Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

HCTM: os ODS em debate

ID: 2426

De que forma a investigação em História das Ciências, Tecnologia e Medicina (HCTM) se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), postulados em 2015, pelos países membros da ONU, na Agenda 2030*? Esta agenda e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela definidos são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e a sociedade humana “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”**.
Na agenda da investigação científica europeia é mandatório indicar e clarificar nas propostas de candidatura de projectos de investigação a agências de financiamento, os ODSs neles implicados. É uma exigência justa e coerente, na medida em que, sendo financiamentos públicos, os seus resultados devem trazer benefícios comuns para a comunidade em que se inserem.
As metas da agenda 2030 das Nações Unidas fazem assim parte constitutiva do ADN das responsabilidades coletivas em prol do desenvolvimento sustentável justo e inclusivo, que integram as múltiplas dimensões definidas pelos ODS. Neste contexto, a investigação em Ciências Sociais, e em particular, na História das Ciências, Tenologia e Medicina, enfrenta alguns desafios, que gostaríamos de discutir neste debate.
Algumas questões se poderão colocar de imediato, como sejam:
1. De que forma, nesta área de investigação se poderão integrar os dezassete ODS ou apenas alguns? Porquê?
2. Que projectos de investigação mais bem-sucedidos em financiamentos
nacionais e internacionais adequam os seus objetivos aos da agenda 2030? Que objetivos definem e como os definem?
3. De que forma os diferentes países adequam estratégias para a inclusão, discussão e valorização dos ODS na sua agenda científica?
4. Que mensagem final gostaríamos de deixar sobre a questão que nos congregou neste debate (HCTM e os ODS)?
Com a participação de investigadores luso-brasileiros de diferentes áreas afins à história das ciências, tecnologia e medicina, convidados para este painel teremos oportunidade de reflectir sobre o desafio de integrar e valorizar os ODS na investigação em HCTM, tornando-os assim uma ferramenta útil no estudo do conhecimento e da herança do passado na agenda da ciência, da tecnologia e da medicina no presente ao serviço da agenda de um futuro de objetivos globais comuns.
*Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.
**Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Aceder em: https://videoconf- colibri.zoom.us/j/98789855318?pwd=TWVzc0RlWW5mOXljWHlGT2NZRDhzdz09
ID da reunião: 987 8985 5318 Senha de acesso: 057059

Inscrição prévia: https://bityli.com/IThpOFFR

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento: Debate

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: [Online]

Imagens:

Data:

21-11-2022 17:30


Laboratório sem batas: história das ciências do manuscrito às Digital Humanities

ID: 2415

Abrimos as portas do nosso laboratório de história das ciências, para mostrar como se chega das fontes manuscritas em várias línguas (desde o português até ao árabe), passando pelas complicações paleográficas e a utilização de tecnologias de reconhecimento de texto (AI-powered text recognition), até a produção de edições digitais em formato TEI-XML. Vamos ver mapas antigos e modernos, manuscritos medievais e renascentistas, software de ponta—e a combinação de tudo isso!

Duração: 0.30 Horas

Observações: Duração total 2 horas (cada sessão/visita é de 30 mins aprox.). Máximo de 8 a cada meia hora.

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654

Localidade: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, Sala 4.3.29, Campo Grande 1749-016 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

25-11-2022 10:30

Lista de Ficheiros:
Poster

Objectos que contam histórias

ID: 2418

Ana Duarte Rodrigues, Bruno Almeida, Francisco Malta Romeiras, Jorge Flores, Juan Acevedo, Luís Ribeiro, Luís Tirapicos, Samuel Gessner e Thomas Horst trazem uma fonte material — uma carta náutica, os _Circles of proportion_ conservados no MUHNAC, um manuscrito náutico árabe, o globo terrestre de Mercator, a primeira edição das efemérides astronómicas da Universidade de Coimbra (1803) ou uma pintura de Lucas Cranach, entre outros — que apresentam, em segmentos de 5 a 7 minutos, a alunos e investigadores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Um colóquio informal de divulgação do trabalho destes investigadores do CIUHCT à comunidade académica.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Tertúlia

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654

Localidade: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, Atrium, Campo Grande
1749-016 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Imagens:

Data:

21-11-2022 11:00


Pedalar com Histórias! Mobilizar Lisboa

ID: 2411

Cada vez mais pessoas a pedalar em Lisboa (http://ushift.tecnico.ulisboa.pt/utilizacao-da-bicicleta-cresceu-25-em-2020-e-ha-mais-mulheres-a-pedalar-em-lisboa/), conhecida pelas suas colinas, têm vindo a mostrar que há necessidades concretas de uma cidade mais ciclável. Factores como o aumento da extensão das ciclovias, o sistema de bicicletas partilhadas e uso de eléctricas, ou iniciativas variadas propondo novas práticas e visões sobre a cidade têm sido apontados para esta, aparentemente, nova realidade. Mas será que a bicicleta passou a construir cenas quotidianas, em Lisboa, apenas a partir do ano de 2001 em diante, quando se começaram a construir ciclovias na cidade?
Como resposta, propomos um passeio científico que busca contribuir na construção de uma visão histórica sobre o uso da bicicleta em Lisboa, numa perspectiva activa, ou seja, convidando as pessoas a pedalarem connosco e a serem protagonistas do processo de reflexão sobre o espaço urbano. Para tal, iremos percorrer dois tipos de itinerários: um itinerário físico, essencialmente por ciclovias, fácil de pedalar, entre o Campo Grande e a Baixa, um itinerário imaginário, aprofundado em paragens durante o percurso, em locais onde, através de recursos visuais, faremos evocações históricas comparando “as Lisboas” dos passados e dos presentes.
Nesse sentido, para que possamos construir estes olhares multifacetados, que acrescentam aos que traremos dos arquivos históricos e vão para além dos registos oficiais, convidamos as pessoas que participam a trazerem as suas histórias e potenciais registos (p. ex. fotografias) dos usos passados da bicicleta em Lisboa.
Portanto, temos como objetivo mostrar os contrastes do desenvolvimento urbano, do seu planeamento, dos estatutos da bicicleta e da cidade, assim como compreender a construção de uma cidade mais ciclável, muitas vezes eclipsada pelas políticas públicas que colocaram grande ênfase em favorecer a mobilidade do automóvel particular ao longo do século XX.

Este passeio científico está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está baseado no CIUHCT e na FCT NOVA, e visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade. Compreender a cidade, a sua materialidade, agência e fluxos, numa perspectiva histórica e num âmbito interdisciplinar, desde o planeamento urbano até às ciclovias e investimento em transportes, é necessário para colectivamente perspectivar como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!

Duração: 2.30 Horas

Observações: Por motivos de segurança, recomenda-se o uso de capacete (que não é obrigatório).
Para melhor experiência e visualização dos recursos visuais, é aconselhável que as pessoas que participam tragam um telemóvel com acesso à internet.
O passeio é destinado ao público geral. Entretanto, para a participação de pessoas com idade igual ou inferior a 12 anos, é necessário que estejam acompanhadas por uma pessoa adulta responsável. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita antecipadamente através do e-mail hi.biclab@campus.fct.unl.pt com o assunto “Inscrição para passeio: Pedalar com Histórias”.
As inscrições devem ser feitas através de formulário, indicando se deseja seguro: https://forms.gle/fPVpY66LWN6yiTYR8

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento: Passeios Científicos

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.755122920547, -9.1535165966423

Localidade: Campo Grande, próximo à ciclovia em frente ao restaurante “A Horta” (Campo Grande, nº 175, Lisboa).

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://hibiclab.com/pt

Imagens:

Data:

20-11-2022 10:30


Tour virtual da exposição _A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães_

ID: 2410

A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna. Inaugurada no dia 3 de novembro, pode ser visitada na Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa até junho 2023. Este tour virtual permite ver ou rever a exposição com o guia do curador José María Moreno Madrid.
A exposição é realizada no âmbito do Projecto “RUTTER: Making the Earth Global”, financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438).
Ideação do tour virtual: Silvana Munzi e Luìs Ribeiro produção e edição: Luís Ribeiro.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Online

Mais informações: https://rutter-project.org/porta-do-pacifico/

Imagens:

Data:

24-11-2022 :