Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Produção Sustentável de Plantas num Sistema Integrado de Aquaponia

ID: 2482

Pretende-se efetuar uma abordagem exploratória dos princípios básicos do funcionamento da Aquaponia, sistema integrado de produção sustentável que combina aquacultura e hidroponia.
Estes sistemas permitem um melhor uso dos recursos, em que os nutrientes resultantes da atividade metabólica dos peixes são absorvidos pelas plantas e simultaneamente a água é tratada dentro do próprio sistema e reutilizada (sistema em recirculação).
Os interessados terão oportunidade de visitar um laboratório vivo com sistemas de Aquaponia em funcionamento, identificar as plantas do sistema, alimentar os peixes e controlar a qualidade da água dos sistemas, utilizando a sonda multiparamétrica. Poderão ainda participar na realização de análises em laboratório, nomeadamente as que envolvem a determinação de azoto amoniacal, nitratos, nitritos, fosfatos, ferro, magnésio, potássio, cálcio e sódio, e desta forma contactar com diferentes métodos analíticos.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Público Alvo: estudantes a partir do 3.º ciclo de ensino e público em geral com idade superior a 12 anos

Local de realização: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, no Laboratório de Sistemas Multitróficos Integrado (LSMI) & Laboratório de Análise Instrumental (LAI.DEM)

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Campus 2 - Morro do Lena – Alto do Vieiro - Apartado 4163 - 2411-901 Leiria

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Data:

23-11-2022 14:30