Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


CIDEHUS - Universidade de Évora

Simpósio de Arqueologia Portuária: Gestão, investigação e valorização do património cultural subaquático em áreas portuárias e de fundeadouro

ID: 2445

O Simpósio de Arqueologia Portuária tem por objetivo abordar a gestão, a investigação e a valorização do património cultural subaquático, em zonas portuárias e de fundeadouro.
A origem dos portos é determinada pelas boas condições de abrigo para a navegação. Baías, angras, calas, calhetas, sinos, enseadas e golfos são sinónimo de “porto” natural. Ao longo da História, a paisagem marítima foi sendo, paulatinamente, transformada pelo Homem. As populações instalaram-se junto a ancoradouros e fundeadouros naturais, a partir dos quais se foram desenvolvendo infra-estruturas portuárias e núcleos urbanos.
Espaço de contacto entre a terra e o meio aquático, o porto é o ponto de partida e de chegada de mercadorias, pessoas e ideias.
Este Seminário pretende focar a História dos portos ao longo das diferentes épocas, considerando as distintas fontes disponíveis para o seu estudo, desde as fontes escritas aos vestígios arqueológicos.
As zonas portuárias são especialmente ricas em património cultural subaquático. Nestas áreas, são frequentemente identificadas estruturas portuárias submersas (como cais e molhes), naufrágios, âncoras ou achados isolados de fundeadouro – vestígios diretos da atividade humana associada ao transporte, ao comércio e à pesca.
A gestão e salvaguarda desse património torna-se especialmente importante no contexto do desenvolvimento dos portos. É, assim, fundamental discutir as problemáticas específicas da arqueologia subaquática em contextos portuários, considerando os riscos de destruição do património associados à construção de infraestruturas e à realização de dragagens. O investimento em investigação prévia, e acompanhamento arqueológico, apresentam-se como boas práticas para a gestão integrada dos portos, tendo em consideração a sua necessidade de expansão e desenvolvimento, a par de uma eficaz preservação do património cultural subaquático.

Duração: 12.00 Horas

Observações: O evento é organizado no âmbito do projeto _Um Mergulho na História_, coordenado pela DGPC - Direcção Geral do Património Cultural, e financiado pelo OPP - Orçamento Participativo Portugal 2018 (OPP NºNº466), e conta com a co-organização do Munícipio de Sines e do CIDEHUS - Universidade de Évora.

Instituição: CIDEHUS - Universidade de Évora

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Sines

Concelho: SINES

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.mergulho-na-historia.pt/simposio-sines/

Datas:

25-11-2022 09:00

26-11-2022 09:00

Lista de Ficheiros:
Cartaz