Sabiam que tratar as águas usadas é muito importante para proteger o nosso planeta e a nossa saúde?
Para limpar a água, usamos a adsorção com carvão ativado, que é feito a partir do malte fermentado, um resíduo que sobra da produção de cerveja. Este carvão tem muitos poros pequeninos que funcionam como "aspiradores" para capturar as sujidades e poluentes. Quando a água passa por este carvão, as sujidades ficam presas nos poros, e a água sai mais limpa. Para analisarmos se a água está contaminada usamos partículas minúsculas chamadas nanopartículas. Quando misturamos as nanopartículas na água, elas juntam-se com as substâncias contaminantes e mudam de cor, o que nos permite saber se a água não está limpinha.
Para mostrar como isto funciona, propomos uma atividade prática onde os alunos misturam um corante colorido com carvão ativado. O carvão começa a "capturar" a cor e, usando um íman, separam o carvão e recuperam a água limpa. Numa segunda atividade, os alunos irão verificar se o tratamento da água funcionou usando uma nanopartícula que muda de cor na presença de contaminantes. Com esta experiência mostramos como a ciência pode ser usada para resolver problemas ambientais reais, como a poluição da água.
Este trabalho é financiado pelos projetos SYNERGY e NanoSEIRA, que apoia soluções inovadoras para tornar o tratamento e a monitorização da água mais eficaz e proteger o ambiente para as gerações futuras.
Duração: 0.45 Horas
Instituição: Grupo ASAEC, Departamento de Química da Universidade de Aveiro
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.630190623979, -8.6560784520416
Morada: Universidade de Aveiro
Departamento de Química (Complexo de Laboratórios Tecnológicos)
3810-193 Aveiro
Portugal
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/dqua
Datas: