Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Responsável: Patrícia Barata
Nº de vagas: 2
Anos: 11º, 12º
Área: Química
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025 Horário: Manhã
Descrição: Os vegetais com cores fortes, como o espinafre, contêm uma mistura de pigmentos de onde se destacam a clorofila a, a clorofila b (responsáveis pela cor verde das plantas) e o beta-caroteno (responsável pela cor laranja predominante nas cenouras e nos alperces). Este último é originado por clivagem duas moléculas de vitamina A, composto que possui um papel fundamental na saúde visual.
Outros pigmentos como o licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, entre outros alimentos, possui propriedades antioxidantes com uma eficiência superior à da vitamina E. De um modo geral, os pigmentos são apolares e consequentemente insolúveis em água. No entanto, apresentam elevada solubilidade em solventes não polares, sendo estes normalmente escolhidos para o processo de extração contínua sólido-líquido (extrator de Soxhlet).
A cromatografia é um método de separação expedito para a identificação e/ou separação dos pigmentos extratados. Esta pode ser utilizada como método analítico (avaliação do número e da natureza dos componentes de uma mistura sem proceder ao seu isolamento) ou método preparativo (isolamento e subsequente quantificação dos componentes de uma mistura).
Os participantes vão poder realizar experimentalmente, operações unitárias (ex. extração sólido-líquido, filtração, evaporação, cromatografia, etc), que se realizam rotineiramente num laboratório de Química.
O estágio será realizado em várias etapas:
1ª) Extração dos pigmentos presentes em vegetais usados na nossa alimentação diária (ex. espinafre, cenoura, beterraba, etc) através de extração contínua sólido-líquido;
2ª) Separação dos pigmentos contidos nos extratos por cromatografia em coluna;
3ª) Separação e identificação dos diversos pigmentos por técnicas cromatográficas, nomeadamente cromatografia em camada fina e cromatografia em papel.
Observações: Extração e separação de pigmentos naturais presentes em vegetais consumidos no nosso dia-a-dia e sua posterior identificação através de várias técnicas de cromatografia.
Alojamento: Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Almoços: Este estágio não disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Átrio Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Hora: 10:00:00 AM