Sabia que os caniçais são zonas húmidas fundamentais para várias espécies de aves?
Nesta sessão os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das espécies de aves que ocorrem nestes habitats, durante uma sessão de anilhagem científica.
Durante a atividade serão demonstradas as técnicas utilizadas para recolher informações biométricas (medições, peso, etc) e explicada a importância dos caniçais para as aves e outros organismos.
Esta atividade está inserida no Projeto BioLagoa de Óbidos, coordenado pela Associação PATO em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e os Municípios de Óbidos e Caldas da Rainha, e tem como objetivo a monitorização das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, integrando a realização de contagens de aves aquáticas e a anilhagem científica de aves de caniçal mensalmente, realizadas pelo ornitólogo Hélder Cardoso.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
Poça Pequena - Vau, ÓBIDOS, LEIRIA
Datas:
29-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Sabia que a Fábrica de Água de São Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da Baía de São Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul a essa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais (ETAR) serve parte dos Municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha e é um excelente exemplo de economia circular: a água, depois de tratada e antes de ser devolvida ao mar, pode ser reciclada para fins diversos, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de São Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de São Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35 mil habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
SÃO MARTINHO DO PORTO, ALCOBAÇA, LEIRIA
Datas:
17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada