As ciências sociais em ação
Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Queres compreender melhor o mundo que te rodeia? Tens curiosidade em saber como os cientistas sociais estudam problemas como as alterações climáticas, as desigualdades ou o impacto do desenvolvimento tecnológico na sociedade? Então, este estágio de verão é para ti!
Durante uma semana, vamos levar-te numa viagem pelo mundo das ciências sociais, onde irás explorar temas fundamentais da atualidade e descobrir como os investigadores trabalham para responder às grandes questões do nosso tempo. Juntamente com investigadores e doutorandos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, terás a oportunidade de participar em atividades dinâmicas e interativas que vão muito para além da sala de aula.
Ao longo desta experiência, vais poder debater temas como sustentabilidade, mobilidades múltiplas, exclusão social e reconfigurações identitárias, entre muitos outros. Estarão as democracias em risco? Que desafios colocam as novas tecnologias às relações sociais? De que forma podemos construir sociedades mais justas e inclusivas? Estas são apenas algumas das perguntas que irão guiar as nossas discussões.
Este é um estágio que vai além da teoria! Vais participar em workshops e seminários práticos, onde poderás experimentar o trabalho de um cientista social. Irás aprender a interpretar dados, analisar comportamentos sociais e compreender como se constrói conhecimento científico sobre a sociedade. E, claro, irás trabalhar em equipa e trocar ideias com outros estudantes que, como tu, querem entender melhor o mundo e fazer a diferença.
Se estás no 9.º, 10.º, 11.º ou 12.º ano e tens vontade de explorar as ciências sociais de uma forma inovadora e participativa, este estágio é a oportunidade perfeita. Junta-te a nós nesta experiência única e descobre como as ciências sociais estão em ação para responder aos desafios do presente e do futuro!
Estágio Esgotado
Vem fazer a tua bateria
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Durante esta atividade poderás compreender como podes montar baterias iguais às que são usadas nas pilhas de relógio e perceber como as podes carregar e descarregar. Também poderás ver como materiais com origem na natureza podem ser incorporados nestes dispositivos, contribuindo para que possam ser recicláveis e mais sustentáveis.
Estágio Esgotado
Metais transparentes, flexíveis e condutores elétricos
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Certamente saberás que metais como o cobre, o alumínio ou a prata são bons condutores elétricos, sendo usados em dispositivos eletrónicos como smartphones ou computadores. E se fosse possível que esses mesmos metais fossem também transparentes e mecanicamente flexíveis, permitindo assim termos condutores elétricos invisíveis em qualquer superfície, desde o corpo humano até a uma folha de papel?
Convidamos-te a explorar neste estágio o mundo das redes metálicas à micro e nanoescala, que permitem precisamente tudo isso. Vais poder desenhar a tua própria rede metálica e depois fabricá-la em ambiente de sala limpa, através da deposição de filmes finos metálicos e da definição de padrões usando técnicas avançadas de laser, que permitem desenhar linhas com apenas 600 nm de largura (+ de 100 vezes mais fino que um fio de cabelo). Naturalmente, vais ainda caracterizar elétrica e opticamente as tuas redes metálicas.
Peixes e plantas: uma dupla sustentável na nutrição?
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A alimentação do futuro pode estar mais perto do que imaginas! A aquaponia é um sistema de produção alimentar inovador que combina a produção de peixes (aquacultura) e de plantas (hidroponia), procurando promover uma produção alimentar sustentável. Mas será que os alimentos produzidos neste sistema são nutricionalmente diferentes dos alimentos convencionais?
Esta é a tua oportunidade para investigares a composição nutricional de produtos de aquaponia, analisando ácidos gordos, aminoácidos, gordura total, histamina, entre outros parâmetros. Com estes dados, vamos comparar os métodos de produção convencionais e a aquaponia, para avaliar riscos e benefícios para a saúde e explorar o impacto ambiental e a sustentabilidade destes sistemas. Se tens interesse em ciência, nutrição, inovação alimentar e saúde, junta-te a nós nesta viagem pelo futuro da alimentação!
No rasto de cafeeiros resistentes às doenças
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste como nasce o café que chega à tua chávena? Vem descobrir o cafeeiro, uma planta incrível dos trópicos! Vais poder conhecer diferentes espécies e acompanhar de perto o seu ciclo de vida — desde a semente até ao fruto. Mas não fica por aqui! No Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), vais entrar no mundo da ciência e perceber como ajudamos a desenvolver cafeeiros resistentes a doenças causadas por fungos.
Prepara-te para pôr as mãos na massa! Vais aprender diversas técnicas, da citologia à biologia molecular, para investigar as táticas de ataque dos fungos e as estratégias de defesa das plantas. Quem sairá vitorioso nesta luta pela sobrevivência?
Se gostas de ciência, natureza e descobertas, esta é a tua oportunidade! Estás pronto para esta aventura?
Cafeeiro sob investigação: identificação de espécies e fungos patogénicos pelo seu código de barras genético
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
À semelhança do código de barras de um produto de supermercado, podemos utilizar sequências genéticas para identificar e distinguir espécies de qualquer organismo vivo. O DNA barcoding permite não só “catalogar” a biodiversidade mundial para um melhor conhecimento e conservação, mas também, por exemplo, identificar o agente patogénico de uma amostra infetada ou avaliar se um determinado alimento tem a origem que é descrita na embalagem. Transforma-te num detetive da ciência e vem investigar as inúmeras espécies da planta do café e os fungos que as atacam através da aplicação do DNA barcoding, utilizando técnicas de biologia molecular como extração de DNA, amplificação por PCR, eletroforese dos produtos de PCR e a sua purificação e sequenciação. Vais aprender também como se conservam os espécimens colhidos através de uma visita ao Herbário do Instituto Superior de Agronomia, e ainda como os fungos infetam o cafeeiro provocando doenças graves através de uma visita às estufas do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro. No final, poderás levar para casa uma planta de café.
Remoção de poluentes de efluentes industriais por membranas poliméricas de acetato de celulose
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Durante este estágio vamos realizar os seguintes processos:
- Preparação de membranas poliméricas de acetato de celulose e posterior caracterização das mesmas;
- Montagem de uma instalação de ultrafiltração;
- Aplicação das membranas preparadas no tratamento de um efluente proveniente do processamento da cortiça.
Desenvolvimento de fármacos anti-convulsivantes
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A epilepsia ocupa o 4º lugar nas doenças neurológicas. Sabe-se que 1 em cada 26 pessoas desenvolverá epilepsia em qualquer altura da sua vida.
Para além da doença em si condicionar a vida dos doentes, os tratamentos médicos e cirúrgicos utilizados estão associados a um número elevado de efeitos secundários adversos. Como os anti-convulsivantes existentes partilham estes efeitos secundários (sedação, apatia, irritabilidade, dificuldade de falar, depressão, etc…), verifica-se que muitos pacientes abandonam as terapêuticas. Neste projeto pretende-se que os alunos se envolvam na síntese, purificação, identificação estrutural e estudo de propriedades moleculares de um anti-convulsivante, com a dinâmica própria das metodologias aplicadas pela química terapêutica no desenvolvimento de fármacos. No final ser-lhes-á proporcionada a apresentação e discussão dos resultados alcançados por recurso a aplicações multimédia.
Estágio Esgotado
À descoberta do medicamento de fio a pavio
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Se tens curiosidade em descobrir como se desenvolve e produz um medicamento, este estágio é para ti!
Os medicamentos são preparações farmacêuticas constituídas por um fármaco (uma molécula com atividade biológica) e por vários excipientes, os quais são substâncias que permitem obter as várias formas farmacêuticas que conheces: comprimidos, cápsulas, cremes, pomadas…
Em oito dias poderás descobrir:
a) Como extrair e isolar fármacos e excipientes de produtos naturais, como larvas de insetos
b) Como testar e caraterizar a eficácia e toxicidade de fármacos
c) Como a solubilidade dos fármacos influencia o tipo de medicamento a desenvolver
d) Como desenvolver, produzir e testar medicamentos
Junta-te a nós e vem dar os primeiros passos como agente promotor da saúde!
Estágio Esgotado
Vem ver a natureza e materiais inspirados por ela à nanoescala
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Imagina olhar para uma folha por um microscópio. Agora aumenta mil vezes! Usando eletrões em vez de fotões, podes ver com uma ampliação gigante coisas do mundo que nos rodeia, desde folhas e rochas até insetos e bactérias. Poderás ver como a natureza criou micropadrões a estruturas que dão propriedades fantásticas às coisas, como as folhas que não se molham ou as opalas que aparentam ter várias cores vibrantes ao mesmo tempo. Poderás por fim, ver os úteis objetos do dia a dia que foram inspirados nos padrões da natureza, como o velcro que prende “apenas tocando” ou os tecidos impermeáveis.
Estágio Esgotado
Energia sem limites: desvendando o potencial dos dispositivos de armazenamento na sociedade moderna
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Num mundo cada vez mais dependente de energia renovável e tecnologias móveis, o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia é crucial para garantir uma transição sustentável e eficiente, fornecendo energia confiável e acessível quando e onde mais precisamos.
Neste estágio vamos produzir e analisar uma parte fundamental dos dispositivos de armazenamento de energia, os eletrólitos. Depois da análise fundamental, iremos testar os eletrólitos em dispositivos termocrómicos e eletrocrómicos, para avaliar a sua eficiência e desempenho.
Estágio Esgotado
Robótica com arte
Instituição: Instituto Politécnico da Lusofonia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 07-07-2025 a 07-07-2025
Descrição:
A robótica é uma área fascinante que combina tecnologia e criatividade de formas inovadoras. Neste workshop, vais aprender a explorar a robótica através da arte, desenvolvendo projetos interativos que unem a engenharia com a expressão criativa. Utilizando plataformas comerciais com arduino, vais enfrentar desafios emocionantes como o desvio de obstáculos, o seguimento de linha e o controlo de robôs omnidirecionais, tudo enquanto exploras o lado artístico da robótica.
Porquê Participar?
• Aprende de forma prática: desenvolve o teu próprio robô artístico, integrando mecânica, programação e design.
• Expande a tua criatividade: descobre como a robótica pode ser uma forma de expressão artística e inovação.
• Desafios práticos: enfrenta desafios como desvio de obstáculos, seguimento de linha e controlo de robôs omnidirecionais.
O que vais aprender?
• Princípios básicos da robótica: entende como funcionam os sistemas robóticos e como integrá-los de forma criativa.
• Programação e controlo de robôs: aprende a programar e controlar os teus robôs para criar movimentos e interações artísticas.
• Design e Arte: Explora como incorporar elementos artísticos na construção e no comportamento dos robôs.
• Desafios de robótica: coloca as tuas habilidades à prova com desafios de desvio de obstáculos, seguimento de linha e controlo de robôs omnidirecionais.
Se tens interesse em explorar o mundo da robótica de uma forma criativa e desafiante, ou se queres aprender a integrar arte e tecnologia, este workshop é para ti. Inscreve-te agora e começa a tua jornada na robótica com arte!
