Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Contributos ambientais e genéticos para a agressão

ID: 2386

A sociedade contemporânea baseia-se em regras estabelecidas que regulam o comportamento individual e social. Os seres humanos são altamente biossociais em relação a fundamentos emocionais ou habilidades que promovem as ligações sociais entre indivíduos. A agressão é um comportamento perpetrado com a intenção deliberada de prejudicar alguém, que pode ser expresso de forma direta ou indireta, apresentando um impacto negativo a nível individual e social. A nível individual, pode resultar em interações baseadas em conflitos com resultados adaptativos ou comportamentos disfuncionais com consequências negativas para os outros, como a violência psicológica e física. O comportamento agressivo é um processo complexo que envolve a interação entre diversos fatores, tais como fatores genéticos e ambientais. De facto, vários genes candidatos relacionados com as vias de dopamina e serotonina (MAO-A, COMT, SLC6A4, SLC6A3, HTR1A, HTR1B, HTR1D, HTR2A, HTR2C, HTR6, HTR6, DRD2, DRD4, TPH1 e DBH), foram identificados como tendo um possível papel nos traços de impulsividade e agressividade.
Uma abordagem multidisciplinar é essencial para analisar um conceito tão complexo como a agressão, onde os dados devem ser recolhidos por diferentes áreas científicas de forma integrativa, ao mesmo tempo considerando o elevado número de fatores psicológicos, genéticos e ambientais que estão na base dos comportamentos agressivos. Apesar das tentativas anteriores de determinar o contexto genético da agressão apresentarem resultados promissores, estas foram afetadas por vários problemas metodológicos relacionados com a seleção dos participantes e a avaliação psicológica.
O presente projeto corresponde a um estudo exploratório baseado na perspetiva genética da agressão de forma a contribuir para a discussão da definição e natureza do conceito, considerando as limitações e resultados de estudos anteriores na área genética em interação com a psicologia. Visa definir e desenvolver modelos de interação entre os aspetos genéticos e psicológicos da agressão, numa amostra altamente heterogénea, composta por estudantes universitários. Para compreender e associar os muitos componentes que caracterizam a agressão, os polimorfismos em genes candidatos previamente identificados serão genotipados simultaneamente, e será utilizado um conjunto de instrumentos desenvolvidos para integrar os vários aspetos do conceito de agressão com base no Modelo De Agressão Geral (GAM).
Esta temática tem um impacto importante na conceptualização atual do comportamento agressivo, que se pode traduzir num novo modelo, e mais preciso, baseado nos traços psicológicos, genética e contextos ambientais. Pode ser um contributo de extrema relevância para a elucidação da importância evolutiva da agressão, no contexto das variáveis genéticas e ambientais (modelos familiares, experiências de stress, associação de pares). Os resultados terão também impacto nos contextos de prevenção e intervenção.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição Obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até dia 18 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 12

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

23-11-2022 11:00

23-11-2022 12:00