Um projeto STEAM - Aprende construindo!
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio é centrado na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Esta abordagem permite desenvolver capacidades transversais como: resolução de problemas, pensamento computacional, robótica, poder de argumentação, pensamento crítico, autonomia e trabalho colaborativo.
Pretende-se que os/as estudantes realizem um projeto, formulando um problema real, progredindo em tarefas desafiantes e abertas a múltiplos caminhos de exploração, até à concretização de um produto final e à reflexão sobre todas as etapas.
No âmbito da Matemática apresentam-se alguns temas e tópicos possíveis de serem trabalhados, bem como as conexões com outras áreas, como a tecnologia, a robótica e a biologia, refletindo a intenção primordial num projeto em/com STEAM.
Alerta sono: ferramentas digitais de comunicação
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O sono é uma função natural e imprescindível para um saudável desenvolvimento físico, mental e intelectual do ser humano. A quantidade de horas de sono necessárias que contribuem para um estilo de vida saudável varia com a faixa etária.
No caso dos adolescentes, a prevalência de um sono insuficiente pode ter um impacto extremamente negativo nos resultados escolares, no desempenho atlético e no bem-estar físico e mental.
Para os jovens atuais, cujo dia a dia está profundamente ligado às redes sociais e à tecnologia em geral, a preocupação com o sono não faz parte das suas prioridades principais, levando a que um número cada vez mais crescente de adolescentes e jovens adultos estejam privados de um sono reparador, durante demasiado tempo das suas vidas.
Neste estágio queremos pensar em estratégias inovadoras e construir ferramentas mais eficazes para comunicar a importância do sono, como parte integrante de um estilo de vida saudável, de modo a alterar os hábitos de sono nos jovens a inverter a atual situação.
Exploradores da ciência & sustentabilidade
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Ao longo de cinco dias, vais descobrir como os cientistas estudam a natureza, o clima e a sustentabilidade. Através de experiências práticas, visitas a laboratórios e trabalho de campo, vais aprender sobre biologia, alterações climáticas e agricultura sustentável.
Prepara-te para explorar microscópios, analisar amostras do solo, simulações em laboratório, construir uma mão biónica, e uma ventoinha eólica. Descobre como a ciência pode ajudar o mundo numa transição mais sustentável. Se tens curiosidade e vontade de aprender, esta é a tua oportunidade de te tornares um verdadeiro explorador da ciência!
Estágio Esgotado
Meat Science - a física, a química e as sensações da carne no laboratório
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
No Laboratório de Tecnologia e Qualidade da Carcaça e da Carne, aguardam-se alunos do ensino secundário ávidos por explorar os segredos e complexidades por trás dos alimentos que consumimos diariamente. Essa atividade promete uma imersão no mundo da carne, desde a sua composição física e química até à sua apreciação sensorial.
Ao longo da semana, os alunos serão conduzidos por um programa abrangente que aborda análises físicas, químicas e sensoriais de diversas carnes e produtos cárneos. A jornada começa com uma introdução teórica, onde conceitos fundamentais sobre a estrutura da carne, os seus componentes químicos e os processos de qualidade serão discutidos. Os alunos serão apresentados aos equipamentos de laboratório e às técnicas de análise, preparando-se para uma experiência prática envolvente.
Na fase inicial, as análises físicas serão o foco: utilizando instrumentos de medição específicos, os alunos aprenderão a avaliar características como pH, cor, textura. Poderão ainda quantificar parâmetros como capacidade de retenção de água e perdas por cocção. Essas análises revelarão informações cruciais sobre a qualidade da carne e o seu potencial para processamento.
Em seguida, as análises químicas entrarão em cena. Os alunos mergulharão nos processos de determinação de composição da carne, e poderão explorar a presença de proteínas, lipídos, hidratos de carbono e minerais, através de técnicas laboratoriais. E desta forma, compreender como esses elementos influenciam não apenas o valor nutricional, mas também a segurança e a aceitabilidade dos produtos cárneos.
A etapa final será dedicada à avaliação sensorial, talvez a parte mais emocionante da atividade. Os alunos aprenderão a conduzir testes de degustação, utilizando todos os seus sentidos para avaliar atributos como sabor, aroma, aparência e textura. Irão tornar-se críticos gastronómicos, capazes de discernir entre diferentes tipos de carne e produtos cárneos, identificando nuances subtis e preferências individuais.
Ao longo de todas as análises, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipa, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração. Os dados e observações serão cuidadosamente registados pelos estudantes, através de relatórios que reflitam a sua aprendizagem e descobertas. Além disso, serão desafiados a interpretar os resultados das suas análises, relacionando teoria e prática para tirar conclusões significativas sobre a qualidade e características das amostras de carne estudadas.
Esta atividade não só oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem o campo da tecnologia e qualidade da carne, mas também promove uma compreensão mais profunda da ciência por trás dos alimentos que consumimos. Ao final da semana, os alunos sairão do laboratório não só com um conjunto aprimorado de habilidades práticas e técnicas, mas também com uma apreciação renovada pelo trabalho árduo e pela dedicação necessários para garantir a segurança e a excelência dos produtos cárneos na nossa dieta.
Sustentabilidade em ação: inovar, valorizar e transformar resíduos em ingredientes de valor acrescentado
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Todos os dias, são descartadas toneladas de resíduos e outros subprodutos, tais como cascas de frutos, sementes, bagaços e folhas. Estes biorresíduos são ricos em compostos bioativos, tais como fibras, óleos essenciais e vários componentes que podem ser aplicados em diferentes áreas e setores, tais como a indústria cosmética, farmacêutica e alimentar.
Neste estágio, vamos demonstrar a importância da valorização dos resíduos agro-alimentares, como fonte de compostos bioativos de interesse e com diversas aplicações. Terás a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a química dos produtos naturais, compreendendo a importância da sua valorização, desde a matéria-prima até ao desenvolvimento de um produto final com propriedades promotoras da saúde. Para tal, serão utilizadas metodologias laboratoriais adequadas, como a extração de compostos naturais, avaliação das suas propriedades bioativas e desenvolvimento de produto cosmético, com propriedades antibacterianas e capacidade de inibir o crescimento do agente causador da acne.
Ao escolheres esta atividade demonstras preocupação com o meio ambiente e a familiarização com os conceitos de sustentabilidade e economia circular, tão prementes nos dias de hoje.
Vem fazer parte de uma equipa que está a tentar mudar o mundo, um passo de cada vez, aprendendo a transformar o que é descartado em produtos inovadores e diferenciados.
Plantas aromáticas e flores comestíveis: aplicação como corantes e conservantes em bebidas fermentadas
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio tem como principal objetivo, envolver o estagiário em pesquisas científicas voltadas para a avaliação de extratos naturais na indústria alimentar.
O aluno poderá desenvolver formulações de bebidas fermentadas, utilizando extratos previamente otimizados de plantas aromáticas e de flores comestíveis, e avaliar a sua eficácia como agentes conservantes e corantes naturais. Para tal, serão realizadas análises dos parâmetros de degradação dos extratos, bem como estudos sobre a sua estabilidade e impacto na qualidade das bebidas, ao longo do prazo de validade de cinco dias. Além disso, o estágio proporcionará ao estudante, a oportunidade de desenvolver habilidades laboratoriais essenciais, aprimorando assim a sua autonomia na utilização de equipamentos e técnicas analíticas aplicadas à ciência dos alimentos.
Vamos produzir “Sal Verde” – cultivo de salicórnia em hidroponia
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A salicórnia vulgarmente conhecida como “Sal verde” é uma espécie bem-adaptada a viver em ambientes com elevado teor de sal. Em Portugal, encontra-se frequentemente nas margens dos canais da Ria de Aveiro e Ria Formosa (Algarve) onde cresce em pântanos e sapais salgados ou em margens de salinas temporariamente alagadas.
Neste projeto vamos fazer crescer plantas de salicórnia num sistema sem terra (cultivo hidropónico), através da reutilização da água de fermentação de azeitonas de mesa (água com elevada quantidade de sal). Iremos também avaliar o crescimento e a produtividade das plantas de salicórnia, através da colheita de amostras e avaliação de número de rebentos, comprimento dos rebentos, peso fresco da parte aérea, peso fresco da raiz, cor e suculência.
Já ouviste falar de extrusão? Vem descobrir o que é.
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A extrusão é uma tecnologia de processamento de alimentos que envolve vários processos num único equipamento, denominado extrusora. As matérias-primas mais utilizadas no processo de extrusão são farinhas de cereais, às quais são aplicadas condições de pressão, temperatura e trabalho mecânico, permitindo o desenvolvimento de produtos alimentares, como por exemplo, massas, cereais de pequeno-almoço, biscoitos, bolachas, alimentos para bebés, snacks, proteína vegetal texturizada, rações para animais de estimação, sopas e misturas de bebidas desidratadas, produtos de salsicharia, entre outros. O processo de extrusão confere caraterísticas melhoradas de textura, sabor e aspeto aos produtos alimentares, e garante uma maior digestibilidade e aumenta a conservação e segurança dos alimentos.
Neste estágio vamos conhecer os diferentes componentes de uma extrusora, extrudir diferentes matérias-primas, como farinhas de trigo, milho e leguminosas e, por fim, utilizar as farinhas de trigo obtidas no processo de extrusão, na confeção de profiteroles. Durante a atividade, os participantes poderão provar e saborear os produtos desenvolvidos.
Redes sociais – como influencers e likes moldam as nossas ideias
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já paraste para pensar como as redes sociais influenciam a maneira como vemos o mundo e a nós mesmos?
Neste estágio, vamos explorar o poder dos influencers, dos likes e dos comentários das redes sociais, como o Tiktok e Instagram, na formação das nossas ideias sobre a igualdade de género. Será que rapazes e raparigas são vistos da mesma forma na linguagem das redes sociais? Será que as publicações que vemos todos os dias reforçam estereótipos e preconceitos ou podem ajudar a promover a igualdade?
Vais analisar perfis de influencers, criar campanhas para redes sociais, debater temas polémicos e descobrir como podes ser um agente de mudança no mundo digital. Vamos desconstruir estereótipos, criar conteúdos inclusivos e refletir sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas.
Se gostas de redes sociais e queres aprender a usá-las de forma mais consciente e crítica, este estágio é para ti! Junta-te a nós e descobre como podes contribuir para uma internet mais justa e igualitária.
Sabias que os cogumelos podem ajudar a combater o colesterol? Descobre como no projeto Mush4Chol!
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O Projeto Mush4Chol tem como objetivo principal, desenvolver uma formulação hipocolesterolémica a partir de resíduos de cogumelos, contribuindo para a saúde pública no combate ao colesterol elevado e promovendo a sustentabilidade.
Nesta atividade, alinhada com o projeto Mush4Chol, os alunos terão a oportunidade de conhecer cada etapa de preparação das amostras, desde o estado fresco, passando pela secagem e moagem, até à obtenção dos extratos. Para uma aprendizagem mais prática e interativa, os alunos poderão realizar a própria extração, aplicando técnicas simples e seguras para observar como os compostos bioativos (ergosterol e estatinas) podem ser isolados a partir de resíduos. Além disso, os alunos poderão analisar cromatogramas obtidos por HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), facilitando a compreensão dos processos de identificação e quantificação de compostos presentes nos extratos. Esta abordagem permitirá que experimentem métodos científicos, técnicas e ferramentas utilizados na investigação de soluções inovadoras.
Com este estágio, pretende-se despertar o interesse pela ciência e tecnologia, mostrando como o projeto Mush4Chol integra sustentabilidade, economia circular e saúde no desenvolvimento de novas soluções para o bem-estar da sociedade.
Inclusão e diversidade: desafios e oportunidades para um mundo mais equitativo
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Lembras-te daquele slogan "Todos Iguais, Todos Diferentes"? Gostarias de aprender mais sobre aquilo em que somos iguais e aquilo em que somos diferentes? E de que forma todos podemos ter um lugar na sociedade em que vivemos?
Cada indivíduo é único na sua identidade, na sua cultura e nas experiências de vida. Mas também nas suas competências, capacidades, ou nas suas limitações. Todos temos competências e todos temos limitações que se expressam e condicionam com maior ou menor expressão as nossas vidas. As pessoas com necessidades especiais não se resumem a estas necessidades. São pessoas que têm também muitas e variadas competências, mas que nos habituámos a ver como diferentes, por não se encaixarem num padrão a que estamos habituados.
Neste estágio, aprenderás mais sobre as diferenças que nos caracterizam, como se expressam, e sobre como, numa sociedade que se quer cada vez mais inclusiva, podemos incluir todos independentemente das suas caraterísticas, necessidades, limitações e competências. Nesta sociedade que queremos mais inclusiva, é urgente não só o conhecimento, mas também o respeito e a aceitação do outro, da diversidade, bem como a reflexão em torno dos desafios que ela nos coloca e das oportunidades que não podemos deixar fugir.
Estágio Esgotado
Explorar a ciência dos produtos naturais: da extração à inovação
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio é direcionado a alunos que desejam explorar, de forma prática e acessível, a relação entre a ciência e a utilização de produtos naturais, tais como cogumelos e plantas, na inovação e desenvolvimento de novos alimentos. Através de metodologias laboratoriais interativas, os participantes irão desenvolver competências fundamentais para a extração e avaliação de compostos bioativos com potencial antioxidante, contribuindo para a formulação de alimentos naturais inovadores e funcionais.
Principais objetivos:
- Compreender a ligação entre a ciência, laboratório e inovação alimentar.
- Desenvolver competências laboratoriais essenciais para a análise antioxidante de produtos naturais.
- Explorar a aplicação de extratos naturais no desenvolvimento de novos produtos alimentares.
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e do uso de ingredientes naturais no desenvolvimento de produtos alimentares, promovendo alternativas saudáveis e ecológicas.
- Promover a criatividade e a inovação na formulação de alimentos funcionais, incentivando o pensamento crítico sobre a segurança, eficácia e viabilidade dos ingredientes naturais.
Este estágio oferece uma oportunidade única para os alunos adquirirem conhecimentos científicos aplicados a um setor em constante evolução. Vamos proporcionar uma experiência educativa e enriquecedora, permitindo-lhes explorar a ciência por detrás dos produtos naturais e as suas aplicações práticas.
Aprender com robótica
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Pretende-se com esta ação disseminar a aprendizagem de robótica móvel usando a plataforma educacional Lego MindStorms, motivando os alunos para a assimilação de diversos tópicos, como sejam a matemática, física, eletrónica e computação.
Cada aluno terá que construir um robô móvel e autónomo usando a plataforma Lego MindStorms e programá-lo devidamente para executar algumas tarefas, como a de seguir uma pista marcada no chão, resolver um pequeno labirinto ou jogar futebol.
Vem por a mão na massa e adicionar inovação
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
No setor da panificação e pastelaria é comum o uso de ingredientes artificiais, como corantes, aromatizantes e conservantes, para conservar e modificar as propriedades químicas e sensoriais (sabor, cor, textura) dos produtos. No entanto, o consumo excessivo desses ingredientes pode estar associado a diversos problemas de saúde. Por outro lado, a aplicação de diferentes métodos de processamento, como o cozimento e fermentação, pode induzir a perda de alguns micronutrientes importantes para o consumidor. Nesse sentido, a indústria alimentar, aposta na fortificação dos alimentos, isto é a adição intencional de vitaminas e minerais.
Neste estágio iremos aprender a amassar e a moldar a massa do pão, e a confecionar alguns produtos de pastelaria. Para além disso, iremos explorar o impacto da adição de diferentes ingredientes no sabor, cor e textura do produto final, de forma a substituir os ingredientes artificiais. Iremos, também, fortificar o pão de forma a aumentar a quantidade de determinados nutrientes. No final de cada atividade, os participantes irão provar e saborear as suas criações.
Exploração do futuro: capacitação em inteligência artificial para jovens
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Na era da tecnologia, é importante que os alunos estejam preparados para utilizar ferramentas avançadas, como a inteligência artificial, para aprimorar as suas habilidades e contribuir para o desenvolvimento e aproveitamento escolar. Com isso em mente, esta atividade visa capacitar os estudantes a explorar e aplicar a inteligência artificial de maneira eficaz na escola.
A atividade será dividida em várias etapas, dispersas pela semana de atividades, cada uma projetada para oferecer aos alunos uma compreensão abrangente da inteligência artificial e as suas aplicações práticas na escola.
1. Introdução à Inteligência Artificial
2. Exploração de Ferramentas de Inteligência Artificial
3. Desenvolvimento de Projeto
4. Implementação na Escola
5. Apresentação e Reflexão
A natureza criativa
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Já pensaste que explorar a natureza pode ser o princípio para um projeto criativo?
Num estágio interdisciplinar que cruza ciência, arte e design, pretende-se desenvolver projetos criativos tendo a natureza como inspiração. É uma oportunidade para desenvolveres a tua criatividade pelo estudo de elementos naturais e a aplicação dos seus princípios em projetos criativos.
A ciência, a arte e o design, embora com outras designações e até sem terem uma designação própria, desde há muito tempo articulam-se no sentido de explorar novos campos da expressão e do conhecimento. Lembra-te de Leonardo da Vinci, que analisando a anatomia das aves e desenhando o seu voo, encontrou um potencial para responder ao antigo sonho de fazer um ser humano voar, projetando aparelhos voadores precursores das asas delta e dos para-quedas. Mais recentemente, os fatos de banho de competição foram desenvolvidos a partir da pele de tubarões, permitindo aos nadadores serem muito mais rápidos!
O estágio inicia-se com visitas de campo no Território de Montanha, que caracteriza a região de Bragança, para a recolha de elementos naturais, fazendo a sua análise laboratorial. Segue-se a realização de modelos de interpretação 2D e 3D. Finalizamos o processo através dos princípios da biónica e do biomimetismo, com a conceção de projetos nas áreas da arte e do design.
CSI HONEY – Descobre a origem do mel de melada de carvalho
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Quando pensamos em mel, associamos a sua origem ao néctar das flores. Sabias que, nem só de néctar as abelhas produzem mel? Também podem usar secreções de partes vivas das plantas, ou excreções de insetos sugadores que permanecem nas partes vivas das plantas, sendo estes chamados méis de melada. Com uma cor mais escura e um aroma único, os méis de melada são mais ricos em compostos bioativos que lhes conferem uma maior atividade terapêutica. Dadas estas características, o interesse do consumidor por este tipo de mel tem vindo a aumentar, o que se reflete no seu maior valor comercial. O carvalho é considerado uma fonte botânica deste tipo de mel, tanto através dos seus exsudados vegetais, como das secreções produzidas pelos insetos que fazem o seu ciclo de vida nesta árvore.
Para evitar adulterações e aumentar o seu valor comercial, é fundamental encontrar características específicas associadas a este tipo de mel. A determinação da sua origem é desta forma, essencial para construir o bilhete de identidade deste mel, determinando a sua origem botânica.
Neste estágio, vamos caracterizar o mel de melada de carvalho Quercus pyrenaica, através da identificação de compostos marcadores, que, sendo únicos para este tipo de mel, vão fornecer pistas acerca da sua origem. Além disso, vais poder recolher e identificar os insetos presentes nos carvalhos, que produzem melada, de forma a poder diferenciar a origem do mel. Para isso, vais analisar os compostos fenólicos e voláteis (aroma) de méis de melada do Parque Natural de Montesinho, provenientes de colmeias localizadas em zonas de carvalhos. Após a extração, os compostos serão analisados por técnicas cromatográficas. Para a identificação dos insetos produtores de melada, terás a oportunidade de fazer uma visita de campo ao Parque Natural de Montesinho e aprender a colocar armadilhas, a recolher os insetos e posteriormente a identificá-los no laboratório.
Candidata-te e vem conhecer o fascinante mundo dos produtos da colmeia, em especial o mel, e descobrir que há muito mais na origem do mel que as flores.
A dinâmica dos agentes económicos na rota da riqueza
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio destina-se a estudantes do 12º ano, proporcionando uma imersão no mundo fascinante da economia e das finanças. Durante este programa, os participantes serão expostos a uma série de workshops cuidadosamente elaborados, abrangendo tópicos desde gestão financeira pessoal até ao papel crucial da inovação e sustentabilidade na criação da riqueza. Com uma abordagem prática e interativa, este estágio visa preparar os participantes para compreenderem e navegarem de forma eficaz num ambiente económico em constante evolução.
Objetivos Específicos:
Famílias 3h | Consumo e poupança: gestão financeira pessoal
Este workshop proporcionará uma compreensão fundamental sobre as dinâmicas do consumo e da poupança, destacando a importância da gestão financeira pessoal na construção de uma base sólida para a estabilidade económica futura. Os objetivos incluem capacitar os participantes no desenvolvimento de competências práticas de orçamentação, poupança e tomada de decisões financeiras individuais.
Empresas 3h | O papel da inovação e sustentabilidade na criação da riqueza
Neste workshop, os participantes explorarão como a inovação e a sustentabilidade são impulsionadoras essenciais da criação de riqueza a longo prazo. Os objetivos incluem analisar casos de estudo de empresas que adotaram práticas inovadoras e sustentáveis com sucesso, e incentivar os participantes a pensarem de forma criativa para a criação de valor nas empresas.
Empresas 3h | Criação de riqueza através do Valor Acrescentado Bruto e das exportações
Este workshop abordará o conceito de Valor Acrescentado Bruto (VAB) e o seu papel na geração de riqueza económica, bem como a importância das exportações no crescimento económico de um país. Os objetivos incluem analisar a cadeia de valor de produtos e serviços, entender como o VAB é calculado e explorar o papel das exportações como fator impulsionador do crescimento económico.
Resto do Mundo 3h | Contextualização do ambiente de internacionalização: processos de internacionalização
Os participantes serão introduzidos no ambiente global de negócios e nos processos de internacionalização das empresas. Os objetivos incluem identificar os desafios e oportunidades associados à internacionalização, realizar análise contextual de um processo de internacionalização e compreender as diferentes estratégias de entrada nos mercados internacionais.
Estado 3h | O papel dos impostos na redistribuição da riqueza
Neste workshop final, os participantes irão explorar o papel dos impostos na redistribuição da riqueza e na promoção da equidade. Os objetivos incluem analisar os princípios de um sistema fiscal justo e eficiente e compreender como os impostos são utilizados para financiar os serviços públicos e a economia social.
Este estágio oferece uma oportunidade única para os participantes explorarem e compreenderem os princípios fundamentais da economia e das finanças, que regem a dinâmica dos agentes económicos.
Desvendar o invisível: a ciência das células animais
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Neste estágio, vais aprender mais sobre o mundo das células animais, como elas crescem e se comportam quando contactam com diferentes substâncias, e até a testar o poder de alguns extratos naturais no combate a doenças! Pretende-se introduzir a temática dos ensaios celulares, com conhecimentos teóricos e práticos de cultura de células animais. Vais ter a oportunidade de vivenciar o que é ser cientista por uns dias.
Objetivos:
- Aprender a obter extratos a partir de matrizes naturais e a testar os seus efeitos em diferentes células animais.
- Conhecer os princípios básicos de cultura de células animais, como manuseamento e condições de assepsia, contagem celular, monitorização da viabilidade celular e qual o impacto dos extratos naturais no seu crescimento.
Principais desafios:
- Será que consegues manter as células vivas fora do corpo humano?
- E descobrir quantas células tens numa solução?
- Consegues encontrar as células ao microscópio?
- O que acontece quando um extrato natural entre em contacto com as células?
- De que forma podemos usar as células em laboratório, para responder a questões do mundo real?
Convidamos-te a explorar o mundo da investigação científica! Aceitas o desafio?
Produção de cogumelos (bio)fortificados
Instituição: MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Os cogumelos são microrganismos com capacidade de absorção que precisam de se relacionar com o meio que os rodeia para conseguirem obter alimento e os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Neste projeto vamos fazer crescer cogumelos adicionando ao substrato, subprodutos agroalimentares tais como cascas de laranja, bagaço de azeitona, soro de leite, entre outros, de modo fortificar os cogumelos em maior poder antioxidante e teor proteico, aumentando o valor nutricional dos cogumelos.
À descoberta de conexões digitais: o uso de dados de redes sociais na investigação científica
Instituição: IPBragança, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
O estágio “À descoberta de conexões digitais” é uma oportunidade empolgante para estudantes explorarem a análise de dados de redes sociais. Durante cinco dias intensivos, os participantes mergulharão no universo digital, aprendendo a recolher, analisar e interpretar informações provenientes de plataformas como Facebook e Instagram. Este estágio proporcionará aos estudantes uma visão aprofundada do mundo digital e a capacidade de explorar conexões ocultas nas redes sociais. As atividades a serem desenvolvidas ao longo da semana são: introdução à análise de redes sociais; recolha de dados; pré-processamento e limpeza de dados; visualização de redes a partir da criação de gráficos que revelam padrões de conexões entre os utilizadores e aplicações práticas, onde os estudantes poderão aplicar os conhecimentos em cenários reais, como deteção de influenciadores, análise de sentimentos de previsão de tendências. Participe desta atividade e descubra o poder dos dados digitais!
Estágio Esgotado
Inteligência artificial e outras realidades virtuais e aumentadas
Instituição: Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A inteligência artificial assumiu protagonismo com a engenharia de prompt. Um conteúdo de realidade aumentada exibe conteúdo digital (imagens, texto, vídeo ou animação) no mundo físico através do ecrã do telemóvel (ou dispositivo similar), normalmente dependendo da localização. O conteúdo de realidade virtual não depende da tua localização física no momento em que o usas.
Assim, sem conhecimentos de programação e usando aplicações, vem usar ou criar a tua primeira experiência de realidade aumentada, e aprender a tirar proveito das mais recentes aplicações baseadas em inteligência artificial.
Compostos naturais e células humanas: bioatividade e aplicações em cosmética
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Os ensaios celulares são fundamentais na fase inicial do desenvolvimento de novos produtos cosméticos, permitindo avaliar a segurança e os efeitos de extratos naturais nas células da pele.
Neste estágio, os participantes irão trabalhar com culturas de células humanas, como fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele), queratinócitos (células da camada mais externa da pele) e macrófagos (células do sistema imunitário). Através de ensaios in vitro, será possível testar a citocompatibilidade destes compostos com as células e analisar o seu potencial para promover a regeneração da pele, reduzir inflamações e atuar como antioxidantes. Esta experiência permitirá compreender melhor como os ingredientes naturais podem contribuir para a proteção e saúde da pele.
A ciência da beleza: laboratório de farmácia e de cosmética natural
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Este estágio destina-se a todos os alunos que tenham interesse em explorar e compreender de forma prática e acessível a interligação entre farmácia, laboratório e cosmética natural. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes terão a oportunidade de compreender as tecnologias envolvidas na formulação de produtos cosméticos de origem natural, desde a escolha dos componentes da fórmula até à produção e a aplicação testes de qualidade. A experiência permitirá desenvolver competências laboratoriais básicas tais como boas práticas de higiene e segurança no laboratório, medição, pesagem, mistura, e mais avançadas como extração de compostos bioativos e manipulação de substâncias. Durante o estágio, os alunos terão a oportunidade de conhecer tecnologias e metodologias inovadoras utilizadas na produção de cosméticos naturais, compreendendo a ciência, por trás da formulação, estabilidade e atividade dos produtos. A atividade proporcionará uma experiência prática no desenvolvimento de algumas formulações de base natural, utilizando matérias-primas com propriedades benéficas para a pele.
Objetivos do Estágio
-Compreender a ligação entre farmácia e cosmética natural.
-Desenvolver competências laboratoriais essenciais para a formulação de produtos.
- Sensibilizar para a importância da sustentabilidade e ingredientes naturais na indústria da cosmética.
- Fomentar o interesse pelo setor farmacêutico e cosmético através de uma abordagem experimental.
- Promover a criatividade e o desenvolvimento de novas formulações e incentivar o pensamento crítico sobre a segurança e eficácia dos cosméticos naturais.
Este estágio representa uma oportunidade única para os alunos adquirirem conhecimentos científicos aplicados a um setor em crescimento, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e prática, que junta a ciência, a inovação e bem-estar.
Estágio Esgotado
Vou ser cientista por uma semana
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação de Montanha (CIMO)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 10º, 11º, 12º
Data: de 14-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A Qualidade e Segurança Ambiental são preocupações inerentes a todos os consumidores. Nesse sentido, as análises químicas e microbiológicas são fundamentais para o controlo da qualidade da água.
Neste estágio, os alunos terão um contacto mais próximo com as atividades desenvolvidas num laboratório de análise de águas. Serão propostas diversas atividades tais como: análise da presença de alguns microrganismos em amostras de águas, observação de microrganismos ao microscópio e determinação de alguns parâmetros físico-químicos, tais como a dureza e quantidade de ferro.
Uma oportunidade única para aprender com a prática!
Estágio Esgotado
Caracterização biofísica de jogadores de futebol/futsal
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - LiveWell
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
A caracterização biofísica de jogadores de futebol e futsal é essencial para entender os atributos físicos e fisiológicos que influenciam o rendimento desportivo dos jogadores. Esse processo pode envolver a avaliação de componentes como composição corporal, força, potência, velocidade, agilidade e equilíbrio. A composição corporal pode ser analisada através de indicadores como a percentagem de massa de gordura, massa magra e índice de massa corporal, fundamentais para otimizar o rendimento e reduzir o risco de lesões. A força e potência muscular, são essenciais para sprints e mudanças de direção rápidas, ações que são frequentes em ambas as modalidades. A velocidade e agilidade, características críticas no futebol e futsal, são analisadas por testes de deslocamento e capacidade de aceleração e desaceleração. A análise do equilíbrio, permite um treino mais direcionado, corrigindo desequilíbrios musculares para aumentar o rendimento do atleta e diminuir a probabilidade de lesão. Todas estas variáveis, serão avaliadas com recurso a equipamentos e protocolos utilizados por equipas de elite para avaliarem os seus próprios atletas. Em resumo, a caracterização biofísica permite uma abordagem individualizada no treino, auxiliando preparadores físicos e treinadores na tomada de decisões estratégicas para potencializar o rendimento e prolongar a carreira dos atletas.
Construção e programação de robôs autónomos móveis
Instituição: Instituto Politécnico de Bragança - Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI)
Localização: BRAGANCA , BRAGANÇA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Data: de 13-07-2025 a 18-07-2025
Descrição:
Convidamos os estudantes a participarem de um estágio prático durante as férias de 2025, que oferecerá a oportunidade de criar um robô autónomo móvel desde os componentes iniciais até à programação final.
Durante este programa, os participantes terão a possibilidade de montar um robô utilizando componentes eletrónicos reais e peças impressas em tecnologia 3D. Aprenderão conceitos fundamentais de eletrónica e robótica, além de desenvolverem habilidades de programação para que os seus robôs realizem tarefas de forma independente. O estágio culminará com a participação em desafios interativos com outros estudantes.
Não se requer experiência prévia em robótica ou programação. Todos os materiais necessários serão disponibilizados, e contaremos com instrutores qualificados para orientação em cada etapa do processo.