Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

XVII Simpósio de História Marítima: Magalhães e Elcano. Do Ocaso de uma Expedição à Génese de um Mundo Global

ID: 2552

Neste momento fecha-se um ciclo: o da elaboração de um “estado de arte” e aprofundamento de saberes em torno da expedição de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Em 2019, no XVI Simpósio de História Marítima iniciou-se esta jornada, subordinando os trabalhos desse encontro ao tópico Fernão de Magalhães e o conhecimento dos Oceanos. Em 2021 prosseguiu-se nessa senda, refletindo o II Simpósio de História do Oriente sobre Magalhães e Elcano e a exploração das “Pacíficas às Índicas águas”. Agora, em 2022 estudar-se-ão os últimos meses de viagem e as repercussões da mesma, sob o signo de Magalhães e Elcano: do ocaso de uma expedição à génese de um mundo global.

​A 20 de setembro de 1519 partiu de Sanlúcar de Barrameda em direção às Molucas uma armada de cinco naus, capitaneada por Fernão de Magalhães, a qual, seguindo a rota para ocidente, navegaria no Atlântico até à zona mais meridional do continente americano. Já reduzida a 3 navios, as naus Victoria, Trinidad e Concepción, conseguiria, a 28 de novembro de 1520, atingir o Oceano “Pacífico”, explorando-o no ano seguinte. A 27 de abril de 1521 Fernão de Magalhães morreria em Mactan e a 8 de novembro as naus Trinidad, sob o comando de Gonzalo Gómez Espinosa, e Victoria, capitaneada por Juan Sebastián Elcano, atingiriam Tidore, arribando às desejadas “ilhas do cravo”. Daí partiria a Victoria a 21 de dezembro desse mesmo ano, levando a bordo 60 homens e uma carga de cravinho. Destes, só 18 chegariam a Sevilha a 8 de setembro de 1522.

A abordagem conceptual usada pela História Global, ao procurar integrar o conhecimento sobre o Mundo e os Outros, oferece-nos os instrumentos a usar nesta problematização, ao privilegiar o estudo sobre as redes e suas conexões, circulações e apropriações, permitindo ampliar os conhecimentos sobre os espaços oceânicos.

Os problemas sentidos ao longo da viagem nos vários exercícios da arte de navegar, as disputas diplomáticas, o relato do encontro com diferentes povos, as narrativas sobre as novas experiências, enfim o dar a conhecer um mundo de “novidades” que integram novas escalas globais oceânicas, irradiando múltiplos movimentos económicos, sociais, políticos, culturais... são tópicos que continuaremos a estudar.

Duração: 24.00 Horas

Observações: ​Inscrições
As incrições para assistir ao evento são efetuadas junto da Secretaria da Academia de Marinha, quer através do email academia.marinha@marinha.pt, ou pelos telefones 210984709/08.
Para mais informações:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/xvii-simposio-de-historia-maritima-magalhaes-e-elcano-do-ocaso-de-uma-expedicao-a-genese-de-um-mundo-global-academia-de-marinha-22-24-de-novembro-de-2022

Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Datas:

22-11-2022 10:00

23-11-2022 10:00

24-11-2022 10:00