Ciência Viva no Laboratório 2025

Programa em atualização

Listagem de Estágios

Holy Bodies - As relíquias vistas pelos cientistas

Instituição: Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (HERCULES), Universidade de Évora

Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025

Descrição:

Em 1578 ocorreu um acontecimento ímpar em Itália que teve repercussão na história religiosa e no culto na Europa e no continente americano nos 300 anos que se seguiram: foi redescoberta a entrada de uma das Catacumbas de Roma. A possibilidade de acesso aos ossos dos mártires, que morreram às mãos do Império Romano nos primeiros séculos da nossa Era, foi utilizada de modo profundamente criativo, quer do ponto de vista estético como religioso, para fomentar a devoção das relíquias e a relação com o divino através daqueles que morreram de forma dramática pela sua fé.
O Património Cultural é atualmente considerado um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável das regiões e uma área de estudo interdisciplinar ímpar que permite conciliar as ciências exatas e naturais com as ciências sociais e humanas.

Neste estágio participa uma equipa interdisciplinar que inclui investigadores das áreas da História, História da Arte, Antropologia Forense, Química e Digitalização 3D em conjunto com realidade virtual. Vamos olhar para as relíquias e desconstruí-las de diferentes perspetivas, utilizando as ferramentas das diferentes ciências. E o que acontece quando se estuda o Património com as ferramentas das Ciências? A essa questão responde diariamente o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora (http://www.hercules.uevora.pt/). Aqui temos o Património sob investigação como se faz no CSI! Além disso, na interação entre a vertente educacional e de investigação, o HERCULES recebe alunos que desejam iniciar trabalhos de investigação científica, permitindo o envolvimento direto desses alunos com a investigação desenvolvida no Laboratório numa abordagem e espírito de equipa, colaboração e interdisciplinaridade que caracterizam as atividades do HERCULES. Participam ainda neste estágio o CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades e o ARTÉRIA Lab da Universidade de Évora, e a Universidade Aberta.
Este estágio engloba várias ações concertadas que permitirão aos alunos integrar uma equipa de investigação e trabalhos em curso, utilizando equipamentos de ponta para responder às questões levantadas por historiadores, historiadores da arte, conservadores e museólogos. Teremos visitas de estudo à Biblioteca Pública de Évora e aos locais em Lisboa onde se encontram alguns destes Holy Bodies - Corpi Santi com contextualização pela história da arte, uma atividade de paleografia que versa sobre técnicas para ler escrita antiga, muitas atividades em laboratório de caracterização analítica e atividades de digitalização 3D.
Mas para saber mais e, sobretudo, fazer…. Vem passar uns dias connosco à Universidade de Évora!

Estágio Esgotado

Dos genes às proteínas: como as plantas respondem ao stress ambiental

Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora

Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

Durante o seu ciclo de vida as plantas são expostas a diversos fatores de stress. Vários estudos demonstraram que as mesmas têm capacidade para ajustar as suas funções fisiológicas e moleculares para se adaptarem a condições ambientais adversas. Uma das proteínas com um papel de destaque na regulação e adaptação ao stress é a enzima Oxidase Alternativa (AOX), desempenhando um papel de relevo ao nível da respiração secundária das plantas.
Nesta ação os alunos irão verificar, a nível genético e proteico, em sementes de ervilha, o efeito do stress provocado por temperaturas extremas. Para tal, o trabalho será dividido em duas fases: uma primeira, onde se realizará a extração de RNA dos tecidos vegetais, síntese do cDNA e análise da expressão dos genes por RT-qPCR, e uma segunda, onde será analisado o perfil proteico total das sementes por SDS-PAGE e a expressão da proteína AOX pela técnica Western Blot. Os alunos irão também realizar um ensaio de germinação e observar o efeito destas temperaturas ao nível da viabilidade da semente.
Esta ação integra investigadores do laboratório de Biologia Molecular: Lénia Rodrigues, Hélia Cardoso, Catarina Campos, Mónica Marques, Valeriya Ustymenko, Catarina Estevão, Rafaela Santos.

Como obter uma planta geneticamente modificada?

Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora

Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 01-09-2025 a 05-09-2025

Descrição:

A presente proposta visa envolver os alunos em atividades práticas relacionadas com a obtenção de plantas geneticamente modificadas, incluindo a componente da cultura in vitro de tecidos vegetais e a componente molecular relacionada com isolamento e clonagem de genes. Ao participarem nesta ação os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências fundamentais nas áreas da biotecnologia vegetal e biologia molecular.
A ação será dividida em duas etapas distintas:

(I) Biotecnologia vegetal
• Preparação de meios de cultura
• Desinfeção de material vegetal e estabelecimento in vitro
• Preparação de material vegetal para transformação genética

(II) Biologia molecular
• Isolamento do gene de interesse
• Construção da cassete de expressão
• Transformação genética e seleção do material vegetal geneticamente transformado

Esta ação integra os investigadores Hélia Cardoso, Catarina Campos, Lénia Rodrigues, Rita Pires, Valeriya Ustymenko, Catarina Estêvão, Mónica Marques, Rafaela Santos e Augusto Peixe.

Estágio Esgotado

Farm week: à descoberta do curso de Ciência e Tecnologia Animal

Instituição: Comprehensive Health Research Centre (CHRC) - Universidade de Évora

Localização: EVORA , ÉVORA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025

Descrição:

Já imaginaste como será uma semana na vida de um estudante de Ciência e Tecnologia Animal (CTA)? Queres viver essa experiência? Esta é a tua oportunidade! Vais ter oportunidade de conhecer a Herdade da Mitra onde funciona o curso de CTA e as instalações onde são mantidos os nossos animais, e como garantimos o seu bem-estar.

Os animais convivem diariamente connosco, mas poucos de nós os conhecem por dentro. Que segredos são guardados por baixo da pele e músculos? Conheces os ossos que compõem o esqueleto dos animais? Tens ideia que informações mais te podem dar os ossos? Neste estágio vais ter oportunidade de conhecer o nome dos ossos que constituem o corpo dos nossos animais e a sua disposição, assim como algumas diferenças entre espécies. Como sabes, os animais têm regimes alimentares diferentes. Já pensaste como será a anatomia do aparelho digestivo dos omnívoros, carnívoros e herbívoros? Vais encontrar a resposta a estas e outras questões no Complexo de Anátomo-Fisiologia Afonso de Almeida.

E se de repente nos apercebêssemos que afinal a saúde humana, a saúde animal e a saúde do ambiente estão inevitavelmente ligadas e totalmente interdependentes? Este conhecimento já existe há séculos...mas de há umas décadas a esta parte tem um nome: Uma Só Saúde. Vamos saber o que é e como podemos estar mais informados e vamos também perceber como todos podemos fazer parte e estar mais atentos. O objetivo destas atividades será em perceber a importância desta área e da implementação desta abordagem por qualquer cidadão, profissional de saúde ou não. Serão desenvolvidas várias atividades, nomeadamente, as que nos permitem, em contexto de hospital veterinário e exploração leiteira, perceber as medidas que devemos promover para prevenir as resistências aos antimicrobianos (por exemplo, antibióticos). Abordaremos também um exercício de como atuar perante um surto de doença, ex.: gripe das aves.

Conheces a pecuária extensiva? Nesta atividade vais ver a produção de ovinos em sistema extensivo; realizar atividades no parque de maneio; e identificar espécies botânicas na pastagem. Neste dia também terás oportunidade de visitar as instalações de apoio aos bovinos leiteiros; participar na ordenha, na alimentação dos animais e no maneio de vitelos. Vais também ter oportunidade de avaliar a composição do leite e da carne, e conhecer os métodos de avaliação de colostro, leite e carne.

No Laboratório de Reprodução vais participar em tarefas relacionadas com o processo de congelação/descongelação de sémen de varrascos de raça Alentejana (avaliação da motilidade, vitalidade e morfologia espermática) no âmbito de do projeto de investigação SUMO.

No Laboratório de Nutrição e Metabolismo, vais ter oportunidade de analisar a composição de alimentos para animais e acompanhar o percurso de uma amostra de forragem desde a colheita até à obtenção dos resultados analíticos para a composição química.

Estágio Esgotado