Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

IDEAS - Innovative Digital Education and Skills

ID: 2564

Este projeto inovador, designado “Innovative Digital Education and Skills” (IDEAS), foi iniciado como resposta direta ao Plano de Ação para a Educação Digital da UE (2021 - 2027), no sentido de ajudar a desenvolver um sistema de ensino digital de alto desempenho dirigido a professores e formadores. As profissões docentes enfrentam hoje uma rápida mudança tecnológica e exigem um conjunto de competências digitais cada vez mais amplo e mais sofisticado. Em particular, a crescente ubiquidade dos dispositivos digitais e o dever de apoiar os alunos a tornarem-se digitalmente competentes exige que os educadores desenvolvam a sua própria competência digital.
O projeto IDEAS está focado no desenvolvimento de competências digitais dos professores através de um curso de formação de professores, oferecendo módulos microcredenciados que serão flexíveis e adaptados às necessidades de desenvolvimento profissional. Baseia-se no conceito de Desenvolvimento Profissional Contínuo, apoiado numa Comunidade de Práticas online. Um recurso relevante é o Guia de Boas Práticas do Professor, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais e abordagens pedagógicas adequadas.
A natureza transnacional do projeto garante acesso a um alargado âmbito de competências digitais, podendo recorrer a abordagens de boas práticas e estudos de caso destacados por cada parceiro. Esta dimensão internacional, com parceiros do Reino Unido, Dinamarca, Malta e Portugal, inclui a experiência do LE@D e da Universidade Aberta na área do Ensino a Distância. A dimensão transnacional resultará num impacto, disseminação e exploração mais alargados, permitindo uma transferência eficaz de conhecimentos. Os resultados e recomendações decorrentes do projeto terão impacto nas políticas, práticas e sustentabilidade europeias.

Duração: 2.30 Horas

Instituição: LEAD - Laboratório de Educação a Distância e eLearning

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Lisboa
Auditório
Universidade Aberta
Rua Almirante Barroso, 52
1000-013 Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

24-11-2022 14:30