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Programa em atualização

A música e o som em videojogos: breves tutoriais | Sessão 1: “Palavras-chave que nos ensinam a escutar” (André Malhado) e Sessão 2: “Como se fazem as músicas e os sons para videojogos” (João Tiago Araújo)

ID: 2380

Atualmente, com os desenvolvimentos tecnológicos as músicas e os sons que são possíveis nos videojogos são quase ilimitados. Ouvem-se nos diferentes ecrãs de título e menus, géneros de jogabilidade, nos jogos feitos em Portugal e no estrangeiro. Muitos são os que têm as músicas de que mais gostamos e que, depois, queremos ouvir numa banda sonora. Nestas aulas, iremos mostrar vários mecanismos de funcionamento dos jogos, partindo do modo como a música e o som ajudam-nos a navegar, contam histórias, oferecem pistas, às vezes até dizem, se soubermos escutar, o que fazer e não fazer. Explicam-se algumas das diferenças entre os tipos de jogos, géneros e ambientes, a partir de uma perspetiva sonora. Na primeira sessão, expomos várias palavras-chave com as quais somos capazes de ouvir e até de jogar de outra forma. Na segunda, vamos compreender algumas das técnicas que os compositores empregam para fazer as músicas e os sons. As sessões são introdutórias, virtuais, cada uma tem a duração de 1’30 e são voltada para um público generalizado, tanto jogadores como interessados.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Link de acesso para ambas as sessões:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96227616796?pwd=djJPdXlwV1JKQXlMY2RFS25Cd1lrQT09

ID da reunião: 962 2761 6796
Senha de acesso: 921980

Instituição: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

Tipo de Evento:

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96227616796?pwd=djJPdXlwV1JKQXlMY2RFS25Cd1lrQT09

Datas:

21-11-2022 11:00

25-11-2022 11:00