Cada vez mais somos atingidos com o termo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas nem toda a população sabe no que consistem, para que servem ou para o que foram criados sequer! Criar consciencialização para a importância das metas propostas pelos ODS torna-se relevante para todas as faixas etárias.
Nesta atividade, os participantes são convidados a percorrer todo o perímetro do Museu do Côa na procura de objetos representativos dos ODS, através de cartões explicativos dos ODS em questão, cartões com metas a atingir até 2030 ou através de correspondência com simbologia.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
06-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Passeio até à ilha do Rato, no estuário do Tejo, a bordo da falua Esperança, embarcação típica deste rio. Durante a atividade, serão abordados, entre outros, temas ambientais, a importância ecológica do estuário e o papel deste ecossistema para as comunidades biológicas de flora e fauna. Poderá haver observação de várias espécies de aves. Desembarcaremos neste banco de areia, onde os participantes levarão a cabo uma pequena operação de recolha de resíduos, enquadrada nas problemáticas do lixo marinho e da emergência climática. Haverá ainda um piquenique partilhado. Atividade em parceria entre a CML e o MARE.
Duração: 4.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa - Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Lisboa Coordenadas GPS: 38.69906752202, -9.1789697350769, LISBOA, LISBOA
Datas:
30-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa e na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
21-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós seleccionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem nos concelhos de Faro e Loulé.
Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa. Parte desta actividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
04-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Fique a saber como até ao tempo dos Romanos a foz do rio Mira teve a foz em delta, com uma grande ilha de maré elevada a meio (que depois de uniu a terra). Num percurso circular por essa antiga ilha, poderá conhecer também o sistema de defesa da barra do Mira contra o corso e a pirataria marítima no século XVII, e vestígios arqueológicos do período romano e de um concheiro da Idade do Gelo (restos de conchas de moluscos marinhos de espécies há muito desparecidas nas nossas águas, que mostram como as alterações climáticas alteraram definitivamente a vida das populações do litoral há 10 mil anos atrás). Por fim, assombre-se com a lenda da moura encantada e do seu ciumento marido homem-peixe, visitando, se a tal se atrever, as suas obscuras moradas subaquáticas: a furna inundada do fundão dos Roxos Pretos e a piscina do Tanque da Moura
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Vila Nova de Milfontes, ODEMIRA, BEJA
Data:
07-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Sabias que os «bichinhos» que vivem nos rios e ribeiras têm muitas histórias para nos contar? Pois é, dependendo dos animais que conseguirmos encontrar, nós conseguimos ter uma ideia se a água está poluída, se está limpa, ou se há algum outro problema! Queres-te juntar a nós numa ação para verificarmos se a água da Ribeira do Cadoiço está em bom estado? Então arregaça as mangas, calças umas galochas e vamos «à pesca»!
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Data:
17-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
A rã-verde é um anfíbio que utiliza a água para completar o seu ciclo de vida. Nesta atividade vamos conhecê-la um pouco mais: a sua alimentação, como distinguimos os machos das fêmeas e que diferenças existem entre rãs e sapos. Vamos tentar observar exemplares diferentes e descobrir qual é o maior salto.
No final, vamos descobrir como podemos proteger estes nossos amigos e quais as maiores ameaças que enfrentam.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 2.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Data:
15-09-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Observação astronómica a olho nu e com telescópio, com descrição das constelações observadas, algumas das estrelas mais brilhantes, planetas, e outros objetos observáveis no céu. Esta atividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
São Bartolomeu de Messines, SILVES, FARO
Data:
22-08-2024 20:30 - Ação já em curso / terminada
Os morcegos são seres misteriosos pelos seus hábitos noturnos e por possuírem uma incrível capacidade de se movimentarem no escuro. São, na realidade, pequenos mamíferos extraordinários com um papel importantíssimo nos ecossistemas e com os quais muito podemos aprender. Vamos fazer uma saída de campo para identificar as espécies presentes nas imediações do Rio Ave e conversar sobre as diversas curiosidades fascinantes deste grupo animal.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
14-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós seleccionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem no concelho de Albufeira.
Esta atividade decorre na área protegida Reserva Natural proposta da Lagoa dos Salgados
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Geoparque Algarvensis, Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO,
Salgados, Albufeira, ALBUFEIRA, FARO
Datas:
17-07-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
27-07-2024 18:00 - Ação já em curso / terminada
O litoral algarvio é um dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observável a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse ou mesmo só curiosidade por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que ocorrem no concelho de Faro.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Datas:
17-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
27-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
Saída de observação de aves do rio Angueira, no Parque Ibérico de Natureza e Turismo de Aventura, focada na observação e compreensão da biodiversidade ao longo das margens. Esta atividade, acompanhada pelo especialista da associação Palombar, tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a avifauna local e a importância da conservação dos habitats naturais, promovendo a consciência ambiental de uma forma prática e divertida.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar
São Joanico, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
16-08-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Os morcegos são os únicos mamíferos com voo ativo e numa noite, algumas espécies, podem percorrer centenas de quilómetros para se alimentarem. No rio Vez quantas espécies andarão por lá? Esta atividade abordará diversos aspectos da biologia, ecologia e conservação dos morcegos, destacando a sua importância ecológica e as ameaças que enfrentam.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya , em colaboração com Virgínia Andreia Ferreira Murça Duro
Prozelo - Arcos de Valdevez, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
30-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
Iniciaremos nossa aventura na pitoresca aldeia de Uva, onde daremos início a uma caminhada interpretativa por um caminho rural que nos levará até as margens do rio Angueira. Durante a caminhada, um guia especializado nos apresentará a biodiversidade local, destacando as diferentes espécies ribeirinhas que habitam a região. Esta atividade é uma excelente oportunidade para aprender sobre a biodiversidade local e apreciar a beleza natural do rio Angueira e seu entorno.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar
Data:
23-07-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Venha provar uma miniatura de Bola de Bruxelas e descubra a inovação e a ciência que se desenvolve na Europa e que neste caso deu origem a estas deliciosas mini Bolas de Berlim de alfarroba.
Durante o dia serão oferecidas 100 miniaturas acompanhadas de curtas conversas sobre o que de melhor se faz na União Europeia! O objetivo é combater a desinformação e reforçar a importância da Europa no desenvolvimento sustentável, divulgar os projetos / iniciativas de ciência cidadã em que o Europe Direct participa com Centros Ciência Viva e parceiros como o LIXARTE, Voluntariado Ambiental Água, EU BeachCleanUP.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com EuropeDirect Algarve
Faro- https://maps.app.goo.gl/f6MSzHYv5uKvkNhW8, FARO, FARO
Data:
17-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Uma aventura científica ao ar livre, para observar a fauna, flora, e a qualidade da água do rio enquanto pedala. Num momento de pausa, serão apresentados projetos de investigação em ciências do mar e ambiente implementados no estuário do Mondego e discutida a sua relevância no distrito de Coimbra, assim como a relevância de projetos similares em outros locais do país e do globo. Inclui a apresentação do projeto mais recente LIFE APATABLUES, um projeto em parceria com o Município da Figueira da Foz. Traga a sua bicicleta e junte-se aos investigadores do MAREFOZ num percurso de 8 km (ida e volta) pela ciclovia do Mondego, na Figueira da Foz.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Figueira da Foz, FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Data:
07-08-2024 10:15 - Ação já em curso / terminada
Num percurso de seis quilómetros ao longo do Corredor Ecológico do Almonda convidam-se os participantes a explorar a biodiversidade associada aos ecossistemas ribeirinhos, desde a fauna e flora até fungos e líquenes.
Passaremos por antigas construções de utilização de água até à geodiversidade marcada por tufos calcários, que se formam pela precipitação de carbonatos sobre sedimentos e restos orgânicos, como caules, folhas e troncos de plantas.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Torres Novas, TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
25-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Desfrute de uma visita guiada às salinas centenárias onde são produzidos o sal marinho tradicional e a flor de sal Marnoto. Durante esta experiência única, terá a oportunidade de explorar de perto o processo artesanal de produção do sal, praticado há séculos pelos Marnotos.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Necton - Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas S.A.
Data:
07-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Visita aos moinhos de água e à biodiversidade da ribeira de Contença, nas imediações do Bioparque do Pisão, Carvalhais, São Pedro do Sul. Vamos percorrer as margens da ribeira de Contença, onde se encontra um notável conjunto de 13 moinhos ao longo de uma linha de água ornamentada com feto-real, musgos, carvalhos, bétulas, salgueiros e amieiros. Uma característica comum a todos os moinhos é a existência de levadas em aqueduto, que demonstram uma extraordinária arte de trabalhar a pedra e a madeira. Destaque especial deve ser dado à levada executada em troncos de árvore escavados, devido à sua raridade e razoável estado de conservação. A recuperação dos moinhos teve como finalidade recriar o antigo ciclo do fabrico do pão, desde a moagem da farinha à confeção da broa em fornos construídos no local para o efeito. A visita aos moinhos será orientada por um trabalhador local que cuida dos moinhos e que explicará o seu funcionamento. Aproveitando a rica biodiversidade que caracteriza a ribeira de Contença vamos também aprender a utilizar o iNaturalist, uma ferramenta digital de ciência cidadã ao alcance de todos e que nos permite conhecer a biodiversidade ao nosso redor. Para isso vamos fazer registos dos diferentes grupos de seres vivos, plantas como fetos e árvores autóctones, animais como anfíbios, répteis, aves e insetos, e ainda fungos e líquenes. Esta componente será orientada por um biólogo da equipa da MONTIS.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
03-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
Durante a época das grandes explorações marítimas surgiram os _gabinetes de curiosidades_ que eram os lugares onde se colecionava uma grande variedade de animais e objetos raros e desconhecidos, trazidos de “outros mundos”.
Nesta oficina, a bióloga Ana Pêgo propõe-nos criar mini gabinetes de curiosidades com objetos trazidos das explorações pelas nossas praias e investigar a história de cada um… O que é? De onde veio? Para que serve?... Carapaças de animais, penas, conchas, ovos, algas, sementes, pedaços de vidro e, como não podia deixar de ser... Plasticus maritimus!
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Data:
04-08-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
Explorar a criatividade, pensamentos e sentimentos através do desenho e pintura a aguarela de elementos naturais.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Município de Mogadouro
Mogadouro, MOGADOURO, BRAGANCA
Data:
07-08-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influência das marés. Estas zonas têm lamas, sapais e pântanos que são habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estuários são usados nas rotas de migração e de reprodução de alguns peixes marinhos e também de água doce, funcionando como autênticas “maternidades”! A ação inclui um percurso pedestre em passadiços com paragens em pontos de observação de aves e identificação da fauna e flora do local. Os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queira pode levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é nas traseiras do Clube Náutico ao lado da estrada e zona de estacionamento, a equipa responsável vai estar a aguardar pelos participantes e é facilmente identificável. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Fão - Esposende, ESPOSENDE, BRAGA
Datas:
20-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
Percurso no estuário do Tejo, entre as duas margens frente a Lisboa, a bordo da embarcação tradicional falua Esperança. Usufruindo de alguns dos importantes serviços do ecossistema proporcionados pelo estuário do Tejo (o gozo da paisagem, a ligação com a natureza, o bem-estar físico e psíquico), são abordados vários aspetos relacionados com as características e importância do estuário e com a paisagem, designadamente questões alusivas aos impactos de algumas atividades antropogénicas, ao aquecimento global e às alterações climáticas. Atividade em parceria entre a CML e o MARE.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa - Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Lisboa Coordenadas GPS: 38.69906752202, -9.1789697350769, LISBOA, LISBOA
Datas:
06-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
27-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
No rio Ocreza, a exploração de ouro poderá remontar ao período romano, como hoje ainda se pode verificar pelas inúmeras conheiras nos terraços fluviais que foram sendo explorados até quase aos dias de hoje. Convidamos todos a vestir a pele de garimpeiros e vir experimentar utensílios e técnicas milenares.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Geopark Naturtejo
Sobral Fernando, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
02-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
A poucas dezenas de quilómetros da cidade do Porto, encontramos um lugar especial, a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, que vale a pena conhecer. O relevo que vemos hoje, seis serras cortadas por dois vales principais, o do rio Ferreira e do rio Sousa, é o resultado da atuação dos agentes erosivos ao longo dos anos. O vale do rio Ferreira é um testemunho disso, revelando-nos uma história geológica com mais de 500 milhões de anos. Nesta caminhada partimos à descoberta dos vestígios deixados pelo rio Ferreira que testemunham a modelação da paisagem até aos dias de hoje.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque das Serras do Porto
União de freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, GONDOMAR, PORTO
Data:
14-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Uma atividade de observação de aves em família, ou para iniciantes que querem descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade de um dos melhores locais de observação de aves da Europa - o Ludo/Ria Formosa!
Percurso de cerca de 2km de caminhada, plano e adequado para cadeira de rodas. Levaremos binóculos e guia de aves, mas os participantes são encorajados a utilizarem o próprio material ótico, se assim for possível.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Datas:
04-08-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
Conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que existem no Parque Arqueológico do Vale do Côa, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida (e caraterísticas como o bico, dimorfismo sexual, alimentação e som), durante o percurso efetuado pela embarcação desde a Canada do Inferno até ao Fariseu. Aí ainda será realizada uma visita guiada ao núcleo de arte rupestre.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 16.70 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com José Jambas _Oriolus
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
21-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 10:45 - Ação já em curso / terminada
Conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que existem no Parque Arqueológico do Vale do Côa, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida (e caraterísticas como o bico dimorfismo sexual, alimentação e som), durante o percurso efetuado pela embarcação desde a Canada do Inferno até ao Fariseu.
Aí será realizada uma visita guiada ao núcleo de arte rupestre do Fariseu.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 16.70 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com António Monteiro-Cibio-Biopólis
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
18-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
20-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os segredos do vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Geopark Naturtejo
Sobral Fernando, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Datas:
21-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
03-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os Segredos do Vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro. O regresso a Sobral Fernando será efetuado junto ao rio passando pela obra “A Menina dos Medos”.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Geopark Naturtejo
Sobral Fernando, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
11-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
O passeio segue um percurso de baixa dificuldade, com cerca de 3 km, que tem como pontos de interesse a Levada de Paradela, uma obra notável que conduz a água do rio Varoso para abastecer o regadio das culturas agrícolas de Paradela, o mosteiro de São Cristóvão de Lafões, edificado no século XII e da Ordem de Cister, e o baldio da Granja, onde a MONTIS gere 2,6 ha desde 2016 (a partir de um protocolo de gestão com a Junta de Freguesia de Valadares). Nas encostas do vale, e ao longo do percurso, desenvolve-se um magnífico bosque com espécies autóctones como o sobreiro, o medronheiro, o loureiro, a aveleira, o folhado e as esporas-bravas, que criam um denso e refrescante coberto florestal. Vamos explorar a riqueza faunística e florística associada ao rio Varoso e à levada de Paradela, espreitar o mosteiro e ainda, no fim do passeio, para quem quiser, poderemos dar um mergulho num dos poços do rio.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Valadares, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
27-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
A lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande variedade de espécies de aves.
Parta à descoberta da maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Nadadouro, Caldas da Rainha, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
26-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Depois da utilizada, a água é encaminhada para tratamento e valorizada, sendo depois devolvida ao meio natural. A Fábrica de Água da Charneca, principal infraestrutura de saneamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos, contribuiu para a despoluição deste ecossistema. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.
Visite a Fábrica de Água da Charneca guiada pela empresa Águas do Tejo Atlântico, e de seguida parta à descoberta das maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO. Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Data:
29-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Visita guiada à barragem com comentários sobre a produção e distribuição da energia elétrica. Visita às instalações das turbinas geradoras e equipamentos de controlo da produção.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia , em colaboração com EDP - Gestão da Produção de Energia, SA
Castelo de Bode, TOMAR, SANTAREM
Data:
19-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Visita à barragem da Toulica para observação de flora aquática, incluindo plantas nativas e até em perigo de extinção, e uma nova invasora que se está a tentar erradicar desta barragem, a Ludwigia peploides.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Centro de Ecologia Funcional
Zebreira, IDANHA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
01-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Numa época em que o mundo atravessa fortes transformações a nível global e uma perda de biodiversidade acelerada, é urgente agir para salvar a biodiversidade em risco. Nesta atividade vamos visitar o rio Fresno e ficar a conhecer as plantas aquáticas nativas e as invasoras que as estão a ameaçar. As espécies Invasoras estão entre as principais causas de perda de biodiversidade. Nos meios aquáticos, a dispersão de novas espécies invasoras pode ser acelerada pela corrente dos rios e rapidamente estão a substituir as espécies nativas e a alterar o funcionamento dos ecossistemas, já fragilizados por outras ameaças como a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Muitas plantas aquáticas estão ameaçadas ou mesmo desaparecidas e a precisar da nossa ajuda.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Palancar, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
25-07-2024 - Ação já em curso / terminada
Neste safari noturno iremos embarcar numa aventura educacional, onde poderás conhecer e observar espécies noturnas de diferentes grupos da nossa fauna como mamíferos, aves e anfíbios, que coexistem nas margens do rio, assim como interpretar os seus vestígios. Terás a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação dos ecossistemas fluviais e as medidas que podem ser tomadas para proteger e conservar estes habitats.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Arcos de Valdevez, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
14-09-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Data:
06-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Freguesia de Capelins - Concelho de Alandroal, ALANDROAL, EVORA
Datas:
16-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
23-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Amieira, Portel, PORTEL, EVORA
Data:
13-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
No passado, os antigos filósofos gregos, achavam que o mundo em que vivemos resultava da combinação de quatro elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num quiosque de ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da Terra... Do fogo que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da água nos Oceanos... Do peso do ar à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar. Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Monsaraz, REGUENGOS DE MONSARAZ, EVORA
Datas:
26-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
10-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Ao longo do seu curso, o rio Tua possui diferentes paisagens e habitats, alguns dos quais de elevado valor paisagístico, ambiental e conservacionista. Nesta região é possível encontrar imponentes escarpas rochosas, bosques mistos de várias espécies autóctones, áreas de agricultura tradicional, zonas de matos e extensas galerias ripícolas. Este valor ambiental reflete-se também na rica avifauna presente, de onde se destaca uma invulgar diversidade de aves de rapina, onde constam várias espécies de águias, falcões e abutres. Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural. Para tal, desenvolver-se-á um percurso ao longo do vale do rio Tua, com o objetivo de se observarem e identificarem as espécies de aves mais emblemáticas deste local.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com BIOMATER-Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza
Data:
05-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
Diariamente, quando a Lagoa Pequena fecha portas, inicia-se a magia do crepúsculo. Se tem interesse procurar um dos nossos inquilinos noturnos, como as corujas e as lontras, foi a pensar em si que preparámos esta visita guiada ao luar.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Data:
24-08-2024 20:00 - Ação já em curso / terminada
Numa época em que ninguém tem dúvidas do impacto das alteraçoes climáticas e da importância da água e das galerias rípicolas, é urgente conhecer e agir para salvar a biodiversidade destes habitats. Nos meios aquáticos, as ameaças são muitas, como a proliferação de espécies invasoras, a doença fúngica que ameaça os amieiros, a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Nesta atividade, vamos conhecer e reflectir um pouco sobre a importância da salvaguarda das galerias ripicolas. A actividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Posto Aquicola de Castrelos, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
23-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Sazonalmente (quando as precipitações são mais intensas) os rios ultrapassam o seu leito normal e ocupam o leito de cheia, causando algumas consequências a nível da vegetação ripícola. Também nas zonas de vertente, os deslizamentos de massas ocorrem com maior frequência durante esse período. Sendo assim, de forma a auxiliarmos o rio e a paisagem a corrigir de forma natural estes efeitos, vamos realizar um workshop de entrançar material vegetal para reter materiais inertes em zonas de vertente.
O entrançado vivo é uma técnica de engenharia natural que combina a tecnologia com a biologia, usando plantas e comunidades de plantas para ajudar a proteger os usos do solo e infraestruturas. Esta técnica contribuiu para o desenvolvimento da paisagem, em particular no domínio da estabilidade de taludes e controle de erosão, que procura uma solução natural.
Normalmente, as plantas e partes de plantas são utilizadas como materiais de construção vivos, de tal forma que, através do seu desenvolvimento em combinação com o solo e rocha, asseguram uma contribuição significativa para a proteção, a longo prazo, contra todas as formas de erosão. Na fase inicial, muitas vezes têm de ser combinadas com materiais inertes de construção, o que pode, em alguns casos, garantir mais ou menos temporariamente a maioria das funções de suporte.
Esta técnica consiste em entrelaçamento de hastes de espécies lenhosas com capacidade de propagação vegetativa em torno de estacas de madeira. Uma estabilização rápida é obtida
até 25-30 cm de profundidade e existe contenção imediata do material. É uma técnica adaptável à morfologia da encosta. A estabilização é imediata para as camadas superficiais do solo, e há uma melhoria quando as hastes têm raízes, mesmo se o enraizamento é modesto em comparação com a quantidade de material utilizado.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Canada do Inferno (Vila Nova de Foz côa), VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
25-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade pretende dar a conhecer os ribeiros de montanha e um importante grupo de organismos aquáticos – os macroinvertebrados. Começaremos por apresentar os ecossistemas ribeirinhos como componentes importantes da paisagem e suscetíveis às atividades humanas. Focando na ribeira de São João, faremos o contraste entre a zona intervencionada (praia fluvial) e a zona a montante onde se podem observar as características naturais de um ribeiro de montanha. Ao longo de uma caminhada de cerca de 250 metros pela ribeira, faremos a sua caracterização e a apresentação das comunidades de macroinvertebrados aquáticos, focando nos insetos. Iremos observar algumas espécies de macroinvertebrados nos seus habitats aquáticos, assim como os vestígios que algumas espécies de insetos deixaram aquando da sua passagem para a fase adulta alada. Realizaremos uma amostragem de macroinvertebrados aquáticos, com recurso a rede de mão, exemplificando a metodologia usada oficialmente para amostragem de macroinvertebrados com vista à caracterização do estado ecológico dos rios e ribeiros no âmbito da Diretiva Quadro da Água. Os macroinvertebrados recolhidos serão manuseados com pinças e observados com lupas, e a sua identificação será feita com recurso a chaves de identificação. A informação recolhida será usada para uma discussão sobre o estado ecológico da ribeira. No final da sessão os organismos serão devolvidos à ribeira.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Datas:
01-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 13:45 - Ação já em curso / terminada
Sabia que a Fábrica de Água de São Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da Baía de São Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul a essa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais (ETAR) serve parte dos Municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha e é um excelente exemplo de economia circular: a água, depois de tratada e antes de ser devolvida ao mar, pode ser reciclada para fins diversos, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de São Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de São Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35 mil habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
SÃO MARTINHO DO PORTO, ALCOBAÇA, LEIRIA
Datas:
17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Os pombais tradicionais são um ícone rural omnipresente na região e pontilham a paisagem, despertando a curiosidade de quem percorre estas terras. Estas estruturas têm um valor cultural, arquitetónico e ecológico fundamentais, e o seu restauro e manutenção são essenciais para assegurar a conservação do património rural e natural. A visita consiste num itinerário que se inicia nos Passadiços do Côa e que vai até ao pombal da Fundação Côa Parque, restaurado em 2010. Durante o percurso interativo será realizada uma visita guiada e encenada, tendo em vista a sensibilização ambiental e a educação patrimonial. A Ofélia será uma personagem do passado (1930), filha de um antigo caseiro que trabalhava para o proprietário do pombal. Durante todo o percurso, esta personagem interage com uma guia, mencionando o valor das espécies vegetais e animais e a importância destas estruturas rurais para a manutenção da biodiversidade.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
07-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Neste workshop, feito a pensar nos mais pequenos e famílias, pretende-se desenvolver competências pessoais e sociais através de dinâmicas de grupo, jogos e improvisações. A experienciação do teatro é algo que permite o desenvolvimento da criatividade e do sentido estético. Com as atividades planeadas (caraterização, escrita criativa, marionetas, …) será possível despertar o autoconhecimento e o conhecimento do outro, possibilitando a criação de seres humanos mais conscientes. Tudo isto com uma mistura de diversão e de brincadeira, potenciando o gosto pelo teatro e pela pré-história! Como resultado final teremos a recriação de um acampamento de uma tribo, em que o Cuda será a personagem principal.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com GAFT-Grupo de Teatro Alma de Ferro
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
29-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada