Mitocôndrias brilhantes: as nossas fábricas de energia...e não só!
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Neste estágio, os estudantes vão aprender as múltiplas funções das mitocôndrias, os organelos responsáveis pela produção de energia nas nossas células, e de que modo alterações no seu funcionamento levam a várias doenças.
Os estudantes irão ficar imersos no funcionamento do melhor laboratório do mundo que estuda mitocôndrias e cujo nome acaba em XT. Irão ver várias técnicas laboratoriais e de análise de dados, para além de participarem na reunião semanal de laboratório. No final, vão fazer um brilharete e fazer uma magnífica apresentação para todo o grupo.
Estágio Esgotado
Como envelhece o nosso cérebro? Vem explorar, investigar, descobrir!
Instituição: MIA-Portugal, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
O cérebro é o "centro de comando" do corpo, controlando funções vitais como a respiração, o ritmo cardíaco, a digestão de alimentos, os ciclos de sono, o sistema imunológico, e muito mais. Estas funções são essenciais para manter o corpo em homeostasia, o estado de ser estável e equilibrado. O cérebro envia mensagens ao corpo através de uma rede de nervos chamada "o sistema nervoso", que controla todas as nossas ações, involuntárias (como respirar, frequência cardíaca, digestão, etc.) ou voluntárias (movimento, linguagem, pensamento, etc.). À medida que envelhecemos, o nosso cérebro passa por mudanças naturais que afetam não apenas a memória, a capacidade de aprendizagem e a cognição, mas também a capacidade de comunicar com o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do corpo como um todo. O melhor conhecimento dos mecanismos que levam ao envelhecimento do cérebro é essencial para que se possam identificar novos biomarcadores e alvos terapêuticos para promover o envelhecimento “saudável”.
Nesta atividade propõe-se que os alunos tenham contacto com várias metodologias utilizadas na área de investigação da Biologia Celular e Molecular. Numa primeira abordagem os alunos irão contactar de perto com células do cérebro e de como estas podem servir como modelos de estudo do processo de envelhecimento, recorrendo a culturas de células do cérebro de ratinho e a avaliação de características típicas de envelhecimento celular através de microscopia de fluorescência. Para complementar esta avaliação, os alunos irão contactar com outras metodologias de biologia molecular que permitem a identificação de proteínas e genes alterados no processo de envelhecimento. No final os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com membros do laboratório e com colegas de outros estágios no MIA-Portugal.
Estágio Esgotado
Inteligência Artificial e Química: Como ensinar um computador a descobrir novos medicamentos e materiais sustentáveis?
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste um computador a prever novos medicamentos ou a ajudar a desenvolver materiais sustentáveis? Com a Inteligência Artificial (IA), a Química está a evoluir rapidamente, permitindo-nos descobrir novos compostos, prever reações químicas e melhorar a sustentabilidade dos materiais.
Neste estágio, vais aprender como os cientistas usam machine learning (aprendizagem computacional) para resolver problemas químicos complexos. Vais explorar ferramentas computacionais que permitem prever propriedades moleculares, reações químicas e como certos compostos podem interagir com o ambiente ou o corpo humano.
Ao longo do estágio, vais usar e construir modelos simples de IA para prever propriedades químicas, identificar moléculas bioativas e simular reações. Vais ainda trabalhar com software usado por investigadores para visualizar moléculas em 3D, analisar grandes bases de dados e testar algoritmos que imitam o pensamento humano na descoberta de compostos inovadores.
Se gostas de Química e Tecnologia e queres descobrir como a IA está a revolucionar a ciência, este estágio é para ti!
Objetivos:
- Compreender como a IA pode ser aplicada na Química para prever propriedades de moléculas e reações.
- Explorar ferramentas computacionais utilizadas na investigação química moderna.
- Fomentar o pensamento crítico e a criatividade, aplicando IA para resolver desafios reais da Química.
Estágio Esgotado
Desenvolvimento de terapias baseadas em edição de genoma para a retinopatia pigmentar
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Este estágio oferece uma oportunidade única para estudantes contactarem com diversas técnicas laboratoriais. Os estagiários irão trabalhar ao lado de investigadores com experiência em ciências da visão e biologia molecular e celular. Os alunos irão ser introduzidos a técnicas de edição genética, métodos de cultura celular e biologia molecular, contribuindo para um projeto de investigação inovador cujo objetivo é desenvolver uma nova terapia para a retinopatia pigmentar causada por mutações no gene EYS. Este estágio é ideal para estudantes interessados em seguir um curso universitário na área da biologia, bioquímica, medicina ou áreas relacionadas.
Controlo de infeções: avaliação do efeito de moléculas no crescimento de bactérias e na formação de biofilmes
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
O efeito das moléculas no crescimento bacteriano será determinado pela exposição de bactérias intestinais humanas, estirpes de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Bacillus subtilis, em meio de cultura contendo concentrações crescentes de moléculas em estudo. A inibição do crescimento será determinada por leituras de absorvância de culturas em caldo e pelo número de unidades formadoras de colónias em placas de ágar (UFC/mL). Os efeitos das moléculas na formação de biofilme das bactérias será determinado através do método de cristal de violeta.
Os alunos irão aprender como se trabalha num laboratório de microbiologia e como se cultivam diferentes bactérias no laboratório, incluindo a preparação dos meios de cultura e esterilização.
As tarefas incluem:
i) Preparação os meios de cultura;
ii) Preparar as culturas de bactérias;
iii) Fazer os ensaios de inibição do crescimento;
iv) Fazer os ensaios de biofilme;
v) Calcular os CFU e determinar os IC50;
vi) Quantificação do biofilme.
Este estágio acontece nos laboratórios do CNC-UC do polo III da Universidade de Coimbra (morada: UC, Azinhaga de Santa Comba, 3000-548 Coimbra).
O CNC-UC não assegura o transporte de ida e volta dos estudantes de casa / alojamento para o estágio e vice-versa.
Os estudantes devem levar bata para todos os dias do estágio. O horário do estágio é acordado no primeiro dia do estágio, com o respetivo coordenador.
Saúde vascular e doença cardiometabólica: estratégias de prevenção e tratamento
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
A diabetes mellitus impacta significativamente a função arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares – a principal causa de morbilidade e mortalidade em indivíduos diabéticos. O nosso objetivo é desenvolver abordagens terapêuticas inovadoras para prevenir eventos cardiovasculares adversos. Para isso, investigamos diretamente os mecanismos subjacentes às doenças cardiovasculares, contribuindo para a identificação de novos alvos terapêuticos. Essa abordagem possibilita a implementação de estratégias mais eficazes, reduzindo a mortalidade associada à diabetes. Durante este estágio, os alunos terão contacto com diversas técnicas e metodologias, incluindo modelos in vivo e ex vivo, além da avaliação funcional de vasos sanguíneos.
Estágio Esgotado
Laboratório fora da caixa
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade.
Neste estágio, pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Vamos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade.
Estágio Esgotado
Vacinas do futuro: nanopartículas lipídicas no combate ao cancro
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Descobre como a ciência está a revolucionar o tratamento do cancro, através do desenvolvimento de vacinas inovadoras com nanopartículas lipídicas (LNPs) semelhantes às vacinas contra a COVID-19.
Irás acompanhar todas as etapas do processo científico: desde a preparação das LNPs até à sua caracterização, utilizando técnicas avançadas para medir o tamanho das partículas e a sua carga superficial. Vais também participar em experiências de cultura celular, onde as LNPs serão testadas em células do sistema imunitário, avaliando a captação celular através de citometria de fluxo.
Se te interessa a biotecnologia, a imunoterapia e o desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento do cancro, este estágio vai proporcionar-te uma experiência prática e inspiradora!
Estágio Esgotado
Medicina dentária - investigação em biomaterais para ortodontia
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 31-07-2025
Descrição:
As ligas metálicas, como por exemplo os aços inoxidáveis e ligas de cobalto e titânio, são muito utilizadas em medicina (principalmente ortopedia e medicina dentária) devido à sinergia entre propriedades mecânicas/físicas e biocompatibilidade. Na ortodontia, destaca-se a corrosão, intensificado pela dinâmica da cavidade oral que, em conjunto com a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, a utilização de pastas dentífricas com fluor e a ação da placa bacteriana, leva à libertação de iões metálicos para os tecidos e fluidos biológicos.
Uma das formas de tentar diminuir este processo passa pela modificação das superfícies. Os filmes finos à base de carbono amorfo, genericamente designados por DLC (Diamond-Like-Carbon) têm propriedades muito interessantes para esta área: elevada dureza e resistência ao desgaste, baixo coeficiente de atrito e alta resistividade elétrica, inércia química e biocompatibilidade.
Os estudos em curso testam o comportamento in vitro e em modelo in vivo de filmes DLC desenvolvidos para aplicação em ortodontia.
Estágio Esgotado
Caçadores de insetos CIVG: vigilância e doenças
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Junta-te à equipa de parasitologia do CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama neste estágio interativo de uma semana, onde terás uma introdução prática ao trabalho de investigação científica. Ao lado de investigadores especializados, vais estudar insetos transmissores de doenças com impacto na saúde humana e animal, dentro do conceito One Health. O estágio combina trabalho de campo e laboratório, onde recolherás amostras em armadilhas do tipo CDC, realizarás diagnósticos morfológicos e analisarás a abundância e persistência dos vetores, além de avaliares o risco de transmissão de doenças.
Estágio Esgotado
Estudar o ADN e os cromossomas para descobrir doenças
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Existem várias técnicas laboratoriais que permitem analisar diretamente o ADN (ácido desoxirribonucleico – conhecido como o código da vida) ou os cromossomas (ADN compactado) e, assim, estudar tanto de forma abrangente como mais direcionada o genoma nuclear humano. A seleção do tipo de técnica de citogenética, biologia molecular ou genómica a utilizar no âmbito do diagnóstico, depende do objetivo do estudo, sendo sempre importante a correlação entre as alterações genéticas identificadas e as características clínicas dos indivíduos em estudo para uma correta interpretação dos resultados.
A citogenética convencional diz respeito ao estudo do complemento cromossómico de um organismo, sendo os cromossomas corados de modo a evidenciar um padrão característico de bandas. O complemento cromossómico humano normal é composto por 46 cromossomas. A primeira doença cromossómica identificada foi a trissomia 21, quando se observou um pequeno cromossoma extra em indivíduos com Síndrome de Down. Atualmente, várias alterações no número e na estrutura dos cromossomas têm sido descritas, verificando-se uma correlação direta com várias doenças.
Neste estágio pretende-se que os participantes contactem com as principais tecnologias no campo da citogenética e genómica aplicadas em diagnóstico e investigação, evidenciando as suas vantagens e limitações em áreas tão distintas como a oncologia e as patologias do neurodesenvolvimento. O estudo do ADN e dos cromossomas será explorado com o intuito de identificar e caracterizar alterações genéticas associadas ao desenvolvimento de doenças. Os participantes no estágio terão a possibilidade de realizar e acompanhar cultura celular, nomeadamente mudanças de meio e tripsinizações bem como os passos de manipulação e bandagem para obtenção de cromossomas humanos e o seu respetivo estudo ao microscópio. Terão igualmente possibilidade de realizar protocolos de extração e quantificação de ADN a partir de diferentes tipos de material biológico e subsequentes análises para identificar possíveis causas genéticas para as patologias em estudo.
Estágio Esgotado
Das interações biológicas fitoquímicos-pele ao desenvolvimento de formulações cosméticas
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Neste estágio os participantes poderão aprender o processo de avaliação de atividades biológicas de extratos de algas em células da pele. Mais especificamente irão compreender como são avaliadas as possíveis interações entre os fitoquímicos (compostos químicos das plantas/algas) e a pele, de modo a serem escolhidos os mais promissores para depois serem desenvolvidas várias formulações para aplicação cosmética. Estas atividades integram-se num projeto europeu que se encontra a decorrer cujo nome é: I3-4-Seaweed.
Estágio Esgotado
Comunicação entre organelos durante o envelhecimento celular
Instituição: MIA-Portugal, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 04-08-2025 a 08-08-2025
Descrição:
As células têm uma rede complexa de organelos, em que cada um desempenha funções específicas essenciais para a homeostasia celular. O núcleo contém o material genético (DNA) e regula a expressão génica, as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia, o retículo endoplasmático (RE) participa na síntese de proteínas e lípidos, e o lisossoma degrada componentes celulares danificados ou desnecessários. A comunicação entre estes organelos é fundamental para o funcionamento celular, sendo mediada por troca de sinais químicos e transporte de moléculas. No entanto, durante o envelhecimento, esta comunicação torna-se progressivamente disfuncional. O núcleo pode acumular danos no DNA, resultando numa regulação génica desordenada. As mitocôndrias tendem a perder eficiência bioenergética, comprometendo a produção de ATP. O RE apresenta sinais de stress devido à acumulação de proteínas com estrutura incorreta, enquanto os lisossomas podem apresentar redução na sua capacidade de degradação, levando à acumulação de resíduos celulares.
Estas disfunções interligadas perturbam a homeostasia celular, promovendo um ciclo de danos que acelera o envelhecimento celular e contribui para o surgimento de diversas patologias. O estudo destes mecanismos é crucial para o desenvolvimento de estratégias que possam mitigar os efeitos do envelhecimento e preservar a função celular ao longo do tempo. Esta atividade propõe proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar diversas metodologias empregadas na investigação em Biologia Celular e Molecular. Os alunos terão a oportunidade de visualizar organelos e o efeito de diferentes fármacos na sua atividade. Irão aprender a analisar resultados e a interpretar. No final, os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com membros do laboratório e colegas de outros estágios no MIA-Portugal.
Estágio Esgotado
Desvendar a visão: a ciência por trás da degenerescência macular da idade
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Queres explorar o fascinante mundo da ciência este verão? Junta-te a nós e descobre como a investigação científica está a ajudar a combater a degenerescência macular da idade (DMI) — uma das principais causas de perda de visão em pessoas mais velhas.
A DMI é uma doença degenerativa que afeta a região central da retina, responsável pela visão nítida que usamos para ler, conduzir e até reconhecer rostos. Em Portugal, tal como em muitos outros países, esta patologia é uma preocupação crescente devido ao envelhecimento da população.
Embora existam alguns tratamentos, ainda não há cura para a DMI. É por isso que a investigação científica é tão importante! Ao compreender melhor esta doença, abrimos caminho para novas terapias mais eficazes.
Se tens curiosidade em perceber como a ciência pode mudar vidas e queres viver uma experiência única este verão, não percas esta oportunidade!
Estágio Esgotado
Da planta ao medicamento: como podem as plantas contribuir para produzirmos novos medicamentos?
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que 65-80% da população mundial dependa das plantas medicinais no que se refere à atenção primária em saúde, e uma grande parte tem inclusive nas plantas a única fonte de medicamentos. Estes dados comprovam que as plantas medicinais constituem uma enorme fonte de moléculas potencialmente bioativas. Prova disso também é a percentagem considerável de medicamentos que exigem prescrição médica e que têm na sua constituição moléculas derivadas de plantas. São enumeradas apenas a título de exemplo, alguns princípios ativos bem conhecidos derivados de plantas: morfina (analgésico isolado em 1816 da Papaver somniferum L.)_ quinina (antimalárico isolado em 1820 da Cinchona pubescens Vahl e da Cinchona calisaysa Wedd.)_ colquicina (antigotoso isolado em 1820 do Colchicum autumnale L.)_ atropina (midriático isolado em 1831 da Atropa belladonna L.)_ efedrina (broncodilatador e descongestionante isolado em 1887 de espécies do género Ephedra L.)_ vincristina e vimblastina (citostáticos isolados nos anos 50 do séc. XX do Catharanthus roseus (L.) G. Don)_ galantamina (inibidor da acetilcolinesterase, usado na doença de Alzheimer isolado em 1952 do Galanthus woronowii Losinsk.) e paclitaxel (citostático isolado em 1971 do Taxus brevifolia Nutt.).
Todavia, há um longo caminho desde que se identifica uma planta com propriedades medicinais, até se caraterizar quais os constituintes que têm potencial terapêutico, e até efetivamente se poder produzir e comercializar um medicamento, mas essa investigação é fundamental para se conseguirem obter novos constituintes mais efetivos e com menor número de efeitos secundários. Os estudos farmacognósicos que ligam o passado e o presente das plantas com interesse medicinal são de grande relevância, uma vez que constituem uma articulação importante entre a história da farmácia e da medicina e o atual interesse na identificação e validação de novos compostos naturais bioativos.
O estágio “Da planta ao medicamento: Como podem as plantas contribuir para produzirmos novos medicamentos?” mostra a linha condutora desde a planta e dos seus usos na medicina tradicional, passando pela identificação dos seus compostos bioativos com comprovada segurança e eficácia, entendendo os seus mecanismos de ação, com o objetivo da sua possível incorporação em formulações, desenvolvendo assim soluções de saúde baseadas em plantas, com fins farmacêuticos, cosméticos e alimentares (nutracêuticos).
Estágio Esgotado
Exploradores do oceano CIVG: do mar ao laboratório
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Vem descobrir os ecossistemas marinhos da costa atlântica e mergulhar no mundo da investigação científica neste estágio de uma semana no CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama! No trabalho de campo, vais explorar a Costa da Figueira da Foz e a Zona Estuarina do Mondego, observando a biodiversidade existente, os diferentes habitats e os diversos fatores de stress ambiental. No laboratório, vais trabalhar com o peixe-zebra, um dos modelos mais utilizados na investigação biomédica e, com ele, vais perceber como estudamos doenças humanas, explorando as suas semelhanças genéticas connosco. Irás ainda analisar comportamento, bem-estar animal e avaliar o impacto de compostos químicos nos organismos marinhos através de estudos ecotoxicológicos. Uma experiência prática e envolvente na investigação científica. Junta-te a nós!
Estágio Esgotado
Química Computacional: Ferramentas para novos cientistas
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A química computacional é uma área em rápido crescimento, que abre as portas para um universo de descobertas e inovações. Imagina desvendar os segredos de moléculas e materiais sem a necessidade de laboratórios físicos, utilizando apenas o poder da computação. A química computacional é a chave para um futuro promissor: novos medicamentos, materiais avançados e soluções para problemas globais como a crise energética e as mudanças climáticas. Torna-te num explorador molecular, mergulhando na estrutura das moléculas, desvendando os seus segredos e prevendo os seus comportamentos.
As propriedades dos átomos têm padrões ao longo da tabela periódica que são muitas vezes ensinados de uma forma empírica. O mesmo se passa quando tratamos de moléculas como, por exemplo, a geometria de equilíbrio. Uma das formas de interpretar estas propriedades é usar métodos baseados na mecânica quântica e no uso intensivo de computadores. Pretende-se neste estágio que aprenda a usar o computador como uma ferramenta de um laboratório moderno, prevendo e estudando novas moléculas.
Estágio Esgotado
CEMMPRE pelo futuro: do laboratório à indústria
Instituição: Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da Universidade de Coimbra) é uma Unidade de Investigação interdisciplinar onde se faz investigação desde o laboratório até à aplicação na indústria. Participares neste estágio vai permitir-te trabalhar em laboratórios de diversas áreas e ver como diversas ciências e engenharias podem contribuir para um mundo melhor.
Queres conhecer o mundo invisível de perto e descobrir que nem todas as bactérias são vilãs (e que algumas são bem fixes!)?
Vem experimentar a ciência e torna-te um mestre na arte da identificação bacteriana! Aqui vais ser um detetive molecular e usar a informática para identificar bactérias.
Queres ajudar a construir um futuro mais sustentável e reduzir o impacto ambiental dos plásticos?
Nesta atividade, terás a oportunidade de explorar a síntese e o processamento de bioplásticos, contribuindo para soluções inovadoras e ecológicas! Vem descobrir como serão produzidos os plásticos do futuro e faz parte da mudança para um planeta mais verde!
E se pudesses usar o poder na natureza para transformar águas contaminadas em recursos limpos?
Nesta atividade, irás explorar a biossíntese de nanopartículas de hematite, que têm o potencial para tratar águas residuais e contribuir para um futuro mais sustentável. Junta-te a nós e faz parte desta inovação que une nanotecnologia e ecologia!
Sabias que a natureza inspira tecnologias inovadoras para detetar biomoléculas essenciais para a saúde?
Nesta atividade, vais aprender como o camaleão muda de cor e como aplicar esses princípios para criar materiais fotónicos coloridos. Vais também construir uma célula de combustível, que transforma energia química em elétrica de forma sustentável e ecológica. Verás como a combinação dessas tecnologias em biossensores pode revolucionar os diagnósticos e melhorar a nossa qualidade de vida!
E se pudesses criar peças metálicas sem limites, reduzir o desperdício e inovar a cada camada?
O fabrico aditivo metálico inaugura uma nova era de design e sustentabilidade. Descobre como a impressão 3D está a revolucionar a indústria e molda o futuro com as tuas próprias mãos!
Já imaginaste trabalhar lado a lado com um robô para criar algo incrível?
Nesta atividade prática e interativa, vais ter a oportunidade de explorar o mundo da robótica colaborativa, aprendendo a programar e a montar um produto. Descobre como a tecnologia e a criatividade podem transformar ideias em soluções inovadoras. Junta-te a nós e torna-te o engenheiro do futuro — a próxima grande invenção pode começar contigo!
Achas impossível ter todas estas experiências numa só semana?
Aqui no CEMMPRE é possível. Numa só semana vais desde o mundo invisível das bactérias até ao fantástico mundo da impressão 3D e dos robôs, passando por soluções inspiradas na natureza e mais sustentáveis.
Estágio Esgotado
Como se prepara um medicamento ativado por luz?
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A terapia fotodinâmina (PDT, do inglês Photodynamic Therapy) é uma terapia não invasiva que permite eliminar células tumorais através da combinação de um fotossensibilizador com uma fonte de luz. Os fotossensiblizadores acumulam-se seletivamente nos tecidos tumorais e, após irradiação, induzem a sua destruição através de um processo que envolve a geração de espécies reativas de oxigénio. O objetivo deste estágio é fazer a síntese e caraterização de uma molécula com caraterísticas de fotossensibilizador com potencial aplicação em terapia fotodinâmica.
Estágio Esgotado
Como podemos usar modelos de células para estudar as doenças do coração?
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pela morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Embora se tenham feito importantes avanços, que aumentaram significativamente o sucesso das estratégias terapêuticas, o enfarte do miocárdio representa ainda cerca de 60% das mortes por doença isquémica do coração em Portugal, o que corresponde a mais de 4000 óbitos anualmente. O melhor conhecimento dos mecanismos que levam ao desenvolvimento da doença é assim essencial para que se possam identificar abordagens inovadoras de diagnóstico precoce, e novas formas de tratamento. Os alunos irão contactar com várias metodologias utilizadas na área de investigação da biologia celular e molecular, nomeadamente para estabelecer modelos celulares que mimetizam a doença humana. Irão ser abordadas técnicas de clonagem molecular, cultura de células e microscopia de fluorescência.
Estágio Esgotado
ViMBiP - Viagem ao mundo da Medicina Bigenómica e de Precisão
Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
Este estágio inclui:
1) O contacto com tecnologias usadas em diagnóstico e investigação biomédica das citopatias mitocondriais (avarias na fábrica de energia), utilizadas habitualmente no Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT). Os estudantes terão, desta forma, a possibilidade de contactar com a realidade profissional de uma equipa multidisciplinar, cuja ação tem como objetivo a deteção de causas de doença e a investigação de mecanismos biomoleculares associados a alterações genéticas.
2) Participação no projeto a decorrer atualmente no LBioMiT, em parceria com a Universidade de Valladolid, Espanha (PI Zoraida Verde Rello). O projeto centra-se na sequenciação e análise de 2 genes: G6PD e H6PD, em doentes de SARS-CoV-2, a fim de identificar variantes genéticas, por análise de correlação genótipo-fenótipo, que possam influenciar o risco de infeção por SARS-CoV-2 e a sua evolução.
Estágio Esgotado
Deteção de metais pesados na água fazendo uso de um corante
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025
Descrição:
A contaminação do solo e água por metais pesados é um problema ambiental prioritário. Ao contrário dos contaminantes orgânicos, os metais não são biodegradáveis e tendem a acumular-se nos organismos, provocando, quando em excesso, um grande número de doenças. Torna-se, assim, importante não só controlar as fontes de poluição, como também desenvolver métodos que permitam detetar metais em águas residuais e de consumo. Neste trabalho, pretende-se analisar a possibilidade do uso de corantes na deteção de metais pesados na água. O trabalho iniciar-se-á com a caracterização dos corantes e de sais dos metais considerados com espectroscopia de infravermelho e de Raman. A etapa seguinte envolverá o estudo por espectroscopia de absorção no ultravioleta-visível do corante em solução aquosa na ausência e presença de quantidades definidas do metal. Estes resultados permitirão observar alterações no espectro de absorção do corante na região do ultravioleta-visível na presença do metal e, eventualmente, também a alteração da cor da solução, constituindo assim um método de deteção da presença dos metais na água. Os espectros de infravermelho, de Raman e de ultravioleta-visível obtidos serão interpretados com a ajuda de métodos computacionais baseados na química quântica e serão investigadas as causas das alterações observadas na presença dos metais.
Síntese e caracterização de nanopartículas
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Nos últimos anos foram desenvolvidos métodos novos e eficientes para a síntese e modificação de nanopartículas metálicas com diferentes formas (NPs) tanto isotrópicas (esféricas) quanto anisotrópicas (e.g., triângulos, bastões, hexaedros e decaedros). No caso das NPs esféricas as suas propriedades são dependentes do seu tamanho e, em contrapartida, as NPs anisotrópicas apresentam propriedades físicas e químicas dependentes da sua forma e dimensão. Atualmente, a liderança neste campo de investigação (nanotecnologia) está aberta para os que se dediquem à descoberta de aplicações novas e impactantes que envolvam luz. Dessa forma, sabendo-se que o formato e dimensão das NPs anisotrópicas impactam drasticamente na sua interação com a luz e como consequência nas suas aplicações, o estágio tem como objetivo a compreensão e aprendizagem dos meios de síntese de NPs anisotrópicas de prata, a sua interação com a luz através de medidas de absorção no ultravioleta-visível e a avaliação de estabilidade com a mudança da força iónica do meio.
Estágio Esgotado
Potencial das vesículas extracelulares de origem vegetal na área da saúde
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
O interesse por vesículas extracelulares produzidas por plantas aumentou e atraiu membros da comunidade científica de diversas áreas. De facto, estas vesículas estão atualmente no centro das atenções, particularmente na área da saúde, sendo proposto o seu uso como plataforma de entrega de fármacos. Este interesse deve-se à elevada estabilidade, ausência de toxicidade e baixa imunogenicidade destas vesículas, em comparação com as vesículas de origem animal, já exploradas neste contexto. De salientar, ainda, que as vesículas extracelulares de origem vegetal podem ser obtidas em larga escala e a um baixo custo a partir de partes de plantas subvalorizadas ou desperdiçadas, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade e uma economia circular. Neste estágio serão isoladas e caracterizadas, por diversas metodologias como microscopia electrónica, as vesículas obtidas a partir de plantas aromáticas.
Caçadores de insetos CIVG: vigilância e doenças
Instituição: CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Junta-te à equipa de parasitologia do CIVG - Centro de Investigação Vasco da Gama neste estágio interativo de uma semana, onde terás uma introdução prática ao trabalho de investigação científica. Ao lado de investigadores especializados, vais estudar insetos transmissores de doenças com impacto na saúde humana e animal, dentro do conceito One Health. O estágio combina trabalho de campo e laboratório, onde recolherás amostras em armadilhas do tipo CDC, realizarás diagnósticos morfológicos e analisarás a abundância e persistência dos vetores, além de avaliares o risco de transmissão de doenças.
Estágio Esgotado
Culturas celulares de microglia para estudar o glaucoma
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira a nível mundial, e a hipertensão ocular é um dos principais fatores de risco para desenvolver a doença. No sistema nervoso central existem umas células com funções imunes muito semelhantes aos macrófagos, as células da microglia. Neste estágio vamos simular a hipertensão ocular, colocando as células da microglia numa câmara de pressão e estudar como é a que pressão aumentada afeta estas células. Vais ter oportunidade de preparar culturas de células da microglia, expor as células a pressão elevada numa câmara e realizar um ensaio de fagocitose com microesferas fluorescentes. No final vamos observar os resultados obtidos no microscópio de fluorescência, observar os resultados e apresentar as conclusões do estudo.
Estágio Esgotado
Passeios Químicos
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Se sairmos à rua, ou para trabalhar ou em passeio, deparamo-nos com química. Nos nossos bolsos, em casa e nas ruas há muitos locais e processos que evocam esta ciência. Desde os modernos centros de investigação e ensino aos edifícios históricos e nomes de ruas, até às coisas mais insignificantes. Há surpresas nas referências a artes e indústrias desaparecidas e nas que podemos encontrar hoje. E nem todas as coisas que evocam química têm um local definido. Podemos encontrar química nos cheiros e sabores, na natureza e nas tecnologias e atividades humanas. Podemos deparar-nos com histórias curiosas sobre produtos farmacêuticos ou agroquímicos. Encontrar química nos equipamentos urbanos, sinais de trânsito, pavimentos das ruas, ar condicionado, meios de transporte e, na realidade, em tudo o que nos rodeia.
Desvendando segredos e mistérios moleculares através de Ressonância Magnética Nuclear
Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este projeto de verão, enquadrado no programa Ciência Viva no Laboratório. apresentará aos alunos do ensino secundário e profissional o fascinante mundo da espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), com foco em pequenas moléculas e proteínas. Os alunos aprenderão conceitos básicos de caracterização molecular e participarão em experiências práticas e laboratoriais de uso quotidiano em RMN.
O objetivo será proporcionar um contacto com os princípios teóricos fundamentais da espectroscopia de RMN, nomeadamente mecânica quântica e as suas diversas aplicações na caracterização molecular. Com estas ferramentas poder-se-á compreender melhor a estrutura e função de pequenas moléculas e proteínas, e até resolver dogmas da Biologia Celular e Molecular.
Definitivamente, será uma experiência única e aliciante onde o/a aluno(a) ganhará experiência e conhecimento em preparação de amostras, recolha e análise de dados.
O projeto proposto decorrerá no Laboratório de RMN, Departamento Química da Universidade de Coimbra, durante o período de 14 a 18 de Julho, 2025.
Nesse período o/a aluno(a) terá uma visão geral da espectroscopia de RMN, princípios e significado, e de como a mesma técnica elucidará na determinação de pequenas moléculas e proteínas. Obviamente receberá formação em segurança laboratorial necessária para a preparação de amostras. Os estudantes irão preparar amostras simples, como compostos orgânicos comuns (etanol ou acetona) e pequenas proteínas (albumina do ovo). Técnicas como diluição, filtração serão correntes durante esta etapa.
Posteriormente, os estudantes utilizarão um espectrómetro de RMN para a recolha de dados sob orientação do Investigador (Tutor). Após esta etapa serão treinados na análise e interpretação dos mesmos dados. Basicamente, os alunos analisarão os seus espectros recolhidos e discutirão as estruturas moleculares com base nos resultados obtidos.
Cada aluno ou grupo preparará uma breve apresentação sobre as suas descobertas, e uma breve reflexão sobre a experiência, lições aprendidas e aplicações da RMN na investigação científica.
No final do projeto, os alunos terão uma compreensão básica da espectroscopia de RMN, adquirirão competências práticas de laboratório e aprenderão a pensar criticamente sobre estruturas e caracterização moleculares. Este projeto pretende inspirar o interesse pela química e pela biologia molecular como potenciais campos de estudo futuros.
Estágio Esgotado
O uso de drogas e compostos naturais no combate à dependência
Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Localização: COIMBRA , COIMBRA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 30-06-2025
Descrição:
O relatório do Gabinete das Nações Unidas para a Droga e Crime (UNODC) reportou que, em 2022, aproximadamente 23 milhões de pessoas em todo o mundo consumiram cocaína, o que representa um aumento de 20% na última década. A cocaína é a segunda substância ativa ilícita mais consumida. Ainda não existe um tratamento eficaz aprovado para tratar esta dependência.
O uso crónico de cocaína induz efeitos graves e pode ser mortal (overdose), mas o consumo agudo pode também produzir alterações prejudiciais como taquicardia, hipertensão e convulsões. Nem todos os utilizadores apresentam os mesmos padrões de consumo, mas mesmo doses baixas podem levar a toxicodependência.
Neste projeto estuda-se in vivo o potencial terapêutico de um composto natural após a exposição aguda a doses baixas de cocaína, recorrendo a estudos imagiológicos e análise computacional, nomeadamente histopatologia.
Estágio Esgotado