Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


2.ª Noite de Ciência da EB Santa Marta do Pinhal

ID: 2601

A EB Santa Marta do Pinhal abre portas à comunidade educativa para uma noite STEAM. No âmbito do Clube Ciência Viva e Eco-Escolas, os visitantes são convidados a participar nos diversos espaços interdisciplinares onde se funde ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

“A magia da Química?”, “Engenhocas a sério”, “À descoberta da Matemática”, “Vamos promover a Biodiversidade”, “Pitágoras sabia música!?”, “Arte, Ciência e Poesia” e a “Feira de Minerais”, são os ateliês que temos para oferecer, dinamizados por estagiários do curso de Química Aplicada da FCT, docentes, alunos e alguns familiares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Associação de Pais.

Em diferentes pontos são lançados outros desafios, como a construção de puzzles ou jogos com recurso a diversas plataformas digitais.

Com esta iniciativa queremos despertar a curiosidade, desenvolver o espírito crítico e estimular o interesse de todos pela compreensão do elo ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.

Instituição: CCVnE EB Santa Marta do Pinhal

Tipo de Evento: Café de Ciência, Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Coordenadas GPS: 38.631844777068, -9.1516933810769

Localidade: Santa Marta do Pinhal - Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Data:

25-11-2022 20:00


Conhecer a Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços

ID: 2511

No âmbito das comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia, convidamos as escolas do concelho a explorarem o património da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços e a usufruírem da natureza do sítio. Haverá, ainda, a oportunidade de assistirem ao funcionamento da centenária máquina a vapor e de todo o sistema de energia a vapor.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Ecomuseu Municipal do Seixal

Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.619614, -9.164780895654

Localidade: Vale de Milhaços, Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.cm-seixal.pt/evento/conhecer-fabrica-de-polvora-de-vale-de-milhacos

Imagens:

Data:

25-11-2022 10:00


Feira de Minerais e Ciência em ação

ID: 2656

Durante a semana irá decorrer a Feira de Minerais, no Auditório da Escola Básica de Vale de Milhaços. Esta será visitada pelas diversas turmas da escola, acompanhadas pelos professores de Ciências Naturais e/ou Físico-Química. Os alunos podem também visitá-la e adquirir alguns minerais de forma autónoma ou até acompanhados pelos pais/encarregados de educação, convidados a participar também nesta iniciativa.
Em simultâneo, ao longo da semana, em diferentes períodos do dia, a comunidade escolar é também motivada para a área das ciências, através da iniciativa _Ciência em Ação_, apreciando e participando na realização de diversas atividades experimentais e na exposição de ilusões óticas.
Durante esta semana serão ainda entregues os prémios aos alunos sorteados, que participaram com sucesso nos desafios da Semana do Espaço.

Duração: 0.30 Horas

Observações: A Feira de Minerais decorrerá ao longo de toda a semana, aberta durante a manhã e tarde, de acordo com o horário letivo. As atividades experimentais decorreram em diversos momentos ao longo da semana, convidando os visitantes da feira a participar.

Instituição: Escola Básica Vale de Milhaços

Tipo de Evento: Exposições, Outro

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Vale de Milhaços, Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Datas:

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :


Havia Ouro no Seixal! Conhecer a Mineração Romana

ID: 2507

O Seixal foi em tempos rico em ouro e os romanos exploraram-no exaustivamente, deixando até aos dias de hoje alguns indícios dessa exploração. A mina de ouro de Vale de Gatos, na Cruz de Pau, é um desses exemplos. Aqui, esses vestígios passam despercebidos ao transeunte regular, quase invisíveis. Mas não nos deixemos enganar pela sua invisibilidade, é conhecido, até ao momento, neste complexo uma área superior a 10 hectares de redes de galerias e poços.
As comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia são uma excelente ocasião para se compreender como funciona a interdisciplinaridade científica, permitindo a interpretação deste complexo mineiro. Foram essenciais ciências como a arqueologia, geologia, física, química e engenharia, só para dar alguns exemplos.
Há que compreender as motivações dos antigos romanos para executarem um tal empreendimento em solos aparentemente tão instáveis e perceber como o fizeram. Entender o que procuravam, onde e como o extraiam. Estas e muitas outras questões só poderão ser reveladas se existir o cruzamento entre diversos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Ecomuseu Municipal do Seixal

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.62695435, -9.1342739959061

Localidade: Vale de Gatos (Cruz de Pau)

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.cm-seixal.pt/evento/havia-ouro-no-seixal-conhecer-mineracao-romana-inscricoes-esgotadas

Imagens:

Datas:

27-11-2022 10:00

27-11-2022 14:30