Assinalando o centenário do nascimento de Erving Goffman (1922 - 1982), Cláudia Marisa, coreógrafa, socióloga e investigadora do ISUP, dinamiza um círculo de leitura em torno dos textos do autor: “A ordem social e a interação” e “Recursos seguros” (1953). Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas, tendo lugar em diferentes espaços na cidade do Porto, dentro e fora da academia. Os participantes são convidados a ler previamente um texto que estará em análise, sendo depois discutido com o/a animador/a da respetiva sessão.
Duração: 2.00 Horas
Observações: O material de leitura é disponibilizado antecipadamente na página do evento no website do IS-UP: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Café de Ciência, Debate, Outro, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.154523171449, -8.6035500706939
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao
Data:
Por ocasião da celebração do centenário do nascimento de Erving Goffman (1922 - 1982), Cláudia Marisa, coreógrafa, socióloga e investigadora do IS-UP, dinamiza um círculo de leitura em torno de dois textos deste sociólogo: “A ordem social e a interação” e “Recursos seguros” (1953). Nestes textos, Goffman analisa o papel criativo dos atores sociais na construção dramatúrgica do real. A sessão acontece no dia 23 de novembro, às 18h, no Teatro Helena Sá e Costa.
Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas e que acontecerão em diferentes espaços do Porto, dentro e fora da academia. Os participantes lêem previamente um texto e este é discutido, pela animadora ou animador da sessão. A iniciativa é organizada pelo IS-UP, com o apoio do PhD Club e do NASP (Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto).
O material de leitura está disponível no site do IS-UP e no QR Code do cartaz.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Café de Ciência, Debate, Outro, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Teatro Helena Sá e Costa, Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://isociologia.up.pt/eventos/circulo-de-leitura-erving-goffman-o-ator-social-e-o-desejo-de-interacao
Data:
A agricultura é tida por muitos como uma atividade tradicional, executada manualmente e gerida de acordo com os ditames do Borda d_Água. Mas será mesmo assim? Ou será uma atividade orientada por conhecimentos científicos e que apresenta saltos de qualidade, sustentabilidade e produtividade quando a ciência é aplicada com critério nos campos agrícolas?
Este é o tema do debate, organizado pelo InnovPlantProtect (InPP), que decorrerá no Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro pelas 18h, no Auditório do InPP, em Elvas, e que junta um CEO, António Serrano, uma cientista, Rosário Félix, uma comunicadora de Ciência, Cristina Nobre Soares, e um produtor agrícola, Paulo Maria, à mesma mesa para responderem à questão: _A agricultura precisa de Cultura Científica?_.
O debate contará com a moderação de Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.
A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia aqui -> https://bit.ly/3tjS0Om
Saiba mais e conheça o painel de oradores no nosso website aqui -> https://bit.ly/3ToeR6e
Celebre connosco este dia e venha enriquecer este debate, colocando as suas perguntas. Não perca!
Duração: 2.00 Horas
Observações: A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia aqui -> https://bit.ly/3tjS0Om
Instituição: InnovPlantProtect
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 120
Coordenadas GPS: 38.888765810876, -7.144176238945
Localidade: Elvas
Concelho: ELVAS
Distrito: PORTALEGRE
Mais informações: https://bit.ly/3ToeR6e
Data:
Esta palestra irá abordar alguns desenvolvimentos na robótica subaquática e de que forma estão a ser adaptados para responder aos desafios da sociedade e de comunidades científicas específicas. O Mar Português é de enorme dimensão, com vastas zonas de águas profundas e tem um enorme potencial para a exploração de recursos naturais. No entanto, esta exploração só é sustentável se for antecedida de um conhecimento profundo, que ainda não existe. A robótica tem um papel fundamental nesse conhecimento, não só porque permite o acesso a zonas inacessíveis aos humanos, como permite também evitar riscos desnecessários, recolhendo informação de uma forma eficiente e sistemática. O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos, do INESC TEC, tem estado envolvido em inúmeros projetos de I&D, desenvolvendo e implementando tecnologia de ponta para a monitorização dos oceanos. O centro agrega dezenas de especialistas nos vários domínios da robótica necessários à exploração subaquática. Nesta palestra serão apresentado alguns desafios nestes domínios, as soluções que estão a ser desenvolvidas e um conjunto de projetos específicos em que os sistemas robóticos estão a ser utilizados.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Inscrição via email cristiana.barros@inesctec.pt
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.178395793611, -8.595814579895
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: http://www.inesctec.pt
Data:
É a obra mais recente de João Paulo André, fruto da investigação que efectuou no Science History Institute e na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, coloca em evidência as mulheres que fizeram a Química.
O seu primeiro livro, _Poções e Paixões - Química e Ópera_, publicado pela Gradiva, teve também edição em braille e em formato áudio, pela Biblioteca Nacional de Portugal, integra o Plano Nacional de Leitura.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Biblioteca da NOVA School of Science and Technology
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 80
Localidade: Monte de Caparica Almada
Concelho: ALMADA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: http://bibliotecaunl.blogspot.com/2022/10/dia-nacional-da-cultura-cientifica.html
Data:
Conheça o papel do _big data_ nas tomadas de decisão nas organizações desportivas.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Tipo de Evento: Debate, Documentário
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém
Concelho: RIO MAIOR
Distrito: SANTAREM
Data:
O Ciclo de Livros do Nosso Tempo é organizado anualmente pelo CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG - Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa), em colaboração com a Biblioteca Francisco Pereira de Moura (ISEG), com o objetivo de abordar livros importantes em áreas científicas da Escola, nomeadamente Gestão, Economia e Sociedade. Em cada sessão um/a Professor/a do ISEG e/ou convidados externos comentarão as novas ideias sugeridas pelo livro-tema, ao que se segue um debate.
Todas as sessões decorrem entre as 15h00 e as 16h00, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, 2º piso).
No dia 23 de novembro, tem lugar a 3ª sessão do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo, dedicada à obra «The Gun, the Ship and the Pen» (2021), de Linda Colley. A obra será apresentada e comentada pelo Professor Nuno Valério (ISEG) e pela Professora Amélia Branco (ISEG), que é co-organizadora do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo com Tiago Cardão-Pito (ISEG).
A entrada é livre e a sessão será também transmitida por Zoom.
Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)
Tipo de Evento: Debate
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: ISEG - Lisbon School of Economics & Management |
Rua do Quelhas, nº 6 |
1200-781 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2022/10/CartazA3_Ciclo-dos-Livros_V2.pdf
Data:
Desenvolvimento inteligente em territórios do Interior: Quem aprende com quem? com a participação de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.376808792193, -7.8222654999999
Localidade: Vila Real
Concelho: VILA REAL
Distrito: VILA REAL
Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/
Data:
Conhecemos mais da superfície da Lua do que do fundo do Mar e só muito recentemente fomos capazes de produzir equipamentos tecnológicos que permitiram aos cientistas observar o fundo do mar. Em Paço de Arcos, no Concelho de Oeiras situa-se a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental de Portugal (EMEPC), a entidade que possui o ROV Luso, o robot de operação remota que mergulha até aos 6000m de profundidade! E que permite aos cientistas serem muitas vezes os primeiros a observar determinado local no fundo do Mar de Portugal, bem como recolher amostras. O Mar de Portugal tem em média 2500m de profundidade e 5500 de profundidade máxima.
A EMEPC pertence ao Ministério da Economia e Mar e é a entidade responsável pela submissão em 2009, da Proposta de Extensão da Plataforma Continental nas Nações Unidas: projeto de alargar o território de Portugal no Mar. Atualmente continuamos a assegurar a defesa da proposta perante a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), até à conclusão do respetivo processo nas Nações Unidas. A EMEPC reconhece a importância de sensibilizar e mobilizar as gerações futuras para as novas características do território nacional, e a Literacia do Oceano assume particular relevo nesta conjuntura. Desta forma promovemos o conhecimento e mudanças de atitude sobre o Oceano junto das camadas mais jovens e da sociedade, tendo em consideração que operamos meios tecnológicos únicos no país para o conhecimento do mar profundo. Neste dia aberto venha conhecer as nossas instalações, conversar connosco, conhecer o Projeto de Extensão e visitar o ROV Luso, que poderá ver em operação.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Inscrições: https://forms.gle/bwGckKik7MjLUDQ97
Instituição: EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
Tipo de Evento: Debate, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.694531, -9.294847
Localidade: Paço de Arcos - Dentro do Comando de Logistica (quartel militar)
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.emepc.pt
Data:
A ESAC comemora, por mais um ano consecutivo, o Dia da Floresta Autóctone.
A efeméride tem lugar no dia 23 de novembro e é assinalada nesta instituição de ensino superior com um conjunto de palestras, bancas temáticas, a plantação de árvores autóctones e a oferta de carvalhos aos estabelecimentos de ensino secundário participantes na iniciativa.
O programa inicia-se às 14h30, no Auditório E, e será também transmitido online, sendo que os interessados em participar devem enviar e-mail para comunicacao@esac.pt.
PROGRAMA
14:30h – Boas-vindas pela Presidência da ESAC
14:45h – “Dia da Floresta Autóctone” por Filomena Gomes
15:00h – “As Aves da Floresta” por David Rodrigues
15:15h – “Fogos Florestais e Biodiversidade. A Química da Atração das
Pragas Florestais” por Teresa Vasconcelos
15:30h – “As Novas Tecnologias Aplicadas à Floresta” por José Gaspar
15:45h – “Ameaça das Invasoras para a Floresta Autóctone” por Olímpia Sobral
16:00h – “Exploradores@SerraAçor” pela Escola Secundária de Arganil
16:15h – Bancadas Temáticas
16:30h – Plantação de Espécies Autóctones
Duração: 2.30 Horas
Observações: Às 16:30h – Plantação de Espécies Autóctones
Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Coordenadas GPS: 40.2141881, -8.4512358
Localidade: Bencanta
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.facebook.com/events/515453200491685
Data:
Pretende-se, na comunicação, fazer duas ordens de comparações e tentar explicar as respectivas diferenças. Primeiro, confrontar a organização e o funcionamento dos conventos das ordens religiosas militares com os das outras casas religiosas femininas de clausura (por exemplo, as das Clarissas, as mais numerosas). Em segundo lugar, caracterizar e procurar justificar as especificidades do convento de São João da Penitência de Estremoz, em relação aos mosteiros femininos das outras ordens militares.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Esta atividade é realizada pelo Grupo CIDADE - Cidadãos pela defesa do património de Estremoz em parceria com o Centro Ciência Viva de Estremoz.
Não necessita de inscrição prévia.
Entrada gratuita.
Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.84290525, -7.5841105921387
Localidade: Estremoz
Concelho: ESTREMOZ
Distrito: EVORA
Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/
Data:
Queres conhecer a geologia das tuas praias? Com bússolas, cartas geológicas e esquemas interpretativos a geologia está à nossa volta e só precisamos de usar alguns princípios do raciocínio geológico. Na parte leste da Praia de Carcavelos encontram-se formações do Miocénico – Burdigaliano Inferior. Sabemos que os estratos se depositam na horizontal, que os que estão em baixo são os mais antigos, que o presente é a chave do passado, então como explicamos a existência de uma camada de fósseis de bivalves - Ostras do género Gryphaea.? O desafio é interpretar, usar o pensamento crítico e reconstruir um paleoambiente.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.6792232, -9.3352361115384
Localidade: Cascais
Concelho: CASCAIS
Distrito: LISBOA
Data:
De que forma a investigação em História das Ciências, Tecnologia e Medicina (HCTM) se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), postulados em 2015, pelos países membros da ONU, na Agenda 2030*? Esta agenda e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela definidos são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e a sociedade humana “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”**.
Na agenda da investigação científica europeia é mandatório indicar e clarificar nas propostas de candidatura de projectos de investigação a agências de financiamento, os ODSs neles implicados. É uma exigência justa e coerente, na medida em que, sendo financiamentos públicos, os seus resultados devem trazer benefícios comuns para a comunidade em que se inserem.
As metas da agenda 2030 das Nações Unidas fazem assim parte constitutiva do ADN das responsabilidades coletivas em prol do desenvolvimento sustentável justo e inclusivo, que integram as múltiplas dimensões definidas pelos ODS. Neste contexto, a investigação em Ciências Sociais, e em particular, na História das Ciências, Tenologia e Medicina, enfrenta alguns desafios, que gostaríamos de discutir neste debate.
Algumas questões se poderão colocar de imediato, como sejam:
1. De que forma, nesta área de investigação se poderão integrar os dezassete ODS ou apenas alguns? Porquê?
2. Que projectos de investigação mais bem-sucedidos em financiamentos
nacionais e internacionais adequam os seus objetivos aos da agenda 2030? Que objetivos definem e como os definem?
3. De que forma os diferentes países adequam estratégias para a inclusão, discussão e valorização dos ODS na sua agenda científica?
4. Que mensagem final gostaríamos de deixar sobre a questão que nos congregou neste debate (HCTM e os ODS)?
Com a participação de investigadores luso-brasileiros de diferentes áreas afins à história das ciências, tecnologia e medicina, convidados para este painel teremos oportunidade de reflectir sobre o desafio de integrar e valorizar os ODS na investigação em HCTM, tornando-os assim uma ferramenta útil no estudo do conhecimento e da herança do passado na agenda da ciência, da tecnologia e da medicina no presente ao serviço da agenda de um futuro de objetivos globais comuns.
*Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.
**Para mais informação, aceder: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Aceder em: https://videoconf- colibri.zoom.us/j/98789855318?pwd=TWVzc0RlWW5mOXljWHlGT2NZRDhzdz09
ID da reunião: 987 8985 5318 Senha de acesso: 057059
Inscrição prévia: https://bityli.com/IThpOFFR
Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Tipo de Evento: Debate
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Localidade: [Online]
Data:
Investigação Matemática no Futuro
Num mundo cada vez mais tecnológico, teremos mudanças na Matemática? E com a convergência de diferentes áreas do conhecimento, o que poderemos esperar de novo da Matemática? Que temas virão a ser investigados? Quatro investigadores do NOVA Math partilham as suas reflexões sobre estas e outras questões, apontando possíveis caminhos da Investigação matemática no futuro.
Oradores
João Araújo - Álgebra
Fabio Chalub - Análise
Lourdes Afonso - Estatística e Gestão do Risco
Isabel Correia - Investigação Operacional
Moderadora
Fátima Rodrigues
Duração: 1.00 Horas
Observações: Inscrição prévia obrigatória: Formulário (URL acima).
Indicações para assistir ao evento serão enviadas posteriormente.
Instituição: NOVA Math
Tipo de Evento: Debate
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 1000
Localidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Caparica
Concelho: ALMADA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://forms.gle/xDNvWF1Un89vcfCKA
Data:
Especialistas das quatro áreas de investigação do NOVA Math reúnem-se para falar da sua experiência de investigação e de como esta se relaciona com temas fundamentais como álgebra combinatória ou optimização combinatória, e também com os grandes desafios da sociedade: alterações climáticas, big data, logística sustentável e epidemias.
Oradores
António Malheiro - Álgebra
Isabel Gomes - Investigação Operacional
Paula Patrício - Análise
Regina Bispo - Estatística e Gestão do Risco
Moderador
Nelson Chibeles-Martins
Duração: 1.00 Horas
Observações: Inscrição prévia obrigatória: Formulário (URL acima)
Indicações para assistir ao evento serão enviadas posteriormente.
Instituição: NOVA Math
Tipo de Evento: Debate
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 1000
Localidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Caparica
Concelho: ALMADA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://forms.gle/2Gy4nEXnM9RDAjJ29
Data:
Partindo-se do romance _Jangada de Pedra_ de José Saramago discutem-se os processos fundamentais activos na tectónica de placas. Após uma breve alusão às placas tectónicas actuais, recua-se no passado geológico para outras placas tendo em vista a compreensão da génese do território português_ torna-se então fácil perceber o porquê das rochas paleozóicas serem essencialmente metamórficas e ígneas, enquanto as meso-cenozóicas são sedimentares.
O facto da abordagem dos processos geológicos do passado irem sendo sempre comparados com situações activas actualmente, torna extremamente acessível a compreensão da Geologia de Portugal ao longo dos últimos 500 milhões de anos.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrições fechadas.
Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 80
Coordenadas GPS: 38.84290525, -7.5841105921387
Localidade: Moura
Concelho: MOURA
Distrito: BEJA
Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/
Data:
A pós-modernidade, a modernidade líquida ou a ideia de que nunca fomos modernos marcaram o século XX e juntamente com estas questões emergiram preocupações sobre como se faz ciência. Propõe-se um diálogo sobre visões historiográficas e filosóficas acerca da emergência da pós-modernidade e o impacto destas questões no Ensino de História numa perspectiva interdisciplinar e de responsabilidade sócio-ambiental.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Quando pensamos e usamos quantidades pequenas por isso desprezamos o que não devíamos. Porquê?
Duração: 0.30 Horas
Observações: Número de participantes por sessão:
10:15 - 120 participantes
15:15 - 50 participantes
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Debate, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 120
Coordenadas GPS: 41.508577523471, -7.6025389374999
Localidade: Vila Real
Concelho: VILA REAL
Distrito: VILA REAL
Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/
Datas:
Pretende-se com este debate discutir o que o Design pode fazer na luta contra a crise climática que ameaça a humanidade.
Tendo por base o conceito holístico de ‘uma só saúde’ - que defende que a saúde e o bem-estar humano estão dependentes da saúde dos animais e do ecossistema - vamos olhar para o papel e o contributo do Design para esta missão global.
O debate estará organizado em torno de três eixos temáticos:
-Design para a saúde e bem-estar
-Design do mundo construído
-Design para a sociedade
Vários especialistas irão debater, numa lente inter- e transdisciplinar, o que nos trouxe aqui, o que ainda pode ser feito para minimizar os impactos das alterações climáticas e, sobretudo, pensar na adaptação e na construção de comunidades mais resilientes pelo e através do Design.
Duração: 4.00 Horas
Instituição: UNIDCOM-IADE
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 92
Coordenadas GPS: 38.693649844103, -9.2056845368652
Localidade: Auditório do Padrão dos Descobrimentos, Belém.
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.unidcom-iade.pt/agenda/
Data:
Entrevistadora: Adriana Negreiros (Doutoranda CES)
Na edição de 2022-2023, o Gender Workshop propõe prosseguir as “Entrevistas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As entrevistas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. O formato de entrevista com público, em presença, permitirá um diálogo inicial entre entrevistadora / entrevistada e a abertura a debate. A seleção de entrevistadas e de entrevistadoras terá como objetivo uma cartografia de feminismos diversos, em particular no exercício quotidiano e concreto de projetos distantes dos grandes centros.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 28
Coordenadas GPS: 40.20893125, -8.4224993402891
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/conversa-feminista-com-manuela-tavares
Data:
Sabias que a Assembleia Geral das Nações Unidas dedicou o ano 2022 à água subterrânea?
A água é muito mais que H2O! Vem descobrir como a água é rica e misteriosa e conhecer a nossa pegada hidrológica!
Urge a eficácia na educação e aprendizagem, da riqueza da água do território português, assim como muito para além da Terra, à escala do sistema solar!
Sensibilizar e dar a conhecer através da história analítica das águas, a diversidade aquífera da Península Ibérica. Conhecer a história analítica hidrológica e a importância da botânica no reconhecimento das diferentes propriedades químicas das águas (séculos XVII a XIX). Experimentar os 5 sentidos, nas reações químicas proporcionadas pelas plantas e a química da água!
Convidámos a Investigadora geóloga Carla Rocha, do IST, para nos contar a estória da história das águas!
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Agrupamento de Escolas de Fronteira
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 39.047152699227, -7.6461838425903
Localidade: Agrupamento de Escolas de Fronteira - Portalegre
Concelho: FRONTEIRA
Distrito: PORTALEGRE
Mais informações: https://www.moodle.agrupamentoescolasfronteira.pt/moodle30/
Data:
Seminário sobre a pedagogia do desporto
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém
Concelho: RIO MAIOR
Distrito: SANTAREM
Data:
Dinamizada por Ana Santos, investigadora integrada do CRIA-Iscte e docente da FMH-ULisboa, esta atividade aborda os Esports (vulgarmente conhecidos como desportos eletrónicos) e promove o debate em torno das competições de videojogos como forma de desporto.
A atividade é dirigida aos estudantes do Ensino Secundário e ao público em geral, podendo as inscrições ser enviadas para cria@cria.org.pt (recomendado mas não obrigatório) e é promovida pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Link no site do CRIA: https://cria.org.pt/pt/podemos-considerar-os-esports-um-desporto
Duração: 1.00 Horas
Observações: A atividade é dirigida aos estudantes do Ensino Secundário e ao público em geral, podendo as inscrições ser enviadas para cria@cria.org.pt (recomendado mas não obrigatório).
Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Tipo de Evento: Debate
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/5839358836
Mais informações: https://cria.org.pt/pt/podemos-considerar-os-esports-um-desporto
Data:
Conversa sobre quem foram os Neandertais, como viveram no passado e porque desapareceram.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg
Tipo de Evento: Debate, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 37.013245202117, -7.9360555352478
Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/
Data:
Tendo como ponto de partida uma TEDtalk, apresentaremos algumas propostas de respostas a _serve para quê?_
Duração: 0.50 Horas
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Debate, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 41.277806694217, -7.7783201874999
Localidade: Vila Real
Concelho: VILA REAL
Distrito: VILA REAL
Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/
Data:
No processo de treino a avaliação e controlo do treino são elementos fundamentais, no sentido de planear o desenvolvimento de equipas e atletas com maior rigor.
Monitorizar a carga de treino dos atletas permite recolher informações pertinentes sobre a forma de adaptação a programas de treino, avaliar estados de fadiga e verificar tempos de recuperação necessários para minimizar o risco de lesões. A monitorização cientifica pode dar um importante contributo a treinadores, através da explicação das mudanças no rendimento desportivo, compreensão sobre os efeitos do treino, estados de fadiga e necessidade de recuperação, bem como ao nível do planeamento e ajustes de calendários competitivo. Pode ser realizada em diferentes momentos dos ciclos de treino de uma época desportiva a fim de aferir a forma desportiva, bem como as diferentes etapas do desenvolvimento dos atletas e é efetuada através de ferramentas de avaliação gerais e especificas das modalidades desportivas (carga externa), objetivas e subjetivas (carga interna). A monitorização da carga externa e interna, de forma individualizada, revela-se de grande importância, uma vez que cada atleta responde às cargas de treino de forma diferente e desta forma é possível garantir que a carga aplicada corresponde à prescrita pelo treinador.
A sessão pretende demonstrar algumas das estratégias para monitorizar o treino, através de instrumentos e testes de campo.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida
Tipo de Evento: Debate, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (Laboratório das Ciências do Desporto_ Pavilhão do IPS)
Concelho: SETÚBAL
Distrito: SETUBAL
Data:
Vem descobrir porque MARTE É O PLANETA ESCOLHIDO!
Onde temos Terra em Marte e Marte na Terra! Os contributos que nos tem trazido para o nosso Planeta!
Convidámos a Investigadora geóloga Carla Rocha, do Instituto Superior Técnico, para nos contar a estória da história do planeta vermelho!
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária António Damásio
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Exposições, Tertúlia
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Localidade: Av. Dr. Francisco Luís Gomes, 1800-181 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.esad.edu.pt/
Data:
A Assembleia Geral das Nações Unidas dedicou o ano 2022 à água subterrânea.
Urge a eficácia da educação, literacia e sensibilização da riqueza da água mineral do território português! A partilha do conhecimento das boas práticas, do agir e ensinar a preservar, compreender a importância da interação da água com o meio ambiente que a rodeia, o solo, a rocha, a implicação da actividade humana e importância na saúde, testemunhadas pela história das culturas e sociedades grega, romana, árabe, judaica e contemporânea, são diferentes formas de enriquecerem o transmitir do testemunho do saber, proporcionando o estímulo do pensamento crítico e da reflexão, na aquisição da informação científica, cultural, social e cívica.
Convidámos a Investigadora geóloga Carla Rocha, do Instituto Superior Técnico, e a equipa responsável pelo turismo, cultura e educação de Alter-Do-Chão para nos contarem a estória da história das águas!
Duração: 1.30 Horas
Observações: Visita ao Património hídrico de Alter-Do-Chão:
Estação Arqueológica de Alter do Chão (Casa da Medusa, Alter do Chão, sécs. I-VII)
Chafariz Renascentista da Praça da República (Alter do Chão, 1556)
Fonte dos Peixes
Casa do Álamo (Alter do Chão, séc. XVII/XVIII)
https://cm-alter-chao.pt/blog/conhecer/pontos-de-interesse/
Instituição: Agrupamento de Escolas de Fronteira
Tipo de Evento: Debate, Exposições, Passeios Científicos, Visitas Guiadas a Museus
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 39.047186028468, -7.6462267579345
Localidade: Agrupamento de Escolas de Fronteira - Portalegre
Visita ao Património hídrico de Alter-Do-Chão
Concelho: ALTER DO CHÃO
Distrito: PORTALEGRE
Mais informações: https://www.moodle.agrupamentoescolasfronteira.pt/moodle30/
Data:
A actividade consiste na utilização de lupas e caixas de luz com filtros de polarização, bem como um microscópio 3D impresso à base de smartphone para observar secções finas de depósitos arqueológicos. Esta actividade permitirá aos participantes compreender o que é a micromorfologia arqueológica, o seu potencial para a Arqueologia e o que nos pode dizer sobre as comunidades do passado.
The activity consists in the use of magnifying glasses and light boxes with polarizing filters as well as a 3D printed smartphone-based microscope to observe thin sections of archaeological deposits. This activity will allow the participants to understand what archaeological micromorphology is, its potential to Archaeology and what it can tell us about the communities of the past.
Investigador irá falar em inglês.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg
Tipo de Evento: Debate, Exposições, Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 37.013219501303, -7.9360877217559
Localidade: Centro Ciência Viva do Algarve
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: http://www.ccvalg.pt/public/
Datas:
A investigação desenvolve-se na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) organizada numa abordagem ao longo do ciclo de vida, considerando os domínios gravidez e neonatal, pós-neonatal e juventude, adulto na vida ativa e pessoa idosa, numa perspetiva de aprofundamento do processo de envelhecimento saudável.
Relevamos a estratégia de integração entre a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação aplicada e o desenvolvimento curricular, nos cursos de 1º e 2º ciclo de formação (no presente ano letivo, o curso de licenciatura em Enfermagem e os mestrados: 1) Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica_ 2) Enfermagem Comunitária – Saúde Pública).
Considerando a Missão da ESSS e, para além do ensino de qualidade e a investigação, enquadra-se nesta estratégia o valor atribuído à extensão à comunidade, ocorrendo uma sinergia em grande parte dos projetos, o que permite uma participação dos estudantes do 1º ciclo e o desenvolvimento e assunção de aprofundamento por parte dos estudantes do 2º ciclo, profissionais que procuram a aquisição e aprofundamento quanto ao processo de investigação.
A ligação ESSS-meio assenta em processos formais de parceria, dos quais muitas vezes emerge a necessidade de identificação da evidência mais atual, que permita mediante o juízo profissional, assumir cuidados de enfermagem/saúde que respeitem os interesses e valores dos clientes: pessoas, famílias e comunidade. É este o fundamento principal para a criação da Área Científica – Saúde Individual e Comunitária, integrada no Centro de Investigação em Qualidade de Vida.
Considerando o julgamento clínico que caracteriza o exercício profissional na perspetiva da prática baseada na evidência, justifica o recurso à narrativa de ação, como instrumento mobilizado pelos profissionais que frequentam os cursos de mestrado, através de cuja análise realizada pelo titular da unidade curricular e partilhada com os professores que integram a equipa, bem como os coordenadores de curso.
É da análise das referidas narrativas de ação que se inicia o processo de revisão sistemática de literatura, nos últimos cinco anos, orientada para o uso da Scoping Review (ScR), cujo principal objetivo é contribuir para a identificação da evidência mais atual, como suporte à potencial elaboração de projeto no desenvolvimento do último semestre dos cursos de mestrado.
O presente seminário procura responder às premissas antes enunciadas e atender aos objetivos da etapa em que se encontra o desenvolvimento do protocolo de ScR. Enquadrando-se na Semana da Ciência e Tecnologia, permite receber profissionais de saúde das organizações parceiras.
Duração: 5.00 Horas
Instituição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida - CIEQV (IPSantarém/IPLeiria)
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 35
Localidade: Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Santarém
Concelho: SANTARÉM
Distrito: SANTAREM
Data:
Enquadradas na Unidade Curricular «Problemas Ambientais» do 1º ano da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da ESAC, terão lugar várias palestras dinamizadas por estudantes de outros Cursos, no âmbito da temática «Sustentabilidade Ambiental»:
- A Necessidade Eminente da Implementação de Mudanças SocioAmbientais
- A Importância Vital das Abelhas (Apis mellifera) e suas ameaças.
As palestras serão orientadas pela Professora Carla Rodrigues, docente da ESAC e contará com os estudantes do CTeSP em Defesa da Floresta João Marcelino, Abel Cardoso e Tomás Almeida.
Estas palestras são abertas ao público em geral e terão lugar no Auditório B2.09.
Duração: 3.30 Horas
Observações: Local: Auditório B2.09.
Instituição: Escola Superior Agrária de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC)
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 110
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
TRAIL VIRTUAL DA CIÊNCIA, inserido na Semana da Ciência e Tecnologia 2022, com atividades programadas durante toda a semana, de 21 a 25/11.
O propósito é que todos os interessados – comunidade académica, instituições, parceiros e cidadãos em geral – façam uma viagem virtual por todas as Unidades de I&D, para conhecer a sua missão, os seus projetos, o seu contributo para o capital científico do país e o seu impacto, no desenvolvimento e inovação, aquém e além-fronteiras.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Politécnico do Porto
Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Exposições, Passeios Científicos
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: PORTO
EVENTO VIRTUAL
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ipppt-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/eccm_sc_ipp_pt/Eb9hUT37k7lIhUU22xtXgREBtY40fH6l248Aevn2Qcfz5g?e=JIhWCu
Datas:
Como estão os cientistas do LS4FUTURE a contribuir para a sustentabilidade da humanidade e do nosso planeta? Venha descobrir como a nossa investigação procura encontrar respostas que contribuam para o Desenvolvimento Sustentável, segundo a Agenda 2030 das Nações Unidas.
No Laboratório Associado LS4FUTURE - Life Science for Life Sciences for a Healthy and Sustainable Future – são desenvolvidas várias áreas de investigação que tentam responder aos desafios actuais da nossa sociedade, para que, em conjunto com vários interlocutores, consigamos promover a saúde humana e ambiental. As suas diferentes áreas de investigação estão intimamente ligadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nesta sessão irão estar presentes investigadores dos vários Institutos de Investigação que pertencem ao LS4FUTURE, para partilharem os seus projectos científicos e como os conhecimentos gerados pelos seus laboratórios contribuem para um desenvolvimento sustentado dos nossos recursos ambientais e humanos.
O LS4FUTURE é o maior Laboratório Associado na área das Ciências da Vida, e uma infraestrutura única em Portugal, contando com 5 Institutos de Investigação de renome – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA – Universidade Nova de Lisboa), Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), NOVA Medical School (NMS – Universidade Nova de Lisboa), e o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG).
Duração: 1.30 Horas
Observações: Sessão Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98734293694?pwd=VnVKRGk2TXJUYkJaMXcrK3RKTW1GUT09
ID da reunião: 987 3429 3694
Senha de acesso: 436966
Instituição: Laboratório Associado LS4FUTURE
Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Localidade: Online - sessão zoom
Mais informações: https://www.ls4future.pt/
Data:
Os cientistas do Intituto Gulbenkian da Ciência (IGC) vão à escola conversar com os futuros investigadores, alunos do 10ºano, exploram o método científico. Todo o cientista começa a sua investigação observando, levantando hipóteses e seguindo um método que lhe permite tirar conclusões validando ou não a hipótese original.
Numa conversa informal os jovens cientistas identificarão hipóteses e validarão tendo em atenção casos de investigação já publicados pelo IGC.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras
Tipo de Evento: Debate
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.6975934, -9.3243652
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://www.esqm.pt/index.php?pg=1&spg=11
Data: