Percurso pedestre para observação de veados e escuta da brama. O Outono é, por excelência, a estação ideal para observar veados, uma vez que coincide com o período da brama, da defesa dos territórios por parte dos machos mais possantes e, consequentemente, com a altura de acasalamento com um harém de fêmeas. Esta época é marcada pelos bramidos fortes que os machos emitem, com o objetivo de atrair fêmeas ou afastar outros machos competidores. A Associação ALDEIA organiza com o CCVB, uma saída de campo para observação de veados, de alguns aspetos da sua ecologia e do seu comportamento, com o objetivo primordial de informar e sensibilizar os participantes para a importância da espécie e da conservação da biodiversidade que nos rodeia. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho
Duração: 4.50 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Associação ALDEIA
Data:
14-09-2024 06:00 - Ação já em curso / terminada
Cada vez mais somos atingidos com o termo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas nem toda a população sabe no que consistem, para que servem ou para o que foram criados sequer! Criar consciencialização para a importância das metas propostas pelos ODS torna-se relevante para todas as faixas etárias.
Nesta atividade, os participantes são convidados a percorrer todo o perímetro do Museu do Côa na procura de objetos representativos dos ODS, através de cartões explicativos dos ODS em questão, cartões com metas a atingir até 2030 ou através de correspondência com simbologia.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
06-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A floresta Laurissilva é uma herança biológica que devemos preservar e que acolhe uma grande quantidade de biodiversidade. Venha descobrir os encantos da nossa floresta!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Nordeste (Pedreira), NORDESTE, R A ACORES
Datas:
27-07-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
24-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa e na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
21-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós seleccionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem nos concelhos de Faro e Loulé.
Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa. Parte desta actividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
04-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Observar e identificar invertebrados, através de lupas, no lago do Parque Ambiental de Santa Margarida.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 2.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia , em colaboração com Parque Ambiental de Santa Margarida
Santa Margarida da Coutada, CONSTÂNCIA, SANTAREM
Datas:
27-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
24-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
O mosteiro de Tibães tem uma riqueza histórica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do mosteiro alberga inúmeras espécies de seres vivos e nesta ação vão ser dados a conhecer aqueles que existem nos tanques de água e pela cerca! Guiados por biólogas do Centro Ciência Viva de Braga os participantes vão poder descobrir a biodiversidade existente. Com o auxílio de lupas digitais vai ser possível observar e identificar todas as características dos curiosos seres vivos encontrados. A ação dura cerca de 2 horas. Os participantes deverão levar vestuário, calçado adequado, chapéu e água para o caso de estar calor. Caso queiram podem levar binóculos e máquina fotográfica.
NOTA: Pedimos que não levem participantes extra não inscritos na listagem principal.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Datas:
07-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
19-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Passeio interpretativo pela área de paisagem protegida do Barreiro da Faneca, em busca da riquíssima mas muito ameaçada fauna malacológica de Santa Maria, na companhia de Nelson Moura, do projeto Life Snails.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
Paúl de Baixo- S.Pedro, VILA DO PORTO, R A ACORES
Data:
20-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Vamos identificar anfíbios ao longo do rio Angueira, com a ajuda do biólogo José Pereira e Pedro Alves, e descobrir algumas curiosidades sobre a sua biologia. O termo ‘anfíbio’ tem origem no latim anfi (= dupla) e bios (= vida), fazendo referência ao facto destes animais alternarem fases aquáticas e terrestres ao longo dos seus ciclos de vida. Os anfíbios foram assim os primeiros organismos a conquistar o meio terrestre e são muito importantes no equilíbrio dos ecossistemas. Esta atividade inicia-se com uma breve conversa sobre estes animais, prosseguindo seguido de um percurso interpretativo ao longo do rio Fresno
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Aldeia de Pena Branca, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
27-07-2024 - Ação já em curso / terminada
A anilhagem de aves é uma atividade científica de investigação que nos permite estudar o grupo das aves. Através da anilhagem nós podemos saber quais as rotas de migração que as aves usam, se as populações de determinada espécie estão a aumentar ou a diminuir e ainda prever o que pode acontecer a outras espécies abaixo e acima da cadeia alimentar. Aprenda mais sobre o comportamento das aves, suas migrações, adaptações e importância para o meio ambiente.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com A Rocha
Mexilhoeira Grande 8500, PORTIMÃO, FARO
Datas:
18-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
25-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
01-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
05-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
12-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
O workshop criativo «Animalixo Marinho» vai às praias, trazendo uma oportunidade emocionante para transformar lixo em arte e participar numa dinâmica bastante divertida neste verão! Nesta atividade, os participantes utilizarão itens de lixo marinho previamente recolhidos e preparados pela equipa da SOMAR. Cada peça passou por uma rigorosa limpeza e foi equipada com ímanes magnéticos, proporcionando uma experiência de criação interativa e versátil.
Cada participante terá uma tela branca magnética e uma variedade de materiais à disposição, desde pedaços de plástico colorido até objetos misteriosos encontrados nas nossas praias. O desafio será criar o seu próprio animal marinho. Monte a sua obra de arte tanto na vertical quanto na horizontal, adaptando-se ao seu estilo e preferências. Depois da construção, iremos desafiar a mente de todos com um jogo muito divertido! Além de explorar o seu lado artístico, estará a contribuir diretamente para a preservação do oceano. Cada peça de lixo transformada em arte é um poderoso lembrete do impacto que podemos ter quando nos comprometemos com a conservação marinha.
Junte-se à nossa missão de preservar e celebrar a beleza dos nossos mares. Esperamos por si!
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com SOMAR – Associação de Conservação Marinha e Bioacústica!
Na praia, na Ilha do Farol - Faro, FARO, FARO
Data:
05-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Sabias que os «bichinhos» que vivem nos rios e ribeiras têm muitas histórias para nos contar? Pois é, dependendo dos animais que conseguirmos encontrar, nós conseguimos ter uma ideia se a água está poluída, se está limpa, ou se há algum outro problema! Queres-te juntar a nós numa ação para verificarmos se a água da Ribeira do Cadoiço está em bom estado? Então arregaça as mangas, calças umas galochas e vamos «à pesca»!
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Data:
17-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Sabia que os caniçais são zonas húmidas fundamentais para várias espécies de aves?
Nesta sessão os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das espécies de aves que ocorrem nestes habitats, durante uma sessão de anilhagem científica.
Durante a atividade serão demonstradas as técnicas utilizadas para recolher informações biométricas (medições, peso, etc) e explicada a importância dos caniçais para as aves e outros organismos.
Esta atividade está inserida no Projeto BioLagoa de Óbidos, coordenado pela Associação PATO em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e os Municípios de Óbidos e Caldas da Rainha, e tem como objetivo a monitorização das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, integrando a realização de contagens de aves aquáticas e a anilhagem científica de aves de caniçal mensalmente, realizadas pelo ornitólogo Hélder Cardoso.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
Poça Pequena - Vau, ÓBIDOS, LEIRIA
Datas:
29-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
No dia 17 agosto de 2024, o miradouro da Fraga do Puio, Picote (Miranda do Douro) é o palco por excelência para a observação das aves rupícolas que sobrevoam as arribas do Parque Natural do Douro Internacional. Convidamos entusiastas a colocarem os binóculos ao peito e observarem diferentes espécies no seu habitat natural, aprendendo técnicas de observação. A sessão será acompanhada por um guia especialista da associação Palombar, que dará a conhecer o trabalho da associação e as espécies que sobrevoam o local! A saída de campo tem como objetivo aproximar os participantes do território e levá-los a observar e aprender a identificar as espécies de aves necrófagas que ocorrem na região, bem como as técnicas de observação da avifauna.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural
Picote, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
17-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
As estrelas do Parque Natural da Ria Formosa são a flora, fauna, os astros visíveis no céu, mas também o nível da água da maré é importante no local escolhido! Nesta atividade teremos contacto com todos estes, começando pelos sons das aves, e terminando nas visões pelo telescópio. Faremos um breve percurso a pé até ao Moinho de Maré onde a observação astronómica noturna se realizará. Poderemos vir a ver ou ouvir mais provavelmente melro, mocho, morcego, e aves limícolas. Entre Vénus se pôr e Saturno nascer, poderemos observar Lua, enxames de estrelas, nebulosas, entre outros. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa
Duração: 2.15 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Quinta de Marim, Olhão, OLHÃO, FARO
Data:
08-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada
Os morcegos são seres misteriosos pelos seus hábitos noturnos e por possuírem uma incrível capacidade de se movimentarem no escuro. São, na realidade, pequenos mamíferos extraordinários com um papel importantíssimo nos ecossistemas e com os quais muito podemos aprender. Vamos fazer uma saída de campo para identificar as espécies presentes nas imediações do Rio Ave e conversar sobre as diversas curiosidades fascinantes deste grupo animal.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
14-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
A avifauna existe em todos os continentes, em vários habitats, muitas vezes tão perto dos humanos que nem fazemos ideia. Alguns habitats inseridos em paisagens urbanas escondem viajantes do mundo. Venha explorar esses habitats costeiros de Ponta Delgada.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
São Pedro (Ponta Delgada), PONTA DELGADA, R A ACORES
Data:
13-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós seleccionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem no concelho de Albufeira.
Esta atividade decorre na área protegida Reserva Natural proposta da Lagoa dos Salgados
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Geoparque Algarvensis, Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO,
Salgados, Albufeira, ALBUFEIRA, FARO
Datas:
17-07-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
27-07-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é um dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem no concelho de Faro.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Datas:
17-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
27-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é um dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem no concelho de Loulé.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa e na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Geoparque Algarvensis, Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO,
Quinta do Lago, Almancil, LOULÉ, FARO
Datas:
17-07-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
27-07-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Saída de observação de aves do rio Angueira, no Parque Ibérico de Natureza e Turismo de Aventura, focada na observação e compreensão da biodiversidade ao longo das margens. Esta atividade, acompanhada pelo especialista da associação Palombar, tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a avifauna local e a importância da conservação dos habitats naturais, promovendo a consciência ambiental de uma forma prática e divertida.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar
São Joanico, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
16-08-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Os morcegos são os únicos mamíferos com voo ativo e numa noite, algumas espécies, podem percorrer centenas de quilómetros para se alimentarem. No rio Vez quantas espécies andarão por lá? Esta atividade abordará diversos aspectos da biologia, ecologia e conservação dos morcegos, destacando a sua importância ecológica e as ameaças que enfrentam.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya , em colaboração com Virgínia Andreia Ferreira Murça Duro
Prozelo - Arcos de Valdevez, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
30-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Iniciaremos nossa aventura na pitoresca aldeia de Uva, onde daremos início a uma caminhada interpretativa por um caminho rural que nos levará até as margens do rio Angueira. Durante a caminhada, um guia especializado nos apresentará a biodiversidade local, destacando as diferentes espécies ribeirinhas que habitam a região. Esta atividade é uma excelente oportunidade para aprender sobre a biodiversidade local e apreciar a beleza natural do rio Angueira e seu entorno.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar
Data:
23-07-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Todos os dias podemos observar as subidas e descidas das marés na zona costeira sem pensar como estas variações afetam a vida marinha. Os ciclos de maré influenciam os diferentes habitats e, consequentemente, muitas espécies que neles habitam. Estas espécies possuem várias adaptações evolutivas que possibilitam a sua sobrevivência perante situações mais extremas, como a descida da maré e a posterior exposição ao Sol. Neste percurso os participantes terão a oportunidade de conhecer as diferentes espécies, que habitam o intertidal (zona entre marés), e como são afetadas pela decida e subida das marés.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Datas:
21-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Saída de campo para observação da biodiversidade (charcas, répteis, aves) com uma pequena caminhada.
Esta atividade será dinamizada por um especialista da Associação Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Município de Miranda do Douro
Sendim, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
19-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Saída de campo para observação da biodiversidade (charcas, répteis, aves) com uma pequena caminhada.
Esta atividade será dinamizada por um especialista da Associação Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Município de Miranda do Douro
Miranda do Douro, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
22-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e sociocultural. No entanto, todas as marés baixas, esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte, típico da região, desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades, ao promover a descida da temperatura da água, como sabem todos os que, no Verão, tentam mergulhar nestas águas.
Nesta atividade convidamo-lo(a) a colaborar com cientistas do grupo Coastalwarming do BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) e a submeter observações da vida marinha na zona entremarés através da aplicação MINKA. Num percurso pela Praia do Homem do Leme, vamos identificar espécies típicas desta zona, explorar a interligação entre o clima e a biodiversidade e ainda discutir as principais ameaças que estes ecossistemas enfrentam.
Junte-se a nós e contribua para a investigação em curso no BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) fazendo um registo fotográfico das várias espécies que aqui vivem.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Data:
09-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta atividade convidamos-te a colaborar com cientistas e submeter observações da vida marinha na zona entre-marés através da aplicação MINKA (https://minka-sdg.org/). Vamos guiar-te pela praia de Angeiras enquanto identificamos espécies típicas desta zona e explicamos a nossa investigação no CIBIO (https://cibio.up.pt/en/). Vamos explorar a interligação entre o clima e a biodiversidade e ainda discutir as principais ameaças destes ecossistemas. No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e socio-cultural. No entanto, todas as marés baixas, esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte, típico da região, desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades, ao promover a descida da temperatura da água, como sabem todos os que no verão tentam mergulhar nestas águas. Em Angeiras encontramos o limite sul de uma espécie que tem vindo a desaparecer, o esparguete do mar, entre outras. Junta-te a nós e contribui para a nossa investigação ao registar, com fotos, as várias espécies que aqui vivem.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Angeiras, MATOSINHOS, PORTO
Datas:
06-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
07-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
As borboletas são facilmente reconhecidas pelo olho humano e a sua monitorização pode ser usada para identificar a perda de biodiversidade no mundo dos insetos. Particularmente sensíveis às alterações climáticas, são excelentes indicadores da qualidade dos habitats naturais e da biodiversidade. Têm um papel fundamental como polinizadores, havendo muitas plantas que dependem delas para completarem o seu ciclo reprodutivo. Nesta saída de campo, pretende-se dar orientações para a observação e identificação de borboletas diurnas, num percurso urbano pelo rio Fervença no concelho de Bragança.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Data:
17-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Após o encontro dos inscritos na receção do Parque Biológico de Gaia, estes serão conduzidos em grupo ao local do parque onde decorrerá a armadilhagem luminosa não-letal de borboletas noturnas. Nesse local, serão dadas as informações essenciais sobre estas espécies de lepidópteros, nomeadamente como contribuir para um maior conhecimento das espécies de borboletas noturnas que existem em Portugal, explicar o funcionamento da Estação de Borboletas Noturnas do parque, explicar a importância que as borboletas noturnas têm para os ecossistemas, e sensibilizar para a sua conservação e dos seus habitats.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Datas:
16-07-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
25-07-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Na Estação da Biodiversidade de Santa Combinha encontram-se muitas espécies de árvores autóctones que contribuem para a diversidade de borboletas nesta área. Este animais têm um papel fundamental como polinizadores e há muitas plantas que dependem delas para completarem o seu ciclo reprodutivo. As alterações climáticas e a ação humana, como a exploração de monoculturas, são as principais ameaças deste grupo de insetos. Um mundo sem borboletas seria um mundo menos colorido.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Santa Combinha - Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
21-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
Venha passar a manhã com a Polícia Marítima!
Assista a uma breve apresentação do Programa de Cidadania Marítima (PCM) na sala de reuniões da Polícia Marítima de Faro, dada por elementos do Comando Local da Polícia Marítima. De seguida, terá a oportunidade de fazer um batismo de mar nas águas da Ria Formosa, a bordo de uma embarcação da Polícia Marítima.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Datas:
18-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
25-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
01-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
05-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
12-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Num percurso de seis quilómetros ao longo do Corredor Ecológico do Almonda convidam-se os participantes a explorar a biodiversidade associada aos ecossistemas ribeirinhos, desde a fauna e flora até fungos e líquenes.
Passaremos por antigas construções de utilização de água até à geodiversidade marcada por tufos calcários, que se formam pela precipitação de carbonatos sobre sedimentos e restos orgânicos, como caules, folhas e troncos de plantas.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Torres Novas, TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
25-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Como se produzem as plantas nativas dos Açores para restaurar o habitat do priolo? Acompanhe esta visita aos viveiros de plantas nativas dos Açores e fique a saber como se produzem estas plantas utilizadas no restauro ecológico para a conservação do priolo Pyrrhula murina em São Miguel.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Santo António Nordestinho, NORDESTE, R A ACORES
Data:
10-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta atividade, os participantes vão criar uma sementeira com recurso a sementes de plantas nativas do Vale do Côa - recolhidas nos terrenos do Museu do Côa quando possível, ou disponibilizadas com o objetivo de criar um canteiro de plantas aromáticas e medicinais, que os participantes vão ajudando a criar gradualmente. Durante a atividade os participantes são instruídos sobre a importância da utilização de plantas nativas e consciencializados para a quantidade de espécies de flora invasora existentes no nosso país. No final, os participantes podem levar um pequeno recipiente com a sua semente para transplantar para o seu jardim.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
23-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Uma viagem desde a prospeção, escavação, laboratórios, decalques, estudo dos utensílios e preparação para a exposição ao público de arte rupestre.
As famílias vão ter a oportunidade de conhecer todo o trabalho que é feito pelo arqueólogo sempre que investiga vestígios deixados pelos povos antigos, criando hipóteses em torno desses vestígios para entender como seriam os seus costumes e tradições, assim como as formas de vida familiares, sociais, políticas, entre outras.
O arqueólogo investiga sítios arqueológicos, em busca de marcas que foram deixadas no território pelos povos para poder entender, por exemplo, como eles viviam, ou como fizeram a ocupação daquele espaço.
O trabalho de campo resume-se muito à exploração do território, na procura de vestígios e objetos antigos. No entanto, o arqueólogo também passa por uma fase de pesquisa, na qual o profissional analisa todos os materiais que foram recolhidos durante as escavações.
Para realizar análises corretas desses objetos, o arqueólogo – que também é um cientista e pesquisador – utiliza o método de investigação científica. O seu trabalho inclui pesquisa, busca de informações e evidências, catalogação dos objetos encontrados, comprovações de teorias e hipóteses, e divulgação de conclusões.
O trabalho do arqueólogo funciona frequentemente em equipa, pois precisa do conhecimento de outros profissionais, como os antropólogos, historiadores, paleontólogos, químicos, biólogos e matemáticos.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
18-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Gostaria de saber que aves pode encontrar na Ria Formosa? Vamos estar junto à ponte do Gigi, num ponto fixo, a observar aves com o apoio de binóculos e telescópios. Apareça à hora que quiser, passe um bocado connosco e fique a conhecer algumas das espécies que se podem observar aqui, nesta altura do ano! Esta ação de sensibilização é aberta a todos os curiosos, sendo ideal para principiantes nesta aventura da observação de aves. Esta atividade desenvolve-se no âmbito do projeto Life Ilhas Barreira e decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Ponte da Quinta do Lago, Faro (Ponte do Gigi) - https://goo.gl/maps/omkqKLBk3VGDegUNA, FARO, FARO
Data:
20-07-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
Descubra as aves de forma diferente! De ossos nas mãos, encontre as diferenças e adaptações das aves ao seu modo de vida e conheça melhor as aves. Nesta atividade encontre os ossos, identifique-os e diga-nos de que ave se trata. Atividade adaptada a todas as idades.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Nordeste (Pedreira), NORDESTE, R A ACORES
Data:
27-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Nas margens do rio Alviela, a bióloga Ana Pêgo traz-nos um livro infinito! Tomando como ponto de partida os ciclos da natureza (água, estações do ano, lua, e ciclos de vida de plantas e animais) vamos construir um livro que mostra a capacidade de transformação e constante renovação da natureza. Dentro de um livro infinito vamos guardar um pouco da natureza infinita.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Data:
04-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A floresta Laurissilva é uma floresta composta por imensas espécies, cada uma com muita beleza. Nesta atividade propomos que venha conhecer o Centro Ambiental do Priolo e que depois façamos um passeio pelo jardim de endémicas com espaço para desenhar a Laurissilva. Contaremos com os UrbanSketchers para desenhar a Laurissilva e, quem sabe, dar umas dicas de desenho. Junte-se a nós nesta aventura.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Nordeste (Pedreira), NORDESTE, R A ACORES
Data:
14-09-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
Jogo de pistas para descobrir a importância de conservar as nossas florestas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Datas:
09-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
As mudanças climáticas com que nos deparamos, assim como as suas consequências ao nível da biodiversidade, exigem-nos uma melhor compreensão dos princípios evolutivos mas também uma crescente necessidade do pensamento baseado em evidências e de uma maior literacia científica. Deste modo, e a partir duma espécie de caracol marinho (Littorina saxatilis), bastante comum nas nossas praias rochosas, que apresenta uma grande variedade e padrões de cores, vamos tentar responder à pergunta “A que se deve esta imensa variedade de cores?” Neste projeto de ciência cidadã, os participantes irão (juntamente com os organizadores) identificar caracóis da espécie-alvo e fotografá-los, juntamente com o seu substrato. As fotografias (assim como informação sobre a sua localização) serão colocadas numa base de dados online através do nosso formulário. Após uma fase de análise de dados, de modo a testar, por exemplo, se cor das conchas é afetada pelo substrato e outras características ambientais, realizaremos uma apresentação para os participantes (e outros interessados) que resumirá os resultados para discussão. A divulgação do projeto será também efetuada ativamente através das redes sociais e, caso os resultados justificarem, o projeto resultará numa publicação científica.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
03-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade consiste na observação de bioluminescência. A bioluminescência é um processo que se origina com a transformação da energia de moléculas orgânicas em energia luminosa, que é emitida por estruturas especializadas. Nesta atividade poderão observar-se diferentes animais noturnos e astros, entre outras coisas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
27-07-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
Num percurso de cerca de cinco quilómetros é possível observar dois elementos característicos da geologia e geomorfologia associada ao “carso”, uma fórnea e um canhão fluviocársico.
Saímos de Fungalvaz em direção à fórnea, um anfiteatro natural, onde se encontram também duas grutas com ocupação pré-histórica, datadas do Paleolítico. Pelo caminho observa-se vegetação típica mediterrânica, com as suas árvores e matos.
Continuamos ao longo da Ribeira da Beselga, percorrendo o seu vale encaixado e escavado - um canhão fluviocársico, ao longo de um bosque e de alguma vegetação ripícola.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Assentiz, Fungalvaz, TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
28-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
A Ponta da Piedade é uma zona cársica que, juntamente com a ponta João D’Arens e o Cabo Carvoeiro, é considerada um geossítio registado e de importância no património geológico. Possui arbustos, herbáceas e espécies arbóreas típicas mediterrâneas, mas também muitas espécies invasoras, avifauna com estatuto vulnerável e uma boa variedade de insetos. Nesta saída podemos também compreender o risco geomorfológico associado a uma zona cársica e observar todas as suas geoformas características.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Data:
28-08-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
Já conheces a Bioreserva da Morena da associação Milvoz? Não? Então vem connosco descobrir esta bioreserva ao longo desta caminhada interpretativa. Situada a sul de Coimbra,a Bioreserva da Morena é um dos últimos símbolos identitários das paisagens cársicas que existem no nosso concelho. Estende-se ao longo de 8 hectares, deslumbrando-nos com um mosaico de habitats variadíssimo dominados por vegetação mediterrânica, da qual se destaca o carvalho-português por ter associado a si uma das espécies mais icónicas do local, a vaca-ruiva. É o local de acolhimento para espécies de mamíferos como o corço, a raposa e a gineta. Também a avifauna encontra nesta bioreserva as condições de excelência para nidificar, sendo bastante fácil o avistamento de pica-paus, de milhafres e, até à destruição da envolvente, do bufo-real, uma das maiores aves de rapina da Europa. Além da riqueza natural, apresenta ainda resquícios das antigas práticas agrícolas que ali existiam como os muros de pedra, as cortelhas (abrigos) e as levadas de água para regadio. No topo da encosta surge a gruta da Morena que dá o nome à bioreserva e que serve de abrigo para os morcegos que se alimentam nas suas imediações. Perante esta riqueza de vida, a Milvoz desenvolve a gestão ambiental deste espaço de modo a garantir a conservação e maturação da floresta autóctone existente, protegendo a saúde desta paisagem única bem como toda a biodiversidade dela dependente. Nesta caminhada interpretativa, vem descobrir esta natureza, à procura da vaca-ruiva, verdadeiro bio-indicador da saúde deste habitat. Vem ligar-te à natureza e aprender como a saúde dos ecossistemas, dos animais e dos humanos é só uma! (Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) e a associação Milvoz-APCN)
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Centro de Investigação Vasco da Gama
Bioreserva da Morena (entrada Casa Telhada), Cernache, Coimbra
Data:
15-08-2024 19:30 - Ação já em curso / terminada
Já conheces a Bioreserva Senhora da Alegria da associação Milvoz? Não? Então vem connosco descobrir esta bioreserva ao longo desta caminhada interpretativa. A Bioreserva Senhora da Alegria localiza-se numa encosta íngreme orientada a norte, entre as povoações de Almalaguês e Rio de Galinhas, a quinze quilómetros da cidade de Coimbra. Sobre os seus solos areníticos, desenvolve-se um frondoso coberto vegetal com características atlântico-mediterrânicas, estabelecendo-se nas zonas mais húmidas e sombrias um bosque de folhosas, onde domina o carvalho-alvarinho e o castanheiro, ao passo que nas cabeceiras mais expostas e secas impera o bosque mediterrânico, abundante em espécies como o sobreiro e o medronheiro. Ao fundo da encosta, correm as águas permanentes do ribeiro dos Polomos, bordejado nos seus troços por aveleiras e salgueiros.
Esta encosta alberga um leque muito rico de biodiversidade, com particular destaque para as aves florestais, mesocarnívoros e ungulados, bem como répteis e anfíbios.
Em altura, nas copas, poderá ter a sorte de avistar espécies emblemáticas como o açor, o dom-fafe, o pica-pau-malhado-pequeno ou a trepadeira-azul, bem como o energético esquilo-vermelho.
Embrenhados no sub-bosque denso, todas as atenções são poucas para detetar o corço, a gineta, o texugo ou a fuinha, espécies esquivas e mais ativas nos extremos do dia.
Nos recantos mais húmidos e nas linhas de água, vale a pena procurar a rã-ibérica, a salamandra-lusitânica, o sapo-parteiro e o lagarto-d_água, espécies carismáticas destes habitats. Perante esta riqueza de vida, a Milvoz desenvolve a gestão ambiental deste espaço de modo a garantir a conservação e maturação da floresta autóctone existente, protegendo a saúde desta paisagem única bem como toda a biodiversidade dela dependente.
Nesta caminhada interpretativa, vem assistir à devolução à natureza de um jovem milhafre preto (Milvus migrans) pelo CERVAS. Vem ligar-te à natureza e aprender como a saúde dos ecossistemas, dos animais e dos humanos é só uma!
(Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) e a associação Milvoz-APCN em parceria com o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens))
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Centro de Investigação Vasco da Gama
Bioreserva Senhora da Alegria, Almalaguês, Coimbra
Data:
05-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
A estação de biodiversidade da Boca do Rio encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Junto à praia encontra-se uma pequena zona húmida, designada por Paul da Lontreira. A ribeira segue para o interior num pequeno caniçal, rodeado por um pinhal. Este local é ideal para encontrar algumas espécies de libélulas e libelinhas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Salema - Boca do Rio, VILA DO BISPO, FARO
Data:
22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Lousada possui um importante património molinológico que alberga não são um importante espólio patrimonial, como está enquadrado em longo do rio Sousa e de toda a biodiversidade ribeirinha. Com esta atividade vamos descobrir o Moinho do Meio, um moinho de água ainda em funcionamento há mais de um século e toda a fauna e flora que vivem no rio Sousa. Haverá ainda tempo para aprender sobre o funcionamento dos moinhos e quem sabe, até provar alguma iguaria! Esta atividade decorre no Parque Molinológico e Florestal do Sousa, equipamento ambiental da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (https://www.sousasuperior.pt/).
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Câmara Municipal de Lousada
Data:
31-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Os quirópteros estão representados por aproximadamente 1100 espécies a nível mundial, 40 europeias e 27 em Portugal. Tendo em conta que são predadores vorazes de insetos, a sua função ecológica é importantíssima. A maior parte das espécies encontram-se protegida pela Convenção de Berna (Decreto-Lei n.º 316/89 de 22 Setembro), Convenção de Bona (Decreto-Lei n.º 103/80 de 11 Outubro) e Diretiva Habitats (Decreto-Lei n.º 140/99 de 24 de Abril com nova redação dada pelo 49/2005 de 24 de Fevereiro). Algumas espécies deste grupo faunístico encontram-se catalogadas entre as mais vulneráveis, devendo ser objeto de medidas no sentido de se manter o seu estado de conservação favorável. A sensibilização assume um papel primordial para a consciencialização da população, com o objetivo de criar empatia e despertar sensibilidade na preservação e conservação deste grupo faunístico. Esta iniciativa tem por objetivo alertar para a importância da conservação dos morcegos e desmistificar preconceitos e superstições sobre este grupo. Trazer casaco (as noites são frias) e calçado confortável.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Capela de São Frutuoso de Teixedo, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
31-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Na Escola do Lobo Ibérico, na aldeia de Vale de Frades, durante uma tarde, será realizada uma atividade educativa destinada a crianças, focada na biologia, ecologia e conservação do lobo-ibérico. Esta atividade inclui um conjunto de jogos e atividades práticas que visam aumentar o conhecimento sobre a fauna local de uma forma divertida e interativa. Uma tarde repleta de animação e jogos educativos que abordam anatomia do lobo e do cão, compará-las e analisá-las, proporcionando uma compreensão mais profunda das diferenças e semelhanças entre estas espécies. Os participantes são convidadas a criar réplicas de pegadas de lobo, raposa, corço, veado e javali utilizando moldes e argila. O objetivo é ensinar sobre a identificação destes indícios deixados pelos animais na natureza, promovendo o entendimento sobre o comportamento e os habitats da fauna local. Estas atividades são projetadas para promover a aprendizagem e a conscientização sobre a conservação da fauna local, com especial destaque para o lobo-ibérico.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar
Vale de Frades, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
13-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta ação, os participantes terão a oportunidade de visitar a mata da Conceição e conhecer a sua fauna e flora. Este espaço é uma área de refúgio de várias espécies como javali, coelho bravo, raposa, papa-figos, repteis, entre outros.
Neste parque é ainda possível encontrar uma pequena manada de gamos (Dama dama) em regime de semicativeiro.
Junte-se a nós nesta visita e, quem sabe, poderá ter a oportunidade de alimentar os gamos com a ajuda de um funcionário do município de Tavira!
A atividade decorrerá no Perímetro Florestal da Conceição de Tavira com uma área de 457 hectares.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Município de Tavira - CMT
Datas:
23-07-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
11-09-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
Há muita vida à noite. Venha descobri-la conosco no Miradouro das Urzeiras na Serra Branca.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Santa Cruz, SANTA CRUZ DA GRACIOSA, R A ACORES
Data:
06-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada
Sabia que os morcegos comem cerca de metade do seu peso em insetos, por noite? E que formam colónias de 1000 a 2000 indivíduos por m2? Observe a vida dos morcegos cavernícolas através de câmaras de infravermelhos e acompanhe a saída destas espécies para caçar. Descubra mais curiosidades sobre os morcegos e saiba quais as espécies presentes no Alviela.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Olhos de Água do Alviela – Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Datas:
19-07-2024 19:30 - Ação já em curso / terminada
26-07-2024 19:30 - Ação já em curso / terminada
03-08-2024 19:30 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 19:30 - Ação já em curso / terminada
Participe numa experiência fascinante na Lagoa Pequena, onde aprenderemos sobre morcegos e contribuiremos para a sua conservação. Este evento é perfeito para entusiastas da natureza, famílias e qualquer pessoa interessada em descobrir mais sobre estes incríveis mamíferos voadores.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Data:
14-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influência das marés. Estas zonas têm lamas, sapais e pântanos que são habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estuários são usados nas rotas de migração e de reprodução de alguns peixes marinhos e também de água doce, funcionando como autênticas “maternidades”! A ação inclui um percurso pedestre em passadiços com paragens em pontos de observação de aves e identificação da fauna e flora do local. Os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queira pode levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é nas traseiras do Clube Náutico ao lado da estrada e zona de estacionamento, a equipa responsável vai estar a aguardar pelos participantes e é facilmente identificável. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Fão - Esposende, ESPOSENDE, BRAGA
Datas:
20-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
Apesar de atrair a atenção de muitos, o lobo-ibérico continua a ser alvo de desconhecimento por grande parte da população portuguesa. No entanto, só se consegue debater sobre a conservação deste animal conhecendo as suas características e estratégias de sobrevivência, desde a alimentação às dinâmicas sociais. Com esta atividade propomos isso mesmo, um serão envolvente no Parque Natural de Montesinho e na presença de biólogos da Palombar, especialistas na espécie, que procurará introduzir o participante à biologia e ecologia do lobo. A atividade incluirá também um percurso pedestre, interpretado pelos formadores, onde poderão ser apresentadas algumas técnicas de identificação de indícios de presença, não só do lobo mas também de outras espécies que compõem o seu habitat.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Rio de Onor, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
25-08-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada
Vamos vestir o papel do biólogo na preparação das visitas ao borboletário: preparação do espaço para receber os visitantes, e cuidar das lagartas, crisálidas e borboletas.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 2.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia , em colaboração com Parque Ambiental de Santa Margarida
Santa Margarida da Coutada, CONSTÂNCIA, SANTAREM
Datas:
10-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Esta ação pretende dar a conhecer uma espécie ameaçada em Portugal, o lobo-ibérico, em particular a sua biologia e ecologia. Os participantes serão também informados sobre os perigos que a espécie corre e sobre os trabalhos desenvolvidos no nosso país para a conservação deste predador.