Uma semana na GMV
Instituição: GMV
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 07-07-2025 a 10-07-2025
Descrição:
Vem descobrir como se constrói o futuro na GMV! Nesta experiência única, os participantes terão a oportunidade de visitar uma empresa tecnológica multinacional de referência, que desenvolve soluções inovadoras nas áreas do espaço, defesa, cibersegurança, transporte e tecnologias da informação.
Durante a visita, os participantes serão guiados por diferentes projetos de investigação tecnológica em curso, conhecendo de perto o trabalho real de engenheiros, programadores e investigadores. Terão ainda a oportunidade de:
- Falar com especialistas da GMV que lideram projetos de ponta em engenharia e inovação;
- Conhecer o ciclo de vida de uma solução tecnológica, desde a ideia inicial até à sua aplicação no mundo real;
- Participar numa pequena atividade prática ou desafio ligado a um dos projetos, onde poderão experimentar como é trabalhar em equipa e aplicar o pensamento crítico e criativo.
Esta é uma oportunidade para inspirar vocações, esclarecer dúvidas sobre o mundo tecnológico e perceber como o talento jovem pode fazer parte de um futuro mais inovador, seguro e inteligente.
Descobre como as florestas podem resistir às alterações climáticas e ao ataque de pragas!
Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Estás pronto para uma aventura científica? Junta-te a nós neste estágio e poderás explorar a Natureza!
Propomos-te visitar um arboreto da rede Europeia REINFFORCE, localizado na Tapada da Ajuda e conhecer várias espécies florestais.
Terás a oportunidade de recolher dados sobre a saúde das árvores, além de explorar sistemas de vigilância com drones, para captar imagens aéreas. Leste bem! Vais ter a oportunidade de contactar de perto com um drone e presenciar as suas potencialidades! Depois, irás analisar os resultados, recorrendo a um software especializado, e descobrir quais são as espécies mais resistentes aos ataques de pragas.
Sem dúvida, será uma semana de descobertas, com práticas científicas atuais e uma aprendizagem enriquecedora!
Este estágio também te permitirá perceber a importância direta destes estudos e, quem sabe, descobrir carreiras fascinantes e cheias de oportunidades na área das ciências florestais.
Inscreve-te já e vem fazer parte desta experiência!
MechWorld 2025 - À descoberta da engenharia mecânica
Instituição: Departamento de Engenharia Mecânica - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
A engenharia mecânica destaca-se, entre as várias engenharias, pela sua multidisciplinaridade. Ao conjugar vários domínios do conhecimento torna-se uma área muito rica, que assume um papel central na sociedade. A sua influência faz-se sentir nos mais diversos setores, desde as corridas de competição, seja Fórmula 1, WRC ou Moto GP, ao desenvolvimento dos mais modernos aviões da Boeing, Airbus ou de outro fabricante, à conceção de veículos espaciais, como os recentemente produzidos pela NASA, ou mesmo, à robotização de processos industriais. Assim, o presente estágio procura dar a conhecer vários domínios da engenharia mecânica, através da integração dos participantes em diversas atividades laboratoriais. Terão oportunidade de participar ativamente em atividades de robotização e controlo de processos de fabrico, caracterização das propriedades microestruturais e mecânicas de componentes de engenharia, fabrico/análise de materiais compósitos, modelação computacional de peças, entre muitas outras.
Estágio Esgotado
Moléculas que controlam os fungos que causam doenças em plantas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Vem conhecer e participar nas atividades do Centro de Investigação da Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) que tem ajudado a criar cafeeiros resistentes às doenças. A antracnose dos frutos verdes do cafeeiro (coffee berry disease - CBD) é uma importante doença do cafeeiro causada pelo fungo Colletotrichum kahawae. Propõe-se realizar: (1) Extração de DNA, RNA e proteína do micélio do fungo; (2) quantificação de DNA, RNA e proteína; (3) Separação das moléculas por diferentes técnicas de eletroforese em gel; (4) Estudo do RNA por PCR em Tempo Real; (5) Análise dos resultados.
Estágio Esgotado
Aproveitamento de resíduos alimentares industriais: queres vir ajudar a salvar o planeta?
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
O constante aumento da população mundial, alinhado com o crescimento da indústria, resulta num elevado volume de resíduos industriais a nível mundial, especialmente na indústria alimentar. Estes resíduos não podem ser diretamente despejados no meio ambiente, devido à sua elevada toxicidade, e consequente degradação dos solos e do meio aquático. No entanto, estes resíduos podem ser importantes fontes de compostos com atividade biológica, que uma vez recuperados, poderão ser valorizados como novos aditivos naturais.
Neste projeto vais ficar a saber o que são líquidos iónicos, e como estes podem ajudar a salvar o planeta, contribuindo para uma economia circular.
Vais preparar diferentes líquidos iónicos e ver as diferentes aplicações que podem ter. Grandes conquistas, começam com pequenos passos… queres ajudar a salvar o nosso planeta?
Estágio Esgotado
Programação criativa com micro python para raspberry pi pico: da ideia à realidade
Instituição: Instituto Politécnico da Lusofonia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 08-07-2025 a 08-07-2025
Descrição:
A programação com micro python oferece uma abordagem criativa e prática para o desenvolvimento de projetos com o Raspberry Pi Pico. Este workshop foi concebido para te introduzir à programação utilizando micro python, permitindo-te criar e implementar projetos reais com microcontroladores. Vais aprender a dar vida às tuas ideias, desde a conceção até a execução final.
Porquê Participar?
• Aprende com a prática: desenvolve os teus próprios projetos no Raspberry Pi Pico utilizando micro python.
• Expande o teu conhecimento: compreende como funcionam os microcontroladores e explora a programação em micro python.
O que vais aprender?
• Programação com micro python: Aprende a programar no ambiente micro python, ideal para o Raspberry Pi Pico.
• Estruturas de controle e interações: desenvolve funcionalidades interativas com sensores e atuadores.
• Integração de hardware e software: constrói projetos que conectam o mundo físico com a programação.
Se tens interesse em dar vida às tuas ideias e explorar o potencial do Raspberry Pi Pico com micro python, este workshop é para ti. Inscreve-te agora e começa a criar projetos inovadores, da ideia à realidade!
Preparação de anticorpos modificados
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Neste trabalho vai-se realizar a modificação de anticorpos. Neste contexto, os anticorpos são unidades de excelência para o direcionamento de fármacos, melhorando tanto a eficácia como a segurança de fármacos, tipicamente citotóxicos. Para isso, novas tecnologias para estas modificações são importantes. No nosso laboratório vamos explorar novos métodos de modificação de anticorpos.
Estágio Esgotado
Faz do sol a tua fonte de energia
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já imaginaste poder alimentar todos os teus dispositivos apenas com a luz do sol?
A energia solar que chega à Terra é 1000 vezes maior do que toda a que consumimos. Agora imagina o que podemos fazer se soubermos aproveitá-la!
Neste estágio vais explorar o mundo da energia solar e aprender a transformá-la em eletricidade de forma simples e prática! Vais descobrir como funcionam as células solares, conhecer alguns processos de fabrico e até experimentar aplicações que podes testar em casa. E mais! Vais construir carregadores solares capazes de alimentar dispositivos eletrónicos, como veículos telecomandados, e até sistemas para gerar combustíveis sustentáveis, como o Hidrogénio Verde.
Com este conhecimento, poderás energizar o que quiseres, onde quiseres – apenas com luz solar! Estás pronto(a)?
Estágio Esgotado
Celulose inteligente: quando a Natureza inspira a Tecnologia.
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Se gostas de ciência, tecnologia e inovação, este estágio é para ti! Nos laboratórios do Cenimat, vais explorar como a celulose – um material natural, sustentável e biodegradável – pode ser usada para desenvolver sensores de humidade inteligentes.
Através de experiências práticas, vais fabricar o teu próprio sensor de humidade, testá-lo e perceber como funciona a sua resposta à água. Inspirando-te em estruturas naturais, como sementes, vais descobrir como a natureza nos ensina a criar dispositivos inovadores.
Mas o desafio não fica por aqui! No final, vais projetar um dispositivo que integre o sensor que criaste e explorar novas aplicações tecnológicas. Será a tua ideia que pode mudar o futuro?
Alimentos do futuro, sustentáveis e nutritivos
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A ação proposta pretende divulgar a investigação desenvolvida no Centro de Investigação LEAF - Grupo 3 sobre o desenvolvimento e caracterização de alimentos sustentáveis, produzidos a partir de sub-produtos da indústria alimentar (bagaços de frutos) e fontes alimentares ainda pouco exploradas (macroalgas, microalgas e insetos). A ação decorrerá ao longo de uma semana, com apresentação e discussão sobre a composição e vantagens dos vários ingredientes funcionais e com a preparação dos produtos alimentares (queijo, produtos de panificação, snacks 3D, entre outros), degustação, e realização de vários protocolos experimentais para caracterização das suas propriedades físicas/químicas.
Vamos tornar a cidade mais verde!
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Civil (ISEL)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O aumento dos efeitos relacionados com as alterações climáticas exige uma mudança significativa do estilo de vida de todos nós, sendo necessário repensar como atuamos no dia a dia e como interagimos com a natureza. As cidades cobrem cerca de 3% da terra do nosso planeta, mas produzem cerca de 72% dos gases com efeito estufa e estima-se que até 2050 quase 85% dos europeus vivam em áreas urbanas, colocando-se enormes desafios às cidades, no que concerne à sua sustentabilidade.
Vem aprender a fazer a transição verde! Vamos discutir as causas e consequências das alterações climáticas, a importância da economia circular, o impacto da alimentação e falar de Pegadas ecológica/carbono/hídrica. Sabe mais sobre o ciclo da água e as estratégias para poupança e reutilização da mesma e como aferir a qualidade da água no laboratório. Aprende sobre fontes de energia renováveis e como estas fontes estão a ser aplicadas no ISEL. Entra na discussão sobre a questão dos resíduos, analisa o seu potencial de reutilização e aprende a fazer compostagem. Vamos ainda falar de construção sustentável, novos materiais, espaços verdes, qualidade do ar e mobilidade, com atividades de laboratório.
Extração, separação e identificação de pigmentos naturais presentes em vegetais da dieta Mediterrânea
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Os vegetais com cores fortes, como o espinafre, contêm uma mistura de pigmentos de onde se destacam a clorofila a, a clorofila b (responsáveis pela cor verde das plantas) e o beta-caroteno (responsável pela cor laranja predominante nas cenouras e nos alperces). Este último é originado por clivagem duas moléculas de vitamina A, composto que possui um papel fundamental na saúde visual.
Outros pigmentos como o licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, entre outros alimentos, possui propriedades antioxidantes com uma eficiência superior à da vitamina E. De um modo geral, os pigmentos são apolares e consequentemente insolúveis em água. No entanto, apresentam elevada solubilidade em solventes não polares, sendo estes normalmente escolhidos para o processo de extração contínua sólido-líquido (extrator de Soxhlet).
A cromatografia é um método de separação expedito para a identificação e/ou separação dos pigmentos extratados. Esta pode ser utilizada como método analítico (avaliação do número e da natureza dos componentes de uma mistura sem proceder ao seu isolamento) ou método preparativo (isolamento e subsequente quantificação dos componentes de uma mistura).
Os participantes vão poder realizar experimentalmente, operações unitárias (ex. extração sólido-líquido, filtração, evaporação, cromatografia, etc), que se realizam rotineiramente num laboratório de Química.
O estágio será realizado em várias etapas:
1ª) Extração dos pigmentos presentes em vegetais usados na nossa alimentação diária (ex. espinafre, cenoura, beterraba, etc) através de extração contínua sólido-líquido;
2ª) Separação dos pigmentos contidos nos extratos por cromatografia em coluna;
3ª) Separação e identificação dos diversos pigmentos por técnicas cromatográficas, nomeadamente cromatografia em camada fina e cromatografia em papel.
Desvendando os segredos de novos fármacos: serão seguros?
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Se és curioso e queres aprender alguns dos mistérios na descoberta de novos fármacos, veste a bata e junta-te à nossa equipa!
Os medicamentos são muito mais do que simples comprimidos, cremes ou xaropes. São preparações farmacêuticas complexas que contêm um fármaco (uma molécula com atividade biológica) e excipientes, substâncias essenciais para a sua preparação, forma e eficácia.
Mas como saber se todas essas moléculas ou substâncias são seguras para a nossa saúde?
Em oito dias, embarcarás numa jornada fascinante onde poderás descobrir:
a) A origem dos fármacos, deste fontes naturais às sintéticas. Já imaginaste como pequenos animais, plantas ou minerais podem ser fonte natural de tratamentos? Tens ideia, como se podem misturar vários compostos num laboratório e criar uma nova super molécula?
b) Como testar e caracterizar a eficácia e a toxicidade de fármacos. Como saberemos se uma substância pode ter um efeito positivo na nossa saúde? E como saber se pode causar danos no nosso material genético?
c) Diferentes ensaios de genotoxicidade. Terás a oportunidade de observar lâminas ao microscópio de células com alterações no material genético. Já imaginaste o aspeto de cromossomas anormais? O que essas imagens podem revelar sobre a segurança de novos fármacos?
d) Como realizar o Teste de Ames. O que será este teste? Que informação nos dão as bactérias sobre a potencial mutagenicidade de uma substância?
Junta-te à nossa equipa, e aprenderás sobre a investigação de novos medicamentos e sobre a importância da sua segurança!
Pelos mares de Magalhães e de outros navegadores
Instituição: CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Os roteiros são ferramentas técnicas de navegação utilizadas pelos pilotos marítimos para viajar de um ponto (A) a outro (B) durante a Era dos Descobrimentos. Os roteiros incluíam informações sobre rotas marítimas, conhecimentos costeiros, perigos de navegação, observações astronómicas e outros dados cruciais para garantir uma viagem segura.
O livro "Bibliotheca Roteirística", da autoria de Luana Giurgevich e publicado pela Academia da Marinha, reúne mais de 2000 roteiros individuais, 32 coleções impressas e 35 coleções manuscritas preservadas em arquivos de todo o mundo. A obra fornece descrições detalhadas de cada roteiro, incluindo a sua história material, informação bibliográfica e análise de conteúdo, permitindo aos investigadores reconstruir a transmissão textual e a transformação deste género textual ao longo dos séculos.
A base de dados RUTTER, criada a partir da Bibliotheca Roteirística, facilita o acesso aos dados recolhidos sobre a navegação oceânica.
O trabalho proposto irá apoiar a integração das informações contidas no livro na base de dados. Nomeadamente, os estudantes irão:
• Selecionar a informação relevante nos textos (competências desenvolvidas: noções de história, história da ciência, paleografia, análise de texto);
• Reconstruir as rotas descritas nos roteiros (competências desenvolvidas: noções de geografia, pesquisa e correspondência de topónimos antigos);
• Inserir as informações na base de dados (competências desenvolvidas: funcionamento e construção de bases de dados backend);
• Realizar a análise comparativa entre diferentes versões de roteiros (competências desenvolvidas: crítica textual, estudo da transmissão de manuscritos);
• Criar metadados para os roteiros inseridos (competências desenvolvidas: catalogação, organização de informação digital);
• Contribuir para a validação cruzada das informações entre diferentes fontes (competências desenvolvidas: métodos de investigação interdisciplinar, verificação de dados).
Este projeto permitirá aos estudantes desenvolver uma abordagem integrada e interdisciplinar na investigação de fontes históricas e na sua digitalização.
Desvendando os segredos da micropropagação: cultivando o futuro das plantas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A multiplicação assexuada ou vegetativa permite a clonagem de plantas, para fins agrícolas, medicinais, em via de extinção entre outros, e pode ocorrer naturalmente ou com recurso a métodos tradicionais como a estacaria e a enxertia. Quando a clonagem de plantas é feita utilizando as técnicas de cultura de tecidos, designa-se por micropropagação ou propagação “in vitro”. Esta técnica consiste na propagação de plantas em meios de cultura de formulação definida, mantidas em ambiente artificial controlado, utilizando recipientes de plástico ou vidro, em condições assépticas.
Resistência aos antibióticos
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A resistência aos antibióticos compreende um dos maiores desafios de saúde pública atualmente enfrentados pela humanidade. A utilização intensiva, em diferentes vertentes que não se esgotam na saúde humana, ou a prescrição inadequada, constituem uma enorme pressão seletiva para a emergência de mutações e/ou genes de resistência, que podem ser mobilizados entre diferentes espécies ou estirpes bacterianas através de diversos mecanismos de transferência horizontal de genes. Os participantes deste estágio irão aprender acerca das diferentes classes de antibióticos e mecanismos de resistência e como se determina e deteta a resistência aos antibióticos. Todo o trabalho será desenvolvido em ambiente laboratorial, que incluirá a realização culturas bacterianas, testes de suscetibilidade, e diversas técnicas de biologia molecular com vista à extração de DNA e caracterização molecular de mecanismos genéticos associados à resistência.
Estágio Esgotado
O que nos diz a cor do mar?
Instituição: MARE-ULISBOA
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Já pensaste como é que os cientistas estudam o mar e descobrem o que acontece debaixo de água?
Neste estágio, vais poder participar no mundo da investigação científica e compreender como é importante estudar a cor do oceano. Durante cinco dias, vais participar em várias atividades, incluindo uma saída de campo (por exemplo ao Estuário do Tejo/Sado), onde irás utilizar instrumentos científicos como um radiómetro para medir a cor da água. Irás também recolher amostras de água para estudar os componentes que contribuem ativamente para a sua cor, como o fitoplâncton, os principais produtores primários dos oceanos. No laboratório, vais pôr as mãos na massa e ver fitoplâncton ao microscópio e explorar como é que os pigmentos do fitoplâncton podem alterar a cor do oceano.
E não fica por aqui! Vais também descobrir como o uso de satélites ajudam a monitorizar o oceano a partir do espaço e como estas técnicas são usadas para compreender alterações no nosso planeta.
Este estágio será realizado no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARNET, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e será orientado por uma equipa multidisciplinar de investigadores. Além de aprenderes na prática, vais poder conhecer e interagir com cientistas e descobrir um lado do mar que poucos conhecem.
Estágio Esgotado
Descobrir os guardiões da biodiversidade
Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Os polinizadores são agentes essenciais para a manutenção da biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas. Estes seres vivos, que incluem insetos como abelhas, borboletas, escaravelhos e moscas, bem como outros animais, como aves e morcegos, são responsáveis pela transferência de pólen entre as flores, permitindo a fertilização das plantas e a produção de frutos e sementes. Sem os polinizadores, muitas das plantas que conhecemos não conseguiriam reproduzir-se, o que teria impactos profundos na cadeia alimentar e na sobrevivência de inúmeras espécies, incluindo a nossa.
Este estágio proporcionará uma experiência prática e educativa, permitindo aos participantes explorar o mundo dos insetos polinizadores, compreender a sua importância nos ecossistemas e ter um primeiro contacto com a recolha e tratamento de dados científicos.
Como o estágio vai decorrer num espaço natural e rico em biodiversidade, haverá oportunidade de observar, registar e analisar diferentes espécies de polinizadores.
Este programa é uma iniciativa que visa não só enriquecer o conhecimento dos participantes, mas também sensibilizá-los para a conservação da natureza e para o papel crucial que os polinizadores desempenham no equilíbrio dos ecossistemas.
Estudo de fósseis de dinossauros e outros fósseis
Instituição: Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Os estudantes poderão, neste estágio, ter a oportunidade de estudar e manusear, em laboratório, fósseis de dinossauros e de outros vertebrados do período Cretácico (30 milhões de anos), provenientes do Cabo Espichel, recolhidos em campanhas de outros anos. Serão classificados os fósseis e, no caso dos fósseis de micro vertebrados serão observados em microscópio.
Explora o Mundo da Biotecnologia e das Doenças Tropicais!
Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Tens curiosidade sobre ciência, saúde e biotecnologia? Queres aprender técnicas inovadoras que ajudam a diagnosticar doenças como malária, monkeypox e tripanossomose e outras? Então este estágio de 10 dias em ferramentas moleculares para o diagnóstico de doenças tropicais é para ti!
O que vais descobrir?
Como funciona o DNA e RNA na identificação de agentes patogénicos
Técnicas de biologia molecular usadas em laboratórios reais
A importância da ciência no combate a doenças que afetam milhões de pessoas
Uma experiência prática e interativa com especialistas na área
Se és aluno do ensino secundário e tens paixão por investigação científica, este é o teu momento para explorar, aprender e crescer no mundo da biomedicina!
Vagas limitadas! Inscreve-te agora e dá o primeiro passo para um futuro na ciência!
Estágio Esgotado
PSI Parasite Scene Investigation - Parasitologista por uma semana
Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
Neste estágio terás oportunidade de conhecer alguns parasitas e vetores responsáveis pela transmissão de doenças que se estudam no Centro de Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Irás investigar mais aprofundadamente uma dessas doenças, a Leishmaniose, que afeta humanos e outros animais como os cães. Terás a oportunidade de seguir estudos-caso com suspeita da doença e, no laboratório, irás aprender e executar várias técnicas parasitológicas (microscopia e cultura), serológicas (pesquisa de anticorpos) e moleculares (amplificação de DNA) para chegares ao parasita responsável pela doença.
Também terás oportunidade de identificar outros parasitas transmitidos por vetores ao microscópio e visitar um insectário. Será uma oportunidade para conheceres o trabalho dos investigadores parasitologistas do GHTM e contactares com o dia-a-dia de um laboratório de investigação.
Estágio Esgotado
3D Model & Print (Modelação Geométrica 3D, FEM e Impressão 3D)
Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
O estágio 3D Model visa mostrar-te a importância da modelação geométrica necessária ao desenvolvimento de produtos, quer sejam novos ou apenas réplicas para a impressão 3D, por exemplo.
Irás adquirir conhecimentos básicos no Projeto e Desenho Técnico Assistido por Computador. Vais aprender como modelar diferentes geometrias a 3D através de um software CAD (Computer Aided Design) que permite o desenvolvimento rápido, simples e facilmente alterável de objetos e conjuntos simples. O Solidworks é um dos softwares mais utilizados no mundo.
Poderás dar asas à tua imaginação, materializando-a posteriormente numa impressora 3D.
Precisas de um suporte para o telemóvel ou para os teus auscultadores?
Vais ainda analisar computacionalmente as peças que modelares e verificar a influência dos materiais e de diferentes alterações geométricas, verificando se as peças resistem aos esforços aplicados ou se se irão partir.
Vem experimentar a Engenharia Mecânica
Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A engenharia mecânica é uma engenharia de vasta aplicabilidade, desde o projeto de sistemas mecânicos às aplicações biomédicas. Neste estágio, os alunos vão poder entrar no papel de um engenheiro mecânico e realizar diferentes tarefas que lhes permitirão ficar a conhecer algumas das valências da engenharia mecânica. Desde a conceção à impressão 3D de um objeto, à construção e teste de estruturas, à automação de sistemas e ao estudo do movimento, os alunos poderão ver a engenharia mecânica de diferentes perspetivas.
Estágio Esgotado
Vamos proteger o planeta na cozinha! Nada se perde, tudo se transforma: uma viagem da baga ao alimento
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Este estágio é para ti que tens curiosidade e queres criar um novo alimento!
O alimento é qualquer substância utilizada como fonte de energia para podermos realizar todas as funções vitais. Mas lembra-te que a alimentação está cada vez mais relacionada com outros aspetos importantes, tais como a cultura e sobretudo com o nosso ambiente e planeta.
Em oito dias poderás:
a) Aprender o conceito de economia circular – neste Novo Mundo onde “nada se perde, mas tudo se transforma”
b) Desenvolver várias receitas que contêm ingredientes inovadores e sustentáveis
c) Determinar o valor nutricional destes alimentos
d) Fazer experiências, apresentar e discutir resultados de uma forma fundamentada
Junta-te a nós e vem aprender a “Magia da Nutrição”!
Estágio Esgotado
Uma estação meteorológica impressa numa folha de papel
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Criar dispositivos eletrónicos recicláveis e de baixo custo é muito importante para alguns produtos de consumo intensivo como as embalagens inteligentes. A utilização de materiais naturais e amigos do ambiente, como o papel, e de tecnologias de processamento de baixo custo, como a impressão, são vitais para este objetivo.
Neste trabalho, podes projetar e criar circuitos eletrónicos simples com capacidade para detetar variações da radiação ultra-violeta, de temperatura ou humidade e indicar essas alterações num pequeno mostrador que muda de cor. No final verás como podes reciclar e reutilizar todos os materiais que utilizaste.
Programação mobile: aprende a criar apps incríveis para android com android studio
Instituição: Instituto Politécnico da Lusofonia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 10-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Descrição: O desenvolvimento de aplicações móveis é uma das áreas mais dinâmicas e promissoras da tecnologia. Este workshop foi criado para te introduzir ao android studio, a principal plataforma para criar aplicações android, dando-te as bases para desenvolveres as tuas próprias aplicações móveis.
Porquê Participar?
• Aprende com a prática: desenvolve a tua primeira aplicação Android desde o zero.
• Expande o teu conhecimento: descobre como funcionam as apps e o ecossistema Android.
O que vais aprender?
• Interface do Android Studio: Ferramentas e ambiente de desenvolvimento.
• Java, Layouts e UI/UX e eventos e listeners,
Se queres iniciar uma carreira no desenvolvimento mobile ou aprender a criar as tuas próprias apps para android, este workshop é para ti. Inscreve-te agora e dá o primeiro passo no mundo das aplicações móveis!
Da galinha ao ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A importância da sustentabilidade nos diversos aspetos da vida é cada vez mais reconhecida na sociedade atual. Para fazer face ao crescimento sem precedentes da população humana a nível mundial, é necessário produzir mais alimentos, de origem vegetal e animal, com menores pegadas hídrica e carbónica. A avicultura é um dos setores da produção animal que mais pode contribuir para a produção de alimentos de elevada qualidade para a crescente população mundial. Para isso muito têm contribuído os avanços na reprodução e genética de galináceos com desenvolvimento de estirpes de elevada eficiência produtiva. De modo a alcançar o potencial genético destes animais, é necessário formular dietas completas que suprimam as necessidades nutricionais das aves de acordo com as fases produtivas, de modo a produzir o maior número de ovos com a maior qualidade. Os ovos são um alimento proteico de excelência, com um perfil em aminoácidos essenciais ideal, de baixo custo e de elevada versatilidade na culinária e pastelaria. Adicionalmente, os ovos são boas fontes de lípidos, de minerais e de vitaminas essenciais. Perante o seu elevado valor nutritivo e baixo custo, os ovos são alimentos essenciais para combater a insegurança alimentar e em nutrientes da crescente população mundial. É, assim, extremamente importante formular dietas nutricionalmente equilibradas que promovam a produção de ovos de elevada qualidade nutricional que, paralelamente, promovam a sustentabilidade da avicultura.
Neste estágio, os estudantes irão participar num estudo de alimentação de galinhas poedeiras que visa promover a eficiência produtiva e ambiental da avicultura e a e a qualidade física e nutricional dos ovos produzidos, tendo a oportunidade de participar ativamente em todas as etapas do estudo, desde a produção das dietas completas para galinhas poedeiras, ao maneio diário dos animais, e à análise física e nutricional dos ovos postos durante a duração do estágio. Os estudantes irão desenvolver o estágio em colaboração com a equipa multidisciplinar de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Estágio Esgotado
Fermentar: uma forma de dar valor a resíduos da industria alimentar
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
A fermentação é uma técnica ancestral para conservar os alimentos. É também uma forma de criar produtos novos e aproveitar matérias-primas que, caso contrário, serão desperdiçadas.
Neste estágio, irão acompanhar várias fermentações de desperdícios da indústria alimentar para produzir produtos com valor nutricional e contactar com vários métodos de análise habitualmente usados para caraterizar os produtos resultantes. Vão também aprender como se avalia o efeito antimicrobiano e a capacidade de conservação dos produtos fermentados produzidos. Vão poder executar tarefas no laboratório e acompanhar os trabalhos em curso.
Do laboratório ao tumor: desvendando o cancro através da engenharia de gotículas lipídicas
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O cancro continua a ser uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, exigindo abordagens terapêuticas inovadoras para melhorar os resultados clínicos. Uma estratégia promissora no tratamento do cancro é a veiculação de fármacos, que permite a administração direcionada de agentes terapêuticos às células cancerígenas, minimizando os efeitos secundários nos tecidos saudáveis.
As gotículas lipídicas (lipid droplets) emergiram como protagonistas no contexto do cancro, influenciando vários aspetos da sua patogénese e progressão. Estas estruturas dinâmicas, anteriormente vistas apenas como reservatórios de energia, desempenham papéis cruciais na regulação do metabolismo lipídico, sinalização celular e resistência a terapias. A sua presença aumentada em células cancerígenas está associada à agressividade tumoral, promovendo a sobrevivência celular, a invasão e a metastização. Além disso, as gotículas lipídicas proporcionam um ambiente favorável para o crescimento tumoral, fornecendo nutrientes essenciais e protegendo as células cancerígenas do stress oxidativo e das toxinas. Compreender o papel das gotículas lipídicas no cancro abre novas perspetivas terapêuticas, destacando-as como alvos potenciais para intervenções direcionadas e estratégias de tratamento inovadoras. De facto, a manipulação das gotículas lipídicas está a emergir como uma estratégia promissora no desenvolvimento de terapias anticancerígenas. A capacidade das gotículas lipídicas de armazenar e liberar lípidos e outros compostos bioativos pode ser aproveitada para a entrega direcionada de agentes terapêuticos às células cancerígenas. Além disso, as gotículas lipídicas podem servir como alvos terapêuticos específicos, uma vez que a sua manipulação pode interferir com processos vitais para a sobrevivência e proliferação das células tumorais. Abordagens que visam modificar a composição, tamanho ou função das gotículas lipídicas têm o potencial de sensibilizar as células cancerígenas à terapia convencional, tornando-as mais suscetíveis à destruição pelos tratamentos tradicionais. Assim, o desenvolvimento de terapias que exploram as gotículas lipídicas abre novos horizontes na procura por tratamentos mais eficazes e menos tóxicos contra o cancro.
Nesta atividade iremos desenvolver gotículas lipídicas e avaliar o seu potencial quer como ferramentas para veiculação de fármacos como também para entender melhor a biologia do cancro.
Estágio Esgotado
Queres fazer sensores de radiação UV com lápis e papel?
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O desenvolvimento de dispositivos eletrónicos sustentáveis e de baixo custo é de grande importância. Com a utilização de materiais naturais e amigos do ambiente, como o papel, e recorrendo a tecnologias de processamento de baixo custo, podemos produzir diferentes tipos de sensores.
A radiação ultravioleta (UV) é uma onda eletromagnética capaz de causar danos nos humanos devido à sua alta capacidade de penetração na pele e seu efeito cumulativo. Existe um grande interesse por parte dos cientistas no estudo de materiais capazes de interagir/absorver este tipo de radiação.
Neste trabalho vais aprender como produzir nanopartículas de óxido de zinco (material com elevada sensibilidade à radiação UV) recorrendo a técnicas simples e amigas do ambiente. Terás também a oportunidade de projetar o teu sensor de radiação ultra-violeta utilizando materiais simples como lápis de grafite, tintas condutoras e papel.
À descoberta do potencial das cascas de frutas e legumes para a recuperação de biogás/biometano
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Venham à descoberta da bioenergia e vejam como funciona um reator de digestão anaeróbia. Vejam como se pode atribuir um novo uso aos biorresíduos para que possam ser aproveitados na produção de biogás/biometano.
Neste estágio os alunos vão descobrir o que é a bioenergia, para que serve e como pode ser utilizada para produzir eletricidade, calor, combustíveis e um digerido com potencial valor agronómico, que pode ser utilizado para ajudar as plantas a crescer.
Através da realização de casos de estudo práticos, os alunos serão sensibilizados para a quantidade de biorresíduos gerados, cuja gestão apresenta um problema ambiental. Vão poder descobrir o potencial das cascas de frutas e legumes para valorização bioenergética e avaliar o destino final dos biorresíduos, explorando novas rotas de valorização.
Atividades a desenvolver:
1. Conceitos básicos:
- O que são energias renováveis? Qual o papel da bioenergia?
- O que é a digestão anaeróbia e como se pode produzir biogás/biometano?
- Breve abordagem teórica de substratos e co-substratos.
- Como obter energia a partir de lamas de ETAR e das cascas de frutas/legumes?
2. Casos de estudo:
a) Bar/restaurante do campus do ISA
- Identificação e quantificação dos biorresíduos (frutas e legumes) produzidos por dia.
- Recolha dos biorresíduos.
b) Consumo individual
- Quantificação dos biorresíduos gerados por fruta/legume: balanço entre a percentagem de fruto desperdiçado/consumido.
3. Preparação de licores a partir de cascas de frutas/legumes tendo em vista a valorização bioenergética. Potencial das cascas de frutas e legumes como fonte de açucares e compostos bioativos, incluindo pigmentos, polifenóis, enzimas, vitaminas, antioxidantes, e óleos essenciais.
Técnicas a aplicar:
- Monitorização de pH, condutividade elétrica, potencial redox, ºBrix.
- Determinação de matéria seca e matéria orgânica, carência química de oxigénio total e solúvel, alcalinidade, azoto amoniacal e azoto total.
Investigação de dinossauros no Cabo Espichel
Instituição: Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Os alunos vão participar em escavações paleontológicas no Cabo Espichel. Neste estágio, os alunos poderão encontras fósseis de dinossauros e outros vertebrados do Cretácico Inferior.
Como morrem as nossas células?
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Sabias que, em média, cerca de 50 mil milhões (50.000.000.000) de células do nosso corpo morrem todos os dias? E que essas células precisam de ser eliminadas para sermos saudáveis? Algumas células morrem com o envelhecimento, mas outras morrem em qualquer idade e por motivos diferentes: na sequência de uma doença, por exposição a agentes tóxicos físicos, químicos ou biológicos, ou simplesmente porque deixaram de ser necessárias ou passaram a ser indesejáveis. Curiosamente, há células que resistem à morte, tornando a vida impossível...
Mas, como morrem as células? E o que as impede de morrer? Será possível reprogramar e reconduzir as células para a vida ou para a morte? Este estágio proporciona a integração dos alunos numa equipa de investigação, execução de experiências simples, visitas a laboratórios, sempre acompanhados por investigadores que procuram diariamente respostas para estas, e outras, perguntas.
Estágio Esgotado
Level Up: como resolver os problemas da nossa geração?
Instituição: CEI-Iscte - Centro de Estudos Internacionais
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
O mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos – das alterações climáticas às desigualdades sociais, passando pela revolução digital. E tu, que papel queres ter nesta mudança?
Nesta atividade, vais explorar os grandes desafios da sociedade atual, desenvolver pensamento crítico e colaborar na criação de soluções. Prepara-te para refletir, debater e transformar ideias em ação. O futuro não acontece por acaso – és tu que o constróis!
Introdução aos Biossinais (INBIO)
Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
[DIA 1]
09h30-10h00: Introdução ao Curso
10h00-10h30: Apresentação do IST e do DBE
10h30-11h00: Apresentação do IT e do DEEC
11h30-13h00: Introdução aos Bio-sinais. Compreender os principais fenómenos que ocorrem no corpo humano e o papel dos mesmos nas principais funções corporais.
14h30-15h30: Aprender a fazer placas de circuito impresso. Apresentação do processo de fabrico de circuitos impressos. Visita ao laboratório de circuitos impressos do DEEC.
15h30-16h30: Aprender a soldar
16h30-17h30: Apresentação dos “kits” a montar
[DIA 2]
09h30-11h00: Modelação de Sistemas Fisiológicos. Desenvolvimento de organóides a partir de células estaminais pluripotentes induzidas humanas (hiPSCs), uma ferramenta poderosa que pode ser usada para modelar o desenvolvimento de sistemas fisiológicos.
11h30-13h00: Instrumentação e Aquisição de Bio-Sinais. Principais conceitos e ferramentas técnicas, que estão na base dos processos modernos de aquisição de bio-sinais suportada por dispositivos de hardware.
14h30-16h30: Montagem dos “kits”
16h30-17h30: Visita a Spin-off
[DIA 3]
09h30-11h00: Processamento de Sinais em Bioengenharia. Conceitos básicos de sinais, incluindo transformações da variável independente, exponenciais e sinusóides, impulso unitário e suas derivadas e degrau unitário.
11h30-13h00: Princípios de Programação com Arduino. Apresentação do ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) do Arduino e a estrutura usada na programação da placa.
14h30-16h00: Montagem dos “kits”
16h00-17h30: Visita ao Museu Faraday do IST
[DIA 4]
09h30-11h00: Inteligência Artificial em Bioengenharia. Introdução a técnicas de aprendizagem automática e exploração de dados, bem como a sua aplicação transversal a problemas e dados da vida real.
11h30-13h00: O Que os Bio-Sinais Dizem Sobre Ti? Exemplos práticos de utilização de sinais biomédicos para monitorização de saúde, avaliação de stress e melhoria das experiências do utilizador.
14h30-16h30: Montagem dos “kits”
16h30-17h30: Visita ao Demonstrador Microwave Medical Imaging (MWI). Apresentação do demonstrador laboratorial de MWI desenvolvido no IT como potencial técnica de imagem complementar ás tecnologias tradicionais de imagiologia médica (que são dispendiosas, requerem grandes infraestruturas e podem representar riscos à saúde).
[DIA 5]
09h30-11h00: Codificação e Análise de Vídeo. Princípios de codificação de imagem e vídeo, explicando os motivos de sucesso da família de normas MPEG, bem como aspectos de análise de imagem e vídeo, ilustrando-se com o caso dos sistemas de reconhecimento biométrico.
11h30-13h00: Tecnologias Quânticas. Princípios de física quântica. Desenvolvimentos recentes, nomeadamente novos métodos de comunicação, computação, e medição, e outros. Experiências baseadas nas propriedades da luz.
14h30-16h30: Teste dos “kits” de Arduino e realização de experiências para observar a variação da sua frequência cardíaca em tempo real.
17h00-17h30: Encerramento do Curso
Estágio Esgotado
CSI no Instituto Superior de Agronomia: quem é o suspeito?
Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Um passeio pela verdejante Tapada da Ajuda revela um "cadáver". Mas quem é a vítima? O que aconteceu? Como podemos investigar este mistério?
Assim como numa investigação criminal humana, as plantas florestais também deixam vestígios. Através da observação cuidadosa desses indícios, é possível determinar a espécie da planta e, talvez, há quanto tempo está ali. Este será o ponto de partida para integrar os estagiários nas atividades do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, onde poderão participar diretamente nas investigações sobre o comportamento das plantas florestais. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes abordagens científicas – bioquímicas, fisiológicas e moleculares – que permitirão compreender melhor as plantas florestais.
Estás pronto para assumir o papel de cientista forense da floresta e descobrir… Quem é o suspeito?
Impressão 3D de materiais metálicos
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A impressão 3D está cada vez mais presente na nossa vida. Nesta actividade vamos não só imprimir peças metálicas, mas também aprender como controlar impressoras ou mesmo fazer a nossa própria impressora. Além disso iremos igualmente ver quais as características de resposta dos componentes metálicos produzidos.
Vamos conhecer os ossos dos animais
Instituição: Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 24-07-2025
Descrição:
Nesta atividade de osteologia, vamos utilizar esqueletos de animais para aprendermos sobre as adaptações específicas dos vertebrados como, por exemplo, sustentação, postura, alimentação e modo de locomoção. Além de aprender técnicas de montagem de esqueletos.
A química no dia-a-dia
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar: a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos; o nosso pequeno-almoço, no qual os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas; ou a roupa que vestimos, fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos, que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência, ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Que espécies de heras existem em Portugal e para que servem? Uma pequena viagem pela botânica, biologia, paisagismo e horticultura ornamental
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
Durante este estágio dedicaremos atenção às plantas trepadeiras ‘heras’ como forma de permitir contacto com abordagens do âmbito da Botânica, Biologia Molecular, Arquitetura Paisagista, Coberturas Verdes e Horticultura Ornamental. O estágio decorrerá no Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda (Alcântara, Lisboa), contando também com saídas de campo.
2ª-feira. Trabalho de campo. Prospeção e colheita de plantas de hera em visita a realizar à Serra de Sintra com recurso a georreferenciação e caracterização ecológica.
3ª-feira. ISA. Visita à Tapada da Ajuda e observação de heras em diversos contextos ecológicos. Visita aos Viveiros Florestais e propagação por estacaria do material vegetal recolhido.
4ª-feira. ISA. Identificação das amostras colhidas recorrendo à observação de tricomas e à determinação do tamanho de genoma por citometria de fluxo. Extração de ADN, amplificação usando a Reação em Cadeia da Polimerase e sequenciação.
5ª-feira. Visita ao Jardim Botânico da Ajuda (o mais antigo de Lisboa). Utilização de heras em revestimento de paredes.
6ª-feira. ISA. Análise dos resultados. Que espécies de hera ocorrem em Portugal? Como as distinguir, preservar e utilizar? Como extrapolar estes conhecimentos para outras situações?
Colaboração de: Ana Caperta, Ana Luísa Soares, Ana Paula Ramos, Dalila Espírito-Santo, Paulo Forte, Pedro Talhinhas, Teresa do Paço e Vera Ferreira.
O fantástico mundo da proteína fluorescente verde!
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
As proteínas fluorescentes verdes têm aplicações fascinantes na medicina, biologia celular e biotecnologia. Estas proteínas podem ser utilizadas para iluminar outras proteínas, pelo que têm sido utilizadas pelos cientistas como marcadores fluorescentes em células vivas e em organismos.
Este estágio tem como objetivo, a inserção do gene que codifica para a proteína fluorescente verde (isolado da medusa bioluminescente Aequorea victoria), numa estirpe de Escherichia coli. Para o efeito, as células bacterianas serão previamente preparadas, para que possam incorporar ADN exógeno. Essas células, designadas por células competentes, são transformadas com o vetor de clonagem de genes, o plasmídeo pGLO. Após a transformação, a bactéria expressa o gene adquirido e produz a proteína fluorescente verde, que lhe confere a cor brilhante sob luz ultravioleta, característica das medusas. A Escherichia coli transformada é posteriormente inoculada em meio líquido e, após o crescimento da cultura, as células são recolhidas e o plasmídeo pGLO isolado.
Estágio Esgotado
Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Estágio Esgotado
Da galinha ao ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A importância da sustentabilidade nos diversos aspetos da vida é cada vez mais reconhecida na sociedade atual. Para fazer face ao crescimento sem precedentes da população humana a nível mundial, é necessário produzir mais alimentos, de origem vegetal e animal, com menores pegadas hídrica e carbónica. A avicultura é um dos setores da produção animal que mais pode contribuir para a produção de alimentos de elevada qualidade para a crescente população mundial. Para isso muito têm contribuído os avanços na reprodução e genética de galináceos com desenvolvimento de estirpes de elevada eficiência produtiva. De modo a alcançar o potencial genético destes animais, é necessário formular dietas completas que suprimam as necessidades nutricionais das aves de acordo com as fases produtivas, de modo a produzir o maior número de ovos com a maior qualidade. Os ovos são um alimento proteico de excelência, com um perfil em aminoácidos essenciais ideal, de baixo custo e de elevada versatilidade na culinária e pastelaria. Adicionalmente, os ovos são boas fontes de lípidos, de minerais e de vitaminas essenciais. Perante o seu elevado valor nutritivo e baixo custo, os ovos são alimentos essenciais para combater a insegurança alimentar e em nutrientes da crescente população mundial. É, assim, extremamente importante formular dietas nutricionalmente equilibradas que promovam a produção de ovos de elevada qualidade nutricional que, paralelamente, promovam a sustentabilidade da avicultura.
Neste estágio, os estudantes irão participar num estudo de alimentação de galinhas poedeiras que visa promover a eficiência produtiva e ambiental da avicultura e a e a qualidade física e nutricional dos ovos produzidos, tendo a oportunidade de participar ativamente em todas as etapas do estudo, desde a produção das dietas completas para galinhas poedeiras, ao maneio diário dos animais, e à análise física e nutricional dos ovos postos durante a duração do estágio. Os estudantes irão desenvolver o estágio em colaboração com a equipa multidisciplinar de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Capturar água do nevoeiro: ciência inspirada na Natureza!
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A água é essencial para a nossa vida, mas a sua escassez já afeta 4 em cada 10 pessoas no mundo. E se conseguíssemos criar materiais capazes de captar água diretamente do ar sem precisar de eletricidade?
Nos laboratórios do CENIMAT, estamos a desenvolver membranas biodegradáveis inspiradas na natureza - como as teias de aranha - para recolher água do nevoeiro.
Neste estágio desafiamos-te a projetar um dispositivo inovador que possa ser usado em regiões afetadas pela seca, sem recurso a energia externa.
Para isso vais trabalhar com polímeros biodegradáveis, como a celulose, e testar as membranas numa câmara de nevoeiro, com temperatura e humidade controlada. Consegues criar uma solução sustentável para captar água do ar? Junta-te a nós e descobre!
À descoberta do grafeno induzido por laser
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O prémio Nobel da Física foi atribuído à descoberta do grafeno face às excelentes propriedades deste material, em particular na condução elétrica. Muito embora a produção de grafeno seja complexa e dispendiosa, no CENIMAT|i3N é utilizada uma nova tecnologia sustentável e amiga do ambiente para produzir grafeno recorrendo a uma tecnologia laser.
Neste estágio vais fazer grafeno induzido por laser a partir de vários materiais e aplicar este material em circuitos integrados para diversas aplicações.
Estágio Esgotado
Coleções científicas de insetos com interesse biomédico
Instituição: Saúde Global e Medicina Tropical (GHTM), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Neste estágio, os participantes vão ficar a saber um pouco mais sobre insetos, principalmente os com interesse médico/veterinário, e como estes são preservados em coleções científicas para o seu estudo.
Os alunos terão uma introdução à entomologia (estudo dos insetos) médica, e irão conhecer a Entomoteca, onde são preservadas as coleções de insetos do IHMT, e vão conhecer os insetários onde é feita a criação de mosquitos.
Ao longo deste período vão também preparar e colocar armadilhas para recolha de insetos e depois realizar todos os passos necessários para a sua identificação e preservação numa coleção científica.
Vão também ter uma introdução à identificação de insetos com base em caraterísticas morfológicas.
Estágio Esgotado
Química no duche
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Sabias que, quando estás rodeado de espuma durante o banho, a propriedade físico-química responsável chama-se tensão superficial? E quando colocas champô na cabeça? Claro que não convém que este escorra imediatamente, não é? A propriedade físico-química responsável pela permanência do champô nas nossas cabeças chama-se viscosidade! E sabias que, para evitar que a nossa pele fique irritada, é importante que o pH destes produtos seja adequado?
Neste estágio, propomos que fiques a conhecer, algumas propriedades físico-químicas de produtos de uso diário como: champôs, géis de banho ou sabonetes. Também terás a oportunidade de produzir alguns destes produtos, caracterizar as suas principais propriedades físico-químicas e compará-las com outros champôs e géis de banho comerciais. Iremos também pesquisar informações disponíveis na bibliografia, para nos ajudar neste processo.
Estágio Esgotado
Desenvolvimento de novas sondas fluorescentes para visualização e tratamento do cancro
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Neste estágio, o estudante irá participar no desenvolvimento laboratorial de uma nova família de sondas fluorescentes. O estágio irá incluir o processo de preparação laboratorial das moléculas assim como a sua caracterização por métodos de ressonância magnética nuclear e espectroscopia de fluorescência. Durante este estágio, o estudante irá contactar com a realidade diária de um laboratório de investigação da área da química farmacêutica, e acompanhar a execução de técnicas de síntese e caracterização molecular. Desta forma, irá também contribuir diretamente para novas descobertas científicas relacionadas com a visualização e tratamento do cancro.
Estágio Esgotado
Desenvolvimento de dispositivos IoT para redes LoRa/LoRaWAN: conecta-te à cloud e inova!
Instituição: Instituto Politécnico da Lusofonia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 12º
Data: de 09-07-2025 a 10-07-2025
Descrição:
A internet das coisas (IoT) está a transformar a forma como interagimos com o mundo à nossa volta, e a tecnologia LoRa/LoRaWAN é uma das principais soluções para conectar dispositivos de forma eficiente e de longo alcance. Este workshop foi criado para te introduzir ao desenvolvimento de dispositivos IoT utilizando LoRa/LoRaWAN, com comunicação direta para a Cloud, dando-te as bases para criares as tuas próprias soluções IoT.
Porquê Participar?
• Aprende com a prática: constrói os teus primeiros dispositivos IoT conectados à Cloud.
• Expande o teu conhecimento: descobre como funciona a comunicação IoT com LoRa/LoRaWAN e como enviar dados para a Cloud.
O que vais aprender?
• Tecnologias LoRa/LoRaWAN: compreende como utilizar a rede LoRa para comunicação de baixo consumo e longo alcance.
• Integração com a Cloud: Aprende a enviar dados dos teus dispositivos para plataformas Cloud IoT.
• Desenvolvimento de dispositivos IoT: constrói e programa dispositivos IoT que se conectam à Cloud.
Se queres iniciar uma carreira no desenvolvimento de soluções IoT ou aprender a criar dispositivos conectados à Cloud, este workshop é para ti. Inscreve-te agora e dá o primeiro passo no mundo da internet das coisas!
À caça das partículas elementares na natureza
Instituição: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Neste estágio procuramos dar a conhecer o mundo das partículas elementares e os seus métodos de investigação. Organizamos a 'caça' em torno de algumas tarefas, com que vamos respondendo a várias perguntas: que partículas são estas e quais as suas propriedades? Onde existem e qual o seu papel na natureza?
No LIP estudamos as partículas elementares produzidas nos grandes aceleradores de partículas ou pelos raios cósmicos, participamos nas grandes experiências do LHC mas também em observatórios de neutrinos ou matéria escura. Desenvolvemos detetores para estas experiências e para serem usados na medicina ou no espaço.
No estágio, vamos conhecendo as várias partículas: o fotão, o eletrão, o positrão, o muão, os neutrinos, os bosões Z, W e H. Partícula a partícula vão aparecendo conceitos novos e estabelecem-se pontes entre eles. Seguimos as várias atividades que constituem o trabalho dos físicos de partículas: da pesquisa bibliográfica à recolha de dados no laboratório, dos cálculos simples aos programas de análise mais detalhados até à comunicação dos resultados. No final temos um exercício de comunicação em grupo, em que pedimos a elaboração de um poster sobre uma partícula escolhida.
Propomos um 'bocadinho' de cada coisa, mas o ênfase pode ser ajustado conforme o interesse dos participantes. Vamos então à caça das partículas na Natureza.
O estágio irá decorrer só de tarde, entre as 14h00 e as 18h00, de 7 a 18 de julho.
Estágio Esgotado
O colesterol também se herda!
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O objetivo da atividade será oferecer uma experiência no âmbito da investigação em dislipidemias familiares de origem genética e incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da genética. Utilizando técnicas de biologia molecular será possível encontrar a causa da dislipidemias em indivíduos com níveis elevados ou baixos de colesterol total e triglicéridos. Através de uma abordagem teórico-prática os alunos irão tomar conhecimento das dislipidemias familiares de origem genética e realizar estudos em famílias.
Corantes fluorescentes: síntese de fluoresceína
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A fluoresceína é um composto orgânico sintético da família dos xantenos, uma classe de compostos com vasta aplicação como corantes. A sua síntese foi realizada, pela primeira vez, pelo químico alemão Adolf von Baeyer (Prémio Nobel da Química em 1905). Apresenta-se como um pó vermelho-alaranjado escuro e de baixa solubilidade em água. A sua designação tem origem na coloração fluorescente amarela-esverdeada, que apresenta quando em solução básica. Foi pela primeira vez utilizada em 1877, na deteção de águas subterrâneas no sul da Alemanha. Devido à sua elevada fluorescência e baixa toxicidade, é um fluoróforo com aplicações muito diversas, nomeadamente em microscopia de fluorescência, em medicina forense, em exames de diagnóstico clínico e em cosmética.
Este estágio tem como objetivo, a síntese da fluoresceína. A sua caracterização será realizada por espectroscopia de infravermelho (FTIR), ultravioleta-visível (UV-Vis) e fluorescência.
Mielinização: a velocidade do impulso nervoso no sistema nervoso
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Sabias que para a correta passagem da informação de um neurónio para o outro é preciso que os seus axónios estejam envolvidos por uma bainha de mielina? Esta membrana lipídica permite que os neurónios comuniquem de forma mais rápida e eficaz. Quando a mielina é danificada, o que acontece em diferentes doenças como na doença esclerose múltipla, ocorre a manifestação de sintomas diversos, desde a perda de sensibilidade, de movimento, de visão ou de audição. Este estágio dá a conhecer a relevância da mielina na formação e função do sistema nervoso, bem como as células envolvidas na sua destruição e regeneração aquando de uma doença neurodegenerativa, usando novos modelos de investigação.
O estágio iniciar-se-á com uma apresentação da nossa Faculdade de Farmácia e do nosso Instituto de Investigação do Medicamento, e irá finalizar-se com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.
De seguida, os alunos irão contactar de perto com modelos onde podemos estudar a mielina e a sua relação com as células do cérebro, bem como perceber o papel da inflamação para a destruição e regeneração da mielina em doenças neurodegenerativas. Irão ter a oportunidade de visualizar as diferentes células quer de uma forma mais simplificada numa caixa de cultura, quer de forma mais complexa em tecido cerebral de amostras decorrentes dos nossos projetos de investigação. Perceber como o microambiente local é fundamental não só para o dano da mielina, mas também para a limpeza dos seus detritos e consequente recuperação de nova mielina.
No final os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade de Farmácia.
A participação neste estágio contribuirá decerto para um enriquecimento do seu conhecimento na área das neurociências, bem como do seu percurso formativo, permitindo um contacto mais próximo com diferentes domínios que constituem as ciências farmacêuticas e o medicamento.
Estágio Esgotado
Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Transforma a madeira num gerador de energia elétrica
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Vem ver como podes usar materiais abundantes e sustentáveis para transformar energia mecânica em energia elétrica. Irás modificar blocos de madeira com outros materiais e montar o teu gerador de energia elétrica que podes usar para acender LEDs. Vamos necessitar da tua força e resistência!
Estágio Esgotado
“Acrilamida no Café: Do Grão à Chávena”
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já ouviste falar de acrilamida? Sabes que este contaminante pode estar presente no café que se bebe todos os dias? No Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do INSA, mais precisamente no Laboratório de Materiais de Referência, estudamos a presença deste contaminante em diferentes alimentos. Ao longo de duas semanas, queremos mostrar-te, na prática, como determinamos a acrilamida no café e como funciona um laboratório acreditado. Vais aprender como se realiza este tipo de análise e terás oportunidade de experimentar diferentes técnicas laboratoriais, incluindo cromatografia líquida acoplada a um detetor de massas e o método utilizado para identificar e quantificar este contaminante. Mas não ficamos por aqui! Vais também ter a oportunidade de explorar mais sobre a acrilamida, os seus riscos e o seu impacto na alimentação. E porque ciência também se comunica, queremos desafiar-te a participar na divulgação do trabalho desenvolvido neste estágio. Vais poder envolver-te ativamente nesta investigação e ajudar a partilhar o conhecimento com o mundo! Interessado? Atreve-te a entrar no laboratório e descobre o que está dentro de uma chávena de café!
A química na nossa vida
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o fluor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Missão Saúde: a descoberta dos superpoderes das plantas
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Todos conhecemos alguém próximo com Diabetes. Sabes realmente o que é a Diabetes?
Se tens curiosidade sobre o que é esta doença e como preveni-la, este estágio é para ti!
A Diabetes tipo 2 é uma doença crónica com uma incidência muito alta na nossa população. Hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, assim como a prática regular de desporto são fatores que previnem o seu aparecimento. E, porque será que os vegetais são tão importantes na prevenção da Diabetes? Uma das razões é que muitas plantas são ricas em compostos bioativos, como os polifenóis, com efeitos benéficos para a saúde. Para saberes um pouco mais sobre estes compostos e como eles poderão atuar no nosso corpo para prevenir a Diabetes, vais ter que conhecer os nossos laboratórios.
Em oito dias poderás:
a) Descobrir como os investigadores quantificam os polifenóis em diversos alimentos;
b) Aprender como os investigadores estudam no laboratório o que acontece no corpo humano;
c) Experienciar o dia-a-dia de um investigador na área da nutrição;
d) Desenvolver materiais para ensinar as pessoas a comer corretamente e a controlar a sua saúde;
e) Aprender a apresentar e a discutir resultados, de uma forma fundamentada.
Junta-te a nós e vem descobrir o que é ser um cientista na área das Ciências da Saúde!
Estágio Esgotado
Quem atacou o olival?
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Vem descobrir algumas espécies de fungos que podem atacar o olival. A antracnose (gafa) da oliveira é causada por fungos do género Colletotrichum, sendo considerada a doença mais importante do olival e frequentemente alcança níveis epidémicos nos olivais tradicionais do centro e sul de Portugal. Compreender a diversidade destes agentes patogénicos é de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis e duráveis de proteção da cultura. Propõe-se realizar: (1) identificação, observação e inoculação de fungos em placas com meio de cultura, (2) Extração de DNA do micélio do fungo, (3) Quantificação e visualização da integridade do DNA em gel de agarose, (4) estudo da diversidade genética com uso de marcadores moleculares (PCR), (5) Separação das moléculas por eletroforese e (6) Análise dos resultados.
Fotocatálise como ferramenta em síntese química
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Neste estágio, o aluno realizará experiências de química, em que utilizará metodologias de fotocatálise para sintetizar novas moléculas. A fotocatálise é uma ferramenta muito mais verde e ecológica do que os métodos tradicionais de síntese orgânica, pois substitui reagentes tóxicos e problemáticos a nível ambiental por fotões, que são verdes.
Estágio Esgotado
Vamos prevenir a formação de metástases cerebrais de cancro da mama
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
As metástases cerebrais de cancro da mama são uma situação clínica muito preocupante, pelo facto de estarem associadas a reduzida qualidade de vida e diminuta sobrevivência dos pacientes. O Laboratório Neurovascular dedica-se ao estudo dos mecanismos subjacentes à passagem das células de cancro da mama através dos capilares sanguíneos cerebrais e ao desenvolvimento de estratégias para a sua prevenção, de modo a evitar a formação de metástases cerebrais. O objetivo do presente estágio é proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos científicos do processo de metastização cerebral, bem como de abordagens experimentais para o seu estudo. Para o efeito, durante o estágio o aluno terá contacto com diversas técnicas de biologia celular e molecular. Entre estas, conta-se a cultura das células de cancro da mama e das células endoteliais que revestem os capilares sanguíneos, isoladamente e em conjunto, bem como a análise da expressão de proteínas de interesse por imunofluorescência, com vista a avaliar o efeito da interação e modelação. Este estágio permitirá ao aluno acompanhar diretamente o trabalho de jovens cientistas, em contexto real de investigação.
Estágio Esgotado
Já pensaste em estagiar num Centro de Investigação e, ao mesmo tempo, viver a experiência de colaborar na organização de um congresso internacional?
Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Esta é a oportunidade que estavas à espera! Ao fazeres este estágio, vais poder explorar o mundo da comunicação de ciência e ajudar a divulgar descobertas de investigadores de renome internacional.
Quais serão as tuas atividades?
• Divulgação científica: vais aprender a comunicar ciência de uma forma simples e interessante, seja nas redes sociais ou no site do nosso Centro.
• Organização de um congresso internacional: vais acompanhar de perto todo o processo de organização de um grande evento científico, ajudando na logística, comunicação e até na receção dos participantes.
•Networking e aprendizagem: terás a oportunidade de falar com cientistas, palestrantes e especialistas da área, aprendendo diretamente com os melhores.
Esta é a tua oportunidade de ver como a ciência e a comunicação andam de mãos dadas e como poderás contribuir para tornar o conhecimento mais acessível e envolvente para todos.
Não percas esta experiência única de aprender, crescer e, claro, fazer a diferença na forma como a ciência é divulgada!
Estágio Esgotado
Revolucionando a Eletrónica: impressão de tintas funcionais para um futuro sustentável
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Imagina um futuro onde qualquer pessoa pode criar os seus próprios dispositivos eletrónicos de forma simples, acessível e sustentável. Para tornar isso realidade, precisamos de tecnologias inovadoras que utilizem materiais abundantes, ecológicos e de baixo custo. A impressão de circuitos eletrónicos é uma dessas soluções! Neste trabalho, vais poder desenhar e fabricar circuitos usando tintas condutoras feitas de nanopartículas (milhares de vezes menores que um fio de cabelo) e descobrir como a eletrónica pode ser revolucionada com criatividade e tecnologia acessível. Estás pronto para criar o futuro?
Estágio Esgotado
Estudo de pegadas de dinossauros em Ansião
Instituição: Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
O estágio tem como objetivo proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de realizar atividades de campo e investigação relacionadas ao estudo de pegadas de dinossauros no concelho de Ansião. Poderão desenvolver habilidades científicas e de análise das pegadas, além de aprenderem sobre a história da Terra e da fauna pré-histórica.
As atividades desenvolvidas no estágio são as seguintes: Investigação de Campo: o estagiário acompanhará os paleontólogos no levantamento e identificação das pegadas de dinossauros, o que inclui atividades de mapeamento, medição das pegadas, recolha de dados e registo das pegadas; Análise de Pegadas: utilizando técnicas de estudo e softwares especializados, o estagiário irá ajudar a analisar as pegadas encontradas, identificando padrões, características, e possíveis espécies de dinossauros que as produziram.
Estágio Esgotado
Gordura corporal: inimiga ou aliada? Descobre a verdade com a ciência!
Instituição: Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS), Universidade Lusófona
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 09-07-2025
Descrição:
Conheces realmente o teu corpo? Se tens curiosidade sobre como a tua gordura se distribui e qual o seu impacto na tua saúde, então este estágio é para ti!
Sempre ouviste dizer que a gordura corporal é prejudicial? E se te disséssemos que nem toda a gordura é igual e que alguma até pode ser benéfica? Nesta atividade, vais explorar a composição corporal de uma forma inovadora e descobrir o que a ciência realmente diz sobre o tema!
O que vais fazer?
• Elaborar e aplicar questionários para compreender a relação entre estilo de vida e composição corporal.
• Analisar a composição corporal com tecnologia de ponta – o DXA – e visualizar como a gordura se distribui no corpo.
• Descobrir a diferença entre gordura visceral e subcutânea e perceber porque uma pode ser prejudicial e a outra até protetora.
Em oito dias poderás:
a) Relacionar estilo de vida com a distribuição de gordura através dos questionários.
b) Compreender a diferença entre gordura visceral e subcutânea e os seus impactos na saúde.
c) Descobrir como a tecnologia DXA analisa a composição corporal de forma precisa.
d) Desenvolver pensamento crítico sobre nutrição, exercício e saúde metabólica.
e) Apresentar e discutir resultados fundamentados, com base na ciência.
Junta-te a nós e descobre a verdade científica sobre a gordura no corpo!
Estágio Esgotado
Insetos e microalgas na alimentação de galinhas - a qualidade do ovo
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 28-07-2025 a 01-08-2025
Descrição:
No sentido de se obter uma alimentação animal mais sustentável, é importante encontrar alternativas às matérias-primas convencionais. Os insetos e as microalgas têm vindo a assumir-se como possíveis alternativas para a alimentação de galinhas poedeiras, pelo seu elevado valor nutritivo.
Neste estágio os estudantes irão participar num estudo de caraterização física e química de ovos de galinhas poedeiras, que receberam na sua alimentação insetos e microalgas como ingredientes. Os estudantes irão participar em trabalhos de análise laboratorial da qualidade do ovo, num trabalho em colaboração com a equipa de investigadores da Secção de Agricultura e Produção Animal do ISA.
Explora a genética da diabetes - investiga a sua origem!
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O objetivo desta atividade será oferecer uma experiência no âmbito da investigação sobre as diabetes tipo MODY (Maturity-Onset Diabetes of the Young) uma doença de origem hereditária, e, deste modo incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da ciência no diagnóstico e tratamento das doenças com origem genética. Utilizando técnicas de genética e de biologia molecular iremos procurar a causa desta patologia em doentes com diabetes, que apresentem pistas para o facto da sua diabetes poder ter uma etiologia genética, nomeadamente a existência de história familiar. Através de uma abordagem teórico-prática, os alunos irão aprender especificamente sobre as diabetes MODY, mas também sobre as diabetes de uma forma geral.
Nanotecnologia em ação!
Instituição: INESC Microsistemas e Nanotecnologias
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A nanotecnologia é uma área da ciência que está cada vez mais presente nas nossas vidas. Tem um papel fundamental no dia a dia, com aplicações muitas vezes discretas, mas significativas. É fundamental para o desenvolvimento de tecnologias, estendendo a sua aplicação a campos tão diversos como a indústria automóvel, aeroespacial, biomédica, eletrónica e bioquímica.
É graças à nanotecnologia que é possível o desenvolvimento de aparelhos cada vez mais compactos (exemplo: telemóveis, computadores, pulseiras com potencial de monitorização da saúde e deteção precoce de doenças).
Em laboratório vais aprender várias técnicas de nanoengenharia de dispositivos elétricos, magnéticos e biomédicos. Vais aprender o que é uma sala limpa e a sua importância. Vais fazer modelação 2D, e fabricar nanoestruturas e nanodispostivos recorrendo a algumas das técnicas de produção de microcomponentes e nanomateriais. Irás também avaliar a microestrutura e algumas propriedades dos componentes produzidos.
Os estagiários terão assim oportunidade de se envolver em tarefas de iniciação à nanotecnologia e perceber a sua importância em engenharia através de aplicações lúdicas.
Estágio Esgotado
Introdução às Telecomunicações (INTELE)
Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 30-06-2025 a 04-07-2025
Descrição:
Este estágio pretende fazer uma introdução às telecomunicações e tem a duração de 30 horas (3 de manhã e 3 à tarde, durante 5 dias). As manhãs são dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os estagiários vão montar “kits” de recetores de radiodifusão em FM, visitar o Museu Faraday e entrar numa câmara anecoica. Os estagiários vão ter contacto com as técnicas de fabrico e teste de circuito impresso, soldar os componentes dos “kits” e testar os circuitos no final.
Estágio Esgotado
Cosmecêuticos nanoformulados. Sabes o que são? Vem descobrir!
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O cosmecêuticos são produtos que realizam ações cosméticas muito mais ativas, ou seja, são mais eficazes no cuidado da pele porque lhe fornecem compostos que a ajudam a ser mais saudável e mais bonita. Os cosméticos nanoformulados possuem uma característica adicional que é a de possuírem estruturas nanométricas que ajudam a que a ação na pele dos compostos veiculados seja mais eficaz. Este estágio pretende dar a conhecer a aplicação da nanotecnologia à cosmética e as técnicas utilizadas para a preparação e caracterização de lipossomas de origem natural. O estágio permitirá também descobrir os benefícios de alguns ingredientes que usamos na cozinha na preparação de cosmecêuticos.
Estágio Esgotado
Sintese e avaliação de moléculas fluorescentes
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O projeto "Síntese e avaliação de moléculas fluorescentes" inclui uma vertente pedagógica e laboratorial.
Na parte pedagógica, o orientador vai transmitir ao estudante, os fundamentos da fluorescência, incluindo as características estruturais que as moléculas devem possuir para terem a capacidade de serem fluorescentes.
Na parte laboratorial, o orientador vai mostrar ao estudante o dia a dia de um investigador num laboratório de investigação. Este processo vai incluir uma visita guiada às instalações de investigação, de modo a demonstrar a dinâmica de trabalho de um investigador. Relativamente ao projeto aqui proposto, o orientador irá guiar o estudante na preparação de 3 moléculas fluorescentes com diferentes características de emissão de luz. Para tal, o estudante irá seguir um protocolo experimental validado e testado para a preparação e purificação das moléculas fluorescentes. Após a conclusão deste processo, o orientador irá apresentar ao estudante, as técnicas de validação estrutural e das propriedades de fluorescência das moléculas fluorescentes preparadas.
À descoberta dos zeólitos: propriedades e aplicações na indústria e no dia-a-dia
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
No século XVIII o mineralogista sueco Crönsted descobriu uns minerais estranhos aos quais atribuiu o nome de zeólitos, por composição das palavras gregas “zein” (ferver) e “lithos” (pedra). Durante muitos anos estes materiais eram apresentados apenas como curiosidades mineralógicas. Atualmente, estes materiais têm uma vasta aplicação industrial, como permutadores iónicos (indústria de detergentes - amaciadores de águas), adsorventes (filtros, descontaminação de efluentes) e catalisadores (refinação de petróleo e petroquímica).
Neste estágio, exploramos as propriedades físico-químicas dos zeólitos que estão na origem das várias aplicações industriais destes materiais.
O papel dos jardins botânicos no conhecimento, conservação e diversidade de plantas úteis
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
As plantas desempenham um papel vital da vida na Terra, fornecendo alimentos, medicamentos, fibras e materiais de construção, para além de terem um papel fundamental na regulação do clima e na manutenção da biodiversidade. No entanto, muitas espécies vegetais enfrentam ameaças crescentes devido à degradação do habitat, mudanças climáticas e atividades humanas. Nesse contexto, a conservação das plantas úteis torna-se uma prioridade crucial para a preservação da biodiversidade e para garantir o fornecimento contínuo de recursos essenciais para as gerações presentes e futuras.
Os jardins botânicos são instituições fundamentais na conservação ex-situ de plantas úteis. Um dos principais papéis dos jardins botânicos na conservação de plantas úteis é o estabelecimento e manutenção de bancos de germoplasma, garantindo a conservação de variedades importantes de culturas alimentares, plantas medicinais e outras espécies de interesse económico.
Esta atividade proporciona o conhecimento da diversidade de plantas úteis, convidando os alunos a participar:
- Atividades laboratórios para análise de compostos bioativos e diversidade genética
- Execução de tarefas práticas para a identificação e propagação de plantas
- Visita de estudo ao mais antigo jardim botânico em Portugal, Jardim Botânico da Ajuda, que desempenha um papel crucial no estudo da ecologia, fisiologia, genética e outras áreas relacionadas às plantas úteis.
Nanopartículas em ação: ativar o sistema imunitário contra o cancro
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
O cancro é a segunda causa de mortalidade no mundo inteiro, tendo sido responsável por 10 milhões de mortes em 2024. Os tratamentos atuais contra o cancro incluem intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, que estão associados a elevada toxicidade e morbilidade. Assim, é urgente desenvolver novas estratégias terapêuticas para estimular respostas antitumorais de forma eficiente e segura. As células cancerígenas utilizam diferentes mecanismos para ultrapassar a resposta do nosso sistema imunitário, o que lhes permite desenvolver estruturas altamente agressivas. A nano-imunoterapia tem surgido como uma abordagem promissora no tratamento do cancro, uma vez que induz uma resposta imunológica duradoura. Esta ativação do sistema imunitário pode gerar uma resposta de memória, o que possibilita uma atuação mais rápida caso um tumor volte a surgir. Nesta atividade iremos utilizar a nanotecnologia para desenvolver nano-imunoterapias inovadoras que irão estimular as células fagocitárias, no sentido de induzir uma resposta imunológica específica contra um determinado tipo de tumor, como o melanoma. Para além da formulação e caraterização das nanopartículas, iremos também avaliar o seu impacto na ativação de células imunológicas em cultura celular.
Estágio Esgotado
Explora materiais cromogénicos e aquecedores impressos!
Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já te perguntaste como funcionam as janelas fotocrómicas, eletrocrómicas ou termocrómicas, que mudam de cor para controlar a passagem da luz? E sabias que é possível fabricar aquecedores impressos flexíveis que funcionam quando aplicamos uma corrente elétrica?
Neste estágio, terás a oportunidade de explorar materiais inovadores que reagem a estímulos elétricos ou térmicos, alterando a sua cor ou gerando calor. Vamos trabalhar com materiais condutores e transparentes, tintas especiais e substratos flexíveis, para construir dispositivos inteligentes!
Além de produzires materiais cromogénicos, vais aprender a fabricar aquecedores resistivos através da deposição de padrões condutores em papel e plástico. Usando técnicas de serigrafia e padronização, irás imprimir circuitos com tintas metálicas, medir a sua resistência elétrica e observar a variação de temperatura com uma câmara de infravermelhos. Durante esta experiência, conceitos como resistência elétrica, tensão, corrente, leis de Ohm e Joule, temperatura e dissipação térmica serão explorados de forma prática e interativa.
O estágio decorre todos os dias das 10:00 às 17:00 e está diretamente ligado a projetos de investigação em curso no Departamento de Ciência dos Materiais (DCM). É uma oportunidade única para mergulhares no mundo da Ciência e da Engenharia de Materiais e experimentares técnicas utilizadas na investigação científica!
Vem descobrir como combinar Ciência, Tecnologia e Criatividade para construir dispositivos inovadores!
Estágio Esgotado
Modelação Digital 3D - MD3D
Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 23-06-2025 a 27-06-2025
Descrição:
A modelação digital 3D consiste na criação de modelos tridimensionais através de software baseado em modelos matemáticos. A contínua evolução dos softwares nas últimas décadas possibilita não só a criação de novos objetos, mas também a reprodução de objetos existentes, através do que é conhecido como engenharia inversa.
Esses avanços têm impacto significativo em indústrias envolvidas na digitalização de objetos, na impressão 3D e na criação de visualizações realistas de modelos digitais. Além disso, são essenciais para a produção de animações 3D e efeitos visuais para cinema.
Neste estágio, faremos uso de diversos softwares para acompanhar o processo desde a reprodução/criação de modelos até à sua impressão 3D, simulando assim o procedimento de criação industrial.
A química na nossa vida
Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno-almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável.
Neste estágio, realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia, assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito, irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o flúor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber, como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Irás também aprender mais sobre o que faz um químico e como o faz, na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás o porquê desta ciência ser essencial para todos nós.
Estágio Esgotado
Descobrir o cérebro ao microscópio
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Que células nervosas existem no cérebro para além dos neurónios e como “conversam” entre si? De que forma ficam doentes, envelhecem e causam demência? Como devem intervir os fármacos? Este estágio dá a conhecer as diferentes células nervosas, e foca-se na função dos neurónios e das células da microglia, as células com função imunológica do cérebro, e de que forma estas estão alteradas nas doenças neurodegenerativas. Para isso iremos usar modelos celulares destas patologias, nomeadamente para a esclerose lateral amiotrófica e para a doença de Alzheimer.
O estágio iniciar-se-á com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.
Os alunos irão contactar de perto com as células do cérebro, e de como estas podem ser modelos de estudo nas doenças neurodegenerativas onde a inflamação tem um papel chave. Poderão observar cada célula numa caixa de cultura, isoladas ou em conjunto com outro tipo celular, de forma a perceber como elas comunicam entre si. Serão obtidos resultados respeitantes à avaliação da sua morfologia, reação perante um estímulo, e quais as vias de sinalização/ disfunção implicadas em modelos de doença, recorrendo a metodologias como a microscopia de fluorescência. Os alunos terão também contacto com outras metodologias de biologia molecular que permitem identificação de proteínas e genes possivelmente implicados em doenças neurodegenerativas e que possam constituir potenciais alvos terapêuticos.
No final os alunos apresentarão e discutirão a informação recolhida numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade, ficando com uma ideia transversal e integrada da aplicação das Ciências Farmacêuticas na Saúde.
A participação neste estágio contribuirá para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, integrando diferentes domínios do conhecimento, nomeadamente as ciências farmacêuticas, o medicamento e a sua investigação.
Observação: Bata necessária.
Estágio Esgotado
Debaryomyces hansenii: uma levedura original que tolera muito sal.
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 11º, 12º
Data: de 21-07-2025 a 25-07-2025
Descrição:
As leveduras são microrganismos muito versáteis e capazes de tolerar muitos tipos de stress. Debaryomyces hansenii é uma levedura capaz de tolerar concentrações de sal muito elevadas.
Neste estágio, irão acompanhar um estudo sobre Debaryomyces hansenii para perceber que mecanismos podem estar envolvidos no comportamento desta levedura que a faz tolerar tanto sal e contactar com métodos de análise habitualmente usados no laboratório para estudar a fisiologia deste microrganismo. Vão poder executar tarefas no laboratório e acompanhar os trabalhos em curso.
Mercúrio no peixe e exposição humana
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Localização: LISBOA , LISBOA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 07-07-2025 a 11-07-2025
Descrição:
Neste estágio vamos medir a contaminação por mercúrio em diferentes espécies de peixe que fazem parte da nossa dieta, e avaliar a exposição da população humana através da análise de mercúrio em amostras de cabelo. Os resultados obtidos serão depois cruzados com os dados obtidos em inquéritos de frequência alimentar para calcularmos o índice de risco toxicológico.
Estágio Esgotado