Nesta ação vamos explicar e aplicar técnicas de engenharia natural, como a criação de barreiras à escorrência da água, feitas de madeira, ramos e pedras recolhidos no local, que resultam na criação de socalcos que ajudam a reter o solo, a obter maior infiltração de água e melhores condições para a vegetação a médio/longo prazo. Se quer sentir nas mãos a possibilidade de gerir a natureza, não há nada como aprender fazendo e esta é uma atividade feita para si.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Datas:
05-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
10-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Uma aventura científica ao ar livre, para observar a fauna, flora, e a qualidade da água do rio enquanto pedala. Num momento de pausa, serão apresentados projetos de investigação em ciências do mar e ambiente implementados no estuário do Mondego e discutida a sua relevância no distrito de Coimbra, assim como a relevância de projetos similares em outros locais do país e do globo. Inclui a apresentação do projeto mais recente LIFE APATABLUES, um projeto em parceria com o Município da Figueira da Foz. Traga a sua bicicleta e junte-se aos investigadores do MAREFOZ num percurso de 8 km (ida e volta) pela ciclovia do Mondego, na Figueira da Foz.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Figueira da Foz, FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Data:
07-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada
A atividade “Das Pedras aos Carvalhais” permite uma viagem ao longo do tempo pelo Parque Natural Local Vouga-Caramulo, em Vouzela.
Nesta visita de dois temas vamos ouvir falar de achados arqueológicos e vidas de outros tempos e de como estamos a recuperar a biodiversidade em carvalhais que arderam em 2017.
A ação terá início na anta da Lapa de Meruge, local que foi um sepulcro, uma espécie de jazigo de famílias, mas que mais tarde terá sido abrigo de pastores ou de agricultores. De seguida faremos uma pequena caminhada até à escavação arqueológica do Tapado das Casas, local usado sazonalmente durante o verão quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis.
Na segunda parte da visita faremos uma breve subida por um caminho antigo até aos carvalhais que arderam no fogo de 2017 e onde a MONTIS está a recuperar a biodiversidade que outrora existia em abundância: na mancha de carvalhos que resistiu ao fogo abrimos uma clareira, colocámos um tabuleiro para gaios (aves que nos ajudam a semear bolotas) e caixas-ninho (para vermos se conseguimos captar mais espécies de aves)_ na restante área estamos a ajudar os carvalhos que arderam a recuperar. Poderemos ver indícios de várias espécies e, quem sabe, visualizar muitas das aves que nidificam nos nossos carvalhais. Se tivermos tempo poderemos também ir espreitar algumas das plantações de espécies nativas - teixos, loendros - que fizemos junto à ribeira de Meruge.
Se quiserem “pôr as mãos na terra”, podem ficar até domingo e não só ajudar na regeneração natural, através da condução dos carvalhos, como ver nascer a Lua Cheia e ouvir os ruídos da noite no carvalhal, dormindo em tendas individuais que a MONTIS pode fornecer mediante pedido.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhal de Vermilhas, VOUZELA, VISEU
Data:
17-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Visita aos moinhos de água e à biodiversidade da ribeira de Contença, nas imediações do Bioparque do Pisão, Carvalhais, São Pedro do Sul. Vamos percorrer as margens da ribeira de Contença, onde se encontra um notável conjunto de 13 moinhos ao longo de uma linha de água ornamentada com feto-real, musgos, carvalhos, bétulas, salgueiros e amieiros. Uma característica comum a todos os moinhos é a existência de levadas em aqueduto, que demonstram uma extraordinária arte de trabalhar a pedra e a madeira. Destaque especial deve ser dado à levada executada em troncos de árvore escavados, devido à sua raridade e razoável estado de conservação. A recuperação dos moinhos teve como finalidade recriar o antigo ciclo do fabrico do pão, desde a moagem da farinha à confeção da broa em fornos construídos no local para o efeito. A visita aos moinhos será orientada por um trabalhador local que cuida dos moinhos e que explicará o seu funcionamento. Aproveitando a rica biodiversidade que caracteriza a ribeira de Contença vamos também aprender a utilizar o iNaturalist, uma ferramenta digital de ciência cidadã ao alcance de todos e que nos permite conhecer a biodiversidade ao nosso redor. Para isso vamos fazer registos dos diferentes grupos de seres vivos, plantas como fetos e árvores autóctones, animais como anfíbios, répteis, aves e insetos, e ainda fungos e líquenes. Esta componente será orientada por um biólogo da equipa da MONTIS.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
03-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
Uma visita guiada por José Matos ao céu noturno de Pampilhosa da Serra, concelho considerado um dos melhores sítios do mundo para a observação do céu noturno, localizando-se no epicentro da certificação internacional do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight. Nesta noite a lua estará em quarto crescente, coincidindo com a melhor altura para ver as «sombras» da lua provocadas por crateras, montanhas e vales. Poderemos aprender a orientação pela estrela polar, identificar as constelações e conhecer algumas das suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas temperaturas, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda do telescópio.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Cabril, PAMPILHOSA DA SERRA, COIMBRA
Data:
15-07-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
O passeio segue um percurso de baixa dificuldade, com cerca de 3 km, que tem como pontos de interesse a Levada de Paradela, uma obra notável que conduz a água do rio Varoso para abastecer o regadio das culturas agrícolas de Paradela, o mosteiro de São Cristóvão de Lafões, edificado no século XII e da Ordem de Cister, e o baldio da Granja, onde a MONTIS gere 2,6 ha desde 2016 (a partir de um protocolo de gestão com a Junta de Freguesia de Valadares). Nas encostas do vale, e ao longo do percurso, desenvolve-se um magnífico bosque com espécies autóctones como o sobreiro, o medronheiro, o loureiro, a aveleira, o folhado e as esporas-bravas, que criam um denso e refrescante coberto florestal. Vamos explorar a riqueza faunística e florística associada ao rio Varoso e à levada de Paradela, espreitar o mosteiro e ainda, no fim do passeio, para quem quiser, poderemos dar um mergulho num dos poços do rio.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Valadares, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
27-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Passeio e conversa descontraída (com ramos, sementes, galhas, insetos e outras amostras à mistura) sobre espécies nativas, exóticas e invasoras, passando pelos vários conceitos, formas de controlo de plantas invasoras, incluindo controlo biológico, etc. Será dado particular enfoque ao papel de cada cidadão na prevenção e mitigação das plantas invasoras.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra & CERNAS, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra
Data:
12-09-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
“Quando o Céu Quiser” promove observações do céu noturno utilizando instrumentos de observação – binóculos e telescópios para observação de planetas e objetos do céu profundo – e sem auxiliares óticos, levando os participantes numa viagem pelas constelações do céu de Verão. Num contexto em que, de um modo geral, se perdeu o hábito de olhar para o céu, especialmente nas zonas urbanas, o UC - Exploratório pretende ajudar a redescobrir o fascínio que todos temos pelo cosmos.
As observações do céu real estão dependentes das condições atmosféricas, da poluição luminosa e do que está visível em determinada altura dia e do ano. Se o céu não estiver limpo de nuvens, não é possível observar estrelas nem planetas. Debaixo de um candeeiro não conseguimos ver as constelações. Numa noite de lua cheia não se distinguem os objetos do céu profundo e em noites de Lua Nova não se observam as crateras lunares. Vamos perceber porquê?
Na sessão de dia 16 de Agosto poderemos observar, com sorte, alguns meteoros da chuva de estrelas cadentes Perseidas, a Lua quase cheia, Saturno e as constelações de Verão. Na sessão de dia 29 de Agosto, teremos oportunidade de observar também o Sol, de perceber o que são as manchas solares e de relacionar os ciclos da atividade solar com alguns fenómenos observáveis na Terra, como as auroras boreais.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com UC - Exploratório Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Datas:
16-08-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 18:30 - Ação já em curso / terminada
O solo é muito mais do que a terra que pisas: é essencial para promover a saúde ambiental, humana e animal. Sabias que uma colher de solo saudável contém mais organismos vivos do que pessoas no nosso planeta? Vem descobrir a biodiversidade que habita debaixo dos teus pés, aplicando o método científico.
A ação inclui diferentes atividades:
● Colheita de amostras de solo da mata
● Triagem das amostras de solo da mata versus solo proveniente de agricultura intensiva.
● Visualização de organismos à lupa
● Identificação de organismos do solo através de uma chave dicotómica interativa
● Storytelling
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com CIIMAR - Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research of the University of Porto
Datas:
27-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
03-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade pretende dar a conhecer os ribeiros de montanha e um importante grupo de organismos aquáticos – os macroinvertebrados. Começaremos por apresentar os ecossistemas ribeirinhos como componentes importantes da paisagem e suscetíveis às atividades humanas. Focando na ribeira de São João, faremos o contraste entre a zona intervencionada (praia fluvial) e a zona a montante onde se podem observar as características naturais de um ribeiro de montanha. Ao longo de uma caminhada de cerca de 250 metros pela ribeira, faremos a sua caracterização e a apresentação das comunidades de macroinvertebrados aquáticos, focando nos insetos. Iremos observar algumas espécies de macroinvertebrados nos seus habitats aquáticos, assim como os vestígios que algumas espécies de insetos deixaram aquando da sua passagem para a fase adulta alada. Realizaremos uma amostragem de macroinvertebrados aquáticos, com recurso a rede de mão, exemplificando a metodologia usada oficialmente para amostragem de macroinvertebrados com vista à caracterização do estado ecológico dos rios e ribeiros no âmbito da Diretiva Quadro da Água. Os macroinvertebrados recolhidos serão manuseados com pinças e observados com lupas, e a sua identificação será feita com recurso a chaves de identificação. A informação recolhida será usada para uma discussão sobre o estado ecológico da ribeira. No final da sessão os organismos serão devolvidos à ribeira.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Datas:
01-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada