Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos



(Re)Descobrindo a Baleia em Atouguia - Itinerário Cultural

ID: 2491

Visita guiada e comentada ao Centro Interpretativo da Atouguia da Baleia e a outros locais de interesse, para visualização de alguns exemplares de ossos de baleia que aí se encontram a ser estudados, assim como para apresentação da futura exposição que aí se irá desenvolver. A futura exposição pretende compreender a relação entre o animal baleia e a localidade Atouguia. Como se cria esta relação, quando se iniciou, quais as materialidades que ainda hoje perduram? Estas serão algumas das questões que os investigadores do projeto ERC Synergy 4OCEANS, em conjunto com a Câmara Municipal de Peniche, vão tentar responder durante a visita.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Pedimos aos participantes que nos confirmem a vossa participação para o email: 4oceans@fcsh.unl.pt. Estejam pelas 15h00 frente à Igreja de Nossa Senhora da Graça e São José, na Atouguia da Baleia.

Instituição: ERC Synergy 4OCEANS

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Coordenadas GPS: 39.340512840249, -9.327212745121

Localidade: Atouguia da Baleia

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Imagens:

Data:

26-11-2022 15:00


1.º Círculo de Leitura | Erving Goffman: o ator social e o desejo de interação

ID: 2464

Assinalando o centenário do nascimento de Erving Goffman (1922 - 1982), Cláudia Marisa, coreógrafa, socióloga e investigadora do ISUP, dinamiza um círculo de leitura em torno dos textos do autor: “A ordem social e a interação” e “Recursos seguros” (1953). Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas, tendo lugar em diferentes espaços na cidade do Porto, dentro e fora da academia. Os participantes são convidados a ler previamente um texto que estará em análise, sendo depois discutido com o/a animador/a da respetiva sessão.

Duração: 2.00 Horas

Observações: O material de leitura é disponibilizado antecipadamente na página do evento no website do IS-UP: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.154523171449, -8.6035500706939

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao

Data:

23-11-2022 18:00


1º Círculo de Leitura | Erving Goffman: O ator social e o desejo de interação

ID: 2288

Por ocasião da celebração do centenário do nascimento de Erving Goffman (1922 - 1982), Cláudia Marisa, coreógrafa, socióloga e investigadora do IS-UP, dinamiza um círculo de leitura em torno de dois textos deste sociólogo: “A ordem social e a interação” e “Recursos seguros” (1953). Nestes textos, Goffman analisa o papel criativo dos atores sociais na construção dramatúrgica do real. A sessão acontece no dia 23 de novembro, às 18h, no Teatro Helena Sá e Costa.

Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas e que acontecerão em diferentes espaços do Porto, dentro e fora da academia. Os participantes lêem previamente um texto e este é discutido, pela animadora ou animador da sessão. A iniciativa é organizada pelo IS-UP, com o apoio do PhD Club e do NASP (Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto).

O material de leitura está disponível no site do IS-UP e no QR Code do cartaz.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Teatro Helena Sá e Costa, Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao

Data:

23-11-2022 18:00

Lista de Ficheiros:
círculo de leitura(4).pdf

A agricultura precisa da cultura científica?

ID: 2319

A agricultura é tida por muitos como uma atividade tradicional, executada manualmente e gerida de acordo com os ditames do Borda d_Água. Mas será mesmo assim? Ou será uma atividade orientada por conhecimentos científicos e que apresenta saltos de qualidade, sustentabilidade e produtividade quando a ciência é aplicada com critério nos campos agrícolas?

Este é o tema do debate, organizado pelo InnovPlantProtect (InPP), que decorrerá no Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro pelas 18h, no Auditório do InPP, em Elvas, e que junta um CEO, António Serrano, uma cientista, Rosário Félix, uma comunicadora de Ciência, Cristina Nobre Soares, e um produtor agrícola, Paulo Maria, à mesma mesa para responderem à questão: _A agricultura precisa de Cultura Científica?_.

O debate contará com a moderação de Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia aqui -> https://bit.ly/3tjS0Om

Saiba mais e conheça o painel de oradores no nosso website aqui -> https://bit.ly/3ToeR6e

Celebre connosco este dia e venha enriquecer este debate, colocando as suas perguntas. Não perca!

Duração: 2.00 Horas

Observações: A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia aqui -> https://bit.ly/3tjS0Om

Instituição: InnovPlantProtect

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 120

Coordenadas GPS: 38.888765810876, -7.144176238945

Localidade: Elvas

Concelho: ELVAS

Distrito: PORTALEGRE

Mais informações: https://bit.ly/3ToeR6e

Imagens:

Data:

24-11-2022 18:00


A Astronomia nos Lusíadas

ID: 2367

Divulgação da astronomia presente n’Os Lusíadas através de plataformas informáticas concebidas para o efeito, respeitando o céu de 1498, de forma a que a aventura lusitana seja acompanhada da forma mais fiel possível, mas com recurso a ferramentas do século XXI. A sessão terá lugar no Anfiteatro Pinto Peixoto do Polo I da Universidade da Beira Interior.

Duração: 1.00 Horas

Observações: A oradora será a Professora Carlota Simões, da Universidade de Coimbra, e a palestra insere-se no programa da 1ª edição da Academia Júnior STEAM da Universidade da Beira Interior.

Instituição: Universidade da Beira Interior

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 40.277616715596, -7.5089486183433

Localidade: Covilhã

Concelho: COVILHÃ

Distrito: CASTELO BRANCO

Mais informações: https://sites.google.com/site/cpshomepage/confer%C3%AAncias/talks/astronomia-cantada-dos-lusiadas

Data:

25-11-2022 15:00


A Ciência N(d)a ESAC

ID: 2593

Exposição alusiva aos projetos de I&D em curso na ESAC.

(No corredor principal do bloco central da ESAC)

Duração: 192.00 Horas

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Datas:

19-11-2022 09:00

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :

26-11-2022 :


À conversa sobre a investigação em justiça e governação

ID: 2636

A atividade proposta corresponde a uma ação de divulgação da atividade de investigação realizada no JusGov, tendo como destinatários-alvo o público em geral e os estudantes universitários e do secundário em particular.
Dando a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelos investigadores do JusGov e realçando o contributo para o avanço do conhecimento, a relevância prática para os decisores políticos, profissionais do foro, empresas, etc., procura-se demonstrar o relevante papel do Direito para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, como aqueles identificados na Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030, em particular, a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a concretização da igualdade de género, o fomento do acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Concomitantemente, pretende-se contribuir para a iniciação científica de novos investigadores.
O formato da atividade proposta favorece a aproximação do público em geral e dos estudantes dos ensinos secundário e universitário, evidenciando a importância da investigação interdisciplinar.
Esta conversa terá início com a apresentação do JusGov e dos seus grupos de investigação e da Escola de Investigadores. Em seguida, será apresentado o projeto «InclusiveCourts», que foi concluído recentemente e a título de exemplo da atividade do JusGov.
Contando com a participação da investigadora responsável do referido projeto, bem como com a presença de investigadoras juniores daquele, fomentar-se-á a interação com o público, prevendo-se, designadamente, a possibilidade de o público colocar questões aos intervenientes.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), Escola de Direito

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95172135667

Data:

22-11-2022 15:00


A gastronomia molecular e a Química

ID: 2381

A gastronomia molecular é, segundo Hervé This (um dos dois cientistas que criaram a designação) a parte da ciência dos alimentos que estuda as suas transformações físicas e químicas. Iremos ver como se desenvolve o sabor e como se pode alterar a textura dos alimentos, ou como os podemos cozinhar sem recorrer ao calor.
Orador: Prof. Paulo Abreu

Duração: 1.00 Horas

Observações: A palestra irá realizar-se no Departamento de Química, na sala C.16. A inscrição prévia na atividade é obrigatória, link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Instituição: Centro de Química de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 90

Coordenadas GPS: 40.207813715852, -8.4237401427535

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Data:

21-11-2022 14:30


A música e o som em videojogos: breves tutoriais | Sessão 1: “Palavras-chave que nos ensinam a escutar” (André Malhado) e Sessão 2: “Como se fazem as músicas e os sons para videojogos” (João Tiago Araújo)

ID: 2380

Atualmente, com os desenvolvimentos tecnológicos as músicas e os sons que são possíveis nos videojogos são quase ilimitados. Ouvem-se nos diferentes ecrãs de título e menus, géneros de jogabilidade, nos jogos feitos em Portugal e no estrangeiro. Muitos são os que têm as músicas de que mais gostamos e que, depois, queremos ouvir numa banda sonora. Nestas aulas, iremos mostrar vários mecanismos de funcionamento dos jogos, partindo do modo como a música e o som ajudam-nos a navegar, contam histórias, oferecem pistas, às vezes até dizem, se soubermos escutar, o que fazer e não fazer. Explicam-se algumas das diferenças entre os tipos de jogos, géneros e ambientes, a partir de uma perspetiva sonora. Na primeira sessão, expomos várias palavras-chave com as quais somos capazes de ouvir e até de jogar de outra forma. Na segunda, vamos compreender algumas das técnicas que os compositores empregam para fazer as músicas e os sons. As sessões são introdutórias, virtuais, cada uma tem a duração de 1’30 e são voltada para um público generalizado, tanto jogadores como interessados.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Link de acesso para ambas as sessões:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96227616796?pwd=djJPdXlwV1JKQXlMY2RFS25Cd1lrQT09

ID da reunião: 962 2761 6796
Senha de acesso: 921980

Instituição: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96227616796?pwd=djJPdXlwV1JKQXlMY2RFS25Cd1lrQT09

Datas:

21-11-2022 11:00

25-11-2022 11:00


A Química é Divertida

ID: 2317

O evento “A Química é Divertida®” tem por objetivo receber visitas organizadas pelas escolas com alunos de todos os anos de escolaridade, com intuito de promover a cultura científica nas áreas da química e da bioquímica, e, em particular, fomentar o interesse dos jovens pelo seu estudo. Adicionalmente, será partilhado com todos o conhecimento e a importância do saber no desenvolvimento da economia e na promoção da saúde e do bem-estar das populações.
O projeto “A Química é Divertida®” não é novo - a primeira edição ocorreu em 1995, tendo a partir daí vindo a ser realizado de forma mais ou menos regular (anualmente) e, regra geral, mantendo a mesma designação e o mesmo leque de atividades (demonstrações laboratoriais, colóquios, “portas abertas”). Nos últimos anos, a ação A Química é divertida® tem sido realizada no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia (em novembro).

Duração: 3.00 Horas

Observações: A participação é gratuita mediante a inscrição prévia em www.uma.pt/quimicadivertida até 21 de novembro de 2022.

Instituição: Centro de Química da Madeira

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 32.6591591, -16.9236866

Localidade: Campus da Penteada, 9020-105 Funchal

Concelho: FUNCHAL

Distrito: R A MADEIRA

Mais informações: http://www.uma.pt/quimicadivertida

Imagens:

Datas:

24-11-2022 14:00

25-11-2022 10:00

25-11-2022 14:00


A tecnologia química ao serviço dos desafios energéticos e climáticos - o papel dos reatores multifuncionais

ID: 2522

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 16:00


Alimentação sustentável

ID: 2585

Alimentação sustentável - workshop e visita aos laboratórios

Duração: 3.00 Horas

Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Escola Superior Agrária - Instituto Politécnico de Santarém

Concelho: SANTARÉM

Distrito: SANTAREM

Data:

23-11-2022 10:00


All Eyes and Ears - Representações medievais do corpo.

ID: 2505

Apresentação multimédia sobre o imaginário do corpo na Idade Média, em exibição contínua nos espaços comuns da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os conteúdos expositivos ligam-se com a fisiologia, a representação humana e a figuração do gesto. Pretende-se captar o interesse de um número elevado de estudantes, para o que contribuem a exposição pública e a extensão do evento, sensibilizando-os para o interesse do tema e dando-lhes a conhecer aspetos específicos acerca das visões medievais do corpo humano e das diversas formas de representação que conheceu no período.

Duração: 40.00 Horas

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Datas:

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :


Alviela: o rio que Lisboa bebeu

ID: 2673

Sabia que a nascente do Alviela, a mais importante do Maciço Calcário Estremenho, que integra as Serras de Aire e Candeeiros, chega a debitar em invernos mais chuvosos 17 m3/s de água? Devido ao seu importante caudal, em 1880, foi inaugurado um aqueduto que, durante décadas, serviu para transportar as águas da nascente do Alviela até à cidade de Lisboa. As águas do Alviela deixaram de abastecer a capital, mas a nascente não deixou de ser uma das mais importantes nascentes cársicas da Península Ibérica. Café de ciência com a presença de Mário Rui Silvestre, romancista e historiógrafo, autor do livro O rio que Lisboa bebeu, e Bárbara Bruno, da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA. José Manuel Alho, biólogo, irá moderar esta conversa sobre a água do Alviela.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 39.443484731792, -8.7107847871093

Localidade: Louriceira

Concelho: ALCANENA

Distrito: SANTAREM

Mais informações: https:\\www.alviela.cienciaviva.pt

Imagens:

Data:

26-11-2022 16:00


Aniversário do Planetário e Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica

ID: 2473

Neste dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva comemora 24 anos desde a sua abertura ao público.
Nesta noite de festa, abrimos as portas ao público, às 20:30, para uma programação especial:


PROGRAMA:
- 20:30 -> Cortar o bolo de aniversário do Planetário
- 21:00 -> Conversa com Vitor Bonifácio “O Universo no tempo de Camões”
- 22:00 -> Apresentação da sessão “O Céu dos Lusíadas”
- 23:00 -> final

Duração: 2.50 Horas

Observações: Palestra | Sessão de planetário

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 60

Coordenadas GPS: 41.150966672584, -8.6380432786254

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: http://planetario.up.pt/pt/evento/planetario24anos

Data:

24-11-2022 20:30


Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica

ID: 2519

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

21-11-2022 11:15


Apresentação do livro _Irmãs de Prometeu – a Química no Feminino_, de João Paulo André

ID: 2421

É a obra mais recente de João Paulo André, fruto da investigação que efectuou no Science History Institute e na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, coloca em evidência as mulheres que fizeram a Química.

O seu primeiro livro, _Poções e Paixões - Química e Ópera_, publicado pela Gradiva, teve também edição em braille e em formato áudio, pela Biblioteca Nacional de Portugal, integra o Plano Nacional de Leitura.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Biblioteca da NOVA School of Science and Technology

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Localidade: Monte de Caparica Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: http://bibliotecaunl.blogspot.com/2022/10/dia-nacional-da-cultura-cientifica.html

Data:

24-11-2022 16:30


Apresentação do Livro «REDE ARTÉRIA - Territórios, criação artística, ciência»

ID: 2289

Este livro, com coordenação geral de Cláudia Pato de Carvalho e Isabel Craveiro, resulta de um trabalho de 4 anos (2018-2021) no âmbito do projeto de investigação-ação Rede Artéria (coordenado artística pelo Teatrão e academicamente pelo Centro de Estudos Sociais), com enquadramento no aviso CENTRO 14.2016.03 - Programação Cultural em Rede. A Rede Artéria constituiu-se como uma rede de criação, programação, circulação e produção de conhecimento, envolvendo oito municípios da Região Centro e desenvolvendo projetos emanados da discussão entre os Municípios, os artistas, as associações culturais, os politécnicos e Universidades da Região e os públicos. A vertente académica do projeto apostou na contribuição para o desenho dos projetos artísticos de intervenção através dos Workshops colaborativos Rede Artéria, na monitorização desses mesmos projetos e na avaliação do seu impacto no território ao nível cultural, social e político.

Este livro pretende dar conta deste processo longo de criação e monitorização científica da Rede Artéria e abre caminho para novas possibilidades futuras. O Teatrão e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra gostariam muito de criar um novo ciclo de trabalho da Rede Artéria. Este livro contém algumas reflexões para todos os intervenientes, fruto das discussões geradas entre todos.

Duração: 2.30 Horas

Observações: A sessão decorre na Oficna Municpal do Teatro (Coimbra)

Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 75

Coordenadas GPS: 40.19339742011, -8.4120081605224

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/rede-arteria-territorios-criacao-artistica-ciencia

Imagens:

Data:


Arqueologia na Semana da Ciência e Tecnologia

ID: 2655

Durante a tarde, no Centro Ciência Viva do Algarve haverá exposição e atividades práticas sobre Arqueologia, para todas as idades, envolvendo pinturas e colares pré-históricos, quizzes, exposições de materiais, etc..

Duração: 3.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 37.013245202117, -7.9360555352478

Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/

Data:

27-11-2022 14:30


As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje

ID: 2521

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Data:

22-11-2022 16:00


Aspectos socioambientais da atividade pesqueira na Amazônia Brasileira

ID: 2639

Uma pesquisa desenvolvida por Pesquisadores conceituados no Brasil sobre os impactos territoriais na Amazônia.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Palestra ministrada pelo Professor Doutor Christian Nunes da Silva da Universidade Federal do Pará Brasil.
Escola Superior Agrária de Beja

Instituição: Instituto Politécnico de Beja

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Campus do IP Beja
Rua Pedro Soares
Apartado 6155
7800-295 Beja

Concelho: BEJA

Distrito: BEJA

Data:

22-11-2022 11:30

Lista de Ficheiros:
DR Christian.pdf

Ateliês “Floresta, um património a proteger!”

ID: 2388

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o Parque Ecológico Urbano (PEU), nos dias 22 a 25 de novembro de 2022, vão promover atividades de educação ambiental para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica. Estas atividades, de acesso gratuito e realização autónoma, são dirigidas ao público em geral.

As florestas são um património vivo e rico em biodiversidade, fundamental ao equilíbrio da natureza e à manutenção da vida na Terra. A importância deste ecossistema é efetivamente notória, no entanto, muitas vezes, o cidadão comum não tem plena consciência de como o seu quotidiano depende da sustentabilidade da floresta. Com estes ateliês pretende-se consciencializar a população em geral para a importância da floresta e dar a conhecer este fantástico e rico ecossistema.

Propostas de atividades autónomas no PEU (tema: floresta):
- Os organismos do solo”
- Jogo “Quem sou eu?”
- Jogo “Os sons da floresta”

Duração: 0.30 Horas

Observações: O material necessário à execução da atividade estará disponível no local.
LOCAL: Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.

Instituição: Município de Viana do Castelo – CMIA

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 6

Localidade: Viana do Castelo

Concelho: VIANA DO CASTELO

Distrito: VIANA DO CASTELO

Mais informações: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/agenda/detail/atelies-floresta-um-patrimonio-a-proteger

Datas:

22-11-2022 09:00

23-11-2022 09:00

24-11-2022 09:00

25-11-2022 09:00


Avaliação da aptidão física relacionada com a saúde e a atividade física

ID: 2476

Os níveis de aptidão física (fitness), como a tolerância ao esforço ou a força muscular, são fundamentais na gestão e manutenção da saúde e encontram-se alterados em pessoas com patologias diversas ou com limitação da funcionalidade. Além disso, a inatividade física no dia-a-dia é um dos principais fatores de risco de morbilidade e mortalidade em todo o mundo e está relacionado com a aptidão física. Esta atividade tem como objetivo exemplificar alguns testes e protocolos de avaliação da aptidão física relacionada com a saúde e atividade física e avaliar o desempenho dos participantes nestas tarefas.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Esta é uma sessão prática, pelo que os participantes devem vir com roupa e calçado confortável.

Inscrição prévia em: https://citechcare.ipleiria.pt/science-and-technology-week-novembre-19-to-27/

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 5

Localidade: ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology - Rua de Santo André 2410, Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Data:

25-11-2022 14:00


Azeite: o sumo natural da azeitona! Vem conhecer os benefícios, tipos e como usar

ID: 2561

O azeite é o sumo natural da azeitona. Este alimento, tem vários constituintes, para além dos triglicéridos, que possuem um elevado valor biológico e nutricional, com muitos efeitos benéficos na saúde humana. É importante que consumidor desde jovem, conheça e distinguia as diferentes categorias de azeite para que saiba conhecer o produto que compra e, por outro lado, como deve usá-lo para que possa usufruir dos seus inúmeros efeitos benéficos.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 22

Coordenadas GPS: 41.145569958304, -7.8222654999999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

23-11-2022 14:30


Biodiversidade Exótica - Marina de Oeiras

ID: 2600

Conhecer a biodiversidade marinha das nossas praias, rochosas e arenosas e compreender a necessidade de distinguir as espécies indígenas das não indígenas são dois desafios propostos nesta ação. Os participantes poderão vestir a pele do investigador e recorrendo a guias de espécies, redes, lupas entre outros materiais de uso do quotidiano de um cientista, poderão descobrir não só a biodiversidade marinha na Marina de Oeiras, como os vetores pelos quais chegam à nossa costa espécies não indígenas que podem colocar em desequilíbrio o ecossistema marinho.
Venha conhecer as espécies exóticas e proteger e conservar os oceanos do nosso planeta Terra!

Duração: 1.30 Horas

Observações: A atividade pode ser cancelada devido às condições meteorológicas.

Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.6761866, -9.3177039455375

Localidade: Oeiras

Concelho: OEIRAS

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://oeirasviva.pt/oeiras-marina/?id=50&title=porto-de-recreio-de-oeiras

Imagens:

Data:

24-11-2022 10:00


Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente

ID: 2504

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 10:45


Bones: A visit to the inside of a whale and the behind the scenes of an exhibition

ID: 2486

Guided and commented visit to the Atouguia da Baleia Interpretive Centre, to view some specimens of whale bones that are being studied there, as well as to present the future exhibition that will be developed there. The future exhibition intends to understand the relationship between the whale animal and the locality Atouguia. How was this relationship created, when did it start, what are the materialities that still persist today? These are some of the questions that the researchers of the ERC Synergy 4OCEANS project, together with Peniche City Hall, will try to answer during the visit.

Duração: 1.30 Horas

Observações: We ask participants to confirm their participation to the email: 4oceans@fcsh.unl.pt. Be at 10:30 am in front of the Church of Nossa Senhora da Graça and São José, in Atouguia da Baleia.

Instituição: ERC Synergy 4OCEANS

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 60

Coordenadas GPS: 39.340537733038, -9.3271993340759

Localidade: Atouguia da Baleia

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Imagens:

Data:

26-11-2022 10:30


Café Ciência-CSG

ID: 2460

Após a Sessão «Ciclo de Livros do Nosso Tempo» será organizado pelo CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa), um Café Ciência-CSG. Esta iniciativa-piloto pretende promover a interacção entre os/as investigadores/as da unidade, podendo vir a tornar-se periódica. Pretendendo ser uma forma dinâmica de envolvimento dos/das Investigadores/as, esta Sessão irá promover a partilha de resultados por Investigadores/as Júniores do CSG e a apresentação da atividade que é desenvolvida pelo XLAB (ISEG).

O XLAB – Behavioural Research Lab é um laboratório que explora a tomada de decisão e o comportamento económico, político e social. Está situado no ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa, e é suportado pelo consórcio PASSDA (http://passda.pt/). O seu objetivo é recolher dados, apoiar a investigação em ciências sociais criando conhecimento com impacto direto no desenvolvimento de políticas, na vida dos cidadãos e das empresas, através da realização de experiências laboratoriais, grupos focais e inquéritos.

O Café Ciência-CSG decorrerá entre as 16h00 e as 17h30, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, 2º piso). A entrada é livre.

Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

23-11-2022 16:00


Café com Ciência - Marés vermelhas emergentes, um novo perigo ou uma consequência da nossa ação?

ID: 2448

As marés vermelhas ou florescências de microalgas são fenómenos que captam a atenção de todos, quer pelas cores intensas com que tingem as águas da nossa costa, quer pela exuberância das ondas fluorescentes que alguns destes organismos provocam. Apesar destes fenómenos ocorrerem com alguma regularidade, ainda são desconhecidos pela maioria das pessoas. A palestra “Marés vermelhas emergentes, um novo perigo ou uma consequência da nossa ação?” vem assim dar a conhecer melhor as proliferações massivas provocadas por estes microrganismos.

Duração: 1.15 Horas

Instituição: CMIA de Matosinhos

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Coordenadas GPS: 41.1799487, -8.6940184

Localidade: Rua Alfredo Cunha, sob Biblioteca Florbela Espanca (4450-230 Matosinhos)

Concelho: MATOSINHOS

Distrito: PORTO

Data:

23-11-2022 11:30


Café com Ciência: Resíduos: valor inestimável

ID: 2295

Os Café com Ciência são eventos do Centro Ciência Viva de Braga que juntam os melhores especialistas e investigadores de diversas áreas, num ambiente de discussão informal. Neste Café com Ciência, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR). contamos com a presença da Professora Doutora Maria de Fátima Bento. O seu trabalho de investigação desenvolvido no Centro de Química da Universidade do Minho, no grupo de Química Sustentável: Novos Métodos e Materiais, tem como foco metodologias eletroanalíticas para a deteção e quantificação de compostos fenólicos. Desde 2015 colabora com entidades da área da gestão de resíduos, nomeadamente com a Braval e a Lipor, contribuindo para a valorização de resíduos orgânicos através da caracterização das substâncias húmicas que se formam na compostagem. A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do telefone ou e-mail.

Duração: 2.30 Horas

Observações: A atividade é gratuita mas com inscrição obrigatória através do telefone ou e-mail.

Instituição: Centro Ciência Viva de Braga

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.564918029324, -8.3936940373687

Localidade: Gualtar

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Data:

25-11-2022 21:30


Catalisadores: forças da transformação

ID: 2536

LSRE-LCM, Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Catalisadores: forças da transformação
- Separações para mudar mundo!
- Luz e ozono: como purificar a água usada
- Deteção de vestígios de fármacos e pesticidas no ambiente
- Valorização de Produtos Naturais

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LSRE-LCM /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 14:30


CEB Talk

ID: 2608

Aberta a toda a comunidade, a CEB Talk2023, que acontece no dia 19 de Novembro, às 17h no Museu Nogueira da Silva, é uma sessão que vai reunir alguns investigadores conceituados do Centro de Engenharia Biológica, para um momento de descontração e descomplicação de conhecimentos sobre as suas áreas de investigação, com os temas:
Carla Silva - Da Natureza para a Têxtil e Cosmética
Sílvio Santos - Vírus bons para combater as consequências dos vírus maus
Ana Nicolau - Os protozoários, os colaboradores esquecidos das ETARs

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição Prévia Necessária no link: https://forms.gle/B5zNerxRTGEtEVFN8

A atividades é gratuita, mas a inscrição é obrigatória até ao dia 18 de novembro de 2022. A inscrição fica sujeita a confirmação, a qual será efetuada para o e-mail indicado no formulário de registo.

Instituição: Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.551934762321, -8.4217325232724

Localidade: Museu Nogueira da Silva

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ceb.uminho.pt/Events/Details/4368

Data:

19-11-2022 17:00


Células de Combustível Químicas e Biológicas como sistemas alternativos para a produção de energia

ID: 2542

Nome da Entidade: CEFT/FEUP
CEFT, Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.

Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Células de Combustível Químicas e Biológicas como sistemas alternativos para a produção de energia
- Hidrogénio portátil num carregador de telemóvel amigo do ambiente

Duração: 0.45 Horas

Instituição: CEFT /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

21-11-2022 11:15


Células fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática

ID: 2518

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 11:45


Ciclo de Livros do Nosso Tempo

ID: 2458

O Ciclo de Livros do Nosso Tempo é organizado anualmente pelo CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa), em colaboração com a Biblioteca Francisco Pereira de Moura (ISEG), com o objetivo de abordar livros importantes em áreas científicas da Escola, nomeadamente Gestão, Economia e Sociedade. Em cada sessão um/a Professor/a do ISEG e/ou convidados externos comentarão as novas ideias sugeridas pelo livro-tema, ao que se segue um debate.

Todas as sessões decorrem entre as 15h00 e as 16h00, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, 2º piso).

No dia 23 de novembro, tem lugar a 3ª sessão do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo, dedicada à obra «The Gun, the Ship and the Pen» (2021), de Linda Colley. A obra será apresentada e comentada pelo Professor Nuno Valério (ISEG) e pela Professora Amélia Branco (ISEG), que é co-organizadora do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo com Tiago Cardão-Pito (ISEG).

A entrada é livre e a sessão será também transmitida por Zoom.

Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2022/10/CartazA3_Ciclo-dos-Livros_V2.pdf

Data:

23-11-2022 15:00


Ciência no Mercado

ID: 2700

Poderá a Ciência estar num mercado? Poderão as experiências científicas misturar-se com batatas e galinhas?!? Sim, é um facto e uma realidade! O CCVEstremoz estará no mercado municipal de Estremoz, com a sua bancada (à semelhança dos feirantes) a promover a Cultura Científica e Tecnológica.
Vem visitar a nossa bancada e descobrir as nossas experiências.

Duração: 3.00 Horas

Observações: Não necessita de inscrição prévia.
Entrada gratuita.

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.84290525, -7.5841105921387

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

Data:

26-11-2022 10:00


CIICESI Workshop | Gestão Inteligente: o papel da análise de dados

ID: 2293

O CIICESI, Centro de Investigação da ESTG, promove um Workshop onde serão apresentados exemplos de dissertações de mestrado onde a análise de dados foi fundamental à investigação, à tomada de decisão e à construção de modelos inteligentes de apoio à tomada de decisão.
Serão abordadas boas práticas metodológicas para a formulação de hipóteses de investigação e conceção do modelo conceptual, bem como para a escolha da técnica estatística adequada ao objetivo.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO
Rua do Curral, Casa do Curral, Margaride 4610-156 Felgueiras

Concelho: FELGUEIRAS

Distrito: PORTO

Mais informações: https://www.estg.ipp.pt/noticias/ciicesi-workshop-gestao-inteligente-o-papel-da-analise-de-dados-2

Data:

23-11-2022 19:00


Cinco descobertas que mudaram o mundo

ID: 2382

Esta palestra começa com a contextualização temporal do início da vida na Terra e do início da existência humana em relação ao início do universo, de forma a mostrar a juventude tanto da nossa civilização como da ciência moderna. Depois são apresentadas cinco descobertas científicas que mudaram o mundo, para o bem e para o mal, e a suas implicações na sociedade. São elas: os fósforos, a world wide web (WWW), a penicilina, o tetra-etil chumbo e os CFC. No caso destes dois últimos exemplos, é ainda demonstrado o papel que a ciência teve na resolução dos problemas globais que se levantaram com a sua comercialização. A palestra termina com a demonstração da centralidade da ciência na resolução dos desafios ambientais que enfrentamos.
Orador: Investigador Bernardo Albuquerque

Duração: 1.00 Horas

Observações: A palestra irá realizar-se no Departamento de Química, na sala C.16. A inscrição prévia na atividade é obrigatória, link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Instituição: Centro de Química de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 90

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Data:

22-11-2022 17:00


Código Experiência - experimentar a imagem

ID: 2617

Esta é uma atividade que parte do espaço “Experimentação” e através de jogos de luz e sombras, leva os participantes numa visita-experiência sobre a evolução da imagem. Uma oportunidade única para usar e ver como funcionam equipamentos e objetos que saíram das reservas museológicas.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Fundação Portuguesa das Comunicações

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.fpc.pt/agenda-evento/codigo-experiencia-experimentar-a-imagem/

Imagens:

Data:

26-11-2022 15:00


Cogumelos no Jardim Botânico

ID: 2691

Durante grande parte do seu ciclo de vida, a maioria dos fungos vive sob a forma de uma rede entranhada, o micélio, escondidos do olhar humano. Mas há espécies que se mostram durante alguns dias do ano, quando os seus corpos frutíferos - os cogumelos - surgem e se tornam elementos notáveis da paisagem. Já parou para os observar? Nesta visita orientada por Susana C. Gonçalves, atreva-se e deixe-se fascinar pelos cogumelos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Unidade I&D | Instituição: Centro de Ecologia Funcional | Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Duração: 1.00 Horas

Observações: Tipo de atividade: Visita orientada
Área científica: Micologia | Biodiversidade e Conservação
Data, hora e duração: 24 de novembro 2022, 10h00-11h00
Nº de vagas (se aplicável): 20
Formato: Presencial
Inscrição obrigatória para jardim.botanico@uc.pt
Responsável da atividade: Susana C. Gonçalves
Unidade I&D | Instituição: Centro de Ecologia Funcional | Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Mais informações (link): https://www.uc.pt/jardimbotanico

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 40.2035133, -8.4234977884593

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.uc.pt/jardimbotanico

Imagens:

Data:

24-11-2022 10:00


Colina de Sant_Ana: território e comunidades das ciências da saúde na Lisboa Contemporânea

ID: 2492

A Colina de Santana marca, no início do século XX, a consolidação de um território vocacionado para a inovação e ensino nas ciências da vida.
Neste território construíram-se, desde o século anterior, os hospitais e laboratórios que promoveram, em cooperação, a atividade na área da medicina e da investigação científica.
Para ilustrar este conhecimento, propomos um percurso que nos conduz ao Hospital de São José, NOVA Medical School (antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa), Instituto Bacteriológico, Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto e Hospital Miguel Bombarda.

Duração: 2.30 Horas

Observações: Estas visitas incluem a entrada em espaços privados. Por esse motivo é necessário enviar a sua inscrição com NOME e NÚMERO DE CARTÃO DE CIDADÃO ou PASSAPORTE para: laboratoriohtc@fcsh.unl.pt. Local de encontro: porta principal da NOVA Medical School.

Instituição: História, Territórios e Comunidades

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Coordenadas GPS: 38.71955675, -9.1391626707439

Localidade: Arroios, Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Datas:

25-11-2022 14:00

26-11-2022 10:00

Lista de Ficheiros:
Visita_SemanaC&T2022.pdf

Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?

ID: 2517

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Data:

22-11-2022 16:00


Como evoluiu o crânio humano?

ID: 2653

Conversa sobre as várias mudanças do crânio, desde os antepassados mais antigos da nossa espécie até aos humanos modernos.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 37.013228068242, -7.9360769929199

Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/

Data:

27-11-2022 15:00


Conferência Hygieia - Promover a Saúde e o Bem-estar ao longo da Vida

ID: 2296

Este encontro internacional realizado no formato presencial/online explorará o tema _promover a saúde e o bem-estar ao longo da vida_. Nas várias sessões científicas serão abordados temas como o desenvolvimento futuro dos cosméticos e suplementos alimentares, educação nutricional e educação sobre estilo de vida. No final da conferência, haverá uma mesa redonda sobre educação em ciências da saúde na era digital/global.

A conferência é gratuita, mas a inscrição é obrigatória

Duração: 1.30 Horas

Observações: Inscrição em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdExI3bRgZeAWDADzWX4vMKhJQ9WCzxaLQzOf8H4KWcq181wA/viewform

Instituição: CBIOS -Universidade Lusófona

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.758434101127, -9.1536711396484

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://ects.ulusofona.pt/noticias/hygieia-conference/

Datas:

24-11-2022 14:00

25-11-2022 09:00


Congresso Internacional e Publicação - Projeto IA & Robótica: Desafios para o Direito do Século XXI

ID: 2634

O Congresso Internacional IA & Robótica: Desafios para o Direito do Século XXI vem disseminar os resultados da investigação do projeto homónimo do JusGov, que agora termina, e do qual, resultou, também, uma obra coletiva, que irá ser apresentada a público no final do Congresso.
Trata-se de um projeto muito desafiante, que permitiu congregar colegas e investigadores de várias áreas e ainda a participação de convidados especiais de renome mundial na área da IA, como pode ver-se pelo programa em anexo.

Duração: 8.00 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), Escola de Direito

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 150

Localidade: Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://bit.ly/IAR-CF-P24 https://bit.ly/IAR-CF-P25

Datas:

24-11-2022 09:30

25-11-2022 09:30


Construção de um sensor ótico utilizando imagens de telemóvel

ID: 2337

As soluções aquosas de cobre apresentam uma cor azul, cuja intensidade traduz a quantidade de iões presentes em solução. A sua quantificação é importante para monitorização da qualidade de água e prevenir o consumo de águas impróprias. Nesta actividade, vamos aprender a usar o smartphone como um sensor óptico para quantificação de iões Cobre(II) em amostras de água. Iremos também aprender quais os princípios básicos que sustentam a quantificação de compostos corados com base na luz absorvida.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h de 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

23-11-2022 14:00


Contos, Lendas e outras Lengalengas com Ciência

ID: 2699

Uma vez por mês no Centro Ciência Viva de Estremoz, há um espaço onde a imaginação dos Contos e das Lendas se junta à Ciência.
No imaginário das lendas e dos contos, por vezes a Ciência encontra-se onde menos se espera.
Do livro de Rudyard Kipling, _Contos do Foi Assim_, um conjunto de histórias bem humoradas sobre caraterísticas de animais que se tornou num clássico da literatura infanto juvenil.
Este mês, o conto “Foi assim que a Baleia ficou com a garganta estreitinha” ali-se à atividade experimental -> “microscopia… olhando para o interior escondido dos seres vivos”.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Não necessita de inscrição prévia.
Entrada gratuita.

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Coordenadas GPS: 38.84290525, -7.5841105921387

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

Data:

26-11-2022 15:30


Contributo da fluorescência de raios X para a investigação em ciências biomédicas

ID: 2356

A espectroscopia por fluorescência de raios X (XRF) tem sido aplicada na determinação da concentração de elementos maioritários e vestigiais em amostras de diferente natureza, incluindo tecidos biológicos, nomeadamente humanos e animais, mas também produtos farmacêuticos, alimentos e amostras ambientais. Esta técnica oferece inúmeras vantagens metodológicas, nomeadamente preparação mínima da amostra, eliminando o risco de contaminação ou a perda de elementos de interesse, a determinação simultânea da concentração de vários elementos, proporcionando uma análise rápida, precisa e sensível da composição elementar. No domínio da espectroscopia por XRF, a técnica disponível no WDXRFLab do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM) baseia-se na dispersão de raios X por comprimento de onda e tem vindo a ser utilizada em determinações de elementos maioritários e vestigiais em amostras de diferentes naturezas, entre as quais sangue e soro de doentes com cancro e tecidos animais, em estudos da relação entre a osteoporose e a diabetes, e de doenças como a artrite. Na atividade prevista, os participantes terão oportunidade de participar na determinação de elementos de interesse em amostras de vários tipos, usufruindo assim de uma experiência prática de diferentes etapas da metodologia científica com aplicações a questões atuais no domínio de saúde pública e ambiental.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

24-11-2022 09:00

24-11-2022 10:00


Contributos ambientais e genéticos para a agressão

ID: 2386

A sociedade contemporânea baseia-se em regras estabelecidas que regulam o comportamento individual e social. Os seres humanos são altamente biossociais em relação a fundamentos emocionais ou habilidades que promovem as ligações sociais entre indivíduos. A agressão é um comportamento perpetrado com a intenção deliberada de prejudicar alguém, que pode ser expresso de forma direta ou indireta, apresentando um impacto negativo a nível individual e social. A nível individual, pode resultar em interações baseadas em conflitos com resultados adaptativos ou comportamentos disfuncionais com consequências negativas para os outros, como a violência psicológica e física. O comportamento agressivo é um processo complexo que envolve a interação entre diversos fatores, tais como fatores genéticos e ambientais. De facto, vários genes candidatos relacionados com as vias de dopamina e serotonina (MAO-A, COMT, SLC6A4, SLC6A3, HTR1A, HTR1B, HTR1D, HTR2A, HTR2C, HTR6, HTR6, DRD2, DRD4, TPH1 e DBH), foram identificados como tendo um possível papel nos traços de impulsividade e agressividade.
Uma abordagem multidisciplinar é essencial para analisar um conceito tão complexo como a agressão, onde os dados devem ser recolhidos por diferentes áreas científicas de forma integrativa, ao mesmo tempo considerando o elevado número de fatores psicológicos, genéticos e ambientais que estão na base dos comportamentos agressivos. Apesar das tentativas anteriores de determinar o contexto genético da agressão apresentarem resultados promissores, estas foram afetadas por vários problemas metodológicos relacionados com a seleção dos participantes e a avaliação psicológica.
O presente projeto corresponde a um estudo exploratório baseado na perspetiva genética da agressão de forma a contribuir para a discussão da definição e natureza do conceito, considerando as limitações e resultados de estudos anteriores na área genética em interação com a psicologia. Visa definir e desenvolver modelos de interação entre os aspetos genéticos e psicológicos da agressão, numa amostra altamente heterogénea, composta por estudantes universitários. Para compreender e associar os muitos componentes que caracterizam a agressão, os polimorfismos em genes candidatos previamente identificados serão genotipados simultaneamente, e será utilizado um conjunto de instrumentos desenvolvidos para integrar os vários aspetos do conceito de agressão com base no Modelo De Agressão Geral (GAM).
Esta temática tem um impacto importante na conceptualização atual do comportamento agressivo, que se pode traduzir num novo modelo, e mais preciso, baseado nos traços psicológicos, genética e contextos ambientais. Pode ser um contributo de extrema relevância para a elucidação da importância evolutiva da agressão, no contexto das variáveis genéticas e ambientais (modelos familiares, experiências de stress, associação de pares). Os resultados terão também impacto nos contextos de prevenção e intervenção.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição Obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até dia 18 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 12

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

23-11-2022 11:00

23-11-2022 12:00


Cristais Inorgânicos de Cultura: uma Exposição STEAMD no Espaço e no Tempo

ID: 2565

É objetivo desta exposição ligar as ciências do crescimento de cristais em laboratório à arte e ao design, reforçando nestas últimas a componente científica e tecnológica, que abrange componentes centradas nos cristais químicos: a “arte” do crescimento em laboratório, os cristais inorgânicos “On the Rocks” imitando os minerais_ as suas simetrias partindo do plano até à tridimensionalidade das suas redes cristalinas rigorosas, com ampliação de cem milhões de vezes, do Angström ao centímetro (Os modelos de Redes Cristalinas, ACIM-IST 2021)_ o modo como podemos manipular a cristalização em dendrites fractais, agulhas ou whiskers, hábitos tabulares, ou ainda com a perfeição de poliedros bem definidos (Os Misteriosos Cristais das Ânforas de Vidro, ACIM-IST 2022)_ as suas reações ampliadas até 10 usando lupas estereoscópicas, permitindo gerar cores, precipitados e bolhas, em paisagens microscópicas que se assemelham à composição abstrata, contrastando com a sua natureza bem concreta, quantitativa e definida.
A exposição começa no Complexo Interdisciplinar (Centro de Química Estrutural), numa vitrina em frente à biblioteca que demonstra a velha máxima “Everything connects to everything else”: aí se misturam cristais químicos com conchas, poliedros de papel, origamis com padrões decorativos de simetrias diversas feitas a partir de fotomicrografias, quadros de cristais de ureia vistos ao microscópio de luz polarizada (Hermínio Diogo) e muitas outras propostas algumas já reunidas no texto “Cristais Químicos: do Real ao Virtual” da autoria de Clementina Teixeira, Dulce Simão e Carla Rocha (geóloga). Segue-se a visita ao Departamento de Engenharia Química, Torre Sul, onde logo no átrio poderemos apreciar as galerias de cristais, padrões decorativos e pinturas, numa coleção museológica que nos recorda cientistas de renome: Fraústo da Silva, Romão Dias, Arnold Beevers, Alexander F. Wells, Charles Bunn, H.E.Buckley, Alan Holden, J. Mullin, Émile M. Chamot, Clyde W. Mason.
As fotografias e fotomicrografias obtidas à lupa ou ao microscópio, a partir das experiências, permitem-nos não só ensinar e investigar química, mas também, pelo seu valor estético, atingir a dimensão artística e/ou fazer a ponte de ligação à arte de forma condigna. E ao lidar com a arte em si, ela própria pode sugerir uma infinidade de experiências, permitindo uma visão conjunta do que a humanidade separou para melhorar a compreensão do mundo à sua volta.
Cientistas: Clementina Teixeira, Hermínio Diogo, Dulce Simão, Carla Rocha.

Duração: 2.00 Horas

Observações: A exposição fica disponível para visitas até pelo menos o final de janeiro de 2023.

Pode ainda consultar:
Exposição Virtual: _Química, Arte e Inteligência Artificial_
http://deq-la.tecnico.ulisboa.pt/2021/exposicao/exposicao.php

Cristais Químicos, do Real ao Virtual:
https://www.researchgate.net/publication/360456594_Cristais_Quimicos_do_Real_ao_Virtual

110 Histórias, 110 Objetos – Os Modelos de Redes Cristalinas:
https://110.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/episodio-17-os-modelos-de-redes-cristalinas/

110 Histórias, 110 Objetos – Cristais das ânforas de vidro:
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/110-historias-110-objetos-cristais-das-anforas-de-vidro/

Instituição: Centro de Química Estrutural

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.736142893475, -9.1387044133453

Localidade: Centro de Química Estrutural - IST/ULisboa:
Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://cqe.tecnico.ulisboa.pt/

Datas:

25-11-2022 10:00

25-11-2022 14:00

25-11-2022 17:00


Cristais Inorgânicos de Cultura: uma Exposição STEAMD no Espaço e no Tempo

ID: 2566

CÉ objetivo desta exposição ligar as ciências do crescimento de cristais em laboratório à arte e ao design, reforçando nestas últimas a componente científica e tecnológica, que abrange componentes centradas nos cristais químicos: a “arte” do crescimento em laboratório, os cristais inorgânicos “On the Rocks” imitando os minerais_ as suas simetrias partindo do plano até à tridimensionalidade das suas redes cristalinas rigorosas, com ampliação de cem milhões de vezes, do Angström ao centímetro (Os modelos de Redes Cristalinas, ACIM-IST 2021)_ o modo como podemos manipular a cristalização em dendrites fractais, agulhas ou whiskers, hábitos tabulares, ou ainda com a perfeição de poliedros bem definidos (Os Misteriosos Cristais das Ânforas de Vidro, ACIM-IST 2022)_ as suas reações ampliadas até 10 usando lupas estereoscópicas, permitindo gerar cores, precipitados e bolhas, em paisagens microscópicas que se assemelham à composição abstrata, contrastando com a sua natureza bem concreta, quantitativa e definida.
A exposição começa no Complexo Interdisciplinar (Centro de Química Estrutural), numa vitrina em frente à biblioteca que demonstra a velha máxima “Everything connects to everything else”: aí se misturam cristais químicos com conchas, poliedros de papel, origamis com padrões decorativos de simetrias diversas feitas a partir de fotomicrografias, quadros de cristais de ureia vistos ao microscópio de luz polarizada (Hermínio Diogo) e muitas outras propostas algumas já reunidas no texto “Cristais Químicos: do Real ao Virtual” da autoria de Clementina Teixeira, Dulce Simão e Carla Rocha (geóloga). Segue-se a visita ao Departamento de Engenharia Química, Torre Sul, onde logo no átrio poderemos apreciar as galerias de cristais, padrões decorativos e pinturas, numa coleção museológica que nos recorda cientistas de renome: Fraústo da Silva, Romão Dias, Arnold Beevers, Alexander F. Wells, Charles Bunn, H.E.Buckley, Alan Holden, J. Mullin, Émile M. Chamot, Clyde W. Mason.
As fotografias e fotomicrografias obtidas à lupa ou ao microscópio, a partir das experiências, permitem-nos não só ensinar e investigar química, mas também, pelo seu valor estético, atingir a dimensão artística e/ou fazer a ponte de ligação à arte de forma condigna. E ao lidar com a arte em si, ela própria pode sugerir uma infinidade de experiências, permitindo uma visão conjunta do que a humanidade separou para melhorar a compreensão do mundo à sua volta.
Cientistas: Clementina Teixeira, Hermínio Diogo, Dulce Simão, Carla Rocha.

Duração: 2.00 Horas

Observações: A exposição fica disponível para visitas até pelo menos o final de janeiro de 2023.

Pode ainda consultar:
Exposição Virtual: _Química, Arte e Inteligência Artificial_
http://deq-la.tecnico.ulisboa.pt/2021/exposicao/exposicao.php

Cristais Químicos, do Real ao Virtual:
https://www.researchgate.net/publication/360456594_Cristais_Quimicos_do_Real_ao_Virtual

110 Histórias, 110 Objetos – Os Modelos de Redes Cristalinas:
https://110.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/episodio-17-os-modelos-de-redes-cristalinas/

110 Histórias, 110 Objetos – Cristais das ânforas de vidro:
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/110-historias-110-objetos-cristais-das-anforas-de-vidro/

Instituição: Centro de Química Estrutural

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.73612615572, -9.138650769165

Localidade: Centro de Química Estrutural - IST/ULisboa:
Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://cqe.tecnico.ulisboa.pt/

Datas:

26-11-2022 10:00

26-11-2022 14:00

26-11-2022 17:00


Desafios do Desenvolvimento Territorial nas Comunidades Amazónicas

ID: 2663

Palestra no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento Local e Comunitário do Mestrado em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo.
Oradores Convidados:
Prof. Doutor João Márcio Palheta, Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Prof. Doutor Christian Nunes da Silva, Professor da Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazónia.

Duração: 2.30 Horas

Observações: A Palestra será também divulgada na página da Escola Superior de Educação do IPBeja e nas redes sociais.

Instituição: Instituto Politécnico de Beja

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Escola Superior de Educação de Beja
Campus IPBeja
Rua Pedro Soares, nº 38
7800-295 Beja

Concelho: BEJA

Distrito: BEJA

Mais informações: https://www.ipbeja.pt/Paginas/default.aspx

Data:

19-11-2022 10:00


Desenvolvimento inteligente em territórios do Interior: Quem aprende com quem?

ID: 2560

Desenvolvimento inteligente em territórios do Interior: Quem aprende com quem? com a participação de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 41.376808792193, -7.8222654999999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

23-11-2022 14:30


Deteção de vestígios de fármacos e pesticidas no ambiente

ID: 2533

LSRE-LCM, Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Catalisadores: forças da transformação
- Separações para mudar mundo!
- Luz e ozono: como purificar a água usada
- Deteção de vestígios de fármacos e pesticidas no ambiente
- Valorização de Produtos Naturais

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LSRE-LCM /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 09:30


Dia Aberto - Clinica Dentária Egas Moniz

ID: 2338

A Clinica Dentária Egas Moniz (CDEM) situada no Campus Universitário Egas Moniz no Monte da Caparica é uma das maiores clinicas dentárias do pais. Na CDEM são desenvolvidas actividades de ensino, prestação de cuidados de saúde à comunidade e investigação clínica.
Durante a visita guiada os participantes terão oportunidade de conhecer as instalações, os recursos e as actividades nela desenvolvidas.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição Obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até dia 17 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

22-11-2022 09:00

22-11-2022 10:00

22-11-2022 11:00


Dia aberto - Centro Ciência Viva de Tavira

ID: 2730

No Dia Nacional da Cultura Científica (24.11), a entrada no Centro Ciência Viva de Tavira é gratuita e decorrem atividades DÓING em contínuo.

Duração: 8.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva de Tavira

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 37.129187181439, -7.6456474007873

Localidade: Convento do Carmo - Tavira

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Data:

24-11-2022 10:00


Dia Aberto EMEPC

ID: 2287

Conhecemos mais da superfície da Lua do que do fundo do Mar e só muito recentemente fomos capazes de produzir equipamentos tecnológicos que permitiram aos cientistas observar o fundo do mar. Em Paço de Arcos, no Concelho de Oeiras situa-se a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental de Portugal (EMEPC), a entidade que possui o ROV Luso, o robot de operação remota que mergulha até aos 6000m de profundidade! E que permite aos cientistas serem muitas vezes os primeiros a observar determinado local no fundo do Mar de Portugal, bem como recolher amostras. O Mar de Portugal tem em média 2500m de profundidade e 5500 de profundidade máxima.
A EMEPC pertence ao Ministério da Economia e Mar e é a entidade responsável pela submissão em 2009, da Proposta de Extensão da Plataforma Continental nas Nações Unidas: projeto de alargar o território de Portugal no Mar. Atualmente continuamos a assegurar a defesa da proposta perante a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), até à conclusão do respetivo processo nas Nações Unidas. A EMEPC reconhece a importância de sensibilizar e mobilizar as gerações futuras para as novas características do território nacional, e a Literacia do Oceano assume particular relevo nesta conjuntura. Desta forma promovemos o conhecimento e mudanças de atitude sobre o Oceano junto das camadas mais jovens e da sociedade, tendo em consideração que operamos meios tecnológicos únicos no país para o conhecimento do mar profundo. Neste dia aberto venha conhecer as nossas instalações, conversar connosco, conhecer o Projeto de Extensão e visitar o ROV Luso, que poderá ver em operação.

Duração: 3.00 Horas

Observações: Inscrições: https://forms.gle/bwGckKik7MjLUDQ97

Instituição: EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.694531, -9.294847

Localidade: Paço de Arcos - Dentro do Comando de Logistica (quartel militar)

Concelho: OEIRAS

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.emepc.pt

Imagens:

Data:

25-11-2022 14:30


Dia Aberto | Centro Ciência Viva de Lagos

ID: 2642

No Dia Nacional da Cultura Científica, o Centro Ciência Viva de Lagos abre as portas aos visitantes e apresenta no seu espaço várias atividades interativias.

Duração: 8.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva de Lagos

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Localidade: Lagos

Concelho: LAGOS

Distrito: FARO

Mais informações: https://lagos.cienciaviva.pt/

Data:

24-11-2022 10:00


Dia da Floresta Autóctone

ID: 2577

A ESAC comemora, por mais um ano consecutivo, o Dia da Floresta Autóctone.

A efeméride tem lugar no dia 23 de novembro e é assinalada nesta instituição de ensino superior com um conjunto de palestras, bancas temáticas, a plantação de árvores autóctones e a oferta de carvalhos aos estabelecimentos de ensino secundário participantes na iniciativa.
O programa inicia-se às 14h30, no Auditório E, e será também transmitido online, sendo que os interessados em participar devem enviar e-mail para comunicacao@esac.pt.
PROGRAMA
14:30h – Boas-vindas pela Presidência da ESAC
14:45h – “Dia da Floresta Autóctone” por Filomena Gomes
15:00h – “As Aves da Floresta” por David Rodrigues
15:15h – “Fogos Florestais e Biodiversidade. A Química da Atração das
Pragas Florestais” por Teresa Vasconcelos
15:30h – “As Novas Tecnologias Aplicadas à Floresta” por José Gaspar
15:45h – “Ameaça das Invasoras para a Floresta Autóctone” por Olímpia Sobral
16:00h – “Exploradores@SerraAçor” pela Escola Secundária de Arganil
16:15h – Bancadas Temáticas
16:30h – Plantação de Espécies Autóctones

Duração: 2.30 Horas

Observações: Às 16:30h – Plantação de Espécies Autóctones

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Coordenadas GPS: 40.2141881, -8.4512358

Localidade: Bencanta

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.facebook.com/events/515453200491685

Imagens:

Data:

23-11-2022 14:30


Diálogos com História e Património

ID: 2713

Pretende-se, na comunicação, fazer duas ordens de comparações e tentar explicar as respectivas diferenças. Primeiro, confrontar a organização e o funcionamento dos conventos das ordens religiosas militares com os das outras casas religiosas femininas de clausura (por exemplo, as das Clarissas, as mais numerosas). Em segundo lugar, caracterizar e procurar justificar as especificidades do convento de São João da Penitência de Estremoz, em relação aos mosteiros femininos das outras ordens militares.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Esta atividade é realizada pelo Grupo CIDADE - Cidadãos pela defesa do património de Estremoz em parceria com o Centro Ciência Viva de Estremoz.
Não necessita de inscrição prévia.
Entrada gratuita.

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.84290525, -7.5841105921387

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

Imagens:

Data:

19-11-2022 16:00


Divulgação Científica com os Jogos de Tabuleiro

ID: 2373

Os Jogos de Tabuleiro no geral e, em particular, os jogos de tabuleiro contemporâneos são uma excelente ferramenta educativa, pelas habilidades que põem em ação, o exercício mental que estimulam e a interação social que proporcionam. Potenciam o desenvolvimento de capacidades como raciocínio, empatia, dedução, capacidades sociais, negociação, memória, criatividades, resolução de problemas, entre outras. A sua prática é, portanto, um motor de desenvolvimento integral, favorece o desenvolvimento intelectual e social.
Vivemos na era de ouro dos jogos de tabuleiro, nunca houve tantos, nem tão bons. Os Jogos de Tabuleiro são hoje uma fonte quase inesgotável de temáticas a trabalhar. Num universo de mais de 136 mil jogos diferentes a descobrir, é dada, nesta experiência interativa, a oportunidade de conhecer alguns destes jogos promotores de divulgação científica.
São duas horas e meia de diversão e apropriação da ciência.

Duração: 2.30 Horas

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 41.343824807791, -7.6904295624999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

24-11-2022 16:30


Documentários científicos no planetário

ID: 2294

O Planetário Imersivo Digital é um espaço com imagens de cinema imersivo, que transporta os espectadores para autênticas _viagens_ em tempo real pelo espaço. Em cada dia da semana da Ciência e Tecnologia será exibido um documentário diferente. As sessões são gratuitas mas com inscrição obrigatória através do telefone ou e-mail.

Duração: 0.45 Horas

Observações: As sessões são gratuitas mas com inscrição obrigatória através do telefone ou e-mail.

Instituição: Centro Ciência Viva de Braga

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Gualtar

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Datas:

21-11-2022 17:00

22-11-2022 17:00

23-11-2022 17:00

24-11-2022 17:00

25-11-2022 17:00


DOIS Clubes, UMA Missão: Promoção da ciência e da cultura científica

ID: 2442

O evento visa a apresentação dos clubes UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Clube de Ciência do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e pretende mostrar ao público escolar e à comunidade em geral a sua importância na divulgação e promoção científicas.

A apresentação do Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura será acompanhada pela implementação de atividades práticas (relacionadas com as temáticas do barro, do azeite e do linho) exemplificativas das suas valências e pela exploração de aspetos científicos e culturais a elas associados estimulando a participação ativa dos intervenientes.

Quanto ao clube de Ciência do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, cujo trabalho se centra na divulgação de ciência para alunos dos ensinos básico e secundário, apresentará atividades com ligação à Física do dia-a-dia (pequenas demonstrações experimentais ilustrativas de conceitos base que constam das aprendizagens essenciais dos níveis de ensino mencionados), que serão realizadas por alunos que frequentam o 12º ano, na opção de Física.

O evento contará ainda com um momento musical em que a fadista e cantora Ana Paula Martins e o guitarrista Custódio Castelo interpretarão a Pedra Filosofal, poema da autoria de António Gedeão musicado por Manuel Freire.

Duração: 2.00 Horas

Observações: O evento terá lugar no Auditório da sede do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco

Instituição: Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do IPCB / AE Amato Lusitano

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Localidade: Castelo Branco

Concelho: CASTELO BRANCO

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

24-11-2022 15:00


Ecossistemas em mudança: indicadores ambientais

ID: 2484

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o Parque Ecológico Urbano (PEU), nos dias 22 a 25 de novembro de 2022, vão promover atividades de educação ambiental para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica. Estas atividades, de acesso gratuito e realização autónoma, são dirigidas ao público em geral.

Propostas de atividades autónomas no CMIA (tema: mar, rio, montanha):

- A atividade “Acidez dos oceanos” tem como principais objetivos: reconhecer as problemáticas associadas à acidificação dos oceanos, demostrar a capacidade de um ácido para dissolver uma concha e descrever o impacto causado pela acidificação nos seres vivos marinho.

- A atividade “Líquenes na monitorização dos ecossistemas” tem como intuito: identificar os diferentes componentes dos líquenes, reconhecer o impacto dos líquenes no ecossistema, enumerar as vantagens da simbiose existente no líquen e relacionar de que forma a presença ou ausência dos líquenes podem indicar poluição.

- A atividade “Macroinvertebrados bentónicos” tem como objetivos: reconhecer a importância dos macroinvertebrados bentónicos nas comunidades aquáticas, enumerar as vantagens do uso de macroinvertebrados como bioindicadores, identificar macroinvertebrados bentónicos e utilização do índice BMWP.

Duração: 0.30 Horas

Observações: O protocolo de execução das atividades, bem como o material necessário à execução das mesmas, estarão disponíveis no local.
LOCAL: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

Instituição: Município de Viana do Castelo – CMIA

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 6

Localidade: Viana do Castelo

Concelho: VIANA DO CASTELO

Distrito: VIANA DO CASTELO

Mais informações: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/agenda/detail/dia-nacional-da-cultura-cientifica-atividades-de-educacao-ambiental

Datas:

22-11-2022 10:00

23-11-2022 10:00

24-11-2022 10:00

25-11-2022 10:00


Educação artística na Licenciatura em EDUCAÇÃO BÁSICA

ID: 2370

Apresentação multimédia dos trabalhos artístico-educativos realizados pelos estudantes da Licenciatura em Educação Básica

Duração: 0.45 Horas

Observações: Esta atividade decorre nas datas indicadas entre as 10:00 e as 14:00.

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.244772570032, -7.7783201874999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Datas:

21-11-2022 10:00

22-11-2022 10:00

23-11-2022 10:00

24-11-2022 10:00

25-11-2022 10:00


Equitação Terapêutica: os Seus Benefícios nas Alterações de Marcha

ID: 2674

O Porquê da Equitação Terapêutica nas Alterações de Marcha?
O cavalo possui uma marcha tridimensional, muito similar ao padrão de marcha humana neurofisiologicamente normal e o seu dorso apresenta uma estrutura que promove uma postura de sentado adequada. Existe igualmente uma enorme estimulção sensorial, que juntamente com o ambiente circundante transformam o cavalo num elemento facilitador do desenvolvimento, seja este psicomotor, cognitivo, social e/ou emocional.

O público desta atividade terapêutica é diverso, incluindo crianças com problemas de neurodesenvolvimento e adultos com problemas de marcha.

Nesta atividade será abordada a temática para divulgação junto aos potenciais interessados aos interessados, numa perspetiva dos efeitos ao nível da psicomotricidade.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 40.2085206, -8.4511249725636

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.facebook.com/events/515453200491685

Data:

26-11-2022 15:00


Era uma vez um medicamento…

ID: 2286

A oficina Era uma vez um medicamento... desafia os participantes a colocarem-se na pele de um investigador e a percorrerem as várias etapas da elaboração de um medicamento. Num ambiente informal de diálogo entre o público e os investigadores, esta oficina tem como objetivo envolver os participantes nos vários domínios de idealização e conceção de um medicamento, os quais incluem a descoberta do seu alvo, a sua síntese, purificação e tipo de formulação mais apropriada para o direcionamento ao órgão afetado. Por último, vamos demonstrar como se valida a eficácia de um novo fármaco em modelos celulares e animais, através da exibição de filmes e observação de preparações de células e tecidos no microscópio.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Avenida Professor Gama Pinto, 1649-003 Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://imed.ulisboa.pt/

Data:

22-11-2022 10:00


Estratégias inovadoras em Medicina Dentária

ID: 2630

A resistência e a atividade antimicrobiana de biomateriais são determinantes para o sucesso em reabilitação dentária e saúde oral. Nesta sessão serão apresentados os avanços tecnológicos e científicos que têm permitido a criação de soluções eficazes e inovadoras.
A Faculdade de Medicina Dentária (FMD), da Universidade Católica Portuguesa, abre as portas à comunidade e convida para uma sessão do ciclo de seminários “Ciência na FMD”.
A sessão (presencial ou online) conta com a participação de um convidado especial, o Doutor Júlio Souza, investigador prestigiado do CMEMS (UMinho).

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Medicina Dentária

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 40.653620388789, -7.9065083207397

Localidade: Viseu

Concelho: VISEU

Distrito: VISEU

Mais informações: https://fmd.viseu.ucp.pt/

Imagens:

Data:

24-11-2022 14:00


Estratégias para a conservação do património museológico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC)

ID: 2684

- Conversas sobre o património do MCUC e as estratégias de Conservação Preventiva que estão a ser aplicadas atualmente nos espaços do Museu
- Visita às novas reservas museológicas do MCUC situadas no edifício do Colégio de Jesus e ao espaço onde está instalada a câmara de anóxia.

Unidade I&D | Instituição: Museu da Ciência da UC / Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC

Duração: 7.30 Horas

Observações: Tipo de atividade: Ciclo de palestras / visitas
Área científica: Museologia /Conservação Preventiva
Data, hora e duração: 19 de novembro 2022, 10h00-17h30, Anfiteatro do Laboratório Chimico
Nº de vagas (se aplicável): Não há limite
Formato: Presencial
Necessidade de inscrição: Não
Responsável da atividade: Gilberto Pereira (ggpereira@ci.uc.pt)
Unidade I&D | Instituição: Museu da Ciência da UC / Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 40.2101792, -8.4236699781064

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=calendar&id=1104

Imagens:

Data:

19-11-2022 10:00


Estratégias para a conservação do património museológico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC)

ID: 2694

Workshops sobre materiais e pragas biológicas que afetam o património museológico do MCUC

Duração: 3.00 Horas

Observações: Tipo de atividade: Workshops
Área científica: Museologia /Conservação Preventiva
Data, hora e duração: 26 de novembro de 2022, 10h00-13h00, Anfiteatro do Laboratório Chimico
Nº de vagas (se aplicável): 10
Formato: Presencial
Inscrição obrigatória nos workshops
Responsável da atividade: Gilberto Pereira (ggpereira@ci.uc.pt)
Unidade I&D | Instituição: Museu da Ciência da UC / IIIUC

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 40.2101792, -8.4236699781064

Localidade: Anfiteatro do Laboratório Chimico da Universidade de Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: http://www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=calendar&id=1104

Imagens:

Data:

26-11-2022 10:00


Estudar (N)a Natureza 2022: Os Ecossistemas na ESAC

ID: 2595

Serão apresentados diversos vídeos elaborados pelos estudantes dos vários cursos sobre a temática da Ecologia nas redes sociais da ESAC.

Duração: 192.00 Horas

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 1000

Coordenadas GPS: 40.2153868, -8.4547065

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.facebook.com/events/500876088647949/

Data:

19-11-2022 09:00


Exposição - Marés vermelhas emergentes, um novo perigo ou uma consequência da nossa ação?

ID: 2327

As marés vermelhas ou florescências de microalgas são fenómenos que captam a atenção de todos, quer pelas cores intensas com que tingem as águas da nossa costa, quer pela exuberância das ondas fluorescentes que alguns destes organismos provocam. Apesar destes fenómenos ocorrerem com alguma regularidade, ainda são desconhecidos pela maioria das pessoas. A exposição intitulada “Marés vermelhas emergentes, um novo perigo ou uma consequência da nossa ação?” vem assim dar a conhecer melhor as proliferações massivas provocadas por estes microrganismos. Ao longo da exposição iremos perceber como aparecem estes fenómenos, o que são biotoxinas e que efeitos trazem estas marés para o meio ambiente e para o ser humano. A acompanhar a exposição, teremos atividades práticas que permitirão observar ao microscópio alguns exemplares dos microrganismos responsáveis por estes fenómenos, bem como os equipamentos científicos que são utilizados para estudar as marés vermelhas e a toxicidade associada aos microrganismos que as compõem.

Duração: 1.00 Horas

Observações: As visitas livres à exposição poderão ser feitas todos os dias, das 9h30 - 12h30 | 14h - 17h30. As visitas guiadas estão sujeitas a marcação e têm a duração de 1h, com um número máximo de 30 participantes.

Instituição: CMIA de Matosinhos

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.1799487, -8.6940184

Localidade: Rua Alfredo Cunha, sob Biblioteca Florbela Espanca (4450-230 Matosinhos)

Concelho: MATOSINHOS

Distrito: PORTO

Imagens:

Datas:

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :


Exposição fotográfica «De Lisboa para os Trópicos»

ID: 2456

A exposição de fotografia «De Lisboa para os Trópicos» assinala o 2.º aniversário do Colégio Tropical e estará patente no Átrio da Biblioteca Francisco Pereira de Moura (Piso 0), no ISEG - Lisbon School of Economics & Management (Universidade de Lisboa), até 31 de dezembro de 2022.

Esta exposição retrata as experiências de investigadores/as da Universidade de Lisboa em vários países das regiões tropicais. Ganha vida nas experiências dos/as investigadores/as que cruzaram continentes em busca do conhecimento.

O conceito e curadoria são de Rúben Oliveira (coordenador do grupo de Comunicação do CTROP, cE3c – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e de Teresa Vaz (gestora das parcerias internacionais do CTROP).

A organização desta exposição é realizada no âmbito do 111º aniversário do ISEG, com o apoio do SOCIUS/CSG. A entrada é livre.

Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.

Duração: 0.00 Horas

Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/de-lisboa-para-os-tropicos-exposicao-patente-de-17-de-outubro-a-31-dezembro-2022/

Datas:

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :


Exposição _Alice no País das Maravilhas_

ID: 2368

Em Junho de 2022 a Licenciatura em EDUCAÇÃO BÁSICA apresentou no Teatro de Vila Real o espetáculo _Alice no País das Maravilhas_ para a comunidade em geral e para as escolas do 1.° Ciclo do Ensino Básico de Vila Real. Para o espetáculo os estudantes criaram os adereços e o cenário utilizando a técnica de pasta de papel. A exposição _Alice no País das Maravilhas_ pretende mostrar os materiais cenográficos construídos com todos aqueles que não puderam assistir ao espetáculo.

Duração: 0.45 Horas

Observações: Esta atividades estará disponível nos dias indicados entre as 10:00 e as 16:00.

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.277806694217, -7.6904295624999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Datas:

21-11-2022 10:00

22-11-2022 10:00

23-11-2022 10:00

24-11-2022 10:00

25-11-2022 10:00


Exposição “Um Olhar nas Florestas de Portugal”

ID: 2387

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o Parque Ecológico Urbano (PEU), nos dias 22 a 25 de novembro de 2022, vão promover atividades de educação ambiental para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica.

A exposição “Um Olhar nas Florestas de Portugal” estará patente no Pavilhão Mnemonic, no Parque Ecológico Urbano, para visita. Esta exposição de fotografia é da autoria de Luís Quinta e mostra-nos uma pequena parte da beleza das florestas de Portugal, à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.

Duração: 0.30 Horas

Observações: Esta exposição, de acesso gratuito, é dirigida ao público em geral.
LOCAL: Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.

Instituição: Município de Viana do Castelo – CMIA

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 6

Localidade: Viana do Castelo

Concelho: VIANA DO CASTELO

Distrito: VIANA DO CASTELO

Mais informações: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/agenda/detail/exposicao-um-olhar-nas-florestas-de-portugal

Datas:

22-11-2022 09:00

23-11-2022 09:00

24-11-2022 09:00

25-11-2022 09:00


Exposição: Sedimentos arqueológicos sob o microscópio 3D

ID: 2668

Peça expositiva com utilização de lupas e caixas de luz com filtros de polarização, bem como um microscópio 3D impresso à base de smartphone para observar secções finas de depósitos arqueológicos. Permite compreender o que é a micromorfologia arqueológica, o seu potencial para a Arqueologia e o que nos pode dizer sobre as comunidades do passado.

Duração: 3.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Coordenadas GPS: 37.013249485586, -7.9360608996658

Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/

Datas:

22-11-2022 10:00

22-11-2022 14:00

23-11-2022 10:00

23-11-2022 14:00

24-11-2022 10:00

24-11-2022 14:00

25-11-2022 10:00

25-11-2022 14:00

26-11-2022 10:00

26-11-2022 14:00

27-11-2022 10:00

27-11-2022 14:00


Fala Ciência? Comunicar Ciência nos Açores

ID: 2399

Iniciativa de comunicação de ciência/tecnologia composta por concurso de comunicação de ciência, masterclass em comunicação de ciência e eventos paralelos com os membros do júri convidados (palestras na Universidade, workshop de comunicação de ciência e peça de teatro científica em escolas do ensino secundário).

Duração: 2.30 Horas

Observações: apenas indicada informação para o concurso

Instituição: Grupo da Biodiversidade dos Açores, Universidade dos Açores

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 38.655352262412, -27.223283836867

Localidade: Angra do Heroísmo

Concelho: ANGRA DO HEROÍSMO

Distrito: R A ACORES

Mais informações: https://www.facebook.com/Fala.Ciencia.Comunicar.Ciencia.nos.Acores

Imagens:

Datas:

19-11-2022 17:00

19-11-2022 19:30


Feira dos Minerais

ID: 2709

Aberto a toda a comunidade educativa.

Duração: 5.00 Horas

Instituição: Agrupamento de Escolas de Murça

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Localidade: Murça

Concelho: MURÇA

Distrito: VILA REAL

Datas:

24-11-2022 10:00

25-11-2022 10:00


Festival Social da Ciência versão 2.0: construindo confiança e redes

ID: 2676

Acreditamos que promover a democratização da ciência e a literacia científica, através de uma abordagem que aproxime investigadores e os cidadãos, constitui uma estratégia positiva e necessária.
Ao demonstrarmos a importância e a aplicabilidade do conhecimento científico no dia a dia das pessoas, alcançaremos um maior nível de interesse e de confiança na ciência que se desenvolve.
Nesse sentido, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra irá promover entre os dias 24 e 25 de novembro de 2022 o “Festival Social da Ciência versão 2.0: Construindo confiança e redes”.
Esta atividade tem como objetivos: i) promover a ciência que se faz em Portugal, dando a conhecer os nossos investigadores, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento_ e ii) consciencializar os cidadãos sobre a importância do seu papel na construção da ciência e, desta forma, reduzir o distanciamento entre investigadores e cidadãos com o intuito de suscitar um maior Envolvimento do cidadão nos processos de investigação da UICISA: E.

Duração: 12.00 Horas

Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 350

Localidade: Centro Comercial CoimbraShopping. Av. Mendes Silva, 3030-193 Coimbra

Datas:

24-11-2022 :

25-11-2022 :


Física no dia-a-dia

ID: 2315

Para comemorar a semana da Ciência e Tecnologia, o Expolab (em Vila do Porto) convida miúdos a graúdos a experimentar com a “Física no dia-a-dia”. Esta atividade é constituída por um conjunto de experiências baseadas na obra “Física no dia-a-dia” de Rómulo de Carvalho. Tem como objetivo promover a curiosidade e a compreensão do “porquê das coisas”, através da experimentação e recorrendo a situações e objetos do nosso quotidiano.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Expolab- Centro Ciência Viva

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 12

Coordenadas GPS: 36.953368735262, -25.142630213669

Localidade: Vila do Porto

Concelho: VILA DO PORTO

Distrito: R A ACORES

Data:

19-11-2022 15:00


Geologicando pela praia de Carcavelos

ID: 2598

Queres conhecer a geologia das tuas praias? Com bússolas, cartas geológicas e esquemas interpretativos a geologia está à nossa volta e só precisamos de usar alguns princípios do raciocínio geológico. Na parte leste da Praia de Carcavelos encontram-se formações do Miocénico – Burdigaliano Inferior. Sabemos que os estratos se depositam na horizontal, que os que estão em baixo são os mais antigos, que o presente é a chave do passado, então como explicamos a existência de uma camada de fósseis de bivalves - Ostras do género Gryphaea.? O desafio é interpretar, usar o pensamento crítico e reconstruir um paleoambiente.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.6792232, -9.3352361115384

Localidade: Cascais

Concelho: CASCAIS

Distrito: LISBOA

Imagens:



Data:

22-11-2022 15:00


Gestão dos recursos hídricos e águas urbanas

ID: 2335

A atividade consiste numa palestra online sobre o tema da gestão dos recursos hídricos e águas urbanas será proferida pela Profª Patricia Bilotta, da UNISUAM e irá decorrer através da plataforma ZOOM.

Duração: 1.00 Horas

Observações: A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Para ter acesso ao link da palestra deve ser feita a inscrição em: https://forms.gle/bPS2tK55uyYygwRM9

Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 250

Localidade: Vila do Conde

Concelho: VILA DO CONDE

Distrito: PORTO

Imagens:

Data:

22-11-2022 14:30


Grafeno: produção e aplicações biomédicas

ID: 2525

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 15:30


Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras

ID: 2711

José Saramago nasceu, a 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo. Como era apanágio na época, só foi registrado no dia 18. Filho e neto de camponeses. Em eterna peleja contra a apatia e o desdém demonstrou uma vontade rebelde que nem o tempo conseguiu fazer definhar. A sua obra enuncia, evidencia, carpe, lastima, deslumbra e arrebata tanto quanto inquieta e move quem a lê. O pensamento e a escrita de Saramago perturbam e incutem pela prodigalidade e argúcia da perspectiva. As leituras que dele fazemos [também elas], têm uma potência selvagem. É, precisamente, partindo deste vigor rebelde que a Casa da Cultura de Estremoz se propõe homenagear Saramago no centenário do seu nascimento. Que espaço mais adequado que um convento para evocar a memória do autor? Abrem-nos as portas as Maltezas. Atual residência do Centro Ciência Viva de Estremoz. Será precisamente aí que iremos ver Saramago. Em imagem e movimento.
Pelas 16:00 horas, a exposição fotográfica de António Xavier será inaugurada. Trata do “Encontro” entre o fotógrafo e Saramago. Retrato de um José Saramago verdadeiro, na sua dimensão humana e até na sua relação com a paisagem, o destas imagens colhidas, em diversas ocasiões e circunstâncias, por António Xavier. Magnífico fotorrepórter, estremocense e colaborador do Brados do Alentejo, competente, atento e sensível, sem quaisquer assomos de vedetismo, antes com a humildade (no melhor sentido) de querer fazer sempre um trabalho sério e limpo.
Pelas 16.30h é tempo de imagem em movimento. Dar-se-á início ao ciclo de cinema “Se puderes ver, repara”. Para o efeito foram escolhidas duas curtas metragens que, em nossa opinião, encarnam o imaginário visual de Saramago. Em “Sortes”, velhos montes vão caindo vagarosamente sobre a terra. A mesma terra da qual um dia foram erguidos. Sem protesto, voltam a ser só chão, como se não tivessem abrigado gerações de gente lavrando, semeando, ceifando, amassando e comendo o fruto do duro trabalho. Fingindo não ter escutado as estórias, modas, décimas e outras poesias, testemunhado a seca, o abandono, a fuga para a cidade. Ao ritmo do trabalho do campo e pela voz dos poetas populares, torna-se retrato dos que ficaram e requiem aos que foram.
Em “Lá fora as Laranjas estão a nascer”, uma montanha turva. Olhares desconfiados e a inquietação de um silêncio absoluto. Cantos sagrados ecoam da igreja enquanto um homem permanece só entre as paredes da sua escura casa. Errando pela natureza esplêndida, lamenta a sua condição de homem condenado a servir o mundo que rejeitou.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Organização da Casa de Cultura de Estremoz em parceria com Centro Ciência Viva de Estremoz.
Não necessita de inscrição prévia.
Entrada gratuita.

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.84290525, -7.5841105921387

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

Imagens:

Data:

19-11-2022 16:00


Há mais algas no nosso dia-a-dia do que imaginas!

ID: 2339

Através desta atividade pretende-se incentivar a leitura e análise dos ingredientes dos produtos que compramos no supermercado para utilizar no nosso dia-a-dia, reconhecer a sua constituição em algas ou nos seus derivados, e classificá-los de acordo com os ficocolóides que apresentam (alginatos, agar e carragenas) e reconhecer algumas espécies de macroalgas típicas das nossas zonas costeiras e investigar aspetos principais da sua biologia.

Duração: 1.00 Horas

Observações: A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.3444878, -8.7458000727077

Localidade: Vila do Conde

Concelho: VILA DO CONDE

Distrito: PORTO

Mais informações: http://www.cmia-viladoconde.net/eventoseatividades_detalhe.php?id=301&t=2

Imagens:

Datas:

21-11-2022 15:30

23-11-2022 15:30


Havia Ouro no Seixal! Conhecer a Mineração Romana

ID: 2507

O Seixal foi em tempos rico em ouro e os romanos exploraram-no exaustivamente, deixando até aos dias de hoje alguns indícios dessa exploração. A mina de ouro de Vale de Gatos, na Cruz de Pau, é um desses exemplos. Aqui, esses vestígios passam despercebidos ao transeunte regular, quase invisíveis. Mas não nos deixemos enganar pela sua invisibilidade, é conhecido, até ao momento, neste complexo uma área superior a 10 hectares de redes de galerias e poços.
As comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia são uma excelente ocasião para se compreender como funciona a interdisciplinaridade científica, permitindo a interpretação deste complexo mineiro. Foram essenciais ciências como a arqueologia, geologia, física, química e engenharia, só para dar alguns exemplos.
Há que compreender as motivações dos antigos romanos para executarem um tal empreendimento em solos aparentemente tão instáveis e perceber como o fizeram. Entender o que procuravam, onde e como o extraiam. Estas e muitas outras questões só poderão ser reveladas se existir o cruzamento entre diversos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Ecomuseu Municipal do Seixal

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.62695435, -9.1342739959061

Localidade: Vale de Gatos (Cruz de Pau)

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.cm-seixal.pt/evento/havia-ouro-no-seixal-conhecer-mineracao-romana-inscricoes-esgotadas

Imagens:

Datas:

27-11-2022 10:00

27-11-2022 14:30


HCTM: os ODS em debate

ID: 2426

De que forma a investigação em História das Ciências, Tecnologia e Medicina (HCTM) se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), postulados em 2015, pelos países membros da ONU, na Agenda 2030*? Esta agenda e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela definidos são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e a sociedade humana “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”**.
Na agenda da investigação científica europeia é mandatório indicar e clarificar nas propostas de candidatura de projectos de investigação a agências de financiamento, os ODSs neles implicados. É uma exigência justa e coerente, na medida em que, sendo financiamentos públicos, os seus resultados devem trazer benefícios comuns para a comunidade em que se inserem.
As metas da agenda 2030 das Nações Unidas fazem assim parte constitutiva do ADN das responsabilidades coletivas em prol do desenvolvimento sustentável justo e inclusivo, que integram as múltiplas dimensões definidas pelos ODS. Neste contexto, a investigação em Ciências Sociais, e em particular, na História das Ciências, Tenologia e Medicina, enfrenta alguns desafios, que gostaríamos de discutir neste debate.
Algumas questões se poderão colocar de imediato, como sejam:
1. De que forma, nesta área de investigação se poderão integrar os dezassete ODS ou apenas alguns? Porquê?
2. Que projectos de investigação mais bem-sucedidos em financiamentos
nacionais e internacionais adequam os seus objetivos aos da agenda 2030? Que objetivos definem e como os definem?
3. De que forma os diferentes países adequam estratégias para a inclusão, discussão e valorização dos ODS na sua agenda científica?
4. Que mensagem final gostaríamos de deixar sobre a questão que nos congregou neste debate (HCTM e os ODS)?
Com a participação de investigadores luso-brasileiros de diferentes áreas afins à história das ciências, tecnologia e medicina, convidados para este painel teremos oportunidade de reflectir sobre o desafio de integrar e valorizar os ODS na investigação em HCTM, tornando-os assim uma ferramenta útil no estudo do conhecimento e da herança do passado na agenda da ciência, da tecnologia e da medicina no presente ao serviço da agenda de um futuro de objetivos globais comuns.
*Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.
**Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Aceder em: https://videoconf- colibri.zoom.us/j/98789855318?pwd=TWVzc0RlWW5mOXljWHlGT2NZRDhzdz09
ID da reunião: 987 8985 5318 Senha de acesso: 057059

Inscrição prévia: https://bityli.com/IThpOFFR

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: [Online]

Imagens:

Data:

21-11-2022 17:30


Hidrogénio portátil num carregador de telemóvel amigo do ambiente

ID: 2543

CEFT, Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.

Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Células de Combustível Químicas e Biológicas como sistemas alternativas para a produção de energia
- Hidrogénio portátil num carregador de telemóvel amigo do ambiente

Duração: 0.45 Horas

Instituição: CEFT /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

23-11-2022 11:45


Historiadores com a cabeça debaixo de água: visita a um laboratório de historiadores, mergulhadores, baleias e monstros marinhos. 

ID: 2487

A equipa da ERC Synergy Grant 4OCEANS, terá as suas portas abertas para que o público possa visitar-nos e aprender o que fazemos na nossa sala/laboratório de trabalho. Amostras de ossos de baleias, fotogrametrias, 3D, fontes históricas, mergulho, sereias e monstros marinhos, são algumas das coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Vem conhecer como várias disciplinas e investigadores se juntam nos oceanos, para o melhor conhecer e compreender ao longo da nossa história.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Agradecemos confirmação de participação para o email 4oceans@fcsh.unl.pt

Instituição: ERC Synergy 4OCEANS

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Coordenadas GPS: 38.73304745, -9.1607447127879

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

22-11-2022 10:30


Histórias da Criminologia: diálogos entre Portugal e o Mundo

ID: 2471

Partindo dos trabalhos realizados pelos estudantes do 1º ano da licenciatura em Criminologia, a exposição pretende ilustrar debates que marcaram o surgimento da Criminologia em Portugal e no resto mundo. Com a colaboração dos Serviços de Documentação da FDUP, a comunidade terá a oportunidade de contactar com um arquivo histórico nunca antes exposto. Nesta exposição, obras originais de Lombroso, Ferraz de Macedo, Garofalo ou Mendes Correia, entre outros clássicos do pensamento criminológico, dialogam entre si sobre conceções do crime, do criminoso, das prisões, das políticas criminais, que interpelam o nosso entendimento sobre o estado das sociedades entre o séx. XIX e o início do séc. XX.

Duração: 2.00 Horas

Observações: O evento decorre entre os dias 25 de novembro de 2022 e o fim das aulas do 1.º semestre de 2023 e, no dia 25 de Novembro, estará também inserido nas atividades do Dia da Criminologia da FDUP.

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.152356173811, -8.6162422837524

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://sigarra.up.pt/fdup/pt/web_page.Inicial

Data:

25-11-2022 10:00


Histórias na cidade

ID: 2695

Visita a realizar desde o Parque de Santa Cruz (“Jardim da Sereia”) ao Terreiro da Erva, via Sé Velha.

Unidade I&D | Instituição: Centro de Estudos Sociais de Coimbra_ Atividade apoiada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), através do programa “Promoção da Cultura Científica 2022”.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Ponto de encontro: Jardim da Sereia, portão próximo da Praça da República.
Tipo de atividade: Visita guiada
Área científica: Museologia /Conservação Preventiva
Data, hora e duração: 26 de novembro de 2022, 10h00-12h00, Coimbra (vários locais) com uma duração de 2h
Nº de vagas (se aplicável): 20
Prazo limite para a inscrição: 23 de novembro
Formato: Presencial
Necessidade de inscrição, link se aplicável: Inscrição obrigatória- https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/historias-na-cidade/inscricao
Responsável da atividade: Maria Amélia Campos (CHSC), Rita Campos (CES)
Unidade I&D | Instituição: Centro de Estudos Sociais de Coimbra_ Atividade apoiada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), através do programa “Promoção da Cultura Científica 2022”.
Nota: a visita poderá ser adiada caso as condições do clima o justifiquem_ caso tal aconteça, as pessoas inscritas serão avisadas por email

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/historias-na-cidade

Imagens:

Data:

26-11-2022 10:00


IDEAS - Innovative Digital Education and Skills

ID: 2564

Este projeto inovador, designado “Innovative Digital Education and Skills” (IDEAS), foi iniciado como resposta direta ao Plano de Ação para a Educação Digital da UE (2021 - 2027), no sentido de ajudar a desenvolver um sistema de ensino digital de alto desempenho dirigido a professores e formadores. As profissões docentes enfrentam hoje uma rápida mudança tecnológica e exigem um conjunto de competências digitais cada vez mais amplo e mais sofisticado. Em particular, a crescente ubiquidade dos dispositivos digitais e o dever de apoiar os alunos a tornarem-se digitalmente competentes exige que os educadores desenvolvam a sua própria competência digital.
O projeto IDEAS está focado no desenvolvimento de competências digitais dos professores através de um curso de formação de professores, oferecendo módulos microcredenciados que serão flexíveis e adaptados às necessidades de desenvolvimento profissional. Baseia-se no conceito de Desenvolvimento Profissional Contínuo, apoiado numa Comunidade de Práticas online. Um recurso relevante é o Guia de Boas Práticas do Professor, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais e abordagens pedagógicas adequadas.
A natureza transnacional do projeto garante acesso a um alargado âmbito de competências digitais, podendo recorrer a abordagens de boas práticas e estudos de caso destacados por cada parceiro. Esta dimensão internacional, com parceiros do Reino Unido, Dinamarca, Malta e Portugal, inclui a experiência do LE@D e da Universidade Aberta na área do Ensino a Distância. A dimensão transnacional resultará num impacto, disseminação e exploração mais alargados, permitindo uma transferência eficaz de conhecimentos. Os resultados e recomendações decorrentes do projeto terão impacto nas políticas, práticas e sustentabilidade europeias.

Duração: 2.30 Horas

Instituição: LEAD - Laboratório de Educação a Distância e eLearning

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Lisboa
Auditório
Universidade Aberta
Rua Almirante Barroso, 52
1000-013 Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

24-11-2022 14:30


Identificação e caracterização da resistência aos antibióticos de superbactérias

ID: 2364

A resistência aos antibióticos é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública a nível global. A identificação de um agente patogénico bacteriano é importante no diagnóstico de infeções em humanos e animais. O tratamento só pode ser implementado após a identificação do agente causador da infeção e só depois realizar um perfil de suscetibilidade aos agentes antimicrobianos para perceber quais as resistências que podem possuir. As espécies bacterianas diferem em diversas características e testes morfológicos, fisiológicos e bioquímicos podem ser usadas para identificá-las e obter culturas puras. Obter uma cultura bacteriana pura é o primeiro passo para a identificação bacteriana e só depois é possível verificar a sensibilidade das bactérias isoladas e identificadas através de testes de suscetibilidade aos agentes antimicrobianos.
Deste modo, o objetivo principal é fornecer aos participantes treino experimental na área da microbiologia. Cada participante irá trabalhar de forma autónoma e adquirir competências nas metodologias de isolamento e identificação de algumas espécies de bactérias patogénicas.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Necessário o uso de bata

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.211721737613, -7.5585936249999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

24-11-2022 10:00


III International Meeting Histories of Nature and Environments: More Than Just Biodiversity

ID: 2557

Following the previous meetings and the discussion on the interaction between humans and the natural world and on landscape as a historical testimony and source for the study of the past, this third reunion aims to focus on the plurality of ecosystems and species, and the richness of the natural world, while addressing cultural and social diversities in their multiple entanglements with nature.

Ecocultural systems, or integrated ‘natureculture’ views, will be the main object of our discussions, considering that different species, both human and non-human, and their interrelationships, can be placed at the centre of the debate and be discussed as agents in historical and current narratives.

Grounded in the humanities for the environment, this is an inter- and multidisciplinary event that seeks to reach out to different scholars, academics, scientists, and stakeholders, and to involve various disciplinary approaches. The aim of this meeting is to promote a fruitful multidisciplinary exchange and an active debate on these issues with the contribution of all participants.

Duração: 24.00 Horas

Observações: Registration hnemeeting3.wordpress.com/registration

+INFO hnemeeting3.wordpress.com
Para mais informações:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/iii-international-meeting-histories-of-nature-and-environments-more-than-just-biodiversity-peniche-24-26-november-2022-registration

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Peniche

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Datas:

24-11-2022 :

25-11-2022 :

26-11-2022 :

Lista de Ficheiros:
cartaz-hne-finalissimo.pdf

Ilusão de Inclinação: Tilt Illusion

ID: 2310

Sabias que a perceção de um estímulo visual, ou a maneira como ele aparece aos nossos olhos, pode ser extremamente influenciada pelo contexto que o envolve?
No dia 21 de novembro, participa na nossa atividade de ilusão ótica e fica a saber mais sobre a forma como os nossos olhos e cérebro percecionam imagens com diferentes contextos. Para a atividade usaremos óculos anáglifos com lentes coloridas (verde e vermelho).

Atividade a decorrer no Proaction Lab (Colégio de Jesus da Universidade de Coimbra).

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Proaction Lab

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 1

Coordenadas GPS: 40.2103348, -8.4253133

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://doodle.com/meeting/participate/id/bk873mXd

Imagens:

Datas:

21-11-2022 01:30

21-11-2022 02:00

21-11-2022 02:30

21-11-2022 03:00

21-11-2022 03:30

21-11-2022 04:00

21-11-2022 04:30

21-11-2022 05:00

21-11-2022 05:30

21-11-2022 06:00

21-11-2022 06:30


Iniciativa Europeia para a Doença de Machado-Joseph: passado, presente e futuro

ID: 2683

O encontro pretende reunir investigadores, doentes e familiares com o intuito de discutir o “passado, presente e futuro” da investigação na área da doença de Machado-Joseph. esta iniciativa surge no âmbito da rede europeia ESMI – European Spinocerebellar Ataxia Type 3/Machado-Joseph Disease Initiative.

Unidade I&D | Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra

Duração: 3.00 Horas

Observações: Tipo de atividade: Encontro de investigadores e doentes
Área científica: Neurociências / Biotecnologia / Comunicação de Ciência
Data, hora e duração: 19 de novembro 2022, 14h00-17h00
Nº de vagas (se aplicável): 50
Formato: Presencial, Exploratório
Necessidade de inscrição, link se aplicável: inscrições em shorturl.at/cAPQ0
Responsável da atividade: Magda Santana, Beatriz Neves e Sara Amaral
Unidade I&D | Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 40.19701245, -8.429558232053

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.cnc.uc.pt/en/public-engagement-activities

Imagens:

Data:

19-11-2022 14:00


Investigação Matemática no Futuro

ID: 2436

Investigação Matemática no Futuro

Num mundo cada vez mais tecnológico, teremos mudanças na Matemática? E com a convergência de diferentes áreas do conhecimento, o que poderemos esperar de novo da Matemática? Que temas virão a ser investigados? Quatro investigadores do NOVA Math partilham as suas reflexões sobre estas e outras questões, apontando possíveis caminhos da Investigação matemática no futuro.

Oradores

João Araújo - Álgebra
Fabio Chalub - Análise
Lourdes Afonso - Estatística e Gestão do Risco
Isabel Correia - Investigação Operacional

Moderadora
Fátima Rodrigues

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição prévia obrigatória: Formulário (URL acima).
Indicações para assistir ao evento serão enviadas posteriormente.

Instituição: NOVA Math

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 1000

Localidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://forms.gle/xDNvWF1Un89vcfCKA

Imagens:

Data:

25-11-2022 15:00


Investigação Matemática no Presente

ID: 2433

Especialistas das quatro áreas de investigação do NOVA Math reúnem-se para falar da sua experiência de investigação e de como esta se relaciona com temas fundamentais como álgebra combinatória ou optimização combinatória, e também com os grandes desafios da sociedade: alterações climáticas, big data, logística sustentável e epidemias.

Oradores
António Malheiro - Álgebra
Isabel Gomes - Investigação Operacional
Paula Patrício - Análise
Regina Bispo - Estatística e Gestão do Risco

Moderador
Nelson Chibeles-Martins

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição prévia obrigatória: Formulário (URL acima)
Indicações para assistir ao evento serão enviadas posteriormente.

Instituição: NOVA Math

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 1000

Localidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://forms.gle/2Gy4nEXnM9RDAjJ29

Imagens:

Data:

21-11-2022 14:30


Investigação na ESAC: o Olhar para o Futuro!

ID: 2604

Vídeos demonstrativos de diversas atividades de I&D desenvolvidas na Escola Superior Agrária de Coimbra nos últimos anos e o seu impacto na sociedade.

Duração: 192.00 Horas

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 1000

Coordenadas GPS: 40.2153868, -8.4547065

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.facebook.com/events/500876088647949/

Data:

19-11-2022 09:00


Jogo dos Seixos (variante Dinossáurios do Oeste de Portugal)

ID: 2667

Atividade do Programa Rocha Amiga.
Tendo por base o rico registo fóssil, nomeadamente em Dinossáurios, do Oeste de Portugal continental, a atividade consiste na interpretação das rochas (na forma de seixos recolhidos das praias das regiões de Torres Vedras e Lourinhã) de forma a reconstituir as condições de vida (paleoambientais) durante o Jurássico Superior (aprox. 150 Ma).
Através da análise de rochas sedimentares serão interpretadas as provas materiais da existência pretérita de: mares tropicais, corais, moluscos bivalves, sistemas flúvio-deltaicos, dinossáurios, florestas e vegetação, montanhas e tectónica de placas e muitos outros temas.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Instituto Dom Luiz, LA

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Edifício C6, 3º Piso, átrio norte

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Datas:

21-11-2022 10:00

22-11-2022 10:00


Laboratório aberto de investigação em desporto

ID: 2586

Visita ao laboratório de investigação em desporto

Duração: 3.00 Horas

Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém

Concelho: RIO MAIOR

Distrito: SANTAREM

Data:

23-11-2022 15:00


Laboratório de Ideias sobre Ensino de História para uma Cidadania Crítica

ID: 2503

A pós-modernidade, a modernidade líquida ou a ideia de que nunca fomos modernos marcaram o século XX e juntamente com estas questões emergiram preocupações sobre como se faz ciência. Propõe-se um diálogo sobre visões historiográficas e filosóficas acerca da emergência da pós-modernidade e o impacto destas questões no Ensino de História numa perspectiva interdisciplinar e de responsabilidade sócio-ambiental.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Imagens:

Data:

26-11-2022 10:00


Laboratório sem batas: história das ciências do manuscrito às Digital Humanities

ID: 2415

Abrimos as portas do nosso laboratório de história das ciências, para mostrar como se chega das fontes manuscritas em várias línguas (desde o português até ao árabe), passando pelas complicações paleográficas e a utilização de tecnologias de reconhecimento de texto (AI-powered text recognition), até a produção de edições digitais em formato TEI-XML. Vamos ver mapas antigos e modernos, manuscritos medievais e renascentistas, software de ponta—e a combinação de tudo isso!

Duração: 0.30 Horas

Observações: Duração total 2 horas (cada sessão/visita é de 30 mins aprox.). Máximo de 8 a cada meia hora.

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654

Localidade: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, Sala 4.3.29, Campo Grande 1749-016 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

25-11-2022 10:30

Lista de Ficheiros:
Poster

LiSa – Apresentação do Estudo da Literacia em Saúde em Leiria

ID: 2454

Apresentação do projeto LiSa e quizz.
O LiSa é o estudo de coorte da literacia em saúde no concelho de Leiria, cujo objetivo é caracterizar a literacia em saúde na população adulta residente no concelho de leria durante os próximos 10 anos, com medições a cada 2 anos. Como objetivos secundários, pretende-se caracterizar a ansiedade e depressão, risco metabólico, álcool e tabaco. Para tal, uma equipa de entrevistadores voluntários irá recolher dados porta a porta através de um questionário elaborado pela equipa do projeto. Através da análise dos dados recolhidos no estudo LiSa será possível desenvolver medidas específicas, adequadas ao nível de literacia identificado, que permitam a cada cidadão uma tomada de decisão informada, e que contribuam para melhores resultados em saúde, utilização mais eficiente dos serviços de saúde e, consequentemente, diminuição dos gastos em saúde. Para terminar a sessão iremos disponibilizar um quizz para que seja possível avaliar o nível da literacia em saúde dos participantes.

Duração: 1.00 Horas

Observações: DIA 21 – ESTUDANTES DO PLEIRIA (LOCALIZAÇÃO ESSLEI - CAMPUS 2 - MORRO DO LENA, ALTO DO VIEIRO - APARTADO ampus 2 - Morro do Lena, Alto do Vieiro - 2411-901 LEIRIA)

DIA 22 – PÚBLICO GERAL (LOCALIZAÇÃO CITECHCARE NA RUA DE SANTO ANDRÉ - 2410 LEIRIA)

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology - R. de Santo André 2410, Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Datas:

21-11-2022 14:00

22-11-2022 14:00


Luz e ozono: como purificar a água usada

ID: 2539

LSRE-LCM, Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Catalisadores: forças da transformação
- Separações para mudar mundo!
- Luz e ozono: como purificar a água usada
- Deteção de vestígios de fármacos e pesticidas no ambiente
- Valorização de Produtos Naturais

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LSRE-LCM /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

23-11-2022 11:45


Mapeamento dos impactos territoriais dos grandes empreendimentos de mineração na Amazônia brasilera

ID: 2641

Uma pesquisa desenvolvida por Pesquisadores conceituados no Brasil sobre os impactos territoriais das mineradoras na Amazônia.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Palestra ministrada pelo Professor titular Doutor João Márcio Palheta da Universidade Federal do Pará Brasil.

Instituição: Instituto Politécnico de Beja

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.0154479, -7.8650368

Localidade: Campus do IP Beja
Rua Pedro Soares
Apartado 6155
7800-295 Beja

Concelho: BEJA

Distrito: BEJA

Data:

22-11-2022 10:30

Lista de Ficheiros:
dr Joao.pdf

Materiais de Construção Sustentáveis na Engenharia Civil do Futuro

ID: 2451

Esta atividade inclui uma visita a uma infraestrutura laboratorial do CONSTRUCT e um workshop sobre materiais de construção sustentáveis, particularmente os que utilizam os resíduos de construção e demolição (RCD), bem como materiais que constituem os sistemas de impermeabilização dos aterros de resíduos (geossintéticos). Temas em destaque: 1. Engenharia civil e o seu contributo para a sociedade_ 2. Materiais de construção sustentáveis_ 3. Valorização de resíduos de construção e demolição_ 4. Ensaios laboratoriais a materiais de construção_ 5. Geossintéticos e as suas aplicações_ 6. Aterros de resíduos: construção e funcionamento. Esta visita/workshop permitirá uma interação muito próxima dos participantes com diversas atividades laboratoriais.

Duração: 2.30 Horas

Observações: Inscrições através do email ppereira@fe.up.pt, se possível até ao até às 24horas do dia 20/11 (para preparação dos materiais).

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://paginas.fe.up.pt/~construct/

Datas:

22-11-2022 10:00

22-11-2022 15:00


Metodologias de pesquisas para pensar História das Mulheres nas Ciências

ID: 2297

Durante os meses de outubro e novembro de 2022 Daiane Rossi está como investigadora visitante no ICS, onde está desenvolvendo o projeto “Análises estatísticas e de redes sociais no processo de institucionalização da ciência em Brasil e Portugal em meados do século XX.” O objetivo dessa apresentação no âmbito do Grupo de Investigação Memória, História e Sociedade é expor os resultados da pesquisa em andamento. Trata-se de uma investigação que pretende aplicar metodologias qualitativas e quantitativas na História das Mulheres nas Ciências, centrando no estudo de caso sobre a formação da comunidade científica brasileira nos anos 1950 a partir da fundação da CAPES (Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a qual produziu um inquérito que mapeou os pesquisadores em atuação, em que se destaca a presença de 495 mulheres no Brasil inteiro. Porém, recortou-se apenas as pesquisadoras do Rio de Janeiro, sendo 280 mulheres das quais foi descrito suas áreas de atuação, instituições de trabalho, cargos ocupados, bem como informações geracionais, sobre nascimento, formação superior e pós-graduação. Para realizar esse estudo, utilizou-se a prosopografia, mas também se recorreu a estatísticas descritivas e à Análise de Redes Sociais. Em função do acesso a fontes em arquivos portugueses como o Instituto Camões e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, durante a estadia em Lisboa, perspectiva-se realizar uma análise comparativa com as cientistas portuguesas do mesmo período.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.74969918689, -9.1520618142395

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.ics.ulisboa.pt/

Data:

21-11-2022 14:30


Microscopia electrónica: o que é e para que serve. Aplicações nas ciências biomédicas

ID: 2390

A microscopia eletrónica, aplicada ao estudo de amostras biológicas logo após a 2ª guerra mundial, permitiu visualizar detalhes celulares das amostras biológicas até dimensões macromoleculares. Esta capacidade revolucionou o a biologia e esteve na base do conhecimento científico sobre o qual assentam os desenvolvimentos da medicina moderna e da biologia em geral. Nesta demonstração os participantes terão oportunidade de ver os microscópios em funcionamento (dos dois tipos mais usados: varrimento e transmissão) e observar amostras selecionadas com os instrumentos. Serão apresentados posters com artigos científicos produzidos no laboratório que ilustram a importância destas metodologias no contexto científico atual.

Duração: 0.30 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 7

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

24-11-2022 11:00

24-11-2022 11:30


Monitorização do lixo da praia de Matosinhos

ID: 2326

O lixo marinho afeta globalmente os oceanos, a biodiversidade e a qualidade de vida. Esta iniciativa, pretende alertar para as consequências nefastas do lixo marinho, quer no bem-estar do planeta, quer na nossa qualidade de vida. Com a atividade pretende-se a consciencialização dos alunos para esta problemática, com o objetivo de sensibilizar e despertar em cada um de nós uma mudança de atitudes, através da adoção de boas práticas ambientais, que promovam a proteção e conservação dos Oceanos. A atividade integrará também diversas mensagens, alusivas à sensibilização e preservação dos oceanos, na temática do lixo marinho.

Duração: 2.30 Horas

Instituição: CMIA de Matosinhos

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Coordenadas GPS: 41.1799487, -8.6940184

Localidade: Rua Alfredo Cunha, sob Biblioteca Florbela Espanca (4450-230 Matosinhos)

Concelho: MATOSINHOS

Distrito: PORTO

Imagens:

Data:

23-11-2022 02:30


Mudança Eleitoral em Tempos de Perma-Crise: Portugal, 2002-2022

ID: 2301

Conferência organizada por Marina Costa Lobo (ICS-ULisboa) e Ana Espírito Santo (ISCTE-IUL)
Painel 1: Clivagens sociais e o comportamento de voto
Painel 2: Ideologia e Factores de Curto Prazo como Determinantes do Voto
Painel 3: Sucessos e insucessos partidários ao longo do tempo
Evento presencial na Sala Maria de Sousa e transmissão online por zoom.

Duração: 9.00 Horas

Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.747389778044, -9.1525982560424

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.ics.ulisboa.pt/evento/mudanca-eleitoral-em-tempos-de-perma-crise-portugal-2002-2022

Imagens:

Data:

21-11-2022 09:00


Mulheres e Memória: uma tertúlia sobre o papel político e territorial das rainhas de Portugal na Idade Média

ID: 2512

Esta atividade consiste numa tertúlia/café de ciência onde se irá conversar sobre as rainhas de Portugal na Idade Média e as ligações que através delas se podem tecer ao presente. Ao longo desta tertúlia, iremos destacar o papel das mulheres ao longo do tempo no território português, tentando valorizar a figura das mulheres no passado pré-industrial, muitas vezes apagado relato histórico. Iremos pensar sobre a produção historiográfica que o Grupo de Estudos de Diplomacia tem desenvolvido e as oportunidades que daí se retiram para a sociedade atual.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Para mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/cafe-de-ciencia-mulheres-ememoria- uma-tertulia-sobre-o-papel-politico-e-territorial-das-rainhas-de-portugal-na-idademedia- 23-de-novembro-de-2022-flul-atrio-dos-anfiteatros-iii-e-iv-1700-1830

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

23-11-2022 17:00

Lista de Ficheiros:
Café de Ciência.pdf

Nos bastidores do museu: a conservação e restauro

ID: 2609

A atividade de conservação e restauro no Museu Nacional de Soares dos Reis abrange as ações de conservação preventiva e de restauro, bem como o estudo de materiais e seus comportamentos ao longo do tempo. Este workshop pretende dar a conhecer exemplos de materiais, técnicas artísticas e noções teóricas sobre procedimentos e metodologias de conservação.

Duração: 1.00 Horas

Observações: TIPO DE EVENTO: Workshop com marcação prévia (máx. 25 participantes por sessão para o público escolar e até 15 participantes para adultos).
PÚBLICO-ALVO sessão 1: público escolar (dos 6 aos 10 anos). Horário: 10h30 – 12h
PÚBLICO-ALVO sessão 2: adultos. Horário: 14h - 15h30
LOCAL DO EVENTO: Museu Nacional de Soares dos Reis

Instituição: Museu Nacional de Soares dos Reis

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: Rua D. Manuel II , Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Datas:

25-11-2022 10:30

25-11-2022 14:30


O Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas (C-MADE)

ID: 2428

Sessão de apresentação do C-MADE/ UTAD que inclui a participação dos seus membros integrados, a indicação dos principais trabalhos de investigação em curso, a exposição de resultados recentes, e mostra de outras instalações de apoio ao centro de investigação exteriores à UTAD.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Coordenadas GPS: 41.310824107639, -7.7783201874999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

23-11-2022 14:30


O design para ‘uma só saúde’ em tempos de crise climática

ID: 2638

Pretende-se com este debate discutir o que o Design pode fazer na luta contra a crise climática que ameaça a humanidade.

Tendo por base o conceito holístico de ‘uma só saúde’ - que defende que a saúde e o bem-estar humano estão dependentes da saúde dos animais e do ecossistema - vamos olhar para o papel e o contributo do Design para esta missão global.

O debate estará organizado em torno de três eixos temáticos:
-Design para a saúde e bem-estar
-Design do mundo construído
-Design para a sociedade

Vários especialistas irão debater, numa lente inter- e transdisciplinar, o que nos trouxe aqui, o que ainda pode ser feito para minimizar os impactos das alterações climáticas e, sobretudo, pensar na adaptação e na construção de comunidades mais resilientes pelo e através do Design.

Duração: 4.00 Horas

Instituição: UNIDCOM-IADE

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 92

Coordenadas GPS: 38.693649844103, -9.2056845368652

Localidade: Auditório do Padrão dos Descobrimentos, Belém.

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.unidcom-iade.pt/agenda/

Data:

23-11-2022 14:30


O seu chá favorito é seguro? Interações entre plantas e medicamentos

ID: 2463

Sabia que a camomila interfere com a coagulação? E que a canela pode baixar ligeiramente os seus níveis de açúcar no sangue? As plantas e substâncias de origem natural são frequentemente utilizadas na gastronomia e nos comportamentos culturais portugueses. Muitas delas têm características benéficas para a saúde mas outras podem causar desconforto, especialmente quando consumidas por pessoas que tomam medicamentos. Esta sessão visa clarificar as principais propriedades das plantas normalmente consumidas pelos portugueses e que representam um risco potencial de interação com medicamentos. Terá ainda oportunidade de descobrir quais são os chás e infusões mais seguros para si, numa sessão de degustação de chá saborosa, mas segura...

Duração: 1.30 Horas

Observações: Observações: haverá uma prova de chás no final.
Chás: hortelã-pimenta, lúcia-lima, tília, feno-grego, erva-príncipe.
Lista de chás não recomendados: camomila, gengibre, ginseng, hipericão (erva de são joão), funcho.

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology - Rua de Santo André 2410, Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Data:

22-11-2022 15:00


Oficina «_Conversa Feminista_ com Manuela Tavares»

ID: 2291

Entrevistadora: Adriana Negreiros (Doutoranda CES)

Na edição de 2022-2023, o Gender Workshop propõe prosseguir as “Entrevistas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As entrevistas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. O formato de entrevista com público, em presença, permitirá um diálogo inicial entre entrevistadora / entrevistada e a abertura a debate. A seleção de entrevistadas e de entrevistadoras terá como objetivo uma cartografia de feminismos diversos, em particular no exercício quotidiano e concreto de projetos distantes dos grandes centros.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 28

Coordenadas GPS: 40.20893125, -8.4224993402891

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/conversa-feminista-com-manuela-tavares

Data:

24-11-2022 17:00


Oficina: Biodiversidade numa gotinha de água

ID: 2450

Vem conhecer a diversidade de microrganismos existente numa gotinha de água, através de preparações do material recolhido com uma rede de plâncton num rio, lago ou mar. Segue-se a observação ao microscópio, fazendo o registo em desenho do fitoplâncton observado.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Horário ajustável da parte da manhã

Instituição: CMIA de Matosinhos

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.1799487, -8.6940184

Localidade: Rua Alfredo Cunha, sob Biblioteca Florbela Espanca (4450-230 Matosinhos)

Concelho: MATOSINHOS

Distrito: PORTO

Imagens:

Data:

25-11-2022 10:00


OPEN DAY

ID: 2725

Visitas organizadas aos diferentes laboratórios do Grupo de Investigação 3B’s, I3Bs, Universidade do Minho, localizados no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, Taipas, Guimarães, cujo objetivo se centra em dar a conhecer as atividades do Grupo de Investigação 3B_s na área dos Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis e ainda proporcionar a interação com a Ciência e Cultura Científica aos participantes com a preparação de dinâmicas específicas com os investigadores nos laboratórios.

Público: alunos de escolas secundárias da região, público em geral, entidades regionais e locais e seus representantes e ainda comunidade académica da Universidade do Minho.
Necessária inscrição, através do e-mail info@i3bs.uminho.pt com indicação do nome, afiliação/tipo de público e contacto.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Necessária inscrição, através do e-mail info@i3bs.uminho.pt com indicação do nome, afiliação/tipo de público e contacto.

Instituição: Grupo de Investigação 3Bs | I3Bs, Universidade do Minho

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Coordenadas GPS: 41.508095355298, -8.3345283243655

Localidade: AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia,
Zona Industrial da Gandra
4805-017 Barco
Guimarães
Portugal

Concelho: GUIMARÃES

Distrito: BRAGA

Mais informações: http://www.3bs.uminho.pt

Datas:

24-11-2022 10:00

24-11-2022 11:00

24-11-2022 14:00

24-11-2022 15:00


OPEN DAY @ CEB

ID: 2303

Se tens curiosidade em saber mais acerca do que se faz no Centro de Engenharia Biológica, vem visitar-nos durante a manhã do dia 26 de novembro! Convidamos-te a entrar nos nossos laboratórios de investigação em biotecnologia e bioengenharia (saúde ambiental, industrial e alimentar). Neste dia de portas abertas à comunidade, vem embarcar na aventura do conhecimento da biotecnologia e bioengenharia!

Duração: 8.00 Horas

Instituição: Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 41.561623872766, -8.3968101679318

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, ed. 5

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ceb.uminho.pt/Events/Details/4368

Data:

26-11-2022 09:30


Os maiores segredos do Mundo

ID: 2331

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (UBI) irá promover o show _Os maiores segredos do Mundo_, do Professor Rogério Martins, no Anfiteatro das Sessões Solenes do Pólo I da UBI.

Duração: 1.00 Horas

Observações: A atividade é de entrada livre e aberta a toda a comunidade académica e sociedade civil.

Instituição: Universidade da Beira Interior

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Coordenadas GPS: 40.277730285896, -7.5089043618946

Localidade: Covilhã

Concelho: COVILHÃ

Distrito: CASTELO BRANCO

Mais informações: http://www.ubi.pt

Imagens:

Data:

24-11-2022 09:00


Os primeiros humanos e as plantas

ID: 2391

09:30 - 10:30 - Abertura e Introdução ao tema - António Crespi e Mila Simões de Abreu
10:30 - 11:00 - Geografia Humana e a importância das plantas - António Crespi
11:00 11:15 - Pausa
11:15 -12:00 - _Os primeiros humanos e as plantas_ - Mila Simões de Abreu
12:00 - 12:30 - Visitada guiada ao Herbário

Duração: 3.00 Horas

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Coordenadas GPS: 41.310824107639, -7.7783201874999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

21-11-2022 09:30


Os primeiros humanos e as plantas

ID: 2432

09.00-09:30 - Abertura e apresentação
09:30h - 10:30h - Introdução ao tema - António Crespi e Mila Simões de Abreu
10:30h - 11:00h - Geografia Humana e a importância das plantas - António Crespi
11:00h 11:15h - Pausa
11:15h -12:00h - _Os primeiros humanos e as plantas_ - Mila Simões de Abreu
12:00h - 12:30h - Visitada guiada ao Herbário

Duração: 3.30 Horas

Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Coordenadas GPS: 41.244772570032, -7.8222654999999

Localidade: Vila Real

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/

Data:

23-11-2022 09:00


Palestra com o Professor Carlos Fiolhais

ID: 2610

Palestra incluída no ciclo «5X ciência às 5», do Departamento de Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral- Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: S. Martinho de Anta

Concelho: SABROSA

Distrito: VILA REAL

Mais informações: https://www.espacomigueltorga.pt/p581-5x-ciencia-as-5-com-carlos-fiolhais-pt

Imagens:

Data:

23-11-2022 17:00


Palestra «Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares: As suas Diferentes Formas de Multiplicação»

ID: 2583

Plantas aromáticas são aquelas que produzem e exalam substâncias aromáticas, amplamente utilizadas na indústria alimentar, de bebidas, farmacêutica e cosmética.
Muitas plantas aromáticas são espécies das famílias Lauraceae, Umbelliferae, Myrtaceae e Labiatae, e sua história está intimamente ligada às suas aplicações com fins terapêuticos e ao seu uso culinário, transformando uma refeição vulgar num manjar com caraterísticas ímpares.
Nesta palestra, o Engº Filipe Melo irá explicar quais as formas mais adequadas para obter a multiplicação destas plantas e de que forma é importante o conhecimento destas técnicas para a manutenção das plantas aromáticas.
Depois disto, o que espera para iniciar a sua horta em casa?

Duração: 1.00 Horas

Observações: O local será o Auditório Novo (entrada principal).

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 160

Coordenadas GPS: 40.2085206, -8.4511249725636

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Data:

23-11-2022 13:30


Palestra “A mulher na química: dois milénios de história” | João Paulo André

ID: 2420

É um facto que para a entrada em pleno da mulher na ciência foi necessária a sua admissão nas instituições de ensino superior, no que os Estados Unidos da América foram pioneiros por terem sido a primeira nação do mundo ocidental a estabelecer um sistema de ensino universal que facilitava o acesso das raparigas aos colleges. Assim, considerando a sua chegada tardia às faculdades, foram raras as mulheres que tiveram contribuições científicas de relevo – em particular nas ciências físicas - até à triunfal entrada em cena de Marie Curie, pelo menos segundo uma perspetiva mais tradicional da história da ciência. Contudo, os historiadores, valorizando igualmente a capacidade de saber fazer, têm prestado nos últimos anos uma crescente atenção à intensa e longa participação da mulher nas chamadas artes químicas.
De Maria, a Judia, alquimista de Alexandria dos primeiros séculos na nossa era, a Carolyn Bertozzi, galardoada com o Nobel da Química em 2022, esta palestra evoca várias das figuras femininas que, tantas vezes por percursos escondidos, fizeram a Química.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Biblioteca da NOVA School of Science and Technology

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Localidade: Monte de Caparica Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: http://bibliotecaunl.blogspot.com/2022/10/dia-nacional-da-cultura-cientifica.html

Datas:

24-11-2022 01:00

24-11-2022 16:00


Passeio Matemático por Leiria

ID: 2397

Roteiro que convida a (re)descobrir a cidade de Leiria de uma perspetiva matemática e de valorização do património natural e cultural.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Os participantes deverão trazer calçado confortável.
Inscrição obrigatória para o email alexandra.nascimento@ipleiria.pt

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 39.746069376762, -8.806936488302

Localidade: Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Data:

24-11-2022 14:30


Pedalar com Histórias! Mobilizar Lisboa

ID: 2411

Cada vez mais pessoas a pedalar em Lisboa (http://ushift.tecnico.ulisboa.pt/utilizacao-da-bicicleta-cresceu-25-em-2020-e-ha-mais-mulheres-a-pedalar-em-lisboa/), conhecida pelas suas colinas, têm vindo a mostrar que há necessidades concretas de uma cidade mais ciclável. Factores como o aumento da extensão das ciclovias, o sistema de bicicletas partilhadas e uso de eléctricas, ou iniciativas variadas propondo novas práticas e visões sobre a cidade têm sido apontados para esta, aparentemente, nova realidade. Mas será que a bicicleta passou a construir cenas quotidianas, em Lisboa, apenas a partir do ano de 2001 em diante, quando se começaram a construir ciclovias na cidade?
Como resposta, propomos um passeio científico que busca contribuir na construção de uma visão histórica sobre o uso da bicicleta em Lisboa, numa perspectiva activa, ou seja, convidando as pessoas a pedalarem connosco e a serem protagonistas do processo de reflexão sobre o espaço urbano. Para tal, iremos percorrer dois tipos de itinerários: um itinerário físico, essencialmente por ciclovias, fácil de pedalar, entre o Campo Grande e a Baixa, um itinerário imaginário, aprofundado em paragens durante o percurso, em locais onde, através de recursos visuais, faremos evocações históricas comparando “as Lisboas” dos passados e dos presentes.
Nesse sentido, para que possamos construir estes olhares multifacetados, que acrescentam aos que traremos dos arquivos históricos e vão para além dos registos oficiais, convidamos as pessoas que participam a trazerem as suas histórias e potenciais registos (p. ex. fotografias) dos usos passados da bicicleta em Lisboa.
Portanto, temos como objetivo mostrar os contrastes do desenvolvimento urbano, do seu planeamento, dos estatutos da bicicleta e da cidade, assim como compreender a construção de uma cidade mais ciclável, muitas vezes eclipsada pelas políticas públicas que colocaram grande ênfase em favorecer a mobilidade do automóvel particular ao longo do século XX.

Este passeio científico está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está baseado no CIUHCT e na FCT NOVA, e visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade. Compreender a cidade, a sua materialidade, agência e fluxos, numa perspectiva histórica e num âmbito interdisciplinar, desde o planeamento urbano até às ciclovias e investimento em transportes, é necessário para colectivamente perspectivar como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!

Duração: 2.30 Horas

Observações: Por motivos de segurança, recomenda-se o uso de capacete (que não é obrigatório).
Para melhor experiência e visualização dos recursos visuais, é aconselhável que as pessoas que participam tragam um telemóvel com acesso à internet.
O passeio é destinado ao público geral. Entretanto, para a participação de pessoas com idade igual ou inferior a 12 anos, é necessário que estejam acompanhadas por uma pessoa adulta responsável. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita antecipadamente através do e-mail hi.biclab@campus.fct.unl.pt com o assunto “Inscrição para passeio: Pedalar com Histórias”.
As inscrições devem ser feitas através de formulário, indicando se deseja seguro: https://forms.gle/fPVpY66LWN6yiTYR8

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.755122920547, -9.1535165966423

Localidade: Campo Grande, próximo à ciclovia em frente ao restaurante “A Horta” (Campo Grande, nº 175, Lisboa).

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://hibiclab.com/pt

Imagens:

Data:

20-11-2022 10:30


Percurso Interpretativo do Ensino na Escola Agrária de Coimbra

ID: 2605

Neste percurso na Escola Superior Agrária de Coimbra é possível observar diverso equipamento didático e alguns utensílios utilizados nas atividades desenvolvidas que testemunham a diversidade, a abrangência e a qualidade do Ensino ministrado nesta Instituição de Ensino Superior desde 1887 até à atualidade.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 40.2153868, -8.4547065

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Datas:

21-11-2022 12:00

23-11-2022 12:00

25-11-2022 13:30


Podemos considerar os Esports um desporto? Apresentação e discussão sobre as competições de videojogos

ID: 2309

Dinamizada por Ana Santos, investigadora integrada do CRIA-Iscte e docente da FMH-ULisboa, esta atividade aborda os Esports (vulgarmente conhecidos como desportos eletrónicos) e promove o debate em torno das competições de videojogos como forma de desporto.

A atividade é dirigida aos estudantes do Ensino Secundário e ao público em geral, podendo as inscrições ser enviadas para cria@cria.org.pt (recomendado mas não obrigatório) e é promovida pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Link no site do CRIA: https://cria.org.pt/pt/podemos-considerar-os-esports-um-desporto

Duração: 1.00 Horas

Observações: A atividade é dirigida aos estudantes do Ensino Secundário e ao público em geral, podendo as inscrições ser enviadas para cria@cria.org.pt (recomendado mas não obrigatório).

Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/5839358836

Mais informações: https://cria.org.pt/pt/podemos-considerar-os-esports-um-desporto

Imagens:

Data:

22-11-2022 18:00


Poluição atmosférica e mortalidade em Portugal: avaliação quantitativa da carga de doença associada ao ambiente

ID: 2342

Apresentação dos resultados do estudo “Atmospheric pollution and mortality in Portugal: quantitative assessment of the environmental burden of disease using the AirQ+ model” integrado no projecto EnvHealthQ+. O projecto EnvHealthQ+ conduzido na Área Temática de Saúde Ambiental do CiiEM visa contribuir para a estratégia nacional de implementação e monitorização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal, disponibilizando dados sobre a relação entre taxas de mortalidade e níveis de poluição atmosférica. O modelo AirQ+ desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, permite calcular o número de mortes por todas as causas atribuível à exposição a longo prazo a poluentes atmosféricos como dióxido de azoto (NO2), partículas finas (PM2.5) e ozono (O3) e foi aplicado a dados de vários municípios em Portugal, de 2010 a 2019.

À luz da mais recente análise de dados, o projecto EnvHealthQ+ reporta que (i) aproximadamente 5000 mortes por ano são atribuíveis à exposição a misturas de NO2 e PM2.5_ (ii) a distribuição espacial da proporção de mortes atribuíveis a NO2, PM2.5 e O3 revela diferenças significativas entre zonas e aglomerações e (iii) que o AirQ+ é um instrumento útil para a elaboração eficaz das políticas de saúde pública e de informação sobre os progressos nacionais para a aplicação da Agenda 2030.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h de 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo
Email e contacto telefónico
Sessão em que se inscreve
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

24-11-2022 16:00


Poluição do ar, o assassino invisível

ID: 2516

LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:

- Biofilmes na Indústria, Saúde e Ambiente
- Como acrescentamos valor a resíduos e subprodutos?
- Poluição do ar, o assassino invisível
- Grafeno: produção e aplicações biomédicas
- Células Fotovoltaicas: no caminho da resolução da crise climática
- Aplicações de nanotecnologia para as indústrias alimentar e farmacêutica
- As oportunidades da Biotecnologia dos dias de hoje
- A tecnologia química ao serviço do ambiente e de um mundo mais sustentável

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LEPABE /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

22-11-2022 09:30


Por anda o glúten? - Consciencializar para a doença celíaca

ID: 2459

A atividade destina-se a analisar rótulos de produtos alimentares para detetar a presença de glúten nos seus ingredientes e desmistificar alguns mitos associados, podendo os participantes trazer produtos alimentares, ou os seus rótulos, para analisarmos em conjunto. Pretende-se assim consciencializar e sensibilizar os participantes para a doença celíaca, uma patologia que ainda é pouco divulgada na comunidade em geral. Haverá também espaço para a partilha de experiências acerca desta doença (dificuldades, estratégias no dia-a-dia, etc.). A atividade terminará com a apresentação dos trabalhos de investigação em curso no ciTechCare para procurar respostas que ajudem a entender os mecanismos moleculares por detrás da resposta imune desta doença..

Duração: 1.30 Horas

Observações: INSCRIÇÃO PRÉVIA: SIM, ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E DEVERÃO OCORRER ATÉ DIA 21/11/2022. OS PARTICIPANTES DEVERÃO IDENTIFICAR-SE COMO: CELÍACO/NÃO CELÍACO

PÚBLICO ALVO: PÚBLICO EM GERAL (CELÍACOS E NÃO CELÍACOS)_ PROFISSIONAIS DA RESTAURAÇÃO_ ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO E ÁREAS AFINS

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology - Rua de Santo André 2410, Leiria

Data:

21-11-2022 16:30


Por entre calçadas dos Açores: à descoberta de simetrias

ID: 2316

Inauguração da exposição _Por entre calçadas dos Açores: à descoberta de simetrias_. Nesta exposição didática e interativa, estão representados padrões encontrados em calçadas das 9 ilhas do Açores, valorizando este importante património, ao mesmo tempo que se explora o conceito matemático de “Simetria”.
Os visitantes são convidados a percorrer uma séria de estações, ao longo da exposição, de modo a classificarem um determinado padrão, de acordo com o seu grupo de simetria. Cada percurso culmina num expositor com a explicação detalhada das simetrias envolvidas. Adicionalmente, os visitantes recebem informação da localização desse padrão no arquipélago.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Expolab- Centro Ciência Viva

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 37.749467512695, -25.57941185849

Localidade: Lagoa

Concelho: LAGOA (AÇORES)

Distrito: R A ACORES

Data:

24-11-2022 10:00


Porque desapareceram os Neandertais?

ID: 2654

Conversa sobre quem foram os Neandertais, como viveram no passado e porque desapareceram.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 37.013245202117, -7.9360555352478

Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/

Data:

27-11-2022 15:30


Praxis Seminar: Research Colloquium in Practical Philosophy 2022/23: Kant’s Distinction between Duties of Right and Duties of Virtue in View of the ‘Table of the Categories of Freedom’

ID: 2671

The way Kant distinguishes between duties of right and duties of virtue in the Metaphysics of Morals makes the unity of his moral philosophy doubtful, at least as some interpreters understand it. He seems to specify the particular nature of these two types of duty in such a way that this specification is in tension with his general concept of duty in the Groundwork and the second Critique. Kant, however, uses several criteria to distinguish between duties of right and duties of virtue. I want to explore suggestions that have so far been ignored by the interpreters in order to deal with these criteria. In the second Critique, Kant maintains that the “Table of the Categories of Freedom” contains the whole plan for the future system of duties. And in this table, he includes one division of duties. In doing so, he emphasises this division above all others. My thesis is that the recourse to the “Table of the Categories of Freedom” provides a reliable benchmark for dealing with the many characteristics of the two types of duty later used in the Metaphysics of Morals: some of these characteristics can indeed be traced back to the table.The way Kant distinguishes between duties of right and duties of virtue in the Metaphysics of Morals makes the unity of his moral philosophy doubtful, at least as some interpreters understand it. He seems to specify the particular nature of these two types of duty in such a way that this specification is in tension with his general concept of duty in the Groundwork and the second Critique. Kant, however, uses several criteria to distinguish between duties of right and duties of virtue. I want to explore suggestions that have so far been ignored by the interpreters in order to deal with these criteria. In the second Critique, Kant maintains that the “Table of the Categories of Freedom” contains the whole plan for the future system of duties. And in this table, he includes one division of duties. In doing so, he emphasises this division above all others. My thesis is that the recourse to the “Table of the Categories of Freedom” provides a reliable benchmark for dealing with the many characteristics of the two types of duty later used in the Metaphysics of Morals: some of these characteristics can indeed be traced back to the table.

Duração: 2.00 Horas

Observações: A sessão tem lugar no Departamento de Filosofia, Sala Mattos Romão /Sala C.201 J.
Trata-se da sessão 6 do Seminário Semanal do grupo Praxis: Research Colloquium in Practical Philosophy 2022/23

Instituição: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.7538428, -9.1582663047538

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/praxis-seminar-2022-23-s6/

Data:

22-11-2022 17:00


Processos electroquímicos na produção de hidrogénio verde

ID: 2644

O hidrogénio verde pode ser produzido através da eletrólise da água, utilizando-se para tal eletricidade com origem em fontes de energia renováveis. Trata-se de um processo sustentável, uma vez que não há emissão de CO2, considerado como alternativa ao uso de combustíveis fósseis (hidrogénio cinza). Nesta actividade pretende-se demonstrar o processo produção de hidrogénio verde por processos (foto)electroquímicos.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição prévia necessária em ciq@fc.up.pt

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Coordenadas GPS: 41.15247425, -8.6396792258867

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/web_page.Inicial

Datas:

22-11-2022 15:00

23-11-2022 15:00


Produção Sustentável de Plantas num Sistema Integrado de Aquaponia

ID: 2482

Pretende-se efetuar uma abordagem exploratória dos princípios básicos do funcionamento da Aquaponia, sistema integrado de produção sustentável que combina aquacultura e hidroponia.
Estes sistemas permitem um melhor uso dos recursos, em que os nutrientes resultantes da atividade metabólica dos peixes são absorvidos pelas plantas e simultaneamente a água é tratada dentro do próprio sistema e reutilizada (sistema em recirculação).
Os interessados terão oportunidade de visitar um laboratório vivo com sistemas de Aquaponia em funcionamento, identificar as plantas do sistema, alimentar os peixes e controlar a qualidade da água dos sistemas, utilizando a sonda multiparamétrica. Poderão ainda participar na realização de análises em laboratório, nomeadamente as que envolvem a determinação de azoto amoniacal, nitratos, nitritos, fosfatos, ferro, magnésio, potássio, cálcio e sódio, e desta forma contactar com diferentes métodos analíticos.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Público Alvo: estudantes a partir do 3.º ciclo de ensino e público em geral com idade superior a 12 anos

Local de realização: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, no Laboratório de Sistemas Multitróficos Integrado (LSMI) & Laboratório de Análise Instrumental (LAI.DEM)

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Campus 2 - Morro do Lena – Alto do Vieiro - Apartado 4163 - 2411-901 Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Data:

23-11-2022 14:30


Projeto PUNTE - jogo educacional

ID: 2530

O projeto Poly-UNiverse in Teacher Training Education (PUNTE) pretende desenvolver, testar e disseminar novos métodos pedagógicos inovadores, interdisciplinares e transdisciplinares na formação de professores segundo o modelo STEAM (Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics).
Com o apoio nos recursos didáticos Poly-Universe (http://www.punte.eu/) pretendemos mostrar as potencialidades deste material manipulativo no ensino da Matemática. Uma das vertentes da Matemática a ser explorada será numa perspetiva de jogo educacional relacionando com a arte.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, através de envio de email para vandasantos@ua.pt até ao dia 21 de novembro de 2022.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através de envio de email para vandasantos@ua.pt até ao dia 21 de novembro de 2022.

Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Coordenadas GPS: 40.631970246817, -8.6588605713746

Localidade: Universidade de Aveiro - Campus Universitário de Santiago
Departamento de Educação e Psicologia
3810-193 Aveiro, Portugal

Concelho: AVEIRO

Distrito: AVEIRO

Data:

23-11-2022 11:30


Promoção da Sustentabilidade na Agricultura e da Economia Circular

ID: 2603

Esta atividade visa sensibilizar os cidadãos para os efeitos prejudiciais causados pelos herbicidas e fertilizantes sintéticos usados na agricultura e, por conseguinte, para a necessidade de procurar alternativas mais sustentáveis. Sabe-se que alguns resíduos orgânicos possuem atividade fitotóxica e outros possuem alto teor em nutrientes. Assim, esses subprodutos poderão contribuir para a redução do uso de químicos sintéticos na agricultura e, através da sua valorização, promover a Economia Circular.

Promotores da atividade:
Celeste Dias (CFE – Universidade de Coimbra)_ Paula Lorenzo (CFE – Universidade de Coimbra)_ Amélia Robalo (Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo)_ Alexandre Penicheiro (Aluno de Licenciatura em Agricultura Biológica, ESAC)_ Cristina Galhano (ESAC)

Duração: 2.30 Horas

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Coordenadas GPS: 40.2153868, -8.4547065

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Datas:

21-11-2022 14:00

22-11-2022 14:00

23-11-2022 14:30

24-11-2022 14:00

25-11-2022 13:30


PubhD Coimbra

ID: 2690

3 estudantes de doutoramento falam num bar. Iniciativa informal de comunicação de ciência que promove os trabalhos de doutoramento de estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra de diversas áreas científicas. Iniciativa mensal promovida num bar da cidade, Liquidambar, todas as últimas quintas-feiras de cada mês.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Tipo de atividade: Palestra/Conversa informal
Área científica: Multidisciplinar
Data, hora e duração: 24 de novembro 2022, 22h-23h30
Formato: presencial, Liquidambar, Coimbra
Necessidade de inscrição: Não
Responsável da atividade: Sara Amaral, Ana Carvalho, Marta Costa e Miguel Ferreira
Unidade I&D | Instituição: Apoio do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 40.2100155, -8.4191829

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/pubhd-coimbra/

Imagens:

Data:

24-11-2022 22:00


Química e Astronomia: água no sol e aminoácidos no espaço?

ID: 2384

Será mais fácil encontrar água no sol ou aminoácidos no espaço? Como podemos saber que há água no Sol, em especial nas manchas solares? E que moléculas existem nas estrelas, planetas e espaço interestelar?
Orador: Prof. Sérgio Rodrigues

Duração: 1.00 Horas

Observações: A palestra irá realizar-se no Departamento de Química, na sala F.42. A inscrição prévia na atividade é obrigatória, link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Instituição: Centro de Química de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 48

Coordenadas GPS: 40.207807570578, -8.4237374605445

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Data:

24-11-2022 14:30


Química verde: solução para a poluição

ID: 2385

Os químicos têm sido grandes dinamizadores de práticas sustentáveis em prol da saúde do planeta e da sociedade. A _química verde_ é uma nova área que visa conceber produtos e processos químicos que permitam eliminar ou reduzir a utilização e a síntese de substâncias potencialmente prejudiciais para os humanos e para o meio ambiente. O seu desenvolvimento tem permitido modificar e estabelecer novos métodos, técnicas e procedimentos para a produção sustentável de produtos que asseguram o bem-estar da sociedade. Os alunos serão introduzidos na área da química verde, analisarão os seus princípios e verão alguns exemplos que ilustram a sua aplicação no desenvolvimento de processos sustentáveis.
Oradora: Prof. Marta Pineiro

Duração: 1.00 Horas

Observações: A palestra irá realizar-se no Departamento de Química, na sala C.16. A inscrição prévia na atividade é obrigatória, link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Instituição: Centro de Química de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 90

Coordenadas GPS: 40.207826006397, -8.4237347783355

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Data:

25-11-2022 14:30


Recolha de dados em desporto

ID: 2584

No processo de treino a avaliação e controlo do treino são elementos fundamentais, no sentido de planear o desenvolvimento de equipas e atletas com maior rigor.
Monitorizar a carga de treino dos atletas permite recolher informações pertinentes sobre a forma de adaptação a programas de treino, avaliar estados de fadiga e verificar tempos de recuperação necessários para minimizar o risco de lesões. A monitorização cientifica pode dar um importante contributo a treinadores, através da explicação das mudanças no rendimento desportivo, compreensão sobre os efeitos do treino, estados de fadiga e necessidade de recuperação, bem como ao nível do planeamento e ajustes de calendários competitivo. Pode ser realizada em diferentes momentos dos ciclos de treino de uma época desportiva a fim de aferir a forma desportiva, bem como as diferentes etapas do desenvolvimento dos atletas e é efetuada através de ferramentas de avaliação gerais e especificas das modalidades desportivas (carga externa), objetivas e subjetivas (carga interna). A monitorização da carga externa e interna, de forma individualizada, revela-se de grande importância, uma vez que cada atleta responde às cargas de treino de forma diferente e desta forma é possível garantir que a carga aplicada corresponde à prescrita pelo treinador.

A sessão pretende demonstrar algumas das estratégias para monitorizar o treino, através de instrumentos e testes de campo.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (Laboratório das Ciências do Desporto_ Pavilhão do IPS)

Concelho: SETÚBAL

Distrito: SETUBAL

Data:

24-11-2022 14:00


Reexposição: Isto é arqueologia! 2021/2022

ID: 2376

Os investigadores da UNIARQ-FLUL expõem de novo, em forma de poster, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coordenações e participações em projectos que incluem trabalhos de campo e de laboratório, nacionais e internacionais.

A UNIARQ - Centro Arqueologia da Universidade de Lisboa é uma unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), estreitamente ligada aos três ciclos de ensino da Arqueologia, na licenciatura, mestrado e doutoramento.
Os projectos de investigação da UNIARQ desenvolvem-se em vários pontos do país, de norte a sul e também no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Cabo Verde e Guiné, Japão, Brasil. Com uma cronologia que se estende do Paleolítico Inferior ao Período Contemporâneo, e uma diversidade temática que abrange questões como as primeiras ocupações do território e a evolução humana, em particular, a questão dos Neandertais, os últimos caçadores e os efeitos da Revolução Neolítica, o Mundo Romano no ocidente peninsular e os legados indígenas, ou os tópicos da complexificação social, da Arqueologia da Morte, das rotas e dos mercados transatlânticos na construção do mundo moderno, da Inteligência Artificial em Arqueologia, os estudantes da licenciatura, mestrado e doutoramento em Arqueologia da FLUL são progressivamente integrados nas linhas de investigação em curso, a partir das quais desenvolvem depois os seus projectos de trabalho.

Entre 21 e 25 de Novembro, no corredor da UNIARQ, na FLUL.

Apareçam!

Duração: 60.00 Horas

Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.uniarq.net/iearq2122.html

Imagens:

Datas:

21-11-2022 07:00

22-11-2022 07:00

23-11-2022 07:00

24-11-2022 07:00

25-11-2022 07:00


Refeições familiares saudáveis a baixo custo

ID: 2425

Esta ação consiste numa sessão educativa de carácter interativo, dedicada ao aumento da literacia em economia e gestão familiar, e alimentação equilibrada e saudável. Procura-se com esta atividade envolver os participantes na elaboração de um plano semanal de receitas equilibradas para uma familia, otimizando a procura nas grandes superfícies e comércios locais, aprendendo a conjugar alimentos de baixo preço mas de elevado valor nutricional, motivar para a capacitação culinária e ainda ir ao encontro das reais possibilidades financeiras de cada um.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

23-11-2022 15:00


Resistência aos antibióticos: uma ameaça à saúde

ID: 2336

A resistência aos antibióticos (RA) é atualmente um problema à escala global. As Nações Unidas declararam que este era um dos 10 principais perigos para a saúde pública global, e esforços tem sido feitos para mitigar este problema.
Diferentes instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o G8 afirmaram que a RA está relacionada com humanos, animais e fatores ambientais, sendo, por isso, necessário um trabalho conjunto, multidisciplinar e coordenado para estudar a interface Humano-Animal-Ambiente, ou seja, a aplicação do conceito de Uma Saúde.
Em 2015, durante a Assembleia Mundial da Saúde, os países comprometeram-se com o desenvolvimento e implementação de planos de ação nacionais multissetoriais.
A pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos antimicrobianos, vacinas e ferramentas de diagnóstico, especialmente aqueles direcionados às bactérias gram-negativo críticas, são essenciais.

Duração: 0.30 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

25-11-2022 12:30


Rios na sala de aulas: da teoria à prática

ID: 2687

Os cursos de água são dos ecossistemas com maiores perdas de biodiversidade do planeta. Apesar dos inúmeros serviços que prestam, a sua relação dos rios e ribeiros com o Homem nem sempre é “pacífica”. Para os proteger e antecipar consequências das atividades antropogénicas, é preciso conhecer estes ecossistemas, saber como funcionam, como podemos avaliar a sua saúde... Neste workshop será feita uma “visita” teórica a cursos de água florestados e serão apresentadas abordagens experimentais (simples e acessíveis) passíveis de serem desenvolvidas nas salas de aula.

Unidade I&D | Instituição: Centro de Ecologia Funcional – Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra

Duração: 1.00 Horas

Observações: Tipo de atividade: Workshop
Área científica: Biologia/Ecologia
Data, hora e duração: 22 de novembro 2022, 14h00
Nº de vagas (se aplicável): 30
Formato: presencial
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdydopuUp7XOd2R0aZTVK6yjTZZ8lfxpwSS2kGXdugGrfP5A/viewform?usp=sf_link
Responsável da atividade: Cristina Canhoto
Unidade I&D | Instituição: Centro de Ecologia Funcional – Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia/

Imagens:

Data:

22-11-2022 14:00


Robótica@Politécnico de Leiria (Visita ao Laboratório)

ID: 2341

Todos estão convidados a visitar o Laboratório de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes no edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, das 9h30 às 19h, dia 23 de novembro.

Durante a visita ao Laboratório (qualquer público), poderão:
- Conhecer algum do trabalho e dos projetos realizados na ESTG\Politécnico de Leiria na área da robótica.
- Ter contacto com um manipulador robótico industrial, no âmbito da Industria 4.0.
- Ter contacto com um manipulador robótico colaborativo, de última geração.
- Interagir com robôs móveis educativos.

NOTA: As visitas ao laboratório decorrem continuamente das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, mas carecem de inscrição prévia obrigatória para alunos que não sejam do Politécnico de Leiria, através do formulário indicado abaixo.
Esta informação tem como objetivo único assegurar a participação nas atividades acima descrita, não sendo a informação reunida utilizada para qualquer outro fim. O preenchimento do formulário é obrigatório mas não garante por si a disponibilidade do evento. Deverá aguardar confirmação da efetiva disponibilidade para o evento. Qualquer questão poderá ser colocada ao Professor Hugo Costelha através do e-mail hugo.costelha@ipleiria.pt.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Este evento destina-se a qualquer público.
Inscrição obrigatória em https://forms.office.com/r/miSvZ5jcj4, até ao dia 17/11/2022.

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 24

Coordenadas GPS: 39.7343576, -8.8217011374791

Localidade: Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Mais informações: https://www.facebook.com/EscolherRobotica

Imagens:

Data:

23-11-2022 09:30


Rússia: Quebras e Continuidades Imperiais

ID: 2619

Conferência integrada nos ciclos _O mundo contemporâneo: história, política e cultura_, que visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas, e _Impérios_, que visa abordar a história e âmbito do conceito.

Com Jochen Hellbeck (Rutgers, The State University of New Jersey) e Yuri Slezkine (University of California, Berkeley), Investigadores Convidados do Instituto de História Contemporânea (IHC).
Moderação de Giulia Strippoli (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Resumo:
O domínio ou influência do Estado russo sobre os territórios que lhe fazem fronteira tem sido objeto de reflexão geopolítica aturada na atualidade. Nesta sessão debruçamo-nos de forma mais atenta sobre os processos históricos que, no curso do século XX, na URSS, estabeleceram continuidades ou permitiram modificações na história russa. Uma análise do desenvolvimento da política soviética, da Revolução de Outubro à queda do muro de Berlim, passando pela oposição soviética à Alemanha Nazi e pelo relacionamento com os Estados Unidos da América.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Levantamento de bilhete gratuito 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).

Instituição: Instituto de História Contemporânea

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 120

Coordenadas GPS: 38.741230989238, -9.1427277268676

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/mundo-contemporaneo-08/

Imagens:

Data:

23-11-2022 18:30


Sargaço - ontem, hoje e amanhã!

ID: 2340

A Exposição «Sargaço: Ontem, hoje e amanhã!» foi desenvolvida no âmbito do Projeto VALSAR e pretende valorizar a atividade tradicional da apanha do sargaço (nomeadamente, a sua história, importância económica e evolução) e dar a conhecer o sargaço.

Duração: 0.45 Horas

Observações: É necessário inscrição prévia para visita guiada.

Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Coordenadas GPS: 41.3444878, -8.7458000727077

Localidade: Vila do Conde

Concelho: VILA DO CONDE

Distrito: PORTO

Imagens:

Datas:

21-11-2022 14:15

23-11-2022 14:15

24-11-2022 10:00

24-11-2022 14:30

25-11-2022 10:00


Sedimentos arqueológicos sob o microscópio | Archaeological sediments under the microscope

ID: 2651

A actividade consiste na utilização de lupas e caixas de luz com filtros de polarização, bem como um microscópio 3D impresso à base de smartphone para observar secções finas de depósitos arqueológicos. Esta actividade permitirá aos participantes compreender o que é a micromorfologia arqueológica, o seu potencial para a Arqueologia e o que nos pode dizer sobre as comunidades do passado.

The activity consists in the use of magnifying glasses and light boxes with polarizing filters as well as a 3D printed smartphone-based microscope to observe thin sections of archaeological deposits. This activity will allow the participants to understand what archaeological micromorphology is, its potential to Archaeology and what it can tell us about the communities of the past.

Investigador irá falar em inglês.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Coordenadas GPS: 37.013219501303, -7.9360877217559

Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/

Datas:

25-11-2022 14:30

25-11-2022 15:00

25-11-2022 15:30

25-11-2022 16:00


Segurança Rodoviária

ID: 2660

Pretende-se dar a conhecer algumas regras de segurança rodoviárias de modo a promover a sua integração segura no ambiente rodoviário.

Duração: 3.00 Horas

Observações: Através de um vídeo e de um kahoot pretende-se dar a conhecer algumas regras de segurança rodoviária.

Instituição: Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: http://www.aedfl.pt/

Datas:

22-11-2022 01:00

23-11-2022 01:00

24-11-2022 01:00


Semana C&T no Expolab

ID: 2314

Entrada gratuita no Expolab-Centro Ciência Viva, incluindo visita às exposições, oficinas Dòing e Techroom.

Duração: 3.00 Horas

Instituição: Expolab- Centro Ciência Viva

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 37.749475995934, -25.579422587326

Localidade: Lagoa

Concelho: LAGOA (AÇORES)

Distrito: R A ACORES

Datas:

19-11-2022 14:00

22-11-2022 10:00

22-11-2022 14:00

23-11-2022 10:00

23-11-2022 14:00

24-11-2022 10:00

24-11-2022 14:00

25-11-2022 10:00

25-11-2022 14:00

26-11-2022 14:00


Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA - 7º Ciclo

ID: 2355

O Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA é um ciclo de eventos que pretende dar a conhecer a investigação realizada no centro e os respectivos grupos de investigação.
As sessões consistem na apresentação de uma pesquisa em curso ou terminada recentemente, a cargo de um/a investigador/a ou equipa de investigação do CICS.NOVA, seguida de um debate.

Integrada na Semana de C&T e no 7º Ciclo do Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA, teremos a sessão intitulada «As inquietudes do trabalho laboratorial: suspensões da distância técnica nos juízos dos embriologistas clínicos em PMA», dinamizada por Luís Gouveia, Investigador Integrado do CICS.NOVA e membro do Projeto ETHICHO - Coreografias ético-ontológicas: Formas de objetivação e avaliação do embrião humano in vitro no contexto da Procriação.

Aceda à sessão através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81588378671

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS.NOVA

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Localidade: Online

Mais informações: https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/agenda/2022-11/cics-nova-ongoing-research-seminar-7th-cycle-lus-gouveia

Imagens:

Data:

25-11-2022 12:00


Seminário UMIB-Epilepsia: Do Cérebro à Célula

ID: 2479

Seminário sobre investigação em Epilepsia

Duração: 0.30 Horas

Observações: Link para sessão online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97953949774?pwd=WG5LZXlERDY0WlNZdGE2SFNIaVBGZz09

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.147799792305, -8.6242245377807

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://sigarra.up.pt/icbas/pt/web_page.inicial

Data:

23-11-2022 13:15


Seminário _Comunicação para uma Alimentação Saudável e Segura_A comunicação da ciência e a ciência da comunicação

ID: 2378

A literacia e a capacitação dos cidadãos para a realização de escolhas e de práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis constituem um dos eixos fundamentais das políticas públicas de saúde. Deste modo, a qualidade e a acessibilidade da informação que é disponibilizada à população deve ser garantida e suportada por evidências científicas e em linha com as orientações das autoridades de saúde e da área da alimentação, nacionais e internacionais. Simultaneamente, os comunicadores devem basear a sua atividade em boas práticas de comunicação, de forma a otimizar o alcance e a eficácia dessa mesma comunicação.

Neste contexto, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, organiza a 3.ª edição do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”, dedicado ao tema _A comunicação da ciência e a ciência da comunicação_, procurando discutir metodologias e formas de comunicação em alimentação, sustentabilidade e saúde, com o objetivo de contribuir para uma partilha mais objetiva, clara e eficiente do conhecimento científico que é produzido nesta área, procurando gerar ganhos em saúde.
O Seminário decorrerá de forma híbrida, presencialmente no Auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e online através da plataforma ZOOM e do canal de Youtube do INSA, sendo necessário efetuar inscrição prévia.
Esta iniciativa destina-se aos operadores da indústria e distribuição alimentar, membros PortFIR, laboratórios, profissionais de comunicação e outros comunicadores, profissionais da saúde e da educação, membros da comunidade científica e académica e demais interessados nesta temática.

Duração: 2.30 Horas

Observações: O Seminário decorrerá de forma híbrida, presencialmente no Auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e online através da plataforma ZOOM e do canal de Youtube do INSA. Os links de acesso ao evento serão enviados muito brevemente aos inscritos.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLpBDMSj3q95u1NQ8thiiQGdNCsbDQaK_GyBq49-BLW1xMAQ/viewform

Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 600

Coordenadas GPS: 38.76443725, -9.1636724846524

Localidade: Lisboa, Av. Padre Cruz, 1600-609 & ONLINE

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.insa.min-saude.pt/seminario-comunicacao-para-uma-alimentacao-saudavel-e-segura-3/

Data:

24-11-2022 10:00


Seminário «Desfrutamo-nos ou esgotamo-nos na experiência comunitária? A reprodução de valores em modelos agroalimentares solidários em Portugal»

ID: 2290

Intervenientes: Guilherme Raj (Doutorando/Universidade de Utrecht) e Filipe Olival (Doutorando UC-CRIA) | Comentários: Pedro Hespanha e Luciane Lucas dos Santos (CES)

Neste seminário apresentamos algumas reflexões sobre a (re)produção de valores (valor de uso, valor de troca e valores éticos) em comunidades de base, que visam construir alternativas ao modelo agroalimentar capitalista em Portugal. Debruçamo-nos sobre as nossas vivências com a Rizoma Cooperativa Integral, em Lisboa, e com três Associações pela Manutenção da Agricultura de Proximidade em Palmela, Alvalade e Montemor-o-Novo para este propósito. Discutimos, em particular, como tal (re)produção de valores e as tensões que emergem entre valores divergentes se manifestam nos processos de tomada de decisão e de auto-organização do trabalho nessas iniciativas, e quais os efeitos gerados na experiência dos seus participantes. As vivências trazidas ao debate ilustram fatores quotidianos e estruturais que (des)encorajam o envolvimento em experiências de economia social e solidária em Portugal contemporâneo.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis
https://us02web.zoom.us/j/84676297342 | ID: 846 7629 7342 | Senha: 162176

Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Coordenadas GPS: 40.20893125, -8.4224993402891

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/desfrutamo-nos-ou-esgotamo-nos-na-experiencia-comunitaria

Data:

24-11-2022 15:00


Separações para mudar mundo!

ID: 2537

LSRE-LCM, Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Catalisadores: forças da transformação
- Separações para mudar mundo!
- Luz e ozono: como purificar a água usada
- Deteção de vestígios de fármacos e pesticidas no ambiente
- Valorização de Produtos Naturais

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LSRE-LCM /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

24-11-2022 10:45


Simpósio de Arqueologia Portuária: Gestão, investigação e valorização do património cultural subaquático em áreas portuárias e de fundeadouro

ID: 2445

O Simpósio de Arqueologia Portuária tem por objetivo abordar a gestão, a investigação e a valorização do património cultural subaquático, em zonas portuárias e de fundeadouro.
A origem dos portos é determinada pelas boas condições de abrigo para a navegação. Baías, angras, calas, calhetas, sinos, enseadas e golfos são sinónimo de “porto” natural. Ao longo da História, a paisagem marítima foi sendo, paulatinamente, transformada pelo Homem. As populações instalaram-se junto a ancoradouros e fundeadouros naturais, a partir dos quais se foram desenvolvendo infra-estruturas portuárias e núcleos urbanos.
Espaço de contacto entre a terra e o meio aquático, o porto é o ponto de partida e de chegada de mercadorias, pessoas e ideias.
Este Seminário pretende focar a História dos portos ao longo das diferentes épocas, considerando as distintas fontes disponíveis para o seu estudo, desde as fontes escritas aos vestígios arqueológicos.
As zonas portuárias são especialmente ricas em património cultural subaquático. Nestas áreas, são frequentemente identificadas estruturas portuárias submersas (como cais e molhes), naufrágios, âncoras ou achados isolados de fundeadouro – vestígios diretos da atividade humana associada ao transporte, ao comércio e à pesca.
A gestão e salvaguarda desse património torna-se especialmente importante no contexto do desenvolvimento dos portos. É, assim, fundamental discutir as problemáticas específicas da arqueologia subaquática em contextos portuários, considerando os riscos de destruição do património associados à construção de infraestruturas e à realização de dragagens. O investimento em investigação prévia, e acompanhamento arqueológico, apresentam-se como boas práticas para a gestão integrada dos portos, tendo em consideração a sua necessidade de expansão e desenvolvimento, a par de uma eficaz preservação do património cultural subaquático.

Duração: 12.00 Horas

Observações: O evento é organizado no âmbito do projeto _Um Mergulho na História_, coordenado pela DGPC - Direcção Geral do Património Cultural, e financiado pelo OPP - Orçamento Participativo Portugal 2018 (OPP NºNº466), e conta com a co-organização do Munícipio de Sines e do CIDEHUS - Universidade de Évora.

Instituição: CIDEHUS - Universidade de Évora

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Sines

Concelho: SINES

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.mergulho-na-historia.pt/simposio-sines/

Datas:

25-11-2022 09:00

26-11-2022 09:00

Lista de Ficheiros:
Cartaz

Sincronicidades Climáticas

ID: 2689

Subordinado ao tema _sincronicidades climáticas_, a partir de três breves intervenções (10/12 minutos):
i. Uma história de um movimento cidadão na área da energia, pela inclusão na luta contra as alterações climáticas: Mulheres Moçambicanas na Energia (MWE)
ii. Uma análise de como os media têm abordado as AC: é partilhada uma análise de conteúdo de dois periódicos em duas regiões da Macaronésia, um na Madeira e um nas Canárias, num intervalo de 10 anos: 2008/2009 e 2018/2019.
iii. Uma teoria de redes: pensar a sociedade e as alterações climáticas através da _teia da vida_. Pretende incentivar-se o debate académico no âmbito da dimensão social das AC.

Unidade I&D | Instituição: Societies and Environmental Sustainability, Centre for Functional Ecology, Science for People & the Planet, University of Coimbra, Portugal

Duração: 2.00 Horas

Observações: Tipo de atividade: Oficina Aberta
Área científica: Ciências Sociais / Ciências Ambientais / Ciências da Terra
Data, hora e duração: 23 de novembro 2022, 15h30 -17h30
Formato: online, https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97020961893
Necessidade de inscrição: Não
Responsável da atividade: Ana Mendonça_ Jorge Moreira_ Vanda Viegas
Unidade I&D | Instituição: Societies and Environmental Sustainability, Centre for Functional Ecology, Science for People & the Planet, University of Coimbra, Portugal

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia/

Imagens:

Data:

23-11-2022 15:30


Smart Cities on Multiple Perspectives: Challenges, Projects and Solutions

ID: 2320

Workshop given by Prof. Adrian Florea, from Lucian Blaga University of Sibiu & HPI Knowledge Transfer Institute at LBUS, Romania.
The talk will address the following topics on smart cities:
* Research design for sensor-based Smart City projects and development of a mobile platform for environmental monitoring.
* Implementation of an hardware-software embedded system with applicability in Smart Buildings and Load forecast on intelligent buildings based on temporary occupancy monitoring.
* Forecasting electricity production and consumption in smart cities and factories.
* Innovative solution for Parking-Sharing of Private Institutions using various occupancy tracking methods.
* Review on urban smart mobility in scientific literature - Bibliometrics analysis.
* Interdisciplinary review of Smart Vehicular Traffic and its applications and challenges.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Universidade Fernando Pessoa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Salão Nobre (Edifício Sede),
Universidade Fernando Pessoa,
Praça de 9 de Abril 349,
4249-004 Porto,
Portugal

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Data:

23-11-2022 14:30


Soapbox Science Coimbra 2022

ID: 2682

Soapbox Science é uma iniciativa global de comunicação de ciência que promove as mulheres e a sua ciência. Esta iniciativa transforma locais públicos, como parques e ruas, numa arena de aprendizagem pública e debate científico. _SoapBox_ é um conceito que surgiu nos anos 1870 em Londres no chamado Speakers Corner em que aconteciam debates ao ar livre, e onde os oradores/as, para se destacar da multidão, subiam a caixas de madeira que transportavam sabão. Esta primeira edição da Soapbox Science Coimbra pretende dar a oportunidade a todas as pessoas de desfrutar, aprender, interrogar, questionar, interagir e ser inspirados/as por 12 mulheres cientistas da UC. Estas mulheres são desafiadas a subir a uma caixa de madeira, e sem microfone, a apresentar a sua investigação de uma forma simples e compreensível nas ruas de Coimbra, desde a Alta à Baixa de Coimbra.

Instituição: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

Duração: 3.30 Horas

Observações: Tipo de atividade: Palestras/conversas
Área científica: Multidisciplinar
Data, hora e duração: 23 de novembro 2022, 14h00-17h30
Nº de vagas (se aplicável): N/A
Formato: Presencial, Átrio Químicas e Físicas, Café Santa Cruz e Edifício Chiado
Necessidade de inscrição, link se aplicável: N/A
Unidade I&D | Instituição: Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC

Instituição: Universidade de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/soapbox-science-coimbra/

Imagens:

Data:

23-11-2022 14:00


Som e efeito Doppler

ID: 2661

Pretende-se com esta atividade dar a conhecer algumas características das ondas sonoras e explicar o efeito Doppler.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Lisboa

Mais informações: http://www.aedfl.pt/

Datas:

22-11-2022 01:00

23-11-2022 01:00

24-11-2022 01:00


Sustentabilidade Ambiental

ID: 2592

Enquadradas na Unidade Curricular «Problemas Ambientais» do 1º ano da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da ESAC, terão lugar várias palestras dinamizadas por estudantes de outros Cursos, no âmbito da temática «Sustentabilidade Ambiental»:
- A Necessidade Eminente da Implementação de Mudanças SocioAmbientais
- A Importância Vital das Abelhas (Apis mellifera) e suas ameaças.

As palestras serão orientadas pela Professora Carla Rodrigues, docente da ESAC e contará com os estudantes do CTeSP em Defesa da Floresta João Marcelino, Abel Cardoso e Tomás Almeida.

Estas palestras são abertas ao público em geral e terão lugar no Auditório B2.09.

Duração: 3.30 Horas

Observações: Local: Auditório B2.09.

Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 110

Localidade: Bencanta, Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Data:

22-11-2022 09:00


Tabernas do Alentejo – Arte & Ciência: Vinho de Talha, Cante e Caça

ID: 2701

Tabernas do Alentejo – Arte & Ciência é um projecto de Divulgação e Promoção da Cultura Científica e Tecnológica que aparece como o seguimento lógico de uma cidadania participativa. Está a ser executado com a parceria de 5 instituições: Centro Ciência Viva de Estremoz, a entidade executora_ Universidade de Évora_ Diário do Sul e Divinus Gourmet- Tentações do Alentejo, Lda.

Duração: 4.00 Horas

Observações: Inscrições prévias e limitadas.

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.5551429, -7.9167987

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://ccvestremoz.wixsite.com/tabernasarteciencia

Data:

24-11-2022 19:00


Tecnologias de lagar e processos de vinificação

ID: 2284

Visita ao Museu do Vinho e da Vinha-Bucelas para ficar a saber mais acerca das tecnologias de lagar e processos de vinificação da região demarcada de Bucelas. Os participantes podem ainda usufruir de uma ferramenta interativa tecnológica em realidade aumentada (“Do bacelo ao copo”) e fazer uma prova de vinhos DOC Bucelas. Atividade para adultos.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas
R. D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN116) 2670-673 Bucelas
38°54_ 06.1__N 9°07_ 13.5__ W

Como chegar ao Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas
Em Bucelas, na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira à esquerda).
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.

Instituição: Câmara Municipal de Loures

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.901796294821, -9.1204224766998

Localidade: Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Data:

20-11-2022 15:00


Tertúlia ‘Cabazes alimentares - o olhar da antropologia’

ID: 2318

Dinamizada por Ana Piedade, investigadora integrada do CRIA-NOVA FCSH e docente do IPBeja, nesta tertúlia discutir-se-á a questão dos interditos alimentares, da diversidade religiosa e dos contextos migratórios quando se preparam cabazes alimentares. Pretende-se alertar os futuros e atuais profissionais para a importância de (re)conhecer diferentes práticas alimentares.

A atividade é dirigida a estudantes e profissionais de Serviço Social e não requer inscrição e é promovida pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Link site CRIA: https://cria.org.pt/pt/cabazes-alimentares-o-olhar-da-antropologia

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.013478016106, -7.8737542557915

Localidade: Auditório da Escola Superior de Educação do IPBeja

Concelho: BEJA

Distrito: BEJA

Mais informações: https://cria.org.pt/pt/cabazes-alimentares-o-olhar-da-antropologia

Imagens:

Data:

23-11-2022 11:30


Tour virtual da exposição _A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães_

ID: 2410

A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna. Inaugurada no dia 3 de novembro, pode ser visitada na Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa até junho 2023. Este tour virtual permite ver ou rever a exposição com o guia do curador José María Moreno Madrid.
A exposição é realizada no âmbito do Projecto “RUTTER: Making the Earth Global”, financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438).
Ideação do tour virtual: Silvana Munzi e Luìs Ribeiro produção e edição: Luís Ribeiro.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Online

Mais informações: https://rutter-project.org/porta-do-pacifico/

Imagens:

Data:

24-11-2022 :


TRAIL VIRTUAL DA CIÊNCIA - POLITÉCNICO DO PORTO

ID: 2719

TRAIL VIRTUAL DA CIÊNCIA, inserido na Semana da Ciência e Tecnologia 2022, com atividades programadas durante toda a semana, de 21 a 25/11.
O propósito é que todos os interessados – comunidade académica, instituições, parceiros e cidadãos em geral – façam uma viagem virtual por todas as Unidades de I&D, para conhecer a sua missão, os seus projetos, o seu contributo para o capital científico do país e o seu impacto, no desenvolvimento e inovação, aquém e além-fronteiras.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Politécnico do Porto

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: PORTO
EVENTO VIRTUAL

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://ipppt-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/eccm_sc_ipp_pt/Eb9hUT37k7lIhUU22xtXgREBtY40fH6l248Aevn2Qcfz5g?e=JIhWCu

Datas:

21-11-2022 11:30

22-11-2022 11:00

23-11-2022 10:30

24-11-2022 09:30

25-11-2022 09:30


UA Informa sobre Sustentabilidade no Campus

ID: 2551

Sabe como a Universidade de Aveiro contribui para a Sustentabilidade do planeta? Venha descobrir através de um divertido peddy paper, que lhe propõe visitar vários pontos do Campus de Santiago e testar os seus conhecimentos em relação à Sustentabilidade e à própria Universidade. Terá ainda oportunidade de aprender um pouco mais sobre resíduos, mobilidade, água, eventos, energia, alimentação e também papel e plástico ao consultar a informação disponibilizada na subweb UA Informa, acedida através de códigos QR estrategicamente localizados no Campus. No final, haverá lugar à distribuição de certificados para todos os participantes e prémios para os grupos com melhor desempenho. O ponto de encontro é na entrada do Departamento de Educação e Psicologia. Pode encontrar mais informações sobre o projeto UA Informa neste vídeo: https://youtu.be/vxspAvw0qJ8

Duração: 1.30 Horas

Observações: Atividade adequada a alunos do ensino secundário, podendo ser marcada a atividade para uma turma. Os participantes deverão trazer caneta ou lápis, assim como telemóveis com dados móveis, bateria completamente carregada e com leitor de códigos QR instalado.
Os participantes devem inscrever-se até final do dia 21 de novembro, aqui: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=898321&newtest=Y&lang=pt

Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 40.6320191, -8.6597939801117

Localidade: Aveiro - Campus Universitário de Santiago, Departamento de Educação e Psicologia

Concelho: AVEIRO

Distrito: AVEIRO

Mais informações: https://www.ua.pt/pt/uainforma

Data:

23-11-2022 14:00


Um dia com… Miguel Teixeira “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar”

ID: 2475

O CEBAL irá organizar no próximo dia 24 de novembro mais uma sessão da iniciativa “Um dia com...” em formato de webinar através da plataforma zoom, tendo como convidado Miguel Teixeira, Diretor Científico e Executivo do Colab4Food que irá apresentar a palestra intitulada “Colab4Food – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar”. Nesta sessão será apresentado o Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar, Colab4Food, nomeadamente a sua missão, estrutura, projetos, serviços e os principais outputs.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Aceda à sala virtual através do link https://us02web.zoom.us/j/89632892458

Instituição: CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Beja

Concelho: BEJA

Distrito: BEJA

Mais informações: http://www.cebal.pt/

Imagens:

Data:

24-11-2022 11:30


Um Futuro Sustentável – cientistas do LS4FUTURE de mãos dadas pela saúde humana e ambiental

ID: 2670

Como estão os cientistas do LS4FUTURE a contribuir para a sustentabilidade da humanidade e do nosso planeta? Venha descobrir como a nossa investigação procura encontrar respostas que contribuam para o Desenvolvimento Sustentável, segundo a Agenda 2030 das Nações Unidas.

No Laboratório Associado LS4FUTURE - Life Science for Life Sciences for a Healthy and Sustainable Future – são desenvolvidas várias áreas de investigação que tentam responder aos desafios actuais da nossa sociedade, para que, em conjunto com vários interlocutores, consigamos promover a saúde humana e ambiental. As suas diferentes áreas de investigação estão intimamente ligadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesta sessão irão estar presentes investigadores dos vários Institutos de Investigação que pertencem ao LS4FUTURE, para partilharem os seus projectos científicos e como os conhecimentos gerados pelos seus laboratórios contribuem para um desenvolvimento sustentado dos nossos recursos ambientais e humanos.

O LS4FUTURE é o maior Laboratório Associado na área das Ciências da Vida, e uma infraestrutura única em Portugal, contando com 5 Institutos de Investigação de renome – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA – Universidade Nova de Lisboa), Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), NOVA Medical School (NMS – Universidade Nova de Lisboa), e o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG).

Duração: 1.30 Horas

Observações: Sessão Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98734293694?pwd=VnVKRGk2TXJUYkJaMXcrK3RKTW1GUT09

ID da reunião: 987 3429 3694
Senha de acesso: 436966

Instituição: Laboratório Associado LS4FUTURE

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Localidade: Online - sessão zoom

Mais informações: https://www.ls4future.pt/

Imagens:

Data:

24-11-2022 21:00


Um rei e o seu mosteiro - D. Dinis e Odivelas

ID: 2540

No quadro do levantamento da espada do rei D. Dinis, do seu túmulo no mosteiro de Odivelas, debatem-se os processos de construção da memória assim como os seus usos públicos contemporâneos. Que significado teve o projecto descontinuado de construir um panteão régio em Odivelas? Qual o seu papel hoje enquanto marcador de uma recente identidade local (o concelho)? Porque continuam a ser o corpo do rei (e a sua espada) símbolos nacionais? Que fazer com esses símbolos?
Estas e outras questões servirão de mote à mesa redonda.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 5

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

21-11-2022 17:00


Uma História de Luz

ID: 2383

Esta palestra revela a importância dos processos luminescentes no desenvolvimento da sociedade. As aplicações e demonstração dos fenómenos de fotoluminescência, quimioluminescência, fotocromismo e triboluminescência serão igualmente focados.
Orador: Prof. João Pina

Duração: 1.00 Horas

Observações: A palestra/demonstração irá realizar-se no Departamento de Química, no Anfiteatro. A inscrição prévia na atividade é obrigatória, link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Instituição: Centro de Química de Coimbra

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 150

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://forms.gle/dspK2azKVcNeGMbW9

Data:

23-11-2022 14:30


Valorização de produtos não-lenhosos de carvalhos numa perspetiva de economia circular

ID: 2633

Apresentação dos projetos “AcornDew” e “WildFood”. Estes projetos investigam as potencialidades de produtos que em Portugal são desvalorizados, com o objetivo de contribuir para um sistema produtivo mais sustentável. Entre estes produtos contam-se a bolota, o mel e a melada. As árvores em foco são sobreiro, azinheira e carvalho-negral. Haverá uma prova de alimentos com ingredientes provenientes de carvalhos, assim como espaço para questões e debate, onde desafiamos os nossos participantes a expor as suas perspetivas futuras no setor da alimentação sustentável.

Duração: 1.15 Horas

Instituição: Centro de Estudos Florestais/Instituto Superior de Agronomia

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: http://www.isa.ulisboa.pt/proj/acorndew/ e https://wildfood.ctfc.cat/

Data:

25-11-2022 14:30


Valorização de Produtos Naturais

ID: 2532

LSRE-LCM, Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais, unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto integrada no laboratório associado ALiCE, promove no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2022 um conjunto de atividades sob a designação “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” dirigidas ao público em geral e, em particular, aos professores, estudantes do ensino secundário e universitário.
Essas atividades constarão de visitas aos laboratórios de investigação, de acordo com os seguintes tópicos:
- Catalisadores: forças da transformação
- Separações para mudar mundo!
- Luz e ozono: como purificar a água usada
- Deteção de vestígios de fármacos e pesticidas no ambiente
- Valorização de Produtos Naturais

Duração: 0.45 Horas

Instituição: LSRE-LCM /FEUP

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.1783505, -8.5962510896561

Localidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Departamento de Engenharia Química

Mais informações: https://web.fe.up.pt/~deqwww/sct2022/

Data:

21-11-2022 10:00


Valorização de recursos vegetais no enquadramento de biorrefinaria

ID: 2514

No âmbito do Projeto – “WinBio – Waste&Interior&Bioeconomy: da Ciência às Empresas para o Desenvolvimento da Bioeconomia Circular e Sustentável no Interior”, o CEBAL está a organizar o webinar “Valorização de recursos vegetais no enquadramento de biorrefinaria”. Este webinar pretende promover a discussão em torno da valorização de recursos vegetais altamente disponíveis na região mediterrânea através do seu uso no contexto de biorrefinaria.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Inscrições para o Webinar em https://forms.gle/m9VKYPLwX5ovarbK8

Instituição: CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Beja

Concelho: BEJA

Distrito: BEJA

Mais informações: http://www.cebal.pt/

Data:

21-11-2022 14:30


Visita ao Laboratório de Biofísica Molecular

ID: 2443

Os visitantes irão acompanhar experiências com sistemas biofísicos que mimetizam a membrana celular de microrganismos patogénicos ou até mesmo um pulmão humano.
Responsável pela atividade: Rodrigo Almeida
Local: Sala 8.4.67, Ed. C8, FCUL, Campo Grande, Lisboa

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Centro de Química Estrutural

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654

Localidade: Sala 8.4.67, Ed. C8, FCUL, Campo Grande, Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: http://bmn.cqb.fc.ul.pt/index.html

Datas:

24-11-2022 10:00

24-11-2022 11:00

24-11-2022 12:00


Visita aos Laboratórios da Escola Superior de Saúde

ID: 2597

Visita aos Laboratórios da Escola Superior de Saúde

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida - CIEQV (IPSantarém/IPLeiria)

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Santarém

Concelho: SANTARÉM

Distrito: SANTAREM

Data:

24-11-2022 15:00


Visita Virtual

ID: 2678

Acompanhados pelo guia do museu, os visitantes percorrerem virtualmente os espaços exteriores e interiores, e conhecem a história de Locomotivas a Vapor, Carruagens e Vagões e muitas outras peças emblemáticas que ao longo de 165 anos fizeram parte do Caminho de Ferro em Portugal.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória em servicoaocliente@fmnf.pt ou através do telefone 249 130 382

Instituição: Museu Nacional Ferroviário

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: Entroncamento

Concelho: ENTRONCAMENTO

Distrito: SANTAREM

Mais informações: https://www.fmnf.pt/pt/visita/visitas-virtuais/

Imagens:

Datas:

22-11-2022 01:00

23-11-2022 01:00

25-11-2022 01:00


Visita virtual ao CEB: Uma Visita ao Mundo da Biotecnologia e Bioengenharia

ID: 2304

Esta visita ao Centro de Engenharia Biológica (CEB) tem como objetivo levar os participantes a descobrir o nosso mundo – o da biotecnologia, nas suas mais diversas vertentes, contactando virtualmente com as diferentes realidades dos nossos laboratórios de investigação.

Duração: 0.30 Horas

Observações: O link ficará sempre ativo.

Instituição: Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 41.561655983847, -8.3967887102597

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ceb.uminho.pt/About/VirtualTour

Datas:

19-11-2022 :

20-11-2022 :

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :

26-11-2022 :

27-11-2022 :


Webinário “Têxteis Circulares e Sustentáveis”

ID: 2513

Webinário promovido no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, numa organização conjunta do grupo de trabalho em “Gestão de Resíduos” da Rede Campus Sustentável, do Instituto Politécnico de Lisboa, do Instituto Politécnico de Beja, da Universidade Fernando Pessoa, do Laboratório Vivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Leiria e dos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Convidados:
• Ana Paula Dinis, ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
• Madalena Pereira, Universidade da Beira Interior
• Daniela Pereira, H Sarah Trading

O evento irá decorrer exclusivamente online, através da plataforma Colibri/Zoom, com a moderação de estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL e aberto a todo o público que tenha interesse nesta temática. Posteriormente será emitido um certificado de participação a todos os presentes na sessão.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Inscrição:
https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJAsduitqj4uGdf2C42L05c64nS9_mIiPBeP

Instituição: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://ewwr.eu/actions/webinario-texteis-circulares-e-sustentaveis/

Data:

21-11-2022 14:00


Workshop de Arte Rupestre - Matérias-primas, técnicas e iconografia

ID: 2375

Workshop de Arte Rupestre - Matérias-primas, técnicas e iconografia
Organização: UNIARQ - Andrea Martins (FCT, UNIARQ, FLUL) e Pedro Cura (PrehistoricSkills)
25 de Novembro, 12.00-14.00, Pátio Grego/Anf. 1 - Faculdade de Letras UL
Inscrições: andrea.martins@campus.ul.pt

No âmbito da disciplina de Arte Pré-Histórica (Licenciatura História de Arte), juntamente com o seminário de mestrado STPA - Arte e Símbolos das Sociedades camponesas (Mestrado de Arqueologia), será realizado um WORKSHOP de Arte Rupestre, no próximo dia 25 de Novembro entre as 12.00 e 14.00h.
O workshop _Arte Rupestre - Matérias primas, técnicas e iconografia_ decorrerá no Pátio Grego ou, caso esteja a chover, no Anfiteatro 1 da FLUL.
Aberto a tod@s @s interessad@s, com inscrições em: andrea.martins@campus.ul.pt

Duração: 2.00 Horas

Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Coordenadas GPS: 38.7538428, -9.1582663047538

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Imagens:

Data:

25-11-2022 12:00


Workshop Internacional ANFITEATROS ROMANOS DA LUSITÂNIA (18-19 Novembro)

ID: 2404

A identificação e escavação do anfiteatro da cidade romana de Ammaia suscitou o interesse em conhecer mais detalhadamente os outros edifícios congéneres da província da Lusitânia.
Interessava conhecer o estado da questão, observações, questões colocadas ao estudo dos outros anfiteatros estudados, por essa razão, não consideramos outros casos que têm sido avançados pela investigação, como os supostos edifícios de Ebora Liberalitas Iulia ou Felicitas Iulia Olisipo, cuja presença tem sido intuída pelas presumíveis sobrevivências nos modernos desenhos urbanos, sem que exista até à data qualquer prova tangível.
Preferimos centrar-nos nos casos conhecidos. Nos grandes anfiteatros com uso de opus caementicium, como os da Colonia Augusta Emerita, a capital provincial, ou Conimbriga, mas também nos edifícios de estrutura mais simples como os de Caparra ou de Bobadela (Oliveira do Hospital), de mais simples construção, como é o caso do anfiteatro de Ammaia.
Juntar responsáveis pelo estudo dos diferentes edifícios e reflectir também sobre a sua conservação e valorização constituem os objectivos do presente workshop. Uma pequena reunião de temática bem definida, com breves apresentações e troca de ideias, que se encontra também aberta a quem queira assistir.

Duração: 8.00 Horas

Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Coordenadas GPS: 39.3757057, -7.3895614

Localidade: S. Salvador da Aramenha, Marvão

Concelho: MARVÃO

Distrito: PORTALEGRE

Mais informações: https://www.uniarq.net/uploads/4/7/1/5/4715235/workshop.pdf

Data:

19-11-2022 10:00

Lista de Ficheiros:
Cartaz Promocional

XVII Simpósio de História Marítima: Magalhães e Elcano. Do Ocaso de uma Expedição à Génese de um Mundo Global

ID: 2552

Neste momento fecha-se um ciclo: o da elaboração de um “estado de arte” e aprofundamento de saberes em torno da expedição de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Em 2019, no XVI Simpósio de História Marítima iniciou-se esta jornada, subordinando os trabalhos desse encontro ao tópico Fernão de Magalhães e o conhecimento dos Oceanos. Em 2021 prosseguiu-se nessa senda, refletindo o II Simpósio de História do Oriente sobre Magalhães e Elcano e a exploração das “Pacíficas às Índicas águas”. Agora, em 2022 estudar-se-ão os últimos meses de viagem e as repercussões da mesma, sob o signo de Magalhães e Elcano: do ocaso de uma expedição à génese de um mundo global.

​A 20 de setembro de 1519 partiu de Sanlúcar de Barrameda em direção às Molucas uma armada de cinco naus, capitaneada por Fernão de Magalhães, a qual, seguindo a rota para ocidente, navegaria no Atlântico até à zona mais meridional do continente americano. Já reduzida a 3 navios, as naus Victoria, Trinidad e Concepción, conseguiria, a 28 de novembro de 1520, atingir o Oceano “Pacífico”, explorando-o no ano seguinte. A 27 de abril de 1521 Fernão de Magalhães morreria em Mactan e a 8 de novembro as naus Trinidad, sob o comando de Gonzalo Gómez Espinosa, e Victoria, capitaneada por Juan Sebastián Elcano, atingiriam Tidore, arribando às desejadas “ilhas do cravo”. Daí partiria a Victoria a 21 de dezembro desse mesmo ano, levando a bordo 60 homens e uma carga de cravinho. Destes, só 18 chegariam a Sevilha a 8 de setembro de 1522.

A abordagem conceptual usada pela História Global, ao procurar integrar o conhecimento sobre o Mundo e os Outros, oferece-nos os instrumentos a usar nesta problematização, ao privilegiar o estudo sobre as redes e suas conexões, circulações e apropriações, permitindo ampliar os conhecimentos sobre os espaços oceânicos.

Os problemas sentidos ao longo da viagem nos vários exercícios da arte de navegar, as disputas diplomáticas, o relato do encontro com diferentes povos, as narrativas sobre as novas experiências, enfim o dar a conhecer um mundo de “novidades” que integram novas escalas globais oceânicas, irradiando múltiplos movimentos económicos, sociais, políticos, culturais... são tópicos que continuaremos a estudar.

Duração: 24.00 Horas

Observações: ​Inscrições
As incrições para assistir ao evento são efetuadas junto da Secretaria da Academia de Marinha, quer através do email academia.marinha@marinha.pt, ou pelos telefones 210984709/08.
Para mais informações:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/xvii-simposio-de-historia-maritima-magalhaes-e-elcano-do-ocaso-de-uma-expedicao-a-genese-de-um-mundo-global-academia-de-marinha-22-24-de-novembro-de-2022

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Datas:

22-11-2022 10:00

23-11-2022 10:00

24-11-2022 10:00


XX Jornadas do GI Estudos de Corte e Diplomacia O espaço político da rainha nas cortes ibéricas medievais

ID: 2529

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, o seminário das XX Jornadas do GI Estudos de Corte e Diplomacia: “O espaço político da rainha nas cortes ibéricas medievais” visa destacar a importância da rainha consorte medieval para o funcionamento da monarquia.

​Durante a Baixa Idade Média, a monarquia precisava de uma mulher no topo da estrutura social para exercer uma série de obrigações, funções e prerrogativas. No entanto, o que acontece quando esse espaço – político, representativo, económico – fica vago? Será possível identificar a necessidade da Rainha em períodos de ausência? Alguma outra mulher assumiu um papel semelhante ao da rainha? Como é que isso aconteceu? Neste Seminário, exploraremos as experiências destas “Rainhas sem Coroa” do século X ao XVI, comparando as diferentes monarquias ibéricas.

Este seminário procurará compreender a existência, a necessidade dessa primeira mulher, através da ausência da rainha. Ao analisar experiências periféricas, esperamos que compreender melhor o papel da Rainha na estrutura monárquica.

Duração: 6.30 Horas

Observações: Para mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/xx-jornadas-do-gi-estudos-de-corte-ediplomacia-
o-espaco-politico-da-rainha-nas-cortes-ibericas-medievais-flul-25-de-novembro-de-
2022

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Imagens:

Data:

25-11-2022 09:30


XXIV Feira de Minerais, Rochas e Fósseis Dr. Correia Mateus

ID: 2285

Atividade de exposição e venda de amostras de Minerais, Rochas e Fósseis (cedidas pela empresa Minermós) para que os alunos e a comunidade educativa possam ver amostras de rochas, minerais e fósseis, bem como de produtos feitos a partir de estes.

Duração: 24.00 Horas

Observações: Haverá explicação dos materiais expostos e material de campo de Geólogo e venda de materiais, com parte dos lucros a reverter para o apetrechamento do Laboratório do grupo de Biologia e Geologia. As sessões serão para os alunos do 2º e 3º Ciclo da Escola Sede do Agrupamento e para os alunos da Escola EB1/JI Correia Mateus de Jardim de Infância e de 1º Ciclo, em horário escolar. Haverá abertura da Feira à comunidade, em particular a Pais e EE mas também a outros, entre as 18.00 e as 18.30 todos os dias.

Instituição: Clube Ciência Viva na Escola Dr. Correia Mateus

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 250

Coordenadas GPS: 39.745763089697, -8.7936301769523

Localidade: Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Mais informações: http://agcorreiamateus.ccems.pt/

Imagens:

Datas:

24-11-2022 08:30

25-11-2022 08:30

28-11-2022 08:30


“Funcionamento do Cérebro”

ID: 2706

Palestra com o biofísico do Departamento de Física da UTAD, Professor Doutor Carlos Matias.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Auditório Municipal

Instituição: Agrupamento de Escolas de Murça

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Murça

Concelho: MURÇA

Distrito: VILA REAL

Data:

24-11-2022 10:30