Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Workshop Internacional ANFITEATROS ROMANOS DA LUSITÂNIA (18-19 Novembro)

ID: 2404

A identificação e escavação do anfiteatro da cidade romana de Ammaia suscitou o interesse em conhecer mais detalhadamente os outros edifícios congéneres da província da Lusitânia.
Interessava conhecer o estado da questão, observações, questões colocadas ao estudo dos outros anfiteatros estudados, por essa razão, não consideramos outros casos que têm sido avançados pela investigação, como os supostos edifícios de Ebora Liberalitas Iulia ou Felicitas Iulia Olisipo, cuja presença tem sido intuída pelas presumíveis sobrevivências nos modernos desenhos urbanos, sem que exista até à data qualquer prova tangível.
Preferimos centrar-nos nos casos conhecidos. Nos grandes anfiteatros com uso de opus caementicium, como os da Colonia Augusta Emerita, a capital provincial, ou Conimbriga, mas também nos edifícios de estrutura mais simples como os de Caparra ou de Bobadela (Oliveira do Hospital), de mais simples construção, como é o caso do anfiteatro de Ammaia.
Juntar responsáveis pelo estudo dos diferentes edifícios e reflectir também sobre a sua conservação e valorização constituem os objectivos do presente workshop. Uma pequena reunião de temática bem definida, com breves apresentações e troca de ideias, que se encontra também aberta a quem queira assistir.

Duração: 8.00 Horas

Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Coordenadas GPS: 39.3757057, -7.3895614

Localidade: S. Salvador da Aramenha, Marvão

Concelho: MARVÃO

Distrito: PORTALEGRE

Mais informações: https://www.uniarq.net/uploads/4/7/1/5/4715235/workshop.pdf

Data:

19-11-2022 10:00

Lista de Ficheiros:
Cartaz Promocional