Instituição: INESC Microsistemas e Nanotecnologias
Localização: LISBOA , LISBOA
Responsável: Helena Alves
Nº de vagas: 4
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Física, Tecnologia
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025 Horário: Manhã
Descrição: A nanotecnologia é uma área da ciência que está cada vez mais presente nas nossas vidas. Tem um papel fundamental no dia a dia, com aplicações muitas vezes discretas, mas significativas. É fundamental para o desenvolvimento de tecnologias, estendendo a sua aplicação a campos tão diversos como a indústria automóvel, aeroespacial, biomédica, eletrónica e bioquímica.
É graças à nanotecnologia que é possível o desenvolvimento de aparelhos cada vez mais compactos (exemplo: telemóveis, computadores, pulseiras com potencial de monitorização da saúde e deteção precoce de doenças).
Em laboratório vais aprender várias técnicas de nanoengenharia de dispositivos elétricos, magnéticos e biomédicos. Vais aprender o que é uma sala limpa e a sua importância. Vais fazer modelação 2D, e fabricar nanoestruturas e nanodispositivos recorrendo a algumas das técnicas de produção de microcomponentes e nanomateriais. Irás também avaliar a microestrutura e algumas propriedades dos componentes produzidos.
Os estagiários terão assim oportunidade de se envolver em tarefas de iniciação à nanotecnologia e perceber a sua importância em engenharia através de aplicações lúdicas.
Alojamento: Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Almoços: Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: INESC MN – Rua Alves Redol 9, 1000-029 Lisboa
Hora: 09:00
Estágio Esgotado
Sabe mais sobre a instituição aqui