9º
Estratégias One Health na exploração do mundo microbiano
Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Através da lente do conceito “One Health”, que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, é ainda mais crucial a compreensão do mundo microbiano. Microrganismos como bactérias, vírus e fungos estão presentes em todos os ecossistemas, desde o solo até a água, e desempenham papéis importantes na manutenção do equilíbrio ecológico. No entanto, esses microrganismos também podem causar doenças em humanos, animais e plantas, e a disseminação de doenças infeciosas é um problema global crescente. É crucial entender a dinâmica dessas interações ecológicas para proteger a saúde humana, animal e ambiental. Com uma abordagem holística e colaborativa, a adoção do conceito “One Health” pode ajudar a enfrentar os desafios globais de saúde pública e promover um futuro mais sustentável para todos.
Assim, pretendemos que o aluno entenda o papel dos microrganismos e os seus impactos na saúde humana, animal e ambiental. Para isto, iremos isolar bactérias e fungos do Homem (mãos, boca, ouvidos, etc.), animais e do meio ambiente (ar, solos).
Estágio Esgotado
Do mundo físico ao virtual: criando jogos e aplicações inteligentes com sensores IoT e IA
Instituição: Universidade Fernando Pessoa
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Nesta actividade intensiva de 5 dias, os participantes irão explorar a integração entre o mundo físico e digital por meio de sensores, micontroladores (cf. Arduino e ESP32), desenvolvimento de jogos, visualização de dados e inteligência artificial aplicada com classificadores. Em cada dia serão abordados novos desafios práticos, combinando sensores físicos, interatividade digital e IA aplicada.
Em concreto o estágio permitirá:
i) controlar objetos num jogo 2D usando sensores físicos conectados a microcontroladores (e.g. controlar personagens do jogo) e criar mecânicas interativas controladas por botões físicos;
ii) ligar sensores a microntroladores e enviar dados de monitorização ambientais para um dashboard IoT;
iii) explorar formas criativas de visualizar dados sensoriais e interações em tempo real (e.g. gráficos dinâmicos, dashboards interativos);
iv) usar aprendizagem máquina para classificar padrões de entrada de sensores (e.g. detectar emoções, gestos, etc.).
Estágio Esgotado
Caçadores de insetos CIVG: vigilância e doenças
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Junta-te à equipa de parasitologia do CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama neste estágio interativo de uma semana, onde terás uma introdução prática ao trabalho de investigação científica. Ao lado de investigadores especializados, vais estudar insetos transmissores de doenças com impacto na saúde humana e animal, dentro do conceito One Health. O estágio combina trabalho de campo e laboratório, onde recolherás amostras em armadilhas do tipo CDC, realizarás diagnósticos morfológicos e analisarás a abundância e persistência dos vetores, além de avaliares o risco de transmissão de doenças.
Estágio Esgotado
Bactérias multirresistentes: como sobrevivem e se protegem dos antibióticos?
Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
A resistência aos antibióticos é um dos maiores desafios da atualidade, tornando algumas infeções difíceis de tratar e colocando em risco a eficácia dos tratamentos médicos. Além disso, muitas bactérias conseguem formar biofilmes, estruturas protetoras que as ajudam a sobreviver em ambientes adversos, incluindo superfícies hospitalares e equipamentos médicos.
Neste estágio inserido na iniciativa Ciência Viva no Laboratório, os participantes terão a oportunidade de entrar no mundo da microbiologia e perceber como os cientistas estudam bactérias multirresistentes. Ao longo de uma semana, irão trabalhar num laboratório, onde poderão realizar ensaios de suscetibilidade antimicrobiana, testando a resistência de diferentes bactérias a antibióticos. Além disso, irão observar e quantificar biofilmes bacterianos, compreendendo o seu papel na resistência aos tratamentos.
Através desta experiência prática, os alunos irão desenvolver competências laboratoriais, aprender conceitos fundamentais sobre resistência antimicrobiana e biofilmes e descobrir o impacto destas questões na saúde humana e animal.
Estágio Esgotado
As plantas são nossas amigas….utilizar os frutos de figos da índia como sensores para avaliar alimentos deteriorados
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O figo-da-índia é uma espécie de cato que se desenvolve em zonas áridas e semiáridas. Os seus frutos fazem parte na dieta alimentar de diversos países, como os países do Mediterrâneo e do México e são ricos em nutrientes, contendo diversos compostos com atividade benéfica para a saúde humana. Mas estes frutos são também ricos em betalaínas, compostos que mudam de cor com o pH que podem ser úteis como sensores na avaliação de alimentos deteriorados.
Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição dos frutos de figo-da-índia, quer em termos nutricionais, quer em termos dos compostos funcionais. Em diferentes frutos irás analisar o teor de açúcar, proteína, gordura, vitaminas e ainda os teores de betalainas. Irás avaliar a alteração da cor com o pH destas betalaínas após as conseguires extrair dos frutos.
Estágio Esgotado
Da galinha ao ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A importância da sustentabilidade nos diversos aspetos da vida é cada vez mais reconhecida na sociedade atual. Para fazer face ao crescimento sem precedentes da população humana a nível mundial, é necessário produzir mais alimentos, de origem vegetal e animal, com menores pegadas hídrica e carbónica. A avicultura é um dos setores da produção animal que mais pode contribuir para a produção de alimentos de elevada qualidade para a crescente população mundial. Para isso muito têm contribuído os avanços na reprodução e genética de galináceos com desenvolvimento de estirpes de elevada eficiência produtiva. De modo a alcançar o potencial genético destes animais, é necessário formular dietas completas que suprimam as necessidades nutricionais das aves de acordo com as fases produtivas, de modo a produzir o maior número de ovos com a maior qualidade. Os ovos são um alimento proteico de excelência, com um perfil em aminoácidos essenciais ideal, de baixo custo e de elevada versatilidade na culinária e pastelaria. Adicionalmente, os ovos são boas fontes de lípidos, de minerais e de vitaminas essenciais. Perante o seu elevado valor nutritivo e baixo custo, os ovos são alimentos essenciais para combater a insegurança alimentar e em nutrientes da crescente população mundial. É, assim, extremamente importante formular dietas nutricionalmente equilibradas que promovam a produção de ovos de elevada qualidade nutricional que, paralelamente, promovam a sustentabilidade da avicultura.
Neste estágio, os estudantes irão participar num estudo de alimentação de galinhas poedeiras que visa promover a eficiência produtiva e ambiental da avicultura e a e a qualidade física e nutricional dos ovos produzidos, tendo a oportunidade de participar ativamente em todas as etapas do estudo, desde a produção das dietas completas para galinhas poedeiras, ao maneio diário dos animais, e à análise física e nutricional dos ovos postos durante a duração do estágio. Os estudantes irão desenvolver o estágio em colaboração com a equipa multidisciplinar de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Estágio Esgotado
Podemos aproveitar o bagaço de azeitona?
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O bagaço de azeitona e um subproduto/resíduo obtido na produção de azeite e representa um problema ambiental devido à quantidade de compostos fenólicos e outros, que podem contaminar as águas subterrâneas, os solos, as águas superficiais e podem resultar em problemas ao longo da cadeia alimentar, inclusive podem fazer perigar a saúde humana. A compostagem deste subproduto in natura ou em mistura com outros subprodutos pode resultar na sua valorização.
Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição do bagaço compostado. Nos diferentes produtos de compostagem que estão a ser produzidos serão realizadas análises: pH, condutividade, carbono orgânico, fenóis totais, azoto, fósforo, nitratos, fosfatos, azoto amoniacal, entre outros, e de realizar igualmente testes microbiológicos para avaliar a toxicidade para os ecossistemas.
Que espécies de heras existem em Portugal e para que servem? Uma pequena viagem pela botânica, biologia, paisagismo e horticultura ornamental
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Durante este estágio dedicaremos atenção às plantas trepadeiras ‘heras’ como forma de permitir contacto com abordagens do âmbito da Botânica, Biologia Molecular, Arquitetura Paisagista, Coberturas Verdes e Horticultura Ornamental. O estágio decorrerá no Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda (Alcântara, Lisboa), contando também com saídas de campo.
2ª-feira. Trabalho de campo. Prospeção e colheita de plantas de hera em visita a realizar à Serra de Sintra com recurso a georreferenciação e caracterização ecológica.
3ª-feira. ISA. Visita à Tapada da Ajuda e observação de heras em diversos contextos ecológicos. Visita aos Viveiros Florestais e propagação por estacaria do material vegetal recolhido.
4ª-feira. ISA. Identificação das amostras colhidas recorrendo à observação de tricomas e à determinação do tamanho de genoma por citometria de fluxo. Extração de ADN, amplificação usando a Reação em Cadeia da Polimerase e sequenciação.
5ª-feira. Visita ao Jardim Botânico da Ajuda (o mais antigo de Lisboa). Utilização de heras em revestimento de paredes.
6ª-feira. ISA. Análise dos resultados. Que espécies de hera ocorrem em Portugal? Como as distinguir, preservar e utilizar? Como extrapolar estes conhecimentos para outras situações?
Colaboração de: Ana Caperta, Ana Luísa Soares, Ana Paula Ramos, Dalila Espírito-Santo, Paulo Forte, Pedro Talhinhas, Teresa do Paço e Vera Ferreira.
Iniciação à nanotecnologia
Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Na era tecnológica em que nos encontramos, a nanotecnologia tem alargado consideravelmente as suas aplicações, uma vez que o uso de nanopartículas tem vindo a demonstrar, um comportamento diferente da matéria, tornando-a mais promissora.
Neste estágio, pretendemos alargar o conhecimento dos alunos do Ensino Básico/Secundário, no que concerne ao trabalho experimental em ambiente de laboratório, de investigação, assim como na temática dos nanofluidos e nanopartículas. Neste sentido, propomos aos alunos desenvolverem um trabalho de preparação de nanofluidos de sílica em meio aquoso, seguido de caracterização de propriedades, como a condutividade elétrica e a densidade do nanofluido, a diferentes concentrações e temperaturas, permitindo assim avaliar o comportamento do mesmo com as variações propostas. As nanopartículas de sílica, podem ser usadas em muitas aplicações como em diagnósticos médicos, transporte de medicação, indústria alimentar e processos sintéticos, sendo assim fundamental o bom conhecimento do seu comportamento a diferentes situações.
Estágio Esgotado
Mitocôndrias brilhantes: as nossas fábricas de energia...e não só!
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Neste estágio, os estudantes vão aprender as múltiplas funções das mitocôndrias, os organelos responsáveis pela produção de energia nas nossas células, e de que modo alterações no seu funcionamento levam a várias doenças.
Os estudantes irão ficar imersos no funcionamento do melhor laboratório do mundo que estuda mitocôndrias e cujo nome acaba em XT. Irão ver várias técnicas laboratoriais e de análise de dados, para além de participarem na reunião semanal de laboratório. No final, vão fazer um brilharete e fazer uma magnífica apresentação para todo o grupo.
Estágio Esgotado
Meat Science - a física, a química e as sensações da carne no laboratório
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
No Laboratório de Tecnologia e Qualidade da Carcaça e da Carne, aguardam-se alunos do ensino secundário ávidos por explorar os segredos e complexidades por trás dos alimentos que consumimos diariamente. Essa atividade promete uma imersão no mundo da carne, desde a sua composição física e química até à sua apreciação sensorial.
Ao longo da semana, os alunos serão conduzidos por um programa abrangente que aborda análises físicas, químicas e sensoriais de diversas carnes e produtos cárneos. A jornada começa com uma introdução teórica, onde conceitos fundamentais sobre a estrutura da carne, os seus componentes químicos e os processos de qualidade serão discutidos. Os alunos serão apresentados aos equipamentos de laboratório e às técnicas de análise, preparando-se para uma experiência prática envolvente.
Na fase inicial, as análises físicas serão o foco: utilizando instrumentos de medição específicos, os alunos aprenderão a avaliar características como pH, cor, textura. Poderão ainda quantificar parâmetros como capacidade de retenção de água e perdas por cocção. Essas análises revelarão informações cruciais sobre a qualidade da carne e o seu potencial para processamento.
Em seguida, as análises químicas entrarão em cena. Os alunos mergulharão nos processos de determinação de composição da carne, e poderão explorar a presença de proteínas, lipídos, hidratos de carbono e minerais, através de técnicas laboratoriais. E desta forma, compreender como esses elementos influenciam não apenas o valor nutricional, mas também a segurança e a aceitabilidade dos produtos cárneos.
A etapa final será dedicada à avaliação sensorial, talvez a parte mais emocionante da atividade. Os alunos aprenderão a conduzir testes de degustação, utilizando todos os seus sentidos para avaliar atributos como sabor, aroma, aparência e textura. Irão tornar-se críticos gastronómicos, capazes de discernir entre diferentes tipos de carne e produtos cárneos, identificando nuances subtis e preferências individuais.
Ao longo de todas as análises, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipa, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração. Os dados e observações serão cuidadosamente registados pelos estudantes, através de relatórios que reflitam a sua aprendizagem e descobertas. Além disso, serão desafiados a interpretar os resultados das suas análises, relacionando teoria e prática para tirar conclusões significativas sobre a qualidade e características das amostras de carne estudadas.
Esta atividade não só oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem o campo da tecnologia e qualidade da carne, mas também promove uma compreensão mais profunda da ciência por trás dos alimentos que consumimos. Ao final da semana, os alunos sairão do laboratório não só com um conjunto aprimorado de habilidades práticas e técnicas, mas também com uma apreciação renovada pelo trabalho árduo e pela dedicação necessários para garantir a segurança e a excelência dos produtos cárneos na nossa dieta.
Construção e Controlo de Drones
Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Localização: CASTELO BRANCO , CASTELO BRANCO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A robótica é uma área fundamental de desenvolvimento científico e tecnológico que está cada vez mais presente em tudo aquilo que nos rodeia. A par do desenvolvimento da robótica móvel, têm emergido no mercado diversos tipos de aeronaves autónomas, também conhecidas por Drones. Estas aeronaves podem ser utilizadas para atividades mais lúdicas e entretenimento, como podem ser muito uteis para aplicações comerciais, como filmagens aéreas, inspeção e identificação, transporte de objetos, entre outros.
O objetivo deste estágio é proporcionar aos alunos mais jovens a oportunidade de construir um Drone de raiz, perceber a sua construção mecânica, a componente eletrónica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos constroem o seu Drone e programam-no para voar em forma de teleoperação ou autónoma. Assim os alunos são estimulados a aprender fazendo.
Estágio Esgotado
Passeios Químicos
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Se sairmos à rua, ou para trabalhar ou em passeio, deparamo-nos com química. Nos nossos bolsos, em casa e nas ruas há muitos locais e processos que evocam esta ciência. Desde os modernos centros de investigação e ensino aos edifícios históricos e nomes de ruas, até às coisas mais insignificantes. Há surpresas nas referências a artes e indústrias desaparecidas e nas que podemos encontrar hoje. E nem todas as coisas que evocam química têm um local definido. Podemos encontrar química nos cheiros e sabores, na natureza e nas tecnologias e atividades humanas. Podemos deparar-nos com histórias curiosas sobre produtos farmacêuticos ou agroquímicos. Encontrar química nos equipamentos urbanos, sinais de trânsito, pavimentos das ruas, ar condicionado, meios de transporte e, na realidade, em tudo o que nos rodeia.
Metais transparentes, flexíveis e condutores elétricos
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Certamente saberás que metais como o cobre, o alumínio ou a prata são bons condutores elétricos, sendo usados em dispositivos eletrónicos como smartphones ou computadores. E se fosse possível que esses mesmos metais fossem também transparentes e mecanicamente flexíveis, permitindo assim termos condutores elétricos invisíveis em qualquer superfície, desde o corpo humano até a uma folha de papel?
Convidamos-te a explorar neste estágio o mundo das redes metálicas à micro e nanoescala, que permitem precisamente tudo isso. Vais poder desenhar a tua própria rede metálica e depois fabricá-la em ambiente de sala limpa, através da deposição de filmes finos metálicos e da definição de padrões usando técnicas avançadas de laser, que permitem desenhar linhas com apenas 600 nm de largura (+ de 100 vezes mais fino que um fio de cabelo). Naturalmente, vais ainda caracterizar elétrica e opticamente as tuas redes metálicas.
Estágio Esgotado
MechWorld 2025 - À descoberta da engenharia mecânica
Instituição: Departamento de Engenharia Mecânica - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
A engenharia mecânica destaca-se, entre as várias engenharias, pela sua multidisciplinaridade. Ao conjugar vários domínios do conhecimento torna-se uma área muito rica, que assume um papel central na sociedade. A sua influência faz-se sentir nos mais diversos setores, desde as corridas de competição, seja Fórmula 1, WRC ou Moto GP, ao desenvolvimento dos mais modernos aviões da Boeing, Airbus ou de outro fabricante, à conceção de veículos espaciais, como os recentemente produzidos pela NASA, ou mesmo, à robotização de processos industriais. Assim, o presente estágio procura dar a conhecer vários domínios da engenharia mecânica, através da integração dos participantes em diversas atividades laboratoriais. Terão oportunidade de participar ativamente em atividades de robotização e controlo de processos de fabrico, caracterização das propriedades microestruturais e mecânicas de componentes de engenharia, fabrico/análise de materiais compósitos, modelação computacional de peças, entre muitas outras.
Estágio Esgotado
Exploring bone formation and mineralization using fish models
Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Localização: FARO , FARO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
In BIOSKEL laboratory, zebrafish in vivo systems are used to study bone formation and skeletal development, and gilthead seabream in vitro cell systems provide insights into mechanisms of bone matrix mineralization. During 1 week, you will be supervised by a team of scientists and learn basics on zebrafish breeding and maintenance, bone cell culture, bone staining and microscopy techniques.
Estágio Esgotado
Podemos tratar solos contaminados e produzir energia?
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Culturas dedicadas para produção de energia, como a cana-de-açúcar para bioetanol no Brasil, contribuem para a diversificação do fornecimento de energia, e a transformação de energia solar em energia química, no processo fotossintético, permite a redução da emissão de gases com efeito estufa e a mitigação de problemas relacionados com a biodegradabilidade dos materiais. No entanto, a crescente procura por este tipo de biomassa, aumentam a competição pelo uso do solo, ameaçando a produção de alimentos.
Em consequência, o cultivo deste tipo de culturas em solos contaminados é uma abordagem que permite minimizar a competição pelo uso do solo com as culturas alimentares. Neste estágio, terás oportunidade de avaliar se algumas destas culturas (lenhocelulósicas, como a cana e o sorgo), são tolerantes a solos contaminados com metais pesados, como o mercúrio e o chumbo. E poderás ainda avaliar se estas biomassas têm um poder calorífico elevado para poderem ser utilizadas na produção de bioenergia. A análise da composição da biomassa, nomeadamente o teor de cinzas, fibra, e ainda o teor de proteína, permite quantificar o efeito remediador do solo.
Estágio Esgotado
Preparação de manipulados em Farmácia
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
A preparação de medicamentos e outros produtos manipulados faz parte integrante das funções da Farmácia, sendo fundamentais para a prestação de cuidados de saúde.
Cabe ao Profissional de Farmácia preparar formas galénicas adequadas às necessidades de cada doente, respeitando as Boas Práticas de Fabrico de Manipulados e as normas regulamentares oficiais.
Os manipulados constituem portanto alternativas terapêuticas, permitindo a preparação individualizada de medicamentos mais adequados ao perfil fisiopatológico de cada doente. A preparação de manipulados pode ainda ser indicada noutros contextos, nomeadamente na dermocosmética. Em ambas as situações podem ser usados compostos de origem sintética, semi-sintética e natural (especificamente de origem vegetal).
Estágio Esgotado
Computação científica
Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Tens curiosidade em saber como podemos utilizar os computadores para resolver problemas complexos em ciência e engenharia? Com a computação científica, podes explorar os mistérios do universo, prever a propagação de doenças e conceber materiais avançados para um mundo melhor!
Ao aprender a programar em linguagens como Python, pode utilizar ferramentas computacionais para analisar dados, criar simulações e visualizar fenómenos científicos. Estas competências são essenciais para muitos domínios, incluindo a física, a biologia, a química e a engenharia.
Além disso, a computação científica é uma competência valiosa para o futuro. À medida que a tecnologia continua a avançar, haverá uma procura crescente de profissionais capazes de utilizar métodos computacionais para resolver problemas do mundo real.
Por isso, se queres explorar as fronteiras da ciência e adquirir competências valiosas para o futuro, junta-te hoje ao excitante mundo da computação científica!
Estágio Esgotado
Jumanji, Lara Croft ou Indiana Jones. Com qual te identificas?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 20-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Entediado nas férias? Vem à aventura e prepara-te para conhecer o passado humano. Atenção que tudo o que está alusivo aos filmes não se comparam com a realidade!
O projeto do LABACPS é um projeto internacional que através da arqueologia e ciências interdisciplinares procura compreender o passado humano. Vamos à procura de indícios e vestígios no território do Alto Ribatejo, seguimos uma série de pistas, para encontrar e perceber como foi a ocupação humana durante a Pré-história e a Época Romana. Numa viagem de 5000 anos, vamos montar o puzzle que nos permite perceber a ocupação e os restos materiais que nos deixaram para entender os seus comportamentos e atitudes. Esperam-te escavações em gruta e em monumentos megalíticos, bem como, de mochila às costas, uma série de explorações e visitas aos sítios arqueológicos no Centro de Portugal. O projeto é intensivo pelo que não haverá tempos mortos, de manhã à noite, do campo ao laboratório, vais aprender todo o processo que envolve a arqueologia. Se não te sentes preparado para uma aventura digna de filmes, começa a treinar.
Traz o teu chapéu que nem o Indiana Jones, o protetor solar e agilidade da Lara Croft e a vontade do Nathan Drake para não desistir de encontrar a nossa origem. Agarra-te à máquina do tempo, porque a aventura começa na hora em que chegares ao centro. Tem em atenção a todos os dados que são colocados nas informações, não te esqueças de nada.
Estágio Esgotado
Exploradores da ciência & sustentabilidade
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Ao longo de cinco dias, vais descobrir como os cientistas estudam a natureza, o clima e a sustentabilidade. Através de experiências práticas, visitas a laboratórios e trabalho de campo, vais aprender sobre biologia, alterações climáticas e agricultura sustentável.
Prepara-te para explorar microscópios, analisar amostras do solo, simulações em laboratório, construir uma mão biónica, e uma ventoinha eólica. Descobre como a ciência pode ajudar o mundo numa transição mais sustentável. Se tens curiosidade e vontade de aprender, esta é a tua oportunidade de te tornares um verdadeiro explorador da ciência!
Estágio Esgotado
Produção de cogumelos (bio)fortificados
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Os cogumelos são microrganismos com capacidade de absorção que precisam de se relacionar com o meio que os rodeia para conseguirem obter alimento e os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Neste projeto vamos fazer crescer cogumelos adicionando ao substrato, subprodutos agroalimentares tais como cascas de laranja, bagaço de azeitona, soro de leite, entre outros, de modo fortificar os cogumelos em maior poder antioxidante e teor proteico, aumentando o valor nutricional dos cogumelos.
Estágio Esgotado
Já te imaginaste a escavar um cemitério pré-histórico?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Este é um projeto de arqueologia internacional. Ao longo de uma semana poderás experimentar o que faz um arqueólogo e como é viver como um Indiana Jones.
O projeto do LABACPS-IPT, MEDICE, é um projeto internacional que através da arqueologia e ciências interdisciplinares procura compreender o passado humano. Uma grande equipa de investigadores vão-se juntar para estudar a região centro do território português. O período cronológico será durante a pré-história recente, isto é, quando o Homem começou a aprender a domesticar os animais e a cultivar. Pela primeira vez começam a construir monumentos em pedra para enterrar os seus mortos e a produzir cerâmica.
Vem escavar um cemitério: crânios, mandíbulas e esqueletos não vão faltar. Serão realizados trabalhos em antigos monumentos pré-históricos repletos de mistério, desafios e tudo o que possas imaginar. Vamos escavar e levantar estes esqueletos que foram depositados, nestes locais, há mais de 5000 anos. Se tens o espírito de um Jumanji e gostas do passado, este é um estágio que irás adorar. Durante uma semana, vais conviver dia e noite com malta que gosta de aventura e não tem medo de esqueletos humanos. Como nos restantes estágios do IPT, este é um trabalho de manhã à noite, de campo ao laboratório. Irás aprender sobre todo o processo que envolve a arqueologia e a antropologia física. Durante o período do projeto serão realizados trabalhos em diferentes sítios, recolhendo-se todos no mesmo local ao final da tarde. Para além de outros estagiários do Ciência Viva no Laboratório, integrados noutras equipas, irás contactar com investigadores nacionais e internacionais, bem como alunos do ensino superior. Ao todo prevemos ter 2 equipas a desenvolver trabalhos em diferentes locais.
Traz o teu chapéu que nem o Indiana Jones, o protetor solar e agilidade da Lara Croft e a vontade do Nathan Drake para não desistir de encontrar a nossa origem. Agarra-te à máquina do tempo, porque a aventura começa na hora em que chegares ao centro. Tem em atenção a todos os dados que são colocados nas informações, não te esqueças de nada. E esperamos que venhas com muita vontade de colherim numa mão e pico na outra, desvendar o passado.
Estágio Esgotado
Algas na Alimentação dos Portugueses – Uma realidade Im-Possível?
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Será que no Futuro próximo iremos ter algas na mesa dos Portugueses? Numa feijoada ou até mesmo num cozido à Portuguesa? Seremos capazes de identificar os sabores tradicionais da Cozinha Portuguesa num prato no qual se adicionou algas? Procuras as respostas a estas questões? Vem ter connosco e nós damos uma ajuda. As macroalgas marinhas são algas multicelulares que podem ser agrupadas em três classes, com base na pigmentação e características morfológicas, que são Chlorophyceae (algas verdes), Rhodophyceae (algas vermelhas) e Phaeophyceae (algas castanhas). Tal como as plantas terrestres, as algas verdes têm como pigmento maioritário a clorofila responsável pela fotossíntese tendo também outros pigmentos acessórios como as xantofilas e os carotenóides. E as algas castanhas e vermelhas? Têm clorofilas? A que pigmentos se deve a sua cor? Quando cozinhamos estas algas a cor mantêm-se? Durante uma semana irás enriquecer o teu conhecimento sobre as macroalgas da Costa Portuguesa, identificar um prato típico português/produto alimentar e enriquecê-lo com algas, avaliar a qualidade físico-química do produto inovador e a sua aceitação através da análise sensorial. Os estudantes também terão a oportunidade de realizar uma saída de campo para a recolha de material biológico e realizar extratos de diferentes macroalgas para visualizar diferentes cores de pigmentos. Além disso, tanto nos extratos como nas próprias algas, serão simulados processos de confeção de alimentos, permitindo avaliar a estabilidade dos pigmentos. Com a atividade serão introduzidos conceitos de biologia, mas será a química a chave da maioria das respostas. Esperamos por ti!
Estágio Esgotado
Culturas celulares de microglia para estudar o glaucoma
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira a nível mundial, e a hipertensão ocular é um dos principais fatores de risco para desenvolver a doença. No sistema nervoso central existem umas células com funções imunes muito semelhantes aos macrófagos, as células da microglia. Neste estágio vamos simular a hipertensão ocular, colocando as células da microglia numa câmara de pressão e estudar como é a que pressão aumentada afeta estas células. Vais ter oportunidade de preparar culturas de células da microglia, expor as células a pressão elevada numa câmara e realizar um ensaio de fagocitose com microesferas fluorescentes. No final vamos observar os resultados obtidos no microscópio de fluorescência, observar os resultados e apresentar as conclusões do estudo.
Estágio Esgotado
Quanta energia poderemos produzir a partir de uma água residual?
Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro
Localização: AVEIRO , AVEIRO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Enquadramento:
O leite tem sido uma fonte de alimento para a população humana desde tempos imemoriais e, hoje em dia, as indústrias de lacticínios representam um dos maiores segmentos mundiais da indústria de produção alimentar. As águas residuais (ou efluentes) produzidas nestas indústrias representam um grave problema ambiental, se não forem tratadas adequadamente. Geralmente, estas águas residuais podem ser encaminhadas para sistemas de tratamento biológicos, dando origem à produção de energia na forma de biogás. A estimativa do volume de águas residuais geradas anualmente em Portugal por este tipo de indústrias é superior a 6 500 000 m3. Neste trabalho pretende-se avaliar o potencial de produção de energia (biogás) a partir destas águas residuais utilizando um minirreator biológico alimentado com uma água residual de uma indústria de lacticínios e observar ao microscópio as populações microbianas que produzem o biogás.
Objetivo: Determinar o potencial energético de um efluente de uma indústria de lacticínios.
Plano de trabalhos:
1) Montagem da instalação laboratorial (reator biológico de 5 litros, sistema de aquecimento, linha de recolha de biogás),
2) Caracterização da água residual a utilizar,
3) Preparação e arranque do sistema laboratorial,
4) Monitorização do biogás e metano produzidos,
5) Observação ao microscópio das espécies microbiológicas envolvidas no processo de produção do biogás a partir da água residual,
6) Cálculo do potencial energético da água residual,
7) Cálculo do potencial energético para o volume de águas residuais de lacticínios produzidas anualmente em Portugal.
Estágio Esgotado
Redes sociais – como influencers e likes moldam as nossas ideias
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já paraste para pensar como as redes sociais influenciam a maneira como vemos o mundo e a nós mesmos?
Neste estágio, vamos explorar o poder dos influencers, dos likes e dos comentários das redes sociais, como o Tiktok e Instagram, na formação das nossas ideias sobre a igualdade de género. Será que rapazes e raparigas são vistos da mesma forma na linguagem das redes sociais? Será que as publicações que vemos todos os dias reforçam estereótipos e preconceitos ou podem ajudar a promover a igualdade?
Vais analisar perfis de influencers, criar campanhas para redes sociais, debater temas polémicos e descobrir como podes ser um agente de mudança no mundo digital. Vamos desconstruir estereótipos, criar conteúdos inclusivos e refletir sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas.
Se gostas de redes sociais e queres aprender a usá-las de forma mais consciente e crítica, este estágio é para ti! Junta-te a nós e descobre como podes contribuir para uma internet mais justa e igualitária.
Identificação de metabolitos voláteis em fluidos biológicos: potenciais biomarcadores de patologias oncológicas
Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Localização: R A MADEIRA , FUNCHAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A composição volátil de diferentes fluidos biológicos (saliva, urina, ar exalado), resultante dos diferentes processos metabólicos, tem sido recentemente investigada como estratégia não invasiva para o diagnóstico de diferentes patologias, incluindo o cancro. Neste contexto, emerge um crescente interesse cientifico, na avaliação do potencial dos compostos voláteis presentes na urina, para fins de diagnóstico clínico.
Assim, neste estágio, iremos estabelecer o perfil volatómico urinário de indivíduos com cancro da próstata e compará-lo com indivíduos saudáveis, como estratégia para identificar compostos voláteis, potenciais biomarcadores deste tipo de cancro. Para isso, usaremos a microextração em fase sólida em modo espaço de cabeça (HS-SPME), para a extração dos compostos voláteis, combinada com a cromatografia gasosa-espectrometria de massa (GC-MS), para a identificação dos compostos isolados. Os dados obtidos serão tratados recorrendo a ferramentas estatísticas avançadas ,de forma a evidenciar as possíveis correlações obtidas.
Estágio Esgotado
Aproveitamento de resíduos alimentares industriais: queres vir ajudar a salvar o planeta?
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
O constante aumento da população mundial, alinhado com o crescimento da indústria, resulta num elevado volume de resíduos industriais a nível mundial, especialmente na indústria alimentar. Estes resíduos não podem ser diretamente despejados no meio ambiente, devido à sua elevada toxicidade, e consequente degradação dos solos e do meio aquático. No entanto, estes resíduos podem ser importantes fontes de compostos com atividade biológica, que uma vez recuperados, poderão ser valorizados como novos aditivos naturais.
Neste projeto vais ficar a saber o que são líquidos iónicos, e como estes podem ajudar a salvar o planeta, contribuindo para uma economia circular.
Vais preparar diferentes líquidos iónicos e ver as diferentes aplicações que podem ter. Grandes conquistas, começam com pequenos passos… queres ajudar a salvar o nosso planeta?
Estágio Esgotado
Vem ver a natureza e materiais inspirados por ela à nanoescala
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Imagina olhar para uma folha por um microscópio. Agora aumenta mil vezes! Usando eletrões em vez de fotões, podes ver com uma ampliação gigante coisas do mundo que nos rodeia, desde folhas e rochas até insetos e bactérias. Poderás ver como a natureza criou micropadrões a estruturas que dão propriedades fantásticas às coisas, como as folhas que não se molham ou as opalas que aparentam ter várias cores vibrantes ao mesmo tempo. Poderás por fim, ver os úteis objetos do dia a dia que foram inspirados nos padrões da natureza, como o velcro que prende “apenas tocando” ou os tecidos impermeáveis.
Estágio Esgotado
Inteligência Artificial e Química: Como ensinar um computador a descobrir novos medicamentos e materiais sustentáveis?
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste um computador a prever novos medicamentos ou a ajudar a desenvolver materiais sustentáveis? Com a Inteligência Artificial (IA), a Química está a evoluir rapidamente, permitindo-nos descobrir novos compostos, prever reações químicas e melhorar a sustentabilidade dos materiais.
Neste estágio, vais aprender como os cientistas usam machine learning (aprendizagem computacional) para resolver problemas químicos complexos. Vais explorar ferramentas computacionais que permitem prever propriedades moleculares, reações químicas e como certos compostos podem interagir com o ambiente ou o corpo humano.
Ao longo do estágio, vais usar e construir modelos simples de IA para prever propriedades químicas, identificar moléculas bioativas e simular reações. Vais ainda trabalhar com software usado por investigadores para visualizar moléculas em 3D, analisar grandes bases de dados e testar algoritmos que imitam o pensamento humano na descoberta de compostos inovadores.
Se gostas de Química e Tecnologia e queres descobrir como a IA está a revolucionar a ciência, este estágio é para ti!
Objetivos:
- Compreender como a IA pode ser aplicada na Química para prever propriedades de moléculas e reações.
- Explorar ferramentas computacionais utilizadas na investigação química moderna.
- Fomentar o pensamento crítico e a criatividade, aplicando IA para resolver desafios reais da Química.
Estágio Esgotado
Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Energia sem limites: desvendando o potencial dos dispositivos de armazenamento na sociedade moderna
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Num mundo cada vez mais dependente de energia renovável e tecnologias móveis, o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia é crucial para garantir uma transição sustentável e eficiente, fornecendo energia confiável e acessível quando e onde mais precisamos.
Neste estágio vamos produzir e analisar uma parte fundamental dos dispositivos de armazenamento de energia, os eletrólitos. Depois da análise fundamental, iremos testar os eletrólitos em dispositivos termocrómicos e eletrocrómicos, para avaliar a sua eficiência e desempenho.
Estágio Esgotado
Sabes o que é a reologia dos alimentos? Vem aprender de forma prática!
Instituição: Instituto Politécnico de Beja
Localização: BEJA , BEJA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Já imaginaste como a textura do chocolate derrete na boca ou por que certos molhos são mais cremosos que outros? Durante este estágio imersivo, vais descobrir os segredos da reologia dos alimentos, a ciência que estuda o comportamento e a textura dos produtos alimentares!
O que vais aprender?
- Princípios fundamentais da reologia e a sua aplicação na indústria alimentar.
- Manipulação de equipamentos especializados, como viscosímetros e texturómetros.
- Análise de líquidos, semi-sólidos e sólidos, avaliando viscosidade, elasticidade e textura.
- Interpretação de dados e a sua relação com a experiência sensorial e funcional dos alimentos.
Durante uma semana, terás experiência prática e real, explorando como a reologia impacta os alimentos que consumimos no dia a dia. No final, levarás não só conhecimento técnico, mas também uma nova forma de olhar para os alimentos ao teu redor!
Se tens curiosidade e queres aprofundar os teus conhecimentos na ciência dos alimentos, este estágio é para ti!
Estágio Esgotado
Ciência que se come: filmes comestíveis para conservar alimentos!
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginou um revestimento comestível que pode ajudar a conservar os alimentos por mais tempo, reduzindo o desperdício e evitando o uso de plásticos? Neste estágio "Ciência que se Come", vamos explorar os filmes comestíveis, um tipo de embalagem biodegradável feita a partir de ingredientes naturais, como algas, proteínas e polissacarídeos. Os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre a ciência por trás desses materiais, entender como eles podem prolongar a vida útil dos alimentos, e até criar os seus próprios filmes comestíveis no laboratório! Com experiências práticas e conceitos de química e sustentabilidade, este estágio é uma oportunidade incrível para inovar e pensar em soluções sustentáveis para o futuro da alimentação. Venha descobrir como podemos comer ciência enquanto protegemos o meio ambiente!
Estágio Esgotado
Plantas medicinais de Portugal: da medicina tradicional à validação científica
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
As plantas aromáticas e medicinais (PAMs) têm sido usadas, desde a antiguidade, para fins terapêuticos no tratamento de várias doenças. Esta foi a base que levou à descoberta de muitos fármacos; na verdade, mais de 50% dos fármacos usados atualmente ou são moléculas naturais, ou são inspirados em moléculas naturais. Como exemplo temos o taxol, (extraído do teixo) usado em quimioterapia, e o ácido acetilsalicílico (princípio ativo da aspirina), que tem por base o ácido salicílico (extraído do salgueiro). Em Portugal temos várias espécies endémicas atualmente usadas na alimentação e que podem apresentar propriedades medicinais benéficas para a saúde humana, o que torna necessário descobri-las.
Os alunos acompanharão trabalho de investigação em curso no tema do estágio.
Durante esta ação Ciência Viva serão usados extratos de plantas medicinais de Portugal para realizar as seguintes tarefas:
i) Preparação de meios de cultura.
ii) Cultura e manuseamento de células.
iii) Preparação de soluções de extratos e sua adição a células em cultura.
iv) Avaliação da viabilidade/toxicidade celular por contagem de células (câmara de Neubauer) e recorrendo a um indicador de viabilidade celular.
v) Análise de morfologia celular.
vi) Análise de parâmetros de citotoxicidade usando microscopia de fluorescência.
vii) Análise e discussão dos resultados obtidos nas tarefas realizadas nos pontos anteriores.
Todas estas tarefas serão acompanhadas de explicações teóricas sobre os vários temas.
Estágio Esgotado
À descoberta de conexões digitais: o uso de dados de redes sociais na investigação científica
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O estágio “À descoberta de conexões digitais” é uma oportunidade empolgante para estudantes explorarem a análise de dados de redes sociais. Durante cinco dias intensivos, os participantes mergulharão no universo digital, aprendendo a recolher, analisar e interpretar informações provenientes de plataformas como Facebook e Instagram. Este estágio proporcionará aos estudantes uma visão aprofundada do mundo digital e a capacidade de explorar conexões ocultas nas redes sociais. As atividades a serem desenvolvidas ao longo da semana são: introdução à análise de redes sociais; recolha de dados; pré-processamento e limpeza de dados; visualização de redes a partir da criação de gráficos que revelam padrões de conexões entre os utilizadores e aplicações práticas, onde os estudantes poderão aplicar os conhecimentos em cenários reais, como deteção de influenciadores, análise de sentimentos de previsão de tendências. Participe desta atividade e descubra o poder dos dados digitais!
Estágio Esgotado
Faz do sol a tua fonte de energia
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste poder alimentar todos os teus dispositivos apenas com a luz do sol?
A energia solar que chega à Terra é 1000 vezes maior do que toda a que consumimos. Agora imagina o que podemos fazer se soubermos aproveitá-la!
Neste estágio vais explorar o mundo da energia solar e aprender a transformá-la em eletricidade de forma simples e prática! Vais descobrir como funcionam as células solares, conhecer alguns processos de fabrico e até experimentar aplicações que podes testar em casa. E mais! Vais construir carregadores solares capazes de alimentar dispositivos eletrónicos, como veículos telecomandados, e até sistemas para gerar combustíveis sustentáveis, como o Hidrogénio Verde.
Com este conhecimento, poderás energizar o que quiseres, onde quiseres – apenas com luz solar! Estás pronto(a)?
Medicina dentária - investigação em biomaterais para ortodontia
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 31-07-2025
Descrição:
As ligas metálicas, como por exemplo os aços inoxidáveis e ligas de cobalto e titânio, são muito utilizadas em medicina (principalmente ortopedia e medicina dentária) devido à sinergia entre propriedades mecânicas/físicas e biocompatibilidade. Na ortodontia, destaca-se a corrosão, intensificado pela dinâmica da cavidade oral que, em conjunto com a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, a utilização de pastas dentífricas com fluor e a ação da placa bacteriana, leva à libertação de iões metálicos para os tecidos e fluidos biológicos.
Uma das formas de tentar diminuir este processo passa pela modificação das superfícies. Os filmes finos à base de carbono amorfo, genericamente designados por DLC (Diamond-Like-Carbon) têm propriedades muito interessantes para esta área: elevada dureza e resistência ao desgaste, baixo coeficiente de atrito e alta resistividade elétrica, inércia química e biocompatibilidade.
Os estudos em curso testam o comportamento in vitro e em modelo in vivo de filmes DLC desenvolvidos para aplicação em ortodontia.
Estágio Esgotado
Uma estação meteorológica impressa numa folha de papel
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Criar dispositivos eletrónicos recicláveis e de baixo custo é muito importante para alguns produtos de consumo intensivo como as embalagens inteligentes. A utilização de materiais naturais e amigos do ambiente, como o papel, e de tecnologias de processamento de baixo custo, como a impressão, são vitais para este objetivo.
Neste trabalho, podes projetar e criar circuitos eletrónicos simples com capacidade para detetar variações da radiação ultra-violeta, de temperatura ou humidade e indicar essas alterações num pequeno mostrador que muda de cor. No final verás como podes reciclar e reutilizar todos os materiais que utilizaste.
Estágio Esgotado
Robôs@Home: construir robôs móveis inteligentes
Instituição: Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Localização: CASTELO BRANCO , CASTELO BRANCO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O objetivo do estágio é de integrar os participantes nas atividades de investigação e desenvolvimento no laboratório de robótica e equipamentos inteligentes, com atividades na área dos robôs de companhia que se movem numa casa inteligente.
Para tal, serão formadas equipas que irão construir quatro robôs móveis e inteligentes para realizar tarefas de interação com humanos em casa e operações de busca e salvamento. Cada equipa irá desenhar peças para depois serem impressas em 3D ou fabricadas na oficina.
Estes robôs poderão ser posteriormente utilizados pelas escolas secundárias de proveniência dos alunos para as competições do Festival de Robótica em 2026.
Os participantes realizarão atividades com braços robôs, já existentes no laboratório. O laboratório promove estágios da Ciência Viva no Verão, desde 2005.
Estágio Esgotado
Desvendando segredos e mistérios moleculares através de Ressonância Magnética Nuclear
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este projeto de verão, enquadrado no programa Ciência Viva no Laboratório. apresentará aos alunos do ensino secundário e profissional o fascinante mundo da espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), com foco em pequenas moléculas e proteínas. Os alunos aprenderão conceitos básicos de caracterização molecular e participarão em experiências práticas e laboratoriais de uso quotidiano em RMN.
O objetivo será proporcionar um contacto com os princípios teóricos fundamentais da espectroscopia de RMN, nomeadamente mecânica quântica e as suas diversas aplicações na caracterização molecular. Com estas ferramentas poder-se-á compreender melhor a estrutura e função de pequenas moléculas e proteínas, e até resolver dogmas da Biologia Celular e Molecular.
Definitivamente, será uma experiência única e aliciante onde o/a aluno(a) ganhará experiência e conhecimento em preparação de amostras, recolha e análise de dados.
O projeto proposto decorrerá no Laboratório de RMN, Departamento Química da Universidade de Coimbra, durante o período de 14 a 18 de Julho, 2025.
Nesse período o/a aluno(a) terá uma visão geral da espectroscopia de RMN, princípios e significado, e de como a mesma técnica elucidará na determinação de pequenas moléculas e proteínas. Obviamente receberá formação em segurança laboratorial necessária para a preparação de amostras. Os estudantes irão preparar amostras simples, como compostos orgânicos comuns (etanol ou acetona) e pequenas proteínas (albumina do ovo). Técnicas como diluição, filtração serão correntes durante esta etapa.
Posteriormente, os estudantes utilizarão um espectrómetro de RMN para a recolha de dados sob orientação do Investigador (Tutor). Após esta etapa serão treinados na análise e interpretação dos mesmos dados. Basicamente, os alunos analisarão os seus espectros recolhidos e discutirão as estruturas moleculares com base nos resultados obtidos.
Cada aluno ou grupo preparará uma breve apresentação sobre as suas descobertas, e uma breve reflexão sobre a experiência, lições aprendidas e aplicações da RMN na investigação científica.
No final do projeto, os alunos terão uma compreensão básica da espectroscopia de RMN, adquirirão competências práticas de laboratório e aprenderão a pensar criticamente sobre estruturas e caracterização moleculares. Este projeto pretende inspirar o interesse pela química e pela biologia molecular como potenciais campos de estudo futuros.
Estágio Esgotado
Transforma a madeira num gerador de energia elétrica
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Vem ver como podes usar materiais abundantes e sustentáveis para transformar energia mecânica em energia elétrica. Irás modificar blocos de madeira com outros materiais e montar o teu gerador de energia elétrica que podes usar para acender LEDs. Vamos necessitar da tua força e resistência!
Estágio Esgotado
À descoberta dos zeólitos: propriedades e aplicações na indústria e no dia-a-dia
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
No século XVIII o mineralogista sueco Crönsted descobriu uns minerais estranhos aos quais atribuiu o nome de zeólitos, por composição das palavras gregas “zein” (ferver) e “lithos” (pedra). Durante muitos anos estes materiais eram apresentados apenas como curiosidades mineralógicas. Atualmente, estes materiais têm uma vasta aplicação industrial, como permutadores iónicos (indústria de detergentes - amaciadores de águas), adsorventes (filtros, descontaminação de efluentes) e catalisadores (refinação de petróleo e petroquímica).
Neste estágio, exploramos as propriedades físico-químicas dos zeólitos que estão na origem das várias aplicações industriais destes materiais.
Estágio Esgotado
Da galinha ao ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A importância da sustentabilidade nos diversos aspetos da vida é cada vez mais reconhecida na sociedade atual. Para fazer face ao crescimento sem precedentes da população humana a nível mundial, é necessário produzir mais alimentos, de origem vegetal e animal, com menores pegadas hídrica e carbónica. A avicultura é um dos setores da produção animal que mais pode contribuir para a produção de alimentos de elevada qualidade para a crescente população mundial. Para isso muito têm contribuído os avanços na reprodução e genética de galináceos com desenvolvimento de estirpes de elevada eficiência produtiva. De modo a alcançar o potencial genético destes animais, é necessário formular dietas completas que suprimam as necessidades nutricionais das aves de acordo com as fases produtivas, de modo a produzir o maior número de ovos com a maior qualidade. Os ovos são um alimento proteico de excelência, com um perfil em aminoácidos essenciais ideal, de baixo custo e de elevada versatilidade na culinária e pastelaria. Adicionalmente, os ovos são boas fontes de lípidos, de minerais e de vitaminas essenciais. Perante o seu elevado valor nutritivo e baixo custo, os ovos são alimentos essenciais para combater a insegurança alimentar e em nutrientes da crescente população mundial. É, assim, extremamente importante formular dietas nutricionalmente equilibradas que promovam a produção de ovos de elevada qualidade nutricional que, paralelamente, promovam a sustentabilidade da avicultura.
Neste estágio, os estudantes irão participar num estudo de alimentação de galinhas poedeiras que visa promover a eficiência produtiva e ambiental da avicultura e a e a qualidade física e nutricional dos ovos produzidos, tendo a oportunidade de participar ativamente em todas as etapas do estudo, desde a produção das dietas completas para galinhas poedeiras, ao maneio diário dos animais, e à análise física e nutricional dos ovos postos durante a duração do estágio. Os estudantes irão desenvolver o estágio em colaboração com a equipa multidisciplinar de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Estágio Esgotado
Determinação dos compostos bioativos do bagaço da uva como estratégia para sua valorização
Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Localização: R A MADEIRA , FUNCHAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Todos os anos, milhões de toneladas de resíduos são produzidos pela indústria de alimentos. A produção de vinho é uma importante atividade cultural e económica, porém é igualmente responsável pela produção de uma grande quantidade de resíduos num curto período. O bagaço da uva (GP) é o principal subproduto, e é conhecido por ser rico em compostos fenólicos, com potencial bioativo na prevenção de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, entre outras.
Este estágio tem a finalidade de avaliar o teor de polifenóis e a capacidade antioxidante do bagaço da uva da casta Tinta Negra usando a µ-QuEChERS/UHPLC-PDA, bem como métodos espectroscópicos.
Vamos usar uma técnica de extração verde (µQuEChERS), para obtenção de extratos contendo os compostos fenólicos. Após obtenção destes extratos, diversas classes de compostos fenólicos (total teor de fenólicos, flavonoides, antocianinas) serão quantificados por ensaios espectrofotométricos. Polifenóis específicos serão identificados e quantificados, através de cromatografia em fase líquida de ultra performance (UHPLC), equipada com sistema de deteção de arranjo de fotodiodos (PDA).
Estágio Esgotado
Desvendar o invisível: a ciência das células animais
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Neste estágio, vais aprender mais sobre o mundo das células animais, como elas crescem e se comportam quando contactam com diferentes substâncias, e até a testar o poder de alguns extratos naturais no combate a doenças! Pretende-se introduzir a temática dos ensaios celulares, com conhecimentos teóricos e práticos de cultura de células animais. Vais ter a oportunidade de vivenciar o que é ser cientista por uns dias.
Objetivos:
- Aprender a obter extratos a partir de matrizes naturais e a testar os seus efeitos em diferentes células animais.
- Conhecer os princípios básicos de cultura de células animais, como manuseamento e condições de assepsia, contagem celular, monitorização da viabilidade celular e qual o impacto dos extratos naturais no seu crescimento.
Principais desafios:
- Será que consegues manter as células vivas fora do corpo humano?
- E descobrir quantas células tens numa solução?
- Consegues encontrar as células ao microscópio?
- O que acontece quando um extrato natural entre em contacto com as células?
- De que forma podemos usar as células em laboratório, para responder a questões do mundo real?
Convidamos-te a explorar o mundo da investigação científica! Aceitas o desafio?
Estágio Esgotado
Diagnóstico virológico em animais - técnicas de biologia molecular
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Muitas das doenças dos animais são causadas por vírus. Os vírus são entidades biológicas de dimensões microscópicas, que infetam células hospedeiras onde se multiplicam, e podem muitos deles infetar também os humanos.
Para a sua deteção, vamos proceder à aplicação de técnicas de biologia molecular para diagnóstico virológico em amostras de sangue, fezes e órgãos de animais suspeitos de infeção viral, nomeadamente:
- Extração de ácidos nucleicos
- PCR e RT-qPCR_
- Multiplicação de vírus em células.
Estágio Esgotado
Construção e programação de robôs autónomos móveis
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Convidamos os estudantes a participarem de um estágio prático durante as férias de 2025, que oferecerá a oportunidade de criar um robô autónomo móvel desde os componentes iniciais até à programação final.
Durante este programa, os participantes terão a possibilidade de montar um robô utilizando componentes eletrónicos reais e peças impressas em tecnologia 3D. Aprenderão conceitos fundamentais de eletrónica e robótica, além de desenvolverem habilidades de programação para que os seus robôs realizem tarefas de forma independente. O estágio culminará com a participação em desafios interativos com outros estudantes.
Não se requer experiência prévia em robótica ou programação. Todos os materiais necessários serão disponibilizados, e contaremos com instrutores qualificados para orientação em cada etapa do processo.
Tecnologias 3D aplicada à mecânica automóvel
Instituição: Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão (COMEGI) - Universidade Lusíada
Localização: BRAGA , VILA NOVA DE FAMALICÃO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Esta atividade fundamenta o seu objetivo no conceito “aprender pela observação e experimentação”.
Nesse sentido, propõe-se a investigação e desenvolvimento de conceitos ligados à mecânica automóvel. Através do processo denominado “Engenharia Inversa” e com o auxílio de um scanner 3D, os alunos vão fazer a digitalização de um chassi à escala 1:24. Cada participante irá utilizar software 3D, para reproduzir esse chassi com as alterações personalizadas de cada um. O resultado final será impresso em 3D.
Estágio Esgotado
Um projeto STEAM - Aprende construindo!
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio é centrado na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Esta abordagem permite desenvolver capacidades transversais como: resolução de problemas, pensamento computacional, robótica, poder de argumentação, pensamento crítico, autonomia e trabalho colaborativo.
Pretende-se que os/as estudantes realizem um projeto, formulando um problema real, progredindo em tarefas desafiantes e abertas a múltiplos caminhos de exploração, até à concretização de um produto final e à reflexão sobre todas as etapas.
No âmbito da Matemática apresentam-se alguns temas e tópicos possíveis de serem trabalhados, bem como as conexões com outras áreas, como a tecnologia, a robótica e a biologia, refletindo a intenção primordial num projeto em/com STEAM.
Estágio Esgotado
Como evoluímos e passamos de uma comunidade de agricultores para uma mais civilizacional?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 20-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Estás pronto para fazer uma verdadeira viagem no tempo? Se tens curiosidade sobre o passado remoto e a vontade de aprender tudo sobre a arqueologia, temos a oportunidade perfeita para ti! O projeto MEDICE trata de uma investigação que vai desde a Pré-História à Época Romana e oferece estágios voluntários que te permitirão explorar e estudar vestígios de diversas épocas, desde os primeiros habitantes do nosso território até à grandiosa civilização romana.
Ao longo deste estágio, vais ter a oportunidade de trabalhar em escavações arqueológicas em diferentes locais, cada um com a sua própria história. Desde os vestígios da Pré-História, onde os nossos primeiros antepassados se reunião para olhar o céu e fazerem as suas devoções, até aos locais onde eles habitaram, com os seus monumentos e artefactos. Desde grutas, a antas, a antigas cidades, tudo está preparado para te receber e te ajudar a entender os teus ancestrais.
No campo, vais lidar com uma variedade de materiais e contextos, aprendendo as técnicas de escavação e análise de artefactos, por isso, traz muita vontade para trabalhar e descobrir o passado. De humanos, a animais e utensílios, podes esperar que de tudo um pouco possa aparecer (cerâmicas, artefactos em pedra, moedas e até elementos de construção romana), o teu trabalho será fundamental para desvendar a vida das populações que ocuparam estas terras ao longo de milénios.
No laboratório, vais complementar o teu trabalho de campo com a limpeza, conservação e análise dos achados. Quer em campo quer em laboratório, serás guiado por arqueólogos experientes, que te ensinarão a catalogar e documentar os vestígios encontrados, utilizando as mais recentes técnicas de interpretação e conservação e restauro para garantir a preservação da nossa história.
Irás trabalhar com uma equipa diversificada de investigadores, estudantes e outros estagiários, criando uma oportunidade única de partilhar conhecimentos e aprender num ambiente colaborativo. A experiência será prática, imersiva e desafiadora, com a hipótese de ver o impacto do teu trabalho diretamente na compreensão do passado.
Se tens paixão pela história, pelo estudo de civilizações antigas e pela preservação do património, este é o estágio que te permitirá não só aprender, mas também contribuir para importantes descobertas arqueológicas.
Estágio Esgotado
Vem aprender a preparar microvegetais!
Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Lembras-te quando fizeste a experiência de plantar um feijão, para aprender como nascem as plantas, quais as suas partes, ou como se alimentam?
Afinal, além de se aprenderem esses e outros aspetos da vida das plantas, também podes tirar partido destas metodologias, para crescer em casa microvegetais, de uma forma sustentável, que podem ser colocados nas saladas ou na tua sandes preferida, juntando o útil ao agradável. Isto porque os microvegetais, sendo as primeiras folhas dos vegetais e colhidas precocemente, são bastante saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais benéficos para a saúde. Assim, tirando partido dos conhecimentos que aprendes nas tuas aulas de ciências e de outros campos da ciência, podes produzir alguns microvegetais, de forma simples e segura, que podem ajudar a tornar algumas receitas mais ricas e económicas.
Mas há plantas que têm algumas dificuldades em crescer e multiplicar-se e, para isso, utilizam-se técnicas desenvolvidas em laboratório, como a multiplicação vegetativa in vitro. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que podes desinfetar pedaços de plantas e colocá-las em garrafas ou outros recipientes fechados, contendo meio de cultura adequado, onde elas se vão desenvolver.
JellyFish - As medusas como recurso alimentar sustentável?
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
As medusas (também conhecidas como JellyFish) são organismos gelatinosos com um papel ecológico relevante nos ecossistemas marinhos. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento das suas populações, frequentemente associado a fatores como mudanças climáticas e a sobrepesca. No entanto, para além do seu impacto ecológico, estes organismos podem representar uma oportunidade enquanto recurso sustentável. Será possível incorporar medusas na gastronomia portuguesa? E que substâncias de interesse biotecnológico poderemos extrair delas?
Durante uma semana, vais explorar o fascinante mundo das medusas e o seu papel nos ecossistemas marinhos, analisar a sua composição bioquímica e investigar o seu potencial para a indústria alimentar e nutraceutica. Através de saídas de campo, atividades laboratoriais e experiências sensoriais, irás descobrir como podemos valorizar estes organismos, e transformar um desafio ecológico em soluções inovadoras.
Estágio Esgotado
Os segredos das algas para a saúde da pele
Instituição: MARE - Politécnico de Leiria
Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
As algas são cada vez mais apontadas como um recurso inovador e sustentável, altamente valioso para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos. Nesta atividade, os participantes terão a possibilidade de trabalhar com macroalgas da costa de Peniche, e desvendar as suas propriedades bioativas, no que diz respeito ao seu potencial antioxidante e antimicrobiano.
Os objetivos específicos são:
Realização de extratos de macroalgas
Avaliar a capacidade de sequestro do radical DPPH
Avaliação do conteúdo total em polifenóis
Avaliação dos efeitos dos extratos no crescimento de microrganismos do microbioma da pele
Com a participação nesta atividade, os participantes irão adquirir diversas competências científicas e técnicas, incluindo:
técnicas de química; bioquímica; microbiologia; trabalho em assepsia; preparação de meios de cultura; realização de inóculos; biossegurança em laboratório; análise e interpretação de resultados, espectrofotometria, desenvolvimento do pensamento crítico e do método científico; capacidade de trabalho em equipa; desenvolvimento criativo na temática da biotecnologia azul.
Estágio Esgotado
Transforma os resíduos agro-alimentares e florestais em nanocelulose para bioplásticos!
Instituição: MEtRICs, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Inúmeros anos de industrialização têm levado ao esgotamento contínuo de recursos não renováveis e a altos níveis de poluição. Por esse motivo, a União Europeia traçou objetivos
muito ambiciosos para 2050, sendo que o desenvolvimento de novos tipos de materiais de base biológica e degradáveis, pode ajudar a cumprir essas metas. A biomassa lenhocelulósica
é um dos biorecursos menos utilizados no mundo, consistindo principalmente de lenhina, celulose, e hemiceluloses. Este tipo de biomassa é abundante na natureza e pode ser obtida a partir de diversas fontes, entre as quais estão os resíduos agroalimentares e os resíduos florestais. A celulose extraída desta biomassa pode ser despolimerizada dando origem a um material à escala nanométrica de base biológica, a nanocelulose (NC). Devido às suas propriedades mecânicas, o reforço em bioplásticos tem sido apontado como uma das aplicações da nanocelulose. Neste estágio terás oportunidade de analisar a composição de diferentes resíduos lenhocelulósicos, nomeadamente o teor de cinzas, fibra, e ainda o teor de proteína, e de isolar a celulose e de caracterizar a nanocelulose obtida. Irás produzir bioplásticos com nanocelulose e avaliar a capacidade de reforço por comparação com bioplásticos sem nanocelulose.
Estágio Esgotado
Vamos produzir “Sal Verde” – cultivo de salicórnia em hidroponia
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A salicórnia vulgarmente conhecida como “Sal verde” é uma espécie bem-adaptada a viver em ambientes com elevado teor de sal. Em Portugal, encontra-se frequentemente nas margens dos canais da Ria de Aveiro e Ria Formosa (Algarve) onde cresce em pântanos e sapais salgados ou em margens de salinas temporariamente alagadas.
Neste projeto vamos fazer crescer plantas de salicórnia num sistema sem terra (cultivo hidropónico), através da reutilização da água de fermentação de azeitonas de mesa (água com elevada quantidade de sal). Iremos também avaliar o crescimento e a produtividade das plantas de salicórnia, através da colheita de amostras e avaliação de número de rebentos, comprimento dos rebentos, peso fresco da parte aérea, peso fresco da raiz, cor e suculência.
Química no duche
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Sabias que, quando estás rodeado de espuma durante o banho, a propriedade físico-química responsável chama-se tensão superficial? E quando colocas champô na cabeça? Claro que não convém que este escorra imediatamente, não é? A propriedade físico-química responsável pela permanência do champô nas nossas cabeças chama-se viscosidade! E sabias que, para evitar que a nossa pele fique irritada, é importante que o pH destes produtos seja adequado?
Neste estágio, propomos que fiques a conhecer, algumas propriedades físico-químicas de produtos de uso diário como: champôs, géis de banho ou sabonetes. Também terás a oportunidade de produzir alguns destes produtos, caracterizar as suas principais propriedades físico-químicas e compará-las com outros champôs e géis de banho comerciais. Iremos também pesquisar informações disponíveis na bibliografia, para nos ajudar neste processo.
Estágio Esgotado
Revolucionando a Eletrónica: impressão de tintas funcionais para um futuro sustentável
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Imagina um futuro onde qualquer pessoa pode criar os seus próprios dispositivos eletrónicos de forma simples, acessível e sustentável. Para tornar isso realidade, precisamos de tecnologias inovadoras que utilizem materiais abundantes, ecológicos e de baixo custo. A impressão de circuitos eletrónicos é uma dessas soluções! Neste trabalho, vais poder desenhar e fabricar circuitos usando tintas condutoras feitas de nanopartículas (milhares de vezes menores que um fio de cabelo) e descobrir como a eletrónica pode ser revolucionada com criatividade e tecnologia acessível. Estás pronto para criar o futuro?
Estágio Esgotado
ViMBiP - Viagem ao mundo da Medicina Bigenómica e de Precisão
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Este estágio inclui:
1) O contacto com tecnologias usadas em diagnóstico e investigação biomédica das citopatias mitocondriais (avarias na fábrica de energia), utilizadas habitualmente no Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT). Os estudantes terão, desta forma, a possibilidade de contactar com a realidade profissional de uma equipa multidisciplinar, cuja ação tem como objetivo a deteção de causas de doença e a investigação de mecanismos biomoleculares associados a alterações genéticas.
2) Participação no projeto a decorrer atualmente no LBioMiT, em parceria com a Universidade de Valladolid, Espanha (PI Zoraida Verde Rello). O projeto centra-se na sequenciação e análise de 2 genes: G6PD e H6PD, em doentes de SARS-CoV-2, a fim de identificar variantes genéticas, por análise de correlação genótipo-fenótipo, que possam influenciar o risco de infeção por SARS-CoV-2 e a sua evolução.
Estágio Esgotado
Internet das coisas – Digitalização de processos sustentáveis
Instituição: Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão (COMEGI) - Universidade Lusíada
Localização: BRAGA , VILA NOVA DE FAMALICÃO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O objetivo principal desta atividade é explorar as últimas tendências em tecnologia de sensores, e a sua integração na Internet das Coisas (IoT).
Vamos identificar as aplicações práticas dos elementos sensores na tecnologia IoT em diferentes setores, como saúde, agricultura, indústria, e entre outros.
Em termos práticos, a conceção passa por cada um dos participantes, desenvolver em laboratório uma aplicação IoT. Para cada participante, será escolhida uma variável física, o elemento sensor. O processo envolverá várias etapas: primeiro, o desenvolvimento do hardware, que inclui o projeto e a implementação de uma placa de circuito impresso para a aquisição do sinal. Será feita uma análise energética para o tipo de bateria a utilizar. Em seguida, o dispositivo será equipado com comunicação para rede sem fios. Posteriormente, será utilizado um protocolo de comunicação para enviar os dados para o sistema de monitorização. Os dados serão então armazenados e, em seguida, apresentados. Após este passo, será feita a impressão 3D do encapsulamento para todo o sistema. Por fim, os “objetos” criados pelos participantes poderão comunicar entre si e também serem “agrupados” numa torre de monitorização.
Estágio Esgotado
As ciências sociais em ação
Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Queres compreender melhor o mundo que te rodeia? Tens curiosidade em saber como os cientistas sociais estudam problemas como as alterações climáticas, as desigualdades ou o impacto do desenvolvimento tecnológico na sociedade? Então, este estágio de verão é para ti!
Durante uma semana, vamos levar-te numa viagem pelo mundo das ciências sociais, onde irás explorar temas fundamentais da atualidade e descobrir como os investigadores trabalham para responder às grandes questões do nosso tempo. Juntamente com investigadores e doutorandos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, terás a oportunidade de participar em atividades dinâmicas e interativas que vão muito para além da sala de aula.
Ao longo desta experiência, vais poder debater temas como sustentabilidade, mobilidades múltiplas, exclusão social e reconfigurações identitárias, entre muitos outros. Estarão as democracias em risco? Que desafios colocam as novas tecnologias às relações sociais? De que forma podemos construir sociedades mais justas e inclusivas? Estas são apenas algumas das perguntas que irão guiar as nossas discussões.
Este é um estágio que vai além da teoria! Vais participar em workshops e seminários práticos, onde poderás experimentar o trabalho de um cientista social. Irás aprender a interpretar dados, analisar comportamentos sociais e compreender como se constrói conhecimento científico sobre a sociedade. E, claro, irás trabalhar em equipa e trocar ideias com outros estudantes que, como tu, querem entender melhor o mundo e fazer a diferença.
Se estás no 9.º, 10.º, 11.º ou 12.º ano e tens vontade de explorar as ciências sociais de uma forma inovadora e participativa, este estágio é a oportunidade perfeita. Junta-te a nós nesta experiência única e descobre como as ciências sociais estão em ação para responder aos desafios do presente e do futuro!
Estágio Esgotado
Introdução aos Biossinais (INBIO)
Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
[DIA 1]
09h30-10h00: Introdução ao Curso
10h00-10h30: Apresentação do IST e do DBE
10h30-11h00: Apresentação do IT e do DEEC
11h30-13h00: Introdução aos Bio-sinais. Compreender os principais fenómenos que ocorrem no corpo humano e o papel dos mesmos nas principais funções corporais.
14h30-15h30: Aprender a fazer placas de circuito impresso. Apresentação do processo de fabrico de circuitos impressos. Visita ao laboratório de circuitos impressos do DEEC.
15h30-16h30: Aprender a soldar
16h30-17h30: Apresentação dos “kits” a montar
[DIA 2]
09h30-11h00: Modelação de Sistemas Fisiológicos. Desenvolvimento de organóides a partir de células estaminais pluripotentes induzidas humanas (hiPSCs), uma ferramenta poderosa que pode ser usada para modelar o desenvolvimento de sistemas fisiológicos.
11h30-13h00: Instrumentação e Aquisição de Bio-Sinais. Principais conceitos e ferramentas técnicas, que estão na base dos processos modernos de aquisição de bio-sinais suportada por dispositivos de hardware.
14h30-16h30: Montagem dos “kits”
16h30-17h30: Visita a Spin-off
[DIA 3]
09h30-11h00: Processamento de Sinais em Bioengenharia. Conceitos básicos de sinais, incluindo transformações da variável independente, exponenciais e sinusóides, impulso unitário e suas derivadas e degrau unitário.
11h30-13h00: Princípios de Programação com Arduino. Apresentação do ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) do Arduino e a estrutura usada na programação da placa.
14h30-16h00: Montagem dos “kits”
16h00-17h30: Visita ao Museu Faraday do IST
[DIA 4]
09h30-11h00: Inteligência Artificial em Bioengenharia. Introdução a técnicas de aprendizagem automática e exploração de dados, bem como a sua aplicação transversal a problemas e dados da vida real.
11h30-13h00: O Que os Bio-Sinais Dizem Sobre Ti? Exemplos práticos de utilização de sinais biomédicos para monitorização de saúde, avaliação de stress e melhoria das experiências do utilizador.
14h30-16h30: Montagem dos “kits”
16h30-17h30: Visita ao Demonstrador Microwave Medical Imaging (MWI). Apresentação do demonstrador laboratorial de MWI desenvolvido no IT como potencial técnica de imagem complementar ás tecnologias tradicionais de imagiologia médica (que são dispendiosas, requerem grandes infraestruturas e podem representar riscos à saúde).
[DIA 5]
09h30-11h00: Codificação e Análise de Vídeo. Princípios de codificação de imagem e vídeo, explicando os motivos de sucesso da família de normas MPEG, bem como aspectos de análise de imagem e vídeo, ilustrando-se com o caso dos sistemas de reconhecimento biométrico.
11h30-13h00: Tecnologias Quânticas. Princípios de física quântica. Desenvolvimentos recentes, nomeadamente novos métodos de comunicação, computação, e medição, e outros. Experiências baseadas nas propriedades da luz.
14h30-16h30: Teste dos “kits” de Arduino e realização de experiências para observar a variação da sua frequência cardíaca em tempo real.
17h00-17h30: Encerramento do Curso
Estágio Esgotado
A química na nossa vida
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o flúor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Plantas aromáticas: do laboratório ao prato
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Como sabes, as plantas aromáticas e medicinais têm cada vez mais interesse para a área alimentar e da saúde, sendo muito procuradas por produtores e consumidores, pois além de dar cor e sabor aos cozinhados, são importantes aliadas da saúde.
Vem conhecer algumas das plantas aromáticas e medicinais mais utilizadas, estudar a sua diversidade através da análise do seu DNA e confirmar as suas propriedades antimicrobianas. Aprende como podemos produzi-las em laboratório e como tê-las disponíveis durante todo o ano, à “distância de um clique”, para a cozinha gourmet e na obtenção de compostos medicinais.
A ciência da beleza: laboratório de farmácia e de cosmética natural
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio destina-se a todos os alunos que tenham interesse em explorar e compreender de forma prática e acessível a interligação entre farmácia, laboratório e cosmética natural. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes terão a oportunidade de compreender as tecnologias envolvidas na formulação de produtos cosméticos de origem natural, desde a escolha dos componentes da fórmula até à produção e a aplicação testes de qualidade. A experiência permitirá desenvolver competências laboratoriais básicas tais como boas práticas de higiene e segurança no laboratório, medição, pesagem, mistura, e mais avançadas como extração de compostos bioativos e manipulação de substâncias. Durante o estágio, os alunos terão a oportunidade de conhecer tecnologias e metodologias inovadoras utilizadas na produção de cosméticos naturais, compreendendo a ciência, por trás da formulação, estabilidade e atividade dos produtos. A atividade proporcionará uma experiência prática no desenvolvimento de algumas formulações de base natural, utilizando matérias-primas com propriedades benéficas para a pele.
Objetivos do Estágio
-Compreender a ligação entre farmácia e cosmética natural.
-Desenvolver competências laboratoriais essenciais para a formulação de produtos.
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e ingredientes naturais na indústria da cosmética.
- Fomentar o interesse pelo setor farmacêutico e cosmético através de uma abordagem experimental.
- Promover a criatividade e o desenvolvimento de novas formulações e incentivar o pensamento crítico sobre a segurança e eficácia dos cosméticos naturais.
Este estágio representa uma oportunidade única para os alunos adquirirem conhecimentos científicos aplicados a um setor em crescimento, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e prática, que junta a ciência, a inovação e bem-estar.
Estágio Esgotado
A natureza criativa
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já pensaste que explorar a natureza pode ser o princípio para um projeto criativo?
Num estágio interdisciplinar que cruza ciência, arte e design, pretende-se desenvolver projetos criativos tendo a natureza como inspiração. É uma oportunidade para desenvolveres a tua criatividade pelo estudo de elementos naturais e a aplicação dos seus princípios em projetos criativos.
A ciência, a arte e o design, embora com outras designações e até sem terem uma designação própria, desde há muito tempo articulam-se no sentido de explorar novos campos da expressão e do conhecimento. Lembra-te de Leonardo da Vinci, que analisando a anatomia das aves e desenhando o seu voo, encontrou um potencial para responder ao antigo sonho de fazer um ser humano voar, projetando aparelhos voadores precursores das asas delta e dos para-quedas. Mais recentemente, os fatos de banho de competição foram desenvolvidos a partir da pele de tubarões, permitindo aos nadadores serem muito mais rápidos!
O estágio inicia-se com visitas de campo no Território de Montanha, que caracteriza a região de Bragança, para a recolha de elementos naturais, fazendo a sua análise laboratorial. Segue-se a realização de modelos de interpretação 2D e 3D. Finalizamos o processo através dos princípios da biónica e do biomimetismo, com a conceção de projetos nas áreas da arte e do design.
Estágio Esgotado
Plantas aromáticas e flores comestíveis: aplicação como corantes e conservantes em bebidas fermentadas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio tem como principal objetivo, envolver o estagiário em pesquisas científicas voltadas para a avaliação de extratos naturais na indústria alimentar.
O aluno poderá desenvolver formulações de bebidas fermentadas, utilizando extratos previamente otimizados de plantas aromáticas e de flores comestíveis, e avaliar a sua eficácia como agentes conservantes e corantes naturais. Para tal, serão realizadas análises dos parâmetros de degradação dos extratos, bem como estudos sobre a sua estabilidade e impacto na qualidade das bebidas, ao longo do prazo de validade de cinco dias. Além disso, o estágio proporcionará ao estudante, a oportunidade de desenvolver habilidades laboratoriais essenciais, aprimorando assim a sua autonomia na utilização de equipamentos e técnicas analíticas aplicadas à ciência dos alimentos.
Estágio Esgotado
Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Plantas em ação: como sobreviver no ambiente
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Já alguma vez te questionaste sobre os segredos ocultos que as folhas das plantas guardam? Junta-te a nós neste emocionante estágio e embarca numa jornada para desvendar o mistério das folhas através da ciência das impressões digitais vegetais!
Se estás no 9º ou 10º ano e tens uma paixão pela natureza, pela ciência e por descobrir o desconhecido, este estágio é para ti. Durante este programa intensivo, terás a oportunidade única de mergulhar no mundo das plantas e aprender como as suas impressões digitais podem revelar informações cruciais sobre a sua saúde, o seu ambiente e até mesmo o seu ADN. Para além disso, vamos explorar as trocas gasosas foliares e os parâmetros do estado hídrico das plantas, descobrindo como estas interações influenciam o seu crescimento e adaptação ao meio.
Conduzido por especialistas em Biologia Vegetal e técnicas de análise de dados, este estágio oferece uma experiência prática incomparável. Aprenderás a recolher amostras de folhas, a extrair as suas impressões digitais e a analisar os padrões únicos que emergem. Além disso, investigarás como as plantas regulam a perda de água e trocam gases essenciais para a fotossíntese, utilizando técnicas laboratoriais inovadoras. Terás ainda a oportunidade de colaborar com outros jovens apaixonados pela ciência, partilhar as tuas descobertas e contribuir para a compreensão científica da biodiversidade vegetal.
Ao participares neste estágio, não só expandirás os teus conhecimentos em Biologia, como também desenvolverás habilidades valiosas, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Além disso, terás a oportunidade de te inspirar e inspirar outros a envolverem-se com a ciência e a conservação do meio ambiente.
Não percas esta oportunidade de explorar o fascinante mundo das plantas e fazer descobertas incríveis. Inscreve-te agora e junta-te a nós na missão de desvendar os segredos das folhas através das suas impressões digitais, da regulação hídrica e das trocas gasosas!
Capturar água do nevoeiro: ciência inspirada na Natureza!
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A água é essencial para a nossa vida, mas a sua escassez já afeta 4 em cada 10 pessoas no mundo. E se conseguíssemos criar materiais capazes de captar água diretamente do ar sem precisar de eletricidade?
Nos laboratórios do CENIMAT, estamos a desenvolver membranas biodegradáveis inspiradas na natureza - como as teias de aranha - para recolher água do nevoeiro.
Neste estágio desafiamos-te a projetar um dispositivo inovador que possa ser usado em regiões afetadas pela seca, sem recurso a energia externa.
Para isso vais trabalhar com polímeros biodegradáveis, como a celulose, e testar as membranas numa câmara de nevoeiro, com temperatura e humidade controlada. Consegues criar uma solução sustentável para captar água do ar? Junta-te a nós e descobre!
Regressa ao passado numa aventura em gruta
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Estás pronto para entrar no mundo da arqueologia, sentir a terra nas mãos e desvendar segredos que remontam a mais de 5000 anos? Se tens vontade de aprender e não tens medo do escuro e de encarar desafios (nem de pegar nas ferramentas, claro!), então este é o estágio perfeito para ti.
O projeto MEDICE, do LABACPS-IPT, é uma expedição internacional que te levará ao coração da pré-história, onde os nossos antepassados começaram a domesticar animais, cultivar e até construir os primeiros monumentos de pedra. O cenário? Uma caverna cheia de vestígios humanos e mistérios para desvendar. Aqui, vais trabalhar com esqueletos, crânios e mandíbulas, testemunhas silenciosas de um passado distante. E sim, vamos escavar um cemitério!
Ao longo de uma semana, vais aprender o que é ser arqueólogo, enquanto exploras sítios pré-históricos e contribuis para a descoberta de dados importantes sobre a nossa história. O trabalho será intenso, de manhã à noite, no campo e no laboratório, com o objetivo de te mostrar todo o processo arqueológico e antropológico. Vais integrar uma equipa internacional, com investigadores e alunos do ensino superior, enquanto partilhas experiências com outros estagiários do Ciência Viva no Laboratório.
Lembra-te, a aventura exige dedicação: prepara-te para escavar, levantar dados e descobrir vestígios que, muitas vezes, estão enterrados há milénios. Não basta apenas vontade, também é preciso coragem e foco. Traz o teu espírito de aventura (com um toque de Indiana Jones e Lara Croft) e a tua motivação à la Nathan Drake para não desistir diante de um desafio.
O alojamento será em camaratas, por isso, não te esqueças de trazer o teu saco-cama, resguardo, chapéu, protetor solar e, claro, a tua energia!
Se tens paixão pelo passado e pela ciência, não percas a oportunidade de fazer parte desta jornada única. A aventura começa no momento em que chegares ao centro.
Vamos escavar o passado juntos? Esperamos por ti com as ferramentas na mão e a curiosidade afiada!
Estágio Esgotado
Explora materiais cromogénicos e aquecedores impressos!
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já te perguntaste como funcionam as janelas fotocrómicas, eletrocrómicas ou termocrómicas, que mudam de cor para controlar a passagem da luz? E sabias que é possível fabricar aquecedores impressos flexíveis que funcionam quando aplicamos uma corrente elétrica?
Neste estágio, terás a oportunidade de explorar materiais inovadores que reagem a estímulos elétricos ou térmicos, alterando a sua cor ou gerando calor. Vamos trabalhar com materiais condutores e transparentes, tintas especiais e substratos flexíveis, para construir dispositivos inteligentes!
Além de produzires materiais cromogénicos, vais aprender a fabricar aquecedores resistivos através da deposição de padrões condutores em papel e plástico. Usando técnicas de serigrafia e padronização, irás imprimir circuitos com tintas metálicas, medir a sua resistência elétrica e observar a variação de temperatura com uma câmara de infravermelhos. Durante esta experiência, conceitos como resistência elétrica, tensão, corrente, leis de Ohm e Joule, temperatura e dissipação térmica serão explorados de forma prática e interativa.
O estágio decorre todos os dias das 10:00 às 17:00 e está diretamente ligado a projetos de investigação em curso no Departamento de Ciência dos Materiais (DCM). É uma oportunidade única para mergulhares no mundo da Ciência e da Engenharia de Materiais e experimentares técnicas utilizadas na investigação científica!
Vem descobrir como combinar Ciência, Tecnologia e Criatividade para construir dispositivos inovadores!
Estágio Esgotado
Contaminantes aquáticos emergentes: ecotoxicidade e saúde humana
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Os contaminantes emergentes são substâncias encontradas em pequenas concentrações na água, que não são facilmente detetadas no imediato, mas a longo prazo são um risco, por provocarem problemas na qualidade da água, nos organismos aquáticos e no Homem.
São exemplos de contaminantes emergentes os medicamentos, anticoncecionais, produtos de beleza, protetor solar, pesticidas, microplásticos, entre outros, que podem ser encontrados em fontes de abastecimento de água, águas subterrâneas e até mesmo na água potável que usamos na alimentação. Muitos destes contaminantes não são removidos nas estações de tratamento de água, e uma vez que são desenvolvidos para serem estáveis e não se degradarem facilmente, são persistentes nos ecossistemas e acumulam-se.
Neste estágio, propomos-te estudar os riscos dos contaminantes emergentes na água, destacando os efeitos de fármacos e outros produtos químicos nos ecossistemas aquáticos e na saúde humana. No laboratório, vamos realizar vários tipos de ensaios de ecotoxicidade, para compreender os efeitos de medicamentos, que provavelmente conheces ou até já tomaste, em vários organismos modelo.
Para poderes intervir e contribuir no futuro para mitigar esses impactos, pretendemos desafiar-te a promover o conhecimento e a educação sobre a importância de práticas sustentáveis no uso e descarte de produtos que contenham substâncias potencialmente perigosas.
Estágio Esgotado
Arqueologia e conservação em campo e laboratório
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Estás pronto para mergulhar de cabeça no fascinante mundo da arqueologia e trabalhar de mãos dadas com o passado? Se tens vontade de aprender, descobrir e até restaurar peças valiosas, este estágio é para ti. Prepara-te para trabalhar em laboratório, onde vais pôr as mãos na massa em cerâmica, fazer restauro de peças e capturar imagens únicas de vestígios arqueológicos.
O projeto MEDICE, do LABACPS-IPT, é uma experiência internacional que te levará a explorar uma zona ocupada durante o Neolítico, onde os nossos antepassados celebravam cultos e rituais dedicados às divindades ou festividades. Aqui, os vestígios revelam a importância das crenças e práticas espirituais dessa época, e tu serás parte da equipa que vai ajudar a entender esses momentos através do estudo e preservação dos objetos.
Ao longo de uma semana, terás a oportunidade de trabalhar em campo e em laboratório, realizando escavações em locais de grande relevância arqueológica. No laboratório, o foco será na análise e restauro de peças cerâmicas, além de documentar todo o processo através da fotografia arqueológica, garantindo que os detalhes dos achados sejam preservados para futuras investigações. Vais também aprender as técnicas de conservação e restauro, essenciais para o estudo de artefactos e para a preservação do património histórico.
A tua rotina será intensa, com trabalho no campo pela manhã e no laboratório à tarde. Será uma experiência prática, onde vais vivenciar o trabalho de um arqueólogo, combinando escavações no terreno com a precisão dos processos laboratoriais. Além disso, estarás rodeado por uma equipa de investigadores nacionais e internacionais, com quem vais trocar conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Se és apaixonado pelo passado, tens interesse em aprender mais sobre técnicas de restauro e conservação e estás disposto a pôr a mão na massa, esta é a oportunidade que procuravas.
Vem fazer parte desta jornada e ajuda-nos a descobrir, preservar e compreender o nosso passado!
Estágio Esgotado
De olhos postos em organismos marinhos com microscópios 3D e inteligência artificial
Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Localização: FARO , FARO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Técnicas de bioimagem permitem observar e estudar processos biológicos e estruturas internas de organismos vivos. Neste estágio terás a oportunidade de explorar o fascinante mundo dos microscópios 3D, aprender como funcionam, como são preparadas as amostras, e descobrir como estas ferramentas avançadas são utilizadas em investigação na área da biologia marinha e biomedicina. Terás também a oportunidade de ver como a Inteligência Artificial é utilizada nesta área para gerar e analisar as imagens dos microscópios 3D, entre outras imagens.
Esta atividade abrange uma série de tópicos, incluindo biologia, física, e programação de computadores.
Estágio Esgotado
À descoberta das plantas medicinais, óleos essenciais e outros produtos de origem natural
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
As plantas, os óleos essenciais e outros produtos naturais(ex.: algas e fungos) têm constituído, ao longo dos anos, as bases para o tratamento de diversas doenças. Estes tratamentos desenvolveram-se tanto de forma tradicional, devido ao conhecimento das propriedades de determinada planta, passado de geração em geração, como através da utilização de espécies de origem natural como fonte de moléculas ativas.
Desta forma, o estágio pretende dar a conhecer alguns usos terapêuticos de plantas e outros produtos naturais, determinar algumas atividades biológicas dos produtos (ex: atividade antioxidante, antibacteriana, citotóxica) e realizar algumas formulações com ingredientes naturais.
Estágio Esgotado
Sabias que os cogumelos podem ajudar a combater o colesterol? Descobre como no projeto Mush4Chol!
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O Projeto Mush4Chol tem como objetivo principal, desenvolver uma formulação hipocolesterolémica a partir de resíduos de cogumelos, contribuindo para a saúde pública no combate ao colesterol elevado e promovendo a sustentabilidade.
Nesta atividade, alinhada com o projeto Mush4Chol, os alunos terão a oportunidade de conhecer cada etapa de preparação das amostras, desde o estado fresco, passando pela secagem e moagem, até à obtenção dos extratos. Para uma aprendizagem mais prática e interativa, os alunos poderão realizar a própria extração, aplicando técnicas simples e seguras para observar como os compostos bioativos (ergosterol e estatinas) podem ser isolados a partir de resíduos. Além disso, os alunos poderão analisar cromatogramas obtidos por HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), facilitando a compreensão dos processos de identificação e quantificação de compostos presentes nos extratos. Esta abordagem permitirá que experimentem métodos científicos, técnicas e ferramentas utilizados na investigação de soluções inovadoras.
Com este estágio, pretende-se despertar o interesse pela ciência e tecnologia, mostrando como o projeto Mush4Chol integra sustentabilidade, economia circular e saúde no desenvolvimento de novas soluções para o bem-estar da sociedade.
Estágio Esgotado
Caçadores de insetos CIVG: vigilância e doenças
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Junta-te à equipa de parasitologia do CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama neste estágio interativo de uma semana, onde terás uma introdução prática ao trabalho de investigação científica. Ao lado de investigadores especializados, vais estudar insetos transmissores de doenças com impacto na saúde humana e animal, dentro do conceito One Health. O estágio combina trabalho de campo e laboratório, onde recolherás amostras em armadilhas do tipo CDC, realizarás diagnósticos morfológicos e analisarás a abundância e persistência dos vetores, além de avaliares o risco de transmissão de doenças.
Estágio Esgotado
Dispositivo para mistura de cores da luz visível
Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
O estágio consiste na realização de trabalho prático/experimental sobre a mistura de cores da luz visível. Os estagiários estarão envolvidos na construção de dispositivos para a mistura de cores da luz visível controlada por uma placa de arduino. Os estagiários também terão a oportunidade de participar na recolha de amostras vegetais do Jardim Botânico da UTAD para impressão fotográfica ativada pela radiação solar, com o objetivo de construir um herbário alternativo das espécies autóctones do Jardim Botânico da UTAD. Os estagiários irão lidar com conceitos de ótica, eletrónica, informática e fotografia. Os alunos devem trazer os seus computadores pessoais.
Estágio Esgotado
Missão Saúde: a descoberta dos superpoderes das plantas
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Todos conhecemos alguém próximo com Diabetes. Sabes realmente o que é a Diabetes?
Se tens curiosidade sobre o que é esta doença e como preveni-la, este estágio é para ti!
A Diabetes tipo 2 é uma doença crónica com uma incidência muito alta na nossa população. Hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, assim como a prática regular de desporto são fatores que previnem o seu aparecimento. E, porque será que os vegetais são tão importantes na prevenção da Diabetes? Uma das razões é que muitas plantas são ricas em compostos bioativos, como os polifenóis, com efeitos benéficos para a saúde. Para saberes um pouco mais sobre estes compostos e como eles poderão atuar no nosso corpo para prevenir a Diabetes, vais ter que conhecer os nossos laboratórios.
Em oito dias poderás:
a) Descobrir como os investigadores quantificam os polifenóis em diversos alimentos;
b) Aprender como os investigadores estudam no laboratório o que acontece no corpo humano;
c) Experienciar o dia-a-dia de um investigador na área da nutrição;
d) Desenvolver materiais para ensinar as pessoas a comer corretamente e a controlar a sua saúde;
e) Aprender a apresentar e a discutir resultados, de uma forma fundamentada.
Junta-te a nós e vem descobrir o que é ser um cientista na área das Ciências da Saúde!
Estágio Esgotado
A química na nossa vida
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Gordura corporal: inimiga ou aliada? Descobre a verdade com a ciência!
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Conheces realmente o teu corpo? Se tens curiosidade sobre como a tua gordura se distribui e qual o seu impacto na tua saúde, então este estágio é para ti!
Sempre ouviste dizer que a gordura corporal é prejudicial? E se te disséssemos que nem toda a gordura é igual e que alguma até pode ser benéfica? Nesta atividade, vais explorar a composição corporal de uma forma inovadora e descobrir o que a ciência realmente diz sobre o tema!
O que vais fazer?
• Elaborar e aplicar questionários para compreender a relação entre estilo de vida e composição corporal.
• Analisar a composição corporal com tecnologia de ponta – o DXA – e visualizar como a gordura se distribui no corpo.
• Descobrir a diferença entre gordura visceral e subcutânea e perceber porque uma pode ser prejudicial e a outra até protetora.
Em oito dias poderás:
a) Relacionar estilo de vida com a distribuição de gordura através dos questionários.
b) Compreender a diferença entre gordura visceral e subcutânea e os seus impactos na saúde.
c) Descobrir como a tecnologia DXA analisa a composição corporal de forma precisa.
d) Desenvolver pensamento crítico sobre nutrição, exercício e saúde metabólica.
e) Apresentar e discutir resultados fundamentados, com base na ciência.
Junta-te a nós e descobre a verdade científica sobre a gordura no corpo!
Estágio Esgotado
Radiação ionizante - medição e monitorização
Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
O trabalho de estágio tem como principal objetivo mostrar aos estudantes a deteção experimental da radiação ionizante e como o fenómeno faz parte do ambiente onde vivemos. As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) apresentação do detetor Geiger-Müller e realização de algumas experiências sobre a radioatividade em ambiente laboratorial;
b) desenvolvimento de modelos para descrição quantitativa dos resultados experimentais;
c) comparação resultados obtidos com modelos teóricos propostos na literatura;
d) medição da taxas de contagens em vários pontos do campus da universidade para construção de um mapa da radiação ambiente;
e) construção do mapa e discussão sobre as semelhanças/diferença dos ambientes monitorizados.
O uso de drogas e compostos naturais no combate à dependência
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 30-06-2025
Descrição:
O relatório do Gabinete das Nações Unidas para a Droga e Crime (UNODC) reportou que, em 2022, aproximadamente 23 milhões de pessoas em todo o mundo consumiram cocaína, o que representa um aumento de 20% na última década. A cocaína é a segunda substância ativa ilícita mais consumida. Ainda não existe um tratamento eficaz aprovado para tratar esta dependência.
O uso crónico de cocaína induz efeitos graves e pode ser mortal (overdose), mas o consumo agudo pode também produzir alterações prejudiciais como taquicardia, hipertensão e convulsões. Nem todos os utilizadores apresentam os mesmos padrões de consumo, mas mesmo doses baixas podem levar a toxicodependência.
Neste projeto estuda-se in vivo o potencial terapêutico de um composto natural após a exposição aguda a doses baixas de cocaína, recorrendo a estudos imagiológicos e análise computacional, nomeadamente histopatologia.
Estágio Esgotado
Física da queda de água
Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O estágio consiste na realização de trabalho prático/experimental. Os estagiários estarão envolvidos no desenvolvimento e teste de uma metodologia de determinação da tensão superficial da água através da queda de água. A recolha de dados envolve diferentes dispositivos para largar água, de análise de imagem, sensores e uma placa de arduino. Os estagiários irão lidar com conceitos de física, mecânica de fluidos, eletrónica, informática e análise de imagens. Os alunos devem trazer os seus computadores pessoais.
Estágio Esgotado
Queres fazer sensores de radiação UV com lápis e papel?
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O desenvolvimento de dispositivos eletrónicos sustentáveis e de baixo custo é de grande importância. Com a utilização de materiais naturais e amigos do ambiente, como o papel, e recorrendo a tecnologias de processamento de baixo custo, podemos produzir diferentes tipos de sensores.
A radiação ultravioleta (UV) é uma onda eletromagnética capaz de causar danos nos humanos devido à sua alta capacidade de penetração na pele e seu efeito cumulativo. Existe um grande interesse por parte dos cientistas no estudo de materiais capazes de interagir/absorver este tipo de radiação.
Neste trabalho vais aprender como produzir nanopartículas de óxido de zinco (material com elevada sensibilidade à radiação UV) recorrendo a técnicas simples e amigas do ambiente. Terás também a oportunidade de projetar o teu sensor de radiação ultra-violeta utilizando materiais simples como lápis de grafite, tintas condutoras e papel.
Estágio Esgotado
Celulose inteligente: quando a Natureza inspira a Tecnologia.
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Se gostas de ciência, tecnologia e inovação, este estágio é para ti! Nos laboratórios do Cenimat, vais explorar como a celulose – um material natural, sustentável e biodegradável – pode ser usada para desenvolver sensores de humidade inteligentes.
Através de experiências práticas, vais fabricar o teu próprio sensor de humidade, testá-lo e perceber como funciona a sua resposta à água. Inspirando-te em estruturas naturais, como sementes, vais descobrir como a natureza nos ensina a criar dispositivos inovadores.
Mas o desafio não fica por aqui! No final, vais projetar um dispositivo que integre o sensor que criaste e explorar novas aplicações tecnológicas. Será a tua ideia que pode mudar o futuro?
Estágio Esgotado
Do vaso para o prato
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Será executada uma experiência em que se irão testar produtos orgânicos, em substituição dos fertilizantes químicos, usando a alface, ou o azevém, como planta teste. O trabalho envolverá a instalação do ensaio num abrigo, acompanhamento diário das plantas, com regas e observações, bem como o estudo da cultura e dos produtos em teste.
Será, também, efetuado um ensaio de germinação, em laboratório, para avaliação da capacidade de germinação do azevém, quando sujeito a diferentes tratamentos aquosos (com soluções de origem diversas).
Estágio Esgotado
Minhocas como bioindicadores: a sua aplicação na avaliação de fármacos e compostos bioativos
Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
No presente, as leis de proteção do bem-estar dos animais de laboratório indicam que, sempre que possível, devemos utilizar modelos alternativos para a avaliação da eficácia terapêutica de diferentes compostos com propriedades bioativas, sejam estes compostos de origem natural ou sintética. Cientes da importância desta regra, implementámos um modelo que utiliza um invertebrado, com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes compostos na sua fisiologia e comportamento: a minhoca Eisenia fetida.
Neste estágio os estudantes irão realizar procedimentos práticos com minhocas, tendo como base os conceitos de delineamento experimental, nos quais irão avaliar o efeito de compostos modificadores do comportamento e estimuladores da regeneração. Aprenderão a manter as minhocas em condições experimentais, a recolher variáveis biológicas, a interpretar os resultados, a analisá-los e a apresentar publicamente os resultados obtidos. Junta-te a nós para aprender a fazer ciência respeitando o bem-estar dos animais de laboratório, recorrendo a modelos invertebrados.
Iniciação à Eletrónica e Comunicações 5G (IEC-5G)
Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Localização: CASTELO BRANCO , COVILHÃ
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
[DIA 1] INTRODUÇÃO E MEDIÇÕES EM RADIOFREQUÊNCIA EM AMBIENTE URBANO
- 9:30 Receção aos participantes
- 10:00 Introdução à Eletrónica - 11h00: Pausa
- 11:20 Introdução às Telecomunicações, seguida de visita aos Laboratórios do Dep.de Física
- 12:30 Almoço
- 14:00 Introdução à montagem de “kits” básicos de Eletrónica (temporizador)
- 15:30 Pausa
- 15:45 Trabalho experimental: medições da potência do sinal recebido em redes móveis 5G - Introdução às Telecomunicações. Como se dimensiona uma ligação rádio?
- 16:45 Visita aos Laboratórios do DEM e encerramento do dia
- 19:15 Jantar na cantina de Santo António.
[DIA 2] MONTAGEM DE KITS E RECOLHA DE ENERGIA ELETROMAGNÉTICA DO AMBIENTE (10h00) Introdução à conceção e produção de placas de circuito impresso - montagem de kits_ 11:00 Pausa_ 11:20 Biosinais_ 11:55 Visita aos Laboratórios do Dep. de informática e do IT (incluindo biosinais) 12:30 Almoço_ 14:00 Wearable Technologies & Recolha de Energia Eletromagnética do Ambiente_ 15:30 Pausa_ 15:45 Visita ao Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior 17:00 Visita ao Data Center da Covilhã_ 19:15 Jantar na cantina de Santo António.
[DIA 3] DRONES AÉREOS, RECONHECIMENTO DE PADRÕES, E BIOSINAIS
10h00 Introdução aos drones aéreos – conceção e montagem_ 11:00 Pausa_ 11:20 Introdução aos drones aéreos – experiências de comunicação com tecnologia 4G e experiências de campo_ 12:30 Almoço_ 14:00 Introdução à conceção e produção de placas de circuito impresso - montagem de kits_ 15:00 Reconhecimento de padrões (SOCIA Lab)_ 15:45 Pausa_ 16:00 Conceção e produção de placas de circuito impresso - montagem de kits (continuação)_ 16:45 Piscina Praia do Jardim do Lago (a confirmar)_ 19:30 Jantar livre no Serra Shopping.
[DIA 4] WEARABLE TECHNOLOGIES, COMUNICAÇÕES MÓVEIS, APRESENTAÇÃO DOS NÚCLEOS E VISITA À ALTRAN, JANTAR DE DESPEDIDA 9h30 Comunicações móveis 5G (New Radio)_ 10h15 Small Cells, Open RAN and Carrier Aggregation_ 10h30 Pausa Aplicações da Internet das Coisas_ 11:30 Apresentação breve dos núcleos dos alunos_ 12:00 Introdução ao desenho de um circuito impresso 12:30 Almoço_ 13:30 Visita à CAPEGEMI, no Fundão_ 15:45 Pausa_ 16:00 Implementação de comunicações em Software Defined Radio com srsRAN e desafios das redes de próxima geração_ 19:00 Jantar de despedida.
[DIA 5] ICT APLICADA À SAÚDE E CONCLUSÃO DOS KITS 10h15 Rui Costa, ICT na Faculdade de Ciências da Saúde_ 11:00 Pausa_ 11h20 Produção dos circuitos impressos_ 12:30 Almoço_ 14:00 Conclusão dos “kits”, experiências_ 15h30 Conclusão do estágio_ 16:30 Despedida.
O papel dos jardins botânicos no conhecimento, conservação e diversidade de plantas úteis
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
As plantas desempenham um papel vital da vida na Terra, fornecendo alimentos, medicamentos, fibras e materiais de construção, para além de terem um papel fundamental na regulação do clima e na manutenção da biodiversidade. No entanto, muitas espécies vegetais enfrentam ameaças crescentes devido à degradação do habitat, mudanças climáticas e atividades humanas. Nesse contexto, a conservação das plantas úteis torna-se uma prioridade crucial para a preservação da biodiversidade e para garantir o fornecimento contínuo de recursos essenciais para as gerações presentes e futuras.
Os jardins botânicos são instituições fundamentais na conservação ex-situ de plantas úteis. Um dos principais papéis dos jardins botânicos na conservação de plantas úteis é o estabelecimento e manutenção de bancos de germoplasma, garantindo a conservação de variedades importantes de culturas alimentares, plantas medicinais e outras espécies de interesse económico.
Esta atividade proporciona o conhecimento da diversidade de plantas úteis, convidando os alunos a participar:
- Atividades laboratórios para análise de compostos bioativos e diversidade genética
- Execução de tarefas práticas para a identificação e propagação de plantas
- Visita de estudo ao mais antigo jardim botânico em Portugal, Jardim Botânico da Ajuda, que desempenha um papel crucial no estudo da ecologia, fisiologia, genética e outras áreas relacionadas às plantas úteis.
Estágio Esgotado
Caracterização biofísica de jogadores de futebol/futsal
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A caracterização biofísica de jogadores de futebol e futsal é essencial para entender os atributos físicos e fisiológicos que influenciam o rendimento desportivo dos jogadores. Esse processo pode envolver a avaliação de componentes como composição corporal, força, potência, velocidade, agilidade e equilíbrio. A composição corporal pode ser analisada através de indicadores como a percentagem de massa de gordura, massa magra e índice de massa corporal, fundamentais para otimizar o rendimento e reduzir o risco de lesões. A força e potência muscular, são essenciais para sprints e mudanças de direção rápidas, ações que são frequentes em ambas as modalidades. A velocidade e agilidade, características críticas no futebol e futsal, são analisadas por testes de deslocamento e capacidade de aceleração e desaceleração. A análise do equilíbrio, permite um treino mais direcionado, corrigindo desequilíbrios musculares para aumentar o rendimento do atleta e diminuir a probabilidade de lesão. Todas estas variáveis, serão avaliadas com recurso a equipamentos e protocolos utilizados por equipas de elite para avaliarem os seus próprios atletas. Em resumo, a caracterização biofísica permite uma abordagem individualizada no treino, auxiliando preparadores físicos e treinadores na tomada de decisões estratégicas para potencializar o rendimento e prolongar a carreira dos atletas.
Estágio Esgotado
À descoberta do medicamento de fio a pavio
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Se tens curiosidade em descobrir como se desenvolve e produz um medicamento, este estágio é para ti!
Os medicamentos são preparações farmacêuticas constituídas por um fármaco (uma molécula com atividade biológica) e por vários excipientes, os quais são substâncias que permitem obter as várias formas farmacêuticas que conheces: comprimidos, cápsulas, cremes, pomadas…
Em oito dias poderás descobrir:
a) Como extrair e isolar fármacos e excipientes de produtos naturais, como larvas de insetos
b) Como testar e caraterizar a eficácia e toxicidade de fármacos
c) Como a solubilidade dos fármacos influencia o tipo de medicamento a desenvolver
d) Como desenvolver, produzir e testar medicamentos
Junta-te a nós e vem dar os primeiros passos como agente promotor da saúde!
Estágio Esgotado
Sistemas inteligentes no nosso dia-a-dia, aplicações com microcontrolador!
Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Localização: CASTELO BRANCO , CASTELO BRANCO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador.
O objetivo do estágio é de integrar os participantes nas atividades de investigação e desenvolvimento no laboratório de Sistemas Eletrónicos e inteligência artificial. Para tal, serão formados grupos que irão desenvolver aplicações simples de sistemas inteligentes com microcontroladores.
Os exercícios a realizar serão: um órgão digital, escrita de mensagens em LCDs, medida e visualização de temperaturas, implementação de um semáforo.
Como projeto final propomos a implementação e o controlo de um sistema de iluminação a LEDs (Light Emition Diodes) RGB (Red Green Blue) com definição da cor e intensidade desejada.
Estes exercícios serão desenvolvidos programando em linguagem C e com hardware físico real.
Estágio Esgotado
As plantas e os desafios climáticos: valor da diversidade
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Muitas espécies vegetais são a base da nossa alimentação, como os cereais (arroz, trigo, milho, milho, arroz) e as leguminosas. Há variedades que deixaram de ser utilizadas por produzirem menos ou não se adequarem às exigências da mecanização e da indústria. No entanto, a preservação dessa biodiversidade e o seu estudo permitem descobrir características de resistência a alterações ambientais severas e às doenças. Através de programas de melhoramento de plantas, essas características poderão beneficiar as variedades modernas que, apesar de muito produtivas, não são resistentes. Veremos de que forma a fisiologia investiga as respostas das plantas a fatores ambientais como o calor e a seca, e conhecer alguns indicadores que dão informação sobre a produtividade fotossintética e a qualidade. Serão utilizados diversos equipamentos para medições in vivo da atividade fotossintética em folhas. Serão também feitas análises laboratoriais em amostras vegetais, com técnicas de espectrofotometria, cromatografia, titulação e microscopia, entre outras.
Estágio Esgotado
Exploração do futuro: capacitação em inteligência artificial para jovens
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Na era da tecnologia, é importante que os alunos estejam preparados para utilizar ferramentas avançadas, como a inteligência artificial, para aprimorar as suas habilidades e contribuir para o desenvolvimento e aproveitamento escolar. Com isso em mente, esta atividade visa capacitar os estudantes a explorar e aplicar a inteligência artificial de maneira eficaz na escola.
A atividade será dividida em várias etapas, dispersas pela semana de atividades, cada uma projetada para oferecer aos alunos uma compreensão abrangente da inteligência artificial e as suas aplicações práticas na escola.
1. Introdução à Inteligência Artificial
2. Exploração de Ferramentas de Inteligência Artificial
3. Desenvolvimento de Projeto
4. Implementação na Escola
5. Apresentação e Reflexão
Estágio Esgotado
Oceanografia costeira no Algarve
Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Localização: FARO , FARO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A saúde dos seus ecossistemas costeiros está diretamente ligada à qualidade da água, à composição dos sedimentos e à resposta dos organismos marinhos às mudanças ambientais.
Neste estágio, os estudantes irão atuar como verdadeiros detetives ambientais, investigando a qualidade das águas e dos sedimentos costeiros, avaliando impactos da poluição e acidificação dos oceanos. A experiência envolverá atividades de campo, análises laboratoriais, microscopia, experiências com organismos marinhos, permitindo uma compreensão profunda sobre a dinâmica dos ecossistemas costeiros e os desafios da conservação marinha.
Estágio Esgotado
Programação de jogos inteligentes
Instituição: NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), Universidade Nova de Lisboa
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O estágio Programação de Jogos Inteligentes é uma introdução de várias áreas da computação através da construção de programas. Os alunos do 9º ano terão a oportunidade de aprender, durante uma semana, a construir programas para controlar pequenos robôs e a desenvolver um jogo que integra conceitos da internet das coisas e inteligência artificial.
Uma viagem ao mundo da toxicologia: à descoberta os efeitos nocivos das drogas de abuso
Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Localização: PORTO , PORTO
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 08-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos adversos das substâncias químicas nos organismos vivos. O seu campo de atuação é vasto e abrange diversas áreas, desde a saúde humana até à proteção do meio ambiente.
No domínio clínico, a toxicologia desempenha um papel crucial na avaliação da segurança de novos fármacos, na deteção e tratamento de envenenamentos e na prevenção de danos causados por diversos agentes tóxicos, incluindo drogas de abuso, poluentes ambientais, aditivos alimentares, pesticidas, metais pesados, químicos industriais, entre outros.
Neste estágio, os estudantes vão utilizar culturas de células humanas representativas de órgãos-alvo, como o cérebro e o fígado, para avaliar a toxicidade de drogas de abuso (e.g., canabinóides, MDMA, LSD, cocaína). A interpretação dos resultados obtidos irá permitir-lhes discutir e compreender o impacto que diversos fatores, como o metabolismo, têm na variabilidade de resposta dos diferentes indivíduos a estas substâncias.
Estágio Esgotado
O microbioma das plantas e a sua relação com a resistência a doenças
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Localização: LISBOA , OEIRAS
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O conhecimento do microbioma vegetal é da maior importância para a agricultura, e conservação de comunidades de plantas naturais, principalmente num contexto de alterações climáticas. Os microorganismos simbiontes das plantas estão envolvidos em tudo, desde a aquisição de nutrientes até o aumento dos sistemas de defesa durante os períodos de stresse biótico e abiótico. Neste estágio, vais trabalhar num laboratório de investigação acreditado, e vais extrair, cultivar e caracterizar os microbiomas de 3 espécies vegetais economicamente muito importantes para a nossa agricultura. Vão ser utilizados métodos clássicos de microbiologia (culturas celulares) e biomoleculares (extração de ADN, PCR convencional, PCR em tempo real, eletroforese) para caracterização dos microorganismos e eleição de candidatos para aumentar a resistência às doenças.
Estágio Esgotado
Já ouviste falar de extrusão? Vem descobrir o que é.
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A extrusão é uma tecnologia de processamento de alimentos que envolve vários processos num único equipamento, denominado extrusora. As matérias-primas mais utilizadas no processo de extrusão são farinhas de cereais, às quais são aplicadas condições de pressão, temperatura e trabalho mecânico, permitindo o desenvolvimento de produtos alimentares, como por exemplo, massas, cereais de pequeno-almoço, biscoitos, bolachas, alimentos para bebés, snacks, proteína vegetal texturizada, rações para animais de estimação, sopas e misturas de bebidas desidratadas, produtos de salsicharia, entre outros. O processo de extrusão confere caraterísticas melhoradas de textura, sabor e aspeto aos produtos alimentares, e garante uma maior digestibilidade e aumenta a conservação e segurança dos alimentos.
Neste estágio vamos conhecer os diferentes componentes de uma extrusora, extrudir diferentes matérias-primas, como farinhas de trigo, milho e leguminosas e, por fim, utilizar as farinhas de trigo obtidas no processo de extrusão, na confeção de profiteroles. Durante a atividade, os participantes poderão provar e saborear os produtos desenvolvidos.
Estágio Esgotado
À descoberta do grafeno induzido por laser
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O prémio Nobel da Física foi atribuído à descoberta do grafeno face às excelentes propriedades deste material, em particular na condução elétrica. Muito embora a produção de grafeno seja complexa e dispendiosa, no CENIMAT|i3N é utilizada uma nova tecnologia sustentável e amiga do ambiente para produzir grafeno recorrendo a uma tecnologia laser.
Neste estágio vais fazer grafeno induzido por laser a partir de vários materiais e aplicar este material em circuitos integrados para diversas aplicações.
Estágio Esgotado
Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Estágio Esgotado
A química no dia-a-dia
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar: a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos; o nosso pequeno-almoço, no qual os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas; ou a roupa que vestimos, fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos, que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência, ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Compostos naturais e células humanas: bioatividade e aplicações em cosmética
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Os ensaios celulares são fundamentais na fase inicial do desenvolvimento de novos produtos cosméticos, permitindo avaliar a segurança e os efeitos de extratos naturais nas células da pele.
Neste estágio, os participantes irão trabalhar com culturas de células humanas, como fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele), queratinócitos (células da camada mais externa da pele) e macrófagos (células do sistema imunitário). Através de ensaios in vitro, será possível testar a citocompatibilidade destes compostos com as células e analisar o seu potencial para promover a regeneração da pele, reduzir inflamações e atuar como antioxidantes. Esta experiência permitirá compreender melhor como os ingredientes naturais podem contribuir para a proteção e saúde da pele.
Como se prepara um medicamento ativado por luz?
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A terapia fotodinâmina (PDT, do inglês Photodynamic Therapy) é uma terapia não invasiva que permite eliminar células tumorais através da combinação de um fotossensibilizador com uma fonte de luz. Os fotossensiblizadores acumulam-se seletivamente nos tecidos tumorais e, após irradiação, induzem a sua destruição através de um processo que envolve a geração de espécies reativas de oxigénio. O objetivo deste estágio é fazer a síntese e caraterização de uma molécula com caraterísticas de fotossensibilizador com potencial aplicação em terapia fotodinâmica.
Estágio Esgotado
Explorar a ciência dos produtos naturais: da extração à inovação
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio é direcionado a alunos que desejam explorar, de forma prática e acessível, a relação entre a ciência e a utilização de produtos naturais, tais como cogumelos e plantas, na inovação e desenvolvimento de novos alimentos. Através de metodologias laboratoriais interativas, os participantes irão desenvolver competências fundamentais para a extração e avaliação de compostos bioativos com potencial antioxidante, contribuindo para a formulação de alimentos naturais inovadores e funcionais.
Principais objetivos:
- Compreender a ligação entre a ciência, laboratório e inovação alimentar.
- Desenvolver competências laboratoriais essenciais para a análise antioxidante de produtos naturais.
- Explorar a aplicação de extratos naturais no desenvolvimento de novos produtos alimentares.
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e do uso de ingredientes naturais no desenvolvimento de produtos alimentares, promovendo alternativas saudáveis e ecológicas.
- Promover a criatividade e a inovação na formulação de alimentos funcionais, incentivando o pensamento crítico sobre a segurança, eficácia e viabilidade dos ingredientes naturais.
Este estágio oferece uma oportunidade única para os alunos adquirirem conhecimentos científicos aplicados a um setor em constante evolução. Vamos proporcionar uma experiência educativa e enriquecedora, permitindo-lhes explorar a ciência por detrás dos produtos naturais e as suas aplicações práticas.
Laboratório fora da caixa
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade.
Neste estágio, pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Vamos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade.
Estágio Esgotado
Vem por a mão na massa e adicionar inovação
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
No setor da panificação e pastelaria é comum o uso de ingredientes artificiais, como corantes, aromatizantes e conservantes, para conservar e modificar as propriedades químicas e sensoriais (sabor, cor, textura) dos produtos. No entanto, o consumo excessivo desses ingredientes pode estar associado a diversos problemas de saúde. Por outro lado, a aplicação de diferentes métodos de processamento, como o cozimento e fermentação, pode induzir a perda de alguns micronutrientes importantes para o consumidor. Nesse sentido, a indústria alimentar, aposta na fortificação dos alimentos, isto é a adição intencional de vitaminas e minerais.
Neste estágio iremos aprender a amassar e a moldar a massa do pão, e a confecionar alguns produtos de pastelaria. Para além disso, iremos explorar o impacto da adição de diferentes ingredientes no sabor, cor e textura do produto final, de forma a substituir os ingredientes artificiais. Iremos, também, fortificar o pão de forma a aumentar a quantidade de determinados nutrientes. No final de cada atividade, os participantes irão provar e saborear as suas criações.
Descobrir os guardiões da biodiversidade
Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Os polinizadores são agentes essenciais para a manutenção da biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas. Estes seres vivos, que incluem insetos como abelhas, borboletas, escaravelhos e moscas, bem como outros animais, como aves e morcegos, são responsáveis pela transferência de pólen entre as flores, permitindo a fertilização das plantas e a produção de frutos e sementes. Sem os polinizadores, muitas das plantas que conhecemos não conseguiriam reproduzir-se, o que teria impactos profundos na cadeia alimentar e na sobrevivência de inúmeras espécies, incluindo a nossa.
Este estágio proporcionará uma experiência prática e educativa, permitindo aos participantes explorar o mundo dos insetos polinizadores, compreender a sua importância nos ecossistemas e ter um primeiro contacto com a recolha e tratamento de dados científicos.
Como o estágio vai decorrer num espaço natural e rico em biodiversidade, haverá oportunidade de observar, registar e analisar diferentes espécies de polinizadores.
Este programa é uma iniciativa que visa não só enriquecer o conhecimento dos participantes, mas também sensibilizá-los para a conservação da natureza e para o papel crucial que os polinizadores desempenham no equilíbrio dos ecossistemas.
E&M - Eletricidade e Magnetismo
Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O trabalho experimental tem como principal objetivo mostrar as características principais de funcionamento de circuitos e aplicações fundamentais de correntes elétricas. As atividades principais dos formandos serão as seguintes:
a) apresentação dos componentes elétricos fundamentais;
b) utilização de instrumentos de medida elétrica: voltímetro e amperímetro;
c) construção de circuitos elétricos e sua caracterização;
d) bobinas: construção dum eletroíman e estudo do campo magnético;
e) utilização do osciloscópio para medidas elétricas dependentes do tempo.
Estágio Esgotado
Underground Tiny World
Instituição: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 9º, 10º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Vamos explorar o mundo micro e nanométrico! O que há para além do que os olhos não conseguem ver? A EMX – Electron Microscopy and X-ray Facility tem instrumentação de ponta, técnicas e especialistas que permitem a caracterização de amostras nas áreas da ciência dos materiais e das ciências da vida permitindo uma compreensão fundamental de relações entre as propriedades do material e a sua estrutura física e química. Vem descobrir o nosso dia-a-dia e como ajudamos e contribuímos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia! Hoje somos nós aqui e amanhã poderás ser tu! As tarefas principais a executar serão a aprendizagem de preparação de amostras, caso seja necessário, acompanhar todo o processo relativo à caracterização das amostras recorrendo para tal às tecnologias mais adequadas e disponíveis (SEM, Dual Beam FIB-SEM, TEM, AC- STEM, XPS, XRD e SAXS). Espera-se que no final os alunos percebam a vantagem das tecnologias que acompanharam, algumas diferenças entre elas, aplicações e quais as suas potencialidades. SEM – Scanning Electron Microscope DUAL FIB-SEM – DualBeam Focused Ion Beam – Scanning Electron Microscope TEM – Transmission Electron Microscope AC-(S)TEM – Aberration-corrected Scanning Transmission Electron Microscope XPS – X-Ray Photoelectron Spectroscopy XRD – X-Ray Diffractometer SAXS – Small Angle X-Ray Scattering System
Vamos proteger o planeta na cozinha! Nada se perde, tudo se transforma: uma viagem da baga ao alimento
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Este estágio é para ti que tens curiosidade e queres criar um novo alimento!
O alimento é qualquer substância utilizada como fonte de energia para podermos realizar todas as funções vitais. Mas lembra-te que a alimentação está cada vez mais relacionada com outros aspetos importantes, tais como a cultura e sobretudo com o nosso ambiente e planeta.
Em oito dias poderás:
a) Aprender o conceito de economia circular – neste Novo Mundo onde “nada se perde, mas tudo se transforma”
b) Desenvolver várias receitas que contêm ingredientes inovadores e sustentáveis
c) Determinar o valor nutricional destes alimentos
d) Fazer experiências, apresentar e discutir resultados de uma forma fundamentada
Junta-te a nós e vem aprender a “Magia da Nutrição”!
Mercúrio no peixe e exposição humana
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Neste estágio vamos medir a contaminação por mercúrio em diferentes espécies de peixe que fazem parte da nossa dieta, e avaliar a exposição da população humana através da análise de mercúrio em amostras de cabelo. Os resultados obtidos serão depois cruzados com os dados obtidos em inquéritos de frequência alimentar para calcularmos o índice de risco toxicológico.
Estágio Esgotado
Sustentabilidade em ação: inovar, valorizar e transformar resíduos em ingredientes de valor acrescentado
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Todos os dias, são descartadas toneladas de resíduos e outros subprodutos, tais como cascas de frutos, sementes, bagaços e folhas. Estes biorresíduos são ricos em compostos bioativos, tais como fibras, óleos essenciais e vários componentes que podem ser aplicados em diferentes áreas e setores, tais como a indústria cosmética, farmacêutica e alimentar.
Neste estágio, vamos demonstrar a importância da valorização dos resíduos agro-alimentares, como fonte de compostos bioativos de interesse e com diversas aplicações. Terás a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a química dos produtos naturais, compreendendo a importância da sua valorização, desde a matéria-prima até ao desenvolvimento de um produto final com propriedades promotoras da saúde. Para tal, serão utilizadas metodologias laboratoriais adequadas, como a extração de compostos naturais, avaliação das suas propriedades bioativas e desenvolvimento de produto cosmético, com propriedades antibacterianas e capacidade de inibir o crescimento do agente causador da acne.
Ao escolheres esta atividade demonstras preocupação com o meio ambiente e a familiarização com os conceitos de sustentabilidade e economia circular, tão prementes nos dias de hoje.
Vem fazer parte de uma equipa que está a tentar mudar o mundo, um passo de cada vez, aprendendo a transformar o que é descartado em produtos inovadores e diferenciados.
Vem fazer a tua bateria
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Durante esta atividade poderás compreender como podes montar baterias iguais às que são usadas nas pilhas de relógio e perceber como as podes carregar e descarregar. Também poderás ver como materiais com origem na natureza podem ser incorporados nestes dispositivos, contribuindo para que possam ser recicláveis e mais sustentáveis.
Estágio Esgotado
A emergência das superbactérias: desafios na saúde global
Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Durante milhares de anos, as bactérias expostas a agentes antibacterianos desenvolveram vários mecanismos de resistências que lhes permite sobreviver em diferentes meios. O uso extensivo de penicilina e de outros antibióticos na medicina humana, medicina veterinária, e agricultura provocou uma pressão seletiva de bactérias, que por sua vez levou a um aumento no número de estirpes bacterianas resistentes aos antibióticos. Atualmente, já foram detetadas bactérias resistentes a todos os antibióticos utilizados pelo ser humano. Portanto, estamos a testemunhar um grave problema de saúde pública. O objetivo deste estudo é revelar a dinâmica da relação entre antibióticos e bactérias, demonstrar métodos de deteção fenotípica da resistência antimicrobiana e explicar os mecanismos moleculares usados pelas bactérias para contornar os efeitos dos antibióticos.
Estágio Esgotado
O que é a Nanosegurança? / What is Nanosafety?
Instituição: INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
Localização: BRAGA , BRAGA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Nanomateriais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O seu tamanho reduzido (< 100 nm) confere-lhes propriedades físicas, químicas e biológicas únicas, tornando essencial a realização de testes rigorosos para garantir a sua segurança.
No Nanosafety Lab, desenvolvemos novos sistemas in vitro com o objetivo de substituir os testes em animais e realizamos diversos ensaios para prever o perfil de segurança dos nanomateriais.
Durante o seu estágio de verão, os estudantes terão a oportunidade de se envolver no mundo da investigação em nanossegurança no INL. Vão aprender o que são os nanomateriais, explorar as suas possíveis aplicações, ganhar experiência prática no laboratório e compreender a importância dos ensaios in vitro e das técnicas utilizadas nesta área. Além disso, algumas atividades poderão ser adaptadas aos interesses específicos de cada estudante, incentivando a sua paixão pela ciência e inspirando possíveis caminhos profissionais futuros.
Atividades propostas:
- Introdução ao laboratório
- Técnicas de pipetagem
- Noções básicas de cultura celular
- Teste de viabilidade (ensaio Presto Blue)
- Ensaio ELISA
- Outros testes de segurança dependendo das atividades em curso no laboratório
- Como ler um artigo científico
- Como preparar um protocolo
Estágio Esgotado