O evento “A Química é Divertida®” recebe visitas organizadas pelas escolas de todos os anos de escolaridade, para promover a cultura científica da química e da bioquímica. O objetivo é fomentar o interesse por estas áreas, partilhando a importância do conhecimento no desenvolvimento da economia e na promoção da saúde e do bem-estar das populações. “A Química é Divertida®” ocorre desde 1995, repetindo-se anualmente e, regra geral, mantendo a mesma designação e atividades (demonstrações laboratoriais, colóquios, “portas abertas”).
Nesta edição de 2025, temos também a "Oficina de projetos de doutoramento", desenvolvida por estudantes de doutoramento do departamento de química e do Centro de Química da Madeira, para estudantes do ensino secundário, universitário e técnico-profissional. Com esta iniciativa, pretendemos cultivar o gosto pela descoberta e motivar os jovens para as áreas da ciência e tecnologia, aproximando-os dos investigadores, do seu trabalho, e transmitindo-lhes os benefícios e impactos da ciência na sociedade e na vida quotidiana.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Oficina de Projeto Científico limitado aos Estudantes do Ensino Secundário, Universitários e Cursos Técnico Profissional.
Instituição: Centro de Química da Madeira
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 32.659474762928, -16.924760216644
Morada: Universidade da Madeira
Localidade: Campus da Penteada, 9020-105 Funchal
Concelho: FUNCHAL
Distrito: R A MADEIRA
Mais informações: https://qdiv.cqm.uma.pt/
Datas:
Novembro é um mês muito especial por aqui: a ciência está de parabéns e o UC Exploratório também!
Mas quem vai celebrar em grande são os jovens exploradores que vão sair à noite, no último sábado do mês, numa festa da ciência, da cultura científica e do 30.º aniversário do UC Exploratório!
Duração: 3.30 Horas
Observações: A atividade implica inscrição prévia e inclui ceia (lanche noturno) para todos os participantes
Instituição: UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Outro, Visitas Guiadas a Museus, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 40.1970125, -8.4295582
Morada: Rotunda das Lages
Parque Verde do Mondego
3040 - 255 COIMBRA
Localidade: COIMBRA
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.exploratorio.pt/com-dia-e-hora-marcada/pais-n%C3%A3o-venham-cedo
Data:
Podcasts sobre ciência, feito pelos alunos, a passar na rádio da escola durante os intervalos.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 4
Coordenadas GPS: 38.7573604, -9.1368803
Morada: Rua Marquês de Soveral
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://aealvalade.edu.pt/
Datas:
O Planetário do Porto – CCV abre as suas portas gratuitamente e convida-o a festejar o seu 27º aniversário e o dia nacional da cultura científica, estabelecido a 24 de novembro de 1996, em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho. Para este dia, foi criada uma programação variada e adequada a todas as idades.
Programa:
10:00 – Sessão à escolha do primeiro visitante
11:00 – Vítor à Descoberta do Sistema Solar
14:00 – Sessão à escolha do primeiro visitante
15:00 – Sessão à escolha do primeiro visitante
16:00 – Somos os Guardiões
Duração: 1.00 Horas
Observações: Sessões sujeitas à lotação da sala e mediante apresentação de bilhete gratuito.
Cada visitante tem de levantar fisicamente o seu bilhete gratuito, antes da sessão correspondente, na bilheteira do Planetário do Porto (à entrada do edifício).
Instituição: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Documentário, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 80
Coordenadas GPS: 41.1497344, -8.6404804
Morada: Planetário do Porto - Rua das Estrelas s/n, Porto
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.planetario.up.pt/
Datas:
Os alunos do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias procuraram desconstruir a ideia de que, ao pensar em ciência, raramente pensam em Portugal. Assim, investigaram temas como astronomia, astrobiologia, biologia, robótica, domótica e programação, nanotecnologia e a relação entre música e física. As conclusões desta pesquisa serão apresentadas às turmas do 10.º A e 9.º B numa mesa-redonda intitulada “A Ciência aqui ao lado: conhecer o que se investiga em Portugal”.
Duração: 0.45 Horas
Instituição: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira
Tipo de Evento: Tertúlia
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 45
Coordenadas GPS: 41.937646387662, -8.7413887919692
Morada: Rua das Cortes
Localidade: Vila Nova de Cerveira
Concelho: V. NOVA DE CERVEIRA
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: http://94.126.169.120/~ebsvncer/index.php
Data:
"A ciência não se mede aos palmos" corresponde a um conjunto de atividades dedicadas a explorar temas da geologia que iremos realizar com estudantes de 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Grândola. O foco das atividades centra-se na realização de um jogo com minerais e as suas propriedades físicas que entram no quotidiano de jovens cientistas.
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva do Lousal
Tipo de Evento: Outro, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 137
Coordenadas GPS: 38.029163343142, -8.4272001923828
Morada: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Av. Frederic Velge, s/n,
7570-019 Lousal
Localidade: Lousal
Concelho: GRÂNDOLA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://lousal.cienciaviva.pt/
Datas:
Acompanhar os passos que levam à produção do pão e compreender os processos químicos, que ocorrem em cada uma das fases, são alguns dos desafios propostos nesta sessão.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638574751714, -8.6570279540328
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
As gomas têm tanta ciência até chegarmos ao seu belo aspeto final! E é tão saboroso saber sempre mais! Antes da derradeira prova, porém, importa ficar a saber tudo sobre gelificação e diferenciar com rigor um gel.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638609352633, -8.6570011319427
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
Venham à exposição RobotAtFactory Lite (RAFL) onde será possível ter contacto direto com a robótica. Esta sessão conta com atividades interativas robótica e automação. Ao explorar princípios de engenharia, programação e automação, podemos compreender a importância dos robôs autónomos móveis nas indústrias de logística e armazenamento.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela Atividade: João Afonso Braun Neto, Vinícius Grilo e José Lima
Local da Atividade: CeDRI - L2I
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica inteligente (CEDRI- SuSTEC)
Tipo de Evento: Exposições, Outro, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 41.796669896267, -6.7681023889549
Morada: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 BRAGANÇA
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cedri.ipb.pt/
Datas:
Sabiam que tratar as águas usadas é muito importante para proteger o nosso planeta e a nossa saúde?
Para limpar a água, usamos a adsorção com carvão ativado, que é feito a partir do malte fermentado, um resíduo que sobra da produção de cerveja. Este carvão tem muitos poros pequeninos que funcionam como "aspiradores" para capturar as sujidades e poluentes. Quando a água passa por este carvão, as sujidades ficam presas nos poros, e a água sai mais limpa. Para analisarmos se a água está contaminada usamos partículas minúsculas chamadas nanopartículas. Quando misturamos as nanopartículas na água, elas juntam-se com as substâncias contaminantes e mudam de cor, o que nos permite saber se a água não está limpinha.
Para mostrar como isto funciona, propomos uma atividade prática onde os alunos misturam um corante colorido com carvão ativado. O carvão começa a "capturar" a cor e, usando um íman, separam o carvão e recuperam a água limpa. Numa segunda atividade, os alunos irão verificar se o tratamento da água funcionou usando uma nanopartícula que muda de cor na presença de contaminantes. Com esta experiência mostramos como a ciência pode ser usada para resolver problemas ambientais reais, como a poluição da água.
Este trabalho é financiado pelos projetos SYNERGY e NanoSEIRA, que apoia soluções inovadoras para tornar o tratamento e a monitorização da água mais eficaz e proteger o ambiente para as gerações futuras.
Duração: 0.45 Horas
Instituição: Grupo ASAEC, Departamento de Química da Universidade de Aveiro
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.630190623979, -8.6560784520416
Morada: Universidade de Aveiro
Departamento de Química (Complexo de Laboratórios Tecnológicos)
3810-193 Aveiro
Portugal
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/dqua
Datas:
O sono é uma função natural e imprescindível para um saudável desenvolvimento físico, mental e intelectual do ser humano. A quantidade de horas de sono necessárias que contribuem para um estilo de vida saudável varia com a faixa etária. No caso dos adolescentes, a prevalência de um sono insuficiente pode ter um impacto extremamente negativo nos resultados escolares, no desempenho atlético e no bem-estar físico e mental.
Para os jovens atuais, cujo dia a dia está profundamente ligado às redes sociais e à tecnologia em geral, a preocupação com o sono não faz parte das suas prioridades principais, levando a que um número crescente de adolescentes e jovens adultos estejam privados de um sono reparador, durante demasiado tempo das suas vidas.
Neste workshop, venham construir estratégias inovadoras e ferramentas mais eficazes para comunicar a importância do sono, como parte integrante de um estilo de vida saudável, de modo a alterar os hábitos de sono nos jovens e a inverter a atual situação.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Coordenador do estágio: Josiana Vaz e Adília Fernandes
Outros investigadores: Ana Sofia Carvalho, André Novo
Local de estágio: ESSa
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Vida Ativa e Bem-Estar (LiveWell)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 41.8035034, -6.7658476
Morada: Rua Dom Afonso V 5300-121 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: ALFÂNDEGA DA FÉ
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://livewell.ipb.pt/
Data:
A apresentação “Alimentação e Imagem Corporal - Perturbações Alimentares” aborda a relação entre os comportamentos alimentares, a perceção da imagem corporal e a influência das redes sociais, promovendo a reflexão sobre fatores de risco e perturbações alimentares. A sessão incluirá também uma breve partilha sobre o que significa ser cientista, investigadora e nutricionista, valorizando o papel da ciência na compreensão e promoção da saúde.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Sessão a decorrer na Escola Básica 2,3 D. Dinis
Investigador: Neuza Barros e Rita Novo
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Debate
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 39.7380139, -8.8131666
Morada: Escola Básica 2,3 D. Dinis- Leiria
Localidade: LEIRIA
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://citechcare.ipleiria.pt/science-and-technology-week-2025-november-24-to-30/
Data:
Assistam à apresentação do livro "O Céu é o Máximo!", a nova obra da autoria de Máximo Ferreira, e participem nas observações astronómicas que se seguirão (caso as condições atmosféricas permitam)..
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Outro, Tertúlia
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.717657838083, -9.1506643833427
Morada: Anfiteatro Manuel Valadares, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica, 54, 1250-102 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.museus.ulisboa.pt/dia-nacional-e-semana-da-cultura-cientifica
Data:
As atividades do Laboratório Aberto permitem aos estudantes realizarem uma atividade prática laboratorial enquadrada nas diversas áreas de estudo do Instituto, aproximando o laboratório de investigação e a escola. Os estudantes podem assim experimentar técnicas e instrumentos de laboratório que não estão disponíveis nas escolas como a eletroforese, a transformação bacteriana e os ensaios imunoenzimáticos.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Atividades vão decorrer nas instalações do Laboratório Aberto do i3S. As atividades agendadas são:
- Prevenção do cancro do colo do útero
- À descoberta dos microrganismos
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.173172032729, -8.5996102944775
Morada: Rua do Tâmega, s/n, 4200-465
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://cienciaetal.i3s.up.pt/
Datas:
Sabias que a banana, beterraba, camarão podem ter algo em comum com tratamento de feridas?
Nesta atividade vamos mostrar que é possível extrair biopolímeros de vegetais ou frutos — como a celulose — ou ainda de cascas de camarão, de onde se obtém o quitosano. A combinação destes biopolímeros com fármacos específicos permite o desenvolvimento de pensos inteligentes para libertação controlada de medicamentos através da pele e tratamento de feridas.
Os participantes vão poder preparar estes pensos e observar as principais diferenças na sua morfologia, recorrendo a técnicas avançadas de caracterização, como a Microscopia Eletrónica de Varrimento.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Investigadora responsável: Luísa A. Neves
Instituição: LAQV REQUIMTE
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 4
Coordenadas GPS: 38.662844181783, -9.2076586427001
Morada: Laboratório 311, Departamento de Química, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Caparica, 2829-516 Caparica
3º piso do Departamento de Química da NOVA FCT
Localidade: Monte de Caparica, Caparica
Concelho: ALMADA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0kRlGbNEMRD4N-aCptl1-Qr4tkmkWxN-8JBUyT2di6r4lug/viewform
Datas:
Junta-te a nós no Zimzala Surf Culture Café & Shop (Praia da Galé, Albufeira) para uma conversa descontraída sobre o novo Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.
Num ambiente informal, vamos falar sobre a incrível biodiversidade do maior recife rochoso costeiro de Portugal, os seus valores ecológicos, as ameaças que enfrenta e o que está a ser feito para o proteger. Será também uma oportunidade para esclarecer dúvidas, ouvir diferentes perspetivas e aproximar a ciência da comunidade local.
Vem descobrir o que torna este recife tão único e como todos podemos contribuir para a sua conservação.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Entrada livre e aberta ao público, e em Português.
Instituição: AIMM - Associação para a Investigação do Meio Marinho
Tipo de Evento: Café de Ciência
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 37.0811903, -8.3144614
Morada: Zimzala Surf Culture Cafe & Shop
Edificio vila gale praia, loja 2, 8200-416 Albufeira
Localidade: Albufeira
Concelho: ALBUFEIRA
Distrito: FARO
Mais informações: https://www.aimmportugal.org/pt/
Data:
De 24 a 28 de novembro será dinamizado o Campeonato Escolar - "Pensa & Resolve", com uma sequência de desafios que visam promover o pensamento computacional, entre estudantes de diferentes níveis de escolaridade da Escola Básica D. Pedro IV. No último dia, sexta-feira - 28 de novembro, serão apurados os maiores no Pensamento Computacional de D. Pedro IV. Esta atividade será dinamizada em articulação com a BE.
Duração: 5.00 Horas
Observações: O Campeonato Escolar "Pensa & Resolve" destina-se exclusivamente aos alunos que frequentam a Escola Básica D. Pedro IV de Vila do Conde.
Instituição: AE D. Pedro IV de Vila do Conde - CCVnE_Vila Chã
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 41.308797274892, -8.7191371859817
Morada: Agrupamento de Escolas D. Pedro IV
Rua da Fonte
4485-489 Mindelo
Vila do Conde
Localidade: Mindelo
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.aedpedroiv.net/
Datas:
A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolhe investigadores do CEB-UMinho para um dia inteiramente dedicado à ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa tem como objetivo aproximar a investigação científica da comunidade, promover a literacia científica e inspirar jovens estudantes para carreiras nas áreas da Biotecnologia e Engenharia Biológica. Ao longo do dia, o público poderá acompanhar:
-Demonstrações científicas e experiências em tempo real
-Projetos de investigação com impacto na saúde, ambiente, alimentação e indústria
-Ciclo de palestras temáticas com investigadores
Duração: 6.00 Horas
Observações: Transmissão online através da rede Casas do Conhecimento.
A entrada é livre e todos são bem-vindos — alunos, professores e curiosos pela ciência.
Instituição: Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Exposições
Formato: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.652818616434, -8.4347111337296
Morada: Casa do Conhecimento de Vila Verde, Praça 5 de Outubro, n55 Vila Verde 4730-703
Localidade: Vila Verde
Concelho: VILA VERDE
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.ceb.uminho.pt/Events
Data:
A Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, recebe investigadores do CEB-UMinho para um painel de palestras seguidas de debate, dedicado à ciência e tecnologia quântica.
Os investigadores convidados irão partilhar o seu trabalho e promover a reflexão sobre os desafios atuais da investigação biotecnológica:
- PipeUCare: um novo desinfetante direcionado para biofilmes em sistemas de águas residuais hospitalares
- Micotoxinas: o bom, o mau e o aceitável
A atividade visa aproximar a ciência da comunidade escolar, estimular o pensamento crítico e inspirar os jovens para o mundo da investigação e da inovação.
Participa e descobre como a ciência do CEB transforma conhecimento em soluções com impacto.
Duração: 2.00 Horas
Observações: PipeUCare com a Dra. Isabel Carvalho
Micotoxinas com o Dr. Luís Abrunhosa
Instituição: Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.5385118, -8.7821828
Morada: Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina
Av. Dr. Henrique Barros Lima
4740-203 Esposende
Localidade: Esposende
Concelho: ESPOSENDE
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.ceb.uminho.pt/Events
Data:
A observação de células, os blocos fundamentais da Vida, é uma janela fascinante que permite perceber o mundo microscópico que está na base de todos os seres vivos. Estas janelas, quando se abrem, revelam-nos a complexidade e a organização da Vida. Nesta atividade, vamos utilizar técnicas de coloração de células e observar os resultados no microscópio. Vamos descobrir todos os segredos dentro das nossas células. Vamos então ver o que está por detrás desta janela que vamos abrir?
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25.
Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Atividade dinamizada pela professora Fernanda Ferreira.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.211092889199, -8.4526774727692
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Datas:
Durante a Semana da Ciência e Tecnologia 2025, as bibliotecas do Agrupamento vão dar destaque a diversos livros sobre ciência.
Duração: 4.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Tertúlia
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.7573604, -9.1368803
Morada: Rua Marquês de Soveral
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://aealvalade.edu.pt/
Datas:
Os alunos do 3.º ciclo, no âmbito do Clube de Ciências e da disciplina de Físico-Química, irão dinamizar um conjunto de experiências científicas dirigidas à comunidade educativa. Esta iniciativa tem como objetivo despertar a curiosidade científica dos mais novos, promovendo o espírito crítico, o gosto pela investigação e a compreensão de fenómenos do quotidiano.
Ao longo das sessões, serão realizadas experiências práticas e interativas que permitirão aos alunos observar, questionar e compreender diversos conceitos científicos de forma simples e divertida. Para além da demonstração experimental, os alunos do 3.º ciclo irão explicar os fenómenos observados, incentivando os participantes a levantar hipóteses, fazer perguntas e refletir sobre as conclusões.
Esta atividade pretende criar um ambiente de partilha de conhecimento, estimular o interesse pelas ciências e reforçar a aprendizagem através da experimentação.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Escola Básica de Aver-o-Mar
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.411127874461, -8.7744711579589
Morada: R. José Moreira de Amorim 1034, 4490-099 Póvoa de Varzim
Localidade: Aver-o-Mar
Concelho: PÓVOA DE VARZIM
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ebaveromar.com/
Datas:
Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia 2025, cientistas do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia visitam escolas, associações e universidades sénior para dinamizar palestras, debates e atividades para pôr as mãos na massa.
Duração: 2.00 Horas
Observações: As inscrições para escolas e associações que pretendam convidar os investigadores a dinamizar atividades já encerraram. Fique atento na edição de 2026 para inscrever o seu grupo!
O Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia integra as instituições: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR-FMUC), Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), e Centro de Excelência em Terapia Génica (GeneT).
Instituição: CNC-UC / CiBB
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.19565932392, -8.3935545624999
Morada: Escolas, Associações, Universidades Sénior
Localidade: Coimbra e outras
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://cibb.uc.pt/pt/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia-2025
Datas:
Cientistas do CiBB (CNC-UC, iCBR-FMUC, MIA-Portugal e GeneT) vão a escolas, associações, universidades sénior dinamizar palestras, atividades mãos na massa e debates durante a Semana da Ciência e Tecnologia 2025.
Duração: 2.00 Horas
Observações: As inscrições para escolas e associações que pretendam convidar os investigadores a dinamizar atividades já encerraram. Fique atento na edição de 2026 para inscrever o seu grupo!
Investigadora responsável: Sara Varela Amaral | CNC-UC - Centro de Neurociências e Biologia Celular / CiBB - Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia
O Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia integra as instituições: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR-FMUC), Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal), e Centro de Excelência em Terapia Génica (GeneT).
Instituição: Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Documentário, Workshop
Formato: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.208082058927, -8.4243248643188
Morada: Coimbra
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.cnc.uc.pt/pt/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia-2025
Datas:
Sessão de cinema sobre o universo. Sinopse: esta viagem deslumbrante através do espaço e do tempo transmite, por meio de imagens e sons, o Universo revelado pela ciência. Os espetadores podem encantar-se com o esplendor dos mundos do Sistema Solar e de nosso Sol escaldante. Essa sessão leva o público aos locais de nascimento e morte de estrelas, e vai além: da Via Láctea para a imensidão inimaginável de uma miríade de galáxias.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 65
Coordenadas GPS: 41.8444995, -8.4208465
Morada: Rua Dr. Félix Alves Pereira S/N
Localidade: Arcos de Valdevez
Concelho: ARCOS DE VALDEVEZ
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: https://www.instagram.com/oficinascriatividadehimalaya/
Datas:
Sessão de cinema sobre o sol. Sinopse: O Sol iluminou a Terra nos últimos quatro mil e seiscentos milhões de anos e o seu calor, que hoje nos aquece a pele, foi igualmente sentido por todos os seres humanos que alguma vez viveram. É a estrela que nos é mais próxima, a fonte de energia que gera os ventos, as condições meteorológicas e sustenta a vida tal como a conhecemos.
Duração: 0.24 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 65
Coordenadas GPS: 41.8444995, -8.4208465
Morada: Rua Dr. Félix Alves Pereira, S/N
Localidade: Arcos de Valdevez
Concelho: ARCOS DE VALDEVEZ
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: https://www.instagram.com/oficinascriatividadehimalaya/
Datas:
A persistência de mitos na sociedade, relacionados com as práticas de primeiros socorros, representa um desafio significativo que deve ser enfrentado para prevenir a disseminação de ações inadequadas e potencialmente prejudiciais. Intervenções caseiras, frequentemente baseadas em crenças populares, podem ser não apenas ineficazes, mas também agravar o estado da vítima. Prestar primeiros socorros consiste em aplicar um conjunto de conhecimentos que permite, perante uma situação de acidente ou doença súbita, estabelecer prioridades e melhorar a condição da vítima, devendo sempre seguir a melhor evidência científica disponível.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Local da Atividade: ESSa - IPB.
Responsável pela Atividade: Carlos Pires Magalhães
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Vida Ativa e Bem-Estar (LiveWell)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 41.8035034, -6.7658476
Morada: Rua Dom Afonso V 5300-121 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://livewell.ipb.pt/
Datas:
Conheçam as novas abordagens científicas para o desenvolvimento de cimentos reparadores inovadores, concebidos para melhorar a eficácia, biocompatibilidade e desempenho clínico dos tratamentos em Medicina Dentária. Através da integração entre investigação laboratorial, engenharia de materiais e prática clínica, criam-se soluções mais seguras, eficientes e capazes de responder aos desafios atuais da terapêutica dentária. Aproveitem esta oportunidade para compreender como a Ciência dos Materiais está a transformar a Medicina Dentária e a abrir caminho a uma nova geração de materiais com impacto direto nos cuidados de saúde oral.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Esta palestra apresenta os resultados de um trabalho multidisciplinar que une o DEMaC/CICECO da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Medicina Dentária/CIIS da Universidade Católica Portuguesa.
Instituição: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Medicina Dentária
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 40.653471582565, -7.9065584161507
Morada: Faculdade de Medicina Dentária
Estrada da Circunvalação
3504-505 Viseu, Portugal
Localidade: Viseu, Portugal
Concelho: VISEU
Distrito: VISEU
Mais informações: https://fmd.viseu.ucp.pt/pt-pt
Data:
Nesta atividade, os alunos vão analisar e comparar os rótulos de dois tipos de alimentos, um considerado saudável e outro não saudável. A leitura atenta dos rótulos permite observar informações como quantidade de açúcar, gorduras, sódio, calorias, presença de aditivos (corantes, conservantes, aromatizantes) e de alergénios.
Por exemplo, ao comparar um iogurte natural (saudável) com um iogurte ultraprocessado (menos saudável), nota-se que o primeiro tem menos açúcar e aditivos, além de ingredientes mais simples. Já o segundo costuma conter açúcares adicionados, aromatizantes artificiais e corantes.
Treinem esta comparação e desenvolvam o hábito de leitura crítica dos rótulos, promovendo escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade a desenvolver em sala de aula em escolas do distrito do Porto, com flexibilidade de data e horário a combinar com a escola.
Atividade enquadrada no projeto FutureFoods: https://www.futurefoodspartnership.eu/
Instituição: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.3544189, -8.7341558
Morada: Av. Bernardino Machado, 96
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/
Data:
Neste workshop interativo, os alunos vão descobrir como funcionam os robôs colaborativos, máquinas capazes de trabalhar lado a lado com pessoas, com segurança e precisão. Através de demonstrações práticas com um braço robótico real, os participantes irão programar e testar tarefas simples, como montar uma pequena estrutura ou mover peças, explorando conceitos de automação, sensores e trabalho em equipa entre humanos e robôs. Uma experiência prática, divertida e inspiradora sobre o futuro da tecnologia e do trabalho!
Duração: 2.00 Horas
Observações: Investigadores Responsáveis: Jorge S. S. Júnior e Jérôme Mendes | CEMMPRE - Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Departamento de Engenharia Mecânica
Inscrição obrigatória em: https://ls.uc.pt/index.php/373333?lang=pt
Instituição: Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 8
Coordenadas GPS: 40.185830557723, -8.4180940927772
Morada: DEQ, R. Luis Reis dos Santos, 3030-790 Coimbra
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.uc.pt/factoryacademy/uc-factory-lab/
Data:
A Idade Média é uma das épocas mais exploradas no ensino da História, mas também uma das mais estereotipadas: cavaleiros, reis e cruzadas. Esta palestra propõe uma viagem diferente — uma Idade Média contada a partir das mulheres que a viveram e transformaram. Ligando a investigação histórica contemporânea e práticas pedagógicas, oferecemos novas perspetivas sobre o papel das mulheres medievais na sociedade, na cultura e no poder, e como podemos renovar o ensino da História no 3.º ciclo, no secundário e na formação inicial de professores.
Com base em investigações recentes no âmbito do Centro de História da Universidade de Lisboa e de projetos ibéricos sobre reginalidade, redes femininas e cultura escrita, as investigadoras Maria Dávila, Manuela Santos Silva e Carla Trincado apresentarão exemplos de figuras femininas que desafiaram os limites de género e a narrativa tradicional da Idade Média. Será explicado como incluir as mulheres nas narrativas escolares sem as reduzir a “casos isolados” e como desenvolver o pensamento histórico através de fontes, imagens e objetos que revelem as suas experiências. Serão apresentadas estratégias de ensino baseadas nas Aprendizagens Essenciais, integrando análise de fontes, empatia histórica, reescrita narrativa e diálogo entre passado e presente. A atividade termina com um exercício participativo dirigido ao público escolar, intitulado “Reescrever a História: As Mulheres na Idade Média”, em que alunos e professores são convidados a reinterpretar uma crónica ou imagem medieval a partir de uma voz feminina.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.754326147212, -9.1585071625022
Morada: Centro de História da Universidade de Lisboa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://chul.letras.ulisboa.pt/
Data:
Compreender princípios básicos da cozinha molecular e explorar a aplicação de técnicas científicas na transformação de alimentos naturais, como o mel.
A cozinha molecular combina ciência e gastronomia para criar novas texturas e experiências sensoriais. Nesta atividade, os alunos irão descobrir como transformar mel em pequenas esferas (caviar) e em fios de esparguete. Estas técnicas, baseadas em reações químicas simples, permitem modificar o aspeto e a textura dos alimentos sem alterar o seu sabor natural.
O objetivo é demonstrar como a ciência pode ser usada para inovar na alimentação, promovendo a curiosidade científica e a valorização de produtos naturais como o mel.
Durante a sessão, também se abordará a importância das abelhas e da apicultura, bem como o papel dos investigadores na garantia da qualidade e autenticidade dos produtos apícolas.
Atividade:
Demonstração prática pelo investigador das técnicas de esferificação e gelificação (preparação de caviar e esparguete de mel); breve explicação da ciência envolvida; degustação; diálogo com os alunos sobre o valor do mel, a sustentabilidade e os desafios atuais da apicultura.
Duração: 1.00 Horas
Observações: NOTA: Atividade a desenvolver em sala de aula em escolas do distrito do Porto com flexibilidade de data e horário a combinar com a escola. O dia e horas definidas são meramente indicativas.
Atividade enquadrada no projeto BeSafeBeeHoney: https://www.besafebeehoney.eu/
Instituição: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.3544189, -8.7341558
Morada: Av. Bernardino Machado, 96
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/
Data:
Visitem a exposição "Curiosidade, motor da ciência", aberta de segunda a sexta, das 10.00 às 18.0. Explorem os cartazes em exibição para aprenderem mais sobre diversas áreas científicas (física, química, biologia, geologia, matemática, astronomia) e admirem os "Objetos curiosos" também em exposição.
A inauguração das exposições terá lugar no dia 24 de novembro, às 17h00, no âmbito da celebração dos 17 anos do Rómulo. Continuem connosco para uma tertúlia, às 17h30, onde estarão presentes os autores dos cartazes.
Consultem a lista completa de cartazes, objetos, e respetivos autores na página web aqui.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Investigadora Responsável: Constança Providência | Rómulo & Departamento de Física, várias U&D envolvidas
Durante três meses, a exposição fica aberta ao público, de segunda a sexta, das 10.00 às 18.00 (exceto feriados).
Instituição: Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Exposições, Tertúlia
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 99999
Coordenadas GPS: 40.207684664987, -8.4245233477859
Morada: Piso 0 do Departamento de Física e Rómulo Centro de Ciência da Universidade de Coimbra
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia/
Datas:
Nesta atividade, vamos aprender a diferença entre espécies nativas e invasoras. De seguida, vamos explorar a mata da ESAC para descobrir onde se escondem as espécies invasoras. Se estiver a chover, iremos ver amostras em sala de aula, das espécies de plantas espalhadas pela ESAC e distinguir as nativas das não nativas.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Roupa confortável para caminhar; mochila com garrafa de água. Se estiver sol, chapéu para a cabeça. Se estiver enevoado, levar casaco impermeável.
Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário:
https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Esta atividade será dinamizada pela professora Hélia Marchante.
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25. Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 40.211043729372, -8.452656015097
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Data:
A atividade propões uma abordagem prática e interativa, evidenciando as etapas que compõe a investigação científica, desde a formulação de problemas e hipóteses até à recolha e análise de dados, com exemplos concretos de estudos realizados na área do turismo. Serão apresentadas as metodologias mais utilizadas nas pesquisas em turismo, proporcionando o entendimento de que modo essas metodologias permitem identificar perceções, impactos e tendências no comportamento de visitantes, turistas, residentes e organizações.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 6
Coordenadas GPS: 41.796464220042, -6.7680286111145
Morada: Campus de Santa Apolónia, 5300-253
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: http://www.ipb.pt
Datas:
As novas formas de alimentação (vegan, saudável), e o crescente número de consumidores com alergias alimentares, para os quais a oferta no mercado é ainda reduzida, gera a necessidade de desenhar novos produtos que ampliem as opções destes consumidores. Para isto, o desenvolvimento de produtos, à base de emulsões Pickering, que utilizam compostos naturais e bioativos (p.ex., aproveitamento de compostos da região) torna-se importante, agregando valor e proporcionando baixo teor de gorduras e benefícios funcionais.
Coloquem as mãos na massa e participem nesta atividade para conhecer os princípios utilizados para o desenvolvimento de novos alimentos inclusivos.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela Atividade: Liandra Teixeira, Bruna Dias, Tatiana La Banca Schreiner (Dr. Arantzazu Santamaria-Echart)
Local da Atividade: Laboratório CIMO – ESTIG.
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.409776058386, -7.2949217499999
Morada: Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
O Agrupamento de Escolas 4 de Outubro promove a Mostra de Atividades das Oficinas do Clube Ciência Viva (CCV), um momento dedicado à valorização da ciência, da experimentação e da divulgação do conhecimento junto da comunidade educativa.
Durante a mostra, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas diferentes oficinas científicas, destacando-se práticas laboratoriais, projetos de investigação escolar, atividades de programação e robótica, modelação matemática, experiências interativas e outras iniciativas que ilustram o compromisso do agrupamento com a literacia científica.
Paralelamente, terá lugar a cerimónia de comemoração da atribuição do 7.º Galardão Verde Eco-Escolas (2024-2025) ao Agrupamento de Escolas 4 de Outubro. Este reconhecimento distingue o trabalho continuado na promoção da sustentabilidade ambiental, responsabilidade ecológica e boas práticas educativas.
A atividade pretende envolver alunos, professores, encarregados de educação e parceiros institucionais, incentivando o gosto pela ciência, reforçando o papel da escola na cultura científica e valorizando o esforço conjunto que contribuiu para mais um Galardão Verde.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Agrupamento de escolas 4 de outubro
Tipo de Evento: Exposições, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Morada: Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo
R. 25 de Abril 6B
2670-482 Loures
Portugal
Localidade: Loures
Concelho: LOURES
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://encurtador.com.br/Kkfu
Data:
Nesta atividade vamos explorar a diversidade da vida marinha e compreender a importância ecológica da biodiversidade nos oceanos. Iremos também conhecer algumas das tecnologias utilizadas para monitorizar, estudar e proteger os ecossistemas marinhos.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 37.1007917, -8.3585274
Morada: Sítio do Caminho da Torre, 8365-112 Armação de Pêra
Localidade: Armação de Pêra
Concelho: SILVES
Distrito: FARO
Mais informações: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025
Data:
Palestra sobre a evolução do Universo, segundo conceitos científicos atuais.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Marcação prévia obrigatória
Instituição: Centro Ciência Viva de Constância
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Coordenadas GPS: 39.496093457865, -8.3247183503417
Morada: Alto de Sta. Bárbara Via Galileu Galileu nº817
Localidade: Constância
Concelho: CONSTÂNCIA
Distrito: SANTAREM
Mais informações: https://constancia.cienciaviva.pt
Data:
Nesta atividade, os alunos serão convidados a mergulhar no fascinante mundo das plantas aromáticas e medicinais, ricas em compostos naturais com potenciais benefícios para a saúde. Através de uma abordagem experimental, investiguem a presença e a ação de substâncias antioxidantes em extratos de plantas:
- Preparem extratos a partir de amostras de plantas desidratadas,
- Realizem ensaios de atividade antioxidante.
Promovendo a curiosidade científica e o pensamento crítico, venham compreender, na prática, a relação entre biodiversidade, química e saúde. Além disso, reforcem competências laboratoriais e o espírito de investigação, incentivando uma visão integrada da ciência e saúde.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Centro de Investigação de Montanha - IPB
Responsável pela atividade: Ângela Fernandes e Lillian Barros (Caroline Ribeiro, Maria Eduarda Cordeiro, Larissa Peixoto e Arilelly Olmo)
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.475660426425, -7.2070311249999
Morada: Centro de Investigação de Montanha, Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
O que fazem as equipas veterinárias para acompanhar a gravidez de uma égua?
Assistam em primeira mão a uma ecografia a uma das éguas da Escola Superior Agrária de Coimbra, com o acompanhamento dos alunos de Enfermagem Veterinária e do Professor Pedro Pinto Bravo.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário:
https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher o formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25. Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.211080599245, -8.4526721083511
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Data:
Participem na palestra online 'Ecologia e restauro das paisagens florestais: regeneração natural, fogo e biodiversidade em ecossistemas em transição'.
A sessão será apresentada pela Doutora Helena Freitas, Professora Catedrática na Universidade de Coimbra, e realiza-se para assinalar o Dia da Floresta Autóctone.
Vamos explorar a importância de preservar e plantar as espécies autóctones que constituem o nosso património natural, sensibilizar para o papel crucial da regeneração natural e abordar o impacto do fogo e das alterações climáticas na biodiversidade e na transição dos ecossistemas florestais.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A inscrição é gratuita e obrigatória e deve ser realizada em: https://forms.gle/8U4Tg2cf5ZS5UdJU7
Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 41.344428912827, -8.7456427754669
Morada: Avenida Marquês Sá da Bandeira, nº 320
4480-916 Vila do Conde
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.cmia-viladoconde.net
Data:
A exposição “Elasmofixes! Quem são os tubarões e raias do fundo do mar?”, surge do projeto DELASMOP que resulta da parceria entre o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) da Universidade do Algarve, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). É financiado pela Save our Seas Foundation e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta também com apoio técnico por parte da empresa OLSPS marine.
Esta exposição pretendeu promover a conservação dos elasmobrânquios de profundidade, através do desenvolvimento de procedimentos que reduzam a sua captura e mortalidade decorrentes das atividades de pesca de arrasto de crustáceos no Atlântico Nordeste, mais precisamente nas costas sul e sudoeste de Portugal.
Duração: 0.30 Horas
Observações: Para mais informações contactar por e-mail cmia@cm-viladoconde.pt
É necessária inscrição prévia para visita guiada.
Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.344373536765, -8.7459297718315
Morada: Avenida Marquês Sá da Bandeira, nº320
4480-916 Vila do Conde
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.cmia-viladoconde.net
Datas:
A atividade propõe um espaço participativo e dinâmico para compreender e promover o bem-estar universitário, combinando ciência, reflexão crítica e criação de soluções. Sob o tema “Ciência do Bem-Estar em Contexto Universitário: Vozes, Dados e Soluções”, utiliza-se a metáfora de um Puzzle do Bem-Estar para integrar diferentes dimensões da vida académica e envolver toda a comunidade — estudantes, docentes, investigadores e técnicos.
O percurso começa com uma exposição multimédia, que transforma dados em narrativas acessíveis através de infográficos, vídeos, QR codes e ligações interativas. Esta área apresenta resultados do SABES.UL, trabalhos académicos e tendências científicas sobre bem-estar, saúde mental e fatores de proteção.
Depois, os participantes colaboram na construção de um Puzzle do Bem-Estar, juntando dados, experiências e sugestões práticas, resultando num Mapa do Bem-Estar Académico.
Segue-se um Café de Ciência, no formato World Café, com debates entre especialistas e estudantes sobre evidências e implicações práticas. Por fim, no Laboratório de Ideias, equipas criam propostas de intervenção baseadas nos dados, que poderão ser implementadas pela Universidade.
Duração: 4.00 Horas
Instituição: Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD)
Tipo de Evento: Café de Ciência, Exposições, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 41.168632148803, -8.6617808284072
Morada: Rua de Moçambique 21 e 71 (Aldoar)
4100-348 Porto
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.por.ulusiada.pt/
Datas:
No dia 24 de novembro, teremos uma sessão online com o Astronauta análogo, João Lousada, para os estudantes do 7.º ano e 9.º ano.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Agrupamento de Escolas da Batalha
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 39.660730681584, -8.8295744599609
Morada: Rua da Freiria
Localidade: Batalha
Concelho: BATALHA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://www.facebook.com/aebatalha
Data:
Partindo de um terrário como recurso didático representativo, vamos explorar um ecossistema em equilíbrio, exemplo que ser utilizado para ensinar temas como ciclos da água, fotossíntese e sustentabilidade. Iremos aprender como montar um filtro de água artesanal, feito com garrafa PET, carvão, algodão e solo, demonstrando princípios básicos de filtração e tratamento da água, além de promover a reflexão sobre o uso consciente dos recursos hídricos. Na área da energia, podemos conhecer a anatomia de uma turbina eólica, compreendendo como a força do vento é transformada em energia elétrica — um exemplo prático de fonte limpa e renovável. Por fim, iremos explorar o mundo microscópico, em que será possível observar estruturas e organismos invisíveis a olho nu, ampliando o entendimento sobre a diversidade e complexidade da vida, ao microscópio,.
Essas atividades integram ciência, tecnologia e meio ambiente de forma lúdica e educativa, estimulando a observação, a investigação e o pensamento crítico.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITED)
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 4
Coordenadas GPS: 41.794645528235, -6.7691859843044
Morada: Escola Superior de Educação, Campus de Santa Apolónia 5300 - 253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.ese.ipb.pt/index.php/ese/a-eseb/contactos
Data:
Esta iniciativa apresenta uma simulação interativa de um crime de homicídio simples, com aplicação prática de noções de criminologia, ciências forenses e os princípios fundamentais do processo penal, com uma lembrança especial à convenção europeia dos direitos humanos (CEDH) no ano do seu 75.º aniversário.
O roteiro, pensado para estudantes do 3.º ciclo, irá despertar a curiosidade destes jovens 'investigadores no terreno' nos diferentes locais do Planetário de Braga, guiados por monitores estudantes de criminologia. Através do exame da cena do crime, apreensão de prova, estrutura básica do processo penal, papel do Ministério Público, da Polícia Judiciária e do Juiz de Instrução, e contributo da criminologia e de princípios fundamentais da CEDH, os participantes deverão apresentar o seu relatório e conclusões justificadas.
Neste crime de ficção não faltará um kit simbólico de investigação para mergulhar na ciência da investigação criminal ao serviço da justiça. A ciência contra o crime!
Duração: 6.00 Horas
Observações: Brevemente mais informações em: https://www.direito.uminho.pt
Para inscrições na atividade contactar com o Planetário - Casa da Ciência de Braga (Centro Ciência Viva Braga) no e-mail: geral@casacienciabraga.org
Iniciativa do JusGov (Centro de Investigação em Justiça e Governação) com a AECrimUM (Associação de Estudantes de Criminologia da Universidade do Minho) e a colaboração e apoio do Planetário – Casa da Ciência de Braga (Centro Ciência Viva Braga).
Instituição: Centro Ciência Viva de Braga
Tipo de Evento: Outro, Passeios Científicos
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.565170601681, -8.3936908953674
Morada: Rua Maria Delfina Gomes nº4
4710-054 Gualtar - Braga
Localidade: Braga
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/
Data:
Para celebrar a Semana da Ciência e da Tecnologia e o Dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro a visita às exposições do OMIC será gratuita para todos os visitantes!
Duração: 3.30 Horas
Observações: Consultem as nossas redes de facebook e instagram.
Instituição: Observatório Microbiano dos Açores - OMIC
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 37.7733554, -25.3030841
Morada: Antigo Chalé de Misturas, Caldeiras
9675-045, Furnas
Localidade: Furnas
Concelho: POVOAÇÃO
Distrito: R A ACORES
Mais informações: https://ccomic.my.canva.site/website-omic
Data:
O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido a 24 de novembro de 1996, em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia. O Centro Ciência Viva de Braga assinala esta efeméride com entrada gratuita para todos os visitantes.
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Braga
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Coordenadas GPS: 41.5652393, -8.3940022
Morada: Rua Maria Delfina Gomes nº4
Localidade: Braga
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/
Datas:
O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido a 24 de novembro de 1996, em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia. O Centro Ciência Viva de Bragança assinala esta efeméride com entrada gratuita para todos os visitantes.
Duração: 8.00 Horas
Observações: Excecionalmente, na segunda-feira, dia 24 de novembro, o o edifício sede do Centro Ciência Viva de Bragança estará aberto ao público.
Instituição: Centro Ciência Viva de Bragança
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Coordenadas GPS: 41.8008147, -6.7644526
Morada: R. do Beato Nicolao Dinís 35
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://braganca.cienciaviva.pt/
Data:
Para celebrar a Semana da Ciência e da Tecnologia no dia 25 de novembro, o Centro Ciência Viva de Tavira terá entrada gratuita para todos os visitantes!
Duração: 8.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Coordenadas GPS: 37.1293001, -7.6467252
Morada: Convento do Carmo
8800-311 Tavira
Localidade: Tavira
Concelho: TAVIRA
Distrito: FARO
Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/
Data:
Para celebrar a Semana da Ciência e da Tecnológica, nos dias 25 e 29 de novembro, o Centro Ciência Viva do Algarve terá entrada gratuita para todos os visitantes!
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Coordenadas GPS: 37.0141126, -7.9357734
Morada: Rua Comandante Francisco Manuel, s/n
8000-250 Faro
Localidade: Faro
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt
Datas:
Para celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, o Centro de Ciência do Café - Centro Ciência Viva terá entrada gratuita.
Esta iniciativa integra a Semana da Ciência e da Tecnologia, sendo uma oportunidade perfeita para explorar, aprender e descobrir o fascinante mundo do café e da ciência!
Duração: 6.00 Horas
Instituição: Delta Ciência e Desenvolvimento
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 39.0433567, -7.0962312
Morada: Herdade das Argamassas
Localidade: Campo Maior
Concelho: CAMPO MAIOR
Distrito: PORTALEGRE
Mais informações: https://www.centrocienciacafe.com
Data:
O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido a 24 de novembro de 1996, em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia. Anualmente o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva assinala esta efeméride com entrada gratuita para todos os visitantes. Para usufruir desta oferta terá de se deslocar à bilheteira presencial do Pavilhão do Conhecimento, no próprio dia (não serão aceites bilhetes online nem reservas telefónicas).
Duração: 8.00 Horas
Observações: Excecionalmente, na segunda-feira, dia 24 de novembro, o Pavilhão do Conhecimento estará aberto ao público.
Instituição: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Coordenadas GPS: 38.762449794931, -9.0954779328613
Morada: Largo José Mariano Gago nº1, 1990-073 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2025/
Data:
O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido a 24 de novembro de 1996, em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia. A Plataforma de Ciência Aberta assinala esta efeméride com entrada gratuita para todos os visitantes.
Duração: 3.30 Horas
Instituição: Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 1000
Coordenadas GPS: 41.0263412, -6.9418126
Morada: Rua da Pedriça, Nº39
6440 – 071 Barca D’Alva
Figueira de Castelo Rodrigo
Localidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Concelho: FIG. DE CASTELO RODRIGO
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://www.plataforma.edu.pt/
Data:
Esta atividade consiste num escape room educativo, totalmente inspirado no património cultural, natural e imaterial de Trás-os-Montes. Os participantes terão de resolver enigmas, desafios interativos e pistas digitais relacionados com tradições, monumentos, produtos endógenos e lendas regionais. Usando elementos de gaming, narrativa imersiva e pensamento crítico, as equipas serão desafiadas a “escapar” através da descoberta de curiosidades históricas e culturais.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 6
Coordenadas GPS: 41.796448222978, -6.7680286111145
Morada: Campus de Santa Apolónia, 5300-253
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: http://www.ipb.pt
Datas:
O encapsulamento de produtos funcionais desempenha um papel crucial na eficácia dos produtos cosméticos.
Essa abordagem envolve a proteção dos princípios ativos em estruturas micro ou nanométricas, como emulsões, lipossomas, hidrogéis e microcápsulas, garantindo a sua estabilidade e libertação controlada na pele.
Nesta atividade, serão demonstradas estratégias de encapsulamento utilizando ingredientes e formulações naturais.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela Atividade: Giovana Colucci, Paula Plasencia, Barbara Oliveira (Prof. Filomena Barreiro)
Local da Atividade: Laboratório CIMO-ESTiG
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.343824807791, -7.2949217499999
Morada: Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
Neste workshop, pretendemos partilhar com os estudantes as estratégias que a investigação em memória tem demonstrado serem as mais eficazes para um estudo e uma aprendizagem bem-sucedidos. Iremos discutir estas estratégias e pô-las em prática ao longo de diferentes atividades.
Duração: 3.00 Horas
Observações: A atividades irá decorrer nas instalações do ISPA, Instituto Universitário.
Os participantes interessados devem fazer inscrição (obrigatória) até dia 26 de novembro através do email: wjrc@ispa.pt
A palestra realiza-se mediante número mínimo de participantes inscritos (5 participantes inscritos).
Instituição: William James Center for Research, Ispa - Instituto Universitário
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 38.712176, -9.1259363
Morada: R. do Jardim do Tabaco 34, 1149-041 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://williamjamescr.org/2025/10/30/semana-ct-2025-estrategias-de-estudo-dicas-da-investigacao-para-um-estudo-eficiente/
Data:
Um dos métodos mais prolíferos para a deteção de exoplanetas é o método de trânsito. Nesta análise, mede-se a quantidade de luz da estrela que o exoplaneta bloqueia quando passa em frente desta. Com o Exoplanetário Arduino, vejam este processo em funcionamento com um sistema planetário personalizável e aprendam mais sobre a deteção de exoplanetas.
Duração: 2.00 Horas
Observações: A atividade tem inscrição obrigatória, via email para tmseixas@fc.up.pt.
Investigadores: Manuel António Salgueiro da Silva e Teresa Monteiro Seixas
Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.152229828085, -8.6366684203808
Morada: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Rua do Campo Alegre s/n, 4169-007 Porto
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://doi.org/10.24840/95da-gr58-2023
Data:
Como se pode estudar o que os bebés percebem, as melodias da fala, ou os olhos que falam? Visitem o Lisbon BabyLab (CLUL/FLUL) onde podem ver demonstrações de experiências que nos ajudam a responder a estar perguntas e muitas mais!
Duração: 0.30 Horas
Observações: Sessões de 30 minutos, das 10h30 às 13h e das 14h às 16h30, sujeitas a marcação prévia via e-mail (labfon@letras.ulisboa.pt).
Instituição: Lisbon Baby Lab (CLUL/FLUL)
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 6
Coordenadas GPS: 38.754309413719, -9.1586010398178
Morada: Lisbon Baby Lab
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/
Datas:
A impressão 3D pode trazer inovação à indústria alimentar, especialmente na nutrição personalizada, onde os produtos são concebidos para satisfazer as necessidades individuais de grupos específicos de consumidores.
Nesse contexto, técnicas de prototipagem rápida, como a impressão 3D, podem permitir o fabrico de estruturas complexas, criadas camada por camada, por meio da extrusão de um material.
Juntem-se a nós para explorar os princípios-chave da impressão 3D e produzir alimentos com características sensoriais e nutricionais personalizadas.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela Atividade: Ana Lima, Larissa Ghirro, Leandro Lima, (Dr. Arantzazu Santamaria-Echart)
Local da Atividade: Laboratório CIMO - ESTIG
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.244772570032, -7.3828123749999
Morada: Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
Mas o que é que Mendel tem a ver com as plantas que utilizamos em agricultura? Nesta atividade vamos descobrir o que é uma população e inspecionar espigas de milho utilizando a aplicação SeedLinked. Vamos perceber o que é o melhoramento de plantas, porque é importante, e como a genética é aplicada?
Duração: 1.00 Horas
Observações: Esta atividade requer que os alunos tenham acesso a telemóveis.
Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário:
https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25. Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Esta atividade será dinamizada pelo professor Pedro Mendes Moreira e André Pereira.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 40.21106830929, -8.4527203881134
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Data:
Nesta semana em que homenageamos o professor, poeta, historiador e divulgador de ciência, Rómulo de Carvalho (nascido a 24 de novembro de 1906), faremos uma leitura de poemas do poeta António Gedeão (pseudónimo literário do Professor de Física Rómulo Vasco da Gama Carvalho) e também exposições (livros relacionados com a ciência, do poeta António Gedeão, Imagens 3D e Vida a bordo da Estação Espacial Internacional), acompanhada por uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos sobre várias temáticas.
Duração: 72.00 Horas
Instituição: Agrupamento de Escolas da Batalha
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 39.661219623163, -8.8179828932541
Morada: Rua da Freiria
Localidade: Batalha
Concelho: BATALHA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://www.facebook.com/aebatalha
Data:
Exposição com diferentes animais marinhos feitos em polímeros, simulando o fundo do oceano.
Palestra sobre os oceanos, focando alguns ODS, onde os palestrantes serão alunos do 9ºano.
Duração: 4.30 Horas
Observações: Posteriormente estarão imagens, na página do agrupamento, de toda as atividades.
Instituição: Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Exposições, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 585
Coordenadas GPS: 41.492121065777, -8.7684630097656
Morada: Rua António Correia de Oliveira
Avenida da Praia- Apúlia
Localidade: Esposende
Apúlia
Concelho: ESPOSENDE
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.acoliveira.pt
Datas:
Exposição de amostras de rochas, minerais e minerais na Biblioteca Escolar da sede do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, acompanhada de disponibilização de livros sobre o assunto, bem como bibliografia da Geologia de Leiria e material de campo de Geólogo.
Duração: 9.00 Horas
Observações: Atividade para alunos do AE Dr. Correia Mateus, aberta à participação de professores, funcionários e seus familiares.
Instituição: Clube Ciência Viva na Escola Dr. Correia Mateus
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 600
Coordenadas GPS: 39.745614602402, -8.7930011989383
Morada: Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus
Rua Paulo VI
2414 - 015 LEIRIA
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://aecorreiamateus.pt/
Datas:
O aumento da poluição por plásticos e microplásticos representa um dos maiores desafios ambientais globais, com impactos nos ecossistemas marinhos, na biodiversidade e na qualidade de vida humana, ameaçando o desenvolvimento sustentável. Esta exposição propõe uma imersão na problemática do lixo marinho — as suas causas, distribuição e consequências —, abordando desde os macro até aos microplásticos e refletindo sobre como este fenómeno afeta o nosso quotidiano. Apresenta ainda dados sobre os resíduos mais comuns nas praias em Portugal, as suas origens, a legislação existente e as iniciativas de prevenção.
Duração: 0.30 Horas
Observações: Itinerância da exposição em escolas do concelho de Viana do Castelo. Para formalizar o pedido de requisição da exposição deve ser preenchido o seguinte formulário: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/servicos-educativos/exposicoes/itinerante/a-viagem-interminavel-do-lixo-marinho-e-as-suas-consequencias
Instituição: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.696779118462, -8.8183601440696
Morada: Escolas do concelho de Viana do Castelo
Localidade: Viana do Castelo
Concelho: VIANA DO CASTELO
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/
Datas:
A evolução e a história da ciência, associadas à construção da tabela periódica, dão corpo a esta exposição. Este é um jogo interativo que orienta com entusiasmo os passos do púbico, apresentando e evidenciando a enorme importância dos elementos químicos para a sociedade e tudo o que nos rodeia.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638519797276, -8.6570118607788
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
Envolvendo várias áreas da ciência, esta exposição integra módulos interativos, que incidem sobre diferentes conteúdos científicos e tecnológicos e que muitas vezes encontramos no nosso dia-a-dia.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638560504272, -8.6570333184509
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
Fazer gelados com ciência? Juntem-se a uma aventura culinária onde podem aprender a fazer gelados com um ingrediente da Tecnologia Alimentar: o azoto líquido!
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.office.com/e/4umFemRZ5d
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25.
Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Atividade dinamizada pelo Núcleo de Ciências Alimentares e pela professora Ainda Silva.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 28
Coordenadas GPS: 40.211080599245, -8.4526828371872
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/4umFemRZ5d
Datas:
Inscreva as suas turmas do 2.º e 3.º ciclos para participarem numa tarde dedicada à ciência e ao oceano! Através de atividades práticas e interativas, explorem temas como biodiversidade marinha, alterações climáticas, tecnologias de monitorização, biotecnologia azul, e preservação dos ecossistemas costeiros.
Duração: 3.00 Horas
Observações: A atividade requer inscrição através do link: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025/para-escolas
Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 75
Coordenadas GPS: 37.0133553, -7.9361497
Morada: Rua Comandante Francisco Manuel s/n, 8000-250 - Faro, Portugal
Localidade: Faro
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025/para-escolas
Data:
No Dia Nacional da Cultura Científica, cientistas da Universidade de Coimbra lançam a banda desenhada "Folias mitocondriais: Uma breve viagem sobre a energia da vida". Acompanhem a viagem de Lara, uma jovem a quem foi diagnosticada uma doença metabólica, e que vos vai transportar para um mundo no interior das células. Venham aprender mais sobre a importância das mitocôndrias, as estruturas celulares que permitem converter os alimentos em energia, possibilitando a vida. Nesta sessão com os autores (Anabela Marisa Azul, Paulo Jorge Oliveira e João Ramalho-Santos) e ilustrador (Rui Tavares) da obra, terão a oportunidade de ouvir a história de Lara e de descobrir mais sobre o funcionamento das mitocôndrias e o seu papel nas doenças metabólicas. Esta obra responde a uma necessidade identificada pelo projeto europeu PAS GRAS, sensibilizando para a realidade das doenças mitocondriais e promovendo estilos de vida saudáveis que ajudam a prevenir doenças desta natureza.
A entrada é livre, com inscrição obrigatória, e cada participante irá receber um exemplar gratuito da obra.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrições obrigatórias em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSYXGnnPTgR7_v1UyinZQJFYQVv43dF8Jq5hDnRpLtcm7aiA/viewform
A obra é da autoria de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB): Anabela Marisa Azul, Paulo Jorge Oliveira e João Ramalho-Santos; ilustrada pelo investigador do CNC-UC/CiBB Rui Tavares; e editada pela Imprensa UC.
Investigadoras responsáveis pela atividade: Sara Varela Amaral e Heloísa Gerardo | CNC-UC - Centro de Neurociências e Biologia Celular / CiBB - Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia
Instituição: Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 400
Coordenadas GPS: 40.193112627961, -8.408513242176
Morada: Auditório do Conservatório de Música e da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Rua Pedro Nunes
3030-199 Coimbra
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia/
Data:
No Dia Nacional da Cultura Científica, cientistas da Universidade de Coimbra lançam a banda desenhada "Folias mitocondriais: Uma breve viagem sobre a energia da vida". Acompanhem a viagem de Lara, uma jovem a quem foi diagnosticada uma doença metabólica, e que vos vai transportar para um mundo no interior das células. Venham aprender mais sobre a importância das mitocôndrias, as estruturas celulares que permitem converter os alimentos em energia, possibilitando a vida. Nesta sessão com os autores (Anabela Marisa Azul, Paulo Jorge Oliveira e João Ramalho-Santos) e ilustrador (Rui Tavares) da obra, terão a oportunidade de ouvir a história de Lara e de descobrir mais sobre o funcionamento das mitocôndrias e o seu papel nas doenças metabólicas. Esta obra responde a uma necessidade identificada pelo projeto europeu PAS GRAS, sensibilizando para a realidade das doenças mitocondriais e promovendo estilos de vida saudáveis que ajudam a prevenir doenças desta natureza.
A entrada é livre, com inscrição obrigatória, e cada participante irá receber um exemplar gratuito da obra.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrições obrigatórias em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSYXGnnPTgR7_v1UyinZQJFYQVv43dF8Jq5hDnRpLtcm7aiA/viewform.
A obra é da autoria de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB): Anabela Marisa Azul, Paulo Jorge Oliveira e João Ramalho-Santos; ilustrada pelo investigador do CNC-UC/CiBB Rui Tavares; e editada pela Imprensa UC.
Instituição: CNC-UC / CiBB
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 400
Coordenadas GPS: 40.19565932392, -8.4155272187499
Morada: Auditório do Conservatório de Música e da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Rua Pedro Nunes
3030-199 Coimbra
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.cnc.uc.pt/pt/lancamento-da-banda-desenhada-folias-mitocondriais
Data:
Gostariam de descobrir como trabalha um investigador em ciências das plantas? No GreenUPorto, poderás conhecer e interagir com alguns destes investigadores, num circuito pelos nossos laboratórios e estufas, que estarão de portas abertas à comunidade na Semana da Ciência e Tecnologia! Participem no quotidiano dos investigadores, coloquem questões e aprendam mais sobre o universo das plantas. Venham responder à questão "O que investiga um cientista que trabalha com plantas?", visitar uma estufa onde decorrem ensaios em campo, saber mais sobre formas sustentáveis de controlar doenças nas culturas, e contactar com plantas e fungos em atividades de laboratório. Terminem a visita com um jogo para consolidar o que aprenderam!
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 41.326263557646, -8.6745325374344
Morada: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Pólo Agrário. Rua Padre Armando Quintas, Fornelo e Vairão, Vila do Conde, Porto, 4480-663.
Localidade: Vairão
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.fc.up.pt/GreenUPorto/en/schools/first-edition-of-greenuporto-open-lab/
Data:
Gostariam de experimentar como trabalha um investigador em ciência alimentar? A GreenUPorto abre as portas dos seus laboratórios e estufas para uma visita onde poderão conhecer e interagir de perto com investigadores.
Participem no quotidiano de alguns investigadores, coloquem questões e aprendam mais sobre o universo da Ciência Alimentar. Descubram também o que faz um cientista alimentar que desenvolve alimentos sustentáveis do futuro, como insetos comestíveis.
Duração: 0.30 Horas
Observações: As atividades incluirão todo o processo de desenvolvimento de novos produtos alimentares, passando pela visualização em laboratório de métodos de processamento e extração alimentar, formulação de novos produtos e realização de provas de análise sensorial com uma degustação de produtos alimentares inovadores.
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 41.3262837, -8.6744628
Morada: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Pólo Agrário. Rua Armando Quintas, Fornelo e Vairão, Vila do Conde, Porto, 4480-663.
Localidade: Vairão
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.fc.up.pt/GreenUPorto/en/schools/first-edition-of-greenuporto-open-lab/
Data:
Gostarias de conhecer como trabalha um investigador em ciências do solo? No GreenUPorto poderás conhecer e interagir de perto com exemplos destes investigadores, num circuito pelos nossos laboratórios e estufas, que estarão de portas abertas à comunidade na Semana da Ciência e da Tecnologia!
Nesta atividade, os visitantes poderão participar no quotidiano de alguns investigadores, colocar questões e aprender mais sobre o universo do solo, particularmente obtendo resposta à questão:
O que faz um cientista avaliador de riscos ambientais e, em particular, um biólogo do solo? No decorrer destas atividades, poderás ficar a conhecer melhor a vida de um cientista do solo, incluindo atividades em laboratório. Poderão ainda conhecer uma diversidade de organismos e técnicas importantes para os cientistas, perceber as suas funções e papel na ecotoxicologia.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 41.3262837, -8.6744628
Morada: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Pólo Agrário. Rua Padre Armando Quintas, Fornelo e Vairão, Vila do Conde, Porto, 4480-663.
Localidade: Vairão
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.fc.up.pt/GreenUPorto/en/schools/first-edition-of-greenuporto-open-lab/
Data:
Nesta atividade, incentivamos a leitura e análise dos ingredientes dos produtos que compramos no supermercado para utilizar no nosso dia a dia. Vamos reconhecer a presença de algas ou dos seus derivados na composição destes produtos e classificá-los de acordo com os ficocolóides que apresentam (alginatos, agar e carragenas). Os participantes terão também a oportunidade de conhecer algumas espécies de macroalgas típicas das nossas zonas costeiras e investigar os aspetos principais da sua biologia.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória através do email: cmia@cm-viladoconde.pt.
Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.344445022218, -8.7456535043029
Morada: Avenida Marquês Sá da Bandeira, nº 320
4480-916 Vila do Conde
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.cmia-viladoconde.net
Datas:
Patente no Museu Botânico do IPBeja, a exposição “Herbário Filatélico — Simbologia das Plantas nos Selos da Ordem de Malta” propõe uma viagem singular onde a botânica, a arte e a espiritualidade se encontram.
Através de uma seleção de selos emitidos pela Ordem de Malta, venham descobrir como as plantas foram, ao longo dos séculos, símbolos de fé, conhecimento e memória cultural. Cada selo é uma pequena janela para o mundo natural e espiritual — um microdocumento que une ciência, história e simbologia.
Mais do que uma exposição, o Herbário Filatélico é um convite à contemplação num percurso sensorial e simbólico que liga a natureza à espiritualidade, e a ciência à cultura. Para além dos selos e blocos filatélicos, estão também expostos flores, frutos, resinas e madeiras, permitindo uma aproximação viva às espécies que inspiraram estas pequenas obras de arte postal.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Beja
Tipo de Evento: Exposições, Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.014129451253, -7.8743620456962
Morada: Instituto Politécnico de Beja
Escola Superior Agrária
Museu Botânico
Rua Pedro Soares, s/n
7800-295 Beja
Localidade: Beja
Concelho: BEJA
Distrito: BEJA
Mais informações: https://www.ipbeja.pt/Paginas/default.aspx
Datas:
O Arouca Geopark volta a celebrar a Semana da Floresta Autóctone (17 - 24 novembro), uma iniciativa que pretende valorizar as florestas nativas e sensibilizar a comunidade para a sua preservação, através de atividades educativas, científicas e de contacto direto com a natureza. Ao longo da semana, decorrem diversas iniciativas em diferentes locais do território, destinadas a escolas, famílias e público em geral. Juntem-se à sessão online “Ciência cidadã nos geoparques portugueses” e conheçam diversos projetos de ciência cidadã, bem como as suas metodologias e desafios. Inscrevam-se e descubram como a ciência e a comunidade se unem pela natureza.
Duração: 2.40 Horas
Observações: Inscrição gratuita, mas obrigatória em https://shre.ink/oHuM
Organizado pela AGA – Associação Geoparque Arouca, este evento contribuí para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11, 15 e 17, e conta com o apoio do Município de Arouca, do Agrupamento de Escolas de Arouca e do seu Clube de Ciência Viva, da Associação Florestal Entre Douro e Vouga (AFEDV), do Agrupamento de Escolas de Escariz, da Rede Portuguesa de Geoparques, do Arouca Agrícola e das Boroas e Companhia.
Instituição: Geoparque Oeste
Tipo de Evento: Tertúlia
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.9289214, -8.2441746
Morada: Online
Localidade: Online
Concelho: AROUCA
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://aroucageopark.pt/eventos/
Data:
A sessão pretende transmitir aos estudantes, de uma forma dinâmica e interativa, conhecimentos relacionados com pesquisas, plágio, citações e referências bibliográficas importantes para a realização dos seus trabalhos académicos. Estas sessões pretendem-se interativas e para tal utilizamos a plataforma Mentimenter e os estudantes os seus smartphones ou equipamento equivalente, com acesso à internet.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Investigadora responsável: Vera Miguel (Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPLeiria).
Para esta atividade, os estudantes devem ter acesso à Internet, smartphones ou equipamento equivalente com bateria.
Mais informações: https://www.ipleiria.pt/sdoc/formacao-do-utilizador/
https://rbleiria.pt/blog/2023/01/16/sessoes-de-formacao-de-utilizador-informa-te-literacia-da-informacao-politecnico-de-leiria-ae-d-dinis/
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 39.74026805173, -8.8140253981476
Morada: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo
R. Dr. Afonso Lopes Vieira, 2400-082 Leiria
Localidade: LEIRIA
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://www.ipleiria.pt/sdoc/formacao-do-utilizador/
Data:
Sessão aberta dedicada à exploração de tecnologias digitais aplicadas à educação. A atividade apresenta um conjunto de estações interativas, onde serão apresentados exemplos concretos de projetos desenvolvidos por professores do ensino básico e estudantes do ensino superior.
O objetivo é dar a conhecer práticas pedagógicas inovadoras, evidenciando como ferramentas e ambientes digitais podem apoiar processos de ensino, aprendizagem e mediação educativa. Pretende-se promover um espaço de contacto direto com experiências práticas de integração das tecnologias digitais na educação, favorecendo a reflexão crítica e a inspiração para futuras intervenções pedagógicas. Durante a sessão, os/as participantes poderão circular livremente pelas diferentes estações, experimentar recursos, colocar questões e discutir potenciais aplicações em contextos educativos reais.
Duração: 2.00 Horas
Observações: A iniciativa dirige-se particularmente aos estudantes do Mestrado em Ciências da Educação, mas é aberta a toda a comunidade.
Instituição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.1757495, -8.6045193
Morada: CIIE, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen s/n, 4200-135 Porto
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ciie.fpce.up.pt/en
Data:
Esta atividade centra-se no desenvolvimento e implementação de soluções avançadas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas a contextos reais, abrangendo agricultura, indústria, floresta e educação. O objetivo é demonstrar como a IA pode resolver problemas concretos, melhorar a eficiência operacional, reforçar a segurança e promover decisões sustentadas por dados.
Duração: 2.30 Horas
Observações: A atividade será ralizada com mais dois elementos - Contacto: ines.sena@ipb.pt; adriano.santos@ipb.pt
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica inteligente (CEDRI- SuSTEC)
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 41.796298250307, -6.7685140909461
Morada: Campus Santa Apolónia
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cedri.ipb.pt/
Datas:
Visita orientada ao Jardim Botânico de Lisboa por Raquel Barata (MUHNAC).
Venham descobrir a imensa biodiversidade que se esconde nos recantos e declives deste jardim histórico.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Atividade gratuita com inscrição prévia obrigatória.
Inscrições e mais informações: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808
Instituição: Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Passeios Científicos
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 38.651198568022, -9.1406248749999
Morada: Rua da Escola Politécnica, 54, 1250-102 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.museus.ulisboa.pt/
Data:
Quase tudo o que usamos - desde telemóveis, casas e carros, computadores e redes elétricas, painéis solares e equipamentos médicos - depende da extração de minerais como o lítio, o cobre, o cobalto e muitos outros. Será que temos recursos infinitos? No Jogo da Corrida pelos Minerais, vamos procurar estes materiais essenciais, escolher que tecnologias queremos construir e decidir como usar os minerais disponíveis. Vamos apostar em mais telemóveis, energias renováveis, mobilidade elétrica ou aparelhos que salvam vidas? E se os minerais não chegarem para tudo, o que faremos? Venham jogar, explorar escolhas difíceis e ajudar a decidir o futuro da energia, da tecnologia e da saúde no planeta!
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Laboratorio Nacional de Energia e Geologia
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 38.7331916, -9.2126775
Morada: Estrada da Portela, 999
Localidade: Alfragide
Concelho: AMADORA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.lneg.pt/unit/unidade-de-economia-de-recursos/
Datas:
Atividade interativa de descoberta do paleoambiente onde viveram os dinossáurios da região Oeste de Portugal (Torres Vedras a Bombarral, passando pela Lourinhã) através das pistas geológicas encontradas na região.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Deverá enviar email para o endereço mcachao@fc.ul.pt para se inscrever.
Instituição: Instituto Dom Luiz
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 38.756047225511, -9.1577212752609
Morada: Departamento de Ciências da Terra e Energia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
Edifício C6, Campo Grande.
1749-016 Lisboa
Localidade: Campo Grande
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://idl.campus.ciencias.ulisboa.pt/
Data:
O Espaço do Aluno receberá a atividade "Jogos da Matemática", um ambiente descontraído e interativo onde os estudantes poderão explorar a matemática de forma prática e divertida. Serão disponibilizados diversos jogos lógicos, desafios numéricos, quebra-cabeças e atividades de raciocínio que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Os alunos poderão participar livremente durante os intervalos, escolhendo os jogos que mais despertarem a sua curiosidade, ou visitar o espaço acompanhados pelo professor durante a aula. O objetivo é mostrar que a matemática vai muito além dos cálculos: também pode ser uma experiência lúdica, social e criativa. Os alunos poderão testar as suas habilidades, desafiar os seus amigos e descobrir novos modos de usar a matemática!
Duração: 1.30 Horas
Observações: Esta atividade decorrerá durante a manhã dos dias 27 e 28 de novembro.
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Outro, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.7573604, -9.1368803
Morada: Escola Secundária Padre António Vieira, Rua Marquês de Soveral
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://aealvalade.edu.pt/
Datas:
Através de atividades lúdicas, venham desenvolver a vossa capacidade e rapidez de decisão, o respeito, a criatividade, a concentração e o raciocínio lógico.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638582893109, -8.6571137847213
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
Um pó branco no chão é a única pista encontrada após o assalto a um banco e há vários suspeitos identificados.
Os participantes serão desafiados a desvendar o enigma: identificar todos os pós através de diversos testes de análise química qualitativa e, a haver coincidências, identificar o culpado.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638536080077, -8.657049411705
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
Os alunos de 10º e 11º ano dinamizam os laboratórios de física e química com atividades dirigidas aos alunos do 3º ciclo.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 38.698766085499, -9.3228434266357
Morada: R. Escolas
2780-102 Oeiras
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://esqm.pt
Datas:
Neste laboratório inovador, onde se exploram técnicas holográficas, os participantes vão poder gravar hologramas 3D através da manipulação de luz LASER, espelhos e outros componentes óticos, entre outras propostas.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 40.638238918333, -8.6574356498031
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Data:
A atividade tem como objetivo promover a reflexão de estudantes do 3.º ciclo sobre a relação entre História, Ciência, Ética e Cidadania. Procura estimular a reflexão histórico-científica como prática de uma cidadania crítica comprometida com a paz, a liberdade e o diálogo entre saberes.
Duração: 0.50 Horas
Observações: Atividade destinada aos estudantes de 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna
Instituição: Centro de História da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Debate, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 373
Coordenadas GPS: 38.735117698727, -9.1588102521209
Morada: Escola Básica Marquesa de Alorna
R. Dr. Júlio Dantas, 1070-095 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://chul.letras.ulisboa.pt/
Datas:
Para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, os alunos e professor de química do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira lançam o chemistry in advent 2025.
O chemistry in advent é uma atividade interativa que desafia toda a comunidade a participar de uma forma lúdica e bem diferente em vários desafios de experiências de química, entre o dia 1 e o dia 24 de dezembro.
Toda a dinâmica deste original calendário do advento, que tem como principais objetivos unir o espírito natalício ao entusiasmo pela química e mostrar que ela está bem presente nas nossas vidas, pode ser consultada o seguinte site:
https://sites.google.com/escolasmoimenta.pt/chemistry-in-advent-2025/
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Tipo de Evento: Outro
Formato: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 1000
Coordenadas GPS: 40.985183733575, -7.6153447780182
Morada: Av. Dr. João Lima Gomes, 3
Localidade: Moimenta da Beira
Concelho: MOIMENTA DA BEIRA
Distrito: VISEU
Mais informações: https://sites.google.com/escolasmoimenta.pt/chemistry-in-advent-2025/
Data:
É importante levar os jovens a refletirem sobre o uso que dão aos seus dispositivos digitais, nomeadamente sobre o tempo que passam online e o tipo de atividades que aí desenvolvem. Conheçam algumas propostas que podem ajudar a um uso mais consciente das plataformas digitais, em especial das redes sociais, permitindo uma gestão mais proveitosa do tempo.
Esta proposta aborda a temática da desconexão digital enquanto faceta do comportamento informacional e infocomunicacional. A sessão pode ser apresentada em articulação com um projeto de escola ou como uma iniciativa da biblioteca escolar.
Duração: 0.40 Horas
Observações: Inscrição obrigatória por email para anaterra@fl.uc.pt (marcações disponíveis também depois da Semana da Ciência e da Tecnologia)
Investigadora Responsável: Ana Lúcia Terra | CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da UC
Instituição: Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 40.203001795971, -8.4134672822265
Morada: Escolas nos arredores de Coimbra
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/semana-da-ciencia-e-da-tecnologia/
Datas:
O mês de novembro é dedicado à ciência, em celebração do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, em homenagem a Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química, reconhecido pelo seu contributo para a promoção do ensino da ciência e da cultura científica em Portugal.
Neste contexto, o Observatório Microbiano dos Açores (OMIC) promove, durante todo o mês de novembro, o evento “Microbiologia para todos! 2025”, com a dinamização de atividades de divulgação científica gratuitas, dirigidas a grupos de educação e outros (público em geral, grupos de idosos e grupos com necessidades especiais) da ilha de São Miguel, Açores, as quais requerem pré-marcação obrigatória. Estas atividades incluem atividades no OMIC bem como em estabelecimentos de ensino, abrangendo desde atividades experimentais, atividades hands on, visitas guiadas ao Centro de Ciência, entre outras.
O OMIC promove a atividade “Imaginar o Invisível” dirigida a grupos com necessidades especiais, mediante pré-marcação obrigatória. Esta ação consiste na realização de uma visita guiada às exposições deste Centro, assente na promoção e divulgação da importância dos seres vivos microbianos no planeta Terra, dando ênfase à diversidade Microbiana existente nas nascentes termais, lagoas e cavidades vulcânicas dos Açores. Inclui, ainda, a exploração da diversidade microbiana com recurso a estruturas 3D de diferentes espécies. Esta ação culmina com a degustação de um pequeno lanche termal, onde serão evidenciadas algumas das utilizações tradicionalmente atribuídas às nascentes termais de Furnas. Esta atividade tem como objetivo a promoção da ciência junto do público com necessidades especiais, possibilitando uma educação inclusiva.
Com estas ações, pretende-se despertar o interesse pela ciência, levando a microbiologia a todo o tipo de público, não deixando ninguém de fora!
Duração: 1.00 Horas
Observações: Número de participantes por atividade variável de acordo com o tipo de atividade, bem como a sua duração; Para mais informações contactar o Centro.
Visitem as nossas redes: https://www.facebook.com/CENTROCIENCIAOMIC e https://www.instagram.com/omic_cc/
As ações terão lugar no OMIC e em estabelecimentos de ensino da ilha de São Miguel
Instituição: Observatório Microbiano dos Açores - OMIC
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Visitas Guiadas a Museus, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 37.7733554, -25.3030841
Morada: Antigo Chalé das Misturas, 9675-045 Furnas
Localidade: Ilha de São Miguel
Concelho: POVOAÇÃO
Distrito: R A ACORES
Mais informações: https://ccomic.my.canva.site/website-omic
Datas:
Compreendam como os microrganismos podem causar doenças em plantas frutícolas e conheçam novas abordagens sustentáveis de controlo baseadas em compostos naturais, como os óleos essenciais.
As frutas que consumimos podem ser afetadas por diversos microrganismos, como fungos e bactérias, que provocam doenças responsáveis por grandes perdas na agricultura e na indústria alimentar.
Entre as mais importantes estão:
• Estenfiliose (ou podridão de Stemphylium), causada por fungos do género Stemphylium, que provoca manchas e apodrecimento em frutas como peras, maçãs ou morangos.
• Fogo bacteriano, causado pela bactéria Erwinia amylovora, que afeta especialmente pereiras e macieiras, levando à destruição de ramos, flores e frutos.
Tradicionalmente, o controlo destas doenças é feito com produtos químicos, mas o seu uso excessivo pode deixar resíduos nos alimentos e no ambiente. Assim, a ciência procura estratégias inovadoras, seguras e ecológicas para proteger as plantas.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade a desenvolver em sala de aula em escolas do distrito do Porto com flexibilidade de data e horário a combinar com a escola.
Atividade enquadrada no projeto BIOFago: https://www.iniav.pt/projetos/biofago-la2-3
Instituição: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.3544189, -8.7341558
Morada: Av. Bernardino Machado, 96
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/
Data:
Vem conhecer a investigação da Escola Superior Agrária de Coimbra! Na Mostra científica ESAC, vais poder explorar spots interativos que revelam projetos e descobertas nas áreas da agricultura, ambiente, alimentação, biotecnologia, florestas e veterinária. Vem entender como a investigação transforma ideias em soluções sustentáveis e impacta o nosso futuro. Uma oportunidade única para ver, experimentar e conversar com quem faz ciência com propósito. Junta-te a nós e deixa-te inspirar pelo conhecimento que faz crescer o mundo — da terra ao laboratório, da investigação à inovação!
Duração: 7.00 Horas
Observações: Esta atividade não carece de inscrição.
LOCAL: Corredor Central do Edifício Principal da ESAC, decorre das 9h30-16h00
Esta atividade será dinamizada por investigadores e docentes da ESAC.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.211502553035, -8.4528893672813
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.esac.pt/index.php/eventos/
Data:
O Centro Ciência Viva de Tavira, juntamente com a Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, dinamiza uma Mostra de Ciência com foco nos efeitos das Alterações Climáticas no nosso dia a dia. Os alunos do 2º e 3º ciclo terão oportunidade, através de experiências hands on, de testar vários eventos como efeito de estufa, acidificação dos oceanos e degelo.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 250
Coordenadas GPS: 37.157456647953, -7.8864829482345
Morada: Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos
Localidade: São Brás de Alportel
Concelho: SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Distrito: FARO
Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/
Data:
Para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, o Centro Ciência Viva de Tavira, juntamente com a Escola D. Paio Peres Correia, dinamiza uma Mostra de Ciência e palestras com vários investigadores convidados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Algarve Biomedical Center - Research Institute (Universidade do Algarve).
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 250
Coordenadas GPS: 37.130970638009, -7.6429437341003
Morada: Escola D. Paio Peres Correia
Localidade: Tavira
Concelho: TAVIRA
Distrito: FARO
Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/
Data:
Alunos do secundário irão apresentar workshops à comunidade educativa, que os mesmos planearam e desenvolveram no âmbito de diferentes áreas das Ciências exatas e sociais, tecnologias e ambiente. Estarão patentes exposições como: "De Alexandria à Era Digital: a evolução do conhecimento ao longo do tempo"; "Sustentabilidade em Ambiente Escolar - Cartazes", entre outras.
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Clube Ciência Viva na Escola – ESRT, Escola Secundária de Rio Tinto
Tipo de Evento: Exposições, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 190
Coordenadas GPS: 41.1765425, -8.5480028
Morada: Travessa da Cavada Nova, s/n
Localidade: Rio Tinto
Concelho: GONDOMAR
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.aert3.pt/
Data:
Após uma pesquisa sobre mulheres cientistas, que se notabilizaram em várias áreas do saber, os alunos das turmas A, B e C de 11º ano produziram um cartaz com a cientista selecionada. Os cartazes serão expostos durante a Semana da Ciência e Tecnologia e será realizada a sua divulgação a várias turmas do 3º ciclo em "role play".
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 28
Coordenadas GPS: 38.698757712243, -9.3228648843078
Morada: R. Escolas
2780-102 Oeiras
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://esqm.pt
Datas:
No interior da cidade de Lisboa, na Tapada de Ajuda, num espaço verde ímpar, com trilhos e caminhos pedonais e cicláveis, existe um centro de investigação inteiramente dedicado à Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem, o LEAF. Promover a transição para uma sociedade mais sustentável e um planeta mais saudável é o que nos move!
Quer saber mais sobre alimentos saudáveis, nutritivos e produzidos de forma mais sustentável? Este é o desafio que lhe propomos para início de conversa! Junte-se a nós e venha conhecer a ciência dos nossos jovens investigadores em torno desta questão.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade sujeita a inscrição através do link: https://forms.gle/U7PGB6Bsi2XEVdTs5
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.708051421739, -9.1820810975341
Morada: Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/presentation
Data:
No interior da cidade de Lisboa, na Tapada de Ajuda, num espaço verde ímpar, com trilhos e caminhos pedonais e cicláveis, existe um centro de investigação inteiramente dedicado à Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem, o LEAF. Promover a transição para uma sociedade mais sustentável e um planeta mais saudável é o que nos move!
Como é que se relacionam a paisagem, o ambiente, a agricultura e os nossos alimentos? Quais são os maiores desafios ao setor agroalimentar na atualidade? Junte-se a nós para o debate sobre estas e outras questões relacionadas com o futuro da produção dos nossos alimentos.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade sujeita a inscrição através do link: https://forms.gle/ZeonRo6f4uqYzXMGA
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.7080849104, -9.1822098435668
Morada: Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/presentation
Data:
No interior da cidade de Lisboa, na Tapada de Ajuda, num espaço verde ímpar, com trilhos e caminhos pedonais e cicláveis, existe um centro de investigação inteiramente dedicado à Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem, o LEAF. Promover a transição para uma sociedade mais sustentável e um planeta mais saudável é o que nos move!
Quais são os desafios que se colocam à proteção das culturas num ambiente em mudança? Esta é a questão que lhe propomos para início de conversa! Junte-se a nós e venha conhecer a ciência dos nossos jovens investigadores em torno desta questão.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade sujeita a inscrição através do link: https://forms.gle/pN9tsZrBwqpVWWjq8
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.708620726839, -9.1823385895996
Morada: Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/presentation
Data:
No interior da cidade de Lisboa, na Tapada de Ajuda, num espaço verde ímpar, com trilhos e caminhos pedonais e cicláveis, existe um centro de investigação inteiramente dedicado à Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem, o LEAF. Promover a transição para uma sociedade mais sustentável e um planeta mais saudável é o que nos move!
O solo e a água são dois recursos indispensáveis à produção de alimentos. Como assegurar uma gestão eficiente do solo e da água num ambiente em mudança? Esta é a questão que lhe propomos para início de conversa! Junte-se a nós e venha conhecer a ciência dos nossos jovens investigadores em torno desta questão.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade sujeita a inscrição através do link: https://forms.gle/WEchMK66uDhE5XpDA
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.708553750004, -9.1822527589111
Morada: Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/presentation
Data:
Explorar os aromas naturais obtidos a partir de plantas e especiarias permite combinar a natureza e a ciência. Através de processos simples como a secagem, a moagem, a extração e a encapsulação, revelam-se aromas e sabores que despertam os sentidos. Embarquem nesta viagem sensorial, onde podem cheirar, tocar e observar como se obtém e protegem os aromatizantes, observando a ciência de uma forma dinâmica e interativa, onde a curiosidade, a química e a natureza se encontram.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 38.695240858538, -9.3182944001464
Morada: INIAV
Avenida da República,
Quinta do Marquês
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.iniav.pt/
Datas:
A atividade pretende dar a conhecer os processos inovadores em desenvolvimento no nosso laboratório em cooperação com indústrias da fileira do calçado.
Venham conhecer técnicas de tingimento de couro com corantes e mordentes naturais, e poliuretanos de base biológica para solas e adesivos mais ecológicos (ex: dispersões e pré-polímeros de poliuretano).
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela Atividade: Jocyla Manhique, Gabilton Adão, Andre Zanella, Sofia Bernardoni, Carlos André Moreira Dal Berto (Prof. Filomena Barreiro)
Local da Atividade: Laboratório CIMO - ESTIG
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.409776058386, -7.2070311249999
Morada: Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
Nesta atividade os alunos ficarão a conhecer um pouco da biodiversidade de algas que povoam a nossa costa e aprender os aspetos principais da sua biologia. Para além disso, através da realização de uma cromatografia em papel de diferentes macroalgas (verdes, vermelhas, castanhas), irá proceder-se à separação e identificação dos pigmentos constituintes das diferentes algas e analisar as características distintivas de cada grupo testado.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.17787897875, -8.7020300568847
Morada: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Avenida General Norton de Matos, S/N
4450-208 Matosinhos
Localidade: Matosinhos
Concelho: MATOSINHOS
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.ciimar.up.pt/society/education-outreach/
Datas:
De que é feito o solo e porque se comporta de maneiras diferentes? Porque é que a matéria orgânica é importante e o que é a textura do solo?
Nesta atividade prática, vamos descobrir as respostas com as mãos na terra!
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25.
Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Atividade dinamizada pela professora Filomena Miguens.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 28
Coordenadas GPS: 40.211070357616, -8.452650650679
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Data:
As abelhas desempenham um papel essencial na polinização e na manutenção da biodiversidade, e existem muitas espécies além das que produzem mel. Vem descobrir o fascinante universo das abelhas e aprender a distingui-las das vespas e das moscas. Além disso, vais conhecer uma técnica incrível de identificação das abelhas através do padrão das veias das suas asas — uma verdadeira “impressão digital” que torna cada grupo único.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela atividade: Dora Henriques; Ana Rita Lopes; M. Alice Pinto (CIMO)
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.508577523471, -7.3828123749999
Morada: Laboratório de Biologia Molecular
CIMO - Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt/
Datas:
Uma série de mini-desafios avançados, só para os maiores peritos em robótica do mundo! Programem um robô que desempenha um conjunto de tarefas: levantar peças, emitir sinais sonoros, avançar, escapar de obstáculos, e “mil” outras coisas! Não percam! Venham construir, programar e divirtam-se com estes novos robôs!
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.638466878146, -8.6569957675247
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Datas:
A convite da professora Clarisse Ferreira, um cientista do ITQB irá abordar as etapas do método científico junto de alunos do 8ºano.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 84
Coordenadas GPS: 38.698739157298, -9.3228425341156
Morada: R. Escolas
2780-102 Oeiras
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://esqm.pt
Datas:
O Grupo Disciplinar de Físico-Química irá comemorar a Semana da Ciência e Tecnologia nas manhãs de 24 e 25 de novembro. Iremos visualizar um filme, seguido de uma exposição e palestra sobre o tema "Oceano Limpo". Para além de poderem consular pósteres sobre cientistas espalhados pela escola, os alunos vão ainda dinamizar um peddy-paper científico para os colegas! Resolvam os desafios sobre cientistas nas diferentes estações e tentem encontrar todos os alunos (e professoras) trajados a rigor - copiando os cientistas mencionados na atividade, como por exemplo Marie Currie.
Duração: 4.30 Horas
Observações: As atividades de comemoração da Semana da Ciência e da Tecnologia decorrem nas duas escolas com 3º ciclo do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.
No manhã do dia 24 de novembro realizam-se na escola Sede (EB António Correia de Oliveira), envolvendo todos os alunos do 3º ciclo.
No manhã do dia 25 de novembro realizam-se na Escola Básica de Apúlia, envolvendo todos os alunos do 3º ciclo.
Instituição: Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira
Tipo de Evento: Debate, Exposições, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 585
Coordenadas GPS: 41.537366261435, -8.7725828828124
Morada: Rua António Correia de Oliveira
Avenida da Praia
Localidade: Esposende
Apúlia - Esposende
Concelho: ESPOSENDE
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.acoliveira.pt
Datas:
Nesta palestra iremos apresentar novas abordagens tecnológicas no tratamento e reaproveitamento das águas residuais. Serão discutidas soluções inovadoras e sustentáveis que visam otimizar os processos de tratamento e reduzir o impacto ambiental dos diferentes poluentes.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrições aqui: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/agenda/detail/dn-da-cultura-cientifica-o-avanco-da-tecnologia-no-tratamento-de-aguas-residuais .
Instituição: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.696795667006, -8.8182133967285
Morada: Escolas do concelho de Viana do Castelo
Localidade: Viana do Castelo
Concelho: VIANA DO CASTELO
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/
Data:
Palestra de cerca de 1h com apoio de Powerpoint. Temas a abordar:
a. Os dinossáurios jurássicos do Oeste de Portugal continental e como se conservaram até aos dias de hoje?
b. As pegadas de dinossáurios de Pego Longo-Carenque;
c. Os recifes de Rudistas no Liós dos monumentos lisboetas;
d. Os fósseis marinhos de invertebrados e vertebrados (incluindo tubarões e sirénios) do Miocénico Inferior;
e. Paleofaunas terrestres de savana tropical na região de Lisboa;
f. Os fósseis marinhos de ouriços, caranguejos, tubarões, répteis, aves, cetáceos, entre outros.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.757814994895, -9.1358290852813
Morada: Escola Secundária Padre António Vieira. R. Marquês de Soveral, 1749-063 Lisboa
Localidade: Alvalade
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://aealvalade.edu.pt/
Data:
O projeto Pedala e Acelera nasceu no âmbito do Clube de Programação e Robótica, com a participação de alunos do 11.º ano, turmas CT4+AV e CT3, durante uma oficina do clube Ciência Viva dedicada à robótica e à programação.
Vamos realizar uma experiência prática e divertida: transformar a energia mecânica, produzida ao pedalar, em energia elétrica capaz de fazer pequenos carrinhos moverem-se numa pista.
O sistema, que inclui duas bicicletas fixas que vão fornecer energia aos veículos, foi construído a partir de dois conjuntos de bicicletas montadas em rolos de treino. Cada bicicleta está equipada com um dínamo de fricção, responsável por transformar a energia mecânica do movimento em energia elétrica. Essa energia alimenta uma pista elétrica de carrinhos, onde o movimento dos veículos depende diretamente da intensidade do pedalar.
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos participaram em todas as etapas: montagem dos sistemas elétricos, modelação 3D de novas peças, programação em Arduino e testes práticos. A equipa conseguiu ainda imprimir em 3D novos segmentos de pista e está a desenvolver circuitos de controlo com sensores e luzes de sinalização.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Agrupamento de escolas 4 de outubro
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.967951388692, -9.0513609589843
Morada: Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo
R. 25 de Abril 6B
2670-482 Loures
Portugal
Localidade: Loures
Concelho: LOURES
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://encurtador.com.br/jRNn
Data:
Sessões de planetário móvel, em que são explorados segredos do Universo, abordando as características dos objetos celestes do sistema solar e fazendo uma viagem desde do planeta Terra até aos confins dos cosmos.
Duração: 7.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Braga
Tipo de Evento: Debate
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 28
Morada: Rua Maria Delfina Gomes nº4
4710-054 Gualtar - Braga
Localidade: Braga
Concelho: AMARES
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/
Data:
Por que é que tratamos certos animais como família, outros como alimento e outros ainda como pragas? Nesta sessão "Vet Talks - Dar voz à bicharada", o médico veterinário e investigador Manuel Magalhães Sant’Ana convida-nos a refletir sobre a relação entre humanos e animais sob uma perspetiva científica e ética. Alguns autores defendem que tratar de forma tão distinta espécies com capacidades cognitivas semelhantes revela um preconceito moral que merece ser questionado.
A forma como classificamos os animais – companheiros, úteis ou descartáveis – resulta tanto de padrões naturais de convivência como de fatores culturais, históricos e sociais. Nesta conversa, vamos explorar o que explica estas diferenças, o que elas revelam sobre nós enquanto sociedade e como podemos pensar de forma mais coerente e informada sobre os animais com quem partilhamos o mundo.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Esta é uma atividade que integra o ciclo de conversas 'Vet Talks - Dar voz à bicharada', uma parceria entre EUVG - Escola Universitária Vasco da Gama e UC-Exploratório no âmbito do Projeto PetLab. Esta sessão é pet friendly.
Instituição: Centro de Investigação Vasco da Gama
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 40.1970125, -8.4295582
Morada: Rotunda das Lages
Parque Verde do Mondego
3040 - 255 COIMBRA
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.exploratorio.pt/oferta-geral/vettalks
Data:
Afinal, o que é o glúten? Qual é a origem do glúten? Em que tipo de alimentos podemos encontrar o glúten? Existem doenças associadas ao consumo do glúten?
Vem descobrir estas e outras informações sobre este tópico. Agora é a tua vez de pôr as mãos na massa!
Duração: 1.00 Horas
Observações: Local da Atividade: Laboratório de Agro-Indústrias.
Responsável pela Atividade: Clementina Santos.
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.541477892707, -7.1191404999999
Morada: Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt/
Datas:
Os biopolímeros de origem microbiana, principalmente os exopolissacarídeos, possuem a capacidade de formar géis e soluções viscosas em meio aquoso. Estes são uma alternativa aos tradicionais espessantes, e podem ser usados numa ampla gama de pHs e temperatura, tendo aplicação na indústria farmacêutica, química e petroquímica. A reutilização do bagaço húmido de azeitona consolida a via da economia circular, reduzindo o custo do bioprocesso com a formação de um produto de valor acrescentado para o mercado.
Neste workshop, vamos produzir de forma sustentável, goma xantana utilizando bagaço de azeitona como substrato.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsáveis pela atividade: Pedro Crugeira e Heloísa Almeida (Prof. Filomena Barreiro)
Local da atividade: Laboratório CIMO - ESTIG
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.409776058386, -7.1630858124999
Morada: Centro de Investigação de Montanha Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
Nesta visita iremos explorar os princípios básicos do funcionamento da aquaponia, um sistema integrado de produção sustentável que combina aquacultura e hidroponia. Estes sistemas permitem um melhor uso dos recursos, em que os nutrientes resultantes da atividade metabólica dos peixes são absorvidos pelas plantas e simultaneamente a água é tratada dentro do próprio sistema e reutilizada (sistema em recirculação). Os participantes terão oportunidade de visitar um laboratório vivo com sistemas de Aquaponia em funcionamento, identificar as plantas do sistema, alimentar e observar os peixes e controlar a qualidade da água dos sistemas, utilizando a sonda multiparamétrica. Poderão ainda participar na realização de análises em laboratório, nomeadamente as que envolvem a determinação de azoto amoniacal, nitratos, nitritos, fosfatos, ferro, magnésio, potássio, cálcio e sódio, e desta forma contactar com diferentes métodos analíticos.
Duração: 2.00 Horas
Observações: É necessária inscrição prévia através do email: fsebast@ipleiria.pt
Atividade promovida pelos nvestigadores: Fernando Sebastião, Judite Vieira e Kirill Ispolnov.
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 39.734221598668, -8.8215902981476
Morada: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria
Laboratório de Sistemas Multitróficos Integrados (LSMI) & Laboratório de Análise Instrumental (LAI.DEM).
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2025/
Datas:
Nos dias de hoje, a robótica e programação assumem grande importância na sociedade. Explorando conjuntamente com o ADN, os/as alunos/as terão a oportunidade de programar robôs Ozobot de modo a descobrir os segredos desta molécula.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 37.129043369711, -7.6460336388854
Morada: Centro Ciência Viva de Tavira
Localidade: Tavira
Concelho: TAVIRA
Distrito: FARO
Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/
Data:
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), o Living Lab “Desenvolvimento Profissional e Identidade Profissional” do CIEC-UM promove, em parceria com as docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundário Ana Margarida Gonçalves, Eugénia Aragão e Manuela Sousa, a conferência online “Prevenção da Violência no Namoro”, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário, seguida de debate interativo com os alunos (27 e 28 de novembro).
A conferência, proferida pela investigadora do CIEC, Teresa Vilaça, pretende iniciar a criação de um espaço seguro de reflexão, diálogo e sensibilização sobre as diversas formas de violência no namoro — física, emocional, psicológica, digital e sexual — e reforçar a importância de relações afetivas saudáveis, baseadas no respeito, empatia e igualdade. Este espaço de reflexão continuará nos dias seguintes (27 e 28 de novembro) no Fórum de Discussão com os alunos, com o objetivo de construir estratégias de prevenção e apoio entre pares.
Duração: 2.00 Horas
Observações: • Conferência online Prevenção da Violência no Namoro, 25 de novembro, pelas 11:30 e repete 14:30, através da plataforma Teams.
• Fórum de discussão: Estratégias de ação para a promover Tolerância Zero na Violência no Namoro, dia 27 pelas 11:30 e repete dia 28 pelas 14:30, através da plataforma Teams (o link será enviado para os inscritos)
Inscrição: A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do link: https://forms.gle/B1XC9hkCxWvzp2LJ8
Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Coordenadas GPS: 41.5615393, -8.3935035
Morada: Rua da Universidade
Localidade: Braga
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://forms.gle/B1XC9hkCxWvzp2LJ8
Datas:
Nesta atividade sobre anatomia animal, os/as estudantes irão investigar os órgãos internos e o sistema muscular do cão e do gato. O desafio será participar num jogo de correspondência, relacionando cada músculo à parte do corpo e ao tipo de movimento que realiza. Os/as estudantes irão também tentar identificar os órgãos internos em cadáveres animais dissecados.
Advertência: Esta atividade inclui a observação de peças anatómicas e cadáveres dissecados.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25.
Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Esta atividade será dinamizada pela professora Manuela Carneiro.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.211035536064, -8.4526882016052
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Datas:
Vamos descobrir o desenvolvimento embrionário das aves e o seu ciclo de vida, desde o ovo até à galinha adulta.
Atividade dinamizada pela professora Alexandra Oliveira.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25.
Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.211072405942, -8.452656015097
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Data:
Um "cosmético" é uma formulação para aplicar sobretudo em partes externas do corpo humano com os objetivos de limpar, perfumar, proteger, modificar o aspeto, manter em bom estado ou corrigir odores corporais. Nesta atividade, proposta pela área científica de Farmácia, ponham mãos à obra e preparem dois produtos cosméticos: um creme hidratante para as mãos e um protetor labial.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Local da atividade: Laboratório Cave ou Laboratório 01 da Escola Superior de Saúde do IPB
Responsável pela atividade: Olívia Pereira (oliviapereira@ipb.pt), Isabel Pinto (isabel.pinto@ipb.pt); Luís Miguel Nascimento (luis.miguel@ipb.pt); Tânia Pires (tania.pires@ipb.pt); Xavier Costa (xavier.t.costa@ipb.pt)
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Vida Ativa e Bem-Estar (LiveWell)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.8035034, -6.7658476
Morada: Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://livewell.ipb.pt/
Data:
Durante a Semana da Ciência e Tecnologia, investigadores dirigem-se aos Agrupamentos de Escolas para dinamizarem atividades (oficinas, workshops, demonstrações), aproveitando para divulgar os seus projetos de investigação no Vale do Côa.
Duração: 30.00 Horas
Instituição: Museu do Côa-Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Debate, Outro, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.080104495646, -7.1117754735413
Morada: AE Vila Nova de Foz Côa
AE Torre de Moncorvo
AE Figueira de Castelo Rodrigo
Localidade: AE Vila Nova de Foz Côa
AE Torre de Moncorvo
AE Figueira de Castelo Rodrigo
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://arte-coa.pt/museu/
Data:
Vamos colocar o conhecimento científico à prova e explorar a ciência que fazemos com os Quizz Masters @ U.Porto.
O quiz Scientific Pursuit está disponível online, a qualquer hora e para curiosos de qualquer idade, de 24 a 30 de novembro de 2025!
Duração: 0.15 Horas
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Outro
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 41.1470369, -8.615589
Morada: Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://mkt.up.pt/sipreitoria/sip1/quizscientificpursuit2025
Datas:
A nossa escola vai dinamizar uma campanha de sensibilização e ação ambiental dedicada à reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos, para promover o reaproveitamento de materiais, a redução de resíduos eletrónicos e o desenvolvimento de competências práticas relacionadas com a reparação e recuperação de aparelhos.
Como podem participar? Durante toda a semana, convidamos toda a comunidade escolar a:
- Trazer para a escola pequenos eletrodomésticos obsoletos ou avariados (ex.: ferros de engomar, torradeiras, secadores, rádios, telemóveis, etc.);
- Entregar grandes eletrodomésticos em fim de vida para serem desmantelados e fazer o aproveitamento de componentes;
- Participar em oficinas práticas onde será possível aprender a reparar eletrodomésticos, com o apoio de professores e técnicos especializados;
- Ajudar a desmantelar equipamentos em fim de vida, identificando componentes que podem ser reciclados ou reaproveitados;
- Colaborar na recuperação de aparelhos, dando-lhes uma nova vida útil e evitando o desperdício.
Porquê participar? Reciclar equipamentos eletrónicos é um gesto simples que tem um impacto positivo no ambiente, reduzindo a acumulação de resíduos tóxicos e incentivando a economia circular. É também uma excelente oportunidade para aprender mais sobre tecnologia, sustentabilidade e cidadania ativa.
Juntem-se a nós nesta missão! Vamos transformar o que já não usamos em novas oportunidades para o planeta e para a comunidade.
Escola + Sustentável = Futuro + Verde
Duração: 2.30 Horas
Instituição: EB Aver-O-Mar
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.410934759601, -8.775565499237
Morada: Rua José Moreira Amorim
Localidade: 4490-099 Póvoa de Varzim
Concelho: PÓVOA DE VARZIM
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ebaveromar.com/
Datas:
Organizámos uma competição RobotAtFactory 4.0 (RAF) para demonstrar o empolgante campo da robótica avançada e automação. Os participantes poderão ter experiência prática com Robôs Móveis Autônomos (AMRs) e perceber qual o seu papel na manufatura inteligente e logística. O objetivo é estimular a curiosidade e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que desperta a paixão pelas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável pela Atividade: João Afonso Braun Neto e José Lima
Local da Atividade: CeDRI - L2I.
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica inteligente (CEDRI- SuSTEC)
Tipo de Evento: Outro, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 39.707186889034, -8.4292083066037
Morada: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 BRAGANÇA
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cedri.ipb.pt
Datas:
O Cosmético é uma formulação para aplicar sobretudo em partes externas do corpo humano com os objetivos de limpar, perfumar, proteger, modificar o aspeto, manter em bom estado ou corrigir os odores corporais. A presente atividade, proposta pela área científica de Farmácia, tem como objetivo a preparação de dois produtos cosméticos: um creme hidratante para as mãos e um protetor labial.
Responsável pela Atividade: Olívia Pereira oliviapereira@ipb.pt, Isabel Pinto isabel.pinto@ipb.pt; Luís Miguel Nascimento luis.miguel@ipb.pt; Tânia Pires tania.pires@ipb.pt; Xavier Costa xavier.t.costa@ipb.pt
Duração: 1.00 Horas
Observações: Local da Atividade: Laboratório Cave ou Laboratório 01 da Escola Superior de Saúde do IPB
Disponibilidade: 24 de novembro 11:00 horas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Vida Ativa e Bem-Estar (LiveWell)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.8035034, -6.7658476
Morada: Rua Dom Afonso V 5300-121 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://livewell.ipb.pt/
Data:
Os participantes terão a oportunidade de explorar tópicos como programação, redes sociais, avanços científicos e curiosidades do mundo digital. Seja para entusiastas da tecnologia, seja para quem adora descobrir novos factos sobre o mundo digital, este jogo promete despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento sobre o ciberespaço e as suas infinitas possibilidades.
Duração: 0.30 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.796464220042, -6.7681144418029
Morada: Campus de Santa Apolónia
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: http://www.ipb.pt
Datas:
Conheçam diversos métodos de trabalho em paleontologia de vertebrados, desde a escavação e preparação de fósseis em laboratório até ao seu estudo científico. Assistam a uma breve apresentação sobre o registo de dinossáurios carnívoros do Jurássico de Portugal e descubram algumas das ferramentas utilizadas no estudo de fósseis de dinossáurios, nomeadamente para a produção de modelos em 3D, a realização de análises biomecânicas e a interpretação do comportamento destes organismos. Através destes estudos, procuramos compreender os paleoambientes e a paleoecologia do território que hoje corresponde a Portugal, há cerca de 170 a 145 milhões de anos.
Em seguida, juntem-se a uma simulação de trabalho de campo numa jazida com pegadas de dinossáurios, utilizando uma passadeira com impressão fotográfica de um trilho da jazida de Vale de Meios (Santarém). Nesta atividade, poderão analisar a morfologia do pé de um dinossáurio carnívoro, estimar a altura até à anca e calcular a velocidade de deslocação do animal que produziu as pegadas.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Instituto Dom Luiz
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.755678942678, -9.1575261829422
Morada: Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Edifício C6
Localidade: Campo Grande, Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://idl.ciencias.ulisboa.pt/
Datas:
Para aproximar os alunos da Ciência feita em Portugal, as turmas do 8.º ano vão dedicar-se a investigar cientistas portugueses e as suas áreas de trabalho. Os pósteres resultantes desta pesquisa estarão patentes no átrio da escola.
Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos serão ainda desafiados a participar num jogo baseado na informação presente nesses pósteres.
Os alunos do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias irão apresentar o produto final do DAC desenvolvido entre as disciplinas de Biologia e Geologia e de Física e Química, intitulado “O cancro: doença, diagnóstico e tratamento”, que ficará exposto no átrio da escola.
Ao longo de toda a semana, serão ainda divulgados, na Biblioteca Escolar, livros dedicados à Ciência, incentivando a curiosidade e o olhar crítico da comunidade educativa.
Duração: 7.30 Horas
Observações: Programa completo disponível no pdf abaixo.
Instituição: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.937600804509, -8.741444351976
Morada: Rua das Cortes
Localidade: Vila Nova de Cerveira
Concelho: V. NOVA DE CERVEIRA
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: http://94.126.169.120/~ebsvncer/index.php
Datas:
Exposição "Tecnologias verdes, de que cor é o teu futuro?"
Workshop "Há mais algas no teu dia-a-dia do que imaginas"
Saída de campo à praia da cidade "Projeto Guardiões do Oceano"
Palestra a Física da Atmosfera e do Aquecimento Global
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Escola Secundária de Rocha Peixoto
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.178654199511, -8.5693358124999
Morada: Praça Luís de Camões
Localidade: Póvoa de Varzim
Concelho: PÓVOA DE VARZIM
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.esrpeixoto.edu.pt/
Datas:
Conjunto de atividades a realizar na semana de 24 a 28 de novembro:
- palestras com professores universitários;
- palestras de alunos para alunos;
- laboratório aberto (CCVnE);
- clube de programação;
- cinema.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Quinta das Palmeiras - Covilhã
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 40.2729189, -7.5017233
Morada: Escola Quinta das Palmeiras
Rua de Timor
6201-006
Localidade: Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Mais informações: https://www.facebook.com/biblioteca.palmeiras
Datas:
Sessões de cinema com filmes sobre ciência.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Escola Secundária Padre António Vieira
Tipo de Evento: Documentário, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.7573604, -9.1368803
Morada: Rua Marquês de Soveral
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://aealvalade.edu.pt/
Datas:
Estão prontos para um espetáculo que vos convida a experimentar entusiasticamente as aplicações da Física? Com base num discurso simples, é possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade!
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Contacto: (+351) 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 90
Coordenadas GPS: 40.638554398224, -8.6570869626312
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Data:
Uma sequência de transformações químicas proporciona um espetáculo apelativo, procurando ligar a química que nos rodeia ao quotidiano.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A participação na atividade requer agendamento prévio.
Instituição: Centro Ciência Viva de Aveiro - Fábrica - geral
Tipo de Evento: Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 90
Coordenadas GPS: 40.638495373067, -8.657054776123
Morada: Rua dos Santos Mártires, nº 1A
3810 –171 Aveiro
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica
Data:
O Sistema Solar à escala em Estremoz é um espaço que proporciona a perceção das reais dimensões do Universo que nos rodeia. Para se entenderem mais facilmente essas dimensões, aqui representadas à escala de 1: 414 000 000, distribuiu-se o Sistema Solar pelo concelho de Estremoz.
Assim, é-nos possível compreender as distâncias entre os diferentes astros que constituem o Sistema Solar. Com uma viagem pelo Sistema Solar à escala em Estremoz ficamos também a entender que este é constituído, essencialmente, por espaço vazio, assim como quase todo o Universo, pois as distâncias entre os diversos astros são enumeras vezes superiores aos seus diâmetros.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.842756489092, -7.5846684927292
Morada: Espaço Ciência
Convento das Maltezas, 62-A
7100-513
Localidade: Estremoz
Concelho: ESTREMOZ
Distrito: EVORA
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2025/
Datas:
Participem neste momento de partilha entre estudantes, docentes e a investigadora, que leva a uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade na manutenção de ecossistemas e da vida na Terra.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva do Algarve CCVAlg
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 37.013490228936, -7.9361711576721
Morada: Rua Comandante Francisco Manuel, s/n
Centro Ciência Viva do Algarve
Localidade: Faro
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025
Data:
A propósito do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), assinalado a 15 de novembro, e numa parceria com a equipa de LGP da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), o UC Exploratório promove na quarta-feira, 26 de novembro, visitas guiadas com tradução em LGP à exposição Talking Brains - Programados para falar.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A LGP é fundamental para a inclusão social e o acesso à informação para a comunidade surda, sendo os intérpretes profissionais o elo de ligação entre a comunidade surda e a ouvinte.
Instituição: UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Exposições, Outro, Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 90
Coordenadas GPS: 40.1970125, -8.4295582
Morada: Rotunda das Lages
Parque Verde do Mondego
3040 - 255 COIMBRA
Localidade: COIMBRA
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.exploratorio.pt/com-dia-e-hora-marcada/talking-brains---visitas-guiadas-em-lgp
Data:
Vamos comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica com fazendo uma exposição de livros de António Gedeão/Rómulo de Carvalho, leitura de poemas e projeção de vídeos de músicas com poemas de António Gedeão, na Biblioteca Escolar.
Duração: 9.00 Horas
Observações: Atividade destinada aos estudantes da Escola EB 23 Dr. Correia Mateus
Instituição: Clube Ciência Viva na Escola Dr. Correia Mateus
Tipo de Evento: Outro, Tertúlia
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 39.745757418313, -8.7929958345203
Morada: Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus
Rua Paulo VI
2414 - 015 LEIRIA
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://aecorreiamateus.pt/
Data:
O Núcleo de Investigação em Enfermagem (NIE) da Unidade Local de Saúde de Coimbra promove as Tertúlias de Investigação à Roda(da), iniciativas que pretendem aproximar a investigação dos cidadãos, num ambiente informal.
Nestes encontros, deixamos para trás a formalidade das salas de aula e dos auditórios e falamos descontraidamente sobre investigação em enfermagem, utilizando uma linguagem simples e criando um ambiente onde qualquer pessoa pode ouvir, fazer perguntas e participar na conversa, como num convívio de amigos à volta de uma mesa.
O objetivo é tornar a investigação em enfermagem mais acessível e próxima do público, demonstrando a sua importância na produção e disseminação do conhecimento científico e na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.
Nesta edição, vamos conversar com o Professor Hugo Neves, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, sobre as vantagens e desafios da Inteligência Artificial na aprendizagem dos adolescentes e jovens.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento: Café de Ciência
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 35
Coordenadas GPS: 40.2184253, -8.4082022
Morada: FNAC Coimbra - Fórum Coimbra, Loja 1.03, Quinta de S. Gemil
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://ui.esenfc.pt/
Data:
Já imaginaste como a natureza pode inspirar cientistas a criar materiais completamente novos?
Na Semana da Ciência e Tecnologia, vais ter a oportunidade de receber na tua escola a palestra:
“Um Cientista na Escola: Quando a Natureza Inspira Novos materiais”.
Durante esta sessão, um cientista especialista na área dos materiais vai visitar a tua escola para falar sobre como animais, plantas e estruturas naturais servem de inspiração para desenvolver novos materiais que mudam a forma como vivemos e trabalhamos. Vais descobrir, por exemplo, como as asas das borboletas ganham cores incríveis sem usar pigmentos e como as folhas de lótus se mantêm sempre limpas graças à sua superfície especial. Além das histórias fascinantes da natureza, vais poder tocar em materiais criados com base nestes princípios, como, por exemplo, filmes coloridos feitos em laboratório e até materiais baseados na celulose das plantas.
Junta-te a nós e descobre como a Natureza pode ser a melhor professora para criar o futuro!
Duração: 1.00 Horas
Observações: Esta palestra decorre presencialmente mediante a pré-inscrição das escolas interessadas.
A actividade pode ser efectuada apenas uma vez ou repetida várias vezes no mesmo dia, nos seguintes dias:
24/Novembro, hora a definir
26/Novembro, hora a definir
27/Novembro, hora a definir
28/Novembro, hora a definir
Investigadora responsável: Ana Almeida
Instituição: LAQV REQUIMTE
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.662827426865, -9.2076801003723
Morada: Local da escola inscrita. Áreas de Lisboa, Almada e Seixal.
Localidade: Lisboa, Almada e Seixal
Concelho: ALMADA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://forms.gle/7MHj3pFsW9ihYNAg9
Datas:
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) convida-vos a visitar a nossa mais recente exposição: "Um olhar sobre o mundo das esponjas". Esta exposição é fruto da World Sponge Conference que Vila do Conde teve a honra de receber no mês de setembro, organizada pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Reunimos um conjunto de fotografias de alta qualidade que nos permitem apreciar a beleza, diversidade e importância ecológica das esponjas marinhas. Estes organismos, apesar da sua simplicidade aparente, desempenham papéis cruciais nos ecossistemas marinhos.
Duração: 0.30 Horas
Observações: Para mais informações contactar por e-mail cmia@cm-viladoconde.pt
É necessária inscrição prévia para visita guiada.
Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.344307085429, -8.7456521631984
Morada: Avenida Marquês Sá da Bandeira, nº320
4480-916 Vila do Conde
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.cmia-viladoconde.net
Datas:
Numa simples gota de água da albufeira do Azibo existe um universo inteiro que não conseguimos ver a olho nu. Ali podem viver centenas de pequenos crustáceos e outros organismos do zooplâncton, com formas curiosas e adaptações únicas ao meio aquático. Nesta atividade, observem estes seres ao microscópio, identifiquem diferentes tipos de zooplâncton e compreendam o papel essencial que desempenham no funcionamento da albufeira. Vejam como contribuem para a qualidade da água, para a alimentação de muitos peixes e aves e, de forma indireta, para o equilíbrio dos ecossistemas dos quais também dependemos.
Uma viagem ao micromundo que promete despertar curiosidade, espanto e consciência ambiental.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Local da atividade: lab. florestal/laboratório de ecologia aquática
Responsável pela atividade: Ana Geraldes
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação de Montanha (CIMO- SuSTEC)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 41.475660426425, -6.9873045624999
Morada: Centro de Investigação de Montanha, Campus Santa Apolónia
5300-253 Bragança
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://cimo.ipb.pt
Datas:
Participem numa manhã dedicada à curiosidade científica e ao mundo fascinante do Oceano! Os estudantes do 2.º e do 3.º ciclo poderão explorar o ambiente marinho através de experiências, jogos e observação de organismos, acompanhados por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA-UAlg), Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), GreenCoLab e o Centro Ciência Viva do Algarve.
Duração: 3.00 Horas
Observações: A atividade requer inscrição através do link: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025/para-escolas
Instituição: GreenCoLab |Associação Oceano Verde -Laboratório Colaborativo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Produtos Verdes do Oceano
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 75
Coordenadas GPS: 37.013288036788, -7.9360662640838
Morada: Rua Comandante Francisco Manuel s/n, 8000-250 - Faro, Portugal
Localidade: Faro
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025/para-escolas
Data:
Participem numa manhã dedicada à curiosidade científica e ao mundo fascinante do Oceano! Os estudantes do 2.º e do 3.º ciclo poderão explorar o ambiente marinho através de experiências, jogos e observação de organismos, acompanhados por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA-UAlg), Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), GreenCoLab e o Centro Ciência Viva do Algarve.
Duração: 3.00 Horas
Instituição: CCMAR-Algarve
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 75
Morada: Rua Comandante Francisco Manuel s/n, 8000-250 - Faro, Portugal
Localidade: Faro
Concelho: FARO
Distrito: FARO
Mais informações: https://reservas.ccvalg.pt/pt-pt/semana-da-ciencia-e-tecnologia-2025/para-escolas
Data:
Charles Darwin descobriu a teoria da evolução por seleção natural, que pressupõe que as espécies de seres vivos mudam ao longo do tempo através de um processo gradual.
Neste dia, vamos celebrar Darwin e as suas grandes descobertas que deu origem ao livro "Origem das Espécies"
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz
Tipo de Evento: Debate
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.842743954536, -7.5846523994751
Morada: Espaço Ciência
Convento das Maltezas, 62-A
7100-513
Localidade: Estremoz
Concelho: ESTREMOZ
Distrito: EVORA
Mais informações: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2025/
Data:
Imagina poder olhar para o passado e descobrir que os teus antepassados repousam sob as mesmas colinas, junto aos mesmos rios e caminhos que percorres hoje. O nosso projeto convida-te a fazer parte dessa viagem única: queremos recolher amostras de ADN da comunidade atual do centro de Portugal para as comparar com o ADN antigo identificado em contextos arqueológicos da região — como o Complexo Megalítico de Rego da Murta, a Anta da Azurrague e as Grutas do Nabão.
O objetivo é simples, mas profundamente humano: reconectar as pessoas às suas raízes mais antigas, aproximando a comunidade contemporânea dos indivíduos pré-históricos que habitaram e foram sepultados nestes lugares há milhares de anos.
Participar é contribuir para a história viva da região e por isso abrimos esta possibilidade. Cada pessoa envolvida ajuda a revelar a continuidade biológica e cultural que une o presente ao passado — uma ponte entre gerações separadas pelo tempo, mas ligadas pela mesma terra.
Junta-te a nós. O teu ADN pode contar a história do nosso território e reforçar o elo entre a ciência, a memória e a identidade coletiva. Depois de uma pequena apresentação daremos lugar à recolha do ADN (é só uma picada no dedo - necessidade de preencher um pequeno formulário de autorização). O projeto é realizado entre o IPT e o Laboratório de ADN antigo do Ministério da Justiça. É só apareceres no dia e hora marcado no Edifício A do IPT.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Menores devem ser acompanhados pelos pais.
Instituição: Instituto Politécnico de Tomar
Tipo de Evento: Café de Ciência, Outro
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 39.602646444554, -8.389778012207
Morada: Tomar
Localidade: Tomar
Concelho: TOMAR
Distrito: SANTAREM
Mais informações: https://www.caaportugal.pt
Data:
A exposição 'Vamos perguntar à Natureza?' é um convite para descobrirem um mundo de soluções inspiradoras, eficazes e sustentáveis para os nossos maiores desafios ambientais.
Explore as Soluções baseadas na Natureza (SbN) Soluções baseadas na Natureza (SbN): ações versáteis e eficientes que utilizam os ecossistemas para melhorar a urbanização sustentável, restaurar áreas degradadas e gerir riscos, aumentando a nossa resiliência e adaptação face aos desafios globais, como as alterações climáticas.
O que podem encontrar?
- Uma explicação clara sobre como as SbN trazem benefícios ambientais, económicos e sociais.
- Exemplos concretos de SbN, do mar à cidade.
- Maquete demonstrativa de uma Fito-ETAR.
Venham conhecer o futuro da sustentabilidade!
Duração: 1.00 Horas
Observações: A iniciativa resulta da colaboração entre o CMIA de Vila do Conde, o CMIA Matosinhos e o Ciimar.
É necessária inscrição prévia para visita guiada através do e-mail: cmia@cm-viladoconde.pt.
Para mais informações contacte-nos para o mesmo email.
Instituição: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.344445022218, -8.7456213177947
Morada: Avenida Marquês Sá da Bandeira, nº 320
4480-916 Vila do Conde
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.cmia-viladoconde.net
Datas:
Num empreendimento hidroelétrico, a existência de um desnível topográfico, no leito de uma linha de água, permite transformar a energia potencial associada à massa de água em energia cinética associada à velocidade de escoamento. Após passagem da água através de uma turbina hidráulica (as turbinas Pelton são turbinas de ação usadas para quedas altas), a energia cinética transforma-se em energia mecânica. Finalmente, a energia elétrica é produzida através da instalação de um gerador elétrico associado à turbina.
Venha ver como tudo funciona!
Duração: 3.00 Horas
Observações: Local da Atividade: Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hudráulica da ESTiG-IPB.
Responsáveis pela Atividade: Flora Silva e Hermínia Morais
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança – Grupo de Investigação em Construção Sustentável (GiCOS)
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 41.797745686215, -6.7675900870331
Morada: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico de Bragança
Campus de Santa Apolónia
5300-253 BRAGANÇA
Localidade: Bragança
Concelho: ALFÂNDEGA DA FÉ
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://estig.ipb.pt/
Datas:
Venham explorar a mata da ESAC! Nos seus 22 hectares protegemos espécies de árvores e plantas nativas, para que se pareça com as matas típicas da região, que dominavam a paisagem antes da atuação humana.
Juntem-se aos investigadores da ESAC nesta visita guiada para aprenderem como os especialistas ajudam a proteger as nossas matas e florestas contra espécies invasoras e a ação humana.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para fazer a sua inscrição nas atividades da ESAC, por favor preencha o seguinte formulário: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Após preencher este formulário, e com antecedência de pelo menos uma semana antes do evento, será contactado pela equipa da organização da SCT25.
Caso não seja contactado, por favor envie um email para comunicacao@esac.pt. A sua inscrição só será considerada após este contacto.
Cada atividade tem um número de participantes limitado. A organização poderá redirecionar alunos para outras atividades quando o número de vagas é atingido.
Material Necessário: Roupa e calçado confortável para caminhar; mochila com garrafa de água. Se estiver sol, chapéu para a cabeça. Se estiver enevoado, levar casaco impermeável.
Atividade dinamizada pelos professores Joaquim Sande Silva e David Rodrigues.
Instituição: Instituto Politécnico de Coimbra
Tipo de Evento: Passeios Científicos
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 28
Coordenadas GPS: 40.211053971006, -8.4526721083511
Morada: Escola Superior Agrária de Coimbra, Bencanta, Coimbra
Localidade: Bencanta, Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://forms.office.com/e/snUGG1CcQz
Data:
O banco de sementes António Luís Belo Correia é uma infraestrutura de conservação e investigação cujo objetivo principal é a conservação de sementes da flora autóctone de Portugal a longo prazo.
Visitem-nos e venham conhecer este espaço, a coleção e qual a sua importância na conservação da natureza.
A visita será realizada por Domitila Brocas, MUHNAC.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Atividade gratuita com inscrição prévia obrigatória.
Inscrições e mais informações: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808
Instituição: Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 38.754083511175, -9.0966795624999
Morada: Rua da Escola Politécnica, 54, 1250-102 Lisboa
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.museus.ulisboa.pt/
Data:
A exposição principal do Centro Ciência Viva de Lagos, 'Do Astrolábio ao GPS', trata das Grandes Viagens Oceânicas e da Navegação.
Afinal, foi de Lagos que partiram muitas caravelas em direção a terras desconhecidas até então dos europeus.
Estamos à vossa espera cheios de desafios e com matemática espalhada no nosso Centro Ciência Viva de Lagos!
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Lagos
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 37.104278551609, -8.6734323443679
Morada: R. Dr. Faria e Silva n34
Localidade: Lagos
Concelho: LAGOS
Distrito: FARO
Mais informações: https://lagos.cienciaviva.pt/
Datas:
Será que conheces todas as utilidades do Sol? Vem aprender a utilizar a radiação solar para produzir eletricidade e dar energia aos carrinhos solares que vais criar, tudo com materiais reutilizáveis e sustentáveis.
Workshop inserido no projeto de comunicação e divulgação de ciência Comunidades + Energéticas, da Oficina das Energias | Núcleo de Estudantes de Eng. Energia e Ambiente de CIÊNCIAS ULisboa.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Inscrição obrigatória: https://forms.gle/MejHaW7VQcjfwrvb9
Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - DCTE/IDL
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567698
Morada: Oficina das Energias | Núcleo de Estudantes de Eng. da Energia e Ambiente
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Bloco C1, Piso 1, Sala 30
Campo Grande 1749-016 Lisboa
Localidade: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://oficinaenergias.campus.ciencias.ulisboa.pt
Data:
O Arduino é, em termos educacionais, uma das plataformas mais populares para criar projetos interativos que aliam hardware e software. Neste workshop, podem desenvolver um pequeno projeto pedagógico suportado por esta tecnologia e explorar os conceitos fundamentais do Arduino, tais como:
- O que é e como funciona;
- Instalação e utilização do ambiente de programação (Arduino IDE);
- Ligação de sensores, LEDs e outros componentes eletrónicos;
- Escrita e upload dos primeiros programas (“sketches”);
- Criação de pequenos circuitos e experiências práticas.
Com uma abordagem 100% prática, terão a oportunidade de desenvolver circuitos simples, compreender o papel de cada componente e ver o vosso código ganhar vida em tempo real.
Este workshop, desenvolvido no âmbito do projeto Form@tive4STEAM, está idealizado para estudantes, professores, makers, curiosos e todos os que querem dar os primeiros passos no universo da eletrónica e da programação tangível.
Não requer experiência prévia. Será necessário trazer computador pessoal.
Duração: 2.30 Horas
Observações: Requer inscrição até 25 de novembro, através do formulário: https://forms.office.com/e/i0wgwBaaeW
Importante: Necessário trazer computador. Não precisa saber programar.
Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.632169752682, -8.6584465488655
Morada: Departamento de Educação e Psicologia, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro Portugal
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/cidtff
Data:
Realiza-se na Escola D. Correia Mateus uma feira com exposição e venda de minerais, fósseis, rochas e produtos derivados destes materiais, aberta a alunos, professores, funcionários e respetivas famílias, bem como ao público em geral.
As turmas visitarão a feira em horário escolar (08h30–18h00), acompanhadas pelos professores de Ciências da Natureza.
A feira estará ainda aberta a alunos, professores e familiares durante os intervalos, e à comunidade escolar entre as 18h00 e as 18h15.
Duração: 10.00 Horas
Instituição: Clube Ciência Viva na Escola Dr. Correia Mateus
Tipo de Evento: Exposições
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 1000
Coordenadas GPS: 39.745587792162, -8.7929998578338
Morada: Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus
Rua Paulo VI
2414 - 015 LEIRIA
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://aecorreiamateus.pt/
Datas:
Esta iniciativa apresenta uma simulação interativa de um crime de homicídio simples, com aplicação prática de noções de Criminologia, Ciências Forenses e os Princípios Fundamentais do processo penal, com uma lembrança especial à Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH) no ano do seu 75º aniversário.
O roteiro, pensado para estudantes do 3º ciclo, irá despertar a curiosidade destes jovens 'investigadores no terreno' nos diferentes locais do Planetário de Braga, guiados por monitores estudantes de Criminologia. Através do exame da cena do crime, apreensão de prova, estrutura básica do processo penal, papel do Ministério Público, da Polícia Judiciária e do Juiz de Instrução, e contributo da Criminologia e de princípios fundamentais da CEDH, os participantes deverão apresentar o seu relatório e conclusões justificadas.
Neste crime de ficção não faltará um kit simbólico de investigação para mergulhar na Ciência da investigação criminal ao serviço da justiça. A Ciência contra o crime!
Duração: 6.00 Horas
Observações: Brevemente mais informações em: https://www.direito.uminho.pt
Para inscrições na atividade contactar com o Planetário - Casa da Ciência de Braga (Centro Ciência Viva Braga) no e-mail: geral@casacienciabraga.org
Iniciativa do JusGov (Centro de Investigação em Justiça e Governação) com a AECrimUM (Associação de Estudantes de Criminologia da Universidade do Minho) e a colaboração e apoio do Planetário – Casa da Ciência de Braga (Centro Ciência Viva Braga).
Instituição: Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), Escola de Direito da Universidade do Minho
Tipo de Evento: Outro, Passeios Científicos
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.592851225787, -8.3763025941162
Morada: Planetário - Casa da Ciência de Braga (Centro Ciência Viva Braga)
R. Maria Delfina Gomes, 4
C.P. 4710 - 054 Braga
Localidade: Braga
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.direito.uminho.pt
Data:
A apresentação: Alimentação e Imagem Corporal – Perturbações do Comportamento Alimentar, aborda a relação entre hábitos alimentares, perceção da imagem corporal e o impacto das redes sociais, convidando à reflexão sobre fatores de risco e distúrbios alimentares. Inclui ainda um breve testemunho sobre o trabalho de cientistas, investigadores e nutricionistas, destacando a importância da ciência na compreensão e promoção da saúde.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Sessão a decorrer na Escola Básica 2,3 D. Dinis
Investigador: Sónia Santos e Maria João Batalha
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 39.73845168927, -8.8131979896576
Morada: Escola Básica 2,3 D. Dinis 2400-448, Leiria, Portugal
Localidade: LEIRIA
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://citechcare.ipleiria.pt/science-and-technology-week-2025-november-24-to-30/
Data: