Listagem de Ações de Verão


Agronomia


A Quinta: um refúgio na cidade

Sabia que a Quinta Pedagógica dos Olivais é um espaço ímpar na cidade de Lisboa, não só porque aqui se respira campo e natureza há 26 anos, mas por outras razões mais emergentes? Com as portas do campo abertas à cidade, os participantes serão levados numa viagem pelo mundo rural, passando pelas cozinhas tradicionais, pela pecuária e lavoura, por tradições rurais e muitas outras experiências, histórias e memórias que importa preservar e até recuperar. Mas não só. As alterações climáticas, e mais concretamente a atual situação de emergência climática, com impactos específicos nas cidades, têm levado a Câmara Municipal de Lisboa a confrontar-se com fenómenos como as «ilhas de calor» e a procurar soluções como a criação de refúgios climáticos. A Quinta Pedagógica dos Olivais constitui-se assim como refúgio, em múltiplos sentidos. E tanto já aconteceu por aqui! Temos muitas histórias, experiências e memórias para partilhar, porque acreditamos que cada visita é única e não termina depois de passar os portões.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa - Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia

Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul Lisboa, LISBOA, LISBOA

Datas:

20-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

03-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Biodiversidade e Sustentabilidade no Mercado do Bolhão

De onde veio o milho? Qual a origem das vacas? Serão os produtos frescos que encontramos no mercado de produção sustentável? Nesta visita especial ao Mercado do Bolhão, no Porto, responderemos a estas e a outras interessantes questões sobre como domesticamos a biodiversidade e sobre como a podemos promover.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Porto, PORTO, PORTO

Datas:

30-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada

30-07-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Cesta Picnic com Ciência!... no Parque Santo António

Os alimentos têm minerais?
Cada participante é convidado a levar um farnel e ter um momento-convívio em família no Parque Santo António em Vila Nova de Foz Côa. Aí, vamos testar alguns dos alimentos dos participantes com reagentes indicadores que identificarão a presença de alguns nutrientes na sua refeição! Deste modo, o participante ficará a conhecer melhor os alimentos que consome diariamente, bem como as consequências do seu consumo excessivo ou em carência.

Duração: 1.30 Horas

Preço: 3.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva

Vila Nova de foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA

Data:

04-09-2024 12:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Corredor Ecológico do Almonda: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de seis quilómetros ao longo do Corredor Ecológico do Almonda convidam-se os participantes a explorar a biodiversidade associada aos ecossistemas ribeirinhos, desde a fauna e flora até fungos e líquenes.
Passaremos por antigas construções de utilização de água até à geodiversidade marcada por tufos calcários, que se formam pela precipitação de carbonatos sobre sedimentos e restos orgânicos, como caules, folhas e troncos de plantas.

Duração: 4.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas

Torres Novas, TORRES NOVAS, SANTAREM

Data:

25-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Cortiça: do sobreiro à fábrica

O sobreiral algarvio define ainda, um vasto ecossistema bastante rico em fauna e flora dele dependente, constituindo uma zona abrigada e de dinâmica favorável ao desenvolvimento de um sem número de espécies observáveis nas visitas. Além da importância para todo o ecossistema, este é um processo com história e significado cultural e imprime no visitante a ideia de sustentabilidade e património a salvaguardar, promovendo e valorizando o sobreiro e fileira da cortiça, tão associada ao interior algarvio e do qual as populações rurais, ainda subsistem. Nesta ação os participantes terão a oportunidade de conhecer uma fábrica tradicional de cortiça, conhecer as técnicas e operações que estão envolvidos no processo de preparação da cortiça e a sua preparação em placas para posterior utilização. Esta ação é realizada em parceria com a Eco Cork Factory.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Eco-Cork Factory

São Brás de Alportel, SÃO BRÁS DE ALPORTEL, FARO

Datas:

17-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

28-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Cortiça: do sobreiro à fábrica (workshop)

O sobreiral algarvio define ainda, um vasto ecossistema bastante rico em fauna e flora dele dependente, constituindo uma zona abrigada e de dinâmica favorável ao desenvolvimento de um sem número de espécies observáveis nas visitas. Além da importância para todo o ecossistema, este é um processo com história e significado cultural e imprime no visitante a ideia de sustentabilidade e património a salvaguardar, promovendo e valorizando o sobreiro e fileira da cortiça, tão associada ao interior algarvio e do qual as populações rurais, ainda subsistem. Nesta ação os participantes terão a oportunidade de conhecer uma fábrica tradicional de cortiça, conhecer as técnicas e operações que estão envolvidos no processo de preparação da cortiça e a sua preparação em placas para posterior utilização. Esta ação é realizada em parceria com a Eco Cork Factory. Após a realização da visita às instalações da Eco-Cork Factory, os participantes terão a oportunidade de realizar um workshop em que criarão o seu porta-chaves/acessório em cortiça.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Eco-Cork Factory

São Brás de Alportel, SÃO BRÁS DE ALPORTEL, FARO

Data:

31-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Da azeitona ao azeite - Visita ao Lagar Santa Catarina

Nesta atividade o público é convidado a visitar uma pequena indústria de cariz familiar dedicada à produção de azeite, o Lagar Santa Catarina. Terá oportunidade de conhecer como ocorre a receção da azeitona, extração, armazenamento e embalagem do azeite. Desde a sua fundação, em 1913, esta indústria familiar tem apostado na melhoria tecnológica, passando do processamento manual ao hidráulico em 1941 e para linhas contínuas em 1991. A melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados também tem sido um desafio, garantindo o cumprimento dos requisitos legais de qualidade e segurança alimentar através da implementação do sistema de HACCP. A atividade é dinamizada em parceria com a empresa Lagar Santa Catarina.

Duração: 1.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Lagar Santa Catarina

Santa Catarina da Fonte do Bispo, TAVIRA, FARO

Datas:

31-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

07-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Da Semente ao Pão

A LPN – CEAVG convida-o a participar na atividade “Da Semente ao Pão!”, onde irá ser envolvido na história da evolução de uma paisagem que hoje é Reserva da Biosfera da Unesco, com especial enfoque para as sementes.

A atividade conta com uma breve introdução histórica onde os participantes serão levados a compreender a paisagem que os rodeia num passeio imersivo na estepe. De seguida será feita uma visita ao moinho de vento de Castro Verde para entender o processo tradicional de transformação do cereal em farinha e aproveita-se para ouvir histórias do moleiro residente. Depois de almoço, iremos ao Museu da Ruralidade para uma visita guiada por um agrónomo local. Terminamos com um workshop de confeção de pão tradicional alentejano, havendo ainda a possibilidade de uma visita a uma herdade vinícola local.

Atividade guiada pelo antropólogo Carlos Pedro.

Preço: 8.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com LPN – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho

Herdade do Vale Gonçalinho, CASTRO VERDE, BEJA

Data:

17-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Do olival à mesa - Visita a um lagar de azeite, em colaboração com a SAOV - Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, SA

Visita a um lagar de azeite, propriedade da SAOV - Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, S.A. Compreensão das fases por que passa a azeitona desde a apanha no olival, a entrada nas instalações transformadoras e a obtenção do azeite. Compreensão dos processos de controlo de qualidade do azeite. Prova geral de azeites diversos.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia , em colaboração com SAOV - Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, SA

Alferrarede, ABRANTES, SANTAREM

Data:

23-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Mar e Terra para contemplação do Céu_ Ver as estrelas num copo de vinho - Herdade das Servas

Haverá relação entre o vinho que bebemos e os corpos celestes? Vamos olhar os Céus do Alentejo com um copo de vinho para melhor compreendermos o mundo em que vivemos!
O termo terroir é largamente venerado no emocionante mundo do vinho. O suporte da vinha, como de qualquer outra cultura, é o solo que resulta da alteração de uma rocha mãe formada há muitos milhões de anos. É a grande geodiversidade que caracteriza o nosso país que explica a enorme variedade de castas com sucesso que possibilitam a reconhecida qualidade dos
nossos vinhos.
Nas Servas há uma forte ligação à propriedade rural e ao vinho há 13 gerações. Aqui o terroir tem uma estreita ligação ancestral à componente humana_ as escalas confundem-se facilitando a observação do céu estrelado numa noite de verão.
Através de uma observação astronómica, com telescópios, num lugar vínico de excelência será possível vermos planetas, estrelas, luas e outros objetos do céu profundo, observando e interpretando alguns episódios da fabulosa história da Terra e transpô-los para o nosso copo de vinho. Os corpos celestes contam-nos a história, o vinho dá-nos o sabor do lugar, a
enogeobiodiversidade que desejamos viver numa experiência que associa Ciência & Arte num magnífico copo de vinho.
Esta atividade é desenvolvida numa parceria entre o Centro Ciência Viva de Estremoz e a Herdade das Servas.
Menu Mar e Terra para contemplação do Céu.
Entrada: Welcome drink
(A realizar na esplanada, receção)
Mini croquetes _ Enchidos e queijos, frutos secos
Vinhos: Monte das Servas Rosé e Capela da Tapada

Jantar
Prato entrada:
Sopa de cação.
Principal :
Arroz de javali.

Sobremesa:
Bolo rico de chocolate.
Vinhos para a refeição: HS Branco 2022 e HS Tinto 2020

Duração: 3.30 Horas

Preço: 36.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

São Bento do Ameixial, Estremoz, ESTREMOZ, EVORA

Data:

25-07-2024 20:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

MASTERCHEF em família - Pais e filhos entre tachos

Espinafre, tomate, abóbora, courgete, uva, melão, figo, marmelo e tantos tantos outros alimentos deliciosos, saudáveis, sazonais e cá da terra.
Que iguarias gulosas conseguiremos confecionar com esta diversidade de alimentos?
Preparados/as para o desafio? Toca a arregaçar as mangas e a apurar o palato!
Porque a seguir aguarda-nos um belo repasto!

LOCAL: Forno do Castelo, em Algodres.

NOTA: Pedimos, por favor, a cada grupo que traga um alimento - preferido ou odiado - para juntarmos a esta roda de partilhas e aprendizagens!
Um grande bem-haja!

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 12

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Forno do Castelo - Algodres

Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA

Data:

12-09-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

O Pomar Tradicional de Sequeiro trocado por miúdos

Vem descobrir a importância da alfarrobeira, amendoeira, figueira e oliveira na paisagem e no tecido sócio-económico do Algarve. Figueiras, amendoeiras, alfarrobeiras e oliveiras constituem o tradicional pomar de sequeiro que se assume como elemento identificador da paisagem cultural algarvia. Na sua complexa simplicidade, e adaptado às condições de solo e clima do Barrocal algarvio, o pomar de sequeiro garantiu durante séculos a valorização da paisagem e dos recursos naturais e assegurou o sustento das famílias que dele se ocupavam

Vamos ao longo de um percurso na várzea de Cacela Velha, e através de um jogo, conhecer as árvores que caracterizam o pomar de sequeiro, os seus frutos, sua conservação, utilizações e importância histórica na economia da região.

No final teremos oportunidade de conhecer e degustar alguns produtos do pomar de sequeiro. Atividade realizada em colaboração com o CIIP Cacela.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com CIIP Cacela

Cacela Velha, VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, FARO

Data:

13-09-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Polje: 2 léguas submarinas

Uma depressão com fundo plano repleta de nascentes temporárias causadas por vários ribeiros que se perdem no solo. Um monumento único, característico das regiões calcárias, a separar o planalto de Santo António da Serra d’ Aire do planalto de São Mamede. O polje de Mira-Minde é o maior da região, tendo 4000 metros de comprimento e 1800 metros de largura máxima. No inverno, o polje enche-se de água originando um grande lago no qual as espécies florestais e animais se desenvolvem, chegando a água a atingir uma profundidade de oito metros em algumas zonas. Neste percurso vamos visitar alguns dos principais pontos de interesse deste local único no PNSAC, abordar a sua formação e visitar algumas das nascentes associadas, algares e outras estruturas naturais e construídas que se encontram na base deste lago temporário. Aproveitamos também para conhecer um pouco da cultura e dos usos e costumes desta comunidade que aqui vive desde os alvores da nacionalidade e que até tem um linguajar próprio, fruto dos tempos em que os homens percorriam o país a vender as tão conhecidas mantas mindericas.

Duração: 4.00 Horas

Preço: 3.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Minde, ALCANENA, SANTAREM

Data:

01-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Queres vir conviver com as nossas burras mirandesas?

A Quinta Vale Do Tourão tem como principal objetivo a preservação de duas raças autóctones portuguesas: a raça ovina Churra Mondegueira e a raça asinina Mirandesa, englobando ainda a produção de amendoal e de olival em modo biológico, bem como de vinha.
Durante esta visita à quinta vamos ter a sorte de conviver com as burras mirandesas, conhecer melhor o seu dia-a-dia e aprender a zelar pelo bem-estar destes animais encantadores.
Mas… Não é só! Também haverá póneis à espera de uma saudação!

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Quinta Vale Do Tourão

Figueira de Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA

Data:

04-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Rota da Água

A necessidade de água sentida no Planalto de Santo António durante os meses de estio, apenas poderia ser suprida com a criação de reservatórios que recolhessem toda a água possível, até à mais pequena gota, da que caía abundantemente dos céus nos meses de inverno. Para isso, aproveitaram-se algumas cavidades naturais na rocha, na maioria das vezes preenchidas por bolsas de “terra rossa”, que era extraída para as chamadas “terras de milho”, onde semeavam os víveres necessários à sua sobrevivência. Apesar da propriedade privada prevalecer em todo o planalto, em que cada família detinha uma ou mais cisternas que garantiam as suas necessidades deste bem essencial, eram frequentes as várias estruturas comunitárias nas várias localidades serranas, salvaguardando que até as famílias mais pobres tinham as suas reservas garantidas. A estas estruturas comunitárias chamavam de “Pias do Povo”, como era o caso do complexo da Pia Corseira, onde ainda hoje existe a pia comunitária assim designada. Neste percurso vamos visitar alguns dos principais pontos de interesse deste núcleo central do PNSAC, falar um pouco da sua formação e visitar exemplares de cisternas existentes na freguesia de Serra de Santo António. Aproveitamos também para conhecer um pouco da cultura e dos usos e costumes desta comunidade que, durante séculos, viveu praticamente isolada do mundo, mas com muitas estórias para contar.

Duração: 4.00 Horas

Preço: 3.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Serra de Santo António, ALCANENA, SANTAREM

Data:

21-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Visita às estufas de Framboesa da Quinta da Campina - Solana Fruits

A Solana Fruits é um produtor agrícola tecnologicamente avançado, especializado na produção de frutos vermelhos (framboesas, amoras e morangos) de alta qualidade para exportação – durante os meses de inverno e primavera – para a Europa do Norte. A região do Algarve tem características endo-climáticas com condições únicas para a produção de frutos vermelhos de elevada qualidade, com dois ciclos de produção contrariando os ciclos de produção das geografias concorrentes.
Nesta atividade será dada a oportunidade aos participantes de visitar as instalações da Solana Fruits de produção de framboesa situadas na Quinta da Campina, onde serão explicados todos os passos: plantação, obtenção do fruto, acondicionamento e comercialização. Atividade em colaboração com a Solana Fruits.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Luz de Tavira, TAVIRA, FARO

Datas:

22-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada

13-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Visita Participativa ao “Oeiras Experimenta” com piquenique sustentável

Durante a visita ao Oeiras Experimenta os participantes terão a oportunidade de serem cientistas cidadãos durante uma manhã ao participarem ativamente nos ensaios de investigação que estão a decorrer no Oeiras Experimenta com culturas de arroz, feijão e chícharo. Esta será também uma oportunidade para conversarem com os investigadores do projeto num descontraído piquenique sustentável onde poderão degustar bolos de chícharo, arroz e sorgo. Com este piquenique pretendemos sensibilizar para a importância da utilização de culturas pouco conhecidas da população, mas com enorme potencial nutritivo, e mais bem adaptadas às atuais condições climáticas.



O Oeiras Experimenta é um projeto dinamizado pelo Programa Ciência + Cidadã que tem como objetivos estudar o crescimento e produtividade de plantas que possam ser mais resistentes a condições no contexto das alterações climáticas, em particular da seca, como são exemplos o chícharo, cereais como o sorgo, a aveia, o trigo e a quinoa, e variedades nacionais de arroz.
O Oeiras Experimenta foi recentemente financiado, através de um Consórcio entre o Município de Oeiras e o ITQB NOVA, pela Comissão Europeia no âmbito do Projeto Europeu IMPETUS que tem como missão incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos de ciência cidadã.

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com ITQB NOVA

Oeiras, OEIRAS, LISBOA

Data:

22-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Visita Participativa ao “Oeiras Experimenta” com piquenique sustentável

Durante a visita ao Oeiras Experimenta os participantes terão a oportunidade de serem cientistas cidadãos durante uma manhã ao participarem ativamente nos ensaios de investigação que estão a decorrer no Oeiras Experimenta com culturas de arroz, feijão e chícharo. Esta será também uma oportunidade para conversarem com os investigadores do projeto num descontraído piquenique sustentável onde poderão degustar bolos de chícharo, arroz e sorgo. Com este piquenique pretendemos sensibilizar para a importância da utilização de culturas pouco conhecidas da população, mas com enorme potencial nutritivo, e mais bem adaptadas às atuais condições climáticas.



O Oeiras Experimenta é um projeto dinamizado pelo Programa Ciência + Cidadã que tem como objetivos estudar o crescimento e produtividade de plantas que possam ser mais resistentes a condições no contexto das alterações climáticas, em particular da seca, como são exemplos o chícharo, cereais como o sorgo, a aveia, o trigo e a quinoa, e variedades nacionais de arroz.
O Oeiras Experimenta foi recentemente financiado, através de um Consórcio entre o Município de Oeiras e o ITQB NOVA, pela Comissão Europeia no âmbito do Projeto Europeu IMPETUS que tem como missão incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos de ciência cidadã.

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com ITQB NOVA

Oeiras, OEIRAS, LISBOA

Data:

10-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

“Cuidar de um burro, cuidar de um amigo” - Oficina para famílias

Venha conhecer o Burro de Miranda - uma raça autóctone portuguesa, originária do planalto mirandês - e viver uma experiência diferente, em família, ao participar nas rotinas diárias do Centro de Valorização do Burro de Miranda, onde aprenderão a zelar pelo bem-estar dos animais, cooperando nas tarefas de alimentação, preparação das camas, higiene, entre muitas outras experiências.

Atividade paga no local diretamente aos organizadores.

Duração: 3.00 Horas

Preço: 5.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino

Aldeia de Atenor, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA

Datas:

17-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

24-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

14-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

21-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais