas em tecnologia, órgãos financeiros e partes interessadas locais). O projeto envolverá organizações educacionais (escolas, universidades, centros de ciência) que podem atuar como impulsionadores do desenvolvimento de “laboratórios vivos” verdes. No final, fornecerá um roteiro para edifícios educacionais com energia zero e "energeticamente positivos", permitindo liderar o caminho para uma mudança fundamental de edifícios como consumidores de energia para edifícios produtores de energia.
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BlueLightS
2024 - 2027
O projeto BlueLightS é um projeto europeu que pretende reforçar as aptidões e competências das crianças e jovens europeus para que possam contribuir para uma resiliência e sustentabilidade “azuis” (rios e mares).
Este projeto é um projeto do Horizonte Europa que reúne 16 parceiros, incluindo a Ciência Viva, e que contribui para a missão da UE “Restaurar os nossos oceanos e águas até 2030”.
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AirBus Foundation
2024 - 2025
Projeto de inclusão social pela ciência desenvolvido pela Ciência Viva, em parceria com a AirBus Foundation, dirigido a crianças e jovens de bairros em contextos socioeconómicos desafiantes.
Durante o projeto são promovidas iniciativas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura científica e tecnológica, nomeadamente às áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
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H2tALENT
Clean Hydrogen Joint Undertaking - European Union
O projeto europeu H2tALENT visa estabelecer um "vale do hidrogénio" emblemático no Alentejo, e assim contribuir significativamente para a estratégia nacional de transição energética de Portugal. A iniciativa centra-se na promoção da produção e utilização de hidrogénio verde na indústria, mobilidade e edifícios. O projeto contempla a implantação de infraestruturas para produzir hidrogénio verde; o desenvolvimento de aplicações em transportes públicos, indústria e edifícios municipais; e a utilização de geminação digital para otimizar a integração do sistema energético. O H2tALENT é um consórcio com 29 parceiros de seis países, cobrindo toda a cadeia de valor do hidrogénio.
O papel da Ciência Viva no H2tALENT centra-se no envolvimento do público na ciência e inovações tecnológicas do hidrogénio verde. A Ciência Viva disponibilizará formação, ferramentas e serviços para escolas para apoiar metodologias de ensino práticas neste âmbito. Dinamizará também parcerias com comunidades científicas e tecnológicas locais e regionais para promover experiências de aprendizagem diversificadas em contextos formais e não formais. Entre medidas específicas contam-se campanhas de divulgação e envolvimento de várias partes interessadas centradas no ecossistema local de investigação e inovação; e a realização de um estudo de conceito e viabilidade para a criação de um centro de ciência dedicado ao hidrogénio verde.
Página nacional
COSMOS - Creating Organisational Structures for Meaningful science education through Open Schooling for all
Horizonte 2020 | 2022-2024
A criação de experiências de educação científica transcende o interior da sala de aula e da escola. Este projeto vai permitir a criação de novas parcerias nas comunidades que podem promover a educação científica para todos os cidadãos. O objetivo é proporcionar uma aproximação entre escolas e comunidades. Especificamente, o consórcio COSMOS (11 parceiros, 7 países) apoiará a criação de Comunidades de Prática (CoP) compostas por educadores, empresas, famílias e outras partes interessadas. Também vai fortalecer, ou criar, novas estruturas organizacionais existentes nas escolas, garantindo o envolvimento de toda a sociedade, e proporcionando o interesse dos alunos em ciências e carreiras científicas. O projeto será implementado numa colaboração estreita com professores de ciências, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e capacitação.
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Critical ChangeLab
Horizonte Europa
O Critical ChangeLab é um projeto europeu que pretende capacitar os jovens a pensar sobre a sua relação com a democracia no dia a dia. O projeto segue um modelo pedagógico que recorre a abordagens participativas, criativas e críticas.
Através deste projeto, os jovens vão poder refletir sobre a forma como se relacionam com os outros, com a sociedade e com a tecnologia, para desta forma poderem atuar em consciência.
Site oficial do projeto
SALL - Schools as Living Labs
Horizonte 2020 | 2020-2023
Projeto europeu que tem como principal objetivo promover uma cultura de escola aberta à comunidade, em que a metodologia living labé usada como uma ferramenta para o desenvolvimento de atividades sobre os sistemas alimentares, em articulação com a investigação e inovação ligadas à iniciativa FOOD 2030 da Comissão Europeia.
Os parceiros do projeto SALL unem esforços para oferecer novo conhecimento sobre como a Europa pode promover a educação científica de acordo com as necessidades e desafios atuais, ajudando as escolas a estabelecer parcerias com as comunidades locais e todas as partes interessadas. Com este projeto, as escolas tornam-se agentes do bem estar comunitário através do seu envolvimento em projetos de cocriação que ligam a comunidade educativa a desafios e problemas do dia a dia.
Escolas portuguesas no projeto SALL
Plastic Pirates - Go Europe!
2022-2024
Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto europeu de ciência cidadã que promove o conhecimento sobre a distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa.
Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021 e, atualmente, integra já 10 estados membros da UE.
Em Portugal, a Ciência Viva é responsável pela coordenação nacional da campanha, promovendo a ligação entre os grupos de estudantes e jovens participantes e as instituições académicas envolvidas.
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EU4Ocean
Contrato CINEA
A Coligação Europeia do Oceano (EU4Ocean), coordenada pela ACTeon (França) congrega diversas organizações, projetos e pessoas que contribuem para a literacia do oceano e para a sua gestão sustentável. Apoiada pela Comissão Europeia, sob contrato CINEA visa unir as vozes dos europeus para tornar o oceano uma prioridade de todos. Financiado pela Comissão Europeia e implementado por um consórcio de 9 parceiros em toda a Europa, no qual se inclui a Ciência Viva. O projeto junta escolas em toda a UE e alguns países associados.
A EU4Ocean é constituída por três componentes: uma Plataforma para organizações e indivíduos envolvidos em iniciativas de literacia do oceano, um Fórum Europeu da Juventude para o Oceano e uma Rede de Escolas Azuis Europeias.
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Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência
FCT | 2020-2021
Reconhecendo o potencial das Olimpíadas para divulgar a ciência, motivar alunos para as áreas científicas, estimular novas aprendizagens, ajudar a aplicar novas metodologias em contexto escolar e identificar problemas na Educação em Ciências, este projeto desenvolve um estudo piloto com o objetivo de implementar, pela 1ª vez em Portugal as “I Mini-Olimpíadas Experimentais de Ciência’’ no âmbito da disciplina de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
A amostra do estudo é constituída pelos diretores, professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, dos(as) Agrupamentos/Colégios/Escolas do distrito de Viseu. Este projecto foi aprovado no contexto dos projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica do Instituto Politécnico de Viseu [PROJ/IPV/ ID&I/023], e está a ser desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu em colaboração com a Ciência Viva, as Sociedades Portuguesas de Física e Química, a Sociedade Geológica de Portugal, a Ordem dos Biólogos, a Association of Polar Early Career Scientists e a International Association for Geoethics.
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Plastic Pirates - Go Europe!
2020-2021
Plastic Pirates – Go Europe! é um projecto de ciência cidadã que promove o conhecimento da distribuição e abundância de lixo plástico em ecossistemas de água doce na Europa. Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão em 2016, evolui agora para uma campanha conjunta pelas três presidências da UE para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021, Alemanha, Portugal e Eslovénia. Tendo como público alvo jovens entre os 10 e os 16 anos, este é simultaneamente um projecto de investigação e de educação.
Ao mesmo tempo que são sensibilizados para a problemática da poluição, os jovens contribuem de forma activa para a investigação científica nos três países, através da participação em campanhas de amostragem com a componente de identificação e categorização dos resíduos encontrados. A Ciência Viva é responsável em Portugal por coordenar o trabalho com as escolas, fazendo a ligação entre estas e as instituições académicas envolvidas: CIIMAR/Universidade do Porto, MARE-UNLisboa, MARE-UCoimbra e CCMar – Centro de Ciências do Mar/Universidade do Algarve.
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ESERO PT4
Agência Espacial Europeia | 2019 - 2021
O ESERO, ou European Space Education Resource Office, é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática, como forma de promover o interesse dos alunos nestas disciplinas nos níveis básico e secundário e incentivar carreiras científicas e de engenharia. Em Portugal, a parceria foi estabelecida com a Ciência Viva, com sede no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa.
O ESERO Portugal iniciou as suas actividades no final de 2013 e, neste momento, é um dos pontos de referência para os professores portugueses do ensino básico e secundário, facilitando a abordagem de temas do Espaço na sala de aula, através da disponibilização de recursos educativos, oficinas e cursos de formação, concursos para escolas e outras oportunidades educativas.
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Science Education for all: an active citizenship for social progress
2019-2022
Com o projeto Science Education for All, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva pretende atuar sobre áreas-chave, tais como a promoção da educação e cultura científicas, no desenvolvimento de espaços públicos do conhecimento e na realização de projetos e iniciativas de Ciência e Sociedade como estímulo ao envolvimento e participação ativa dos cidadãos no debate público em Ciência e Tecnologia.
Nesse sentido, o plano de formação do projeto contempla, por um lado, atividades de mobilidade e cooperação em períodos de observação (job-shadowing) em instituições europeias – com objetivos muito idênticos aos da Ciência Viva e que se foram destacando em algumas áreas relevantes para a missão do Pavilhão do Conhecimento – e, por outro lado, na participação em cursos e conferências estruturadas de elevado rigor e qualidade. O principal impacto previsto para este projeto pressupõe a capacitação do Pavilhão do Conhecimento enquanto instituição inclusiva, promotora da literacia científica e dotada de uma equipa polivalente que reúna competências nas áreas da inclusão, combate ao abandono escolar e promoção da educação e cultura científicas. A nível local e regional, ambiciona-se que o projeto contribua para estimular a curiosidade, criatividade, pensamento crítico e envolvimento dos cidadãos e preconiza-se que a promoção da literacia científica – como estratégia de envolvimento dos cidadãos no debate público e no combate ao abandono escolar – possa contribuir para a inclusão social e o sucesso na aquisição de aprendizagens.
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Space EU
Horizonte 2020 | 2018-2020
O SpaceEu é um projeto financiado pela comunidade Europeia, tendo como objectivo principal promover uma comunidade espacial europeia jovem, criativa e inclusiva. Assim este projecto tem vindo a implementar um programa de divulgação e educação espacial para despertar o interesse dos jovens pelo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e para incentivá-los a considerar carreiras relacionadas com o espaço. Pretende, também, inspirar e ampliar as mentes dos jovens, desenvolvendo um sentido de cidadania europeia e global e, através relação do ser humano com o espaço, promover parcerias de longo prazo entre pessoas de diferentes países e origens culturais.
O SpaceEu tem três áreas de implementação:
1 - Programa de Educação e Promoção de atividades destinadas essencialmente à Educação
2 - Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e secundário
3 - Defender o papel da educação e divulgação espacial, junto dos parceiros creditados para essa tarefa como políticos, centros de investigação e editoras.
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OSOS - Open Schools for Open Societies
Horizonte 2020 | 2017-2020
Projeto europeu que teve como principal objetivo implementar, em larga escala, um processo de transformação das escolas em ecossistemas inovadores de aprendizagem, atuando como espaços multidisciplinares para a aprendizagem das ciências, e para os quais diretores de escola, professores, alunos e comunidade local partilham responsabilidades e beneficiam do desenvolvimento de uma cidadania responsável.
O projeto envolveu mais de 80 escolas a nível nacional, em que os alunos, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, desenvolveram projetos multidisciplinares para dar resposta a problemas concretos da sua comunidade, envolvendo neste processo as suas famílias, universidades e centros de investigação, parceiros locais (moradores, lojistas, empresários, etc.), museus e centros de ciência. Com o OSOS as escolas foram colocadas no centro de uma comunidade ativa, democrática e participativa.
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