Projeção de um filme por dia relacionados com a ciência e tecnologia.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Documentário
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
Atualmente, com os desenvolvimentos tecnológicos as músicas e os sons que são possíveis nos videojogos são quase ilimitados. Ouvem-se nos diferentes ecrãs de título e menus, géneros de jogabilidade, nos jogos feitos em Portugal e no estrangeiro. Muitos são os que têm as músicas de que mais gostamos e que, depois, queremos ouvir numa banda sonora. Nestas aulas, iremos mostrar vários mecanismos de funcionamento dos jogos, partindo do modo como a música e o som ajudam-nos a navegar, contam histórias, oferecem pistas, às vezes até dizem, se soubermos escutar, o que fazer e não fazer. Explicam-se algumas das diferenças entre os tipos de jogos, géneros e ambientes, a partir de uma perspetiva sonora. Na primeira sessão, expomos várias palavras-chave com as quais somos capazes de ouvir e até de jogar de outra forma. Na segunda, vamos compreender algumas das técnicas que os compositores empregam para fazer as músicas e os sons. As sessões são introdutórias, virtuais, cada uma tem a duração de 1’30 e são voltada para um público generalizado, tanto jogadores como interessados.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Link de acesso para ambas as sessões:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96227616796?pwd=djJPdXlwV1JKQXlMY2RFS25Cd1lrQT09
ID da reunião: 962 2761 6796
Senha de acesso: 921980
Instituição: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Tipo de Evento: Outro
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96227616796?pwd=djJPdXlwV1JKQXlMY2RFS25Cd1lrQT09
Datas:
A cozinha pode ser considerada o primeiro laboratório com o qual temos contato, e nela encontramos muitos reagentes disponíveis para as nossas experiências.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Serão realizadas várias sessões dirigidas a alunos do 1º ciclo.
Instituição: Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://www.aedfl.pt/
Datas:
Apresentação multimédia sobre o imaginário do corpo na Idade Média, em exibição contínua nos espaços comuns da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os conteúdos expositivos ligam-se com a fisiologia, a representação humana e a figuração do gesto. Pretende-se captar o interesse de um número elevado de estudantes, para o que contribuem a exposição pública e a extensão do evento, sensibilizando-os para o interesse do tema e dando-lhes a conhecer aspetos específicos acerca das visões medievais do corpo humano e das diversas formas de representação que conheceu no período.
Duração: 40.00 Horas
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Outro
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
Após a Sessão «Ciclo de Livros do Nosso Tempo» será organizado pelo CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa), um Café Ciência-CSG. Esta iniciativa-piloto pretende promover a interacção entre os/as investigadores/as da unidade, podendo vir a tornar-se periódica. Pretendendo ser uma forma dinâmica de envolvimento dos/das Investigadores/as, esta Sessão irá promover a partilha de resultados por Investigadores/as Júniores do CSG e a apresentação da atividade que é desenvolvida pelo XLAB (ISEG).
O XLAB – Behavioural Research Lab é um laboratório que explora a tomada de decisão e o comportamento económico, político e social. Está situado no ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa, e é suportado pelo consórcio PASSDA (http://passda.pt/). O seu objetivo é recolher dados, apoiar a investigação em ciências sociais criando conhecimento com impacto direto no desenvolvimento de políticas, na vida dos cidadãos e das empresas, através da realização de experiências laboratoriais, grupos focais e inquéritos.
O Café Ciência-CSG decorrerá entre as 16h00 e as 17h30, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, 2º piso). A entrada é livre.
Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)
Tipo de Evento: Café de Ciência
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
O Ciclo de Livros do Nosso Tempo é organizado anualmente pelo CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa), em colaboração com a Biblioteca Francisco Pereira de Moura (ISEG), com o objetivo de abordar livros importantes em áreas científicas da Escola, nomeadamente Gestão, Economia e Sociedade. Em cada sessão um/a Professor/a do ISEG e/ou convidados externos comentarão as novas ideias sugeridas pelo livro-tema, ao que se segue um debate.
Todas as sessões decorrem entre as 15h00 e as 16h00, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, 2º piso).
No dia 23 de novembro, tem lugar a 3ª sessão do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo, dedicada à obra «The Gun, the Ship and the Pen» (2021), de Linda Colley. A obra será apresentada e comentada pelo Professor Nuno Valério (ISEG) e pela Professora Amélia Branco (ISEG), que é co-organizadora do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo com Tiago Cardão-Pito (ISEG).
A entrada é livre e a sessão será também transmitida por Zoom.
Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)
Tipo de Evento: Debate
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2022/10/CartazA3_Ciclo-dos-Livros_V2.pdf
Data:
Esta é uma atividade que parte do espaço “Experimentação” e através de jogos de luz e sombras, leva os participantes numa visita-experiência sobre a evolução da imagem. Uma oportunidade única para usar e ver como funcionam equipamentos e objetos que saíram das reservas museológicas.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Fundação Portuguesa das Comunicações
Tipo de Evento:
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.fpc.pt/agenda-evento/codigo-experiencia-experimentar-a-imagem/
Data:
A Colina de Santana marca, no início do século XX, a consolidação de um território vocacionado para a inovação e ensino nas ciências da vida.
Neste território construíram-se, desde o século anterior, os hospitais e laboratórios que promoveram, em cooperação, a atividade na área da medicina e da investigação científica.
Para ilustrar este conhecimento, propomos um percurso que nos conduz ao Hospital de São José, NOVA Medical School (antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa), Instituto Bacteriológico, Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto e Hospital Miguel Bombarda.
Duração: 2.30 Horas
Observações: Estas visitas incluem a entrada em espaços privados. Por esse motivo é necessário enviar a sua inscrição com NOME e NÚMERO DE CARTÃO DE CIDADÃO ou PASSAPORTE para: laboratoriohtc@fcsh.unl.pt. Local de encontro: porta principal da NOVA Medical School.
Instituição: História, Territórios e Comunidades
Tipo de Evento: Passeios Científicos
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 38.71955675, -9.1391626707439
Localidade: Arroios, Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
Realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 18H00, o segundo colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos – Olhar o Passado, Pensar o Futuro, subordinado ao tema “Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas”. “Abril foi um sonho e segue sendo um projeto de justiça social. Um sistema educativo que seja eficaz na mitigação de desigualdades socioeconómicas é um pilar fundamental desse projeto.” Neste Colóquio, o Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP.Edu, criação conjunta do CeiED/Universidade Lusófona e do CES/Universidade de Coimbra) convida os investigadores Gil Nata, Tiago Neves, Hélder Ferraz e Andreia Correia que, partindo de investigações e resultados sobre questões da (in)justiça socioeducativa que realizam há vários anos, discutirão num Colóquio aberto ao público, soluções concretas para tornar o nosso sistema educativo mais justo e equitativo. Em concreto, focar-se-ão nas questões da inflação de notas e do acesso ao ensino superior, da política de educação compensatória portuguesa (TEIP) e do encaminhamento para vias profissionais, e nas consequências para a equidade de diferentes instrumentos de monitorização e responsabilização do sistema educativo. Desta forma estarão, nas suas palavras, a “dar o nosso (pequeno) contributo para ajudar a cumprir Abril”.
Duração: 1.30 Horas
Observações: O Colóquio será realizado e transmitido online. A participação no Colóquio é livre, mas com inscrição prévia em: https://forms.gle/r2VssSuMAwaqbd758
Instituição: CeiED - Universidade Lusófona
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Localidade: Online
Mais informações: https://www.opedu.pt/op-edu-associa-se-ao-dia-nacional-da-cultura-cientifica-24-de-novembro-save-the-date/
Data:
Este encontro internacional realizado no formato presencial/online explorará o tema _promover a saúde e o bem-estar ao longo da vida_. Nas várias sessões científicas serão abordados temas como o desenvolvimento futuro dos cosméticos e suplementos alimentares, educação nutricional e educação sobre estilo de vida. No final da conferência, haverá uma mesa redonda sobre educação em ciências da saúde na era digital/global.
A conferência é gratuita, mas a inscrição é obrigatória
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrição em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdExI3bRgZeAWDADzWX4vMKhJQ9WCzxaLQzOf8H4KWcq181wA/viewform
Instituição: CBIOS -Universidade Lusófona
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.758434101127, -9.1536711396484
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://ects.ulusofona.pt/noticias/hygieia-conference/
Datas:
CÉ objetivo desta exposição ligar as ciências do crescimento de cristais em laboratório à arte e ao design, reforçando nestas últimas a componente científica e tecnológica, que abrange componentes centradas nos cristais químicos: a “arte” do crescimento em laboratório, os cristais inorgânicos “On the Rocks” imitando os minerais_ as suas simetrias partindo do plano até à tridimensionalidade das suas redes cristalinas rigorosas, com ampliação de cem milhões de vezes, do Angström ao centímetro (Os modelos de Redes Cristalinas, ACIM-IST 2021)_ o modo como podemos manipular a cristalização em dendrites fractais, agulhas ou whiskers, hábitos tabulares, ou ainda com a perfeição de poliedros bem definidos (Os Misteriosos Cristais das Ânforas de Vidro, ACIM-IST 2022)_ as suas reações ampliadas até 10 usando lupas estereoscópicas, permitindo gerar cores, precipitados e bolhas, em paisagens microscópicas que se assemelham à composição abstrata, contrastando com a sua natureza bem concreta, quantitativa e definida.
A exposição começa no Complexo Interdisciplinar (Centro de Química Estrutural), numa vitrina em frente à biblioteca que demonstra a velha máxima “Everything connects to everything else”: aí se misturam cristais químicos com conchas, poliedros de papel, origamis com padrões decorativos de simetrias diversas feitas a partir de fotomicrografias, quadros de cristais de ureia vistos ao microscópio de luz polarizada (Hermínio Diogo) e muitas outras propostas algumas já reunidas no texto “Cristais Químicos: do Real ao Virtual” da autoria de Clementina Teixeira, Dulce Simão e Carla Rocha (geóloga). Segue-se a visita ao Departamento de Engenharia Química, Torre Sul, onde logo no átrio poderemos apreciar as galerias de cristais, padrões decorativos e pinturas, numa coleção museológica que nos recorda cientistas de renome: Fraústo da Silva, Romão Dias, Arnold Beevers, Alexander F. Wells, Charles Bunn, H.E.Buckley, Alan Holden, J. Mullin, Émile M. Chamot, Clyde W. Mason.
As fotografias e fotomicrografias obtidas à lupa ou ao microscópio, a partir das experiências, permitem-nos não só ensinar e investigar química, mas também, pelo seu valor estético, atingir a dimensão artística e/ou fazer a ponte de ligação à arte de forma condigna. E ao lidar com a arte em si, ela própria pode sugerir uma infinidade de experiências, permitindo uma visão conjunta do que a humanidade separou para melhorar a compreensão do mundo à sua volta.
Cientistas: Clementina Teixeira, Hermínio Diogo, Dulce Simão, Carla Rocha.
Duração: 2.00 Horas
Observações: A exposição fica disponível para visitas até pelo menos o final de janeiro de 2023.
Pode ainda consultar:
Exposição Virtual: _Química, Arte e Inteligência Artificial_
http://deq-la.tecnico.ulisboa.pt/2021/exposicao/exposicao.php
Cristais Químicos, do Real ao Virtual:
https://www.researchgate.net/publication/360456594_Cristais_Quimicos_do_Real_ao_Virtual
110 Histórias, 110 Objetos – Os Modelos de Redes Cristalinas:
https://110.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/episodio-17-os-modelos-de-redes-cristalinas/
110 Histórias, 110 Objetos – Cristais das ânforas de vidro:
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/110-historias-110-objetos-cristais-das-anforas-de-vidro/
Instituição: Centro de Química Estrutural
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.73612615572, -9.138650769165
Localidade: Centro de Química Estrutural - IST/ULisboa:
Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cqe.tecnico.ulisboa.pt/
Datas:
É objetivo desta exposição ligar as ciências do crescimento de cristais em laboratório à arte e ao design, reforçando nestas últimas a componente científica e tecnológica, que abrange componentes centradas nos cristais químicos: a “arte” do crescimento em laboratório, os cristais inorgânicos “On the Rocks” imitando os minerais_ as suas simetrias partindo do plano até à tridimensionalidade das suas redes cristalinas rigorosas, com ampliação de cem milhões de vezes, do Angström ao centímetro (Os modelos de Redes Cristalinas, ACIM-IST 2021)_ o modo como podemos manipular a cristalização em dendrites fractais, agulhas ou whiskers, hábitos tabulares, ou ainda com a perfeição de poliedros bem definidos (Os Misteriosos Cristais das Ânforas de Vidro, ACIM-IST 2022)_ as suas reações ampliadas até 10 usando lupas estereoscópicas, permitindo gerar cores, precipitados e bolhas, em paisagens microscópicas que se assemelham à composição abstrata, contrastando com a sua natureza bem concreta, quantitativa e definida.
A exposição começa no Complexo Interdisciplinar (Centro de Química Estrutural), numa vitrina em frente à biblioteca que demonstra a velha máxima “Everything connects to everything else”: aí se misturam cristais químicos com conchas, poliedros de papel, origamis com padrões decorativos de simetrias diversas feitas a partir de fotomicrografias, quadros de cristais de ureia vistos ao microscópio de luz polarizada (Hermínio Diogo) e muitas outras propostas algumas já reunidas no texto “Cristais Químicos: do Real ao Virtual” da autoria de Clementina Teixeira, Dulce Simão e Carla Rocha (geóloga). Segue-se a visita ao Departamento de Engenharia Química, Torre Sul, onde logo no átrio poderemos apreciar as galerias de cristais, padrões decorativos e pinturas, numa coleção museológica que nos recorda cientistas de renome: Fraústo da Silva, Romão Dias, Arnold Beevers, Alexander F. Wells, Charles Bunn, H.E.Buckley, Alan Holden, J. Mullin, Émile M. Chamot, Clyde W. Mason.
As fotografias e fotomicrografias obtidas à lupa ou ao microscópio, a partir das experiências, permitem-nos não só ensinar e investigar química, mas também, pelo seu valor estético, atingir a dimensão artística e/ou fazer a ponte de ligação à arte de forma condigna. E ao lidar com a arte em si, ela própria pode sugerir uma infinidade de experiências, permitindo uma visão conjunta do que a humanidade separou para melhorar a compreensão do mundo à sua volta.
Cientistas: Clementina Teixeira, Hermínio Diogo, Dulce Simão, Carla Rocha.
Duração: 2.00 Horas
Observações: A exposição fica disponível para visitas até pelo menos o final de janeiro de 2023.
Pode ainda consultar:
Exposição Virtual: _Química, Arte e Inteligência Artificial_
http://deq-la.tecnico.ulisboa.pt/2021/exposicao/exposicao.php
Cristais Químicos, do Real ao Virtual:
https://www.researchgate.net/publication/360456594_Cristais_Quimicos_do_Real_ao_Virtual
110 Histórias, 110 Objetos – Os Modelos de Redes Cristalinas:
https://110.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/episodio-17-os-modelos-de-redes-cristalinas/
110 Histórias, 110 Objetos – Cristais das ânforas de vidro:
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/110-historias-110-objetos-cristais-das-anforas-de-vidro/
Instituição: Centro de Química Estrutural
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.736142893475, -9.1387044133453
Localidade: Centro de Química Estrutural - IST/ULisboa:
Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cqe.tecnico.ulisboa.pt/
Datas:
O inventário florestal é a atividade de medição das características biométricas das árvores, isto é, as características físicas passíveis de medição, como o diâmetro e altura, com o intuito de descrever e monitorizar o crescimento da floresta. Para medir as árvores, os técnicos florestais utilizam vários equipamentos como o hipsómetro vertex, a suta, a fita de diâmetros, e todos estes equipamentos têm procedimentos associados. A atividade passa por dar a conhecer alguns dos mais importantes instrumentos e equipamentos de medição, assim como os respetivos procedimentos, tendo os participantes também a oportunidade de inventariar algumas árvores da Tapada da Ajuda.
Duração: 1.15 Horas
Instituição: Centro de Estudos Florestais/Instituto Superior de Agronomia
Tipo de Evento: Outro
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.icnf.pt/noticias/inventarioflorestalnacional
Data:
A oficina Era uma vez um medicamento... desafia os participantes a colocarem-se na pele de um investigador e a percorrerem as várias etapas da elaboração de um medicamento. Num ambiente informal de diálogo entre o público e os investigadores, esta oficina tem como objetivo envolver os participantes nos vários domínios de idealização e conceção de um medicamento, os quais incluem a descoberta do seu alvo, a sua síntese, purificação e tipo de formulação mais apropriada para o direcionamento ao órgão afetado. Por último, vamos demonstrar como se valida a eficácia de um novo fármaco em modelos celulares e animais, através da exibição de filmes e observação de preparações de células e tecidos no microscópio.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Avenida Professor Gama Pinto, 1649-003 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://imed.ulisboa.pt/
Data:
A exposição de fotografia «De Lisboa para os Trópicos» assinala o 2.º aniversário do Colégio Tropical e estará patente no Átrio da Biblioteca Francisco Pereira de Moura (Piso 0), no ISEG - Lisbon School of Economics & Management (Universidade de Lisboa), até 31 de dezembro de 2022.
Esta exposição retrata as experiências de investigadores/as da Universidade de Lisboa em vários países das regiões tropicais. Ganha vida nas experiências dos/as investigadores/as que cruzaram continentes em busca do conhecimento.
O conceito e curadoria são de Rúben Oliveira (coordenador do grupo de Comunicação do CTROP, cE3c – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e de Teresa Vaz (gestora das parcerias internacionais do CTROP).
A organização desta exposição é realizada no âmbito do 111º aniversário do ISEG, com o apoio do SOCIUS/CSG. A entrada é livre.
Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.
Duração: 0.00 Horas
Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)
Tipo de Evento: Exposições
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/de-lisboa-para-os-tropicos-exposicao-patente-de-17-de-outubro-a-31-dezembro-2022/
Datas:
De que forma a investigação em História das Ciências, Tecnologia e Medicina (HCTM) se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), postulados em 2015, pelos países membros da ONU, na Agenda 2030*? Esta agenda e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela definidos são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e a sociedade humana “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”**.
Na agenda da investigação científica europeia é mandatório indicar e clarificar nas propostas de candidatura de projectos de investigação a agências de financiamento, os ODSs neles implicados. É uma exigência justa e coerente, na medida em que, sendo financiamentos públicos, os seus resultados devem trazer benefícios comuns para a comunidade em que se inserem.
As metas da agenda 2030 das Nações Unidas fazem assim parte constitutiva do ADN das responsabilidades coletivas em prol do desenvolvimento sustentável justo e inclusivo, que integram as múltiplas dimensões definidas pelos ODS. Neste contexto, a investigação em Ciências Sociais, e em particular, na História das Ciências, Tenologia e Medicina, enfrenta alguns desafios, que gostaríamos de discutir neste debate.
Algumas questões se poderão colocar de imediato, como sejam:
1. De que forma, nesta área de investigação se poderão integrar os dezassete ODS ou apenas alguns? Porquê?
2. Que projectos de investigação mais bem-sucedidos em financiamentos
nacionais e internacionais adequam os seus objetivos aos da agenda 2030? Que objetivos definem e como os definem?
3. De que forma os diferentes países adequam estratégias para a inclusão, discussão e valorização dos ODS na sua agenda científica?
4. Que mensagem final gostaríamos de deixar sobre a questão que nos congregou neste debate (HCTM e os ODS)?
Com a participação de investigadores luso-brasileiros de diferentes áreas afins à história das ciências, tecnologia e medicina, convidados para este painel teremos oportunidade de reflectir sobre o desafio de integrar e valorizar os ODS na investigação em HCTM, tornando-os assim uma ferramenta útil no estudo do conhecimento e da herança do passado na agenda da ciência, da tecnologia e da medicina no presente ao serviço da agenda de um futuro de objetivos globais comuns.
*Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.
**Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Aceder em: https://videoconf- colibri.zoom.us/j/98789855318?pwd=TWVzc0RlWW5mOXljWHlGT2NZRDhzdz09
ID da reunião: 987 8985 5318 Senha de acesso: 057059
Inscrição prévia: https://bityli.com/IThpOFFR
Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Tipo de Evento: Debate
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Localidade: [Online]
Data:
A equipa da ERC Synergy Grant 4OCEANS, terá as suas portas abertas para que o público possa visitar-nos e aprender o que fazemos na nossa sala/laboratório de trabalho. Amostras de ossos de baleias, fotogrametrias, 3D, fontes históricas, mergulho, sereias e monstros marinhos, são algumas das coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Vem conhecer como várias disciplinas e investigadores se juntam nos oceanos, para o melhor conhecer e compreender ao longo da nossa história.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Agradecemos confirmação de participação para o email 4oceans@fcsh.unl.pt
Instituição: ERC Synergy 4OCEANS
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 38.73304745, -9.1607447127879
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Este projeto inovador, designado “Innovative Digital Education and Skills” (IDEAS), foi iniciado como resposta direta ao Plano de Ação para a Educação Digital da UE (2021 - 2027), no sentido de ajudar a desenvolver um sistema de ensino digital de alto desempenho dirigido a professores e formadores. As profissões docentes enfrentam hoje uma rápida mudança tecnológica e exigem um conjunto de competências digitais cada vez mais amplo e mais sofisticado. Em particular, a crescente ubiquidade dos dispositivos digitais e o dever de apoiar os alunos a tornarem-se digitalmente competentes exige que os educadores desenvolvam a sua própria competência digital.
O projeto IDEAS está focado no desenvolvimento de competências digitais dos professores através de um curso de formação de professores, oferecendo módulos microcredenciados que serão flexíveis e adaptados às necessidades de desenvolvimento profissional. Baseia-se no conceito de Desenvolvimento Profissional Contínuo, apoiado numa Comunidade de Práticas online. Um recurso relevante é o Guia de Boas Práticas do Professor, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais e abordagens pedagógicas adequadas.
A natureza transnacional do projeto garante acesso a um alargado âmbito de competências digitais, podendo recorrer a abordagens de boas práticas e estudos de caso destacados por cada parceiro. Esta dimensão internacional, com parceiros do Reino Unido, Dinamarca, Malta e Portugal, inclui a experiência do LE@D e da Universidade Aberta na área do Ensino a Distância. A dimensão transnacional resultará num impacto, disseminação e exploração mais alargados, permitindo uma transferência eficaz de conhecimentos. Os resultados e recomendações decorrentes do projeto terão impacto nas políticas, práticas e sustentabilidade europeias.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: LEAD - Laboratório de Educação a Distância e eLearning
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: Lisboa
Auditório
Universidade Aberta
Rua Almirante Barroso, 52
1000-013 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Atividade do Programa Rocha Amiga.
Tendo por base o rico registo fóssil, nomeadamente em Dinossáurios, do Oeste de Portugal continental, a atividade consiste na interpretação das rochas (na forma de seixos recolhidos das praias das regiões de Torres Vedras e Lourinhã) de forma a reconstituir as condições de vida (paleoambientais) durante o Jurássico Superior (aprox. 150 Ma).
Através da análise de rochas sedimentares serão interpretadas as provas materiais da existência pretérita de: mares tropicais, corais, moluscos bivalves, sistemas flúvio-deltaicos, dinossáurios, florestas e vegetação, montanhas e tectónica de placas e muitos outros temas.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Instituto Dom Luiz, LA
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: Edifício C6, 3º Piso, átrio norte
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
A pós-modernidade, a modernidade líquida ou a ideia de que nunca fomos modernos marcaram o século XX e juntamente com estas questões emergiram preocupações sobre como se faz ciência. Propõe-se um diálogo sobre visões historiográficas e filosóficas acerca da emergência da pós-modernidade e o impacto destas questões no Ensino de História numa perspectiva interdisciplinar e de responsabilidade sócio-ambiental.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Abrimos as portas do nosso laboratório de história das ciências, para mostrar como se chega das fontes manuscritas em várias línguas (desde o português até ao árabe), passando pelas complicações paleográficas e a utilização de tecnologias de reconhecimento de texto (AI-powered text recognition), até a produção de edições digitais em formato TEI-XML. Vamos ver mapas antigos e modernos, manuscritos medievais e renascentistas, software de ponta—e a combinação de tudo isso!
Duração: 0.30 Horas
Observações: Duração total 2 horas (cada sessão/visita é de 30 mins aprox.). Máximo de 8 a cada meia hora.
Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 8
Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654
Localidade: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, Sala 4.3.29, Campo Grande 1749-016 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Pretende-se com estas atividades, dirigidas a alunos do 1º ciclo, ensinar ciência aos mais jovens e fazê-los sentir como verdadeiros cientistas.
Duração: 2.30 Horas
Observações: Serão realizadas várias sessões com uma duração entre 30 a 45 min.
Instituição: Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://www.aedfl.pt/
Datas:
Durante os meses de outubro e novembro de 2022 Daiane Rossi está como investigadora visitante no ICS, onde está desenvolvendo o projeto “Análises estatísticas e de redes sociais no processo de institucionalização da ciência em Brasil e Portugal em meados do século XX.” O objetivo dessa apresentação no âmbito do Grupo de Investigação Memória, História e Sociedade é expor os resultados da pesquisa em andamento. Trata-se de uma investigação que pretende aplicar metodologias qualitativas e quantitativas na História das Mulheres nas Ciências, centrando no estudo de caso sobre a formação da comunidade científica brasileira nos anos 1950 a partir da fundação da CAPES (Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a qual produziu um inquérito que mapeou os pesquisadores em atuação, em que se destaca a presença de 495 mulheres no Brasil inteiro. Porém, recortou-se apenas as pesquisadoras do Rio de Janeiro, sendo 280 mulheres das quais foi descrito suas áreas de atuação, instituições de trabalho, cargos ocupados, bem como informações geracionais, sobre nascimento, formação superior e pós-graduação. Para realizar esse estudo, utilizou-se a prosopografia, mas também se recorreu a estatísticas descritivas e à Análise de Redes Sociais. Em função do acesso a fontes em arquivos portugueses como o Instituto Camões e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, durante a estadia em Lisboa, perspectiva-se realizar uma análise comparativa com as cientistas portuguesas do mesmo período.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.74969918689, -9.1520618142395
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.ics.ulisboa.pt/
Data:
Conferência organizada por Marina Costa Lobo (ICS-ULisboa) e Ana Espírito Santo (ISCTE-IUL)
Painel 1: Clivagens sociais e o comportamento de voto
Painel 2: Ideologia e Factores de Curto Prazo como Determinantes do Voto
Painel 3: Sucessos e insucessos partidários ao longo do tempo
Evento presencial na Sala Maria de Sousa e transmissão online por zoom.
Duração: 9.00 Horas
Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.747389778044, -9.1525982560424
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.ics.ulisboa.pt/evento/mudanca-eleitoral-em-tempos-de-perma-crise-portugal-2002-2022
Data:
Esta atividade consiste numa tertúlia/café de ciência onde se irá conversar sobre as rainhas de Portugal na Idade Média e as ligações que através delas se podem tecer ao presente. Ao longo desta tertúlia, iremos destacar o papel das mulheres ao longo do tempo no território português, tentando valorizar a figura das mulheres no passado pré-industrial, muitas vezes apagado relato histórico. Iremos pensar sobre a produção historiográfica que o Grupo de Estudos de Diplomacia tem desenvolvido e as oportunidades que daí se retiram para a sociedade atual.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Para mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/cafe-de-ciencia-mulheres-ememoria- uma-tertulia-sobre-o-papel-politico-e-territorial-das-rainhas-de-portugal-na-idademedia- 23-de-novembro-de-2022-flul-atrio-dos-anfiteatros-iii-e-iv-1700-1830
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Café de Ciência
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Pretende-se com este debate discutir o que o Design pode fazer na luta contra a crise climática que ameaça a humanidade.
Tendo por base o conceito holístico de ‘uma só saúde’ - que defende que a saúde e o bem-estar humano estão dependentes da saúde dos animais e do ecossistema - vamos olhar para o papel e o contributo do Design para esta missão global.
O debate estará organizado em torno de três eixos temáticos:
-Design para a saúde e bem-estar
-Design do mundo construído
-Design para a sociedade
Vários especialistas irão debater, numa lente inter- e transdisciplinar, o que nos trouxe aqui, o que ainda pode ser feito para minimizar os impactos das alterações climáticas e, sobretudo, pensar na adaptação e na construção de comunidades mais resilientes pelo e através do Design.
Duração: 4.00 Horas
Instituição: UNIDCOM-IADE
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 92
Coordenadas GPS: 38.693649844103, -9.2056845368652
Localidade: Auditório do Padrão dos Descobrimentos, Belém.
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.unidcom-iade.pt/agenda/
Data:
Os alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves discutem o futuro da ciência e tecnologia em Portugal. Numa mesa-redonda, alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias partilham as suas expectativas face ao seu futuro e, consequentemente, ao futuro da ciência no nosso país. Durante a semana será realizado um Kahoot! nas diversas turmas do agrupamento, e nas bibliotecas escolares serão divulgados livros sobre ciência.
Duração: 0.50 Horas
Instituição: Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves
Tipo de Evento: Exposições, Outro, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 55
Coordenadas GPS: 38.726677066821, -9.1306899728088
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Ana Duarte Rodrigues, Bruno Almeida, Francisco Malta Romeiras, Jorge Flores, Juan Acevedo, Luís Ribeiro, Luís Tirapicos, Samuel Gessner e Thomas Horst trazem uma fonte material — uma carta náutica, os _Circles of proportion_ conservados no MUHNAC, um manuscrito náutico árabe, o globo terrestre de Mercator, a primeira edição das efemérides astronómicas da Universidade de Coimbra (1803) ou uma pintura de Lucas Cranach, entre outros — que apresentam, em segmentos de 5 a 7 minutos, a alunos e investigadores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Um colóquio informal de divulgação do trabalho destes investigadores do CIUHCT à comunidade académica.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654
Localidade: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, Atrium, Campo Grande
1749-016 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Conferência _O gémeo digital de uma grande maratona_, com a investigadora Sílvia Barbeiro, CMUC, Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Cada vez mais pessoas a pedalar em Lisboa (http://ushift.tecnico.ulisboa.pt/utilizacao-da-bicicleta-cresceu-25-em-2020-e-ha-mais-mulheres-a-pedalar-em-lisboa/), conhecida pelas suas colinas, têm vindo a mostrar que há necessidades concretas de uma cidade mais ciclável. Factores como o aumento da extensão das ciclovias, o sistema de bicicletas partilhadas e uso de eléctricas, ou iniciativas variadas propondo novas práticas e visões sobre a cidade têm sido apontados para esta, aparentemente, nova realidade. Mas será que a bicicleta passou a construir cenas quotidianas, em Lisboa, apenas a partir do ano de 2001 em diante, quando se começaram a construir ciclovias na cidade?
Como resposta, propomos um passeio científico que busca contribuir na construção de uma visão histórica sobre o uso da bicicleta em Lisboa, numa perspectiva activa, ou seja, convidando as pessoas a pedalarem connosco e a serem protagonistas do processo de reflexão sobre o espaço urbano. Para tal, iremos percorrer dois tipos de itinerários: um itinerário físico, essencialmente por ciclovias, fácil de pedalar, entre o Campo Grande e a Baixa, um itinerário imaginário, aprofundado em paragens durante o percurso, em locais onde, através de recursos visuais, faremos evocações históricas comparando “as Lisboas” dos passados e dos presentes.
Nesse sentido, para que possamos construir estes olhares multifacetados, que acrescentam aos que traremos dos arquivos históricos e vão para além dos registos oficiais, convidamos as pessoas que participam a trazerem as suas histórias e potenciais registos (p. ex. fotografias) dos usos passados da bicicleta em Lisboa.
Portanto, temos como objetivo mostrar os contrastes do desenvolvimento urbano, do seu planeamento, dos estatutos da bicicleta e da cidade, assim como compreender a construção de uma cidade mais ciclável, muitas vezes eclipsada pelas políticas públicas que colocaram grande ênfase em favorecer a mobilidade do automóvel particular ao longo do século XX.
Este passeio científico está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está baseado no CIUHCT e na FCT NOVA, e visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade. Compreender a cidade, a sua materialidade, agência e fluxos, numa perspectiva histórica e num âmbito interdisciplinar, desde o planeamento urbano até às ciclovias e investimento em transportes, é necessário para colectivamente perspectivar como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!
Duração: 2.30 Horas
Observações: Por motivos de segurança, recomenda-se o uso de capacete (que não é obrigatório).
Para melhor experiência e visualização dos recursos visuais, é aconselhável que as pessoas que participam tragam um telemóvel com acesso à internet.
O passeio é destinado ao público geral. Entretanto, para a participação de pessoas com idade igual ou inferior a 12 anos, é necessário que estejam acompanhadas por uma pessoa adulta responsável. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita antecipadamente através do e-mail hi.biclab@campus.fct.unl.pt com o assunto “Inscrição para passeio: Pedalar com Histórias”.
As inscrições devem ser feitas através de formulário, indicando se deseja seguro: https://forms.gle/fPVpY66LWN6yiTYR8
Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Tipo de Evento: Passeios Científicos
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.755122920547, -9.1535165966423
Localidade: Campo Grande, próximo à ciclovia em frente ao restaurante “A Horta” (Campo Grande, nº 175, Lisboa).
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://hibiclab.com/pt
Data:
Declamação de poemas
Duração: 6.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento:
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
The way Kant distinguishes between duties of right and duties of virtue in the Metaphysics of Morals makes the unity of his moral philosophy doubtful, at least as some interpreters understand it. He seems to specify the particular nature of these two types of duty in such a way that this specification is in tension with his general concept of duty in the Groundwork and the second Critique. Kant, however, uses several criteria to distinguish between duties of right and duties of virtue. I want to explore suggestions that have so far been ignored by the interpreters in order to deal with these criteria. In the second Critique, Kant maintains that the “Table of the Categories of Freedom” contains the whole plan for the future system of duties. And in this table, he includes one division of duties. In doing so, he emphasises this division above all others. My thesis is that the recourse to the “Table of the Categories of Freedom” provides a reliable benchmark for dealing with the many characteristics of the two types of duty later used in the Metaphysics of Morals: some of these characteristics can indeed be traced back to the table.The way Kant distinguishes between duties of right and duties of virtue in the Metaphysics of Morals makes the unity of his moral philosophy doubtful, at least as some interpreters understand it. He seems to specify the particular nature of these two types of duty in such a way that this specification is in tension with his general concept of duty in the Groundwork and the second Critique. Kant, however, uses several criteria to distinguish between duties of right and duties of virtue. I want to explore suggestions that have so far been ignored by the interpreters in order to deal with these criteria. In the second Critique, Kant maintains that the “Table of the Categories of Freedom” contains the whole plan for the future system of duties. And in this table, he includes one division of duties. In doing so, he emphasises this division above all others. My thesis is that the recourse to the “Table of the Categories of Freedom” provides a reliable benchmark for dealing with the many characteristics of the two types of duty later used in the Metaphysics of Morals: some of these characteristics can indeed be traced back to the table.
Duração: 2.00 Horas
Observações: A sessão tem lugar no Departamento de Filosofia, Sala Mattos Romão /Sala C.201 J.
Trata-se da sessão 6 do Seminário Semanal do grupo Praxis: Research Colloquium in Practical Philosophy 2022/23
Instituição: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.7538428, -9.1582663047538
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cful.letras.ulisboa.pt/praxis/praxis-seminar-2022-23-s6/
Data:
Vem descobrir porque MARTE É O PLANETA ESCOLHIDO!
Onde temos Terra em Marte e Marte na Terra! Os contributos que nos tem trazido para o nosso Planeta!
Convidámos a Investigadora geóloga Carla Rocha, do Instituto Superior Técnico, para nos contar a estória da história do planeta vermelho!
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária António Damásio
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Exposições, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Localidade: Av. Dr. Francisco Luís Gomes, 1800-181 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.esad.edu.pt/
Data:
Os investigadores da UNIARQ-FLUL expõem de novo, em forma de poster, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coordenações e participações em projectos que incluem trabalhos de campo e de laboratório, nacionais e internacionais.
A UNIARQ - Centro Arqueologia da Universidade de Lisboa é uma unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), estreitamente ligada aos três ciclos de ensino da Arqueologia, na licenciatura, mestrado e doutoramento.
Os projectos de investigação da UNIARQ desenvolvem-se em vários pontos do país, de norte a sul e também no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Cabo Verde e Guiné, Japão, Brasil. Com uma cronologia que se estende do Paleolítico Inferior ao Período Contemporâneo, e uma diversidade temática que abrange questões como as primeiras ocupações do território e a evolução humana, em particular, a questão dos Neandertais, os últimos caçadores e os efeitos da Revolução Neolítica, o Mundo Romano no ocidente peninsular e os legados indígenas, ou os tópicos da complexificação social, da Arqueologia da Morte, das rotas e dos mercados transatlânticos na construção do mundo moderno, da Inteligência Artificial em Arqueologia, os estudantes da licenciatura, mestrado e doutoramento em Arqueologia da FLUL são progressivamente integrados nas linhas de investigação em curso, a partir das quais desenvolvem depois os seus projectos de trabalho.
Entre 21 e 25 de Novembro, no corredor da UNIARQ, na FLUL.
Apareçam!
Duração: 60.00 Horas
Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Exposições
Presença: Presencial
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.uniarq.net/iearq2122.html
Datas:
Conferência integrada nos ciclos _O mundo contemporâneo: história, política e cultura_, que visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas, e _Impérios_, que visa abordar a história e âmbito do conceito.
Com Jochen Hellbeck (Rutgers, The State University of New Jersey) e Yuri Slezkine (University of California, Berkeley), Investigadores Convidados do Instituto de História Contemporânea (IHC).
Moderação de Giulia Strippoli (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Resumo:
O domínio ou influência do Estado russo sobre os territórios que lhe fazem fronteira tem sido objeto de reflexão geopolítica aturada na atualidade. Nesta sessão debruçamo-nos de forma mais atenta sobre os processos históricos que, no curso do século XX, na URSS, estabeleceram continuidades ou permitiram modificações na história russa. Uma análise do desenvolvimento da política soviética, da Revolução de Outubro à queda do muro de Berlim, passando pela oposição soviética à Alemanha Nazi e pelo relacionamento com os Estados Unidos da América.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Levantamento de bilhete gratuito 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).
Instituição: Instituto de História Contemporânea
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 120
Coordenadas GPS: 38.741230989238, -9.1427277268676
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/mundo-contemporaneo-08/
Data:
Pretende-se dar a conhecer algumas regras de segurança rodoviárias de modo a promover a sua integração segura no ambiente rodoviário.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Através de um vídeo e de um kahoot pretende-se dar a conhecer algumas regras de segurança rodoviária.
Instituição: Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre
Tipo de Evento: Outro
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://www.aedfl.pt/
Datas:
O Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA é um ciclo de eventos que pretende dar a conhecer a investigação realizada no centro e os respectivos grupos de investigação.
As sessões consistem na apresentação de uma pesquisa em curso ou terminada recentemente, a cargo de um/a investigador/a ou equipa de investigação do CICS.NOVA, seguida de um debate.
Integrada na Semana de C&T e no 7º Ciclo do Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA, teremos a sessão intitulada «As inquietudes do trabalho laboratorial: suspensões da distância técnica nos juízos dos embriologistas clínicos em PMA», dinamizada por Luís Gouveia, Investigador Integrado do CICS.NOVA e membro do Projeto ETHICHO - Coreografias ético-ontológicas: Formas de objetivação e avaliação do embrião humano in vitro no contexto da Procriação.
Aceda à sessão através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81588378671
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS.NOVA
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Localidade: Online
Mais informações: https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/agenda/2022-11/cics-nova-ongoing-research-seminar-7th-cycle-lus-gouveia
Data:
A literacia e a capacitação dos cidadãos para a realização de escolhas e de práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis constituem um dos eixos fundamentais das políticas públicas de saúde. Deste modo, a qualidade e a acessibilidade da informação que é disponibilizada à população deve ser garantida e suportada por evidências científicas e em linha com as orientações das autoridades de saúde e da área da alimentação, nacionais e internacionais. Simultaneamente, os comunicadores devem basear a sua atividade em boas práticas de comunicação, de forma a otimizar o alcance e a eficácia dessa mesma comunicação.
Neste contexto, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, organiza a 3.ª edição do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”, dedicado ao tema _A comunicação da ciência e a ciência da comunicação_, procurando discutir metodologias e formas de comunicação em alimentação, sustentabilidade e saúde, com o objetivo de contribuir para uma partilha mais objetiva, clara e eficiente do conhecimento científico que é produzido nesta área, procurando gerar ganhos em saúde.
O Seminário decorrerá de forma híbrida, presencialmente no Auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e online através da plataforma ZOOM e do canal de Youtube do INSA, sendo necessário efetuar inscrição prévia.
Esta iniciativa destina-se aos operadores da indústria e distribuição alimentar, membros PortFIR, laboratórios, profissionais de comunicação e outros comunicadores, profissionais da saúde e da educação, membros da comunidade científica e académica e demais interessados nesta temática.
Duração: 2.30 Horas
Observações: O Seminário decorrerá de forma híbrida, presencialmente no Auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e online através da plataforma ZOOM e do canal de Youtube do INSA. Os links de acesso ao evento serão enviados muito brevemente aos inscritos.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLpBDMSj3q95u1NQ8thiiQGdNCsbDQaK_GyBq49-BLW1xMAQ/viewform
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 600
Coordenadas GPS: 38.76443725, -9.1636724846524
Localidade: Lisboa, Av. Padre Cruz, 1600-609 & ONLINE
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.insa.min-saude.pt/seminario-comunicacao-para-uma-alimentacao-saudavel-e-segura-3/
Data:
A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna. Inaugurada no dia 3 de novembro, pode ser visitada na Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa até junho 2023. Este tour virtual permite ver ou rever a exposição com o guia do curador José María Moreno Madrid.
A exposição é realizada no âmbito do Projecto “RUTTER: Making the Earth Global”, financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438).
Ideação do tour virtual: Silvana Munzi e Luìs Ribeiro produção e edição: Luís Ribeiro.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Tipo de Evento:
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Online
Mais informações: https://rutter-project.org/porta-do-pacifico/
Data:
No quadro do levantamento da espada do rei D. Dinis, do seu túmulo no mosteiro de Odivelas, debatem-se os processos de construção da memória assim como os seus usos públicos contemporâneos. Que significado teve o projecto descontinuado de construir um panteão régio em Odivelas? Qual o seu papel hoje enquanto marcador de uma recente identidade local (o concelho)? Porque continuam a ser o corpo do rei (e a sua espada) símbolos nacionais? Que fazer com esses símbolos?
Estas e outras questões servirão de mote à mesa redonda.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 5
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Esta atividade é destinada a estudantes do Ensino Secundário e tem o objetivo de sensibilizar para o processo científico, integrado na investigação fundamental e clínica realizada na NOVA Medical School.
Contará com uma sessão de acolhimento, visita às instalações e laboratórios e jogos de ciência. Os participantes terão o acompanhamento de investigadores júnior da NMS Research, parte do Comité de Estudantes de Doutoramento da NMS, e poderão explorar o trabalho científico desenvolvido.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória, limitada ao número de vagas existente, através do seguinte formulário: https://forms.office.com/r/B66Dfur8LY
Duração: 2.30 Horas
Observações: Formulário de Inscrição: https://forms.office.com/r/B66Dfur8LY
Instituição: NOVA Medical School
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.71955675, -9.1391626707439
Localidade: NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.nms.unl.pt
Data:
Esta atividade é destinada a estudantes do Ensino Superior e tem o objetivo de sensibilizar para o processo científico, integrado na investigação fundamental e clínica realizada na NOVA Medical School.
Contará com uma sessão de acolhimento, visita às instalações e laboratórios e jogos de ciência. Os participantes terão o acompanhamento de investigadores júnior da NMS Research, parte do Comité de Estudantes de Doutoramento da NMS, e poderão explorar o trabalho científico desenvolvido. Terminará com um convite para assistir a um seminário científico semanal, promovido por investigadores de ciência fundamental e clínica, bem como a participação na Happy Hour, um evento recreativo promovido também semanalmente pelo Comité que vai acompanhar a visita.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória, limitada ao número de vagas existente, através do seguinte formulário: https://forms.office.com/r/JmamJ8w19R
Duração: 2.30 Horas
Observações: Formulário de Inscrição: https://forms.office.com/r/JmamJ8w19R
Instituição: NOVA Medical School
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.718719663125, -9.1399780622844
Localidade: NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.nms.unl.pt/en-us/nms
Data:
Apresentação dos projetos “AcornDew” e “WildFood”. Estes projetos investigam as potencialidades de produtos que em Portugal são desvalorizados, com o objetivo de contribuir para um sistema produtivo mais sustentável. Entre estes produtos contam-se a bolota, o mel e a melada. As árvores em foco são sobreiro, azinheira e carvalho-negral. Haverá uma prova de alimentos com ingredientes provenientes de carvalhos, assim como espaço para questões e debate, onde desafiamos os nossos participantes a expor as suas perspetivas futuras no setor da alimentação sustentável.
Duração: 1.15 Horas
Instituição: Centro de Estudos Florestais/Instituto Superior de Agronomia
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://www.isa.ulisboa.pt/proj/acorndew/ e https://wildfood.ctfc.cat/
Data:
Pretende-se proporcionar aos visitantes o contacto com os quotidianos de um centro de investigação, seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias, trabalhando algumas das temáticas desenvolvidas no CIES-Iscte, através de métodos e técnicas de investigaçáo diferenciados em ciências sociais.
Duração: 6.00 Horas
Instituição: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - Iscte
Tipo de Evento: Outro, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 80
Coordenadas GPS: 38.7485846, -9.1540066464923
Localidade: Lisboa. Av Forças Armadas, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cies.iscte.pt/
Datas:
Os visitantes irão acompanhar experiências com sistemas biofísicos que mimetizam a membrana celular de microrganismos patogénicos ou até mesmo um pulmão humano.
Responsável pela atividade: Rodrigo Almeida
Local: Sala 8.4.67, Ed. C8, FCUL, Campo Grande, Lisboa
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Centro de Química Estrutural
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654
Localidade: Sala 8.4.67, Ed. C8, FCUL, Campo Grande, Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://bmn.cqb.fc.ul.pt/index.html
Datas:
Webinário promovido no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, numa organização conjunta do grupo de trabalho em “Gestão de Resíduos” da Rede Campus Sustentável, do Instituto Politécnico de Lisboa, do Instituto Politécnico de Beja, da Universidade Fernando Pessoa, do Laboratório Vivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Instituto Politécnico de Leiria e dos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).
Convidados:
• Ana Paula Dinis, ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
• Madalena Pereira, Universidade da Beira Interior
• Daniela Pereira, H Sarah Trading
O evento irá decorrer exclusivamente online, através da plataforma Colibri/Zoom, com a moderação de estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL e aberto a todo o público que tenha interesse nesta temática. Posteriormente será emitido um certificado de participação a todos os presentes na sessão.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrição:
https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tJAsduitqj4uGdf2C42L05c64nS9_mIiPBeP
Instituição: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://ewwr.eu/actions/webinario-texteis-circulares-e-sustentaveis/
Data:
Workshop de Arte Rupestre - Matérias-primas, técnicas e iconografia
Organização: UNIARQ - Andrea Martins (FCT, UNIARQ, FLUL) e Pedro Cura (PrehistoricSkills)
25 de Novembro, 12.00-14.00, Pátio Grego/Anf. 1 - Faculdade de Letras UL
Inscrições: andrea.martins@campus.ul.pt
No âmbito da disciplina de Arte Pré-Histórica (Licenciatura História de Arte), juntamente com o seminário de mestrado STPA - Arte e Símbolos das Sociedades camponesas (Mestrado de Arqueologia), será realizado um WORKSHOP de Arte Rupestre, no próximo dia 25 de Novembro entre as 12.00 e 14.00h.
O workshop _Arte Rupestre - Matérias primas, técnicas e iconografia_ decorrerá no Pátio Grego ou, caso esteja a chover, no Anfiteatro 1 da FLUL.
Aberto a tod@s @s interessad@s, com inscrições em: andrea.martins@campus.ul.pt
Duração: 2.00 Horas
Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Coordenadas GPS: 38.7538428, -9.1582663047538
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Este Workshop é destinado a todos os interessados na edição electrónica de textos. O coordenador do EGPA, Ricardo Pichel, mostrará o processo de edição através de um dos projetos desenvolvidos
nesta plataforma, a edição do Livro da Noa. Os assistentes participarão no processo através dos seus computadores, que terão acesso à edição.
Duração: 6.00 Horas
Observações: Requer inscrição prévia (livrodanoa@gmail.com)
Mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/workshop-edicao-electronica-de-textos-o-livro-da-noa-faculdade-de-letras-da-universidade-de-lisboa-19-de-novembro-de-2022-sala-c138b-1015
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Neste momento fecha-se um ciclo: o da elaboração de um “estado de arte” e aprofundamento de saberes em torno da expedição de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Em 2019, no XVI Simpósio de História Marítima iniciou-se esta jornada, subordinando os trabalhos desse encontro ao tópico Fernão de Magalhães e o conhecimento dos Oceanos. Em 2021 prosseguiu-se nessa senda, refletindo o II Simpósio de História do Oriente sobre Magalhães e Elcano e a exploração das “Pacíficas às Índicas águas”. Agora, em 2022 estudar-se-ão os últimos meses de viagem e as repercussões da mesma, sob o signo de Magalhães e Elcano: do ocaso de uma expedição à génese de um mundo global.
A 20 de setembro de 1519 partiu de Sanlúcar de Barrameda em direção às Molucas uma armada de cinco naus, capitaneada por Fernão de Magalhães, a qual, seguindo a rota para ocidente, navegaria no Atlântico até à zona mais meridional do continente americano. Já reduzida a 3 navios, as naus Victoria, Trinidad e Concepción, conseguiria, a 28 de novembro de 1520, atingir o Oceano “Pacífico”, explorando-o no ano seguinte. A 27 de abril de 1521 Fernão de Magalhães morreria em Mactan e a 8 de novembro as naus Trinidad, sob o comando de Gonzalo Gómez Espinosa, e Victoria, capitaneada por Juan Sebastián Elcano, atingiriam Tidore, arribando às desejadas “ilhas do cravo”. Daí partiria a Victoria a 21 de dezembro desse mesmo ano, levando a bordo 60 homens e uma carga de cravinho. Destes, só 18 chegariam a Sevilha a 8 de setembro de 1522.
A abordagem conceptual usada pela História Global, ao procurar integrar o conhecimento sobre o Mundo e os Outros, oferece-nos os instrumentos a usar nesta problematização, ao privilegiar o estudo sobre as redes e suas conexões, circulações e apropriações, permitindo ampliar os conhecimentos sobre os espaços oceânicos.
Os problemas sentidos ao longo da viagem nos vários exercícios da arte de navegar, as disputas diplomáticas, o relato do encontro com diferentes povos, as narrativas sobre as novas experiências, enfim o dar a conhecer um mundo de “novidades” que integram novas escalas globais oceânicas, irradiando múltiplos movimentos económicos, sociais, políticos, culturais... são tópicos que continuaremos a estudar.
Duração: 24.00 Horas
Observações: Inscrições
As incrições para assistir ao evento são efetuadas junto da Secretaria da Academia de Marinha, quer através do email academia.marinha@marinha.pt, ou pelos telefones 210984709/08.
Para mais informações:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/xvii-simposio-de-historia-maritima-magalhaes-e-elcano-do-ocaso-de-uma-expedicao-a-genese-de-um-mundo-global-academia-de-marinha-22-24-de-novembro-de-2022
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, o seminário das XX Jornadas do GI Estudos de Corte e Diplomacia: “O espaço político da rainha nas cortes ibéricas medievais” visa destacar a importância da rainha consorte medieval para o funcionamento da monarquia.
Durante a Baixa Idade Média, a monarquia precisava de uma mulher no topo da estrutura social para exercer uma série de obrigações, funções e prerrogativas. No entanto, o que acontece quando esse espaço – político, representativo, económico – fica vago? Será possível identificar a necessidade da Rainha em períodos de ausência? Alguma outra mulher assumiu um papel semelhante ao da rainha? Como é que isso aconteceu? Neste Seminário, exploraremos as experiências destas “Rainhas sem Coroa” do século X ao XVI, comparando as diferentes monarquias ibéricas.
Este seminário procurará compreender a existência, a necessidade dessa primeira mulher, através da ausência da rainha. Ao analisar experiências periféricas, esperamos que compreender melhor o papel da Rainha na estrutura monárquica.
Duração: 6.30 Horas
Observações: Para mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/xx-jornadas-do-gi-estudos-de-corte-ediplomacia-
o-espaco-politico-da-rainha-nas-cortes-ibericas-medievais-flul-25-de-novembro-de-
2022
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data: