Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Apresentação do Livro «REDE ARTÉRIA - Territórios, criação artística, ciência»

ID: 2289

Este livro, com coordenação geral de Cláudia Pato de Carvalho e Isabel Craveiro, resulta de um trabalho de 4 anos (2018-2021) no âmbito do projeto de investigação-ação Rede Artéria (coordenado artística pelo Teatrão e academicamente pelo Centro de Estudos Sociais), com enquadramento no aviso CENTRO 14.2016.03 - Programação Cultural em Rede. A Rede Artéria constituiu-se como uma rede de criação, programação, circulação e produção de conhecimento, envolvendo oito municípios da Região Centro e desenvolvendo projetos emanados da discussão entre os Municípios, os artistas, as associações culturais, os politécnicos e Universidades da Região e os públicos. A vertente académica do projeto apostou na contribuição para o desenho dos projetos artísticos de intervenção através dos Workshops colaborativos Rede Artéria, na monitorização desses mesmos projetos e na avaliação do seu impacto no território ao nível cultural, social e político.

Este livro pretende dar conta deste processo longo de criação e monitorização científica da Rede Artéria e abre caminho para novas possibilidades futuras. O Teatrão e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra gostariam muito de criar um novo ciclo de trabalho da Rede Artéria. Este livro contém algumas reflexões para todos os intervenientes, fruto das discussões geradas entre todos.

Duração: 2.30 Horas

Observações: A sessão decorre na Oficna Municpal do Teatro (Coimbra)

Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Tipo de Evento: Outro

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 75

Coordenadas GPS: 40.19339742011, -8.4120081605224

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/rede-arteria-territorios-criacao-artistica-ciencia

Imagens:

Data:


Oficina «_Conversa Feminista_ com Manuela Tavares»

ID: 2291

Entrevistadora: Adriana Negreiros (Doutoranda CES)

Na edição de 2022-2023, o Gender Workshop propõe prosseguir as “Entrevistas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As entrevistas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. O formato de entrevista com público, em presença, permitirá um diálogo inicial entre entrevistadora / entrevistada e a abertura a debate. A seleção de entrevistadas e de entrevistadoras terá como objetivo uma cartografia de feminismos diversos, em particular no exercício quotidiano e concreto de projetos distantes dos grandes centros.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Tipo de Evento: Debate

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 28

Coordenadas GPS: 40.20893125, -8.4224993402891

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/conversa-feminista-com-manuela-tavares

Data:

24-11-2022 17:00


Seminário «Desfrutamo-nos ou esgotamo-nos na experiência comunitária? A reprodução de valores em modelos agroalimentares solidários em Portugal»

ID: 2290

Intervenientes: Guilherme Raj (Doutorando/Universidade de Utrecht) e Filipe Olival (Doutorando UC-CRIA) | Comentários: Pedro Hespanha e Luciane Lucas dos Santos (CES)

Neste seminário apresentamos algumas reflexões sobre a (re)produção de valores (valor de uso, valor de troca e valores éticos) em comunidades de base, que visam construir alternativas ao modelo agroalimentar capitalista em Portugal. Debruçamo-nos sobre as nossas vivências com a Rizoma Cooperativa Integral, em Lisboa, e com três Associações pela Manutenção da Agricultura de Proximidade em Palmela, Alvalade e Montemor-o-Novo para este propósito. Discutimos, em particular, como tal (re)produção de valores e as tensões que emergem entre valores divergentes se manifestam nos processos de tomada de decisão e de auto-organização do trabalho nessas iniciativas, e quais os efeitos gerados na experiência dos seus participantes. As vivências trazidas ao debate ilustram fatores quotidianos e estruturais que (des)encorajam o envolvimento em experiências de economia social e solidária em Portugal contemporâneo.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis
https://us02web.zoom.us/j/84676297342 | ID: 846 7629 7342 | Senha: 162176

Instituição: Centro de Estudos Sociais - Universidade Coimbra

Tipo de Evento: Outro

Presença: Online

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Coordenadas GPS: 40.20893125, -8.4224993402891

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/desfrutamo-nos-ou-esgotamo-nos-na-experiencia-comunitaria

Data:

24-11-2022 15:00