Dia 25 de novembro vamos receber a 3.ª Oficina doutoral no Museu do Côa. É um evento aberto ao todos os públicos de apresentação de trabalhos académicos.
Duração: 8.00 Horas
Instituição: Museu do Côa-Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.080096408339, -7.1121134318771
Morada: Rua do Museu, 5150-620 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Localidade: Vila Nova de Foz Côa
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://arte-coa.pt/museu/
Data:
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Oliveira, o Município de Vila Nova de Foz Côa e a Fundação Côa Parque promovem a iniciativa “O Silêncio das Oliveiras – Caminho, Som e Luz no Vale do Côa”, um percurso simbólico e sensorial que celebra a oliveira enquanto elemento patrimonial, cultural e identitário do território do Côa. O programa propõe uma viagem de descoberta entre lugares emblemáticos da produção do azeite, unindo arte, memória e natureza num diálogo de luz, som e contemplação.
Programa Detalhado
14h00 - Terras de Foz Côa (Central de Camionagem)
• Receção de boas-vindas aos participantes.
• Momento simbólico de acendimento de pequenas lamparinas, colocadas em frascos de vidro artisticamente elaborados pelos alunos da Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa, evocando a luz da oliveira e o espírito de partilha.
• Apresentação da exposição de fotografia, orientada pela formadora Leonor Portijo, com trabalhos realizados pelos alunos da Universidade Sénior.
14h30 - Transporte do grupo até ao Lagar de Varas (Muxagata)
14h45 - Lagar de Varas (Muxagata)
• Visita guiada ao lagar tradicional.
• Prova de azeite.
15h45 - Transporte do grupo até ao Lagar de Azeite (Vinaze)
16h00 - Lagar de Azeite (Vinaze)
• Visita guiada às instalações.
• Prova de azeite.
17h00 - Transporte do grupo até ao Museu do Côa
17h15 - Museu do Côa A Oliveira: Um Programa de Reflexão Espiritual Inspirado no Simbolismo Universal por Basílio Firmino, licenciado em Teologia.
• "Azeite & Alma: O Workshop da Pele que Brilha, com Ingredientes que Curam." por Catarina Costa, licenciada em Educação do 1º Ciclo.
18h15 - Encerramento com uma Prova de degustação de Produtos endógenos: “Raízes e Paladares: O Lanche Que Conta a História da Terra.”
Duração: 6.00 Horas
Observações: Organização: Município de Vila Nova de Foz Côa e Fundação Côa Parque.
Parcerias: Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa, Junta de Freguesia de Muxagata e Família Cardoso.
Instituição: Museu do Côa-Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Café de Ciência, Passeios Científicos, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.7324558, -8.3682423
Morada: Rua do Museu, 5150-620 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Localidade: Vila Nova de Foz Côa
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://arte-coa.pt/museu/
Data:
Durante a Semana da Ciência e Tecnologia, investigadores dirigem-se aos Agrupamentos de Escolas para dinamizarem atividades (oficinas, workshops, demonstrações), aproveitando para divulgar os seus projetos de investigação no Vale do Côa.
Duração: 30.00 Horas
Instituição: Museu do Côa-Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Debate, Outro, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.080104495646, -7.1117754735413
Morada: AE Vila Nova de Foz Côa
AE Torre de Moncorvo
AE Figueira de Castelo Rodrigo
Localidade: AE Vila Nova de Foz Côa
AE Torre de Moncorvo
AE Figueira de Castelo Rodrigo
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://arte-coa.pt/museu/
Data: