Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Pedalar com Histórias! Mobilizar Lisboa

ID: 2411

Cada vez mais pessoas a pedalar em Lisboa (http://ushift.tecnico.ulisboa.pt/utilizacao-da-bicicleta-cresceu-25-em-2020-e-ha-mais-mulheres-a-pedalar-em-lisboa/), conhecida pelas suas colinas, têm vindo a mostrar que há necessidades concretas de uma cidade mais ciclável. Factores como o aumento da extensão das ciclovias, o sistema de bicicletas partilhadas e uso de eléctricas, ou iniciativas variadas propondo novas práticas e visões sobre a cidade têm sido apontados para esta, aparentemente, nova realidade. Mas será que a bicicleta passou a construir cenas quotidianas, em Lisboa, apenas a partir do ano de 2001 em diante, quando se começaram a construir ciclovias na cidade?
Como resposta, propomos um passeio científico que busca contribuir na construção de uma visão histórica sobre o uso da bicicleta em Lisboa, numa perspectiva activa, ou seja, convidando as pessoas a pedalarem connosco e a serem protagonistas do processo de reflexão sobre o espaço urbano. Para tal, iremos percorrer dois tipos de itinerários: um itinerário físico, essencialmente por ciclovias, fácil de pedalar, entre o Campo Grande e a Baixa, um itinerário imaginário, aprofundado em paragens durante o percurso, em locais onde, através de recursos visuais, faremos evocações históricas comparando “as Lisboas” dos passados e dos presentes.
Nesse sentido, para que possamos construir estes olhares multifacetados, que acrescentam aos que traremos dos arquivos históricos e vão para além dos registos oficiais, convidamos as pessoas que participam a trazerem as suas histórias e potenciais registos (p. ex. fotografias) dos usos passados da bicicleta em Lisboa.
Portanto, temos como objetivo mostrar os contrastes do desenvolvimento urbano, do seu planeamento, dos estatutos da bicicleta e da cidade, assim como compreender a construção de uma cidade mais ciclável, muitas vezes eclipsada pelas políticas públicas que colocaram grande ênfase em favorecer a mobilidade do automóvel particular ao longo do século XX.

Este passeio científico está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está baseado no CIUHCT e na FCT NOVA, e visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade. Compreender a cidade, a sua materialidade, agência e fluxos, numa perspectiva histórica e num âmbito interdisciplinar, desde o planeamento urbano até às ciclovias e investimento em transportes, é necessário para colectivamente perspectivar como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!

Duração: 2.30 Horas

Observações: Por motivos de segurança, recomenda-se o uso de capacete (que não é obrigatório).
Para melhor experiência e visualização dos recursos visuais, é aconselhável que as pessoas que participam tragam um telemóvel com acesso à internet.
O passeio é destinado ao público geral. Entretanto, para a participação de pessoas com idade igual ou inferior a 12 anos, é necessário que estejam acompanhadas por uma pessoa adulta responsável. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita antecipadamente através do e-mail hi.biclab@campus.fct.unl.pt com o assunto “Inscrição para passeio: Pedalar com Histórias”.
As inscrições devem ser feitas através de formulário, indicando se deseja seguro: https://forms.gle/fPVpY66LWN6yiTYR8

Instituição: CIUHCT — Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Tipo de Evento: Passeios Científicos

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.755122920547, -9.1535165966423

Localidade: Campo Grande, próximo à ciclovia em frente ao restaurante “A Horta” (Campo Grande, nº 175, Lisboa).

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://hibiclab.com/pt

Imagens:

Data:

20-11-2022 10:30