Ciência Viva no Laboratório 2025

Programa em atualização

Listagem de Estágios

Cafeeiro sob investigação: identificação de espécies e fungos patogénicos pelo seu código de barras genético

Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

À semelhança do código de barras de um produto de supermercado, podemos utilizar sequências genéticas para identificar e distinguir espécies de qualquer organismo vivo. O DNA barcoding permite não só “catalogar” a biodiversidade mundial para um melhor conhecimento e conservação, mas também, por exemplo, identificar o agente patogénico de uma amostra infetada ou avaliar se um determinado alimento tem a origem que é descrita na embalagem. Transforma-te num detetive da ciência e vem investigar as inúmeras espécies da planta do café e os fungos que as atacam através da aplicação do DNA barcoding, utilizando técnicas de biologia molecular como extração de DNA, amplificação por PCR, eletroforese dos produtos de PCR e a sua purificação e sequenciação. Vais aprender também como se conservam os espécimens colhidos através de uma visita ao Herbário do Instituto Superior de Agronomia, e ainda como os fungos infetam o cafeeiro provocando doenças graves através de uma visita às estufas do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro. No final, poderás levar para casa uma planta de café.

Potencial das vesículas extracelulares de origem vegetal na área da saúde

Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025

Descrição:

O interesse por vesículas extracelulares produzidas por plantas aumentou e atraiu membros da comunidade científica de diversas áreas. De facto, estas vesículas estão atualmente no centro das atenções, particularmente na área da saúde, sendo proposto o seu uso como plataforma de entrega de fármacos. Este interesse deve-se à elevada estabilidade, ausência de toxicidade e baixa imunogenicidade destas vesículas, em comparação com as vesículas de origem animal, já exploradas neste contexto. De salientar, ainda, que as vesículas extracelulares de origem vegetal podem ser obtidas em larga escala e a um baixo custo a partir de partes de plantas subvalorizadas ou desperdiçadas, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade e uma economia circular. Neste estágio serão isoladas e caracterizadas, por diversas metodologias como microscopia electrónica, as vesículas obtidas a partir de plantas aromáticas.

Alerta sono: ferramentas digitais de comunicação

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

O sono é uma função natural e imprescindível para um saudável desenvolvimento físico, mental e intelectual do ser humano. A quantidade de horas de sono necessárias que contribuem para um estilo de vida saudável varia com a faixa etária.
No caso dos adolescentes, a prevalência de um sono insuficiente pode ter um impacto extremamente negativo nos resultados escolares, no desempenho atlético e no bem-estar físico e mental.
Para os jovens atuais, cujo dia a dia está profundamente ligado às redes sociais e à tecnologia em geral, a preocupação com o sono não faz parte das suas prioridades principais, levando a que um número cada vez mais crescente de adolescentes e jovens adultos estejam privados de um sono reparador, durante demasiado tempo das suas vidas.
Neste estágio queremos pensar em estratégias inovadoras e construir ferramentas mais eficazes para comunicar a importância do sono, como parte integrante de um estilo de vida saudável, de modo a alterar os hábitos de sono nos jovens a inverter a atual situação.

Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo

Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025

Descrição:

No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.

CSI HONEY – Descobre a origem do mel de melada de carvalho

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Quando pensamos em mel, associamos a sua origem ao néctar das flores. Sabias que, nem só de néctar as abelhas produzem mel? Também podem usar secreções de partes vivas das plantas, ou excreções de insetos sugadores que permanecem nas partes vivas das plantas, sendo estes chamados méis de melada. Com uma cor mais escura e um aroma único, os méis de melada são mais ricos em compostos bioativos que lhes conferem uma maior atividade terapêutica. Dadas estas características, o interesse do consumidor por este tipo de mel tem vindo a aumentar, o que se reflete no seu maior valor comercial. O carvalho é considerado uma fonte botânica deste tipo de mel, tanto através dos seus exsudados vegetais, como das secreções produzidas pelos insetos que fazem o seu ciclo de vida nesta árvore.
Para evitar adulterações e aumentar o seu valor comercial, é fundamental encontrar características específicas associadas a este tipo de mel. A determinação da sua origem é desta forma, essencial para construir o bilhete de identidade deste mel, determinando a sua origem botânica.

Neste estágio, vamos caracterizar o mel de melada de carvalho Quercus pyrenaica, através da identificação de compostos marcadores, que, sendo únicos para este tipo de mel, vão fornecer pistas acerca da sua origem. Além disso, vais poder recolher e identificar os insetos presentes nos carvalhos, que produzem melada, de forma a poder diferenciar a origem do mel. Para isso, vais analisar os compostos fenólicos e voláteis (aroma) de méis de melada do Parque Natural de Montesinho, provenientes de colmeias localizadas em zonas de carvalhos. Após a extração, os compostos serão analisados por técnicas cromatográficas. Para a identificação dos insetos produtores de melada, terás a oportunidade de fazer uma visita de campo ao Parque Natural de Montesinho e aprender a colocar armadilhas, a recolher os insetos e posteriormente a identificá-los no laboratório.

Candidata-te e vem conhecer o fascinante mundo dos produtos da colmeia, em especial o mel, e descobrir que há muito mais na origem do mel que as flores.

Vem aprender a preparar microvegetais!

Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos:
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Lembras-te quando fizeste a experiência de plantar um feijão, para aprender como nascem as plantas, quais as suas partes, ou como se alimentam?
Afinal, além de se aprenderem esses e outros aspetos da vida das plantas, também podes tirar partido destas metodologias, para crescer em casa microvegetais, de uma forma sustentável, que podem ser colocados nas saladas ou na tua sandes preferida, juntando o útil ao agradável. Isto porque os microvegetais, sendo as primeiras folhas dos vegetais e colhidas precocemente, são bastante saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais benéficos para a saúde. Assim, tirando partido dos conhecimentos que aprendes nas tuas aulas de ciências e de outros campos da ciência, podes produzir alguns microvegetais, de forma simples e segura, que podem ajudar a tornar algumas receitas mais ricas e económicas.
Mas há plantas que têm algumas dificuldades em crescer e multiplicar-se e, para isso, utilizam-se técnicas desenvolvidas em laboratório, como a multiplicação vegetativa in vitro. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que podes desinfetar pedaços de plantas e colocá-las em garrafas ou outros recipientes fechados, contendo meio de cultura adequado, onde elas se vão desenvolver.

Vamos produzir “Sal Verde” – cultivo de salicórnia em hidroponia

Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

A salicórnia vulgarmente conhecida como “Sal verde” é uma espécie bem-adaptada a viver em ambientes com elevado teor de sal. Em Portugal, encontra-se frequentemente nas margens dos canais da Ria de Aveiro e Ria Formosa (Algarve) onde cresce em pântanos e sapais salgados ou em margens de salinas temporariamente alagadas.

Neste projeto vamos fazer crescer plantas de salicórnia num sistema sem terra (cultivo hidropónico), através da reutilização da água de fermentação de azeitonas de mesa (água com elevada quantidade de sal). Iremos também avaliar o crescimento e a produtividade das plantas de salicórnia, através da colheita de amostras e avaliação de número de rebentos, comprimento dos rebentos, peso fresco da parte aérea, peso fresco da raiz, cor e suculência.

Controlo de infeções: avaliação do efeito de moléculas no crescimento de bactérias e na formação de biofilmes

Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra

Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

O efeito das moléculas no crescimento bacteriano será determinado pela exposição de bactérias intestinais humanas, estirpes de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Bacillus subtilis, em meio de cultura contendo concentrações crescentes de moléculas em estudo. A inibição do crescimento será determinada por leituras de absorvância de culturas em caldo e pelo número de unidades formadoras de colónias em placas de ágar (UFC/mL). Os efeitos das moléculas na formação de biofilme das bactérias será determinado através do método de cristal de violeta.

Os alunos irão aprender como se trabalha num laboratório de microbiologia e como se cultivam diferentes bactérias no laboratório, incluindo a preparação dos meios de cultura e esterilização.
As tarefas incluem:
i) Preparação os meios de cultura;
ii) Preparar as culturas de bactérias;
iii) Fazer os ensaios de inibição do crescimento;
iv) Fazer os ensaios de biofilme;
v) Calcular os CFU e determinar os IC50;
vi) Quantificação do biofilme.

Este estágio acontece nos laboratórios do CNC-UC do polo III da Universidade de Coimbra (morada: UC, Azinhaga de Santa Comba, 3000-548 Coimbra).
O CNC-UC não assegura o transporte de ida e volta dos estudantes de casa / alojamento para o estágio e vice-versa.
Os estudantes devem levar bata para todos os dias do estágio. O horário do estágio é acordado no primeiro dia do estágio, com o respetivo coordenador.

Deteção de metais pesados na água fazendo uso de um corante

Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra

Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

A contaminação do solo e água por metais pesados é um problema ambiental prioritário. Ao contrário dos contaminantes orgânicos, os metais não são biodegradáveis e tendem a acumular-se nos organismos, provocando, quando em excesso, um grande número de doenças. Torna-se, assim, importante não só controlar as fontes de poluição, como também desenvolver métodos que permitam detetar metais em águas residuais e de consumo. Neste trabalho, pretende-se analisar a possibilidade do uso de corantes na deteção de metais pesados na água. O trabalho iniciar-se-á com a caracterização dos corantes e de sais dos metais considerados com espectroscopia de infravermelho e de Raman. A etapa seguinte envolverá o estudo por espectroscopia de absorção no ultravioleta-visível do corante em solução aquosa na ausência e presença de quantidades definidas do metal. Estes resultados permitirão observar alterações no espectro de absorção do corante na região do ultravioleta-visível na presença do metal e, eventualmente, também a alteração da cor da solução, constituindo assim um método de deteção da presença dos metais na água. Os espectros de infravermelho, de Raman e de ultravioleta-visível obtidos serão interpretados com a ajuda de métodos computacionais baseados na química quântica e serão investigadas as causas das alterações observadas na presença dos metais.

Laboratório – trabalho experimental real e virtual

Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

No estágio serão realizadas, de forma guiada, algumas atividades experimentais exploradas na disciplina de Física e Química A, lecionadas nos 10º e 11º anos do ensino secundário. No entanto, os alunos poderão desenvolver as atividades no laboratório real ou num laboratório virtual. As atividades serão planeadas de forma aos alunos poderem formalizar os seus resultados e aprendizagens, de maneira que no final possam comparar e discutir as vantagens e desvantagens dos tipos de trabalho.

Redes sociais – como influencers e likes moldam as nossas ideias

Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Já paraste para pensar como as redes sociais influenciam a maneira como vemos o mundo e a nós mesmos?
Neste estágio, vamos explorar o poder dos influencers, dos likes e dos comentários das redes sociais, como o Tiktok e Instagram, na formação das nossas ideias sobre a igualdade de género. Será que rapazes e raparigas são vistos da mesma forma na linguagem das redes sociais? Será que as publicações que vemos todos os dias reforçam estereótipos e preconceitos ou podem ajudar a promover a igualdade?
Vais analisar perfis de influencers, criar campanhas para redes sociais, debater temas polémicos e descobrir como podes ser um agente de mudança no mundo digital. Vamos desconstruir estereótipos, criar conteúdos inclusivos e refletir sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas.
Se gostas de redes sociais e queres aprender a usá-las de forma mais consciente e crítica, este estágio é para ti! Junta-te a nós e descobre como podes contribuir para uma internet mais justa e igualitária.

Compostos naturais e células humanas: bioatividade e aplicações em cosmética

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Os ensaios celulares são fundamentais na fase inicial do desenvolvimento de novos produtos cosméticos, permitindo avaliar a segurança e os efeitos de extratos naturais nas células da pele.
Neste estágio, os participantes irão trabalhar com culturas de células humanas, como fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele), queratinócitos (células da camada mais externa da pele) e macrófagos (células do sistema imunitário). Através de ensaios in vitro, será possível testar a citocompatibilidade destes compostos com as células e analisar o seu potencial para promover a regeneração da pele, reduzir inflamações e atuar como antioxidantes. Esta experiência permitirá compreender melhor como os ingredientes naturais podem contribuir para a proteção e saúde da pele.

Sustentabilidade em ação: inovar, valorizar e transformar resíduos em ingredientes de valor acrescentado

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Todos os dias, são descartadas toneladas de resíduos e outros subprodutos, tais como cascas de frutos, sementes, bagaços e folhas. Estes biorresíduos são ricos em compostos bioativos, tais como fibras, óleos essenciais e vários componentes que podem ser aplicados em diferentes áreas e setores, tais como a indústria cosmética, farmacêutica e alimentar.

Neste estágio, vamos demonstrar a importância da valorização dos resíduos agro-alimentares, como fonte de compostos bioativos de interesse e com diversas aplicações. Terás a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a química dos produtos naturais, compreendendo a importância da sua valorização, desde a matéria-prima até ao desenvolvimento de um produto final com propriedades promotoras da saúde. Para tal, serão utilizadas metodologias laboratoriais adequadas, como a extração de compostos naturais, avaliação das suas propriedades bioativas e desenvolvimento de produto cosmético, com propriedades antibacterianas e capacidade de inibir o crescimento do agente causador da acne.

Ao escolheres esta atividade demonstras preocupação com o meio ambiente e a familiarização com os conceitos de sustentabilidade e economia circular, tão prementes nos dias de hoje.
Vem fazer parte de uma equipa que está a tentar mudar o mundo, um passo de cada vez, aprendendo a transformar o que é descartado em produtos inovadores e diferenciados.

À descoberta do potencial das cascas de frutas e legumes para a recuperação de biogás/biometano

Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Venham à descoberta da bioenergia e vejam como funciona um reator de digestão anaeróbia. Vejam como se pode atribuir um novo uso aos biorresíduos para que possam ser aproveitados na produção de biogás/biometano.
Neste estágio os alunos vão descobrir o que é a bioenergia, para que serve e como pode ser utilizada para produzir eletricidade, calor, combustíveis e um digerido com potencial valor agronómico, que pode ser utilizado para ajudar as plantas a crescer.
Através da realização de casos de estudo práticos, os alunos serão sensibilizados para a quantidade de biorresíduos gerados, cuja gestão apresenta um problema ambiental. Vão poder descobrir o potencial das cascas de frutas e legumes para valorização bioenergética e avaliar o destino final dos biorresíduos, explorando novas rotas de valorização.
Atividades a desenvolver:
1. Conceitos básicos:
- O que são energias renováveis? Qual o papel da bioenergia?
- O que é a digestão anaeróbia e como se pode produzir biogás/biometano?
- Breve abordagem teórica de substratos e co-substratos.
- Como obter energia a partir de lamas de ETAR e das cascas de frutas/legumes?

2. Casos de estudo:
a) Bar/restaurante do campus do ISA
- Identificação e quantificação dos biorresíduos (frutas e legumes) produzidos por dia.
- Recolha dos biorresíduos.
b) Consumo individual
- Quantificação dos biorresíduos gerados por fruta/legume: balanço entre a percentagem de fruto desperdiçado/consumido.

3. Preparação de licores a partir de cascas de frutas/legumes tendo em vista a valorização bioenergética. Potencial das cascas de frutas e legumes como fonte de açucares e compostos bioativos, incluindo pigmentos, polifenóis, enzimas, vitaminas, antioxidantes, e óleos essenciais.
Técnicas a aplicar:
- Monitorização de pH, condutividade elétrica, potencial redox, ºBrix.
- Determinação de matéria seca e matéria orgânica, carência química de oxigénio total e solúvel, alcalinidade, azoto amoniacal e azoto total.

Construção e programação de robôs autónomos móveis

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Convidamos os estudantes a participarem de um estágio prático durante as férias de 2025, que oferecerá a oportunidade de criar um robô autónomo móvel desde os componentes iniciais até à programação final.
Durante este programa, os participantes terão a possibilidade de montar um robô utilizando componentes eletrónicos reais e peças impressas em tecnologia 3D. Aprenderão conceitos fundamentais de eletrónica e robótica, além de desenvolverem habilidades de programação para que os seus robôs realizem tarefas de forma independente. O estágio culminará com a participação em desafios interativos com outros estudantes.
Não se requer experiência prévia em robótica ou programação. Todos os materiais necessários serão disponibilizados, e contaremos com instrutores qualificados para orientação em cada etapa do processo.

Modelação Digital 3D - MD3D

Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

A modelação digital 3D consiste na criação de modelos tridimensionais através de software baseado em modelos matemáticos. A contínua evolução dos softwares nas últimas décadas possibilita não só a criação de novos objetos, mas também a reprodução de objetos existentes, através do que é conhecido como engenharia inversa.

Esses avanços têm impacto significativo em indústrias envolvidas na digitalização de objetos, na impressão 3D e na criação de visualizações realistas de modelos digitais. Além disso, são essenciais para a produção de animações 3D e efeitos visuais para cinema.

Neste estágio, faremos uso de diversos softwares para acompanhar o processo desde a reprodução/criação de modelos até à sua impressão 3D, simulando assim o procedimento de criação industrial.

Vem aprender como a cultura in vitro vegetal pode servir para avaliar fatores bióticos e/ou abióticos

Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

Os jovens tomarão contacto com biotecnologias aplicadas à videira, observando como podem ser úteis na resolução de problemas reais desta importante cultura agrícola.
A cultura in vitro permite a obtenção de um elevado efetivo de plantas do mesmo genótipo, num ambiente físico-químico controlado e área relativamente reduzida, em condições de assepsia. A facilidade da multiplicação vegetativa na videira permitiu que, a partir dos anos 80, estas metodologias pudessem também ser adaptadas a métodos de despistagem de situações diversas, de grande importância para a viticultura, como a determinação precoce da sensibilidade de porta-enxertos à clorose calcária, ou a tolerância à carência de magnésio ou ao sal. Entre outras vantagens, a relativa homogeneidade de culturas e a facilidade de padronização das condições físico-químicas ajuda a obter a reprodutibilidade dos resultados. Adicionalmente, tem-se revelado muito útil a adoção de sistemas in vitro híbridos (multiplicação das plantas em meio de cultura e testagem em substrato padronizado), permitindo a avaliação de fatores bióticos e/ou abióticos.
Os jovens integrar-se-ão nos trabalhos de investigação a decorrer no laboratório, realizando algumas das atividades em curso: preparação de meios de cultura, esterilização de material diverso, desinfeção superficial de explantes de videira e introdução em cultura, em condições de assepsia, bem como nos ensaios de testagem, utilizando plântulas de videira estabelecidas in vitro.

Alterações Climáticas: analisar para agir

Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro

Localização: AVEIRO , AVEIRO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

As alterações climáticas são um dos maiores desafios da atualidade, com impactos significativos no ambiente e na sociedade. A compreensão da evolução do clima e a avaliação dos seus efeitos futuros são fundamentais para a definição de estratégias de mitigação e adaptação.
Este estágio tem como objetivo proporcionar aos participantes uma introdução à análise de dados climáticos, explorando como o clima tem evoluído ao longo do tempo e quais as projeções para o futuro. Através do tratamento e interpretação de dados históricos e cenários climáticos, os alunos irão aprofundar o seu conhecimento sobre variáveis-chave como temperatura e precipitação, bem como sobre índices climáticos relevantes, como ondas de calor e eventos extremos.
O estágio será realizado no GEMAC - Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Este grupo desenvolve diversos projetos de investigação e ações de colaboração com a sociedade na área das alterações climáticas. Os alunos terão a oportunidade de interagir com investigadores que trabalham em diferentes aspetos deste tema, proporcionando uma visão ampla e aplicada sobre os desafios climáticos atuais.
Durante o estágio, os participantes irão:
- Compreender o funcionamento do sistema climático;
- Explorar dados históricos de variáveis climáticas;
- Analisar projeções futuras considerando diferentes cenários climáticos;
- Investigar indicadores climáticos extremos tais como ondas de calor e precipitação extrema;
- Examinar estratégias de adaptação às alterações climáticas com base em planos existentes.
Este estágio destina-se a alunos do 10.º ao 12.º ano interessados em ciências ambientais e em compreender como os dados podem ajudar a prever e a enfrentar os desafios climáticos do futuro.

Capturar água do nevoeiro: ciência inspirada na Natureza!

Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

A água é essencial para a nossa vida, mas a sua escassez já afeta 4 em cada 10 pessoas no mundo. E se conseguíssemos criar materiais capazes de captar água diretamente do ar sem precisar de eletricidade?
Nos laboratórios do CENIMAT, estamos a desenvolver membranas biodegradáveis inspiradas na natureza - como as teias de aranha - para recolher água do nevoeiro.
Neste estágio desafiamos-te a projetar um dispositivo inovador que possa ser usado em regiões afetadas pela seca, sem recurso a energia externa.
Para isso vais trabalhar com polímeros biodegradáveis, como a celulose, e testar as membranas numa câmara de nevoeiro, com temperatura e humidade controlada. Consegues criar uma solução sustentável para captar água do ar? Junta-te a nós e descobre!

Podemos transformar resíduos em alimentos? Como produzir plantas hortícolas com lenha de poda e lamas de etar

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Com o aumento demográfico e o aumento da qualidade de vida das populações surge a problemática dos resíduos. Estes, se não forem descartados de forma adequada, podem representar um problema ambiental e afetar a saúde pública.
Neste estágio, vais explorar como a compostagem e vermicompostagem podem valorizar resíduos como a lenha de poda e lamas de ETAR, transformando-os num fertilizante orgânico para a produção de plantas hortícolas, como o pepino, rúcula ou rabanete. Durante uma semana, terás a oportunidade de interagir com vários investigadores e integrar os trabalhos de investigação a decorrer no laboratório, realizando algumas das atividades práticas em curso: determinação do pH e condutividade dos substratos, preparação e realização de sementeiras, medição de parâmetros morfológicos das plantas (altura, número de folhas, área foliar, biomassa), bem como quantificação de parâmetros bioquímicos das folhas (por exemplo, pigmentos fotossintéticos e compostos fenólicos, utilizando técnicas de espectrofotometria).
Junta-te a nós para promover práticas ambientais mais sustentáveis!

Desafios bioéticos em áreas emergentes

Instituição: CIR (Centro de Investigação em Reabilitação)

Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 24-07-2025

Descrição:

Conceitos basilares associados à bioética:
a. Caso experimentação humana;
b. Caso experimentação animal;
c. Caso consentimento informada em indivíduos sem capacidade de tomada de decisão (vulneráveis);
d. Caso relação deontológica entre profissional de saúde – utente – família;
e. Caso manipulação genética;
f. Caso recolha dados biométricos por entidades públicas e privadas;
g. Caso de inclusão de populações diferentes;
h. Caso trans humanismo;
i. Caso BCI / Bionic Brain / Lobotomia;
j. Caso inclusão doentes na investigação como consultores;
k. Sustentabilidade ambiental;
l. Responsabilidade científica.

Poluição no Rio Tinto

Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto

Localização: PORTO , PORTO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

O rio tem a sua origem na precipitação atmosférica e, ao longo do seu percurso natural desagua ou em rios cada vez maiores ou nos mares, transportando diversos detritos naturais, por arrastamento e por dissolução. A composição e constituição destes fatores, determinam a composição da fauna e flora existente nas bacias hidrográficas.
Os detritos naturais de origem antropogénica, ocorrem naturalmente no seio das comunidades humanas e caracterizam-se pela novidade de materiais, como os pesticidas de síntese ou os plásticos, e pela lenta velocidade de reintegração na natureza – poluentes. A consequência inevitável da presença de poluentes é a degradação e mesmo a extinção dos ecossistemas (González et al, 2016).
A destruição dos rios é assunto conhecido e parece inevitável sempre que se formam aglomerados humanos. Apesar da consciência para o problema, da legislação feita no sentido amenizar o problema e de existir muita tecnologia capaz de anular esse efeito, o que é certo é que o número de rios poluídos aumenta na proporção da expansão das comunidades humanas e muito pouco se tem feito para minimizar os seus efeitos.
O Rio Tinto tem uma bacia hidrográfica de cerca de 23,5 km2 e está incluída nos concelhos de Valongo, Gondomar, Maia e Porto, e tem mais de 620 mil habitantes. O Curso de água nasce no “Lugar da Costa”, na freguesia de Ermesinde, Concelho de Valongo e desagua no Rio Douro, lugar do Freixo, freguesia de Campanhã, Concelho do Porto. É um rio de pequenas dimensões, 11,4 km, e a zona ribeirinha caracteriza-se por uma forte atividade humana, desde a utilização do solo para a agricultura, instalações industriais e grandes extensões ocupadas por habitações. Ao longo dos séculos de ocupação os habitats naturais do Rio Tinto foram degradados, podendo dizer que neste momento quase não restam ecossistemas primitivos. A elevada densidade populacional nas suas margens, associada a uma deficiente recolha de esgotos domésticos resulta numa frequente contaminação do rio (Lemos et al, 2024).
Neste estágio serão caracterizadas diversas amostras recolhidas em diferentes pontos ao longo do Rio Tinto, tanto em termos microbiológicos como matéria orgânica. No final do estágio os resultados e as conclusões obtidas serão apresentados na forma de um poster científico e/ou incluídas em artigo.

Meat Science - a física, a química e as sensações da carne no laboratório

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

No Laboratório de Tecnologia e Qualidade da Carcaça e da Carne, aguardam-se alunos do ensino secundário ávidos por explorar os segredos e complexidades por trás dos alimentos que consumimos diariamente. Essa atividade promete uma imersão no mundo da carne, desde a sua composição física e química até à sua apreciação sensorial.

Ao longo da semana, os alunos serão conduzidos por um programa abrangente que aborda análises físicas, químicas e sensoriais de diversas carnes e produtos cárneos. A jornada começa com uma introdução teórica, onde conceitos fundamentais sobre a estrutura da carne, os seus componentes químicos e os processos de qualidade serão discutidos. Os alunos serão apresentados aos equipamentos de laboratório e às técnicas de análise, preparando-se para uma experiência prática envolvente.

Na fase inicial, as análises físicas serão o foco: utilizando instrumentos de medição específicos, os alunos aprenderão a avaliar características como pH, cor, textura. Poderão ainda quantificar parâmetros como capacidade de retenção de água e perdas por cocção. Essas análises revelarão informações cruciais sobre a qualidade da carne e o seu potencial para processamento.
Em seguida, as análises químicas entrarão em cena. Os alunos mergulharão nos processos de determinação de composição da carne, e poderão explorar a presença de proteínas, lipídos, hidratos de carbono e minerais, através de técnicas laboratoriais. E desta forma, compreender como esses elementos influenciam não apenas o valor nutricional, mas também a segurança e a aceitabilidade dos produtos cárneos.
A etapa final será dedicada à avaliação sensorial, talvez a parte mais emocionante da atividade. Os alunos aprenderão a conduzir testes de degustação, utilizando todos os seus sentidos para avaliar atributos como sabor, aroma, aparência e textura. Irão tornar-se críticos gastronómicos, capazes de discernir entre diferentes tipos de carne e produtos cárneos, identificando nuances subtis e preferências individuais.

Ao longo de todas as análises, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipa, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração. Os dados e observações serão cuidadosamente registados pelos estudantes, através de relatórios que reflitam a sua aprendizagem e descobertas. Além disso, serão desafiados a interpretar os resultados das suas análises, relacionando teoria e prática para tirar conclusões significativas sobre a qualidade e características das amostras de carne estudadas.

Esta atividade não só oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem o campo da tecnologia e qualidade da carne, mas também promove uma compreensão mais profunda da ciência por trás dos alimentos que consumimos. Ao final da semana, os alunos sairão do laboratório não só com um conjunto aprimorado de habilidades práticas e técnicas, mas também com uma apreciação renovada pelo trabalho árduo e pela dedicação necessários para garantir a segurança e a excelência dos produtos cárneos na nossa dieta.

Dos genes às proteínas: como as plantas respondem ao stress ambiental

Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora

Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Durante o seu ciclo de vida as plantas são expostas a diversos fatores de stress. Vários estudos demonstraram que as mesmas têm capacidade para ajustar as suas funções fisiológicas e moleculares para se adaptarem a condições ambientais adversas. Uma das proteínas com um papel de destaque na regulação e adaptação ao stress é a enzima Oxidase Alternativa (AOX), desempenhando um papel de relevo ao nível da respiração secundária das plantas.
Nesta ação os alunos irão verificar, a nível genético e proteico, em sementes de ervilha, o efeito do stress provocado por temperaturas extremas. Para tal, o trabalho será dividido em duas fases: uma primeira, onde se realizará a extração de RNA dos tecidos vegetais, síntese do cDNA e análise da expressão dos genes por RT-qPCR, e uma segunda, onde será analisado o perfil proteico total das sementes por SDS-PAGE e a expressão da proteína AOX pela técnica Western Blot. Os alunos irão também realizar um ensaio de germinação e observar o efeito destas temperaturas ao nível da viabilidade da semente.
Esta ação integra investigadores do laboratório de Biologia Molecular: Lénia Rodrigues, Hélia Cardoso, Catarina Campos, Mónica Marques, Valeriya Ustymenko, Catarina Estevão, Rafaela Santos.

Vem por a mão na massa e adicionar inovação

Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

No setor da panificação e pastelaria é comum o uso de ingredientes artificiais, como corantes, aromatizantes e conservantes, para conservar e modificar as propriedades químicas e sensoriais (sabor, cor, textura) dos produtos. No entanto, o consumo excessivo desses ingredientes pode estar associado a diversos problemas de saúde. Por outro lado, a aplicação de diferentes métodos de processamento, como o cozimento e fermentação, pode induzir a perda de alguns micronutrientes importantes para o consumidor. Nesse sentido, a indústria alimentar, aposta na fortificação dos alimentos, isto é a adição intencional de vitaminas e minerais.

Neste estágio iremos aprender a amassar e a moldar a massa do pão, e a confecionar alguns produtos de pastelaria. Para além disso, iremos explorar o impacto da adição de diferentes ingredientes no sabor, cor e textura do produto final, de forma a substituir os ingredientes artificiais. Iremos, também, fortificar o pão de forma a aumentar a quantidade de determinados nutrientes. No final de cada atividade, os participantes irão provar e saborear as suas criações.

Underground Tiny World

Instituição: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory

Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: , 10º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

Vamos explorar o mundo micro e nanométrico! O que há para além do que os olhos não conseguem ver? A EMX – Electron Microscopy and X-ray Facility tem instrumentação de ponta, técnicas e especialistas que permitem a caracterização de amostras nas áreas da ciência dos materiais e das ciências da vida permitindo uma compreensão fundamental de relações entre as propriedades do material e a sua estrutura física e química. Vem descobrir o nosso dia-a-dia e como ajudamos e contribuímos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia! Hoje somos nós aqui e amanhã poderás ser tu! As tarefas principais a executar serão a aprendizagem de preparação de amostras, caso seja necessário, acompanhar todo o processo relativo à caracterização das amostras recorrendo para tal às tecnologias mais adequadas e disponíveis (SEM, Dual Beam FIB-SEM, TEM, AC- STEM, XPS, XRD e SAXS). Espera-se que no final os alunos percebam a vantagem das tecnologias que acompanharam, algumas diferenças entre elas, aplicações e quais as suas potencialidades. SEM – Scanning Electron Microscope DUAL FIB-SEM – DualBeam Focused Ion Beam – Scanning Electron Microscope TEM – Transmission Electron Microscope AC-(S)TEM – Aberration-corrected Scanning Transmission Electron Microscope XPS – X-Ray Photoelectron Spectroscopy XRD – X-Ray Diffractometer SAXS – Small Angle X-Ray Scattering System

Alterações climáticas e recursos genéticos: o que diz o ADN?

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

Sabias que te podes alimentar de ‘Lagarto’, ‘Carrasco’, ‘Fradinho’, ‘Chicharo’, ‘Porta-da-Loja’, ‘Gigante-do Douro’, ‘Focinho-de-Burro’, ‘Sangue-de-Boi’, ‘Rabo-de-Ovelha’ e ‘Esgana Cão’? Estes são alguns exemplos de variedades menos conhecidas de melão, feijão-frade, maçã e videira que correm o risco de desaparecer. É muito importante o seu estudo e preservação. O estudo do seu ADN faz parte integrante de estratégias de conservação das variedades antigas de alimentos que consumimos no dia-a-dia, de forma a promover a sua produção e consumo. O que te propomos é analisar o ADN de algumas destas variedades e selecionar as mais tolerantes aos stresses hídrico e salino. Terás oportunidade de realizar as metodologias de extração de ácidos nucleicos, eletroforese e amplificação por PCR e discutir os resultados com investigadores.

Debaryomyces hansenii: uma levedura original que tolera muito sal.

Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

As leveduras são microrganismos muito versáteis e capazes de tolerar muitos tipos de stress. Debaryomyces hansenii é uma levedura capaz de tolerar concentrações de sal muito elevadas.

Neste estágio, irão acompanhar um estudo sobre Debaryomyces hansenii para perceber que mecanismos podem estar envolvidos no comportamento desta levedura que a faz tolerar tanto sal e contactar com métodos de análise habitualmente usados no laboratório para estudar a fisiologia deste microrganismo. Vão poder executar tarefas no laboratório e acompanhar os trabalhos em curso.

Veleiros equipados com sistemas eletrónicos que navegam sozinhos

Instituição: UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias

Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Os principais objetivos são cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com engenharia eletrotécnica e de computadores, utilizando os veleiros autónomos e os sistemas digitais de controlo e de instrumentação associados como meio para permitir um contacto com algumas das tecnologias disponíveis. Apesar de ser uma área que incorpora saberes de áreas tradicionalmente consideradas difíceis para os jovens, tais como matemática e física, espera-se que a introdução a algumas técnicas de programação e controlo, a sua integração e aplicação na manipulação de algumas tecnologias, bem como a experimentação em veleiros autónomos, possibilite quebrar distâncias e transformar os desafios iniciais em experiências divertidas e motivadores para uma aproximação às áreas da tecnologia.
Este estágio vem na linha de atividades anteriores, utilizando um veleiro de pequenas dimensões (menor que 1 metro), integrando um conjunto minimalista de sensores (bússola eletrónica, GPS e catavento), um controlador de baixo-custo (Arduino/ESP) e servos de controlo de leme e vela, de modo a permitir a navegação autónoma e conclusão de uma regata.

O lado escuro do universo

Instituição: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)

Localização: PORTO , PORTO
Anos: 11º
Data: de 14-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

Os estagiários serão integrados num projeto internacional (Phi in the Sky) cujos objetivos incluem testar o modelo cosmológico padrão e procurar indícios da presença de nova física para além deste, em particular através da caracterização das propriedades físicas da energia escura. Especificamente, contribuirão para o estudo das consequências observacionais de uma extensão do modelo padrão, no qual a energia escura que causa a aceleração recente do universo não é resultado de uma constante cosmológica.
Experiência prévia de programação (em Python ou Matlab/Octave), análise e visualização de dados é importante. Apenas serão consideradas candidaturas que para além da carta de motivação incluam um certificado com as notas mais recentes e uma carta de recomendação do professor de física dos candidatos no presente ano letivo. O horário de trabalho presencial é das 9 às 17h, e os estagiários precisarão dos seus computadores portáteis. No final do estágio (na tarde do dia 25) os estagiários farão uma apresentação pública sobre os resultados obtidos. Após a parte presencial do estágio, o projeto pode ser continuado remotamente.

A cuidar da saúde do solo através da vermi(compostagem)

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Quando estás saudável, todas as partes do teu corpo funcionam como devem para que possas dar o teu melhor. Da mesma forma, um solo saudável só consegue produzir os alimentos de que precisas se estiver a funcionar no seu máximo. Um solo em boa forma alimenta as plantas e retém a água de que elas precisam para crescer. Mas, para ser um bom meio para as plantas, o solo também tem de ser acolhedor para todos os seres vivos que nele habitam – desde os microrganismos às minhocas, cada um tem um papel vital!
Vamos explorar, de forma prática e dinâmica, a forma como a compostagem e a vermicompostagem transformam resíduos em vida, combatendo a degradação ambiental.
Vem desvendar os segredos do solo e aprender a ser um guardião deste recurso que é a base da vida dos ecossistemas!

Vem plantar uma mini-horta numa garrafa!

Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

A multiplicação vegetativa in vitro é uma metodologia muito útil de propagação de plantas, quando estas apresentam dificuldades de multiplicação, devido a constrangimentos biológicos variados. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que os jovens preparam meios de cultura, desinfetam material vegetal, colocam os explantes em cultura, observam material em diferentes fases do desenvolvimento e procedem à aclimatização, a última fase da cultura in vitro.
Assim, com um conjunto de atividades muito simples, os jovens tomam contacto com uma importante ferramenta da produção e melhoramento vegetal. Paralelamente às atividades a desenvolver, os jovens prepararão a sua mini-horta numa garrafa, que levarão no final no estágio, o que lhes permitirá acompanhar o desenvolvimento do material que eles próprios cultivaram.

Faz do sol a tua fonte de energia

Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Já imaginaste poder alimentar todos os teus dispositivos apenas com a luz do sol?
A energia solar que chega à Terra é 1000 vezes maior do que toda a que consumimos. Agora imagina o que podemos fazer se soubermos aproveitá-la!
Neste estágio vais explorar o mundo da energia solar e aprender a transformá-la em eletricidade de forma simples e prática! Vais descobrir como funcionam as células solares, conhecer alguns processos de fabrico e até experimentar aplicações que podes testar em casa. E mais! Vais construir carregadores solares capazes de alimentar dispositivos eletrónicos, como veículos telecomandados, e até sistemas para gerar combustíveis sustentáveis, como o Hidrogénio Verde.
Com este conhecimento, poderás energizar o que quiseres, onde quiseres – apenas com luz solar! Estás pronto(a)?

Explorar a ciência dos produtos naturais: da extração à inovação

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: , 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025

Descrição:

Este estágio é direcionado a alunos que desejam explorar, de forma prática e acessível, a relação entre a ciência e a utilização de produtos naturais, tais como cogumelos e plantas, na inovação e desenvolvimento de novos alimentos. Através de metodologias laboratoriais interativas, os participantes irão desenvolver competências fundamentais para a extração e avaliação de compostos bioativos com potencial antioxidante, contribuindo para a formulação de alimentos naturais inovadores e funcionais.

Principais objetivos:
- Compreender a ligação entre a ciência, laboratório e inovação alimentar.
- Desenvolver competências laboratoriais essenciais para a análise antioxidante de produtos naturais.
- Explorar a aplicação de extratos naturais no desenvolvimento de novos produtos alimentares.
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e do uso de ingredientes naturais no desenvolvimento de produtos alimentares, promovendo alternativas saudáveis e ecológicas.
- Promover a criatividade e a inovação na formulação de alimentos funcionais, incentivando o pensamento crítico sobre a segurança, eficácia e viabilidade dos ingredientes naturais.

Este estágio oferece uma oportunidade única para os alunos adquirirem conhecimentos científicos aplicados a um setor em constante evolução. Vamos proporcionar uma experiência educativa e enriquecedora, permitindo-lhes explorar a ciência por detrás dos produtos naturais e as suas aplicações práticas.

Minho-kisses

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 10º, 11º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Este estágio tem como objetivo explorar o uso de minhocas (Eisenia fetida) em investigação científica. Os participantes, ao longo da semana, vão ser envolvidos em diversas atividades, onde o papel da minhoca na prática científica e na aquisição de conhecimento é revelado.
As ações estão pensadas de forma a que os participantes simultaneamente ganhem consciência da importância das minhocas na sustentabilidade dos ecossistemas naturais.

Descobre como as florestas podem resistir às alterações climáticas e ao ataque de pragas!

Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia

Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Estás pronto para uma aventura científica? Junta-te a nós neste estágio e poderás explorar a Natureza!

Propomos-te visitar um arboreto da rede Europeia REINFFORCE, localizado na Tapada da Ajuda e conhecer várias espécies florestais.
Terás a oportunidade de recolher dados sobre a saúde das árvores, além de explorar sistemas de vigilância com drones, para captar imagens aéreas. Leste bem! Vais ter a oportunidade de contactar de perto com um drone e presenciar as suas potencialidades! Depois, irás analisar os resultados, recorrendo a um software especializado, e descobrir quais são as espécies mais resistentes aos ataques de pragas.
Sem dúvida, será uma semana de descobertas, com práticas científicas atuais e uma aprendizagem enriquecedora!
Este estágio também te permitirá perceber a importância direta destes estudos e, quem sabe, descobrir carreiras fascinantes e cheias de oportunidades na área das ciências florestais.

Inscreve-te já e vem fazer parte desta experiência!

Avaliação da qualidade tecnológica de trigo mole para panificação

Instituição: Instituto Politécnico de Beja

Localização: BEJA , BEJA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 25-08-2025 a 29-08-2025

Descrição:

A qualidade do trigo-mole é um conceito complexo que depende da cadeia de valor e das exigências tecnológicas dos produtos alimentares a que se destina, como pão, bolachas e confeitaria. A sua avaliação baseia-se em parâmetros como rendimento de farinha, funcionalidade das massas e características dos produtos finais.
Em Portugal, o teor proteico e o ensaio alveográfico são os principais critérios para determinar o potencial tecnológico do trigo. A composição proteica resulta da interação entre o genótipo e o ambiente, sendo influenciada por fatores como nutrientes (azoto e enxofre), stress térmico e hídrico.
Anualmente, a Lista de Variedades Recomendadas (LVR) identifica as melhores variedades para as zonas produtoras do país, com base em ensaios de campo e análises laboratoriais conduzidas pelo Instituto Politécnico de Beja e outras entidades.
O Estágio consiste na avaliação tecnológica de cultivares/variedades de trigo mole, propostas pelas empresas de sementes, provenientes de ensaios de campo realizados no Alto e Baixo Alentejo, com o objetivo de classificar as variedades em função do seu teor proteico e o ensaio alveográfico, que constituem as especificações mais determinantes na definição do potencial tecnológico e de utilização de um lote de trigo mole. O ensaio alveográfico, que não é mais do que um teste reológico que visa estudar a viscoelasticidade das massas obtidas a partir das farinhas e está também intimamente relacionado com o teor e qualidade proteica.
Tendo por base os resultados das análises laboratoriais realizadas, anualmente é publicada a Lista de Variedades Recomendadas (LVR), uma iniciativa de fileira (produção, investigação e indústria) que visa a identificação das variedades que melhor se adaptam às principais zonas produtoras em Portugal e que melhor servem os interesses de todos os intervenientes da fileira. A utilização destas variedades recomendadas conduz assim à produção de lotes homogéneos e de maior dimensão, de elevada qualidade e perfeitamente adaptados às necessidades de transformação da indústria.
O Laboratório de Análises de Sementes e Matérias Primas Vegetais do Instituto Politécnico de Beja, é um dos laboratórios responsável pela realização das análises para a avaliação tecnológica, ao qual se adicionam estruturas das entidades parceiras do projeto, nomeadamente a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Moagem Ceres e Cerealis.

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