Ciência Viva no Laboratório 2025

Programa em atualização

Listagem de Estágios

Sabias que os cogumelos podem ajudar a combater o colesterol? Descobre como no projeto Mush4Chol!

ID: 8111

Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)

Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Responsável: Sandrina Alves Heleno
Nº de vagas: 2
Anos: , 10º, 11º, 12º
Área: Biologia, Química, Tecnologia
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025 Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O Projeto Mush4Chol tem como objetivo principal, desenvolver uma formulação hipocolesterolémica a partir de resíduos de cogumelos, contribuindo para a saúde pública no combate ao colesterol elevado e promovendo a sustentabilidade.

Nesta atividade, alinhada com o projeto Mush4Chol, os alunos terão a oportunidade de conhecer cada etapa de preparação das amostras, desde o estado fresco, passando pela secagem e moagem, até à obtenção dos extratos. Para uma aprendizagem mais prática e interativa, os alunos poderão realizar a própria extração, aplicando técnicas simples e seguras para observar como os compostos bioativos (ergosterol e estatinas) podem ser isolados a partir de resíduos. Além disso, os alunos poderão analisar cromatogramas obtidos por HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), facilitando a compreensão dos processos de identificação e quantificação de compostos presentes nos extratos. Esta abordagem permitirá que experimentem métodos científicos, técnicas e ferramentas utilizados na investigação de soluções inovadoras.

Com este estágio, pretende-se despertar o interesse pela ciência e tecnologia, mostrando como o projeto Mush4Chol integra sustentabilidade, economia circular e saúde no desenvolvimento de novas soluções para o bem-estar da sociedade.

Alojamento: Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Almoços: Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Hora: 09:15

Estágio Esgotado

Sabe mais sobre a instituição aqui