Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


2.ª Noite de Ciência da EB Santa Marta do Pinhal

ID: 2601

A EB Santa Marta do Pinhal abre portas à comunidade educativa para uma noite STEAM. No âmbito do Clube Ciência Viva e Eco-Escolas, os visitantes são convidados a participar nos diversos espaços interdisciplinares onde se funde ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

“A magia da Química?”, “Engenhocas a sério”, “À descoberta da Matemática”, “Vamos promover a Biodiversidade”, “Pitágoras sabia música!?”, “Arte, Ciência e Poesia” e a “Feira de Minerais”, são os ateliês que temos para oferecer, dinamizados por estagiários do curso de Química Aplicada da FCT, docentes, alunos e alguns familiares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Associação de Pais.

Em diferentes pontos são lançados outros desafios, como a construção de puzzles ou jogos com recurso a diversas plataformas digitais.

Com esta iniciativa queremos despertar a curiosidade, desenvolver o espírito crítico e estimular o interesse de todos pela compreensão do elo ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.

Instituição: CCVnE EB Santa Marta do Pinhal

Tipo de Evento: Café de Ciência, Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 200

Coordenadas GPS: 38.631844777068, -9.1516933810769

Localidade: Santa Marta do Pinhal - Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Data:

25-11-2022 20:00


Apresentação do livro _Irmãs de Prometeu – a Química no Feminino_, de João Paulo André

ID: 2421

É a obra mais recente de João Paulo André, fruto da investigação que efectuou no Science History Institute e na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, coloca em evidência as mulheres que fizeram a Química.

O seu primeiro livro, _Poções e Paixões - Química e Ópera_, publicado pela Gradiva, teve também edição em braille e em formato áudio, pela Biblioteca Nacional de Portugal, integra o Plano Nacional de Leitura.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Biblioteca da NOVA School of Science and Technology

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Localidade: Monte de Caparica Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: http://bibliotecaunl.blogspot.com/2022/10/dia-nacional-da-cultura-cientifica.html

Data:

24-11-2022 16:30


Conhecer a Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços

ID: 2511

No âmbito das comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia, convidamos as escolas do concelho a explorarem o património da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços e a usufruírem da natureza do sítio. Haverá, ainda, a oportunidade de assistirem ao funcionamento da centenária máquina a vapor e de todo o sistema de energia a vapor.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Ecomuseu Municipal do Seixal

Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.619614, -9.164780895654

Localidade: Vale de Milhaços, Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.cm-seixal.pt/evento/conhecer-fabrica-de-polvora-de-vale-de-milhacos

Imagens:

Data:

25-11-2022 10:00


Construção de um sensor ótico utilizando imagens de telemóvel

ID: 2337

As soluções aquosas de cobre apresentam uma cor azul, cuja intensidade traduz a quantidade de iões presentes em solução. A sua quantificação é importante para monitorização da qualidade de água e prevenir o consumo de águas impróprias. Nesta actividade, vamos aprender a usar o smartphone como um sensor óptico para quantificação de iões Cobre(II) em amostras de água. Iremos também aprender quais os princípios básicos que sustentam a quantificação de compostos corados com base na luz absorvida.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h de 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

23-11-2022 14:00


Contributo da fluorescência de raios X para a investigação em ciências biomédicas

ID: 2356

A espectroscopia por fluorescência de raios X (XRF) tem sido aplicada na determinação da concentração de elementos maioritários e vestigiais em amostras de diferente natureza, incluindo tecidos biológicos, nomeadamente humanos e animais, mas também produtos farmacêuticos, alimentos e amostras ambientais. Esta técnica oferece inúmeras vantagens metodológicas, nomeadamente preparação mínima da amostra, eliminando o risco de contaminação ou a perda de elementos de interesse, a determinação simultânea da concentração de vários elementos, proporcionando uma análise rápida, precisa e sensível da composição elementar. No domínio da espectroscopia por XRF, a técnica disponível no WDXRFLab do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM) baseia-se na dispersão de raios X por comprimento de onda e tem vindo a ser utilizada em determinações de elementos maioritários e vestigiais em amostras de diferentes naturezas, entre as quais sangue e soro de doentes com cancro e tecidos animais, em estudos da relação entre a osteoporose e a diabetes, e de doenças como a artrite. Na atividade prevista, os participantes terão oportunidade de participar na determinação de elementos de interesse em amostras de vários tipos, usufruindo assim de uma experiência prática de diferentes etapas da metodologia científica com aplicações a questões atuais no domínio de saúde pública e ambiental.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

24-11-2022 09:00

24-11-2022 10:00


Contributos ambientais e genéticos para a agressão

ID: 2386

A sociedade contemporânea baseia-se em regras estabelecidas que regulam o comportamento individual e social. Os seres humanos são altamente biossociais em relação a fundamentos emocionais ou habilidades que promovem as ligações sociais entre indivíduos. A agressão é um comportamento perpetrado com a intenção deliberada de prejudicar alguém, que pode ser expresso de forma direta ou indireta, apresentando um impacto negativo a nível individual e social. A nível individual, pode resultar em interações baseadas em conflitos com resultados adaptativos ou comportamentos disfuncionais com consequências negativas para os outros, como a violência psicológica e física. O comportamento agressivo é um processo complexo que envolve a interação entre diversos fatores, tais como fatores genéticos e ambientais. De facto, vários genes candidatos relacionados com as vias de dopamina e serotonina (MAO-A, COMT, SLC6A4, SLC6A3, HTR1A, HTR1B, HTR1D, HTR2A, HTR2C, HTR6, HTR6, DRD2, DRD4, TPH1 e DBH), foram identificados como tendo um possível papel nos traços de impulsividade e agressividade.
Uma abordagem multidisciplinar é essencial para analisar um conceito tão complexo como a agressão, onde os dados devem ser recolhidos por diferentes áreas científicas de forma integrativa, ao mesmo tempo considerando o elevado número de fatores psicológicos, genéticos e ambientais que estão na base dos comportamentos agressivos. Apesar das tentativas anteriores de determinar o contexto genético da agressão apresentarem resultados promissores, estas foram afetadas por vários problemas metodológicos relacionados com a seleção dos participantes e a avaliação psicológica.
O presente projeto corresponde a um estudo exploratório baseado na perspetiva genética da agressão de forma a contribuir para a discussão da definição e natureza do conceito, considerando as limitações e resultados de estudos anteriores na área genética em interação com a psicologia. Visa definir e desenvolver modelos de interação entre os aspetos genéticos e psicológicos da agressão, numa amostra altamente heterogénea, composta por estudantes universitários. Para compreender e associar os muitos componentes que caracterizam a agressão, os polimorfismos em genes candidatos previamente identificados serão genotipados simultaneamente, e será utilizado um conjunto de instrumentos desenvolvidos para integrar os vários aspetos do conceito de agressão com base no Modelo De Agressão Geral (GAM).
Esta temática tem um impacto importante na conceptualização atual do comportamento agressivo, que se pode traduzir num novo modelo, e mais preciso, baseado nos traços psicológicos, genética e contextos ambientais. Pode ser um contributo de extrema relevância para a elucidação da importância evolutiva da agressão, no contexto das variáveis genéticas e ambientais (modelos familiares, experiências de stress, associação de pares). Os resultados terão também impacto nos contextos de prevenção e intervenção.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição Obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até dia 18 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 12

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

23-11-2022 11:00

23-11-2022 12:00


Dia Aberto - Clinica Dentária Egas Moniz

ID: 2338

A Clinica Dentária Egas Moniz (CDEM) situada no Campus Universitário Egas Moniz no Monte da Caparica é uma das maiores clinicas dentárias do pais. Na CDEM são desenvolvidas actividades de ensino, prestação de cuidados de saúde à comunidade e investigação clínica.
Durante a visita guiada os participantes terão oportunidade de conhecer as instalações, os recursos e as actividades nela desenvolvidas.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição Obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até dia 17 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

22-11-2022 09:00

22-11-2022 10:00

22-11-2022 11:00


DNA no dia a dia

ID: 2347

O DNA está presente no nosso dia a dia, pode definir o que somos, interagir com o meio ambiente, sofrer interações com o meio ambiente, mas também é imprescindível para o diagnóstico de patologias, resolução de casos forenses, prevenção de doenças, criar biodiversidade. Molécula mágica, base da vida, da conservação da informação genética no mundo dos seres vivos desde os mais simples aos mais complexos, o DNA liga temporalmente todos os seres vivos, os extintos, os que ainda existem e os que possam vir a existir.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

24-11-2022 13:00


Feira de Minerais e Ciência em ação

ID: 2656

Durante a semana irá decorrer a Feira de Minerais, no Auditório da Escola Básica de Vale de Milhaços. Esta será visitada pelas diversas turmas da escola, acompanhadas pelos professores de Ciências Naturais e/ou Físico-Química. Os alunos podem também visitá-la e adquirir alguns minerais de forma autónoma ou até acompanhados pelos pais/encarregados de educação, convidados a participar também nesta iniciativa.
Em simultâneo, ao longo da semana, em diferentes períodos do dia, a comunidade escolar é também motivada para a área das ciências, através da iniciativa _Ciência em Ação_, apreciando e participando na realização de diversas atividades experimentais e na exposição de ilusões óticas.
Durante esta semana serão ainda entregues os prémios aos alunos sorteados, que participaram com sucesso nos desafios da Semana do Espaço.

Duração: 0.30 Horas

Observações: A Feira de Minerais decorrerá ao longo de toda a semana, aberta durante a manhã e tarde, de acordo com o horário letivo. As atividades experimentais decorreram em diversos momentos ao longo da semana, convidando os visitantes da feira a participar.

Instituição: Escola Básica Vale de Milhaços

Tipo de Evento: Exposições, Outro

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Vale de Milhaços, Corroios

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Datas:

21-11-2022 :

22-11-2022 :

23-11-2022 :

24-11-2022 :

25-11-2022 :


Havia Ouro no Seixal! Conhecer a Mineração Romana

ID: 2507

O Seixal foi em tempos rico em ouro e os romanos exploraram-no exaustivamente, deixando até aos dias de hoje alguns indícios dessa exploração. A mina de ouro de Vale de Gatos, na Cruz de Pau, é um desses exemplos. Aqui, esses vestígios passam despercebidos ao transeunte regular, quase invisíveis. Mas não nos deixemos enganar pela sua invisibilidade, é conhecido, até ao momento, neste complexo uma área superior a 10 hectares de redes de galerias e poços.
As comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia são uma excelente ocasião para se compreender como funciona a interdisciplinaridade científica, permitindo a interpretação deste complexo mineiro. Foram essenciais ciências como a arqueologia, geologia, física, química e engenharia, só para dar alguns exemplos.
Há que compreender as motivações dos antigos romanos para executarem um tal empreendimento em solos aparentemente tão instáveis e perceber como o fizeram. Entender o que procuravam, onde e como o extraiam. Estas e muitas outras questões só poderão ser reveladas se existir o cruzamento entre diversos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Ecomuseu Municipal do Seixal

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.62695435, -9.1342739959061

Localidade: Vale de Gatos (Cruz de Pau)

Concelho: SEIXAL

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.cm-seixal.pt/evento/havia-ouro-no-seixal-conhecer-mineracao-romana-inscricoes-esgotadas

Imagens:

Datas:

27-11-2022 10:00

27-11-2022 14:30


Investigação Matemática no Futuro

ID: 2436

Investigação Matemática no Futuro

Num mundo cada vez mais tecnológico, teremos mudanças na Matemática? E com a convergência de diferentes áreas do conhecimento, o que poderemos esperar de novo da Matemática? Que temas virão a ser investigados? Quatro investigadores do NOVA Math partilham as suas reflexões sobre estas e outras questões, apontando possíveis caminhos da Investigação matemática no futuro.

Oradores

João Araújo - Álgebra
Fabio Chalub - Análise
Lourdes Afonso - Estatística e Gestão do Risco
Isabel Correia - Investigação Operacional

Moderadora
Fátima Rodrigues

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição prévia obrigatória: Formulário (URL acima).
Indicações para assistir ao evento serão enviadas posteriormente.

Instituição: NOVA Math

Tipo de Evento: Debate

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 1000

Localidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://forms.gle/xDNvWF1Un89vcfCKA

Imagens:

Data:

25-11-2022 15:00


Investigação Matemática no Presente

ID: 2433

Especialistas das quatro áreas de investigação do NOVA Math reúnem-se para falar da sua experiência de investigação e de como esta se relaciona com temas fundamentais como álgebra combinatória ou optimização combinatória, e também com os grandes desafios da sociedade: alterações climáticas, big data, logística sustentável e epidemias.

Oradores
António Malheiro - Álgebra
Isabel Gomes - Investigação Operacional
Paula Patrício - Análise
Regina Bispo - Estatística e Gestão do Risco

Moderador
Nelson Chibeles-Martins

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição prévia obrigatória: Formulário (URL acima)
Indicações para assistir ao evento serão enviadas posteriormente.

Instituição: NOVA Math

Tipo de Evento: Debate

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 1000

Localidade: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Campus de Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://forms.gle/2Gy4nEXnM9RDAjJ29

Imagens:

Data:

21-11-2022 14:30


Microscopia electrónica: o que é e para que serve. Aplicações nas ciências biomédicas

ID: 2390

A microscopia eletrónica, aplicada ao estudo de amostras biológicas logo após a 2ª guerra mundial, permitiu visualizar detalhes celulares das amostras biológicas até dimensões macromoleculares. Esta capacidade revolucionou o a biologia e esteve na base do conhecimento científico sobre o qual assentam os desenvolvimentos da medicina moderna e da biologia em geral. Nesta demonstração os participantes terão oportunidade de ver os microscópios em funcionamento (dos dois tipos mais usados: varrimento e transmissão) e observar amostras selecionadas com os instrumentos. Serão apresentados posters com artigos científicos produzidos no laboratório que ilustram a importância destas metodologias no contexto científico atual.

Duração: 0.30 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 7

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Datas:

24-11-2022 11:00

24-11-2022 11:30


O mundo invisível aos nossos olhos

ID: 2447

O que existe além do que os nossos olhos podem ver? No meio que nos rodeia existem milhões de microrganismos (como bactérias, protozoários, algas e fungos) vivendo entre nós e, muitas vezes, dentro de nós.
Quais as células que circulam no nosso sangue? No sangue periférico encontram-se as células responsáveis pelas trocas gasosas (respiração), defesa do organismo e hemostase.
Um universo completamente invisível a olho nu, mas que sabemos hoje que desempenha um papel importante na saúde, no ambiente e na qualidade de vida de todos os humanos.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

23-11-2022 09:00


Os bastidores de um sorriso - investigação em medicina dentária

ID: 2377

Nesta visita ao Biomaterials Lab será feita uma introdução ao Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz com particular ênfase nas linhas de investigação na área da Medicina Dentária. Cada interveniente contribuirá com a sua experiência, criando a ponte para a apresentação in loco dos recursos existentes no Biomaterials Lab para a investigação laboratorial em biomateriais. O tema “Os bastidores de um sorriso” serve de fio condutor para esta visita, que contextualizará as propriedades mecânicas, físicas, químicas e biológicas que estão subjacentes ao estudo de um material restaurador a aplicar na cavidade oral.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 15h do dia 23 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

24-11-2022 13:30


Palestra “A mulher na química: dois milénios de história” | João Paulo André

ID: 2420

É um facto que para a entrada em pleno da mulher na ciência foi necessária a sua admissão nas instituições de ensino superior, no que os Estados Unidos da América foram pioneiros por terem sido a primeira nação do mundo ocidental a estabelecer um sistema de ensino universal que facilitava o acesso das raparigas aos colleges. Assim, considerando a sua chegada tardia às faculdades, foram raras as mulheres que tiveram contribuições científicas de relevo – em particular nas ciências físicas - até à triunfal entrada em cena de Marie Curie, pelo menos segundo uma perspetiva mais tradicional da história da ciência. Contudo, os historiadores, valorizando igualmente a capacidade de saber fazer, têm prestado nos últimos anos uma crescente atenção à intensa e longa participação da mulher nas chamadas artes químicas.
De Maria, a Judia, alquimista de Alexandria dos primeiros séculos na nossa era, a Carolyn Bertozzi, galardoada com o Nobel da Química em 2022, esta palestra evoca várias das figuras femininas que, tantas vezes por percursos escondidos, fizeram a Química.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Biblioteca da NOVA School of Science and Technology

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 80

Localidade: Monte de Caparica Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: http://bibliotecaunl.blogspot.com/2022/10/dia-nacional-da-cultura-cientifica.html

Datas:

24-11-2022 01:00

24-11-2022 16:00


Poluição atmosférica e mortalidade em Portugal: avaliação quantitativa da carga de doença associada ao ambiente

ID: 2342

Apresentação dos resultados do estudo “Atmospheric pollution and mortality in Portugal: quantitative assessment of the environmental burden of disease using the AirQ+ model” integrado no projecto EnvHealthQ+. O projecto EnvHealthQ+ conduzido na Área Temática de Saúde Ambiental do CiiEM visa contribuir para a estratégia nacional de implementação e monitorização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal, disponibilizando dados sobre a relação entre taxas de mortalidade e níveis de poluição atmosférica. O modelo AirQ+ desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, permite calcular o número de mortes por todas as causas atribuível à exposição a longo prazo a poluentes atmosféricos como dióxido de azoto (NO2), partículas finas (PM2.5) e ozono (O3) e foi aplicado a dados de vários municípios em Portugal, de 2010 a 2019.

À luz da mais recente análise de dados, o projecto EnvHealthQ+ reporta que (i) aproximadamente 5000 mortes por ano são atribuíveis à exposição a misturas de NO2 e PM2.5_ (ii) a distribuição espacial da proporção de mortes atribuíveis a NO2, PM2.5 e O3 revela diferenças significativas entre zonas e aglomerações e (iii) que o AirQ+ é um instrumento útil para a elaboração eficaz das políticas de saúde pública e de informação sobre os progressos nacionais para a aplicação da Agenda 2030.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h de 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo
Email e contacto telefónico
Sessão em que se inscreve
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

24-11-2022 16:00


Recolha de dados em desporto

ID: 2584

No processo de treino a avaliação e controlo do treino são elementos fundamentais, no sentido de planear o desenvolvimento de equipas e atletas com maior rigor.
Monitorizar a carga de treino dos atletas permite recolher informações pertinentes sobre a forma de adaptação a programas de treino, avaliar estados de fadiga e verificar tempos de recuperação necessários para minimizar o risco de lesões. A monitorização cientifica pode dar um importante contributo a treinadores, através da explicação das mudanças no rendimento desportivo, compreensão sobre os efeitos do treino, estados de fadiga e necessidade de recuperação, bem como ao nível do planeamento e ajustes de calendários competitivo. Pode ser realizada em diferentes momentos dos ciclos de treino de uma época desportiva a fim de aferir a forma desportiva, bem como as diferentes etapas do desenvolvimento dos atletas e é efetuada através de ferramentas de avaliação gerais e especificas das modalidades desportivas (carga externa), objetivas e subjetivas (carga interna). A monitorização da carga externa e interna, de forma individualizada, revela-se de grande importância, uma vez que cada atleta responde às cargas de treino de forma diferente e desta forma é possível garantir que a carga aplicada corresponde à prescrita pelo treinador.

A sessão pretende demonstrar algumas das estratégias para monitorizar o treino, através de instrumentos e testes de campo.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida

Tipo de Evento: Debate, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (Laboratório das Ciências do Desporto_ Pavilhão do IPS)

Concelho: SETÚBAL

Distrito: SETUBAL

Data:

24-11-2022 14:00


Refeições familiares saudáveis a baixo custo

ID: 2425

Esta ação consiste numa sessão educativa de carácter interativo, dedicada ao aumento da literacia em economia e gestão familiar, e alimentação equilibrada e saudável. Procura-se com esta atividade envolver os participantes na elaboração de um plano semanal de receitas equilibradas para uma familia, otimizando a procura nas grandes superfícies e comércios locais, aprendendo a conjugar alimentos de baixo preço mas de elevado valor nutricional, motivar para a capacitação culinária e ainda ir ao encontro das reais possibilidades financeiras de cada um.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

23-11-2022 15:00


Resistência aos antibióticos: uma ameaça à saúde

ID: 2336

A resistência aos antibióticos (RA) é atualmente um problema à escala global. As Nações Unidas declararam que este era um dos 10 principais perigos para a saúde pública global, e esforços tem sido feitos para mitigar este problema.
Diferentes instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o G8 afirmaram que a RA está relacionada com humanos, animais e fatores ambientais, sendo, por isso, necessário um trabalho conjunto, multidisciplinar e coordenado para estudar a interface Humano-Animal-Ambiente, ou seja, a aplicação do conceito de Uma Saúde.
Em 2015, durante a Assembleia Mundial da Saúde, os países comprometeram-se com o desenvolvimento e implementação de planos de ação nacionais multissetoriais.
A pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos antimicrobianos, vacinas e ferramentas de diagnóstico, especialmente aqueles direcionados às bactérias gram-negativo críticas, são essenciais.

Duração: 0.30 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

25-11-2022 12:30


Simpósio de Arqueologia Portuária: Gestão, investigação e valorização do património cultural subaquático em áreas portuárias e de fundeadouro

ID: 2445

O Simpósio de Arqueologia Portuária tem por objetivo abordar a gestão, a investigação e a valorização do património cultural subaquático, em zonas portuárias e de fundeadouro.
A origem dos portos é determinada pelas boas condições de abrigo para a navegação. Baías, angras, calas, calhetas, sinos, enseadas e golfos são sinónimo de “porto” natural. Ao longo da História, a paisagem marítima foi sendo, paulatinamente, transformada pelo Homem. As populações instalaram-se junto a ancoradouros e fundeadouros naturais, a partir dos quais se foram desenvolvendo infra-estruturas portuárias e núcleos urbanos.
Espaço de contacto entre a terra e o meio aquático, o porto é o ponto de partida e de chegada de mercadorias, pessoas e ideias.
Este Seminário pretende focar a História dos portos ao longo das diferentes épocas, considerando as distintas fontes disponíveis para o seu estudo, desde as fontes escritas aos vestígios arqueológicos.
As zonas portuárias são especialmente ricas em património cultural subaquático. Nestas áreas, são frequentemente identificadas estruturas portuárias submersas (como cais e molhes), naufrágios, âncoras ou achados isolados de fundeadouro – vestígios diretos da atividade humana associada ao transporte, ao comércio e à pesca.
A gestão e salvaguarda desse património torna-se especialmente importante no contexto do desenvolvimento dos portos. É, assim, fundamental discutir as problemáticas específicas da arqueologia subaquática em contextos portuários, considerando os riscos de destruição do património associados à construção de infraestruturas e à realização de dragagens. O investimento em investigação prévia, e acompanhamento arqueológico, apresentam-se como boas práticas para a gestão integrada dos portos, tendo em consideração a sua necessidade de expansão e desenvolvimento, a par de uma eficaz preservação do património cultural subaquático.

Duração: 12.00 Horas

Observações: O evento é organizado no âmbito do projeto _Um Mergulho na História_, coordenado pela DGPC - Direcção Geral do Património Cultural, e financiado pelo OPP - Orçamento Participativo Portugal 2018 (OPP NºNº466), e conta com a co-organização do Munícipio de Sines e do CIDEHUS - Universidade de Évora.

Instituição: CIDEHUS - Universidade de Évora

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Híbrido

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Sines

Concelho: SINES

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.mergulho-na-historia.pt/simposio-sines/

Datas:

25-11-2022 09:00

26-11-2022 09:00

Lista de Ficheiros:
Cartaz

Vê o teu corpo por dentro

ID: 2493

A presente atividade inserida na Semana da Ciência e Tecnologia tem como objetivo dar a conhecer aos jovens uma profissão de importante relevo na área da saúde.
A anatomia patológica tem como objetivo o diagnóstico, prognóstico, prevenção e investigação das doenças através do estudo de material biológico obtido a partir de órgãos ou tecidos e que pode ser constituído por células ou fluidos.

Para a prossecução dos seus objetivos estes profissionais têm de possuir amplos conhecimentos e competências para planear e adequar técnicas a situações específicas de diagnóstico e investigação.

Várias áreas podem ser desenvolvidas por estes profissionais tais como a histologia, onde se insere a macroscopia de peças cirúrgicas, fixação, processamento, microtomia e coloração de preparações a serem observadas em microscopia ótica, mas também outras áreas como a tanatologia, microscopia eletrónica, citologia ou mais recentemente a biologia molecular.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrição obrigatória

A inscrição deve ser efetuada até às 13h do dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo_
Email e contacto telefónico_
Sessão em que se inscreve_
Indicar se é estudante e de que ciclo de estudos

Instituição: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Localidade: Campus Universitário, Quinta da Granja
Monte de Caparica
2829 - 511 Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt.aspx

Data:

25-11-2022 16:00


Venha aprender como funciona o laser

ID: 2502

Esta atividade vai dar-te a oportunidade de aprenderes como funciona o laser, nomeadamente o laser bombeado por luz solar, e quais as suas aplicações.
Terás oportunidade de conhecer os protótipos de laser solar desenvolvidos no nosso laboratório e as ferramentas de simulação ótica utilizadas para a sua modelação e otimização.
Poderás também assistir à emissão e deteção de feixe laser no laboratório.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Necessária inscrição prévia, através do email: jla@fct.unl.pt

Instituição: CEFITEC | FCT NOVA

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Localidade: FCT NOVA
2829-516 Caparica, Portugal

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Datas:

23-11-2022 14:00

23-11-2022 15:30