O ponto de encontro será 10 minutos antes do início da atividade.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Grupo Lobo
Datas:
18-07-2024 19:00 - Ação já em curso / terminada
25-07-2024 19:00 - Ação já em curso / terminada
01-08-2024 19:00 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 19:00 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 18:30 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 18:30 - Ação já em curso / terminada
05-09-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
12-09-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
A zona intertidal, entre marés, situa-se entre o nível mais alto da preia-mar e o nível mais baixo da baixa-mar, apresentando condições muito variáveis devido a emersões e imersões alternadas de acordo com o ciclo das marés. Estas zonas servem de refúgio para organismos mais pequenos e para muitas espécies esta zona funciona como maternidade. Guiados por biólogas, os participantes vão explorar as zonas rochosas da praia de São Bartolomeu do mar e ficar a conhecer os organismos que habitam as poças de maré. A ação inclui a exploração da zona rochosa na praia e, por isso, os participantes devem levar vestuário e calçado adequado (botas de montanha, sapatilhas adequadas ou botins de mergulho, chapéu, protetor solar). Por favor NÃO utilizar chinelos nem ir descalço, os participantes podem ferir-se nas rochas. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Datas:
22-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
24-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
26-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Através de várias ferramentas de trabalho, uma equipa de vigilantes da natureza do Parque Natural do Douro Internacional vai mostrar como levam a cabo algumas das atividades que desempenham no seu dia-a-dia, tais como monitorização de avifauna, fotoarmadilhagem de mamíferos, fitossanidade, entre outras.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas / APGVN – Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza
Lagoaça, FREIXO DE ESPADA À CINTA, BRAGANCA
Data:
31-07-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada
A mata nacional de Barão de São João está em área de Rede Natura 2000 e pertence ao Sítio Costa Sudoeste. As matas são geridas pelo ICNF e são de importância nacional, para a manutenção dos recursos silvícolas, na manutenção dos recursos hídricos, para a fixação e manutenção do solo, para a promoção da biodiversidade e para beneficiar o clima.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Barão de São João, LAGOS, FARO
Data:
16-08-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
O Safari TT Castelo Rodrigo & Douro Internacional é um convite à descoberta do património natural e cultural do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
A aldeia histórica de Castelo Rodrigo é o primeiro ponto de interpretação do património onde se avista, com umas vistas soberbas, o planalto com alguns pontos de paragens da nossa aventura.
A primeira paragem é na Barragem de Santa Maria de Aguiar, uma massa de água que abastece o concelho, e um dos melhores locais da Beira Alta para observar aves aquáticas como o mergulhão-de-crista. Adicionalmente, nas zonas envolventes também é possível encontrar um bom leque de aves terrestres, desde as grandes aves planadoras aos pequenos passeriformes, o que faz desta zona uma das mais ricas da região em termos avifaunísticos.
De seguida iremos explorar as aves que vivem nas escarpas, também conhecidas como aves rupícolas. Na capela de Santo André poderá apreciar a magnífica paisagem que o vale do rio Águeda internacional proporciona. Uma garganta fluvial formada por vertentes escarpadas e um dos melhores locais para observar as colónias de abutres, como o grifo (Gyps fulvus), e outras aves das escarpas, como a escassa águia-de-bonelli (Aquila fasciata). Neste local ainda se encontram vestígios de um antigo castro, sendo os dois berrões (esculturas de porcos), situados no acesso ao adro da capela, um exemplo dessa ocupação primitiva.
No regresso iremos atravessar habitats agrícolas e florestais, podendo ser avistadas espécies de aves associadas a estes habitats, e ainda visitar o local onde, a 7 de Julho de 1664, teve lugar a Batalha da Salgadela, existindo no local o Padrão de Pedro Jacques de Magalhães.
Aventure-se à descoberta neste Safari TT e deixe-se maravilhar por Figueira de Castelo Rodrigo, este magnífico território da natureza!
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com AMBIEDUCA
Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
26-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Não é só o Winnie-the-Pooh que gosta de mel, os ursos também, e em Portugal já se registaram algumas visitas deste animal a apiários presentes no Parque Natural de Montesinho. Curiosos? Então juntem-se a nós, ao engenheiro florestal Alejandro Nieto e aos produtores de mel Apimonte para conhecer de perto este animal, aprender sobre processo de produção de mel e explorar os contornos da relação entre os dois.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Data:
28-08-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas protegidas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão observar e aprender a identificar as aves mais comuns da região bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais. Esta atividade irá decorrer no Esteiro da Carrasqueira, Castro Marim.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Castro Marim, CASTRO MARIM, FARO
Data:
15-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Aldeia Nova (Monte Gordo), VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, FARO
Data:
30-07-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
Uma atividade de observação de aves em família, ou para iniciantes que querem descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade de um dos melhores locais de observação de aves da Europa - o Ludo/Ria Formosa!
Percurso de cerca de 2km de caminhada, plano e adequado para cadeira de rodas. Levaremos binóculos e guia de aves, mas os participantes são encorajados a utilizarem o próprio material ótico, se assim for possível.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Datas:
04-08-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Data:
12-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Data:
15-07-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Sapal de Venta Moinhos Castro Marim, CASTRO MARIM, FARO
Data:
07-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Data:
07-09-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
A Ria de Alvor é maior zona húmida do Barlavento Algarvio, está inserida na Rede Natura 2000 e listada na Convenção de Ramsar. Aqui já foram observadas mais de 300 espécies de aves, mas anualmente é possível observar cerca de 180. Na zona do estuário encontram-se algumas espécies de limícolas, como é o caso do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) e do Pernilongo (Himantopus himantopus), que nidificam na área. Durante todo o ano é possível observar Garças, Flamingos, Colhereiros e Gaivotas. A existência de grande variedade de habitats (sapal, estuário, salinas, campos agrícolas), permite a existência de muitas espécies de aves.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Mexilhoeira Grande, PORTIMÃO, FARO
Data:
23-08-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
Nesta saída de campo vamos conhecer melhor as aves do concelho de Castelo Branco. A saída compreenderá a visita a alguns pontos interessantes para observar aves na região.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova
Castelo Branco, CASTELO BRANCO, CASTELO BRANCO
Data:
14-09-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
Nesta saída de campo vamos conhecer melhor as aves do concelho de Nisa. A saída compreenderá a visita a alguns pontos interessantes para observar aves na região.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova
Nisa, NISA, PORTALEGRE
Data:
17-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta saída de campo vamos conhecer melhor as aves do concelho de Proença-a-Nova. A saída compreenderá a visita a alguns pontos interessantes para observar aves na região.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova
Proença-a-Nova, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
01-09-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta saída de campo vamos conhecer melhor as aves do concelho de Vila Velha de Ródão. A saída compreenderá a visita a alguns pontos interessantes para observar aves na região.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova
Vila Velha de Ródão, VILA VELHA DE RÓDÃO, CASTELO BRANCO
Data:
27-07-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
Saída de campo para observação e identificação de borboletas noturnas recorrendo ao método de armadilhas luminosas. Através da amostragem de indivíduos, esta atividade tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância ecológica deste grupo menos conhecido, e contribuir para o seu conhecimento e conservação.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Associação ALDEIA
Data:
03-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Apanhar e identificar as borboletas noturnas do Parque Ambiental de Santa Margarida
Duração: 1.30 Horas
Preço: 2.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia , em colaboração com Parque Ambiental de Santa Margarida
Santa Margarida da Coutada, CONSTÂNCIA, SANTAREM
Data:
07-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que existem no Parque Arqueológico do Vale do Côa, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida (e caraterísticas como o bico, dimorfismo sexual, alimentação e som), durante o percurso efetuado pela embarcação desde a Canada do Inferno até ao Fariseu. Aí ainda será realizada uma visita guiada ao núcleo de arte rupestre.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 16.70 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com José Jambas _Oriolus
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
21-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada
Conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que existem no Parque Arqueológico do Vale do Côa, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida (e caraterísticas como o bico dimorfismo sexual, alimentação e som), durante o percurso efetuado pela embarcação desde a Canada do Inferno até ao Fariseu.
Aí será realizada uma visita guiada ao núcleo de arte rupestre do Fariseu.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 16.70 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com António Monteiro-Cibio-Biopólis
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
18-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
20-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Desenvolvimento de atividades da interpretação do quotidiano por parte de homens e mulheres do Paleolítico Superior: recriar a produção e utilização de armas de caça e produção de fogo. A oficina é focada numa pequena história em torno do quotidiano do homem do Paleolítico Superior, com explicação de atividades como o fogo, o talhe de ferramentas em pedra, o afeiçoamento de ferramentas em osso, a caça, a alimentação, a arte rupestre, entre outros. A atividade é feita respeitando os processos, as técnicas e as matérias-primas vigentes neste período particular da história do homem.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
19-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
O arquipélago dos Açores, pela sua posição geográfica, é abrigo para centenas de espécies e algumas destas podem ser vistas em Ponta Delgada. Neste percurso que nos levará entre o Museu Carlos Machado e a Avenida Infante Dom Henrique, iremos aprender a distinguir as diferentes espécies, e perceber como se adaptaram tão bem às cidades. Em parceira com a SPEA Açores (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
A Reserva Ornitológica do Mindelo, a primeira área protegida em Portugal, destacou-se inicialmente pela sua riqueza e pelo papel essencial que desempenha para as aves. No entanto, é também verdadeiramente excecional pela diversidade de espécies de anfíbios que acolhe, sem paralelo na região. Nesta saída de campo, acompanhados pela investigadora Marisa Naia, vamos entrar no mundo dos anfíbios, conhecer os seus hábitos e ficar a saber mais sobre esta área protegida e sua importância.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Areia, VILA DO CONDE, PORTO
Data:
06-09-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Com a chegada da época balnear há maior procura pela praia. A qualidade da água do mar é um fator importante quando veraneantes escolhem as suas praias. Um dos métodos utilizados pelos cientistas passa pela amostragem e identificação de espécies (bioindicadores) que nos permitem aferir a qualidade da água do mar. Deste modo, os participantes irão aprender como se fazem amostragens e identificar algumas das espécies no local de modo a aferir a qualidade da água. Esta atividade é dinamizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Data:
21-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Com a chegada da época balnear há maior procura pela praia. A qualidade da água do mar é um fator importante quando veraneantes escolhem as suas praias. Um dos métodos utilizados pelos cientistas passa pela amostragem e identificação de espécies (bioindicadores) que nos permitem aferir a qualidade da água do mar.
Deste modo, os participantes irão aprender como se fazem amostragens e identificar algumas das espécies no local de modo a aferir a qualidade da água.
Esta atividade é dinamizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Centro Ciência Viva do Algarve e Centro Ciência Viva de Tavira.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Data:
03-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Apesar de a opinião pública relativamente aos pequenos mamíferos (grupos dos roedores e dos insetívoros) ser geralmente pouco favorável, pois são muitas vezes considerados pestes e, por vezes, estão associados à propagação de doenças, estes animais desempenham um papel fundamental nos ecossistemas. São as principais presas de mamíferos carnívoros, aves de rapina e répteis, são consumidores primários e dispersores de sementes, desempenham um papel importante na oxigenação e permeabilidade dos solos e dão um relevante contributo para a minimização das pragas de insetos. Com as investigadoras do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO Soraia Barbosa e Sara Sampaio vamos conhecer a investigação e as metodologias utilizadas no campo neste importante grupo animal e descobrir que espécies existem na Reserva Ornitológica do Mindelo e respetiva importância ecológica.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Mindelo, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
25-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
26-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Preparados/as para registar chapas incríveis de Natureza a partir do abrigo fotográfico da Reserva da Faia Brava?
Vamos daí! De olho atento, dedo ágil e na companhia de um ornitólogo, partiremos para grandes descobertas pela biodiversidade que habita a Faia Brava.
Esta atividade é organizada pela Casa da Cisterna em parceria com a Faia Brava Associação de Conservação da Natureza.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Casa da Cisterna
Figueira de Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Datas:
23-07-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
30-07-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
A lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande variedade de espécies de aves.
Parta à descoberta da maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Nadadouro, Caldas da Rainha, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
26-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Depois da utilizada, a água é encaminhada para tratamento e valorizada, sendo depois devolvida ao meio natural. A Fábrica de Água da Charneca, principal infraestrutura de saneamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos, contribuiu para a despoluição deste ecossistema. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.
Visite a Fábrica de Água da Charneca guiada pela empresa Águas do Tejo Atlântico, e de seguida parta à descoberta das maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO. Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Data:
29-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
A polinização não acontece só através da abelha-do-mel! Torna-se cada vez mais importante proteger todos os insetos polinizadores, que nos permitem ter todas as plantas de que gostamos, sejam elas comestíveis ou ornamentais.
Esta atividade permite aos participantes criar estruturas que são colocadas ao ar livre para aumentar o número de abrigos para polinizadores solitários, que não vivem em colmeias. Estas estruturas podem ser colocadas nos núcleos de gravuras, arredores do museu e ao longo do Passadiço do Côa, aumentando a consciencialização ambiental para esta problemática. Quadros informativos, utilizando materiais reutilizados numa perspetiva de economia circular, também serão desenvolvidos.
Nesta oficina também vamos explorar a natureza em torno do Museu do Côa, com o objetivo de encontrar materiais para produzir pincéis artesanais. Vamos estar atentos sobretudo às formas, texturas, consistência, e vamos recolher ramos, galhos, ervas, flores ou penas de aves.
Depois, com o materiais que recolhemos, vamos criar os nossos pincéis e fazer uma pintura coletiva ao ar livre.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Abigail Ascenso_Ilustradora
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
04-09-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
A natureza é por si só uma fonte de inspiração artística, no entanto, nem sempre conseguimos ver para além da sua funcionalidade no ecossistema. Com esta atividade, iremos conhecer o património natural da Mata de Vilar, com destaque para as espécies de flora e arvoredo desta floresta emblemática. Ao longo do percurso serão recolhidos elementos naturais, que juntamente com outros recursos do dia-a-dia, serão usados na construção coletiva de uma escultura, inspirada nos conceitos de Land Art. Esta atividade decorre na Mata de Vilar, um dos equipamentos ambientais da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (https://www.sousasuperior.pt/).
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Câmara Municipal de Lousada
Vilar do Torno e Alentém, LOUSADA, PORTO
Data:
07-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Visita guiada através de uma área menos explorada do Parque Florestal de Monsanto, na qual se percorrem trilhos e zonas florestais mais abertas, em busca de vários tipos de vestígios deixados pelos animais residentes. Para além do som das aves e do restolhar de animais no solo, muito de pode descobrir através de um olhar mais atento, do olfato ou de um ouvido apurado.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa - Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Centro de Interpretação de Monsanto Estrada do Barcal, Monte das Perdizes Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
28-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
10-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Uma depressão com fundo plano repleta de nascentes temporárias causadas por vários ribeiros que se perdem no solo. Um monumento único, característico das regiões calcárias, a separar o planalto de Santo António da Serra d’ Aire do planalto de São Mamede. O polje de Mira-Minde é o maior da região, tendo 4000 metros de comprimento e 1800 metros de largura máxima. No inverno, o polje enche-se de água originando um grande lago no qual as espécies florestais e animais se desenvolvem, chegando a água a atingir uma profundidade de oito metros em algumas zonas. Neste percurso vamos visitar alguns dos principais pontos de interesse deste local único no PNSAC, abordar a sua formação e visitar algumas das nascentes associadas, algares e outras estruturas naturais e construídas que se encontram na base deste lago temporário. Aproveitamos também para conhecer um pouco da cultura e dos usos e costumes desta comunidade que aqui vive desde os alvores da nacionalidade e que até tem um linguajar próprio, fruto dos tempos em que os homens percorriam o país a vender as tão conhecidas mantas mindericas.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Data:
01-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Jogo de estimulação dos sentidos que tem por objetivo descobrir o intruso entre vários elementos naturais do Parque Biológico.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Datas:
06-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
20-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Há muita vida à noite. Venha descobri-la conosco no Parque de Endémicas da Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no Nordeste.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Nordeste (Pedreira), NORDESTE, R A ACORES
Data:
31-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada
Numa época em que o mundo atravessa fortes transformações a nível global e uma perda de biodiversidade acelerada, é urgente agir para salvar a biodiversidade em risco. Nesta atividade vamos visitar o rio Fresno e ficar a conhecer as plantas aquáticas nativas e as invasoras que as estão a ameaçar. As espécies Invasoras estão entre as principais causas de perda de biodiversidade. Nos meios aquáticos, a dispersão de novas espécies invasoras pode ser acelerada pela corrente dos rios e rapidamente estão a substituir as espécies nativas e a alterar o funcionamento dos ecossistemas, já fragilizados por outras ameaças como a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Muitas plantas aquáticas estão ameaçadas ou mesmo desaparecidas e a precisar da nossa ajuda.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Palancar, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
25-07-2024 - Ação já em curso / terminada
A necessidade de água sentida no Planalto de Santo António durante os meses de estio, apenas poderia ser suprida com a criação de reservatórios que recolhessem toda a água possível, até à mais pequena gota, da que caía abundantemente dos céus nos meses de inverno. Para isso, aproveitaram-se algumas cavidades naturais na rocha, na maioria das vezes preenchidas por bolsas de “terra rossa”, que era extraída para as chamadas “terras de milho”, onde semeavam os víveres necessários à sua sobrevivência. Apesar da propriedade privada prevalecer em todo o planalto, em que cada família detinha uma ou mais cisternas que garantiam as suas necessidades deste bem essencial, eram frequentes as várias estruturas comunitárias nas várias localidades serranas, salvaguardando que até as famílias mais pobres tinham as suas reservas garantidas. A estas estruturas comunitárias chamavam de “Pias do Povo”, como era o caso do complexo da Pia Corseira, onde ainda hoje existe a pia comunitária assim designada. Neste percurso vamos visitar alguns dos principais pontos de interesse deste núcleo central do PNSAC, falar um pouco da sua formação e visitar exemplares de cisternas existentes na freguesia de Serra de Santo António. Aproveitamos também para conhecer um pouco da cultura e dos usos e costumes desta comunidade que, durante séculos, viveu praticamente isolada do mundo, mas com muitas estórias para contar.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Serra de Santo António, ALCANENA, SANTAREM
Data:
21-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Desde tempos longínquos que o atum é uma importante fonte de alimento para as populações das zonas costeiras. Os romanos, e outros povos que ocuparam o Algarve, exploraram este recurso deixando um legado para as populações atuais. Num passado mais recente, a pescaria de atum estava organizada em Portugal por arraiais, sítios onde os pescadores e as respetivas famílias habitavam durante a pescaria. Nesta ação visitaremos o arraial dos 3 Irmãos para explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento das populações que deste dependiam. A atividade é dinamizada em parceria com a Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo.
Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Lais de Guia
Pedras de El-Rei, Santa Luzia, Tavira, TAVIRA, FARO
Datas:
-- - Ação já em curso / terminada
02-08-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada
Neste safari noturno iremos embarcar numa aventura educacional, onde poderás conhecer e observar espécies noturnas de diferentes grupos da nossa fauna como mamíferos, aves e anfíbios, que coexistem nas margens do rio, assim como interpretar os seus vestígios. Terás a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação dos ecossistemas fluviais e as medidas que podem ser tomadas para proteger e conservar estes habitats.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Arcos de Valdevez, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
14-09-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Passeio noturno guiado no percurso da Quinta de Marim para observação de camaleões no Parque Natural da Ria Formosa. Este local tem todas as condições para a existência de indivíduos desta espécie e estes são mais facilmente observáveis durante a noite, período em que estão menos camuflados.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens
Datas:
31-07-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Desde a antiguidade que o sal tem sido explorado pelos diferentes povos que habitaram o Algarve. Rapidamente, o sal tornou-se um recurso extremamente valioso sendo mesmo utilizado como importante moeda de troca comercial. Os romanos deixaram na Ria Formosa um importante legado de exploração de sal que se mantém nos dias atuais. Atualmente a região do Algarve é responsável por mais de 90% de todo o sal nacional. Nesta ação os participantes têm a oportunidade de visitar uma salina tradicional em funcionamento e conhecer como se faz a produção de sal assim como a história associada a tal atividade. Esta ação é dinamizada em parceria com a Tavisal Lda.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Tavisal, LDA
Datas:
01-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
19-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
30-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
O Parque Natural da Ria Formosa, zona húmida de elevada importância, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de serviços que são fulcrais para o bem estar das populações que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira e ao Sapal que constitui a Ria Formosa, explorar e analisar as diferentes espécies que nela habitam, compreender as dinâmicas que a influencia e quais os perigos, atuais e futuros, que afetam esta zona húmida de beleza e riqueza enorme. Esta atividade é dinamizada em parceria com o aldeamento Pedras d_El Rei.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Datas:
19-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Ao longo do seu curso, o rio Tua possui diferentes paisagens e habitats, alguns dos quais de elevado valor paisagístico, ambiental e conservacionista. Nesta região é possível encontrar imponentes escarpas rochosas, bosques mistos de várias espécies autóctones, áreas de agricultura tradicional, zonas de matos e extensas galerias ripícolas. Este valor ambiental reflete-se também na rica avifauna presente, de onde se destaca uma invulgar diversidade de aves de rapina, onde constam várias espécies de águias, falcões e abutres. Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural. Para tal, desenvolver-se-á um percurso ao longo do vale do rio Tua, com o objetivo de se observarem e identificarem as espécies de aves mais emblemáticas deste local.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Data:
05-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
Os locais mais inacessíveis das serras de Portugal escondem algum do património ambiental mais emblemático do nosso território, constituindo também um dos últimos refúgios de alguns predadores de topo da cadeia alimentar, como o lobo-ibérico ou a águia-real. Recentemente, em zonas recônditas da serra de Montesinho confirmou-se ainda a incursão de urso-pardo, o que já não acontecia em Portugal há mais de 100 anos, e que será reflexo da expansão desta espécie nas áreas montanhosas de Espanha junto à fronteira com Portugal. Nestes locais é ainda possível observar práticas agrosilvopastoris tradicionais que ao longo dos tempos moldaram a paisagem e que se encontram intimamente relacionadas com o rico património natural presente. Por alguns dos locais mais escondidos da serra de Montesinho, percorreremos trilhos onde existe o testemunho da presença de lobo ou urso, daremos a conhecer estas espécies selvagens e o habitat natural que lhes serve de abrigo, veremos paisagens deslumbrantes e conheceremos os costumes tradicionais das populações de montanha, percebendo a estreita relação entre todos estes elementos.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Data:
07-08-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
Em algumas serras de Portugal é possível observar habitats riquíssimos, de que as turfeiras, as charnecas, os prados ou os carvalhais são exemplo, onde abundam diferentes espécies de plantas com flor e de insetos polinizadores, muitas das quais raras ou ameaçadas. Nestes locais é ainda possível observar práticas agrosilvopastoris tradicionais que ao longo dos tempos moldaram a paisagem e que se encontram intimamente relacionadas com o património natural presente. Por alguns dos locais mais emblemáticos da serra do Alvão, daremos a conhecer este riquíssimo património natural, conheceremos as estreitas relações entre plantas com flor e polinizadores, falaremos de feromonas e outros mensageiros químicos, de alguns insetos invasores e seu perigos, e conheceremos os costumes tradicionais das populações de montanha, percebendo a estreita relação entre todos estes elementos.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Lamas de Olo, VILA REAL, VILA REAL
Data:
08-08-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
A mata do Romeu corresponde a uma mancha florestal mista, de dimensão assinalável, atravessada por um rio de montanha, onde se podem encontrar diferentes espécies arbóreas autóctones, como o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Quercus rotundifolia), o carvalho cerquinho (Quercus faginea) o zimbro (Juniperus oxycedrus) ou a zelha (Acer monspessulanus), além de um coberto arbustivo/herbáceo bastante rico e diversificado.
A elevada biodiversidade deste local, aliada a um bom estado de conservação, justificou a sua integração na lista de sítios da Rede Natura 2000. A riqueza e o bom estado de conservação dos diferentes habitats presentes permitem a manutenção de uma comunidade faunística igualmente rica, de onde se destacam as aves florestais, onde constam várias espécies raras e ameaçadas. Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, destacando diversas particularidades científicas que lhe estão associadas, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural. Desenvolver-se-á um percurso em diferentes habitats representativos da área visitada, com o objetivo de se observarem e identificarem espécies selvagens típicas desta região, com ênfase na comunidade de aves e na vegetação características deste local.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Data:
06-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
Alvo de muitos mitos e superstições, em parte devido ao desconhecimento que temos sobre eles, os morcegos são animais fascinantes e importantíssimos para o equilíbrio dos ecossistemas. Embora muita gente não imagine, em Portugal existem cerca de 30 espécies de morcegos diferentes, algumas das quais ameaçadas. Com o auxílio de um detetor de ultrassons, e junto de uma antiga área mineira que abriga importantes colónias de diferentes espécies de morcegos, iremos detetar e observar estes magníficos animais, falar da sua diversidade, das suas características, da sua importância ecológica, bem como das razões que, incrivelmente, levam a pensar que poderá ser nestes animais que encontraremos a chave para a cura de várias doenças ou para o aumento da longevidade. Ficaremos ainda a conhecer o antigo complexo mineiro das minas da Freixeda, de onde se extraíram importantes quantidades de ouro e prata, e cuja história remonta, pelo menos, à época romana.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Data:
04-08-2024 20:00 - Ação já em curso / terminada
As borboletas noturnas ou traças são de extrema importância para o meio ambiente. Para além de bons bioindicadores, elas são alimento para muitas outras espécies e determinantes na polinização das plantas. A Rocha monitoriza semanalmente as espécies existentes na Ria de Alvor e nesta atividade o participante pode ajudar na identificação dessas mesmas espécies.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com A Rocha
Mexilhoeira Grande 8500, PORTIMÃO, FARO
Datas:
18-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
25-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
01-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
A nossa região é um sítio rico em biodiversidade. Melros, raposas, coelhos, ouriços, gaivotas, cegonhas, entre tantos outros. Nesta hora do conto no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, iremos ler uma divertida história infanto-juvenil, e conhecer um pouco melhor algumas das espécies que nos rodeiam-
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens
Data:
28-07-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada
Diariamente, quando a Lagoa Pequena fecha portas, inicia-se a magia do crepúsculo. Se tem interesse procurar um dos nossos inquilinos noturnos, como as corujas e as lontras, foi a pensar em si que preparámos esta visita guiada ao luar.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Data:
24-08-2024 20:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta saída de campo, convidamo-lo(a) a conhecer a Praia de Lavadores na companhia de geólogos e biólogos que apresentarão os aspetos típicos dos ambientes geológicos visíveis na área, revelando a interação existente entre biosfera, atmosfera, geosfera e hidrosfera e discutindo a intervenção do ser humano nesta relação.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Gaia, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
13-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Numa época em que ninguém tem dúvidas do impacto das alteraçoes climáticas e da importância da água e das galerias rípicolas, é urgente conhecer e agir para salvar a biodiversidade destes habitats. Nos meios aquáticos, as ameaças são muitas, como a proliferação de espécies invasoras, a doença fúngica que ameaça os amieiros, a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Nesta atividade, vamos conhecer e reflectir um pouco sobre a importância da salvaguarda das galerias ripicolas. A actividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Posto Aquicola de Castrelos, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
23-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
A polinização não acontece só através da abelha-do-mel! Torna-se cada vez mais importante proteger todos os insetos polinizadores, que nos permitem ter todas as plantas de que gostamos, sejam elas comestíveis ou ornamentais.
Esta atividade permite aos participantes criar estruturas que são colocadas ao ar livre para aumentar o número de abrigos para polinizadores solitários, que não vivem em colmeias. Estas estruturas podem ser colocadas nos núcleos de gravuras, arredores do museu e ao longo do Passadiço do Côa, aumentando a consciencialização ambiental para esta problemática. Quadros informativos, utilizando materiais reutilizados numa perspetiva de economia circular, também serão desenvolvidos.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
26-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Encontro com os participantes em frente do Pavilhão dos Desportos de FCR, conversa inicial sobre os abutres, no auditório do Pavilhão, e caminhada pelo trilho dos biólogos na Faia Brava.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Faia Brava Associação de Conservação da Natureza
Figueira de Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
03-08-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
Sazonalmente (quando as precipitações são mais intensas) os rios ultrapassam o seu leito normal e ocupam o leito de cheia, causando algumas consequências a nível da vegetação ripícola. Também nas zonas de vertente, os deslizamentos de massas ocorrem com maior frequência durante esse período. Sendo assim, de forma a auxiliarmos o rio e a paisagem a corrigir de forma natural estes efeitos, vamos realizar um workshop de entrançar material vegetal para reter materiais inertes em zonas de vertente.
O entrançado vivo é uma técnica de engenharia natural que combina a tecnologia com a biologia, usando plantas e comunidades de plantas para ajudar a proteger os usos do solo e infraestruturas. Esta técnica contribuiu para o desenvolvimento da paisagem, em particular no domínio da estabilidade de taludes e controle de erosão, que procura uma solução natural.
Normalmente, as plantas e partes de plantas são utilizadas como materiais de construção vivos, de tal forma que, através do seu desenvolvimento em combinação com o solo e rocha, asseguram uma contribuição significativa para a proteção, a longo prazo, contra todas as formas de erosão. Na fase inicial, muitas vezes têm de ser combinadas com materiais inertes de construção, o que pode, em alguns casos, garantir mais ou menos temporariamente a maioria das funções de suporte.
Esta técnica consiste em entrelaçamento de hastes de espécies lenhosas com capacidade de propagação vegetativa em torno de estacas de madeira. Uma estabilização rápida é obtida
até 25-30 cm de profundidade e existe contenção imediata do material. É uma técnica adaptável à morfologia da encosta. A estabilização é imediata para as camadas superficiais do solo, e há uma melhoria quando as hastes têm raízes, mesmo se o enraizamento é modesto em comparação com a quantidade de material utilizado.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Canada do Inferno (Vila Nova de Foz côa), VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
25-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Visita sensorial pelo Parque a explorar vários sentidos: audição, tato, olfato e paladar.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Datas:
07-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
19-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
26-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade pretende dar a conhecer os ribeiros de montanha e um importante grupo de organismos aquáticos – os macroinvertebrados. Começaremos por apresentar os ecossistemas ribeirinhos como componentes importantes da paisagem e suscetíveis às atividades humanas. Focando na ribeira de São João, faremos o contraste entre a zona intervencionada (praia fluvial) e a zona a montante onde se podem observar as características naturais de um ribeiro de montanha. Ao longo de uma caminhada de cerca de 250 metros pela ribeira, faremos a sua caracterização e a apresentação das comunidades de macroinvertebrados aquáticos, focando nos insetos. Iremos observar algumas espécies de macroinvertebrados nos seus habitats aquáticos, assim como os vestígios que algumas espécies de insetos deixaram aquando da sua passagem para a fase adulta alada. Realizaremos uma amostragem de macroinvertebrados aquáticos, com recurso a rede de mão, exemplificando a metodologia usada oficialmente para amostragem de macroinvertebrados com vista à caracterização do estado ecológico dos rios e ribeiros no âmbito da Diretiva Quadro da Água. Os macroinvertebrados recolhidos serão manuseados com pinças e observados com lupas, e a sua identificação será feita com recurso a chaves de identificação. A informação recolhida será usada para uma discussão sobre o estado ecológico da ribeira. No final da sessão os organismos serão devolvidos à ribeira.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Datas:
01-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
Numa visita orientada pelo Parque da Cidade do Porto, iremos analisar os vestígios da presença de animais que se escondem por entre a vegetação. Que informações nos podem dar estas pistas? Qual a sua importância? Como as podemos recolher e estudar?
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Datas:
10-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
24-08-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Os pombais tradicionais são um ícone rural omnipresente na região e pontilham a paisagem, despertando a curiosidade de quem percorre estas terras. Estas estruturas têm um valor cultural, arquitetónico e ecológico fundamentais, e o seu restauro e manutenção são essenciais para assegurar a conservação do património rural e natural. A visita consiste num itinerário que se inicia nos Passadiços do Côa e que vai até ao pombal da Fundação Côa Parque, restaurado em 2010. Durante o percurso interativo será realizada uma visita guiada e encenada, tendo em vista a sensibilização ambiental e a educação patrimonial. A Ofélia será uma personagem do passado (1930), filha de um antigo caseiro que trabalhava para o proprietário do pombal. Durante todo o percurso, esta personagem interage com uma guia, mencionando o valor das espécies vegetais e animais e a importância destas estruturas rurais para a manutenção da biodiversidade.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
07-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional, vamos mergulhar na imensidão do céu noturno e observar estrelas, planetas, nebulosas e aglomerados estelares, com a ajuda de um telescópio, ao mesmo tempo que nos deixamos levar por contos e lendas locais associadas à noite.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Junta de Freguesia de Bruçó
Data:
16-08-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
Visita guiada à noite para vivenciar as adaptações de várias espécies animais, os efeitos da atividade humana sobre elas, sentir as mudanças de temperatura e os cheiros, ouvir os sons da noite e aprender a ver no escuro.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
12-08-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
Olhar o escuro é o primeiro passo para não temer a vida noturna no Parque. Esta atividade permite vivenciar as adaptações de várias espécies animais à noite, os efeitos da atividade humana sobre elas, desmistificar esses mesmos animais e a sua importância para o ecossistema. Olhar o Parque com outros olhos numa caminhada também ela sensorial, sentindo as mudanças de temperatura, cheiros e os sons da natureza.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
20-07-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
Neste workshop, feito a pensar nos mais pequenos e famílias, pretende-se desenvolver competências pessoais e sociais através de dinâmicas de grupo, jogos e improvisações. A experienciação do teatro é algo que permite o desenvolvimento da criatividade e do sentido estético. Com as atividades planeadas (caraterização, escrita criativa, marionetas, …) será possível despertar o autoconhecimento e o conhecimento do outro, possibilitando a criação de seres humanos mais conscientes. Tudo isto com uma mistura de diversão e de brincadeira, potenciando o gosto pelo teatro e pela pré-história! Como resultado final teremos a recriação de um acampamento de uma tribo, em que o Cuda será a personagem principal.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com GAFT-Grupo de Teatro Alma de Ferro
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
29-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Venha conhecer o Burro de Miranda - uma raça autóctone portuguesa, originária do planalto mirandês - e viver uma experiência diferente, em família, ao participar nas rotinas diárias do Centro de Valorização do Burro de Miranda, onde aprenderão a zelar pelo bem-estar dos animais, cooperando nas tarefas de alimentação, preparação das camas, higiene, entre muitas outras experiências.
Atividade paga no local diretamente aos organizadores.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
Aldeia de Atenor, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Datas:
17-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
24-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
14-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada