Geografia
Há justiça na exposição à poluição do ar?
Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro
Localização: AVEIRO , AVEIRO
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Este estágio está inserido no projeto de investigação ALICE (justiça ambiental na exposição à poluição atmosférica), e propõe-se que os jovens integrem esta equipa de trabalho e participem em algumas tarefas do projeto, juntamente com a equipa multidisciplinar deste projeto. Numa primeira tarefa, será feita a recolha de artigos e notícias sobre justiça ambiental relativamente à poluição do ar. Depois, os alunos terão oportunidade de trabalhar com dados de qualidade do ar e avaliar como é a qualidade do ar na região de Aveiro (caso de estudo do projeto). Além disso, os alunos serão ainda desafiados a criar e promover as redes sociais do projeto ALICE, de modo a disseminar os seus resultados e metodologia.
Trata-se, pois, de um estágio interdisciplinar, que envolve atividades que vão desde o conhecimento científico (na área das ciências do ambiente), até à área do marketing (com a criação e promoção de redes sociais).
Se gostas deste tipo de desafios, candidata-te... Estamos à tua espera! Vais gostar!
Porque a vida, na verdade, é uma autentica interdisciplina, certo?
O que nos diz a cor do mar?
Instituição: MARE-ULISBOA
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Já pensaste como é que os cientistas estudam o mar e descobrem o que acontece debaixo de água?
Neste estágio, vais poder participar no mundo da investigação científica e compreender como é importante estudar a cor do oceano. Durante cinco dias, vais participar em várias atividades, incluindo uma saída de campo (por exemplo ao Estuário do Tejo/Sado), onde irás utilizar instrumentos científicos como um radiómetro para medir a cor da água. Irás também recolher amostras de água para estudar os componentes que contribuem ativamente para a sua cor, como o fitoplâncton, os principais produtores primários dos oceanos. No laboratório, vais pôr as mãos na massa e ver fitoplâncton ao microscópio e explorar como é que os pigmentos do fitoplâncton podem alterar a cor do oceano.
E não fica por aqui! Vais também descobrir como o uso de satélites ajudam a monitorizar o oceano a partir do espaço e como estas técnicas são usadas para compreender alterações no nosso planeta.
Este estágio será realizado no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARNET, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e será orientado por uma equipa multidisciplinar de investigadores. Além de aprenderes na prática, vais poder conhecer e interagir com cientistas e descobrir um lado do mar que poucos conhecem.
Estágio Esgotado
Atividade experimental - movimentos unidimensionais
Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Localização: VILA REAL , VILA REAL
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
O trabalho de estágio tem como principal objetivo montar 4 ou 5 experiências de movimentos unidimensionais e desenvolver essas atividades, de forma a comparar os movimentos reais com os modelos teóricos. Os movimentos serão estudados usando medições diretas, aquisição automática com sensores e análise imagem. No estágio serão realizadas, de forma guiada, algumas atividades experimentais com movimentos característicos. As atividades serão planeadas de forma aos alunos poderem formalizar os seus resultados e aprendizagens. No final, os alunos devem poder discutir os movimentos reais e os seus modelos teóricos.
Jumanji, Lara Croft ou Indiana Jones. Com qual te identificas?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 20-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Entediado nas férias? Vem à aventura e prepara-te para conhecer o passado humano. Atenção que tudo o que está alusivo aos filmes não se comparam com a realidade!
O projeto do LABACPS é um projeto internacional que através da arqueologia e ciências interdisciplinares procura compreender o passado humano. Vamos à procura de indícios e vestígios no território do Alto Ribatejo, seguimos uma série de pistas, para encontrar e perceber como foi a ocupação humana durante a Pré-história e a Época Romana. Numa viagem de 5000 anos, vamos montar o puzzle que nos permite perceber a ocupação e os restos materiais que nos deixaram para entender os seus comportamentos e atitudes. Esperam-te escavações em gruta e em monumentos megalíticos, bem como, de mochila às costas, uma série de explorações e visitas aos sítios arqueológicos no Centro de Portugal. O projeto é intensivo pelo que não haverá tempos mortos, de manhã à noite, do campo ao laboratório, vais aprender todo o processo que envolve a arqueologia. Se não te sentes preparado para uma aventura digna de filmes, começa a treinar.
Traz o teu chapéu que nem o Indiana Jones, o protetor solar e agilidade da Lara Croft e a vontade do Nathan Drake para não desistir de encontrar a nossa origem. Agarra-te à máquina do tempo, porque a aventura começa na hora em que chegares ao centro. Tem em atenção a todos os dados que são colocados nas informações, não te esqueças de nada.
Estágio Esgotado
A dinâmica dos agentes económicos na rota da riqueza
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio destina-se a estudantes do 12º ano, proporcionando uma imersão no mundo fascinante da economia e das finanças. Durante este programa, os participantes serão expostos a uma série de workshops cuidadosamente elaborados, abrangendo tópicos desde gestão financeira pessoal até ao papel crucial da inovação e sustentabilidade na criação da riqueza. Com uma abordagem prática e interativa, este estágio visa preparar os participantes para compreenderem e navegarem de forma eficaz num ambiente económico em constante evolução.
Objetivos Específicos:
Famílias 3h | Consumo e poupança: gestão financeira pessoal
Este workshop proporcionará uma compreensão fundamental sobre as dinâmicas do consumo e da poupança, destacando a importância da gestão financeira pessoal na construção de uma base sólida para a estabilidade económica futura. Os objetivos incluem capacitar os participantes no desenvolvimento de competências práticas de orçamentação, poupança e tomada de decisões financeiras individuais.
Empresas 3h | O papel da inovação e sustentabilidade na criação da riqueza
Neste workshop, os participantes explorarão como a inovação e a sustentabilidade são impulsionadoras essenciais da criação de riqueza a longo prazo. Os objetivos incluem analisar casos de estudo de empresas que adotaram práticas inovadoras e sustentáveis com sucesso, e incentivar os participantes a pensarem de forma criativa para a criação de valor nas empresas.
Empresas 3h | Criação de riqueza através do Valor Acrescentado Bruto e das exportações
Este workshop abordará o conceito de Valor Acrescentado Bruto (VAB) e o seu papel na geração de riqueza económica, bem como a importância das exportações no crescimento económico de um país. Os objetivos incluem analisar a cadeia de valor de produtos e serviços, entender como o VAB é calculado e explorar o papel das exportações como fator impulsionador do crescimento económico.
Resto do Mundo 3h | Contextualização do ambiente de internacionalização: processos de internacionalização
Os participantes serão introduzidos no ambiente global de negócios e nos processos de internacionalização das empresas. Os objetivos incluem identificar os desafios e oportunidades associados à internacionalização, realizar análise contextual de um processo de internacionalização e compreender as diferentes estratégias de entrada nos mercados internacionais.
Estado 3h | O papel dos impostos na redistribuição da riqueza
Neste workshop final, os participantes irão explorar o papel dos impostos na redistribuição da riqueza e na promoção da equidade. Os objetivos incluem analisar os princípios de um sistema fiscal justo e eficiente e compreender como os impostos são utilizados para financiar os serviços públicos e a economia social.
Este estágio oferece uma oportunidade única para os participantes explorarem e compreenderem os princípios fundamentais da economia e das finanças, que regem a dinâmica dos agentes económicos.
CSI no Instituto Superior de Agronomia: quem é o suspeito?
Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Um passeio pela verdejante Tapada da Ajuda revela um "cadáver". Mas quem é a vítima? O que aconteceu? Como podemos investigar este mistério?
Assim como numa investigação criminal humana, as plantas florestais também deixam vestígios. Através da observação cuidadosa desses indícios, é possível determinar a espécie da planta e, talvez, há quanto tempo está ali. Este será o ponto de partida para integrar os estagiários nas atividades do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, onde poderão participar diretamente nas investigações sobre o comportamento das plantas florestais. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes abordagens científicas – bioquímicas, fisiológicas e moleculares – que permitirão compreender melhor as plantas florestais.
Estás pronto para assumir o papel de cientista forense da floresta e descobrir… Quem é o suspeito?
Já te imaginaste a escavar um cemitério pré-histórico?
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Este é um projeto de arqueologia internacional. Ao longo de uma semana poderás experimentar o que faz um arqueólogo e como é viver como um Indiana Jones.
O projeto do LABACPS-IPT, MEDICE, é um projeto internacional que através da arqueologia e ciências interdisciplinares procura compreender o passado humano. Uma grande equipa de investigadores vão-se juntar para estudar a região centro do território português. O período cronológico será durante a pré-história recente, isto é, quando o Homem começou a aprender a domesticar os animais e a cultivar. Pela primeira vez começam a construir monumentos em pedra para enterrar os seus mortos e a produzir cerâmica.
Vem escavar um cemitério: crânios, mandíbulas e esqueletos não vão faltar. Serão realizados trabalhos em antigos monumentos pré-históricos repletos de mistério, desafios e tudo o que possas imaginar. Vamos escavar e levantar estes esqueletos que foram depositados, nestes locais, há mais de 5000 anos. Se tens o espírito de um Jumanji e gostas do passado, este é um estágio que irás adorar. Durante uma semana, vais conviver dia e noite com malta que gosta de aventura e não tem medo de esqueletos humanos. Como nos restantes estágios do IPT, este é um trabalho de manhã à noite, de campo ao laboratório. Irás aprender sobre todo o processo que envolve a arqueologia e a antropologia física. Durante o período do projeto serão realizados trabalhos em diferentes sítios, recolhendo-se todos no mesmo local ao final da tarde. Para além de outros estagiários do Ciência Viva no Laboratório, integrados noutras equipas, irás contactar com investigadores nacionais e internacionais, bem como alunos do ensino superior. Ao todo prevemos ter 2 equipas a desenvolver trabalhos em diferentes locais.
Traz o teu chapéu que nem o Indiana Jones, o protetor solar e agilidade da Lara Croft e a vontade do Nathan Drake para não desistir de encontrar a nossa origem. Agarra-te à máquina do tempo, porque a aventura começa na hora em que chegares ao centro. Tem em atenção a todos os dados que são colocados nas informações, não te esqueças de nada. E esperamos que venhas com muita vontade de colherim numa mão e pico na outra, desvendar o passado.
Estágio Esgotado
Pelos mares de Magalhães e de outros navegadores
Instituição: CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Os roteiros são ferramentas técnicas de navegação utilizadas pelos pilotos marítimos para viajar de um ponto (A) a outro (B) durante a Era dos Descobrimentos. Os roteiros incluíam informações sobre rotas marítimas, conhecimentos costeiros, perigos de navegação, observações astronómicas e outros dados cruciais para garantir uma viagem segura.
O livro "Bibliotheca Roteirística", da autoria de Luana Giurgevich e publicado pela Academia da Marinha, reúne mais de 2000 roteiros individuais, 32 coleções impressas e 35 coleções manuscritas preservadas em arquivos de todo o mundo. A obra fornece descrições detalhadas de cada roteiro, incluindo a sua história material, informação bibliográfica e análise de conteúdo, permitindo aos investigadores reconstruir a transmissão textual e a transformação deste género textual ao longo dos séculos.
A base de dados RUTTER, criada a partir da Bibliotheca Roteirística, facilita o acesso aos dados recolhidos sobre a navegação oceânica.
O trabalho proposto irá apoiar a integração das informações contidas no livro na base de dados. Nomeadamente, os estudantes irão:
• Selecionar a informação relevante nos textos (competências desenvolvidas: noções de história, história da ciência, paleografia, análise de texto);
• Reconstruir as rotas descritas nos roteiros (competências desenvolvidas: noções de geografia, pesquisa e correspondência de topónimos antigos);
• Inserir as informações na base de dados (competências desenvolvidas: funcionamento e construção de bases de dados backend);
• Realizar a análise comparativa entre diferentes versões de roteiros (competências desenvolvidas: crítica textual, estudo da transmissão de manuscritos);
• Criar metadados para os roteiros inseridos (competências desenvolvidas: catalogação, organização de informação digital);
• Contribuir para a validação cruzada das informações entre diferentes fontes (competências desenvolvidas: métodos de investigação interdisciplinar, verificação de dados).
Este projeto permitirá aos estudantes desenvolver uma abordagem integrada e interdisciplinar na investigação de fontes históricas e na sua digitalização.
À descoberta de conexões digitais: o uso de dados de redes sociais na investigação científica
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O estágio “À descoberta de conexões digitais” é uma oportunidade empolgante para estudantes explorarem a análise de dados de redes sociais. Durante cinco dias intensivos, os participantes mergulharão no universo digital, aprendendo a recolher, analisar e interpretar informações provenientes de plataformas como Facebook e Instagram. Este estágio proporcionará aos estudantes uma visão aprofundada do mundo digital e a capacidade de explorar conexões ocultas nas redes sociais. As atividades a serem desenvolvidas ao longo da semana são: introdução à análise de redes sociais; recolha de dados; pré-processamento e limpeza de dados; visualização de redes a partir da criação de gráficos que revelam padrões de conexões entre os utilizadores e aplicações práticas, onde os estudantes poderão aplicar os conhecimentos em cenários reais, como deteção de influenciadores, análise de sentimentos de previsão de tendências. Participe desta atividade e descubra o poder dos dados digitais!
Estágio Esgotado
Que espécies de heras existem em Portugal e para que servem? Uma pequena viagem pela botânica, biologia, paisagismo e horticultura ornamental
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Durante este estágio dedicaremos atenção às plantas trepadeiras ‘heras’ como forma de permitir contacto com abordagens do âmbito da Botânica, Biologia Molecular, Arquitetura Paisagista, Coberturas Verdes e Horticultura Ornamental. O estágio decorrerá no Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda (Alcântara, Lisboa), contando também com saídas de campo.
2ª-feira. Trabalho de campo. Prospeção e colheita de plantas de hera em visita a realizar à Serra de Sintra com recurso a georreferenciação e caracterização ecológica.
3ª-feira. ISA. Visita à Tapada da Ajuda e observação de heras em diversos contextos ecológicos. Visita aos Viveiros Florestais e propagação por estacaria do material vegetal recolhido.
4ª-feira. ISA. Identificação das amostras colhidas recorrendo à observação de tricomas e à determinação do tamanho de genoma por citometria de fluxo. Extração de ADN, amplificação usando a Reação em Cadeia da Polimerase e sequenciação.
5ª-feira. Visita ao Jardim Botânico da Ajuda (o mais antigo de Lisboa). Utilização de heras em revestimento de paredes.
6ª-feira. ISA. Análise dos resultados. Que espécies de hera ocorrem em Portugal? Como as distinguir, preservar e utilizar? Como extrapolar estes conhecimentos para outras situações?
Colaboração de: Ana Caperta, Ana Luísa Soares, Ana Paula Ramos, Dalila Espírito-Santo, Paulo Forte, Pedro Talhinhas, Teresa do Paço e Vera Ferreira.
Arqueologia e conservação em campo e laboratório
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Localização: SANTAREM , TOMAR
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 19-07-2025
Descrição:
Estás pronto para mergulhar de cabeça no fascinante mundo da arqueologia e trabalhar de mãos dadas com o passado? Se tens vontade de aprender, descobrir e até restaurar peças valiosas, este estágio é para ti. Prepara-te para trabalhar em laboratório, onde vais pôr as mãos na massa em cerâmica, fazer restauro de peças e capturar imagens únicas de vestígios arqueológicos.
O projeto MEDICE, do LABACPS-IPT, é uma experiência internacional que te levará a explorar uma zona ocupada durante o Neolítico, onde os nossos antepassados celebravam cultos e rituais dedicados às divindades ou festividades. Aqui, os vestígios revelam a importância das crenças e práticas espirituais dessa época, e tu serás parte da equipa que vai ajudar a entender esses momentos através do estudo e preservação dos objetos.
Ao longo de uma semana, terás a oportunidade de trabalhar em campo e em laboratório, realizando escavações em locais de grande relevância arqueológica. No laboratório, o foco será na análise e restauro de peças cerâmicas, além de documentar todo o processo através da fotografia arqueológica, garantindo que os detalhes dos achados sejam preservados para futuras investigações. Vais também aprender as técnicas de conservação e restauro, essenciais para o estudo de artefactos e para a preservação do património histórico.
A tua rotina será intensa, com trabalho no campo pela manhã e no laboratório à tarde. Será uma experiência prática, onde vais vivenciar o trabalho de um arqueólogo, combinando escavações no terreno com a precisão dos processos laboratoriais. Além disso, estarás rodeado por uma equipa de investigadores nacionais e internacionais, com quem vais trocar conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Se és apaixonado pelo passado, tens interesse em aprender mais sobre técnicas de restauro e conservação e estás disposto a pôr a mão na massa, esta é a oportunidade que procuravas.
Vem fazer parte desta jornada e ajuda-nos a descobrir, preservar e compreender o nosso passado!
GSI - Geologia Sob Investigação
Instituição: Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec) - FCT NOVA
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Vamos seguir as pistas que nos levarão à identificação de uma matéria-prima, desde a sua recolha até às possíveis aplicações no dia a dia. Será uma investigação, recorrendo a várias técnicas de geologia "forense" que nos irão permitir identificar, caracterizar e indagar possíveis usos do nosso material "estranho".
Exploradores da ciência & sustentabilidade
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Ao longo de cinco dias, vais descobrir como os cientistas estudam a natureza, o clima e a sustentabilidade. Através de experiências práticas, visitas a laboratórios e trabalho de campo, vais aprender sobre biologia, alterações climáticas e agricultura sustentável.
Prepara-te para explorar microscópios, analisar amostras do solo, simulações em laboratório, construir uma mão biónica, e uma ventoinha eólica. Descobre como a ciência pode ajudar o mundo numa transição mais sustentável. Se tens curiosidade e vontade de aprender, esta é a tua oportunidade de te tornares um verdadeiro explorador da ciência!
Estágio Esgotado
Alterações Climáticas: analisar para agir
Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro
Localização: AVEIRO , AVEIRO
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
As alterações climáticas são um dos maiores desafios da atualidade, com impactos significativos no ambiente e na sociedade. A compreensão da evolução do clima e a avaliação dos seus efeitos futuros são fundamentais para a definição de estratégias de mitigação e adaptação.
Este estágio tem como objetivo proporcionar aos participantes uma introdução à análise de dados climáticos, explorando como o clima tem evoluído ao longo do tempo e quais as projeções para o futuro. Através do tratamento e interpretação de dados históricos e cenários climáticos, os alunos irão aprofundar o seu conhecimento sobre variáveis-chave como temperatura e precipitação, bem como sobre índices climáticos relevantes, como ondas de calor e eventos extremos.
O estágio será realizado no GEMAC - Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. Este grupo desenvolve diversos projetos de investigação e ações de colaboração com a sociedade na área das alterações climáticas. Os alunos terão a oportunidade de interagir com investigadores que trabalham em diferentes aspetos deste tema, proporcionando uma visão ampla e aplicada sobre os desafios climáticos atuais.
Durante o estágio, os participantes irão:
- Compreender o funcionamento do sistema climático;
- Explorar dados históricos de variáveis climáticas;
- Analisar projeções futuras considerando diferentes cenários climáticos;
- Investigar indicadores climáticos extremos tais como ondas de calor e precipitação extrema;
- Examinar estratégias de adaptação às alterações climáticas com base em planos existentes.
Este estágio destina-se a alunos do 10.º ao 12.º ano interessados em ciências ambientais e em compreender como os dados podem ajudar a prever e a enfrentar os desafios climáticos do futuro.