Vulcão com ~70 milhões de anos, arribas multicoloridas com 120 milhões de anos, testemunhas de recuos e avanços de mares passados, bem como centenas de fósseis de Nerinela algarbiensis da mesma idade, todas alinhadas a revelar como eram as marés do tempo dos dinossauros. Isto, e nada mais do que isto, numa viagem ao passado da Terra.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Data:
20-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Durante o verão gostamos de passar grande parte do nosso tempo nos areais da praia. Por todo o país, temos praias com areias com diferentes granulometrias e cores, mas terão todas a mesma constituição? Nesta atividade os participantes, poderão observar e analisar diferentes amostras de areia e verificar qual a constituição das diferentes areias que constituem os nossos areais e não só. Esta atividade é dinamizada em parceria com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT).
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com EEMT - IPMA
Datas:
29-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Esta ação tem como objetivo dar a conhecer a génese da fajã lávica da Ferraria, formada há cerca de 900/1000 anos. No local será possível explicar o tipo de vulcanismo associado ao Pico das Camarinhas, a formação de lavas encordoadas e a presença de diferentes materiais geológicos. Os participantes terão a oportunidade de perceber a ocorrência de águas termais e a existência de uma pseudocratera nesta zona tão particular da ilha de São Miguel. Ao longo da atividade, os participantes poderão manusear amostras geológicas e realizar algumas experiências.
Duração: 0.15 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)
Ginetes, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
16-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 11:15 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 11:30 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 11:45 - Ação já em curso / terminada
Visita guiada interpretativa ao mais recente equipamento museológico do Algarve, o Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História, aberto ao público desde o dia 20 de janeiro de 2024, reabilitando os antigos Celeiros da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, construídos na década de 1950. Preservando a marcante arquitetura pré-existente, o Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História inclui uma narrativa expositiva acerca da herança coletiva do território e da própria região barlaventina do Algarve, desde a sua fundação geológica, aos paleontológicos icnofósseis de incríveis dinossauros, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela Arqueologia, passando pela História e pelos seus acontecimentos e personagens, pela Arqueologia Subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da Biodiversidade Local e pela memória etnográfica das “Gentes do Cabo” e da sua mística finisterra de mar feita. Repositório da Memória Coletiva do Concelho de Vila do Bispo e das suas gentes, fórum da Comunidade Local e espaço de boas-vindas a quem visita o território, o Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História assume-se como um projeto genuinamente participativo e inclusivo, de todos e para todos... venha conhecer-nos e embarque numa maravilhosa máquina do tempo!!!
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Município de Vila do Bispo
Vila do Bispo, VILA DO BISPO, FARO
Data:
17-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
O mosteiro de Tibães tem uma riqueza histórica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do mosteiro alberga inúmeras espécies de seres vivos e nesta ação vão ser dados a conhecer aqueles que existem nos tanques de água e pela cerca! Guiados por biólogas do Centro Ciência Viva de Braga os participantes vão poder descobrir a biodiversidade existente. Com o auxílio de lupas digitais vai ser possível observar e identificar todas as características dos curiosos seres vivos encontrados. A ação dura cerca de 2 horas. Os participantes deverão levar vestuário, calçado adequado, chapéu e água para o caso de estar calor. Caso queiram podem levar binóculos e máquina fotográfica.
NOTA: Pedimos que não levem participantes extra não inscritos na listagem principal.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Datas:
07-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
19-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A geodiversidade na Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes consiste numa visita guiada aos lugares onde se encontram expostas diversas obras de arte, algumas das quais possuem elementos geológicos na sua (re)criação.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
23-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
A área protegida do SIC (Sítio de Interesse Comunitário) litoral norte, tem diversas áreas de afloramentos rochosos que nos contam histórias da evolução da terra. Estes afloramentos datam do paleozóico, quando o nosso território era muito diferente daquilo que hoje observamos. Nestas zonas tínhamos um oceano primitivo, onde atualmente podem ser observadas diversas formações geológicas desse período.
A atividade pretende levar os participantes a observar os afloramentos rochosos e, através desta observação, a entenderem de que forma a terra evoluiu nos últimos milhões de anos. Poderão ainda observar, nestes afloramentos, indícios da biodiversidade do oceano Rheic.
Todos os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queiram, poderão levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é junto ao local e a equipa responsável vai estar facilmente identificável, a aguardar pelos participantes. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Praia Norte - Passadiço, VIANA DO CASTELO, VIANA DO CASTELO
Datas:
06-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
20-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
03-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta oficina, vamos contemplar a paisagem em torno do Museu do Côa e perceber o que a distingue de outras paisagens. Vamos observar os volumes, as tonalidades, a noção de perspetiva.
Depois, vamos recriá-la com técnicas de pintura, recorte e colagem.
Na superfície do papel, vamos criar a união entre a rocha e o céu através da textura original da rocha e as técnicas de pintura das nuvens do céu. Vamos observar diferentes tipos de rochas, os seus minerais constituintes e constatar que o arranjo desses minerais e o seu tamanho são responsáveis pela sua textura.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Abigail Ascenso_Ilustradora
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
05-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
As estrelas são as fábricas onde os elementos químicos mais densos são produzidos. Estes elementos são os blocos que formam tudo o que nos rodeia desde o nosso corpo até as rochas. Nesta atividade vamos conhecer a paisagem geológica e os céus de Lavadores. A aventura começa ainda antes do sol se pôr, num percurso pedestre pela Praia de Lavadores ao longo do qual poderemos conhecer e distinguir o tipo de rochas existentes e os seus agentes modeladores. Enquanto a noite não chega, vamos examinar o solo em busca de micrometeoritos. E quando a noite chegar vamos observar os céus: usando telescópios, poderemos ver algumas estrelas duplas, enxames, nebulosas, entre outros.
Esta atividade resulta de uma parceria do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva com a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Gaia, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
07-09-2024 19:00 - Ação já em curso / terminada
Esta ação visa valorizar, promover e dignificar a água natural portuguesa. As águas minerais naturais são de origem subterrânea, bacteriologicamente sãs e de composição química estável. Diferenciam-se por poderem ser ricas em certos sais minerais e oligoelementos, e pela sua pureza original estável, uma vez que provêm de aquíferos preservados pelo estabelecimento legal de perímetros de protecção. As águas minerais naturais e as águas de nascente são as únicas águas totalmente naturais, cujo tratamento é manifestamente proibido, e que chegam ao consumidor sem químicos ou aditivos. Com esta ação pretende-se que os participantes percebam as diferentes propriedades das águas, assim como a sua génese. Poderão identificar a acidez, sabor, estrutura, leveza e sensibilidade de algumas das águas portuguesas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
24-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
Esta região integra-se no Maciço Hespérico, dominado por altas peneplanícies e que apresenta uma superfície grosseiramente tabular, suavemente inclinada para o Oceano Atlântico, que se designa por Meseta Ibérica. Esta é interrompida pelos relevos do Maciço Central, onde se inclui a Serra da Estrela, dividindo-a nas partes setentrional e meridional.
A Formação de S. Gabriel (Paragem 1l- o nome atribuído a esta unidade resulta do facto de as suas rochas mais típicas se situarem sob a capela de São Gabriel, a noroeste de Castelo Melhor) corresponde a uma sequência listrada que faz a transição gradual, quer para a Formação de Desejosa, subjacente, quer para a Formação Quartzítica, suprajacente, não se observando qualquer discordância entre todas estas formações.
Paragem 2 - A unidade geológica que inclui o recurso das pedreiras é constituída predominantemente por xistos de cor cinzenta escura a negra, ardosíferos, por vezes listrados, e em zonas de maior fracturação apresentam-se acastanhados devido à intensa oxidação. Bernardo de Sousa já referia em 1985 que os níveis que forneciam os esteios de Foz Côa se integravam na unidade geológica designada por “Formação da Desejosa”, integrada na sucessão litostratigráfica do Vale do Douro ante-Ordovícica.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Castelo Mlehor (Capela de São Gabriel), VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
24-07-2024 09:45 - Ação já em curso / terminada
O Maciço Calcário Estremenho é uma das mais importantes regiões cársicas de Portugal - mas será que nesta região cársica só existe rocha calcária? Nesta saída de campo vamos conhecer testemunhos de atividade vulcânica neste maciço calcário, numa saída de campo à Disjunção Colunar Prismática de Portela de Teira e às únicas salinas interiores em exploração a nível nacional, as Salinas de Rio Maior.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Portela da Teira, Rio Maior, RIO MAIOR, SANTAREM
Data:
11-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
3, 2, 1… click! Preparado?
Faz a tua equipa e junta-te a esta maratona fotográfica, onde desafio a desafio, fotografia a fotografia, vais surpreender-te com a quantidade de tesouros escondidos que o Parque de Santo António, em Vila Nova de Foz Côa, tem para revelar!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Biblioteca Municipal de Vila Nova de Foz Côa - Município de Vila Nova de Foz Côa
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
14-09-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
E se no verão te oferecerem um “gelado de ciência”? Qual é o teu gelado favorito?
O público escolhe o “gelado de ciência” que mais lhe agrada. Em vez de gelados encontra conceitos científicos e explora-os através de atividades experimentais simples. Cada atividade dura breves minutos.
Um dos gelados pode estar esgotado, mas nossa conversa está longe disso e leva-o a escolher outros sabores e … o resto é ciência !
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Datas:
23-07-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
31-07-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
06-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
14-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
27-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
O anticlinal de Estremoz é um dos principais centros mundiais de extração de mármores para fins ornamentais. Venha conhecer esta extraordinária jazida, que tem sido, desde tempos imemoriais, um dos motores socioeconómicos mais importantes desta região e onde o homem com força, engenho e arte “virou a terra do avesso”.
A geologia extremamente rica e surpreendente revelada nos mármores de Estremoz transporta-nos para um Mundo tão distante e diferente que nos custa a acreditar que tenha existido neste lugar...
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Portuguesa de Geólogos
Vila Viçosa, VILA VIÇOSA, EVORA
Data:
12-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Num percurso de seis quilómetros ao longo do Corredor Ecológico do Almonda convidam-se os participantes a explorar a biodiversidade associada aos ecossistemas ribeirinhos, desde a fauna e flora até fungos e líquenes.
Passaremos por antigas construções de utilização de água até à geodiversidade marcada por tufos calcários, que se formam pela precipitação de carbonatos sobre sedimentos e restos orgânicos, como caules, folhas e troncos de plantas.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Torres Novas, TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
25-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Participe num passeio ao que resta da Pangeia, e venha ver os fósseis de corais que se formaram num mar desaparecido. Durante este percurso poderá observar depósitos continentais, vulcânicos, uma falha e calcários com fósseis de corais e viajar de volta a um passado muito distante. Os participantes terão a oportunidade ainda de visitar uma fábrica de cerâmica, Vidal Brito, situada no Vale do Marco.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Data:
26-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Nesta ação pretende-se enfatizar a história geológica de Portugal, com destaque especial para o Alentejo, onde uma viagem a um oceano Paleozóico e ao interior a cadeia de montanhas, agora totalmente dizimada, nos levará a compreender o complexo trajeto genético dos mármores de Estremoz. Esta matéria-prima, usada pelo menos desde a Época Romana no Alentejo, é uma das características inevitáveis da cidade, sendo uma das imagens de marca da cidade no mundo. A presença de impressionantes cicatrizes de exploração deste recurso em torno da cidade, a sua transformação até à sua variada utilização, que confere à cidade as suas cores brancas típicas, serão alvo da atividade proposta. A visita a uma pedreira em laboração e a uma fábrica de transformação de mármore serão os pontos altos da atividade.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Datas:
23-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
03-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Venha conhecer o litoral de Gaia na sua dimensão natural, histórica, humana, ética, económica entre outras. O percurso inicia na praia de Lavadores e termina na Reserva Natural Local do Estuário do Douro.
Observações: Aconselhável o uso de chapéu ou boné, protetor solar, e roupa e calçado confortável e adaptado às condições meteorológicas. Recomenda-se trazer água e algum reforço alimentar.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Canidelo, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
30-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Um verdadeiro festival de ciência invade o jardim do campus da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada! Das plantas endémicas às mais exóticas, das observações astronómicas à descoberta de microrganismos, das rochas aos insetos, dos sons das aves aos ultra-sons dos morcegos, este promete ser um final de tarde de Verão cheio de novas descobertas, tudo na companhia de cientistas e especialistas!
Numa organização conjunta da Fundação Gaspar Frutuoso, Universidade dos Açores e do Expolab - Centro Ciência Viva, que conta com a colaboração dos diversos parceiros da Ciência Viva no Verão nos Açores.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Fundação Gaspar Frutuoso (FGF)
Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Data:
02-08-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Visita à fórnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de diâmetro escavado nos calcários do Jurássico inferior e médio, rico em fósseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem várias nascentes temporárias, onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a água brota da gruta da Cova da Velha após os períodos de maior pluviosidade.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Alcaria, Porto de Mós, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
04-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Num percurso de cerca de cinco quilómetros é possível observar dois elementos característicos da geologia e geomorfologia associada ao “carso”, uma fórnea e um canhão fluviocársico.
Saímos de Fungalvaz em direção à fórnea, um anfiteatro natural, onde se encontram também duas grutas com ocupação pré-histórica, datadas do Paleolítico. Pelo caminho observa-se vegetação típica mediterrânica, com as suas árvores e matos.
Continuamos ao longo da Ribeira da Beselga, percorrendo o seu vale encaixado e escavado - um canhão fluviocársico, ao longo de um bosque e de alguma vegetação ripícola.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Assentiz, Fungalvaz, TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
28-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Sabia que há recifes de corais, com idade de cerca de 150 milhões de anos, no Barrocal algarvio? Sabia que estes fósseis nos ajudam a determinar o clima existente nesta época passada? Sabia que há um sítio onde se podem ver os restos do antigo supercontinente Pangeia? Venha acompanhar-nos nesta viagem por centenas de milhões de anos e coloque a sua mão em cima da Pangeia!
Esta atividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Amendoeira / Pirineu (Querença), LOULÉ, FARO
Data:
28-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Sabia que há fósseis de corais no topo do Cerro de São Miguel? Faça connosco um passeio ao fundo de um mar desaparecido e venha ver os fósseis de corais que lá viveram há cerca de 145 milhões de anos, rochas vulcânicas e um algar com estalactites num corte da autoestrada.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Cerro de São Miguel, OLHÃO, FARO
Data:
17-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
“Fóssil vivo” é um termo utilizado informalmente para designar organismos pertencentes a grupos biológicos atuais, mas que apresentam características morfológicas muito similares às dos seus parentes mais antigos. Nesta atividade abordaremos o processo de fossilização, recorrendo a fósseis do acervo museológico do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Depois desta apresentação, promoveremos um percurso pelo centro da cidade do Porto, ao longo do qual daremos a conhecer exemplares de espécies de árvores notáveis consideradas “fósseis vivos”.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Data:
06-09-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
A Ponta da Piedade é uma zona cársica que, juntamente com a ponta João D’Arens e o Cabo Carvoeiro, é considerada um geossítio registado e de importância no património geológico. Possui arbustos, herbáceas e espécies arbóreas típicas mediterrâneas, mas também muitas espécies invasoras, avifauna com estatuto vulnerável e uma boa variedade de insetos. Nesta saída podemos também compreender o risco geomorfológico associado a uma zona cársica e observar todas as suas geoformas características.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Data:
28-08-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
Venha conhecer os fósseis de amonites de um mar desparecido há muito tempo, os depósitos de uma foz de um rio neste mar e saiba mais sobre os calcários ornamentais extraídos no planalto do Escarpão.
- Observação de fósseis de corais de amonites e de pequenos recifes no campo e conclusões sobre a paleo-ecologia
- Observação de pedreiras situadas no planalto do Escarpão, a partir da estrada fora delas
- Discussão do paleo-ambiente, de mudanças climáticas e da extinção de espécies
Esta atividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
04-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Esta ação é um convite a uma viagem que nos transporta para a geologia e paleontologia na cidade, entrelaçando-se, necessariamente com elementos culturais, históricos, sociais e naturais. Tem como objetivo reforçar um saber ambiental que expressa o ser no tempo, o conhecer na história reforçando a nossa identidade e relação com a cidade e a natureza. Caminhando pela cidade, nas cantarias, fachadas de prédios, monumentos, e mesmo junto aos prédios, cafés e lojas. Andando sobre rochas e observando aspetos ligados à construção vão-nos traduzindo a história geológica, os diferentes ambientes e alterações climáticas ocorridos no planeta.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
04-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Conheça um outro lado da cidade de Faro. Olhe para as pedras de construção da muralha, de edifícios e pavimentos e descubra o seu conteúdo fóssil. Além disso, veja as particularidades dos blocos que constituem a sé e da calçada à portuguesa.
Junte-se a nós neste passeio geoturístico por Faro!
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
28-08-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Num passeio pela cidade de Lagos, descubra as rochas de são feitos as igrejas, os monumentos e as estátuas desta cidade. Dos corais fósseis no interior de uma pia baptismal da Igreja de São Sebastião, às diferentes rochas que formam a estátua do Infante, passando pelas rochas indianas de edifícios modernos, são várias as histórias e os intérpretes do passado geológico da Terra que integram as cidades. Esta visita permitirá que os participantes, conheçam melhor a cidade, descobrindo alguns dos materiais que a construíram ao longo dos séculos até à atualidade.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Datas:
30-07-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
05-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta atividade será dada a oportunidade de conhecer a cidade de Bragança pela perspetiva única de um geólogo. As fachadas e pavimentos da nossa cidade são o ponto de partida para uma conversa sobre materiais geológicos e a geodiversidade da região, onde pequenos detalhes podem transformar-se em grandes histórias! Orientada pela bióloga Mariana Carvalho, com o apoio da equipa do Centro Ciência Viva.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Data:
27-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Percurso pedonal no centro histórico da cidade do Porto, para observação de património construído com o granito extraído de pedreiras da cidade, que contribuíram para a sua evolução histórica, cultural e social, tendo como ponto de partida o edifício da Reitoria da Universidade do Porto. Dar-se-á igualmente relevância a outras rochas nacionais aplicadas em associação com o granito, em situações específicas.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Portuguesa de Geólogos
Data:
25-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Na gruta do Olho de Mira será explicada a estruturação das circulações subterrâneas na região e será visitada uma parte da gruta que ainda contém elementos do antigo sistema de captação de água instalado no seu interior.
Seguidamente visitar-se-á o poço com mais de 100 metros de profundidade, construído com o objectivo de intersectar a galeria ativa por forma a captar água para abastecimento público.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Mira de Aire, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
20-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
O percurso desenvolve-se ao longo de vales onde o relevo denominado por “Castelo de Alcaria” esconde a gruta da Mouração, que domina o vale das nascentes do Lena. A caminhada termina na povoação de Ribeira de Cima, passando por várias nascentes temporárias (Cabeço de Pedra, Tapada das Freiras, Minhola do Maneta) até à nascente perene do Rio Lena.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Povoação Ribeira de Cima, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
04-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Rume ao Lousal e caminhe pelo montado alentejano ao redor da aldeia mineira do Lousal. No percurso saiba tudo sobre a geologia regional e, pela mão do arqueólogo Nuno Inácio, conheça dois dos mais representativos monumentos megalíticos e os propósitos da intervenção arqueológica levada a cabo na anta do Monte do Lousal.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Data:
11-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
Haverá relação entre o vinho que bebemos e os corpos celestes? Vamos olhar os Céus do Alentejo com um copo de vinho para melhor compreendermos o mundo em que vivemos!
O termo terroir é largamente venerado no emocionante mundo do vinho. O suporte da vinha, como de qualquer outra cultura, é o solo que resulta da alteração de uma rocha mãe formada há muitos milhões de anos. É a grande geodiversidade que caracteriza o nosso país que explica a enorme variedade de castas com sucesso que possibilitam a reconhecida qualidade dos
nossos vinhos.
Nas Servas há uma forte ligação à propriedade rural e ao vinho há 13 gerações. Aqui o terroir tem uma estreita ligação ancestral à componente humana_ as escalas confundem-se facilitando a observação do céu estrelado numa noite de verão.
Através de uma observação astronómica, com telescópios, num lugar vínico de excelência será possível vermos planetas, estrelas, luas e outros objetos do céu profundo, observando e interpretando alguns episódios da fabulosa história da Terra e transpô-los para o nosso copo de vinho. Os corpos celestes contam-nos a história, o vinho dá-nos o sabor do lugar, a
enogeobiodiversidade que desejamos viver numa experiência que associa Ciência & Arte num magnífico copo de vinho.
Esta atividade é desenvolvida numa parceria entre o Centro Ciência Viva de Estremoz e a Herdade das Servas.
Menu Mar e Terra para contemplação do Céu.
Entrada: Welcome drink
(A realizar na esplanada, receção)
Mini croquetes _ Enchidos e queijos, frutos secos
Vinhos: Monte das Servas Rosé e Capela da Tapada
Jantar
Prato entrada:
Sopa de cação.
Principal :
Arroz de javali.
Sobremesa:
Bolo rico de chocolate.
Vinhos para a refeição: HS Branco 2022 e HS Tinto 2020
Duração: 3.30 Horas
Preço: 36.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
São Bento do Ameixial, Estremoz, ESTREMOZ, EVORA
Data:
25-07-2024 20:00 - Ação já em curso / terminada
Aprenda o que era um concheiro pré-histórico onde, junto do porto de Lapa de Pombas - em que ainda vão à faina embarcações de pesca artesanal, as facilidades de acesso à pesca e ao marisqueio permitidas pela costa recortada possibilitaram que, durante inúmeras gerações, pequenos grupos das comunidades pré-históricas do litoral de Odemira frequentassem o mesmo local ano após ano para as suas atividades de subsistência. Após isso, ensaie na praia a sua perícia no talhe de seixos de praia para fabrico de ferramentas de pedra lascada à maneira pré-histórica, enquanto observa, se o mar deixar, o «magnifico» Templo da Natureza, um dos primeiros geomonumentos referidos em documentos antigos.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Data:
24-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Mergulhe nas profundezas da Terra, através da visita à mina de sal-gema de Loulé.
Ao longo de um percurso de 1,3 km, deixe-se fascinar pela beleza deste ambiente, originado pelo colorido sal-gema. Venha e envolva-se numa viagem com milhões de anos, desde a formação desta rocha até à sua atual comercialização.
Conheça a história recente da mineração e entenda a evolução do método de exploração e dos equipamentos, que permitem uma boa prática ambiental e uma simbiose com a vida urbana à superfície.
Deslumbre-se com as fantásticas coleções de arte presentes no interior da mina, que demonstram o carácter pluridisciplinar e cultural deste local.
Aventure-se, divirta-se e conheça a única mina de sal-gema visitável em Portugal!
Duração: 2.00 Horas
Preço: 16.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com TECH SALT | Mina Sal-Gema
Datas:
02-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
05-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
12-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
16-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
19-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
26-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
30-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
Mergulhe nas profundezas da Terra, através da visita à mina de sal-gema de Loulé.
Ao longo de um percurso de 1,3 km, deixe-se fascinar pela beleza deste ambiente, originado pelo colorido sal-gema. Venha e envolva-se numa viagem com milhões de anos, desde a formação desta rocha até à sua atual comercialização.
Conheça a história recente da mineração e entenda a evolução do método de exploração e dos equipamentos, que permitem uma boa prática ambiental e uma simbiose com a vida urbana à superfície.
Deslumbre-se com as fantásticas coleções de arte presentes no interior da mina, que demonstram o carácter pluridisciplinar e cultural deste local.
Aventure-se, divirta-se e conheça a única mina de sal-gema visitável em Portugal!
Duração: 2.00 Horas
Preço: 16.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com TECH SALT | Mina Sal-Gema
Datas:
15-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
19-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
22-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
26-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
29-07-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
Mergulhe nas profundezas da Terra, através da visita à mina de sal-gema de Loulé.
Ao longo de um percurso de 1,3 km, deixe-se fascinar pela beleza deste ambiente, originado pelo colorido sal-gema. Venha e envolva-se numa viagem com milhões de anos, desde a formação desta rocha até à sua atual comercialização.
Conheça a história recente da mineração e entenda a evolução do método de exploração e dos equipamentos, que permitem uma boa prática ambiental e uma simbiose com a vida urbana à superfície.
Deslumbre-se com as fantásticas coleções de arte presentes no interior da mina, que demonstram o carácter pluridisciplinar e cultural deste local.
Aventure-se, divirta-se e conheça a única mina de sal-gema visitável em Portugal!
Duração: 2.00 Horas
Preço: 16.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com TECH SALT | Mina Sal-Gema
Datas:
02-09-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
09-09-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
13-09-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
Conheça o local discreto da costa a norte de Milfontes onde durante dezenas ou centenas de anos foram extraídas e afeiçoadas centenas de mós rotativas de pedra do mar para utilização em moinhos hidráulicos, de vento e manuais da região. Serão explicadas as técnicas de corte, afeiçoamento e transporte de mós no contexto da longa história da importância do pão como base da alimentação tradicional, entre o mar e as searas.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Praia do Malhão (6 km a norte de V. N. de Milfontes), ODEMIRA, BEJA
Data:
17-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
O projeto LouMu está instalado na mina do Lousal, e testa uma nova técnica para mapear estruturas geológicas, baseada em “radiografias” feitas com radiação natural produzida na atmosfera por partículas que chegam à Terra vindas da nossa ou outras galáxias: os muões cósmicos. Esta visita inicia-se com uma conversa sobre os raios cósmicos e a técnica de tomografia com muões, que é seguida de uma visita ao detetor instalado na galeria Waldemar acompanhado pelos cientistas (físicos e geólogos) que trabalham no projeto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Datas:
20-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
03-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Vale de Meios é uma das maiores e mais importantes jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica. Vamos acompanhar a bióloga Vanda Santos (FCUL) e observar mais de 1.000 pegadas de dinossauros de grupos diferentes, Vamos ficar a saber mais sobre a anatomia, a locomoção e o comportamento destes incríveis animais!
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Pé da Pedreira, Alcanede, SANTARÉM, SANTAREM
Data:
30-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A Lourinhã tornou-se famosa nacional e internacionalmente pelos achados de fósseis de dinossauros. Ao participar nesta atividade, terá a oportunidade de visitar o Laboratório de Preparação e Conservação de Fósseis do Museu da Lourinhã, ficando assim a conhecer “os bastidores da paleontologia”.
Quer saber o porquê de a Lourinhã ser apelidada de _Capital dos Dinossauros_? Junte-se ao Museu da Lourinhã nesta atividade e descubra o que torna esta região tão especial!
Duração: 1.30 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Museu da Lourinhã
Datas:
26-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
06-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
14-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influência das marés. Estas zonas têm lamas, sapais e pântanos que são habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estuários são usados nas rotas de migração e de reprodução de alguns peixes marinhos e também de água doce, funcionando como autênticas “maternidades”! A ação inclui um percurso pedestre em passadiços com paragens em pontos de observação de aves e identificação da fauna e flora do local. Os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queira pode levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é nas traseiras do Clube Náutico ao lado da estrada e zona de estacionamento, a equipa responsável vai estar a aguardar pelos participantes e é facilmente identificável. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Fão - Esposende, ESPOSENDE, BRAGA
Datas:
20-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
No rio Ocreza, a exploração de ouro poderá remontar ao período romano, como hoje ainda se pode verificar pelas inúmeras conheiras nos terraços fluviais que foram sendo explorados até quase aos dias de hoje. Convidamos todos a vestir a pele de garimpeiros e vir experimentar utensílios e técnicas milenares.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Geopark Naturtejo
Sobral Fernando, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
02-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
A zona intertidal, entre marés, situa-se entre o nível mais alto da preia-mar e o nível mais baixo da baixa-mar, apresentando condições muito variáveis devido a emersões e imersões alternadas de acordo com o ciclo das marés. Estas zonas servem de refúgio para organismos mais pequenos e para muitas espécies esta zona funciona como maternidade. Guiados por biólogas, os participantes vão explorar as zonas rochosas da praia de São Bartolomeu do mar e ficar a conhecer os organismos que habitam as poças de maré. A ação inclui a exploração da zona rochosa na praia e, por isso, os participantes devem levar vestuário e calçado adequado (botas de montanha, sapatilhas adequadas ou botins de mergulho, chapéu, protetor solar). Por favor NÃO utilizar chinelos nem ir descalço, os participantes podem ferir-se nas rochas. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Datas:
22-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
24-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
26-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A poucas dezenas de quilómetros da cidade do Porto, encontramos um lugar especial, a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, que vale a pena conhecer. O relevo que vemos hoje, seis serras cortadas por dois vales principais, o do rio Ferreira e do rio Sousa, é o resultado da atuação dos agentes erosivos ao longo dos anos. O vale do rio Ferreira é um testemunho disso, revelando-nos uma história geológica com mais de 500 milhões de anos. Nesta caminhada partimos à descoberta dos vestígios deixados pelo rio Ferreira que testemunham a modelação da paisagem até aos dias de hoje.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque das Serras do Porto
União de freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, GONDOMAR, PORTO
Data:
14-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Diz-se por aí que no centro da vila as paredes das casas escondem mensagens encriptadas, que no jardim do largo da Câmara existem padrões misteriosos, e que pelas quelhas e travessas se ouvem estórias sem nexo nem sentido (aparentemente...).
O que quererão dizer?
Que segredo esconderá Figueira de Castelo Rodrigo?
Faz a tua equipa e junta-te a nós para uma tarde de enigmas, mistério, descoberta e muita diversão!
O segredo de Figueira de Castelo Rodrigo está à tua espera para ser revelado!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta
Figueira de Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
02-08-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
As grutas de Mira de Aire formaram-se em calcários do Jurássico médio com cerca de 167 milhões de anos. Fazem parte de um sistema de grutas interligadas com mais de 11 km de extensão, dos quais 600 m estão abertos ao público e serão percorridos nesta visita. A gruta da Pena e da Contenda fazem parte do mesmo sistema de grutas. Já no polje de Minde, as suas entradas também serão visitadas.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 7.40 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Mira de Aire., PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
20-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Oficina sobre a diversidade geológica do Geopark Terras de Cavaleiros.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
04-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os segredos do vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Geopark Naturtejo
Sobral Fernando, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Datas:
21-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
03-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os Segredos do Vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro. O regresso a Sobral Fernando será efetuado junto ao rio passando pela obra “A Menina dos Medos”.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Geopark Naturtejo
Sobral Fernando, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
11-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Desfruta de um passeio costeiro num moderno e amplo catamarã, onde poderás conhecer as falésias e grutas da Ponta da Piedade, Porto de Mós e Praia da Luz. Fica também a conhecer as praias da Dona Ana, Camilo e muitas outras. Esta viagem é guiada por um geólogo que vai ajudar a explicar como se formou a costa dourada, repleta de cores e histórias incríveis.
Ancoramos também junto à pacata vila da Praia da Luz, onde poderás aproveitar para usar as pranchas de paddle, saltar no trampolim aquático, numa tarde cheia de diversão adequada a todas as idades. De caminho para Lagos, podes relaxar nas redes de bordo enquanto sentes o calor, bronzeias, navegas ao som das ondas do mar e recordas a história do planeta que temos hoje.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 19.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Discover Tours
Datas:
21-07-2024 15:45 - Ação já em curso / terminada
04-08-2024 15:45 - Ação já em curso / terminada
18-08-2024 15:45 - Ação já em curso / terminada
01-09-2024 15:45 - Ação já em curso / terminada
As rochas presentes ao longo da faixa litoral da cidade do Porto, entre o Forte S. Francisco Xavier e o Molhe de Felgueiras, constituem verdadeiras cápsulas do tempo que encerram uma parte da história geológica do nosso planeta e da Península Ibérica. Nesta visita iremos desvendar os segredos que estas rochas velhinhas encerram recuando cerca de 1000 milhões de anos. Junte-se a nós nesta viagem no tempo!
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Portuguesa de Geólogos
Foz do Douro e Nevogilde, PORTO, PORTO
Datas:
23-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
03-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Há cerca de 120 milhões de anos, os dinossauros andavam pela Salema, em e Vila do Bispo, e deixaram marcas que passam despercebidas aos banhistas que agora se estendem no areal desta praia. Deixe-se conduzir pelos olhos experientes dos nossos guias e encontre várias pegadas de Dinossauro gravadas nas rochas. Estes vestígios foram descobertos há mais de 20 anos e pertencem a animais que viveram durante o Cretácico inferior. Quanto pesavam, qual a sua altura, a que velocidade corriam, voavam, eram bípedes, carnívoros? Junte-se a nós e encontre a resposta a estas “dino-dúvidas”.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 2.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Salema, VILA DO BISPO, FARO
Datas:
25-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
Mar, areia e falésias! O Algarve está repleto de belas paisagens que ajudam a contar a história do nosso planeta. Pela mão dos nossos guias percorra os trilhos dos dinossauros que povoaram a zona de Vila do Bispo há 120 milhões de anos. As pegadas da Praia Santa não são de fácil acesso, mas estão bem preservadas e são o terreno ideal para descobrirmos as características dos dinossauros do Cretácico Inferior que aqui viveram. Dos ornitópodes (herbívoros), estes animais herbívoros bípedes deixaram as suas marcas no Algarve e nós vamos descobri-las!
Duração: 2.30 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Salema, VILA DO BISPO, FARO
Datas:
23-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Uma depressão com fundo plano repleta de nascentes temporárias causadas por vários ribeiros que se perdem no solo. Um monumento único, característico das regiões calcárias, a separar o planalto de Santo António da Serra d’ Aire do planalto de São Mamede. O polje de Mira-Minde é o maior da região, tendo 4000 metros de comprimento e 1800 metros de largura máxima. No inverno, o polje enche-se de água originando um grande lago no qual as espécies florestais e animais se desenvolvem, chegando a água a atingir uma profundidade de oito metros em algumas zonas. Neste percurso vamos visitar alguns dos principais pontos de interesse deste local único no PNSAC, abordar a sua formação e visitar algumas das nascentes associadas, algares e outras estruturas naturais e construídas que se encontram na base deste lago temporário. Aproveitamos também para conhecer um pouco da cultura e dos usos e costumes desta comunidade que aqui vive desde os alvores da nacionalidade e que até tem um linguajar próprio, fruto dos tempos em que os homens percorriam o país a vender as tão conhecidas mantas mindericas.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Data:
01-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Dada à sua importância no plano da estratégia militar, os castelos foram na sua maioria construídos em pontos elevados. Mas essa escolha pode ter justificações diferentes: por um lado, a maior altitude proporciona melhor visibilidade sobre os inimigos, facilitando a defesa. Por outro, em caso de ataque a ação da gravidade facilita a vida a quem está no castelo, pois aumenta o alcance dos seus projéteis e diminui o alcance dos que são arremessados pelos atacantes. Nesta ação será analisado o caso do castelo de Estremoz, não só na perspetiva da sua arquitetura, mas também procurando perceber a génese da colina onde se localiza.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Datas:
20-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
10-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
A Praia de São Pedro do Estoril tem histórias com milhões de anos para descobrir. Embarque connosco nesta viagem no Tempo e venha conhecer um mundo antigo repleto de segredos.
Na Praia de São Pedro do Estoril afloram rochas com elevado interesse didático. A partir de uma explicação simples dos princípios básicos da Geologia o visitante apercebe-se da passagem do tempo num período da Terra em que os dinossauros poderiam vaguear sobre estas rochas...
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Portuguesa de Geólogos
São Pedro do Estoril, CASCAIS, LISBOA
Data:
24-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Desde a glaciação ao degelo, passando pelas oscilações entre as temperaturas quentes e frias, esta ação pretende dar a conhecer os fenómenos geoclimáticos que definiram o aspeto peculiar da região do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Uma viagem ao longo do tempo onde será também abordado o tema das alterações climáticas.
Duração: 7.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Olhos de Água do Alviela – Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Data:
28-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
A geologia é o estudo da estrutura do nosso planeta, assim como dos processos que o formaram ao longo da história – e que continuam a ocorrer. Suporta o fornecimento da maioria dos recursos para a população e a indústria. A indústria, tecnologia e produtos de consumo modernos requerem uma vasta gama de minerais, tanto abundantes como raros. A sua extração e comercialização constituem parte significativa da economia. À medida que a população e a procura de recursos aumentam, é necessário localizar e extrair mais minerais e assegurar que serão usados da forma mais eficiente, graças à nossa forte base de competências, educação e investigação.
Duração: 7.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
03-08-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
O ponto de partida desta viagem é o lugar fundacional que acolhe a Renova desde 1818 junto à nascente do rio Almonda. Uma fábrica envolvida numa paisagem singular de grande importância geológica e arqueológica, onde sucessivas gerações trabalham há décadas para a criação de uma das mais icónicas marcas nacionais.
A visita segue para a Renova 2, uma estrutura onde largas massas de fibras se “religam” na construção de objetos e produtos que fazem parte das vidas de milhões de pessoas em todo o planeta.
Com a duração de cerca de 2 horas, inclui uma sessão de boas-vindas com introdução à história da Renova, a visita ao Caminho - uma experiência única que permite sentir de perto a nascente do rio Almonda. Segue-se uma visita à divisão de reciclagem, produção, transformação e armazenamento de produtos, bem como a outros espaços onde trabalham as pessoas que diariamente imaginam e produzem os produtos Renova. Poderá ainda aproveitar para visitar a Loja de Fábrica Renova.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Renova
Zibreira, TORRES NOVAS, SANTAREM
Datas:
26-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A apresentação dos principais tipos de vulcanismo açoriano e das rochas que originam marcará o início de um percurso de descoberta na cidade de Ponta Delgada, identificando diversos monumentos e as rochas que constituem as suas cantarias. Serão apresentados os vulcões de magma ácido, muito explosivos, conhecidos como vulcões cinzentos, que originam rochas como os traquitos, ignimbritos e pedra-pomes e os vulcões de magma básico, menos explosivos, conhecidos como vulcões vermelhos, que originam o basalto e as escorias basálticas.
Os participantes na ação serão desafiados a fotografar as fachadas de diversos edifícios da cidade e a identificar as rochas utilizadas na sua cantaria, bem como a conhecer a história de alguns monumentos.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
31-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
11-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
A necessidade de água sentida no Planalto de Santo António durante os meses de estio, apenas poderia ser suprida com a criação de reservatórios que recolhessem toda a água possível, até à mais pequena gota, da que caía abundantemente dos céus nos meses de inverno. Para isso, aproveitaram-se algumas cavidades naturais na rocha, na maioria das vezes preenchidas por bolsas de “terra rossa”, que era extraída para as chamadas “terras de milho”, onde semeavam os víveres necessários à sua sobrevivência. Apesar da propriedade privada prevalecer em todo o planalto, em que cada família detinha uma ou mais cisternas que garantiam as suas necessidades deste bem essencial, eram frequentes as várias estruturas comunitárias nas várias localidades serranas, salvaguardando que até as famílias mais pobres tinham as suas reservas garantidas. A estas estruturas comunitárias chamavam de “Pias do Povo”, como era o caso do complexo da Pia Corseira, onde ainda hoje existe a pia comunitária assim designada. Neste percurso vamos visitar alguns dos principais pontos de interesse deste núcleo central do PNSAC, falar um pouco da sua formação e visitar exemplares de cisternas existentes na freguesia de Serra de Santo António. Aproveitamos também para conhecer um pouco da cultura e dos usos e costumes desta comunidade que, durante séculos, viveu praticamente isolada do mundo, mas com muitas estórias para contar.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Serra de Santo António, ALCANENA, SANTAREM
Data:
21-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
O Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO detém um património geológico de relevância nacional e internacional. Um território onde as suas rocha contam histórias com milhões de anos! Ao longo desta ação será possível visualizar, rochas de dois antigos continentes e um oceano primitivo. Ação iniciará pelo Alóctone Superior, que corresponde a um fragmento de uma crusta continental do antigo continente Armórica. A ação avançará para o Alóctone Médio ou Ofiolítico, que representa um fragmento de um antigo oceano.
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
31-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
O Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO detém um património geológico de relevância nacional e internacional. Um território onde as suas rocha contam histórias com milhões de anos! Ao longo desta ação será possível visualizar rochas de um antigo continente e a ação a tectónica no relevo.
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
01-09-2024 09:15 - Ação já em curso / terminada
Esta ação consiste num percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente. A capacidade de adaptação é uma das caraterísticas mais admiráveis da vida na Terra. Existem habitats supostamente inabitáveis onde seres vivos microscópicos conseguem prosperar. Estes organismos são genericamente designados por «extremófilos», do grego «amantes do extremo». Durante esta ação, os participantes terão a oportunidade de observar in situ alguns destes microrganismos, que formam extensos biofilmes que dão cor ao ecossistema das nascentes termais. Ademais, esta ação inclui a degustação de diferentes águas minerais e termais e culmina com a degustação de um lanche termal, onde os participantes serão elucidados acerca das utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)
Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES
Data:
22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Conheça dois locais da costa a sul da Zambujeira do Mar onde, desde o tempo dos Romanos, se fez aproveitamento dos recursos minerais das falésias marinhas: primeiro, a escombreira da mina de ferro dos Alteirinhos e em seguida, ao longo de um pequeno passeio pela arriba (com vistas de cortar a respiração), o sítio chamado Lombo do Asno ou Bernosas onde, durante dezenas ou centenas de anos, foram extraídas e afeiçoadas inúmeras mós rotativas para utilização em moinhos hidráulicos e de vento da região. Aqui serão explicadas as técnicas de corte, afeiçoamento e transporte de mós no contexto da longa história da importância do pão como base da alimentação tradicional, entre o mar e as searas. Por fim, aprenda, ainda antes do por-do-sol, como a toponímia engana, pois este “Asno” não era para burros: como escreveu Carlos T para Rui Veloso, «Roendo uma laranja na falésia / Olhando o mundo azul à minha frente», este era o lugar para vigiar as velas ameaçadoras do tempo em que andava «mouro na costa».
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Praia dos Alteirinhos (Zambujeira do mar, freguesia de S. Teotónio), ODEMIRA, BEJA
Data:
31-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Data:
06-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Freguesia de Capelins - Concelho de Alandroal, ALANDROAL, EVORA
Datas:
16-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Amieira, Portel, PORTEL, EVORA
Data:
13-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Monsaraz, REGUENGOS DE MONSARAZ, EVORA
Datas:
26-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
10-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Alvo de muitos mitos e superstições, em parte devido ao desconhecimento que temos sobre eles, os morcegos são animais fascinantes e importantíssimos para o equilíbrio dos ecossistemas. Embora muita gente não imagine, em Portugal existem cerca de 30 espécies de morcegos diferentes, algumas das quais ameaçadas. Com o auxílio de um detetor de ultrassons, e junto de uma antiga área mineira que abriga importantes colónias de diferentes espécies de morcegos, iremos detetar e observar estes magníficos animais, falar da sua diversidade, das suas características, da sua importância ecológica, bem como das razões que, incrivelmente, levam a pensar que poderá ser nestes animais que encontraremos a chave para a cura de várias doenças ou para o aumento da longevidade. Ficaremos ainda a conhecer o antigo complexo mineiro das minas da Freixeda, de onde se extraíram importantes quantidades de ouro e prata, e cuja história remonta, pelo menos, à época romana.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Data:
04-08-2024 20:00 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade tem como objetivo desvendar o Vulcão das Sete Cidades para além da Vista do Rei e interpretar o vulcanismo e geologia que são a base de uma das paisagens mais emblemáticas da ilha de São Miguel. No miradouro da Vista do Rei, os técnicos do OVGA irão dar a conhecer as diferentes fases de formação do vulcão das Sete Cidades, incluindo a formação da caldeira de colapso, e a diversidade de materiais vulcânicos produzidos. Para este fim será montada uma bancada com amostras geológicas deste local e será utilizado um módulo que explica a formação de caldeiras.
Duração: 0.15 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)
Sete Cidades, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
09-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 11:15 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 11:30 - Ação já em curso / terminada
09-08-2024 11:45 - Ação já em curso / terminada
A partir do Miradouro do Escalvado, esta ação tem como objetivo dar a conhecer as particularidades vulcanológicas da fajã lávica dos Mosteiros. Nesta atividade será abordada a génese da ilha de São Miguel e o enquadramento dos Açores no contexto das placas tectónicas. Será explicada aos participantes a formação dos ilhéus dos Mosteiros, a génese do grande estratovulcão das Sete Cidades, a presença de águas termais e a ocorrência de diferentes materiais geológicos (basalto, lapilli, pedra-pomes, traquito, tufo, etc.). Será montada uma bancada com amostras geológicas onde serão realizadas algumas experiências com os materiais em questão.
Duração: 0.15 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)
Ginetes, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 11:15 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 11:30 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 11:45 - Ação já em curso / terminada
Acompanhe-nos num passeio pela cidade de Tavira e conheça os edifícios e monumentos, bem como as rochas de que foram feitos. Neste percurso os participantes poderão observar tipos de pedra usados nos edifícios, o seu estado de alteração e discutir a sua proveniência.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Data:
11-09-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Sabia que há um extenso recife de corais no Barrocal algarvio? Acompanhe-nos ao fundo de um mar desaparecido e venha ver os fósseis dos corais que lá viveram há cerca de 155 milhões de anos.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Cerro Grande (Santa Catarina da Fonte do Bispo), TAVIRA, FARO
Data:
11-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Haverá relação entre o vinho que bebemos e os corpos celestes? Vamos olhar os céus do Alentejo com um copo de vinho para melhor compreendermos o mundo em que vivemos! O termo terroir é largamente venerado no emocionante mundo do vinho. O suporte da vinha, como de qualquer outra cultura, é o solo que resulta da alteração de uma rocha mãe formada há muitos milhões de anos. É a grande geodiversidade que caracteriza o nosso país que explica a enorme variedade de castas com sucesso que possibilitam a reconhecida qualidade dos nossos vinhos. Através de uma observação astronómica, com telescópios, num lugar vínico de excelência será possível vermos planetas, estrelas, luas e outros objectos do céu profundo, observando e interpretando alguns episódios da fabulosa história da Terra e transpô-los para o nosso copo de vinho. Os corpos celestes contam-nos a história, o vinho dá-nos o sabor do lugar, a enogeobiodiversidade que desejamos viver numa experiência que associa ciência e arte num magnífico copo de vinho.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Data:
05-09-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
Percurso pela corta mineira do Lousal e Galeria Waldemar d’Orey, uma das primeiras galerias concessionada no Lousal. É possível abordar fenómenos geológicos associados à génese dos sulfuretos maciços polimetálicos da Faixa Piritosa Ibérica, mas também sobre a história da mineração do Lousal, através da identificação dos paióis e entivação.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Datas:
15-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
04-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Alberto Rocha – Cerâmica Artesanal é uma empresa que procura manter o equilíbrio sustentável entre as atividades que desenvolve, os recursos que explora e a natureza. Nesta visita os participantes poderão observar o fabrico de cerâmica artesanal, nomeadamente de ladrilho, telha e tijolo. Terão oportunidade de conhecer algumas fases do processo produtivo que ocorre num “Telheiro”, nomeadamente, recolha da matéria-prima, moagem, amassadura, moldagem, secagem, enforna e desenforna. A atividade é dinamizada em parceria com a empresa Alberto Rocha – Cerâmica Artesanal Lda
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Telheiro Alberto Rocha cerâmica artesanal
Santa Catarina da Fonte do Bispo, OLHÃO, FARO
Datas:
25-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
14-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada