Observação da diversidade e distribuição de espécies macroscópicas da zona entre marés de uma praia rochosa, com referência aos fatores que limitam essa distribuição. Observação detalhada da morfologia das espécies mais abundantes, recorrendo-se ao auxílio de lupas binoculares.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com MARE - IPLeiria
Data:
24-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Sabia que os caniçais são zonas húmidas fundamentais para várias espécies de aves?
Nesta sessão os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das espécies de aves que ocorrem nestes habitats, durante uma sessão de anilhagem científica.
Durante a atividade serão demonstradas as técnicas utilizadas para recolher informações biométricas (medições, peso, etc) e explicada a importância dos caniçais para as aves e outros organismos.
Esta atividade está inserida no Projeto BioLagoa de Óbidos, coordenado pela Associação PATO em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e os Municípios de Óbidos e Caldas da Rainha, e tem como objetivo a monitorização das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, integrando a realização de contagens de aves aquáticas e a anilhagem científica de aves de caniçal mensalmente, realizadas pelo ornitólogo Hélder Cardoso.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
Poça Pequena - Vau, ÓBIDOS, LEIRIA
Datas:
29-08-2024 08:00 - Ação já em curso / terminada
29-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
As águas termais das Caldas da Rainha são utilizadas para fins terapêuticos há mais de cinco séculos. Pensa-se que estas águas resultem de águas das chuvas que se infiltram nas rochas calcárias da Serra d’Aire e Candeeiros, aquecem, reagem com as rochas e enriquecem-se com os seus elementos minerais, o que demora milhares de anos. Antes de chegarem à superfície, no Hospital Termal, percorrem várias dezenas de quilómetros de distância, sendo protegidas pela diversidade arbórea e faunística existente na Mata da Rainha D. Leonor.
A Natureza desafia-nos, quase de uma forma natural e singular, a sermos exploradores e criativos, onde a cor se transforma numa ciência artística. E neste sentido, convidamos-vos a realizarem um percurso interpretativo de observação e conhecimento da bio e geodiversidade a iniciar na Mata da Rainha D. Leonor, passando pelo Hospital Termal das Caldas da Rainha, e a terminar no Parque D. Carlos I. Ao longo do percurso, refletindo sobre a importância da Cor na sua vertente mais natural e artística, serão recolhidos elementos naturais que serão utilizados para estimular a criatividade dos participantes numa Oficina de Pigmentos Naturais. Esta atividade prática será acompanhada por um especialista em pigmentos que dará nota de curiosidades físico-químicas envolvidas no processo de criação artística.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Município das Caldas da Rainha
Caldas da Rainha, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
06-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Passeio de barco motorizado pela história da lagoa de Óbidos. Um percurso ambiental, etnográfico e turístico onde os participantes vão poder conhecer de forma pedagógica e in loco como nasceu a lagoa de Óbidos, quais as características que a tornam única, assim como a biodiversidade e a geodiversidade que a compõem. Esta atividade é desenvolvida em parceria com a empresa Intertidal - Turismo de Natureza & Aventura.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Município das Caldas da Rainha
Foz do Arelho, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Datas:
27-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
08-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
O Rio Alviela é o nosso ponto de partida. Afinal, quão estreita é a relação entre rios e mares? Começa-se por salientar a importância de espécies que ocorrem em sistemas salobros e marinhos, como é o caso da enguia. A distribuição de habitats por estas espécies pode ocorrer num curto período do seu ciclo de vida, ou, nalgumas espécies, suceder de uma forma mais permanente, evidenciando a capacidade de adaptação a condições muito distintas. É precisamente o que vamos explorar na Praia da Polvoeira, que possui um sistema rochoso que serve de abrigo a um grande numero de espécies tais como caranguejos, lesmas-do-mar, lapas, entre outros.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Praia da Polvoeira, ALCOBAÇA, LEIRIA
Data:
18-08-2024 08:30 - Ação já em curso / terminada
Visita à fórnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de diâmetro escavado nos calcários do Jurássico inferior e médio, rico em fósseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem várias nascentes temporárias, onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a água brota da gruta da Cova da Velha após os períodos de maior pluviosidade.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Alcaria, Porto de Mós, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
04-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Um breve circuito pela Geologia Urbana de Leiria, com observação das rochas que se podem encontrar no perímetro urbano da cidade do Lis. Mostraremos o material de campo de geólogo (martelo, bússola, lupa, caderneta de campo e outros) e iremos mostrar cartas militares e mapas geológicos locais. Depois iremos começar por ver as rochas que se formaram quando se abriu a falha que foi a primeira tentativa de abertura do oceano Atlântico, seguida de rochas de mar profundo, do tempo dos dinossauros, rochas magmáticas, incluindo as do monte do castelo de Leiria, desmistificando a ideia de que já foi um vulcão, e rochas mais recentes. Iremos ver locais emblemáticos da geologia de Leiria, ricos em fósseis e muito pouco conhecidos, e falar da falha da Nazaré e sua atividade sísmica.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Agrupamento de Escolas Dr Correia Mateus
Data:
20-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Na gruta do Olho de Mira será explicada a estruturação das circulações subterrâneas na região e será visitada uma parte da gruta que ainda contém elementos do antigo sistema de captação de água instalado no seu interior.
Seguidamente visitar-se-á o poço com mais de 100 metros de profundidade, construído com o objectivo de intersectar a galeria ativa por forma a captar água para abastecimento público.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Mira de Aire, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
20-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Queres saber mais sobre o oceano e as criaturas marinhas? Sobre o degelo, a subida do nível do mar e a acidificação do oceano? Ou até curiosidades sobre a onda gigante da Nazaré ou o peixe seco? Atreve-te então a participar neste divertido Peddy paper e vem conosco descobrir a importância da saúde e bem-estar marinho. Vai ser uma animada manhã de verão com atividades em equipa. Haja saúde!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Centro de Investigação Vasco da Gama
Data:
02-08-2024 11:00 - Ação já em curso / terminada
O percurso desenvolve-se ao longo de vales onde o relevo denominado por “Castelo de Alcaria” esconde a gruta da Mouração, que domina o vale das nascentes do Lena. A caminhada termina na povoação de Ribeira de Cima, passando por várias nascentes temporárias (Cabeço de Pedra, Tapada das Freiras, Minhola do Maneta) até à nascente perene do Rio Lena.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Povoação Ribeira de Cima, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
04-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
As grutas de Mira de Aire formaram-se em calcários do Jurássico médio com cerca de 167 milhões de anos. Fazem parte de um sistema de grutas interligadas com mais de 11 km de extensão, dos quais 600 m estão abertos ao público e serão percorridos nesta visita. A gruta da Pena e da Contenda fazem parte do mesmo sistema de grutas. Já no polje de Minde, as suas entradas também serão visitadas.
Duração: 4.00 Horas
Preço: 7.40 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Mira de Aire., PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
20-07-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
Observação astronómica no interior da Escola EB23 Dr. Correia Mateus. Se as condições meteorológicas não permitirem a realização da atividade, a observação será feita recorrendo a computador, com mapas celestes e apresentações multimédia.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Agrupamento de Escolas Dr Correia Mateus
Data:
11-09-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
A lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande variedade de espécies de aves.
Parta à descoberta da maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Nadadouro, Caldas da Rainha, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
26-07-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Depois da utilizada, a água é encaminhada para tratamento e valorizada, sendo depois devolvida ao meio natural. A Fábrica de Água da Charneca, principal infraestrutura de saneamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos, contribuiu para a despoluição deste ecossistema. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.
Visite a Fábrica de Água da Charneca guiada pela empresa Águas do Tejo Atlântico, e de seguida parta à descoberta das maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO. Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Data:
29-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
A ictiofauna nativa portuguesa encontra-se ameaçada por vários fatores, nomeadamente a destruição de habitats, a poluição, a proliferação de espécies exóticas e a escassez de água. Os rios da Região Oeste albergam várias espécies nativas de peixes de água doce, algumas endémicas do nosso país, como o ruivaco. Este workshop inclui um breve enquadramento teórico ao tema, seguido de uma saída de campo ao rio Tornada (Trabalhia), onde os participantes assistirão a uma amostragem científica por pesca elétrica, aprendendo na prática a identificar espécies nativas e endémicas de peixes de água doce e a conhecer os seus habitats, ameaças e medidas de conservação. A ação é dinamizada por Carla Sousa Santos, bióloga no Município das Caldas da Rainha, especialista em genética aplicada à conservação de peixes de água doce e coordenadora do Projeto Peixes Nativos, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico SA.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Município das Caldas da Rainha
Trabalhia, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
19-07-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Sabia que a Fábrica de Água de São Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da Baía de São Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul a essa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais (ETAR) serve parte dos Municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha e é um excelente exemplo de economia circular: a água, depois de tratada e antes de ser devolvida ao mar, pode ser reciclada para fins diversos, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de São Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de São Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35 mil habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
SÃO MARTINHO DO PORTO, ALCOBAÇA, LEIRIA
Datas:
17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada