Listagem de Ações de Verão

À descoberta da fajã lávica da Ferraria

Esta ação tem como objetivo dar a conhecer a génese da fajã lávica da Ferraria, formada há cerca de 900/1000 anos. No local será possível explicar o tipo de vulcanismo associado ao Pico das Camarinhas, a formação de lavas encordoadas e a presença de diferentes materiais geológicos. Os participantes terão a oportunidade de perceber a ocorrência de águas termais e a existência de uma pseudocratera nesta zona tão particular da ilha de São Miguel. Ao longo da atividade, os participantes poderão manusear amostras geológicas e realizar algumas experiências.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)

Ginetes, PONTA DELGADA, R A ACORES

16-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 11:15 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 11:30 - Ação já em curso / terminada

16-08-2024 11:45 - Ação já em curso / terminada

À descoberta da Laurissilva

A floresta Laurissilva é uma herança biológica que devemos preservar e que acolhe uma grande quantidade de biodiversidade. Venha descobrir os encantos da nossa floresta!

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)

27-07-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada

24-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada

A passo de caracol

Passeio interpretativo pela área de paisagem protegida do Barreiro da Faneca, em busca da riquíssima mas muito ameaçada fauna malacológica de Santa Maria, na companhia de Nelson Moura, do projeto Life Snails.

Paúl de Baixo- S.Pedro, VILA DO PORTO, R A ACORES

20-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada

Árvores exóticas da cidade de Ponta Delgada: safari botânico

Visita ao herbário e à xiloteca do museu, e percurso na cidade de Ponta Delgada com visita a jardins e espaços públicos, identificado árvores exóticas e ornamentais. Referência especial para os exemplares classificados, como o dragoeiro centenário do antigo Liceu, ou o meterosidero do campo de São Francisco. O Jardim António Borges será visitado enquanto exemplo de jardim romântico do século XIX. Usaremos aplicações para identificar plantas.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado

24-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

06-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Aves da cidade

A avifauna existe em todos os continentes, em vários habitats, muitas vezes tão perto dos humanos que nem fazemos ideia. Alguns habitats inseridos em paisagens urbanas escondem viajantes do mundo. Venha explorar esses habitats costeiros de Ponta Delgada.

São Pedro (Ponta Delgada), PONTA DELGADA, R A ACORES

13-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada

Banhos de Lua | Lagoa

Não há verão sem banhos de Lua, uma atividade do Observatório Astronómico de Santana – Açores que convida todos a mergulhar na noite em duas datas distintas, sendo a primeira a 18 de julho, entre as 21h00 e as 23h00, nas Piscinas Municipais de Lagoa, na ilha de São Miguel (Açores).
Nestas noites os participantes são convidados a experimentar um banho noturno à luz da Lua cheia e a maravilharem-se com a beleza da Lua vista pelo telescópio. Para isto, o OASA estará presente com todo o material necessário a uma observação noturna e garantirá ainda a segurança dos banhistas para aproveitarem a hipótese para mergulharem na noite.
Pela sua associação com o Câmara Municipal de Lagoa, esta atividade é gratuita para os participantes. Os interessados em tomar banhos deverão vir com a indumentária adequada. No local, e apesar da segurança disponibilizada, os banhistas não deverão prescindir do bom senso e garantir a sua própria segurança.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Astronómico de Santana (OASA)

Freguesia do Rosário, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

18-07-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada

Banhos de Lua | Ribeira Grande

Não há verão sem Banhos de Lua, uma atividade do Observatório Astronómico de Santana - Açores que convida todos a mergulhar na noite em duas datas distintas, sendo a segunda a noite de 19 de agosto, entre as 21h00 e as 23h00, nas Piscinas da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel (Açores).
Nestas noites, os participantes são convidados a experimentar um banho noturno à luz da lua cheia e a maravilharem-se com a beleza da Lua vista pelo telescópio. Para isto, o OASA estará presente com todo o material necessário a uma observação noturna e garantirá ainda a segurança dos banhistas para aproveitarem a hipótese para mergulharem na noite.
Graças à parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, esta atividade é gratuita para os participantes. Os interessados em tomar banhos deverão vir com a indumentária adequada. No local, e apesar da segurança disponibilizada, os banhista não deverão prescindir do bom senso e garantir a sua própria segurança.

Freguesia da Matriz, RIBEIRA GRANDE, R A ACORES

19-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Chuva de estrelas no deserto

Esta noite promete uma chuva meteoros. Quão espetacular não será na escuridão do nosso «deserto vermelho», o Barreiro da Faneco?! Traz a tua manta e, de olhos para o céu, relaxa e desfruta deste espetáculo celeste! Também haverá telescópios para quem quiser observar mais de perto um cantinho da Lua ou os planetas visíveis nesta altura.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria (AJISM)

S. Pedro, VILA DO PORTO, R A ACORES

12-08-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada

Da semente à planta

Como se produzem as plantas nativas dos Açores para restaurar o habitat do priolo? Acompanhe esta visita aos viveiros de plantas nativas dos Açores e fique a saber como se produzem estas plantas utilizadas no restauro ecológico para a conservação do priolo Pyrrhula murina em São Miguel.

Santo António Nordestinho, NORDESTE, R A ACORES

10-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

De ossos nas mãos

Descubra as aves de forma diferente! De ossos nas mãos, encontre as diferenças e adaptações das aves ao seu modo de vida e conheça melhor as aves. Nesta atividade encontre os ossos, identifique-os e diga-nos de que ave se trata. Atividade adaptada a todas as idades.

27-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada

Desenhar a Laurissilva

A floresta Laurissilva é uma floresta composta por imensas espécies, cada uma com muita beleza. Nesta atividade propomos que venha conhecer o Centro Ambiental do Priolo e que depois façamos um passeio pelo jardim de endémicas com espaço para desenhar a Laurissilva. Contaremos com os UrbanSketchers para desenhar a Laurissilva e, quem sabe, dar umas dicas de desenho. Junte-se a nós nesta aventura.

14-09-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Em torno de uma cratera vulcânica

Esta caminhada à volta da lagoa das Furnas pretende proporcionar momentos divertidos e de aprendizagem de forma dinâmica. Contaremos com a presença de um investigador da Universidade dos Açores, que ao longo do percurso falará sobre o ecossistema em redor da lagoa. Faremos ainda uma paragem no Centro de Interpretação Ambiental das Furnas, onde os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre a biodiversidade e geodiversidade.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Fundação Gaspar Frutuoso (FGF)

Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES

04-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Festival: Ciência no Jardim da Universidade

Um verdadeiro festival de ciência invade o jardim do campus da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada! Das plantas endémicas às mais exóticas, das observações astronómicas à descoberta de microrganismos, das rochas aos insetos, dos sons das aves aos ultra-sons dos morcegos, este promete ser um final de tarde de Verão cheio de novas descobertas, tudo na companhia de cientistas e especialistas!
Numa organização conjunta da Fundação Gaspar Frutuoso, Universidade dos Açores e do Expolab - Centro Ciência Viva, que conta com a colaboração dos diversos parceiros da Ciência Viva no Verão nos Açores.

Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES

02-08-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Floresta encantada: sessão de cinema ambiental

Uma sessão de cinema ao ar livre é certamente uma experiência única… Mas uma sessão de cinema no meio da floresta, à noite, é sem dúvida uma experiência mágica, que nos fará acreditar que estamos numa verdadeira floresta encantada! O filme a exibir será de temática ambiental, focando-se na gestão da água e respetivas consequências. Esta atividade enquadra-se no âmbito dos projetos TRANS-lighthouses e LEVERS.

Santa Cruz, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

08-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada

Microrganismos, oceano e praia

Esta ação objetiva sensibilizar para a problemática da acidificação dos oceanos e o seu impacto na vida microbiana marinha, decorrendo nas zonas balneares da praia das Milícias, em Ponta Delgada, e na praia Vinha D´areia, em Vila Franca do Campo.
A ação consiste na realização de uma atividade prática e na dinamização de um jogo lúdico-pedagógico, onde os participantes serão elucidados acerca dos efeitos da alteração do pH dos oceanos nos microrganismos marinhos, pois a acidificação dos oceanos, um fenómeno resultante da absorção crescente de dióxido de carbono (CO2) pela água do mar, emerge como uma das mais urgentes preocupações ambientais do nosso tempo.
Destacar o papel que alguns microrganismos podem ter na mitigação das alterações climáticas, através da sua visualização ao microscópio ótico, é também um objetivo desta ação.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)

Livramento, PONTA DELGADA, R A ACORES

14-08-2024 13:30 - Ação já em curso / terminada

29-08-2024 13:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Missão abelhas: biodiversidade e polinização

Como será o interior de uma colmeia? Quem vive dentro de uma colmeia? Numa colónia, quantas abelhas vivem? Nesta atividade ajudamos a responder a estas e muitas outras perguntas. Veste o fato de apicultor, calça as luvas e acende o fumigador e vem conosco descobrir estes seres incríveis. Enquanto caminhamos até às colmeias, mostramos-te algumas das espécies nativas dos Açores importantes para as abelhas.

Preço: 25.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Apiário Margaridas

Água de Pau, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

20-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

10-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Na Rota do Sol | Poços de São Vicente Ferreira

O OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 3 de setembro, entre as 10h00 e as 11h30, o OASA estará presente nos Poços São Vicente de Ferreira, pertencente à freguesia de Capelas, no concelho de Ponta Delgada, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Freguesia de Capelas, PONTA DELGADA, R A ACORES

03-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Na Rota do Sol | Porto da Caloura

O OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 14 de agosto, entre as 10h00 e as 11h30, o OASA estará presente no Porto da Caloura, pertencente ao concelho de Lagoa, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Freguesia da Caloura, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

14-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Na Rota do Sol | Praia do Pópulo

O OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 15 de julho, entre as 10h00 e as 11h30, o OASA estará presente na Praia do Pópulo, pertencente ao concelho de Ponta Delgada, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Freguesia de São Roque, PONTA DELGADA, R A ACORES

15-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

No rastro do astro

Atividade de observação astronómica noturna com recurso a telescópio, binóculos, laser apontador, guias e planos de observação em que os participantes são convidados a observar e identificar – a olho nu, ao telescópio e de binóculos – estrelas, planetas, objetos de céu profundo como nebulosas ou enxames de estrelas.

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Ambiente dos Açores- Centro Ciência Angra Heroísmo

Veredas, Terra-Chã Coordenadas Geográficas: latitude 38.68 Norte e Longitude -27.25 oeste., ANGRA DO HEROÍSMO, R A ACORES

26-07-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada

Noite com vida

Há muita vida à noite. Venha descobri-la conosco no Miradouro das Urzeiras na Serra Branca.

Santa Cruz, SANTA CRUZ DA GRACIOSA, R A ACORES

06-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada

Olha o mêrrim! À procura de aves em Ponta Delgada

O arquipélago dos Açores, pela sua posição geográfica, é abrigo para centenas de espécies e algumas destas podem ser vistas em Ponta Delgada. Neste percurso que nos levará entre o Museu Carlos Machado e a Avenida Infante Dom Henrique, iremos aprender a distinguir as diferentes espécies, e perceber como se adaptaram tão bem às cidades. Em parceira com a SPEA Açores (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

04-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Perseidas: chuva de meteoros

No dia 12 agosto, caso as condições meteorológicas o permitam, haverá chuva de estrelas no Observatório Astronómico de Santana – Açores, que estará aberto a partir das 21h00 para a observação da chuva de meteoros das Perseidas. Com uma noite que promete bastantes meteoros, e cumprindo já uma tradição, o OASA volta a abrir portas para receber todos os que conosco queiram observar este espetáculo celestial. As chuvas de meteoros não necessitam de material específico para serem observadas, podendo qualquer pessoa, com alguma paciência, observar à vista desarmada. De qualquer forma, o OASA oferece todas as condições para que todos possam estar confortavelmente encostados a observar esta chuva de estrelas num ambiente fantástico que se tem repetido sempre que o fenómeno é visível.

Preço: 2.00 €/participante

Rabo de Peixe, RIBEIRA GRANDE, R A ACORES

12-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada

Poças de maré – Refúgios de biodiversidade

Sabes o que são poças de maré? E que organismos vivem nestes locais? Algas, peixes, camarões, holotúrias!? Embarca nesta expedição científica e vem conhecer a flora e fauna residente nestes verdadeiros berçários de vida marinha!

Lagoa, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

30-07-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada

Protetor solar caseiro

Nesta oficina que explora a física, a química e a biologia, e é alusiva à época de verão, os participantes são convidados a elaborar o seu próprio protetor solar, recorrendo a materiais como azeite, óleo de coco e óxido de zinco.

Preço: 3.00 €/participante

Sé, ANGRA DO HEROÍSMO, R A ACORES

26-07-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Quem vive à noite? Descubra as borboletas noturnas e os morcegos dos Açores

Há muita vida à noite. Venha descobri-la conosco no Parque de Endémicas da Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, no Nordeste.

31-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada

Rochas e monumentos: Safari geológico por Ponta Delgada

A apresentação dos principais tipos de vulcanismo açoriano e das rochas que originam marcará o início de um percurso de descoberta na cidade de Ponta Delgada, identificando diversos monumentos e as rochas que constituem as suas cantarias. Serão apresentados os vulcões de magma ácido, muito explosivos, conhecidos como vulcões cinzentos, que originam rochas como os traquitos, ignimbritos e pedra-pomes e os vulcões de magma básico, menos explosivos, conhecidos como vulcões vermelhos, que originam o basalto e as escorias basálticas.
Os participantes na ação serão desafiados a fotografar as fachadas de diversos edifícios da cidade e a identificar as rochas utilizadas na sua cantaria, bem como a conhecer a história de alguns monumentos.

31-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

11-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Rota da Água

O Trilho da Janela do Inferno ou Rota da Água liga o lugar dos Remédios à freguesia de Água de Pau por antigos caminhos usados pelos agueiros, para o encaminhamento de água para o concelho da Lagoa. O percurso transpõe vários recursos afetos a este tipo de atividade como antigas pontes, aquedutos, tubagens de barro, levadas e alguns túneis. O percurso será acompanhado por especialistas que ajudarão a compreender o este rico património natural, cultural e industrial. Ação integrada no projeto TRANSlighthouses e LEVERS.

Santa Cruz, LAGOA (AÇORES), R A ACORES

06-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Safari pelas nascentes termais de Furnas

Esta ação consiste num percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente. A capacidade de adaptação é uma das caraterísticas mais admiráveis da vida na Terra. Existem habitats supostamente inabitáveis onde seres vivos microscópicos conseguem prosperar. Estes organismos são genericamente designados por «extremófilos», do grego «amantes do extremo». Durante esta ação, os participantes terão a oportunidade de observar in situ alguns destes microrganismos, que formam extensos biofilmes que dão cor ao ecossistema das nascentes termais. Ademais, esta ação inclui a degustação de diferentes águas minerais e termais e culmina com a degustação de um lanche termal, onde os participantes serão elucidados acerca das utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.

Preço: 5.00 €/participante

Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES

22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Um olhar real na Vista do Rei

Esta atividade tem como objetivo desvendar o Vulcão das Sete Cidades para além da Vista do Rei e interpretar o vulcanismo e geologia que são a base de uma das paisagens mais emblemáticas da ilha de São Miguel. No miradouro da Vista do Rei, os técnicos do OVGA irão dar a conhecer as diferentes fases de formação do vulcão das Sete Cidades, incluindo a formação da caldeira de colapso, e a diversidade de materiais vulcânicos produzidos. Para este fim será montada uma bancada com amostras geológicas deste local e será utilizado um módulo que explica a formação de caldeiras.

Sete Cidades, PONTA DELGADA, R A ACORES

09-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 11:15 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 11:30 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 11:45 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Um olhar sobre a fajã lávica dos Mosteiros

A partir do Miradouro do Escalvado, esta ação tem como objetivo dar a conhecer as particularidades vulcanológicas da fajã lávica dos Mosteiros. Nesta atividade será abordada a génese da ilha de São Miguel e o enquadramento dos Açores no contexto das placas tectónicas. Será explicada aos participantes a formação dos ilhéus dos Mosteiros, a génese do grande estratovulcão das Sete Cidades, a presença de águas termais e a ocorrência de diferentes materiais geológicos (basalto, lapilli, pedra-pomes, traquito, tufo, etc.). Será montada uma bancada com amostras geológicas onde serão realizadas algumas experiências com os materiais em questão.

Ginetes, PONTA DELGADA, R A ACORES

23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 11:15 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 11:30 - Ação já em curso / terminada

23-08-2024 11:45 - Ação já em curso / terminada

Visita ao Observatório Solar

Visita guiada ao Observatório Astronómico de Santana - Açores, entre as 10h00 e as 12h00, com uma paragem essencial no observatório solar deste centro, onde poderá ver o Sol como nunca viu antes e até, se as condições meteorológicas o permitirem, tirar uma fotografia à nossa estrela. Esta visita também é pensada para os mais novos, com a participação no planetário digital móvel.

Preço: 5.00 €/participante