Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


Café de Ciência


1.º Círculo de Leitura | Erving Goffman: o ator social e o desejo de interação

ID: 2464

Assinalando o centenário do nascimento de Erving Goffman (1922 - 1982), Cláudia Marisa, coreógrafa, socióloga e investigadora do ISUP, dinamiza um círculo de leitura em torno dos textos do autor: “A ordem social e a interação” e “Recursos seguros” (1953). Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas, tendo lugar em diferentes espaços na cidade do Porto, dentro e fora da academia. Os participantes são convidados a ler previamente um texto que estará em análise, sendo depois discutido com o/a animador/a da respetiva sessão.

Duração: 2.00 Horas

Observações: O material de leitura é disponibilizado antecipadamente na página do evento no website do IS-UP: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento: Café de Ciência, Debate, Outro, Tertúlia

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.154523171449, -8.6035500706939

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao

Data:

23-11-2022 18:00


1º Círculo de Leitura | Erving Goffman: O ator social e o desejo de interação

ID: 2288

Por ocasião da celebração do centenário do nascimento de Erving Goffman (1922 - 1982), Cláudia Marisa, coreógrafa, socióloga e investigadora do IS-UP, dinamiza um círculo de leitura em torno de dois textos deste sociólogo: “A ordem social e a interação” e “Recursos seguros” (1953). Nestes textos, Goffman analisa o papel criativo dos atores sociais na construção dramatúrgica do real. A sessão acontece no dia 23 de novembro, às 18h, no Teatro Helena Sá e Costa.

Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas e que acontecerão em diferentes espaços do Porto, dentro e fora da academia. Os participantes lêem previamente um texto e este é discutido, pela animadora ou animador da sessão. A iniciativa é organizada pelo IS-UP, com o apoio do PhD Club e do NASP (Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto).

O material de leitura está disponível no site do IS-UP e no QR Code do cartaz.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto

Tipo de Evento: Café de Ciência, Debate, Outro, Tertúlia

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Teatro Helena Sá e Costa, Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao

Data:

23-11-2022 18:00

Lista de Ficheiros:
círculo de leitura(4).pdf

2.ª Noite de Ciência da EB Santa Marta do Pinhal

ID: 2601

A EB Santa Marta do Pinhal abre portas à comunidade educativa para uma noite STEAM. No âmbito do Clube Ciência Viva e Eco-Escolas, os visitantes são convidados a participar nos diversos espaços interdisciplinares onde se funde ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

“A magia da Química?”, “Engenhocas a sério”, “À descoberta da Matemática”, “Vamos promover a Biodiversidade”, “Pitágoras sabia música!?”, “Arte, Ciência e Poesia” e a “Feira de Minerais”, são os ateliês que temos para oferecer, dinamizados por estagiários do curso de Química Aplicada da FCT, docentes, alunos e alguns familiares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Associação de Pais.

Em diferentes pontos são lançados outros desafios, como a construção de puzzles ou jogos com recurso a diversas plataformas digitais.

Com esta iniciativa queremos despertar a curiosidade, desenvolver o espírito crítico e estimular o interesse de todos pela compreensão do elo ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.

Instituição: CCVnE EB Santa Marta do Pinhal

Tipo de Evento: Café de Ciência, Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Coordenadas GPS: 38.631844777068, -9.1516933810769

Localidade: Santa Marta do Pinhal - Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Data:

25-11-2022 20:00


À conversa sobre a investigação em justiça e governação

ID: 2636

A atividade proposta corresponde a uma ação de divulgação da atividade de investigação realizada no JusGov, tendo como destinatários-alvo o público em geral e os estudantes universitários e do secundário em particular.
Dando a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelos investigadores do JusGov e realçando o contributo para o avanço do conhecimento, a relevância prática para os decisores políticos, profissionais do foro, empresas, etc., procura-se demonstrar o relevante papel do Direito para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, como aqueles identificados na Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030, em particular, a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a concretização da igualdade de género, o fomento do acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Concomitantemente, pretende-se contribuir para a iniciação científica de novos investigadores.
O formato da atividade proposta favorece a aproximação do público em geral e dos estudantes dos ensinos secundário e universitário, evidenciando a importância da investigação interdisciplinar.
Esta conversa terá início com a apresentação do JusGov e dos seus grupos de investigação e da Escola de Investigadores. Em seguida, será apresentado o projeto «InclusiveCourts», que foi concluído recentemente e a título de exemplo da atividade do JusGov.
Contando com a participação da investigadora responsável do referido projeto, bem como com a presença de investigadoras juniores daquele, fomentar-se-á a interação com o público, prevendo-se, designadamente, a possibilidade de o público colocar questões aos intervenientes.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), Escola de Direito

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95172135667

Data:

22-11-2022 15:00


Alviela: o rio que Lisboa bebeu

ID: 2673

Sabia que a nascente do Alviela, a mais importante do Maciço Calcário Estremenho, que integra as Serras de Aire e Candeeiros, chega a debitar em invernos mais chuvosos 17 m3/s de água? Devido ao seu importante caudal, em 1880, foi inaugurado um aqueduto que, durante décadas, serviu para transportar as águas da nascente do Alviela até à cidade de Lisboa. As águas do Alviela deixaram de abastecer a capital, mas a nascente não deixou de ser uma das mais importantes nascentes cársicas da Península Ibérica. Café de ciência com a presença de Mário Rui Silvestre, romancista e historiógrafo, autor do livro O rio que Lisboa bebeu, e Bárbara Bruno, da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA. José Manuel Alho, biólogo, irá moderar esta conversa sobre a água do Alviela.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 39.443484731792, -8.7107847871093

Localidade: Louriceira

Concelho: ALCANENA

Distrito: SANTAREM

Mais informações: https:\\www.alviela.cienciaviva.pt

Imagens:

Data:

26-11-2022 16:00


Café Ciência-CSG

ID: 2460

Após a Sessão «Ciclo de Livros do Nosso Tempo» será organizado pelo CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa), um Café Ciência-CSG. Esta iniciativa-piloto pretende promover a interacção entre os/as investigadores/as da unidade, podendo vir a tornar-se periódica. Pretendendo ser uma forma dinâmica de envolvimento dos/das Investigadores/as, esta Sessão irá promover a partilha de resultados por Investigadores/as Júniores do CSG e a apresentação da atividade que é desenvolvida pelo XLAB (ISEG).

O XLAB – Behavioural Research Lab é um laboratório que explora a tomada de decisão e o comportamento económico, político e social. Está situado no ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa, e é suportado pelo consórcio PASSDA (http://passda.pt/). O seu objetivo é recolher dados, apoiar a investigação em ciências sociais criando conhecimento com impacto direto no desenvolvimento de políticas, na vida dos cidadãos e das empresas, através da realização de experiências laboratoriais, grupos focais e inquéritos.

O Café Ciência-CSG decorrerá entre as 16h00 e as 17h30, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, 2º piso). A entrada é livre.

Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

23-11-2022 16:00


Café com Ciência - Marés vermelhas emergentes, um novo perigo ou uma consequência da nossa ação?

ID: 2448

As marés vermelhas ou florescências de microalgas são fenómenos que captam a atenção de todos, quer pelas cores intensas com que tingem as águas da nossa costa, quer pela exuberância das ondas fluorescentes que alguns destes organismos provocam. Apesar destes fenómenos ocorrerem com alguma regularidade, ainda são desconhecidos pela maioria das pessoas. A palestra “Marés vermelhas emergentes, um novo perigo ou uma consequência da nossa ação?” vem assim dar a conhecer melhor as proliferações massivas provocadas por estes microrganismos.

Duração: 1.15 Horas

Instituição: CMIA de Matosinhos

Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Coordenadas GPS: 41.1799487, -8.6940184

Localidade: Rua Alfredo Cunha, sob Biblioteca Florbela Espanca (4450-230 Matosinhos)

Concelho: MATOSINHOS

Distrito: PORTO

Data:

23-11-2022 11:30


Café com Ciência na UMIB

ID: 2481

Durante a tarde (14-17h) os investigadores UMIB estarão disponíveis para falarem com os alunos sobre ciência, percurso científico e desafios.

Duração: 3.00 Horas

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.147339289322, -8.6244015635757

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://umib.icbas.up.pt/

Data:

25-11-2022 14:00


Café com Ciência: Resíduos: valor inestimável

ID: 2295

Os Café com Ciência são eventos do Centro Ciência Viva de Braga que juntam os melhores especialistas e investigadores de diversas áreas, num ambiente de discussão informal. Neste Café com Ciência, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR). contamos com a presença da Professora Doutora Maria de Fátima Bento. O seu trabalho de investigação desenvolvido no Centro de Química da Universidade do Minho, no grupo de Química Sustentável: Novos Métodos e Materiais, tem como foco metodologias eletroanalíticas para a deteção e quantificação de compostos fenólicos. Desde 2015 colabora com entidades da área da gestão de resíduos, nomeadamente com a Braval e a Lipor, contribuindo para a valorização de resíduos orgânicos através da caracterização das substâncias húmicas que se formam na compostagem. A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória através do telefone ou e-mail.

Duração: 2.30 Horas

Observações: A atividade é gratuita mas com inscrição obrigatória através do telefone ou e-mail.

Instituição: Centro Ciência Viva de Braga

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.564918029324, -8.3936940373687

Localidade: Gualtar

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/

Data:

25-11-2022 21:30


Mulheres e Memória: uma tertúlia sobre o papel político e territorial das rainhas de Portugal na Idade Média

ID: 2512

Esta atividade consiste numa tertúlia/café de ciência onde se irá conversar sobre as rainhas de Portugal na Idade Média e as ligações que através delas se podem tecer ao presente. Ao longo desta tertúlia, iremos destacar o papel das mulheres ao longo do tempo no território português, tentando valorizar a figura das mulheres no passado pré-industrial, muitas vezes apagado relato histórico. Iremos pensar sobre a produção historiográfica que o Grupo de Estudos de Diplomacia tem desenvolvido e as oportunidades que daí se retiram para a sociedade atual.

Duração: 1.30 Horas

Observações: Para mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/cafe-de-ciencia-mulheres-ememoria- uma-tertulia-sobre-o-papel-politico-e-territorial-das-rainhas-de-portugal-na-idademedia- 23-de-novembro-de-2022-flul-atrio-dos-anfiteatros-iii-e-iv-1700-1830

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Data:

23-11-2022 17:00

Lista de Ficheiros:
Café de Ciência.pdf

Objectos que contam histórias

ID: 2418

Ana Duarte Rodrigues, Bruno Almeida, Francisco Malta Romeiras, Jorge Flores, Juan Acevedo, Luís Ribeiro, Luís Tirapicos, Samuel Gessner e Thomas Horst trazem uma fonte material — uma carta náutica, os _Circles of proportion_ conservados no MUHNAC, um manuscrito náutico árabe, o globo terrestre de Mercator, a primeira edição das efemérides astronómicas da Universidade de Coimbra (1803) ou uma pintura de Lucas Cranach, entre outros — que apresentam, em segmentos de 5 a 7 minutos, a alunos e investigadores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Um colóquio informal de divulgação do trabalho destes investigadores do CIUHCT à comunidade académica.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Tertúlia

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567663721654

Localidade: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, Atrium, Campo Grande
1749-016 Lisboa, Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Imagens:

Data:

21-11-2022 11:00


Tabernas do Alentejo – Arte & Ciência: Vinho de Talha, Cante e Caça

ID: 2701

Tabernas do Alentejo – Arte & Ciência é um projecto de Divulgação e Promoção da Cultura Científica e Tecnológica que aparece como o seguimento lógico de uma cidadania participativa. Está a ser executado com a parceria de 5 instituições: Centro Ciência Viva de Estremoz, a entidade executora_ Universidade de Évora_ Diário do Sul e Divinus Gourmet- Tentações do Alentejo, Lda.

Duração: 4.00 Horas

Observações: Inscrições prévias e limitadas.

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento: Café de Ciência, Tertúlia

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.5551429, -7.9167987

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://ccvestremoz.wixsite.com/tabernasarteciencia

Data:

24-11-2022 19:00


TRAIL VIRTUAL DA CIÊNCIA - POLITÉCNICO DO PORTO

ID: 2719

TRAIL VIRTUAL DA CIÊNCIA, inserido na Semana da Ciência e Tecnologia 2022, com atividades programadas durante toda a semana, de 21 a 25/11.
O propósito é que todos os interessados – comunidade académica, instituições, parceiros e cidadãos em geral – façam uma viagem virtual por todas as Unidades de I&D, para conhecer a sua missão, os seus projetos, o seu contributo para o capital científico do país e o seu impacto, no desenvolvimento e inovação, aquém e além-fronteiras.

Duração: 0.30 Horas

Instituição: Politécnico do Porto

Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Exposições, Passeios Científicos

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: PORTO
EVENTO VIRTUAL

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://ipppt-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/eccm_sc_ipp_pt/Eb9hUT37k7lIhUU22xtXgREBtY40fH6l248Aevn2Qcfz5g?e=JIhWCu

Datas:

21-11-2022 11:30

22-11-2022 11:00

23-11-2022 10:30

24-11-2022 09:30

25-11-2022 09:30


Um Futuro Sustentável – cientistas do LS4FUTURE de mãos dadas pela saúde humana e ambiental

ID: 2670

Como estão os cientistas do LS4FUTURE a contribuir para a sustentabilidade da humanidade e do nosso planeta? Venha descobrir como a nossa investigação procura encontrar respostas que contribuam para o Desenvolvimento Sustentável, segundo a Agenda 2030 das Nações Unidas.

No Laboratório Associado LS4FUTURE - Life Science for Life Sciences for a Healthy and Sustainable Future – são desenvolvidas várias áreas de investigação que tentam responder aos desafios actuais da nossa sociedade, para que, em conjunto com vários interlocutores, consigamos promover a saúde humana e ambiental. As suas diferentes áreas de investigação estão intimamente ligadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesta sessão irão estar presentes investigadores dos vários Institutos de Investigação que pertencem ao LS4FUTURE, para partilharem os seus projectos científicos e como os conhecimentos gerados pelos seus laboratórios contribuem para um desenvolvimento sustentado dos nossos recursos ambientais e humanos.

O LS4FUTURE é o maior Laboratório Associado na área das Ciências da Vida, e uma infraestrutura única em Portugal, contando com 5 Institutos de Investigação de renome – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA – Universidade Nova de Lisboa), Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), NOVA Medical School (NMS – Universidade Nova de Lisboa), e o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG).

Duração: 1.30 Horas

Observações: Sessão Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98734293694?pwd=VnVKRGk2TXJUYkJaMXcrK3RKTW1GUT09

ID da reunião: 987 3429 3694
Senha de acesso: 436966

Instituição: Laboratório Associado LS4FUTURE

Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Debate

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Localidade: Online - sessão zoom

Mais informações: https://www.ls4future.pt/

Imagens:

Data:

24-11-2022 21:00


World Café: Mas afinal como é que as competências socio emocionais contribuem para o sucesso na escola e na vida?

ID: 2631

Este Café-Ciência, no modelo World Café, visa promover a consciencialização sobre o papel das competências socioemocionais no sucesso a nível académico e profissional.
Esta sessão de sensibilização decorre num contexto em que progressivamente tem sido dada maior atenção a nível mundial ao trabalho no desenvolvimento das competências socioemocionais (Wigelsworth et al., 2022). Desde o início do Milénio o debate sobre o peso das competências sócio emocionais no processo educativo tem ganho progressiva atenção tanto no contexto americano, como no contexto europeu (Coelho et al., 2016). A consciencialização de que ser bem-sucedido em termos de resultados académicos pode não ser suficiente para se ser bem-sucedido no contexto escolar e profissional tem sido progressivamente integrada tanto pelos professores como pelos empregadores (Greenberg et al., 2017). Desta forma, será importante refletir sobre um conjunto de temas relativos às competências sócioemocionais, e como estas podem condicionar o sucesso pessoal e profissional.

Este Café-Ciência, começará pela apresentação de numa reflexão sobre a experiência de um projeto em contexto nacional que conta com 18 anos de implementação e um vasto repertório de investigação ,inserida no grupo de investigação Desenvolvimento socioemocional do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, seguido de 4 mesas dedicadas mais especificamente aos temas:
Competências sócioemocionais no ensino superior: Qual a relevância?
Competências sócio emocionais no mundo profissional: Qual a valorização dos empregadores?
O papel das competências sócioemocionais no processo educativo e nas escolhas vocacionais
As competências sócioemocionais no contexto das relações
Os participantes podem ir mudando livremente de mesa e participar nas discussões que serão geridas por um moderador.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica

Tipo de Evento: Café de Ciência

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 24

Localidade: Rua de Moçambique 21 e 71 (Aldoar)
4100-348 Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: http://www.por.ulusiada.pt

Data:

22-11-2022 18:00