Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Cristais Inorgânicos de Cultura: uma Exposição STEAMD no Espaço e no Tempo

ID: 2566

CÉ objetivo desta exposição ligar as ciências do crescimento de cristais em laboratório à arte e ao design, reforçando nestas últimas a componente científica e tecnológica, que abrange componentes centradas nos cristais químicos: a “arte” do crescimento em laboratório, os cristais inorgânicos “On the Rocks” imitando os minerais_ as suas simetrias partindo do plano até à tridimensionalidade das suas redes cristalinas rigorosas, com ampliação de cem milhões de vezes, do Angström ao centímetro (Os modelos de Redes Cristalinas, ACIM-IST 2021)_ o modo como podemos manipular a cristalização em dendrites fractais, agulhas ou whiskers, hábitos tabulares, ou ainda com a perfeição de poliedros bem definidos (Os Misteriosos Cristais das Ânforas de Vidro, ACIM-IST 2022)_ as suas reações ampliadas até 10 usando lupas estereoscópicas, permitindo gerar cores, precipitados e bolhas, em paisagens microscópicas que se assemelham à composição abstrata, contrastando com a sua natureza bem concreta, quantitativa e definida.
A exposição começa no Complexo Interdisciplinar (Centro de Química Estrutural), numa vitrina em frente à biblioteca que demonstra a velha máxima “Everything connects to everything else”: aí se misturam cristais químicos com conchas, poliedros de papel, origamis com padrões decorativos de simetrias diversas feitas a partir de fotomicrografias, quadros de cristais de ureia vistos ao microscópio de luz polarizada (Hermínio Diogo) e muitas outras propostas algumas já reunidas no texto “Cristais Químicos: do Real ao Virtual” da autoria de Clementina Teixeira, Dulce Simão e Carla Rocha (geóloga). Segue-se a visita ao Departamento de Engenharia Química, Torre Sul, onde logo no átrio poderemos apreciar as galerias de cristais, padrões decorativos e pinturas, numa coleção museológica que nos recorda cientistas de renome: Fraústo da Silva, Romão Dias, Arnold Beevers, Alexander F. Wells, Charles Bunn, H.E.Buckley, Alan Holden, J. Mullin, Émile M. Chamot, Clyde W. Mason.
As fotografias e fotomicrografias obtidas à lupa ou ao microscópio, a partir das experiências, permitem-nos não só ensinar e investigar química, mas também, pelo seu valor estético, atingir a dimensão artística e/ou fazer a ponte de ligação à arte de forma condigna. E ao lidar com a arte em si, ela própria pode sugerir uma infinidade de experiências, permitindo uma visão conjunta do que a humanidade separou para melhorar a compreensão do mundo à sua volta.
Cientistas: Clementina Teixeira, Hermínio Diogo, Dulce Simão, Carla Rocha.

Duração: 2.00 Horas

Observações: A exposição fica disponível para visitas até pelo menos o final de janeiro de 2023.

Pode ainda consultar:
Exposição Virtual: _Química, Arte e Inteligência Artificial_
http://deq-la.tecnico.ulisboa.pt/2021/exposicao/exposicao.php

Cristais Químicos, do Real ao Virtual:
https://www.researchgate.net/publication/360456594_Cristais_Quimicos_do_Real_ao_Virtual

110 Histórias, 110 Objetos – Os Modelos de Redes Cristalinas:
https://110.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/episodio-17-os-modelos-de-redes-cristalinas/

110 Histórias, 110 Objetos – Cristais das ânforas de vidro:
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/110-historias-110-objetos-cristais-das-anforas-de-vidro/

Instituição: Centro de Química Estrutural

Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.73612615572, -9.138650769165

Localidade: Centro de Química Estrutural - IST/ULisboa:
Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://cqe.tecnico.ulisboa.pt/

Datas:

26-11-2022 10:00

26-11-2022 14:00

26-11-2022 17:00