Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Recolha de dados em desporto

ID: 2584

No processo de treino a avaliação e controlo do treino são elementos fundamentais, no sentido de planear o desenvolvimento de equipas e atletas com maior rigor.
Monitorizar a carga de treino dos atletas permite recolher informações pertinentes sobre a forma de adaptação a programas de treino, avaliar estados de fadiga e verificar tempos de recuperação necessários para minimizar o risco de lesões. A monitorização cientifica pode dar um importante contributo a treinadores, através da explicação das mudanças no rendimento desportivo, compreensão sobre os efeitos do treino, estados de fadiga e necessidade de recuperação, bem como ao nível do planeamento e ajustes de calendários competitivo. Pode ser realizada em diferentes momentos dos ciclos de treino de uma época desportiva a fim de aferir a forma desportiva, bem como as diferentes etapas do desenvolvimento dos atletas e é efetuada através de ferramentas de avaliação gerais e especificas das modalidades desportivas (carga externa), objetivas e subjetivas (carga interna). A monitorização da carga externa e interna, de forma individualizada, revela-se de grande importância, uma vez que cada atleta responde às cargas de treino de forma diferente e desta forma é possível garantir que a carga aplicada corresponde à prescrita pelo treinador.

A sessão pretende demonstrar algumas das estratégias para monitorizar o treino, através de instrumentos e testes de campo.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida

Tipo de Evento: Debate, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (Laboratório das Ciências do Desporto_ Pavilhão do IPS)

Concelho: SETÚBAL

Distrito: SETUBAL

Data:

24-11-2022 14:00