Ciência Viva
E AS REDES INTERNACIONAIS

ECSITE - European Network of Science Centres and Museums


O ECSITE, European Network of Science Centres and Museums, mobiliza e capacita organizações e profissionais na área da divulgação científica. Reúne quase 320 organizações em todo o mundo, todas comprometidas em inspirar as pessoas para a ciência e tecnologia, e impulsionar o envolvimento do público com a ciência e com os investigadores através de eventos, projetos e publicações.  

O Ecsite disponibiliza no seu site um conjunto de ferramentas, recursos e documentos úteis na área da literacia científica.

A Ciencia Viva é membro desde 2001.


Website

EUSEA - European Science Events Association


A EUSEA - European Science Engagement Association - é uma comunidade dinâmica de partilha de conhecimento entre especialistas envolvidos na conceção, organização e implementação de ações de envolvimento com o público em toda a Europa. As atividades são delineadas em cocriação com o intuito de construir pontes entre a Ciência e a Sociedade - entre os investigadores e os cidadãos. A EUSEA apoia muitas destas atividades assumindo-se como um parceiro estratégico na promoção do envolvimento público de forte impacto em toda a Europa. 

A EUSEA recomenda leituras, recursos e boas práticas através da sua plataforma online.

A Ciencia Viva é membro desde 2002.


Website

ASTC - Association of Science and Technology Centres


A Association of Science and Technology Centers (ASTC) é a maior e mais antiga rede de museus e centros de ciência. Com sede em Washington é uma organização profissional com uma larga visão para a compreensão e envolvimento dos cidadãos com a ciência e tecnologia. Fundada em 1973, a ASTC defende e apoia mais de 500 centros e museus de ciência e tecnologia, museus de história natural, museus infantis, centros naturais, aquários, planetários, zoológicos e jardins botânicos em toda a América do Norte e em cerca de 50 países.

A Ciencia Viva é membro desde 2008.


Website

ESA - Agência Espacial Europeia


A Agência Espacial Europeia oferece uma visão do futuro da Europa no espaço e dos benefícios que os satélites podem trazer aos habitantes da Terra. Também desenvolve as estratégias necessárias para realizar essa visão, através de projetos de colaboração em Ciências Espaciais e Tecnologia. A ESA faz parte do tecido económico e social da Europa e, também, da sua cultura de conhecimentos e capacidades.

Desde 2000 que a Ciência Viva colabora com a ESA em diversas iniciativas, em particular, com o programa ESERO-PT. 

 


Website

MUSA Iberoamericana: Rede de Museus e Centros de Ciencia


A Musa Iberoamericana: Rede de Museus e Centros de Ciencia é uma rede de centros e museus de ciência Ibero-Americanos que tem como objetivos o desenvolvimento de ações que contribuam para fortalecer e avaliar o impacto destas instituições na relação entre a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e a Sociedade, e capacitar, por um lado, profissionais de museus de centros de ciência que atuem na mediação entre a Ciência e a Sociedade e, por outro lado, investigadores envolvidos no estudo da relação museu-sociedade.

Criada em 2018 com a participação do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva foram já vários os eventos públicos de capacitação organizados: (a) Ciencia, museos y sociedad - Conversaciones en torno a la mediación en los museos de ciencia, 29 de agosto de 2018, Bogotá (Colômbia); (b) Workshop Iberoamericano de museos de ciencia, 14 e 15 de novembro de 2018, Quito (Equador); (c) El Poder de los Museus: Mediación Pedagógica en espacios y museos de ciências, 17 e 18 maio, Lima (Peru).


Website

La Main à la Pâte


A Fundação La main à la pâte visa melhorar a qualidade do ensino da ciência e tecnologia nas escolas primárias e secundárias. É uma fundação para a cooperação científica fundada em 2011 pela Académie des Sciences, a École Normale Supérieure (Paris) e a École Normale Supérieure (Lyon). As atividades são realizadas em França e internacionalmente, oferecendo apoio ao desenvolvimento profissional de professores. Os programas são concebidos para apoiar a implementação de uma aprendizagem baseada na investigação (IBSE – Inquiry-Based Science Education) que estimula o espírito científico nos alunos e a compreensão de fenómenos do mundo.

A Ciência Viva é membro desde 2012.


Website

NOAA - National Organization and Atmospheric Administration


A NOAA é uma instituição que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos e que se auto-descreve no seu site como "uma agência que enriquece a vida por meio da ciência. A sua missão é compreender melhor o mundo natural e ajudar a proteger os seus preciosos recursos. Estende-se além das fronteiras para monitorizar o clima e o clima global, trabalhando com parceiros em todo o mundo, e disponibiliza diversos recursos.

A Ciência Viva colabora com a NOAA nas suas ações educativas.


Website

NASA - National Aeronautics and Space Administration


A NASA é uma agência do governo dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Criada em 1958, a sua missão é fomentar o futuro da investigação, da descoberta e da exploração espacial. Tem desenvolvido vários programas com satélites e sondas de investigação espacial estando focada numa melhor compreensão da Terra, na exploração do sistema solar com missões robóticas e na investigação astrofísica.

A Ciência Viva coopera com a NASA em atividades do foro educativo.


Website