Biodiversidade
Conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que existem no Parque Arqueológico do Vale do Côa, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida (e caraterísticas como o bico, dimorfismo sexual, alimentação e som), durante o percurso efetuado pela embarcação desde a Canada do Inferno até ao Fariseu. Aí será realizada uma visita guiada ao núcleo de arte rupestre do Fariseu.
Duração: 2.30 Horas
Preço: 18.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com António Monteiro-Cibio-Biopólis
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
24-08-2025 09:45
- Inscrição
24-08-2025 10:45
- Inscrição
Ver Mais
Bem vindos ao fascinante mundo dos ácaros aquáticos! Estes pequenos seres, mais pequenos que a cabeça de um alfinete, são praticamente desconhecidos de todos mas desempenham papéis ecológicos muito importantes, para além de nos poderem informar sobre a qualidade da água onde se encontram. Na companhia dos especialistas Sónia Ferreira e Dinis Girão, vamos mergulhar neste admirável mundo novo e fazer amizade com estes seres de formas tão diversas e engraçadas que parecem mesmo de outro mundo!
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Data:
23-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Esta cascata natural, imersa num vale profundo, envolta numa vegetação ripícola densa, e sobrevoada por grifos, é um local de grande beleza, repleto de biodiversidade. Neste percurso, iremos descobrir mais sobre a vegetação e a fauna local. Com recurso a lupas binoculares, vamos observar macroinvertebrados aquáticos que descobriremos na ribeira. No final, poderemos usufruir de momentos de contemplação e presença plena neste local natural mágico.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Pleno Ser - Natureza e Yoga
Zimbreira (Envendos), MAÇÃO, SANTAREM
Data:
25-07-2025 08:30
- Inscrição
Ver Mais
As Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, em Ponte de Lima, são um verdadeiro tesouro natural. Com paisagens deslumbrantes, trilhos bem sinalizados e uma rica biodiversidade, este é o local ideal para quem quer respirar ar puro e explorar a natureza.
Percorra os passadiços entre zonas húmidas, observe aves e descubra espécies únicas de flora e fauna. Um espaço perfeito para famílias, escolas, amantes da fotografia, e todos os que procuram uma experiência tranquila e educativa ao ar livre.
Venha conhecer este paraíso natural e deixe-se encantar pelas Lagoas de Bertiandos!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Ponte de Lima, PONTE DE LIMA, VIANA DO CASTELO
Data:
18-08-2025 16:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Percurso pedestre para observação de veados e escuta da brama. O outono é, por excelência, a estação ideal para observar veados, uma vez que coincide com o período da brama, da defesa dos territórios por parte dos machos mais possantes e, consequentemente, com a altura de acasalamento com um harém de fêmeas. Esta época é marcada pelos bramidos fortes que os machos emitem, com o objetivo de atrair fêmeas ou afastar outros machos competidores. A Associação ALDEIA organiza, com o CCVB, uma saída de campo para observação de veados, de alguns aspetos da sua ecologia e do seu comportamento, com o objetivo primordial de informar e sensibilizar os participantes para a importância da espécie e da conservação da biodiversidade que nos rodeia. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Associação ALDEIA
Bragança, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
13-09-2025 06:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Venha conhecer a cabra de raça algarvia, com particular aptidão leiteira, rústica e tradicionalmente criada no sistema extensivo, que está adaptada às zonas pobres da Serra do Barrocal do Algarve. Em pastoreio, estes animais têm que percorrer grandes distâncias na busca do alimento, muitas vezes motivada pela descontinuidade da propriedade das pastagens. No verão ainda é praticada, em alguns rebanhos no interior algarvio, a transumância para o litoral ou mesmo para o Alentejo. Do leite da cabra algarvia atualmente são produzidos, pela ANCCRAL, queijo de cabra fresco, queijo de cabra com ervas aromáticas, sem aditivos e utilizando o sal de Castro Marim, mas também iogurte - e em breve, leite de cabra pasteurizado. Poderá conhecer as ternurentas cabrinhas em pastagem e as instalações de produção do respetivo queijo nesta atividade em parceria com a ANCCRAL.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com ANCCRAL - Associação Nacional dos Criadores de Caprinos Raça Algarvia
Azinhal, CASTRO MARIM, FARO
Datas:
21-07-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
04-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
As espécies invasoras constituem um dos grandes perigos para os ecossistemas atuais. Seja por introdução voluntária, por acidente ou desconhecimento, a introdução destas novas espécies tem contribuído para um decréscimo acentuado da biodiversidade.
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de identificar algumas das espécies de plantas exóticas Presentes na praia do Barril, e aprender quais os métodos de controlo utilizados para estas espécies.
Atividade realizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e Pedras d’El Rei.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Santa Luzia, TAVIRA, FARO
Datas:
29-07-2025 10:00
- Inscrição
19-08-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Passeio até à Ilha do Rato, no estuário do Tejo, a bordo da falua Esperança, uma embarcação típica deste rio. Durante a atividade serão abordados, entre outros, temas ambientais, nomeadamente acerca da importância ecológica deste estuário e o papel que este ecossistema desempenha para as suas comunidades biológicas de flora e fauna. Poderá verificar-se a observação de várias espécies de aves. A atividade envolve também o desembarque neste banco de areia, onde será levada a cabo pelos participantes uma pequena operação de recolha de resíduos, enquadrada nas problemáticas do lixo marinho e da emergência climática.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
22-07-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
26-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Nesta ação, oferece-se aos participantes a oportunidade de testemunhar e compreender, as riquezas e especificidades da Ria Formosa, através de um percurso em caiaque.
IDADE MÍNIMA: 14 ANOS. É NECESSÁRIO UM MÍNIMO DE EXPERIÊNCIA EM CANOAGEM.
Esta atividade conta com o apoio do Sport Faro e Benfica e decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Sport Faro e Benfica
Faro, FARO, FARO
Datas:
19-07-2025 09:00
- Data esgotada
- Lista de espera
02-08-2025 09:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A ação inicia-se a bordo do Barco Solar na Ria Formosa. Durante o passeio pelos canais de maré, os monitores do Centro Ciência Viva do Algarve irão fornecer informações sobre a Ria Formosa, destacando o seu valor ecológico e promovendo a importância da sustentabilidade num território neste território. Os participantes irão sair num dos bancos de areia na Ria Formosa para descobrir os organismos que aí habitam, assim como a sua interação e exploração pela comunidade.
Esta ação é em parceria com a empresa FromHere, a bordo do Barco Solar da Ria Formosa.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 12.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com FromHere
Faro, FARO, FARO
Datas:
28-07-2025 09:15
- Inscrição
13-08-2025 09:15
- Data esgotada
- Lista de espera
27-08-2025 09:15
- Inscrição
12-09-2025 09:15
- Inscrição
Ver Mais
Nesta ação, os participantes terão a oportunidade de testemunhar e compreender as riquezas da Ria Formosa, através de um mergulho de apneia nos seus canais.
Serão levados, de barco, desde a Câmara Municipal de Faro até a um ilhote onde o monitor irá explicar um pouco sobre a Ria Formosa e todo o seu ambiente. Se seguida, serão entregues barbatanas e óculos de mergulho, e o monitor será o vosso guia na área circundante.
Os participantes precisam de saber nadar!
Esta atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro, através da Unidade de Praias e Utilização Marítima de Faro.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Faro, FARO, FARO
Datas:
22-07-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
22-07-2025 10:15
- Data esgotada
- Lista de espera
05-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
05-08-2025 10:15
- Data esgotada
- Lista de espera
19-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
19-08-2025 10:15
- Data esgotada
- Lista de espera
03-09-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
03-09-2025 10:15
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
O mosteiro de Tibães tem uma riqueza histórica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do mosteiro alberga inúmeras espécies de seres vivos e nesta ação vão ser dados a conhecer aqueles que existem nos tanques de água e pela cerca! Guiados por biólogas do Centro Ciência Viva de Braga, os participantes vão poder descobrir a biodiversidade existente. Com o auxílio de lupas digitais, vai ser possível observar e identificar todas as características dos curiosos seres vivos encontrados. A ação dura cerca de 2 horas. Os participantes deverão levar vestuário, calçado adequado, chapéu, e água, para o caso de estar calor. Caso queiram, podem levar binóculos e máquina fotográfica.
NOTA: Pedimos que não levem participantes extra não inscritos na atividade.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Tibães, BRAGA, BRAGA
Datas:
14-08-2025 10:15
- Data esgotada
- Lista de espera
22-08-2025 10:15
- Inscrição
27-08-2025 10:15
- Inscrição
Ver Mais
O património geomineiro do Geopark Terras de Cavaleiros é um testemunho rico da interação entre a geologia e a atividade humana ao longo dos séculos. Este território destaca-se pela presença de antigos locais de exploração mineira, como minas de talco, antimónio e volfrâmio, que marcaram profundamente a história local. Integrado num contexto geológico diverso e único, com formações que remontam a centenas de milhões de anos, o património geomineiro do geoparque é valorizado não só pelo seu interesse científico, mas também pelo seu contributo cultural e educativo, promovendo o turismo sustentável e a valorização do território.
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Datas:
20-07-2025 09:00
- Inscrição
21-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Junte-se a nós no Museu do Côa para um workshop e pequena caminhada dedicada à geodiversidade, um património natural fundamental para compreender a história da Terra e a evolução das paisagens. Através de um workshop interativo, iremos explorar o papel da geodiversidade na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. Uma oportunidade única para estudantes, educadores, profissionais e curiosos aprofundarem os seus conhecimentos num cenário geológico e arqueológico de exceção.
Duração: 2.30 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Geopark Terra de Cavaleiros
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
30-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
A área protegida do SIC (Sítio de Interesse Comunitário) litoral norte, tem diversas áreas de afloramentos rochosos que nos contam histórias da evolução da Terra. Estes afloramentos datam do paleozoico, quando o nosso território era muito diferente daquilo que hoje observamos. Nestas zonas tínhamos um oceano primitivo, onde atualmente podem ser observadas diversas formações geológicas desse período.
A atividade pretende levar os participantes a observar os afloramentos rochosos e, através desta observação, a entenderem de que forma a Terra evoluiu nos últimos milhões de anos. Poderão ainda observar, nestes afloramentos, indícios da biodiversidade do oceano Rheic.
Todos os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queiram, poderão levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é junto ao local e a equipa responsável vai estar facilmente identificável, a aguardar pelos participantes. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Praia Norte, BRAGA, BRAGA
Datas:
28-07-2025 10:30
- Inscrição
13-08-2025 11:00
- Inscrição
09-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Dentro dos insetos, as borboletas têm um lugar especial no nosso coração pela sua beleza, graciosidade, inocuidade e curiosa metamorfose. No entanto, quando pensamos em borboletas, a maioria de nós pensa imediatamente nas diurnas, que representam apenas cerca de 12% da diversidade total (ordem Lepidoptera). Nesta atividade com o investigador especialista João Nunes, vamos montar estações de amostragem recorrendo a armadilhas luminosas não letais para trazer à luz o desconhecido e incrível mundo das borboletas noturnas.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Rede de Estações de Borboletas Noturnas
Areia, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
25-07-2025 21:00
- Data esgotada
- Lista de espera
22-08-2025 20:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A atividade terá início com uma visita ao Centro de Apoio ao Caminhante, localizado em Miranda do Douro. Neste espaço, os participantes poderão conhecer melhor o território através de uma exposição permanente, com apresentação do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), dos percursos pedestres existentes através de um painel interativo e da App PN2000 – uma aplicação para descobrir os valores e pontos de interesse espalhados pelo PNDI.
De seguida, será realizada uma caminhada guiada pelas arribas do Douro, ao longo de uma pequena rota, proporcionando uma experiência imersiva no território e descobrindo pontos de interesse com a app PN2000. Esta rota irá dar aos visitantes a possibilidade de avistar espécies emblemáticas como a águia-real, o grifo, o britango e outros habitantes destes habitats tão próprios. A atividade permitirá aos participantes não só desfrutar da beleza natural mas também compreender a importância da preservação deste ecossistema único.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Miranda do Douro, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
29-08-2025 16:00
- Inscrição
Ver Mais
Sabia que a Quinta Pedagógica dos Olivais é um espaço ímpar na cidade de Lisboa, não só porque aqui se respira campo e natureza há 26 anos, como por outras razões mais emergentes... Com as portas do campo abertas à cidade, os participantes serão levados numa viagem pelo mundo rural, passando pelas cozinhas tradicionais, pela pecuária e lavoura, por tradições rurais e muitas outras experiências, histórias e memórias que importa preservar e até recuperar. Mas não só. As alterações climáticas, e mais concretamente a atual situação de emergência climática, com impactos específicos nas cidades, tem levado a Câmara Municipal de Lisboa a confrontar-se com fenómenos como as ilhas de calor, e a procurar soluções como a criação de refúgios climáticos. Assim, a Quinta Pedagógica dos Olivais constitui-se como um refúgio, em múltiplos sentidos. Venha conhecê-lo! Passando pelas cozinhas tradicionais, pela pecuária e lavoura, as tradições rurais e muitas outras experiências. E tanto já aconteceu por aqui! Temos muitas histórias, experiências e memórias para partilhar porque acreditamos que cada visita é única e não termina depois de passar os portões.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Olivais Sul, LISBOA, LISBOA
Datas:
20-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
03-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
As estrelas são as fábricas onde os elementos químicos mais densos são produzidos. Estes elementos são os blocos que formam tudo o que nos rodeia, desde o nosso corpo até as rochas. Nesta atividade vamos conhecer a paisagem geológica e os céus de Lavadores. A aventura começa ainda antes do sol se pôr, num percurso pedestre pela Praia de Lavadores ao longo do qual poderemos conhecer e distinguir o tipo de rochas existentes e os seus agentes modeladores. Enquanto a noite não chega, vamos examinar o solo em busca de micrometeoritos. E quando a noite chegar vamos observar os céus: usando telescópios, poderemos ver algumas estrelas duplas, enxames, nebulosas, entre outros.
Esta atividade resulta de uma parceria do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva com a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
Lavadores, Vila Nova de Gaia, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
04-09-2025 19:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Sabias que o solo é muito mais do que apenas terra? Nesta atividade, vamos explorar a importância do solo, desde as suas incríveis características até à vasta biodiversidade que ele abriga.
Vamos começar por descobrir o que é o solo e de que é feito. Sabias que ele está cheio de vida? Embora nem todos os seres vivos sejam visíveis a olho nu, eles desempenham um papel essencial no equilíbrio da natureza. Vamos investigar alguns desses organismos fascinantes e falar sobre outros que vivem escondidos.
A biodiversidade do solo (e da floresta!) é fundamental tanto para o planeta quanto para nós, humanos. Vamos aprender como um solo saudável significa plantas saudáveis, animais saudáveis e, claro, humanos mais saudáveis também!
Esta atividade está em perfeita sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, destacando especialmente o ODS 13 - Ação Climática e o ODS 15 - Proteger a Vida Terrestre. Juntos vamos descobrir como podemos proteger este recurso vital para o nosso futuro!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
26-07-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
09-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Nesta atividade iremos observar a diversidade e distribuição de espécies macroscópicas da zona entremarés de uma praia rochosa, com referência aos fatores que limitam essa distribuição. Com o auxílio de lupas binoculares, poderemos observar detalhadamente a morfologia das espécies mais abundantes. Juntem-se a nós!
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com MARE - IPLeiria
Peniche, PENICHE, LEIRIA
Data:
10-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Quem vive dentro da colmeia? Como se organizam as abelhas? Como é constituída a família das abelhas? O que comem?
Estas e muitas outras perguntas vão ser respondidas nesta atividade, onde os participantes terão a oportunidade única de observar um quadro de acrílico com abelhas vivas sem necessidade de equipamento de proteção.
Nesta descoberta vamos explorar:
- A biologia das abelhas: morfologia, castas (rainha, operárias, zangões) e o ciclo de vida completo;
- A organização social da colmeia, com identificação visual de diferentes áreas (cria, pólen, mel);
- A função vital das abelhas como polinizadoras e o seu papel na manutenção da biodiversidade;
A experiência termina com uma prova de mel produzido pelas próprias abelhas Margaridas.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 15.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Apiário Margaridas
Água de Pau, LAGOA (AÇORES), R A ACORES
Datas:
28-07-2025 10:30
- Inscrição
12-08-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais
Na atividade os participantes terão a oportunidade de embarcar no Observatório I e conhecer o trabalho dos técnicos de investigação, oceanógrafos e biólogos, enquanto observam a orografia da costa sul da ilha da Madeira. Estes técnicos realizam estudos sobre o mar da Madeira, uma região conhecida pela sua biodiversidade, e durante esta atividade, vão explicar como utilizam alguns equipamentos, como sonares para mapear o fundo do mar e sensores para medir a qualidade da água. Haverá ainda a possibilidade de observar a fauna marinha que possa aparecer durante a atividade.
Juntem-se a nós nesta atividade sobre investigação científica e pela conservação do oceano!
Ação realizada em colaboração com o Observatório Oceânico da Madeira. Os menores devem estar acompanhados por um adulto.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (Região Autónoma da Madeira)
Funchal, FUNCHAL, R A MADEIRA
Data:
13-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Venha descobrir como a ciência e a engenharia transformaram o Alentejo. Nesta visita ao Centro Alqueva, exploramos os bastidores do maior projeto hidroagrícola de Portugal, através de exposições interativas e modelos à escala. Conheça o funcionamento da barragem de Alqueva, dos sistemas de bombagem e da rede de canais que levam água a milhares de hectares de terrenos agrícolas. Perceba como a inovação tecnológica tornou possível levar vida e produtividade a uma região outrora árida. Uma experiência envolvente que liga engenharia, território e sustentabilidade.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com EDIA e Centro Alqueva
Alqueva, PORTEL, EVORA
Data:
22-07-2025 12:00
- Inscrição
Ver Mais
Venha descobrir como a ciência e a engenharia transformaram o Alentejo. Nesta visita ao Centro Alqueva, exploramos os bastidores do maior projeto hidroagrícola de Portugal, através de exposições interativas e modelos à escala. Conheça o funcionamento da barragem de Alqueva, dos sistemas de bombagem e da rede de canais que levam água a milhares de hectares de terras agrícolas. Perceba como a inovação tecnológica tornou possível levar vida e produtividade a uma região outrora árida, incluindo soluções sustentáveis como o abrigo de morcegos criado pela EDIA, representado numa das salas do Centro. Uma experiência envolvente que liga engenharia, território e sustentabilidade.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com EDIA e Centro Alqueva
Alqueva, PORTEL, EVORA
Datas:
27-08-2025 11:00
- Inscrição
05-09-2025 11:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos identificar anfíbios ao longo do rio Fresno, com a ajuda dos biólogos José Pereira e Pedro Alves, e descobrir algumas curiosidades sobre a sua biologia. O termo ‘anfíbio’ tem origem no latim anfi (= dupla) e bios (= vida), fazendo referência ao facto destes animais alternarem fases aquáticas e terrestres ao longo dos seus ciclos de vida. Os anfíbios foram assim os primeiros organismos a conquistar o meio terrestre e são muito importantes no equilíbrio dos ecossistemas. Esta atividade inicia-se com uma breve conversa sobre estes animais, prosseguindo seguido de um percurso interpretativo ao longo do rio Fresno.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Palancar, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
23-07-2025 16:00
- Inscrição
Ver Mais
Sessão sobre a anilhagem científica, na EON- Estação Ornitológica Nacional do Monte do Outeirão. Na mais antiga estação Ornitológica nacional e uma das mais antigas do mundo, desenvolve-se em contínuo, desde a década de 1970, a anilhagem científica de aves, uma atividade fundamental para o conhecimento das aves, o seu estado de conservação e rotas migratórias. Os participantes poderão assistir e participar numa sessão, com anilhadores certificados do ICNF, e perceber ainda como se poderão tornar voluntários nesta atividade.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Comissão de Gestão Reserva Natural das Lagoas de Sto André e da Sancha
Santo André, SANTIAGO DO CACÉM, SETUBAL
Datas:
16-08-2025 09:15
- Inscrição
06-09-2025 09:15
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
No Algarve, a alfarroba continua com um peso importante na economia familiar. São muitas as famílias com pequenas e médias parcelas de terreno com pomar de sequeiro que no verão destinam parte do seu tempo à apanha da alfarroba.
Neste passeio, vamos conhecer o tradicional pomar de sequeiro e apanhar alfarroba, enquanto conversamos sobre antigas tradições ligadas a este fruto, a sua importância na economia algarvia, e perspetivas de futuro para aquele que tem sido chamado “o ouro algarvio”. A atividade termina com uma degustação de produtos da região. Atividade dinamizada em colaboração com o agricultor João Sol.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com CIIP Cacela
Santa Rita, VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, FARO
Data:
26-08-2025 07:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A vermicompostagem é uma forma de acelerar o processo de compostagem natural de matéria orgânica em composto, através da introdução de minhocas neste processo. Nesta atividade vamos compreender este processo e de como o resultado da vermicompostagem (húmus) pode ser útil para a produção de plantas. Iremos a aprender também a construir e manter um vermicompostor que possa reutilizar o lixo orgânico produzido em contexto doméstico.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Marca - Associação de Desenvolvimento Local
Montemor-o-Novo, MONTEMOR-O-NOVO, EVORA
Data:
06-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Nesta ação, vamos explicar e aplicar técnicas de engenharia natural, como a criação de barreiras à escorrência da água, feitas de madeira, ramos e pedras recolhidos no local. Desta maneira, vamos criar socalcos que ajudam a reter o solo, a obter maior infiltração de água, e melhores condições para a vegetação a médio/longo prazo.
Se quer sentir nas mãos a possibilidade de gerir a natureza, não há nada como aprender fazendo, e esta é uma atividade feita para si.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Datas:
19-07-2025 09:00
- Inscrição
23-07-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Sabia que os caniçais são zonas húmidas fundamentais para várias espécies de aves?
Nesta sessão os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das espécies de aves presentes nestes habitats, durante uma sessão de anilhagem científica.
Durante a atividade serão demonstradas as técnicas utilizadas para recolher informações biométricas (medições, peso, etc) e explicada a importância dos caniçais para as aves e outros organismos.
Esta atividade está inserida no Projeto BioLagoa de Óbidos, coordenado pela Associação PATO em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e os Municípios de Óbidos e Caldas da Rainha, e tem como objetivo a monitorização das aves aquáticas da Lagoa de Óbidos, integrando a realização de contagens de aves aquáticas e a anilhagem científica de aves de caniçal mensalmente, realizadas pelo ornitólogo Hélder Cardoso.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
Poça Pequena - Vau, ÓBIDOS, LEIRIA
Datas:
26-08-2025 09:00
- Inscrição
26-08-2025 11:00
- Inscrição
Ver Mais
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observáveis a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse, ou mesmo só curiosidade, por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que existem no concelho de Faro.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com A Céu Aberto - Luís Miguel Rodrigues
Faro, FARO, FARO
Datas:
17-07-2025 17:30
- Inscrição
01-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observáveis a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse, ou mesmo só curiosidade, por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que existem no concelho de Loulé.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa e na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com A Céu Aberto - Luís Miguel Rodrigues
Almancil, LOULÉ, FARO
Datas:
17-07-2025 14:00
- Inscrição
01-08-2025 14:00
- Inscrição
Ver Mais
O litoral algarvio é dos melhores locais do país para a observação de avifauna. As zonas húmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observáveis a partir dos pontos por nós selecionados. Se tem interesse, ou mesmo só curiosidade, por estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe, até alguma raridade!) que existem no concelho de Albufeira.
Esta atividade decorre na área protegida Reserva Natural proposta da Lagoa dos Salgados.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com A Céu Aberto - Luís Miguel Rodrigues
Salgados, Albufeira, ALBUFEIRA, FARO
Datas:
17-07-2025 09:00
- Inscrição
01-08-2025 18:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
As estrelas do Parque Natural da Ria Formosa são a flora, fauna, os astros visíveis no céu, mas também o nível da água da maré é importante no local escolhido! Nesta atividade teremos contacto com todos estes, começando pelos sons das aves, e terminando nas visões pelo telescópio. Faremos um breve percurso a pé até ao Moinho de Maré onde a observação astronómica noturna se realizará. Poderemos vir a ver ou ouvir mais provavelmente melros, mochos, morcegos, e aves limícolas. Entre o Sol se pôr e Saturno nascer, poderemos observar Lua, enxames de estrelas, nebulosas, entre outros.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 2.15 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF
Quinta do Marim, OLHÃO, FARO
Data:
12-08-2025 20:45
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Iremos numa caminhada entre as dunas e o sapal, observar e conhecer as aves que passam pela Ria de Alvor.
A Ria de Alvor é um local de excelência para observar um grande número de espécies que passam por esta região e que usam este local para se alimentarem e nidificarem.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Câmara Municipal de Portimão
Alvor - Portimão, PORTIMÃO, FARO
Datas:
03-09-2025 09:30
- Inscrição
10-09-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Nesta oficina de cianotipia, será explorada uma das primeiras técnicas fotográficas da história, onde a química e a luz do sol criam imagens em tons intensos de azul. Serão usadas plantas, objetos e transparências para fazer impressões únicas em papel sensibilizado, aprendendo ao mesmo tempo os princípios básicos da impressão com a radiação solar. Uma experiência criativa e científica para todas as idades!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Bragança, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
14-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
A duna de Salir do Porto é a mais alta do país e tem uma vista deslumbrante! Durante esta atividade faremos um percurso ao longo da duna, com interpretação da sucessão da vegetação dunar autóctone e identificação de espécies com recurso à plataforma de ciência cidadã iNaturalist. Os participantes ficarão a conhecer as incríveis adaptações destas plantas ao calor, ao vento e à salinidade e perceberão o seu importante papel na estabilização das areias que alimentam a duna.
Esta atividade realiza-se em parceria com a bióloga Sofia Quaresma (Ordem dos Biólogos).
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Município das Caldas da Rainha
Salir do Porto, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
02-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A costura criativa com fio condutor refere-se ao uso de fios que conduzem eletricidade em projetos de costura, permitindo a criação de peças com funcionalidades eletrónicas integradas, como iluminação, sensores ou circuitos simples. Esta técnica combina a arte da costura com a eletrónica, abrindo um leque de possibilidades para projetos inovadores e interativos.
Fio condutor é um tipo de fio têxtil que possui propriedades elétricas, ou seja, permite a passagem de corrente elétrica.
Ao integrar fios condutores em projetos de costura, é possível criar circuitos elétricos embutidos no tecido. Isso significa que você pode costurar luzes LED, sensores de toque, ou outros componentes eletrónicos diretamente numa peça de roupa ou acessório.
Numa oficina de costura criativa, combinada com funcionalidades eletrónicas, vamos reproduzir alguma das espécies existentes na ZPE de Castro Verde.
Previamente serão apresentadas as espécies aos participantes através de apresentação multimédia e guias de identificação.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com LPN – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho
Herdade do Vale Gonçalinho, CASTRO VERDE, BEJA
Data:
13-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Todos os dias podemos observar as subidas e descidas das marés na zona costeira, sem pensar como estas variações afetam a vida marinha. Os ciclos de maré influenciam os diferentes habitats e, consequentemente, muitas espécies que neles habitam. Estas espécies passaram por várias adaptações evolutivas que lhes possibilita a sua sobrevivência perante situações mais extremas, como a descida da maré e a posterior exposição ao Sol. Neste percurso os participantes terão a oportunidade de conhecer as diferentes espécies que habitam o intertidal (zona entre marés), e como são afetadas pela decida e subida das marés.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Tavira, TAVIRA, FARO
Datas:
26-08-2025 10:00
- Inscrição
10-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
As cidades têm muitos seres vivos que à primeira vista parece não existirem. Nesta atividade vamos olhar para as ruas da cidade de Lagos e descobrir os seres vivos que nela habitam e compreender a importância da sua presença para a nossa vida e o que podemos fazer para promover a biodiversidade nas zonas urbanas.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Lagos, LAGOS, FARO
Data:
06-08-2025 18:00
- Inscrição
Ver Mais
Este ano, voltamos a organizar saídas de campo para continuar a incentivar os cidadãos a partilhar as suas observações de biodiversidade e contribuir para projetos de investigação científica. Estas saídas integram-se no projeto BioMARatona, um evento inspirado nos BioBlitzes, mas com uma duração alargada (entre maio e outubro). Durante este período, queremos promover a submissão contínua e autónoma de observações de biodiversidade na plataforma MINKA por parte dos participantes. Esta atividade é financiada pelo projeto europeu ANERIS (https://aneris.eu/) e desenvolvida em Portugal pelo grupo CoastalWarming do CIBIO/BIOPOLIS.
Como participar?
Basta descarregar a aplicação MINKA e registar-se na plataforma (https://minka-sdg.org/). Depois, é só começar a fotografar a vida marinha (e não só) e partilhar as observações com a comunidade.
O processo é muito simples: o essencial é ter uma foto com localização, onde o animal, planta ou alga esteja claramente visível. Se não souberem identificar o organismo, poderão ser identificadas pela comunidade MINKA mais tarde.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Angeiras, MATOSINHOS, PORTO
Datas:
19-07-2025 15:30
- Data esgotada
- Lista de espera
24-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e sociocultural. No entanto, todas as marés baixas, esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte, típico da região, desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades, ao promover a descida da temperatura da água, como sabem todos os que, no Verão, tentam mergulhar nestas águas.
Nesta atividade, convidamos os participantes a colaborar com cientistas do grupo Coastalwarming do BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) e a submeter observações da vida marinha na zona entremarés através da aplicação MINKA. Num percurso pela Praia do Homem do Leme, vamos identificar espécies típicas desta zona, explorar a interligação entre o clima e a biodiversidade e ainda discutir as principais ameaças que estes ecossistemas enfrentam. Juntem-se a nós e contribua para a investigação em curso no BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) fazendo um registo fotográfico das várias espécies que aqui vivem.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com BIOPOLIS/CIBIO-InBIO
Porto, PORTO, PORTO
Datas:
20-07-2025 16:30
- Data esgotada
- Lista de espera
23-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Venha provar uma miniatura de Bola de Bruxelas e descubra a inovação e ciência que se desenvolve na Europa, e que neste caso deu origem a estas deliciosas mini Bolas de Berlim de alfarroba. Durante o dia serão oferecidas 100 miniaturas acompanhadas de curtas conversas sobre o que de melhor se faz na União Europeia! O objetivo é combater a desinformação e reforçar a importância da Europa no desenvolvimento sustentável, divulgar os projetos/iniciativas de ciência cidadã em que o Europe Direct participa com Centros Ciência Viva e parceiros como o LIXARTE, Voluntariado Ambiental Água, EU BeachCleanUP. O Objetivo imediato é divulgar dados da ciência que se faz na Europa, combater mitos, fornecer boa informação, divulgar projetos/iniciativas de ciência cidadã em que participamos também com os CCV do Algarve (LIXARTE, Voluntariado Ambiental Água, EU BeachCleanUP, ...) e ainda apelar à PARTICIPAÇÃO ao #fazeranossaparte.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com EuropeDirect Algarve
Lagos, LAGOS, FARO
Data:
22-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
As borboletas são facilmente reconhecidas pelo olho humano e a sua monitorização pode ser usada para inferir sobre a perda de biodiversidade no mundo dos insetos. Particularmente sensíveis às alterações climáticas, são excelentes indicadores da qualidade dos habitats naturais e da biodiversidade. Têm um papel fundamental como polinizadores, havendo muitas plantas que dependem delas para completarem o seu ciclo reprodutivo. Nesta saída de campo, pretende-se dar orientações para a observação e identificação de borboletas diurnas, num percurso rural pela Estação da Biodiversidade de Carrazedo.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Aldeia de Carrazedo, Bragança., BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
20-08-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Após o encontro dos inscritos na receção do Parque Biológico de Gaia, iremos em grupo até ao local do parque onde decorrerá a armadilhagem luminosa não letal de borboletas noturnas. Nesse local, serão dadas as informações essenciais sobre estas espécies de lepidópteros, nomeadamente como contribuir para um maior conhecimento das borboletas noturnas que existem em Portugal, o funcionamento da Estação de Borboletas Noturnas do parque, a importância destes insetos nos ecossistemas e da sua conservação.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
29-08-2025 21:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Esta sessão educativa no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) está dividida em três momentos:
1) Exposição Jardim de Borboletas. Num percurso interpretativo pela galeria de História Natural do MCUC, venham identificar e registar a biologia e relações interespecíficas de plantas e borboletas. Em que particularidades reparam? Que associações entre plantas/borboletas encontram? Vamos aprender mais sobre a sua importância ecológica (biodiversidade, conservação, ciclos de vida, sustentabilidade), bem como as vantagens e desvantagens destas relações.
2) Cartas de memória. Com base na informação recolhida, é hora de um jogo de cartas de memória para emparelhar as plantas e borboletas que se relacionam frequentemente. Qual das equipas irá vencer o jogo? No fim, temos flores e borboletas em origami para oferta a todos os participantes!
3) Interpretar o Jardim de Borboletas do claustro do MCUC. Com base no que aprenderam até então, poderão identificar as plantas e as borboletas em contexto e realidade natural: no Jardim de Borboletas, instalado num claustro do Museu, ao ar livre. Por último, este conhecimento segue com os participantes para outros jardins de borboletas que visitem.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MCUC - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Coimbra, COIMBRA, COIMBRA
Datas:
05-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
03-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Esta atividade é uma experiência pensada para toda a família – crianças, jovens e adultos – que convida a mergulhar no fascinante universo das abelhas e dos tesouros da colmeia. Mais do que uma experiência é uma oportunidade para aprender, saborear e refletir sobre a importância destes pequenos seres na sustentabilidade do planeta e na nossa saúde.
A atividade desenvolve-se em três momentos complementares:
Na primeira parte, somos conduzidos numa viagem pelo mundo das abelhas, onde se exploram as suas características, a organização da colmeia, o papel vital que desempenham nos ecossistemas e a delicada relação que mantêm com o meio ambiente. Compreenderemos o ciclo completo do mel – desde o voo em busca do pólen e do néctar até à gota dourada que chega à nossa mesa – e a história da apicultura ao longo do tempo.
Segue-se uma segunda parte dedicada à descoberta dos instrumentos e equipamentos utilizados na prática apícola. Será possível observar de perto o material que permite ao apicultor cuidar das abelhas e extrair os produtos da colmeia com respeito e segurança.
Por fim, na terceira parte, os participantes são convidados a despertar os sentidos através de uma prova comentada de mel e outros produtos da colmeia, como o pólen, a própolis e a cera. Um momento de degustação que evidencia os benefícios que estes produtos naturais podem trazer ao bem-estar e à saúde.
Esta atividade é uma celebração da natureza, do saber tradicional e da ligação profunda entre o ser humano e as abelhas – guardiãs silenciosas da biodiversidade.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com LPN – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho
Castro Verde, CASTRO VERDE, BEJA
Data:
17-07-2025 18:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Com mapas na mão e espírito de descoberta, os participantes irão realizar um percurso da Ecovia do rio Vez, com pistas e desafios interativos ligados à natureza.
Cada etapa inclui tarefas como identificar plantas, ouvir sons de animais e responder a perguntas sobre a fauna e a flora do rio Vez.
No final, há um “tesouro” por descobrir, com surpresas! Vamos também entregar diplomas aos Exploradores do Vez.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya
Soajo, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
26-07-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Caminhemos até ao Cais de Barca d’Alva onde vamos encontrar o Sr. Dário — homem da terra, generoso contador de histórias — que nos guiará num encantador final de dia a bordo do seu barco. Enquanto navegamos pelas águas tranquilas, seremos embalados pela ondulação e pelas paisagens vertiginosas, habitat de aves rupícolas como o grifo.
O Sr. Dário partilhará não só as suas memórias e aventuras nestas terras raianas, mas também curiosidades sobre os ecossistemas ribeirinhos e a rica biodiversidade que faz deste troço do Douro Internacional um verdadeiro laboratório natural, onde a História e as estórias se entrelaçam com a ciência.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Alvatur
Barca D'Alva - Figueira de Castelo Rodrigo
Data:
02-08-2025 17:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Durante a tarde, poderão escolher entre vários "gelados de ciência". Estes gelados apresentam conceitos científicos para serem explorados por todos, e cada atividade dura breves minutos.
Desde o céu ao oceano mais profundo, são vários os "gelados de ciência" oferecidos durante esta tarde, entre o Jardim Manuel Bivar e o Passeio do Cais da Porta Nova.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Faro, FARO, FARO
Datas:
18-07-2025 16:30
Não requer inscrição. Apareça!
01-08-2025 16:30
Não requer inscrição. Apareça!
15-08-2025 16:30
Não requer inscrição. Apareça!
22-08-2025 16:30
Não requer inscrição. Apareça!
29-08-2025 16:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Durante a tarde, poderão escolher entre vários "gelados de ciência". Estes gelados apresentam conceitos científicos para serem explorados por todos, e cada atividade dura breves minutos.
Desde o céu ao oceano mais profundo, são vários os "gelados de ciência" oferecidos durante esta manhã, na Praia de Faro.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Faro, FARO, FARO
Data:
16-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Poderá a Ciência estar num mercado? Poderão as experiências científicas misturar-se com batatas e galinhas?!? Sim, é um facto e uma realidade! O CCVEstremoz estará no mercado municipal de Estremoz, com a sua bancada (à semelhança dos feirantes) a promover a cultura científica e tecnológica.
Nos seus sábados de manhã, deixe-se seduzir pela ciência, visite o mercado de Estremoz!
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Estremoz, ESTREMOZ, EVORA
Datas:
26-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
06-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Esta ação é um convite a uma viagem que nos transporta para a geologia e paleontologia na cidade, entrelaçando-se necessariamente com elementos culturais, históricos, sociais e naturais. Tem como objetivo reforçar um saber ambiental que expressa o ser no tempo, e o conhecer na história, reforçando a nossa identidade e relação com a cidade e a natureza. Caminhando pela cidade, nas cantarias, fachadas de prédios, monumentos, e mesmo junto aos prédios, cafés e lojas. Andando sobre rochas e observando aspetos ligados à construção vão-nos traduzindo a história geológica, os diferentes ambientes e alterações climáticas ocorridas no planeta.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
10-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Visita ao herbário e à xiloteca do museu e percurso na cidade de Ponta Delgada, com visita a jardins e espaços públicos, identificado árvores exóticas, ornamentais, com uso de aplicações para identificar plantas. Após um pequeno percurso pelos jardins iremos, em grupo, construir um mobile em forma de árvore.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
31-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
03-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Nesta atividade os participantes aprendem como se processa a propagação de plantas através de técnicas de cultura in vitro. As células vegetais têm a capacidade de entrar em divisão e dar origem, por via assexuada, a uma planta inteira idêntica à planta-mãe donde provém. O cultivo de pequenas porções de tecido vegetal sob condições assépticas, em meios nutritivos adequados, dispondo de luz, temperatura e humidade controladas, permite obter uma rápida multiplicação de plantas isentas de pragas e doenças, iguais entre si e à planta-mãe, ou seja, clones.
Ação realizada em colaboração com a DRA/DSDA/DEMA/MICROLAB Madeira. Os menores devem estar acompanhados de um adulto.
Duração: 0.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (Região Autónoma da Madeira)
Ponta do Sol, PONTA DO SOL, R A MADEIRA
Data:
05-08-2025 10:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A atividade “Das pedras aos carvalhais” permite uma viagem ao longo do tempo pelo Parque Natural Local Vouga-Caramulo, em Vouzela.
Nesta visita de dois temas, vamos ouvir falar de achados arqueológicos e vidas de outros tempos, bem como da recuperação de biodiversidade em carvalhais que arderam em 2017.
A ação terá início na anta da Lapa de Meruge, local que foi um sepulcro, uma espécie de jazigo de famílias, mas que mais tarde terá sido abrigo de pastores ou de agricultores. De seguida, faremos uma pequena caminhada até à escavação arqueológica do Tapado das Casas, local usado sazonalmente durante o verão, quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis.
Na segunda parte da visita, faremos uma breve subida por um caminho antigo até aos carvalhais que arderam no fogo de 2017. Aqui, a MONTIS está a recuperar a biodiversidade que outrora existia em abundância: na mancha de carvalhos que resistiu ao fogo abrimos uma clareira, colocámos um tabuleiro para gaios (aves que nos ajudam a semear bolotas) e caixas-ninho (para conseguirmos captar mais espécies de aves); na restante área estamos a ajudar a recuperar os carvalhos que arderam. Poderemos ver indícios de várias espécies e, quem sabe, visualizar muitas das aves que nidificam nos nossos carvalhais. Se tivermos tempo, poderemos também ir espreitar algumas das plantações de espécies nativas - teixos, loendros e outras - que fizemos junto à ribeira de Meruge.
Se quiserem “pôr as mãos na terra”, podem ficar até domingo (dia seguinte) e não só ajudar na regeneração natural, através da condução dos carvalhos, como ver nascer a Lua Cheia e ouvir os ruídos da noite no carvalhal, dormindo em tendas individuais que a MONTIS pode fornecer mediante pedido.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Vermilhas / Carvalhal de Vermilhas, VOUZELA, VISEU
Data:
09-08-2025 09:45
- Inscrição
Ver Mais
A Ria Formosa é uma área protegida com 50 km de extensão, que começa no concelho de Loulé (praia do Ancão) e termina no concelho de Vila Real de Santo António, mais concretamente na aldeia de Cacela Velha. Constituída por ilhas barreira que protegem a costa, a sua importância biológica é incalculável, uma vez que serve de habitat a milhares de espécies. Venha conhecer e encantar-se com a sua fauna e flora num passeio de barco a motor. Esta atividade é dinamizada em parceria com Titus Boat Tours.
Duração: 2.30 Horas
Preço: 13.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Titus Boat Tours
Tavira, TAVIRA, FARO
Data:
14-08-2025 17:30
- Inscrição
Ver Mais
O Salgueiral da Galiza é um local emblemático da RNLSAS, onde subsistem importantes habitats de zonas húmidas, destacando-se um salgueiral mediterrâneo de grande qualidade e raridade no contexto sul de Portugal continental. Serpenteando ao longo de um passadiço palafítico, vamos conhecer “por dentro” um salgueiral paludoso e a sua vegetação caraterística adaptada a períodos de imersão e alagamento, dominada por espécies como a borrazeira-negra (Salix atrocinerea) ou o caniço (Phragmites australis). Mas não só! A sua fauna é igualmente assinalável, com diversas espécies de mamíferos e aves, algumas das quais possivelmente avistaremos no observatório (e.g. flamingo rosado, vários patos, cegonhas e garças)! Iremos também participar na devolução à natureza de um animal selvagem, que foi tratado e recuperou no CRASSA.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Comissão de Gestão Reserva Natural das Lagoas de Sto André e da Sancha
Santo André, SANTIAGO DO CACÉM, SETUBAL
Data:
14-08-2025 16:30
- Inscrição
Ver Mais
Mergulhem no coração profundo da Beira Baixa, num percurso onde visitaremos o moinho de água dos Carvalhos e a floresta de pinhal, que se intercala com hortas e olivais tradicionais. No final do percurso, debruçar-nos-emos sobre a ribeira da Sarzedinha, onde descobriremos os inúmeros e diversos macroinvertebrados que vivem debaixo das pedras da ribeira. Com recurso a lupas binoculares, ficaremos a conhecer mais de perto estes seres aquáticos.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Pleno Ser - Natureza e Yoga
Pedra do Altar, PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
08-08-2025 08:30
- Inscrição
Ver Mais
O Rio Alviela é o nosso ponto de partida. Afinal, quão estreita é a relação entre rios e mares? Começa-se por salientar a importância de espécies que ocorrem em sistemas salobros e marinhos, como é o caso da enguia. A distribuição de habitats por estas espécies pode ocorrer num curto período do seu ciclo de vida, ou, nalgumas espécies, suceder de uma forma mais permanente, evidenciando a capacidade de adaptação a condições muito distintas. É precisamente o que vamos explorar na Praia da Polvoeira, que possui um sistema rochoso que serve de abrigo a um grande número de espécies tais como caranguejos, lesmas-do-mar, lapas, entre outros. Serão utilizadas lupas digitais para observação dos espécimes capturados, sendo posteriormente devolvidos ao mar.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Paia da Polvoeira, ALCOBAÇA, LEIRIA
Data:
10-08-2025 09:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Este é um encontro entre o Cervejeiro Artesanal da Brighops que começou esta aventura, porque recebeu como herança do Avô um campo de cultivo de lúpulo em Bragança, por isso o nome da cervejeira. Decidiram lançar agora uma cerveja que tem como principal protagonista o mel de flôr de Castanheiro. O Hugo Ferreira é um Jovem que tem uma paixão pelas abelhas e que fez deste amor a sua vida. O Hugo e o David vêm cá contar-nos como é incrível juntar cerveja com mel. O David vai-nos explicar todo o processo da cerveja e o Hugo vem-nos dizer como ser “Pastor” de abelhas e assim produzir o bom mel de castanheiro.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Cantinho Café - Craft Beer Shop, Café e Snacks
Castelo Rodrigo
Data:
05-09-2025 16:00
- Inscrição
Ver Mais
Venham visitar os moinhos de água e a biodiversidade da ribeira de Contença, nas imediações do Bioparque do Pisão, Carvalhais, São Pedro do Sul.
Vamos percorrer as margens da ribeira de Contença, onde se encontra um notável conjunto de 13 moinhos ao longo de uma linha de água ornamentada com feto-real, musgos, carvalhos, bétulas, salgueiros e amieiros. Uma característica comum a todos os moinhos é a existência de levadas em aqueduto, que demonstram uma extraordinária arte de trabalhar a pedra e a madeira. Destaque especial deve ser dado à levada executada em troncos de árvore escavados, devido à sua raridade e razoável estado de conservação. A recuperação dos moinhos teve como finalidade recriar o antigo ciclo do fabrico do pão, desde a moagem da farinha à confeção da broa em fornos construídos no local para este efeito. A visita aos moinhos será orientada por um trabalhador local que cuida dos moinhos e que explicará o seu funcionamento.
Aproveitando a rica biodiversidade que caracteriza a ribeira de Contença, vamos também aprender a utilizar o iNaturalist, uma ferramenta digital de ciência cidadã, ao alcance de todos, e que nos permite conhecer a biodiversidade ao nosso redor. Neste âmbito, vamos fazer registos dos diferentes grupos de seres vivos, plantas (como fetos e árvores autóctones), animais (como anfíbios, répteis, aves e insetos), e ainda fungos e líquenes. Esta componente será orientada por um biólogo da equipa da MONTIS.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
16-07-2025 15:30
- Inscrição
Ver Mais
Nesta atividade vamos explorar como as interfaces entre a natureza e a cultura se unem para nos ajudar a entender o fascinante Vale do Côa de uma forma multidisciplinar! Imagine que a biologia e o património trabalham juntos de mãos dadas, permitindo-nos apreciar tanto a riqueza natural quanto a história e o património cultural deste lugar incrível. Prepare-se para descobrir o Vale do Côa de uma maneira mais completa e envolvente!
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mariana Durana_ FCT
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
21-07-2025 14:00
- Inscrição
12-09-2025 14:00
- Inscrição
Ver Mais
As zonas dunares são fundamentais para a manutenção de habitats naturais de dunas litorais, manutenção da biodiversidade e proteção costeira. A atividade proposta tem como objetivo conhecer espécies vulneráveis como os zimbrais e camaleões, os endemismos, e alertar para a importância de preservar e melhorar os seus habitats. Sendo uma zona com história, iremos conhecer os segredos escondidos na história de Portugal. Atividade em parceria com ICNF.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Vila Real de Santo António, VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, FARO
Datas:
24-07-2025 09:30
- Inscrição
25-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
09-09-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
O workshop “Desafios da conservação da arte rupestre do Vale do Côa no séc. XXI” resulta de um longo trabalho de avaliação de riscos, teste de soluções de monitorização e procura de estratégias de conservação. A partir da sua longa experiência prática no território, a FCP – Fundação Côa Parque tem vindo a desenvolver múltiplos projetos de investigação e teses de doutoramento atualmente em curso, sempre em colaboração com diversas entidades parceiras, públicas e privadas, na área da investigação, desenvolvimento e inovação.
O encontro reunirá no Côa um amplo conjunto de investigadores de diferentes áreas científicas (arqueologia, história, conservação e restauro, geologia, geografia, biologia, …) e será aberto a participantes por inscrição. O objetivo será promover o contacto direto com os especialistas e motivar a sociedade civil para o debate acerca dos desafios e boas práticas na conservação de sítios de arte rupestre (em particular, do Vale do Côa) num contexto global de forte impacto provocado pelo aumento da pressão antrópica e pelos efeitos nefastos das alterações climáticas.
Encontro com os investigadores: desafios da conservação da arte rupestre do Vale do Côa no séc. XXI:
- Dia 09: Participação na sessão de apresentações em sala
- Dia 10: Visita aos sítios de arte rupestre do Vale do Côa
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Fundação Côa Parque
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
09-09-2025 09:30
- Inscrição
10-09-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Durante esta atividade de campo nas praias do concelho de Albufeira, os participantes são convidados a explorar os ecossistemas intertidais sob a orientação dos biólogos e investigadores marinhos da AIMM. Com a maré baixa, as poças de maré expõem uma grande diversidade de organismos adaptados a condições ambientais variáveis, como anémonas, ouriços-do-mar, pequenos peixes, estrelas-do-mar e crustáceos. Através da observação direta e da contextualização científica, os participantes irão conhecer as principais adaptações destes seres vivos, bem como o papel ecológico das zonas intertidais na saúde dos oceanos. Aberta a todos os públicos, esta atividade alia educação ambiental, ciência e contacto direto com a natureza num cenário costeiro de grande valor ecológico e educativo.
Duração: 1.00 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com AIMM - Associação para a Investigação do Meio Marinho
Olhos de Água, ALBUFEIRA, FARO
Datas:
11-08-2025 11:30
- Inscrição
09-09-2025 11:15
- Inscrição
Ver Mais
Entre os encantadores pombais tradicionais e os muros de pedra seca que moldam a paisagem da aldeia de Uva, no coração do planalto mirandês, esconde-se uma incrível vida. Que bichos por aqui passam? Quais habitam estes elementos do património rural? Com um olhar atento, vamos descobrir as interações ecológicas que ligam animais e construções humanas: dos pequenos mamíferos às aves de rapina, dos insetos aos répteis. Vamos caminhar, jogar, observar, e até analisar egagrópilas.Será uma manhã divertida e educativa, perfeita para explorar a relação entre natureza e o património rural. Nota: a atividade termina mesmo a tempo de um piquenique e mergulho na praia fluvial de Uva
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Aldeia de Uva - Vimioso, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
08-08-2025 14:30
- Inscrição
Ver Mais
Há cerca de 200 milhões de anos, onde hoje se situa a localidade da Maceira, existiu um mar pouco profundo, onde se acumularam grandes quantidades de argilas e sal. Com o passar do tempo, esse mar tornou-se mais profundo, passando a formar calcários. Estes ambientes do passado moldaram o que é, atualmente, este tesouro pouco conhecido do Oeste, Geoparque Mundial da UNESCO! Entre paisagens deslumbrantes, parta à descoberta da história do Vale da Maceira, das Termas do Vimeiro e das Ruínas do Antigo Convento de Penafirme, com passagem pelas Praias de Porto Novo e de Santa Rita!
Duração: 4.00 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Geoparque Oeste
Maceira, TORRES VEDRAS, LISBOA
Data:
19-08-2025 14:00
- Inscrição
Ver Mais
Sabias que existe uma escola dedicada ao fascinante lobo-ibérico? Junta-te a nós numa manhã de aventura e aprendizagem em Vale de Frades! Acompanhados pelos biólogos Pedro Alves e Rafael Campos, vamos percorrer um pequeno troço da Rota do Lobo-Ibérico e conhecer de perto algumas das técnicas utilizadas para monitorizar esta espécie emblemática da nossa fauna. No final do percurso, visitaremos a Escola do Lobo, através de diversos equipamentos podemos conhecer um pouco mais do comportamento, habitat e a coexistência e a conservação do lobo-ibérico. Uma experiência única para curiosos de todas as idades!
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Escola do Lobo-Ibérico - Aldeia de Vale de Frades - Vimioso
Ponto de encontro - https://maps.app.goo.gl/FxcbZpkPDcjBgxYQ9, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
30-08-2025 14:30
- Inscrição
Ver Mais
Venham connosco observar caracóis marinhos da espécie Littorina saxatilis nas poças de maré e descobrir o porquê da sua imensa variedade de cores!
Vamos identificar caracóis marinhos da espécie-alvo e fotografá-los, juntamente com o seu substrato. As fotografias e a sua localização serão colocadas numa base de dados online e analisadas, de modo a testar, por exemplo, se a cor das conchas é afetada pelo substrato e outras características ambientais. Esta atividade faz parte do projeto de ciência cidadã Winkle Watch, que propõe hipóteses para explicar a evolução da cor destes organismos.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Angeiras, MATOSINHOS, PORTO
Data:
19-07-2025 15:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Venham connosco observar caracóis marinhos da espécie Littorina saxatilis nas poças de maré e descobrir o porquê da sua imensa variedade de cores!
Vamos identificar caracóis marinhos da espécie-alvo e fotografá-los, juntamente com o seu substrato. As fotografias e a sua localização serão colocadas numa base de dados online e analisadas, de modo a testar, por exemplo, se a cor das conchas é afetada pelo substrato e outras características ambientais. Esta atividade faz parte do projeto de ciência cidadã Winkle Watch, que propõe hipóteses para explicar a evolução da cor destes organismos.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Data:
11-08-2025 11:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A Madeira é uma ilha no meio do Atlântico. Todos desfrutamos do bom tempo e das praias, mas… alguma vez te perguntaste sobre o que existe por baixo da superfície? Quantas espécies diferentes se escondem nas nossas águas? Que quantidade de cor e formas de vida marinha habitam o nosso mar? Junta-te a nós nesta experiência subaquática e descobre o maravilhoso mundo submarino que nos rodeia!
É obrigatório que os participantes saibam nadar.
Material a trazer: fato de banho, chinelos e/ou calçado apropriado para andar numa praia de calhau, protetor solar e chapéu ou óculos de sol (caso considerem necessário).
A atividade irá fornecer máscara e tubo de snorkel, no entanto, recomenda-se que tragam o seu próprio equipamento, sempre que possível.
Ação realizada em colaboração com o MARE-Madeira e Mardive/Kids Dive e Cipreia Dive Center. Os menores devem estar acompanhados de um adulto.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (Região Autónoma da Madeira)
Santa Cruz, SANTA CRUZ, R A MADEIRA
Data:
29-08-2025 10:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A Ciência Viva no Verão invade o parque Terra Nostra, com uma super gincana cheia de desafios de ciência, que promete envolver miúdos e graúdos numa grande aventura num dos jardins mais belos da Europa! Esta será uma ação conjunta das várias entidades promotoras da Ciência Viva no Verão em São Miguel.
Pode aceder ao parque e participar nas atividades das 13:30 às 16:00.
Duração: 2.30 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES
Data:
19-07-2025 13:30
- Inscrição
Ver Mais
No século XIX, a Linguagem das Flores era conhecida por todos e usada para trocar mensagens entre amigos, familiares e amantes. Também nos cemitérios se escolhiam as flores a talhar nos túmulos para transmitir uma mensagem, a quem vinha prestar homenagem e às gerações vindouras.
Começando por uma visita acompanhada à exposição no interior da capela, onde se apresentam algumas das espécies de plantas mais populares no contexto cemiterial português, passando depois a uma visita no exterior, por entre os monumentos funerários, onde se descobrem mais espécies de plantas, com os seus significados, curiosas personalidades e histórias ligadas ao tema.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Freguesia da Estrela, Lisboa., LISBOA, LISBOA
Datas:
06-08-2025 11:00
- Inscrição
08-08-2025 17:00
- Inscrição
Ver Mais
Uma sessão de cinema ao ar livre é certamente uma experiência única… Mas uma sessão de cinema no meio da floresta, no Trilho da Janela do Inferno, à noite, é sem dúvida uma experiência mágica, que nos fará acreditar que estamos numa verdadeira floresta encantada! O filme a exibir será de temática ambiental, focando-se na água e respetivas dimensões. Esta atividade enquadra-se no âmbito dos projetos TRANS-lighthouses e LEVERS, para a promoção das soluções baseadas na natureza.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com CEFAL
Santa Cruz, LAGOA (AÇORES), R A ACORES
Data:
24-07-2025 19:00
- Inscrição
Ver Mais
Numa paisagem cársica, caracterizada por uma escassez de água superficial, iremos encontrar um dos mais belos e imponentes anfiteatros naturais de Portugal – A Fórnea de Alcaria. Neste percurso pedestre iremos dar a conhecer esta estrutura geomorfológica, compreender os fatores que contribuíram para a sua formação e observar diferentes testemunhos que nos transportam para outros períodos da história da Terra. Pelo caminho iremos observar a flora presente neste local, onde iremos encontrar diversas plantas aromáticas e medicinais.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Alcaria, Concelho de Porto de Mós, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
24-08-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Sabiam que há recifes de corais, com idade de cerca de 150 milhões de anos, no Barrocal algarvio? Sabiam que estes fósseis nos ajudam a determinar o clima existente nesta época passada? Sabiam que há um sítio onde se podem ver os restos do antigo supercontinente Pangeia? Venham acompanhar-nos nesta viagem por centenas de milhões de anos e coloquem a vossa mão em cima da Pangeia!
Esta atividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Amendoeira / Pirineu (Querença), LOULÉ, FARO
Data:
29-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Sabiam que há fósseis de corais no topo do Cerro de São Miguel? Venham connosco num passeio ao fundo de um mar desaparecido e venham ver os fósseis de corais que lá viveram há cerca de 145 milhões de anos, rochas vulcânicas e um algar com estalactites num corte da autoestrada.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Cerro de São Miguel, OLHÃO, FARO
Data:
25-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
A Ponta da Piedade é uma zona cársica que, juntamente com a ponta João D’Arens e o Cabo Carvoeiro, é considerada um geossítio registado e de importância no património geológico. Possui arbustos, herbáceas e espécies arbóreas típicas mediterrâneas, mas também muitas espécies invasoras, avifauna com estatuto vulnerável e uma boa variedade de insetos. Nesta saída podemos também compreender o risco geomorfológico associado a uma zona cársica e observar todas as suas geoformas características.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Lagos, LAGOS, FARO
Data:
22-08-2025 18:00
- Inscrição
Ver Mais
Que aves habitam a estepe? O que comem? Como se reproduzem? Onde fazem os ninhos? Que sons fazem?
Percorrer os caminhos da estepe é a melhor forma de conhecer este habitat e a sua biodiversidade. A aprendizagem torna-se ainda mais dinâmica ao realizar desafios neste ambiente. Venham realizar um percurso pedestre, com mapa orientativo, na Herdade do Vale Gonçalinho com o objetivo de encontrar caixas que contêm desafios para realizarmos em equipa.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com LPN – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho
Castro Verde, CASTRO VERDE, BEJA
Data:
08-08-2025 18:00
- Inscrição
Ver Mais
Venham conhecer os fósseis de amonites de um mar desparecido há muito tempo, os depósitos de uma foz de um rio neste mar, e aprendam mais sobre os calcários ornamentais extraídos no planalto do Escarpão.
- Observação de fósseis de corais de amonites e de pequenos recifes no campo, e conclusões sobre a paleo-ecologia.
- Observação de pedreiras situadas no planalto do Escarpão, a partir da estrada fora delas.
- Discussão do paleo-ambiente, de mudanças climáticas e da extinção de espécies.
Esta atividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Cotovio, ALBUFEIRA, FARO
Data:
12-09-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Os rios são ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que lá vivem variam de região para região. Alguns destes organismos, como os peixes, moluscos e algumas plantas aquáticas, vivem dentro de água ao longo de toda a sua vida. Outros, como alguns insetos ou os anfíbios, passam parte da vida dentro de água e outra fora. Há ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento. É o caso da lontra, da toupeira-de-água, do guarda-rios ou da galinha-de-água. A presença destes seres vivos depende da qualidade da água do rio, mas também da estrutura das margens, pelo que a degradação dos sistemas ribeirinhos por ação humana altera também a sua composição florística e faunística, pois há animais e plantas mais tolerantes ou mais sensíveis a estas alterações. Por isso, a composição faunística dos sistemas aquáticos pode ser usada como indicadora da qualidade da água. No âmbito desta atividade será efetuada uma visita à ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna. Os participantes irão efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- Árvores e arbustos da galeria ripícola
- Plantas aquáticas
- Invertebrados aquáticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos. Com esta ação pretende-se sensibilizar o público para os seguintes aspetos:
- a importância dos sistemas aquáticos e da sua proteção
- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Fragas Aveloso
Aveloso de Sul, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
23-08-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Os rios são ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que lá vivem variam de região para região. Alguns destes organismos, como os peixes, moluscos e algumas plantas aquáticas, vivem dentro de água ao longo de toda a sua vida. Outros, como alguns insetos ou os anfíbios, passam parte da vida dentro de água e outra fora. Há ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento. É o caso da lontra, da toupeira-de-água, do guarda-rios ou da galinha-de-água. A presença destes seres vivos depende da qualidade da água do rio, mas também da estrutura das margens, pelo que a degradação dos sistemas ribeirinhos por ação humana altera também a sua composição florística e faunística, pois há animais e plantas mais tolerantes ou mais sensíveis a estas alterações. Por isso, a composição faunística dos sistemas aquáticos pode ser usada como indicadora da qualidade da água. No âmbito desta atividade será efetuada uma visita ao rio Trouce, um afluente do Vouga, na Quinta da Comenda, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna. Os participantes irão efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- Árvores e arbustos da galeria ripícola
- Plantas aquáticas
- Invertebrados aquáticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos. Com esta ação pretende-se sensibilizar o público para os seguintes
aspetos:
- a importância dos sistemas aquáticos e da sua proteção
- a biodiversidade dos rios
- a relação do Homem com os rios.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Fragas Aveloso
Quinta da Comenda, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
16-08-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Já conhecem a Bio-Reserva da Morena, da associação Milvoz? Não? Então vem connosco descobrir esta bio-reserva e conhecer a sua fauna noturna. Situada a sul de Coimbra, a Bio-Reserva da Morena é um dos últimos símbolos identitários das paisagens cársicas que existem no nosso concelho. Estende-se ao longo de 8 hectares, deslumbrando-nos com um mosaico de habitats variadíssimo dominados por vegetação mediterrânica, da qual se destaca o carvalho-português, por ter associado a si uma das espécies mais icónicas do local, a Vaca-Ruiva. É o local de acolhimento para espécies de mamíferos como o corço, a raposa, e a gineta. Também a avifauna encontra nesta Bio-Reserva as condições de excelência para nidificar, sendo bastante fácil o avistamento de pica-paus, de milhafres e, até à destruição da envolvente, do bufo-real, uma das maiores aves de rapina da Europa. Além da riqueza natural, apresenta ainda resquícios das antigas práticas agrícolas que ali existiam, como os muros de pedra, as cortelhas (abrigos), e as levadas de água para regadio. No topo da encosta surge a gruta da Morena, que dá nome à Bio-Reserva, e que serve de abrigo para os morcegos que se alimentam nas suas imediações. Perante esta riqueza de vida, a Milvoz desenvolve a gestão ambiental deste espaço de modo a garantir a conservação e maturação da floresta autóctone existente, protegendo a saúde desta paisagem única, bem como toda a biodiversidade dela dependente. Venham ligar-se à natureza e aprender como a saúde dos ecossistemas, dos animais e dos humanos é só uma!
Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) e a associação Milvoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama
Cernache, COIMBRA, COIMBRA
Data:
19-07-2025 20:30
- Inscrição
Ver Mais
Já conhecem a Bio-Reserva Senhora da Alegria, da associação Milvoz? Não? Então venham connosco descobrir esta bio-reserva ao longo desta caminhada interpretativa. A Bio-Reserva Senhora da Alegria localiza-se numa encosta íngreme orientada a norte, entre as povoações de Almalaguês e Rio de Galinhas, a quinze quilómetros da cidade de Coimbra. Sobre os seus solos areníticos, desenvolve-se um frondoso coberto vegetal com características atlântico-mediterrânicas, estabelecendo-se nas zonas mais húmidas e sombrias um bosque de folhosas, onde domina o carvalho-alvarinho e o castanheiro. Por outro lado, nas cabeceiras mais expostas e secas impera o bosque mediterrânico, abundante em espécies como o sobreiro e o medronheiro. Ao fundo da encosta, correm as águas permanentes do ribeiro dos Polomos, bordejado nos seus troços por aveleiras e salgueiros. Esta encosta alberga um leque muito rico de biodiversidade, com particular destaque para as aves florestais, mesocarnívoros, e ungulados, bem como répteis e anfíbios. Em altura, nas copas, poderão ter a sorte de avistar espécies emblemáticas como o açor, o dom-fafe, o pica-pau-malhado-pequeno ou a trepadeira-azul, bem como o energético esquilo-vermelho. Embrenhados no sub-bosque denso, todas as atenções são poucas para detetar o corço, a gineta, o texugo ou a fuinha, espécies esquivas e mais ativas nos extremos do dia. Nos recantos mais húmidos e nas linhas de água, vale a pena procurar a rã-ibérica, a salamandra-lusitânica, o sapo-parteiro e o lagarto-d'água, espécies carismáticas destes habitats. Perante esta riqueza de vida, a Milvoz desenvolve a gestão ambiental deste espaço de modo a garantir a conservação e maturação da floresta autóctone existente, protegendo a saúde desta paisagem única, bem como toda a biodiversidade dela dependente. Venham ligar-se à natureza e aprender como a saúde dos ecossistemas, dos animais e dos humanos é só uma!
Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) e a associação Milvoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama
Bio-Reserva Senhora da Alegria, Almalaguês, COIMBRA, COIMBRA
Data:
26-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Já conhecem a Ilha da Morraceira? Não? Então venham connosco descobrir esta ilha no meio do Mondego, e verás como a Morraceira dá saúde! Este é um ecossistema rico em biodiversidade e uma importante área de refúgio, alimentação e reprodução para peixes e aves migratórios. Aqui, as atividades humanas, como a aquacultura ou produção tradicional de sal, moldam a paisagem com as suas salinas e pisciculturas e, em conjunto com as extensas zonas de sapal, planícies lodosas e canaviais, criam uma paisagem única! Haja saúde!
Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) em parceria com o Laboratório MAREFOZ (MARE-UC).
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama
Ilha da Morraceira, Figueira da Foz , FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Data:
30-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Gostavam de saber mais sobre os ecossistemas marinhos e como influenciam a saúde humana e animal? Venham connosco explorar a zona entremarés da praia de Buarcos, para conhecer os seus habitantes, entender a sua importância para a biodiversidade e equilíbrio ambiental, e saber quais as ameaças que estes enfrentam (como poluição, pesca acidental, alterações climáticas, destruição do habitat). Descubram mais sobre como os mamíferos marinhos são verdadeiros guardiões do ambiente e como a saúde deles reflete a saúde dos nossos oceanos e, por extensão, a nossa própria saúde. Venham ainda aprender o que fazer se encontrarem um golfinho ou uma foca na areia, num workshop interativo sobre mamíferos marinhos arrojados. Liguem-se à Natureza neste passeio repleto de conhecimento e novas perspetivas. Haja saúde!
Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) em parceria com o Laboratório MAREFOZ (MARE-UC)
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama
Buarcos, FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Data:
25-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Prontos para um peddy paper em família, com amigos ou desconhecidos, para perceber a importância da saúde e bem-estar marinho? Temos perguntas e atividades práticas num jogo divertido, em equipas, que pretende animar esta manhãs de Verão. Venham saber mais sobre o degelo, acidificação dos oceanos ou curiosidades sobre as criaturas do meio marinho.
Atividade desenvolvida pelo CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) em parceria com o UC - Exploratório.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama
Coimbra, COIMBRA, COIMBRA
Datas:
24-07-2025 10:45
- Inscrição
04-09-2025 10:45
- Inscrição
Ver Mais
Gosta de peixe? E de marisco também? Se calhar é um dos fregueses fiéis dos mercados de pescado que não falha a visita matinal para mirar a oferta e escolher o que será o repasto do dia. Aproveite e passe pela banca do Ciência Viva de Tavira, pois o que temos interessa e muito a quem é fã das iguarias do mar! Vamos falar de biodiversidade, cadeias tróficas, e abordar as diferentes espécies que contribuem para um oceano rico e saudável. Para além disso, falaremos do lixo marinho, do seu impacto na saúde do oceano, na sociedade e na economia, e de como é possível inverter a poluição marinha quando modificamos os nossos padrões de consumo atuais, sobretudo no que diz respeito ao plástico. E porque queremos evitar que este problema nos chegue ao prato, damos especial importância aos microplásticos, à sua origem e impactos. Venha ver! Atividade dinamizada em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e a EEMT- IPMA.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Município de Tavira - CMT
Tavira, TAVIRA, FARO
Datas:
18-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
19-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
25-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
26-07-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
01-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
02-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
08-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
09-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
16-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
22-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
23-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
29-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
30-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
05-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
06-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
12-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
13-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Venha descobrir o Geopark Terras de Cavaleiros, um território de excelência reconhecido com três selos UNESCO, que testemunham a sua riqueza natural, cultural e educativa. Esta saída de campo tem como principal objetivo dar a conhecer o notável património geológico do Geopark, revelando histórias antigas inscritas nas rochas, nas paisagens e nas formas do relevo.
Ao longo do percurso vamos explorar locais geológicos de grande relevância científica e educativa, compreender a origem e evolução do território e refletir sobre a importância da geodiversidade na preservação do ambiente e no desenvolvimento sustentável da região.
Uma experiência enriquecedora em pleno coração de Trás-os-Montes, onde a ciência se encontra com a natureza!
Duração: 4.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Geopark Terra de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
06-08-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Venham descobrir como os jogos de tabuleiro podem ser ferramentas divertidas e poderosas para ligar pessoas, despertar consciências e cuidar do planeta!
No coração do Parque Verde, junto ao Exploratório, vamos jogar em contacto com a Natureza, com jogos como Floresta, Mycelia, Caldera Park, Cascadia ou Takenoko — todos com temas ambientais e acessíveis a todas as idades.
Antes de começarmos a jogar, haverá uma breve conversa informal sobre o valor do jogo como meio de inclusão, aprendizagem e consciência ecológica.
Uma atividade para todas as gerações, promovida pela Associação Inclusão ConTacto, onde cada jogada é um passo para cuidarmos mais — do mundo e uns dos outros.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com Associação Inclusão ConTacto
Coimbra, COIMBRA, COIMBRA
Data:
06-09-2025 16:00
- Inscrição
Ver Mais
A estação de biodiversidade da Boca do Rio encontra-se em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Junto à praia encontra-se uma pequena zona húmida, designada por Paul da Lontreira. A ribeira segue para o interior num pequeno caniçal, rodeado por um pinhal. Este local é ideal para encontrar algumas espécies de libélulas e libelinhas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Boca do Rio, VILA DO BISPO, FARO
Data:
20-08-2025 10:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
O Norte do país alberga algumas relíquias de florestas ancestrais, idênticas às florestas do Norte da Europa e da América. Aqui, espécies de líquenes mais sensíveis à poluição e outros fatores de perturbação ambiental encontram as condições ideais para crescer. A maior parte dessas espécies está em franca regressão em todo o mundo e a sua ocorrência e distribuição em Portugal é ainda praticamente desconhecida. Para acelerar o processo de recolha desta informação, é necessário reunir o esforço de liquenólogos e cidadãos cientistas, devidamente formados no reconhecimento dessas espécies. Serão fornecidos conhecimentos básicos que possibilitam a identificação destas espécies no terreno e em laboratório.
Embora discretos, os líquenes são importantes fontes de informação sobre o meio que os rodeia. Cada espécie transmite uma informação diferente e para a decifrar é necessário um olho clínico. Nesta ação, serão desvendados alguns truques para a identificação de espécies raras de líquenes, presentes nas florestas do Norte do país.
Duração: 6.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com BIOPOLIS/CIBIO-InBIO
Baião, BAIÃO, PORTO
Data:
05-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Esta ação aborda os líquenes enquanto indicadores da qualidade do ar, a decorrer no parque urbano e no jardim Botânico António Borges, em Ponta Delgada.
Nesta ação os participantes terão oportunidade de visualizar diferentes espécies de líquenes, onde serão elucidados acerca da constituição destes seres vivos: uma associação - simbiose - entre fungos e algas e/ou cianobactérias. Os participantes serão ainda desafiados a procurar líquenes in situ, com recurso a um guia de campo que enumera algumas espécies sensíveis à poluição!
Os líquenes são considerados “esponjas do ar”, pois absorvem os gases e partículas que circulam no ar, pelo que refletem a composição da atmosfera circundante, sendo este o motivo pelo qual estes seres vivos são utilizados como ferramentas de biomonitorização da qualidade do ar.
Reconhecer a diversidade de líquenes existente nos Jardins e destacar a importância dos líquenes em programas de monitorização ambiental, são objetivos desta ação.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)
Parque Urbano | Freguesia de São Pedro
Jardim Botânico António Borges | Freguesia de São José
, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
06-08-2025 14:00
Não requer inscrição. Apareça!
20-08-2025 14:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Tragam a câmara ou o telemóvel e venham connosco numa caminhada ao longo do rio Vez, com olhos treinados para captar a beleza da natureza. Durante o percurso, partilhamos dicas de fotografia de paisagem, flora e fauna, e desafiamo-vos a observar com atenção o que muitas vezes passa despercebido... Uma atividade para quem gosta de natureza, e de a guardar em imagens!
É necessário trazer: câmara fotográfica, telemóvel, ou tablet com câmara, material para anotações, e calçado confortável.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya
Rio de Moinhos, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
06-09-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Com a chegada da época balnear há maior procura pela praia. A qualidade da água do mar é um fator importante quando veraneantes escolhem as suas praias. Um dos métodos utilizados pelos cientistas passa pela amostragem e identificação de espécies (bioindicadores) que nos permitem aferir a qualidade da água do mar. Deste modo, os participantes irão aprender como se fazem amostragens e identificar algumas das espécies no local de modo a aferir a qualidade da água.
Esta atividade é dinamizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e o Centro Ciência Viva de Tavira, e decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Agência Portuguesa do Ambiente
Olhos de Água, ALBUFEIRA, FARO
Data:
10-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Com a chegada da época balnear há maior procura pela praia. A qualidade da água do mar é um fator importante quando veraneantes escolhem as suas praias. Um dos métodos utilizados pelos cientistas passa pela amostragem e identificação de espécies (bioindicadores) que nos permitem aferir a qualidade da água do mar. Deste modo, os participantes irão aprender como se fazem amostragens e identificar algumas das espécies no local de modo a aferir a qualidade da água.
Esta atividade é dinamizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, e decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro , em colaboração com Agência Portuguesa do Ambiente
Praia de Faro, FARO, FARO
Data:
12-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Sabiam que há animais que raramente se deixam ver, mas que deixam pistas por onde passam? Nesta atividade, vamos seguir os trilhos de mamíferos selvagens através da identificação de indícios como pegadas e fezes, e aprender como as câmaras de foto-armadilhagem nos ajudam a revelar a sua presença. Juntem-se a nós numa caminhada exploratória nas margens do rio Vez e descubram quem anda por aqui!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya
Rio de Moinhos, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
16-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Se não vais dar um mergulho com as jamantas, vêm elas à praia ter contigo! Num jogo da memória gigante, vais ter de encontrar as diferenças entre elas e aprender como os cientistas identificam cada jamanta para descobrir as suas rotas migratórias.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório do Mar dos Açores
Almagreira- Praia Formosa, VILA DO PORTO, R A ACORES
Datas:
02-08-2025 09:00
Não requer inscrição. Apareça!
02-08-2025 16:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Se não vais dar um mergulho com as jamantas, vêm elas aos Anjos ter contigo! Num jogo da memória gigante, vais ter de encontrar as diferenças entre elas e aprender como os cientistas identificam cada jamanta para descobrir as suas rotas migratórias.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório do Mar dos Açores
Anjos, VILA DO PORTO, R A ACORES
Datas:
03-08-2025 09:00
Não requer inscrição. Apareça!
03-08-2025 16:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Num final de tarde à beira-mar, propomos um "mergulho" ao mundo das mantas! Entre um jogo de bingo e uma bebida refrescante, podes trocar dois dedos de conversa com os investigadores da "Manta Trust" e descobrir mais sobre estes fascinantes animais que, como tu, elegeram Sta. Maria para passar o verão!
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório do Mar dos Açores
Almagreira, VILA DO PORTO, R A ACORES
Data:
02-08-2025 19:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Formigas...todos estamos habituados a coabitar com elas e sempre que as vemos, sabemos de imediato o que são... formigas! Apesar da facilidade com que as "identificamos", existem milhares de espécies de formigas em todo o mundo, adaptadas a quase todos os ecossistemas da Terra. Participe nesta fantástica saída de campo e venha ser mirmecólogo por um dia onde vai descobrir mais sobre as diferentes espécies de formigas, os seus habitats e a extraordinária hierarquia das suas colónias. De seguida, explore a taxonomia destes insetos e aprenda a distinguir as diferentes espécies que encontrará no Lousal.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Lousal - Grândola, GRÂNDOLA, SETUBAL
Datas:
19-07-2025 10:30
- Inscrição
26-07-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais
Sabes o que é a biodiversidade?
É a maneira incrível como a natureza está cheia de vida diferente: plantas, animais, bichos minúsculos... tudo conta.
Nesta atividade vamos pensar juntos sobre este tema, fazer questões e ainda construir um jogo que esconde perguntas e respostas.
És tu quem vai escolher as perguntas e descobrir as respostas. Os requisitos são: curiosidade, imaginação e vontade de aprender!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Lisboa, LISBOA, LISBOA
Data:
27-07-2025 11:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Os insetos polinizadores desempenham um papel essencial quer na manutenção da biodiversidade, quer na produtividade agrícola, especialmente em ambientes rurais. Entre os principais polinizadores estão as abelhas, borboletas, mariposas, escaravelhos e até algumas espécies de moscas e vespas. A atuação destes insetos garante a reprodução de inúmeras espécies de plantas, sejam espontâneas e/ou cultivadas, promovendo o equilíbrio ecológico e contribuindo diretamente para a produção alimentar.
Em áreas rurais, onde a agricultura é uma das principais atividades económicas, a presença de polinizadores é vital para o sucesso das culturas. As frutas e os legumes dependem da polinização para desenvolver frutos de boa qualidade e em quantidade adequada. A ausência ou redução destes polinizadores é algo que não podemos permitir. Além disso, os polinizadores ajudam a conservar a vegetação espontânea, garantindo a reprodução de muitas plantas silvestres, o que contribui diretamente para a preservação dos solos, dos recursos hídricos e da fauna local. Um ambiente rural com alta diversidade de polinizadores é mais resiliente e sustentável.
É essa a quinta que queremos.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Olivais Sul, LISBOA, LISBOA
Datas:
13-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
27-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Num percurso de cerca de cinco quilómetros é possível ver um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais). Estrategicamente construídos no topo da escarpa do Arrife, eles testemunham a importância da moagem e da produção da farinha (de trigo ou milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde então, alguns têm sido recuperados para fins turísticos. Na envolvência dos moinhos, observam-se vários afloramentos de calcário, bem como matos e vegetação mediterrânica que aqui predominam. Na paisagem está bem marcada a existência de uma escarpa, expressão morfológica da Falha do Arrife. A atividade terminará com a visita a um dos moinhos recentemente recuperado.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Casal da Pena - Chancelaria , TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
10-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Nesta expedição ao Parque de Lazer de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, vamos poder observar espécies vegetais e animais, e descobrir ecossistemas locais. Esta será uma experiência educativa para todos os interessados em biodiversidade, com trilhos, jogos e ciência ao ar livre, em que refletiremos sobre a importância da conservação da biodiversidade em áreas periurbanas.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Santo Tirso, SANTO TIRSO, PORTO
Data:
13-09-2025 10:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Os quirópteros estão representados por aproximadamente 1100 espécies a nível mundial, 40 europeias e 27 em Portugal. Tendo em conta que são predadores vorazes de insetos, a sua função ecológica é importantíssima. A sensibilização assume um papel primordial para a consciencialização da população, com o objetivo de criar empatia e despertar sensibilidade na preservação e conservação deste grupo faunístico. Esta iniciativa tem por objetivo alertar para a importância da conservação dos morcegos e desmistificar preconceitos e superstições sobre este grupo.Trazer casaco (as noites são frias) e calçado confortável.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Pombares, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
23-08-2025 21:00
- Inscrição
Ver Mais
Numa época em que o mundo atravessa fortes transformações a nível global e uma perda de biodiversidade acelerada, é urgente agir – e para agir é necessário conhecer. Nesta atividade vamos visitar o Centro de Apoio ao Caminhante e realizar uma caminhada ao longo de um pequeno percurso para nos dar a conhecer o rio Fresno, as plantas aquáticas nativas e as invasoras que as estão a ameaçar. As espécies invasoras estão entre as principais causas de perda de biodiversidade. Nos meios aquáticos, a dispersão de novas espécies invasoras pode ser acelerada pela corrente dos rios, estando rapidamente a substituir as espécies nativas e a alterar o funcionamento dos ecossistemas, já fragilizados por outras ameaças como a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Muitas plantas aquáticas estão ameaçadas ou mesmo desaparecidas e a precisar da nossa ajuda.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Miranda do Douro, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
25-07-2025 16:00
- Inscrição
Ver Mais
A Escola do Lobo-ibérico abre portas a todos os curiosos! Vem conhecer este fascinante predado. Entre factos e histórias, vamos explorar equipamentos da escolas e jogos sobre ecologia desta espécie, para perceber a coexistência inter-espécies. Faremos um pequeno percurso na rota do lobo-ibérico em Vale de Frades, Vimioso.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Escola do Lobo-Ibérico - Aldeia de Vale de Frades - Vimioso
Ponto de encontro - https://maps.app.goo.gl/FxcbZpkPDcjBgxYQ9, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
16-08-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Vale de Meios é uma das maiores e mais importantes jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica. Vamos observar mais de 1.000 pegadas de dinossáurios de grupos diferentes e ficar a saber mais sobre a anatomia, a locomoção e o comportamento destes incríveis animais.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Pé da Pedreira, Alcanede, SANTARÉM, SANTAREM
Data:
13-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A Ria Formosa é uma área protegida com 50 km de extensão, que começa no concelho de Loulé (praia do Ancão) e termina no concelho de Vila Real de Santo António, mais concretamente na aldeia de Cacela Velha. Constituída por ilhas barreira que protegem a costa, a sua importância biológica é incalculável, uma vez que serve de habitat a milhares de espécies. Venha conhecer e encantar-se com a sua fauna e flora num passeio de barco a motor. Esta atividade é dinamizada em parceria com Titus Boat Tours.
Duração: 2.30 Horas
Preço: 13.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Titus Boat Tours
Cabanas de Tavira, TAVIRA, FARO
Datas:
28-07-2025 16:30
- Inscrição
27-08-2025 16:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Percurso pedestre para interpretação e deteção de indícios de presença de lobo-ibérico, bem como das suas presas selvagens. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Associação ALDEIA
Bragança, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
30-08-2025 15:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
À medida que a noite cai, criaturas discretas e fascinantes ganham vida. Junta-te a nós numa sessão aberta dedicada às borboletas noturnas, onde, com recurso a luzes especiais, vamos atrair e observar de perto estas maravilhas aladas. Uma oportunidade única para conhecer melhor a diversidade, os padrões e o papel ecológico destes insetos noturnos. Traz a curiosidade, a natureza trata de proporcionar as surpresas!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Castelo, SESIMBRA, SETUBAL
Datas:
26-07-2025 20:30
- Data esgotada
- Lista de espera
23-08-2025 20:15
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Sabia que os morcegos comem cerca de metade do seu peso em insetos, por noite? E que formam colónias de 1000 a 2000 indivíduos por m2? Observe a vida dos morcegos cavernícolas através de câmaras de infravermelhos e acompanhe a saída destas espécies para caçar. Descubra mais curiosidades sobre os morcegos e saiba quais as espécies presentes no Alviela.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Olhos de Água do Alviela – Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Datas:
18-07-2025 19:30
- Inscrição
26-07-2025 19:30
- Inscrição
16-08-2025 19:30
- Inscrição
22-08-2025 19:30
- Inscrição
Ver Mais
Nesta oficina prática, convidamos os participantes a mergulhar no universo invisível dos alimentos através da lente do microscópio. A partir de produtos agrícolas que compõem um típico cabaz local — legumes, frutas, sementes e folhas — vamos observar estruturas celulares, tecidos vegetais, e possíveis microrganismos que habitam o que comemos.
Com a orientação de uma bióloga e o apoio de uma equipa técnica especializada, exploraremos o que a ciência nos revela sobre os alimentos de origem vegetal: da casca à polpa, das fibras aos pigmentos naturais, e até eventuais contaminantes ou sinais de stress ambiental. A atividade propõe também uma breve reflexão sobre a produção alimentar sustentável e os impactos das práticas agrícolas nos ecossistemas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo
Valongo, VALONGO, PORTO
Data:
04-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Um estuário é um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influência das marés. Estas zonas têm lamas, sapais, e pântanos, que são habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estuários são usados nas rotas de migração e de reprodução de alguns peixes marinhos e de água doce, funcionando como autênticas “maternidades”! A ação inclui um percurso pedestre em passadiços, com paragens em pontos de observação de aves e identificação da fauna e flora do local. Os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queiram, podem levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é nas traseiras do Clube Náutico ao lado da estrada e zona de estacionamento. A equipa responsável vai estar a aguardar pelos participantes e é facilmente identificável. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Fão - Esposende, ESPOSENDE, BRAGA
Datas:
28-07-2025 14:30
- Inscrição
13-08-2025 15:00
- Inscrição
09-09-2025 14:15
- Inscrição
Ver Mais
Percurso no estuário do Tejo, entre as duas margens frente a Lisboa, a bordo da embarcação tradicional falua “Esperança”. Usufruindo de alguns dos importantes serviços ecossistémicos proporcionados pelo estuário do Tejo (o gozo da paisagem, a ligação com a natureza, o bem-estar físico e psíquico), são abordados vários aspetos relacionados com as características e importância do estuário e com a paisagem, designadamente questões alusivas aos impactos de algumas atividades antropogénicas, ao aquecimento e às alterações climáticas.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
29-07-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
27-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Apesar de atrair a atenção de muitos, o lobo-ibérico continua a ser alvo de desconhecimento por grande parte da população portuguesa. No entanto, só se consegue debater sobre a conservação deste animal conhecendo as suas características e estratégias de sobrevivência, desde a alimentação às dinâmicas sociais. Com esta atividade propomos isso mesmo: uma sessão envolvente no Parque Natural de Montesinho e na presença de biólogos da Palombar, especialistas na espécie, que procurarão introduzir o participante à biologia e ecologia do lobo. A atividade incluirá também um percurso pedestre, interpretado pelos formadores, onde poderão ser apresentadas algumas técnicas de identificação de indícios de presença, não só do lobo mas também de outras espécies que compõem o seu habitat.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Rio de Onor, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
27-08-2025 16:30
- Inscrição
Ver Mais
Serão apenas as abelhas os polinizadores das nossas paisagens? Associamos sempre este importante e vital papel ecológico às abelhas do mel… Mas há muito mais neste romance dos ecossistemas e da sua pintura neste quadro biodiverso que é o nosso montado. Venha daí descobrir alguns destes polinizadores que são os verdadeiros gestores e escultores dos nossos ecossistemas mediterrânicos
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Lousal - Grândola, GRÂNDOLA, SETUBAL
Data:
06-09-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais
Os primeiros insetos surgiram há mais de 480 milhões de anos e existem mais de 1 milhão e cem mil espécies, representando 70% de todas as espécies animais do planeta Terra. Sem a presença e atividade dos insetos, nenhum ecossistema do planeta funcionaria com normalidade. As plantas necessitam de insetos para a polinização das flores, e estes estão na base da dieta de muitas espécies de aves, répteis, anfíbios e até de alguns mamíferos, bem como de insetos predadores (muitos deles auxiliares na agricultura).
Para a maioria das crianças (e até de alguns adultos), os insetos não são, de todo, bem-vistos. São considerados feios, repugnantes e causadores de malefícios. Nesta atividade vamos ajudar a desconstruir estas ideias falsas!
Vamos entrar no mundo dos insetos, aprender a reconhecê-los, conhecer algumas histórias incríveis e a sua importância para a sobrevivência de toda a vida terrestre.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Olivais Sul, LISBOA, LISBOA
Data:
30-07-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Imagine um mundo secreto bem debaixo dos seus pés, escondido entre as raízes das árvores e os grãos de terra. Nesse universo invisível, vive uma comunidade incrível chamada fauna do solo! São minhocas, escaravelhos, centopeias, formigas e muitos outros seres pequeninos que trabalham arduamente todos os dias. Eles ajudam a transformar restos de folhas e plantas em nutrientes essenciais, mantendo o solo vivo, saudável e cheio de energia. Vamos descobrir juntos esse mundo mágico e entender como esses pequenos seres fazem diferença para o nosso planeta?
Duração: 1.30 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
18-07-2025 14:00
- Inscrição
Ver Mais
Esta ação pretende dar a conhecer uma espécie ameaçada em Portugal, o lobo-ibérico, em particular a sua biologia e ecologia. Os participantes serão também informados sobre os perigos que a espécie corre e sobre os trabalhos desenvolvidos no nosso país para a conservação deste predador. Na companhia de técnicos especializados poderá saber mais sobre o último grande predador da fauna portuguesa. Esperamos por si, num espaço único na Península Ibérica, que tem como objectivo acolher animais que não podem viver em liberdade, mas que têm um importante papel na sensibilização de quem nos visita, sendo verdadeiros embaixadores dos lobos na natureza.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Grupo Lobo
Picão, Gradil, MAFRA, LISBOA
Datas:
15-07-2025 19:00
- Data esgotada
- Lista de espera
22-07-2025 19:00
- Data esgotada
- Lista de espera
29-07-2025 19:00
- Data esgotada
- Lista de espera
05-08-2025 19:00
- Data esgotada
- Lista de espera
12-08-2025 19:00
- Data esgotada
- Lista de espera
19-08-2025 18:30
- Data esgotada
- Lista de espera
26-08-2025 18:30
- Data esgotada
- Lista de espera
02-09-2025 18:00
- Data esgotada
- Lista de espera
09-09-2025 18:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A geologia é o estudo da estrutura do planeta, assim como dos processos que o formaram ao longo da história – e que continuam a ocorrer. Suporta o fornecimento da maioria dos recursos para a população e a indústria. A indústria, tecnologia e produtos de consumo modernos requerem uma vasta gama de minerais, tanto abundantes como raros. A sua extração e comercialização constituem parte significativa da economia. À medida que a população e a procura de recursos aumentam, é necessário localizar e extrair mais minerais e assegurar que serão usados da forma mais eficiente, graças a uma forte base de competências, educação e investigação.
Duração: 5.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
19-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Visita interpretativa guiada ao conjunto do cais fluvial, da galeria ripícola das margens, da antiga barca de travessia e das pontes do rio Mira em Odemira. Aprenda como o porto fluvial de Odemira foi utilizado na Antiguidade, como o seu senhorio foi doado por D. Dinis ao genovês Manuel Pessagno em recompensa pela reorganização da marinha portuguesa, e como a corte itinerante de D. Sebastião atravessou este rio numa barca desaparecida, de que resta um pouco conhecido padrão na margem. No cais de Odemira, onde chegavam caravelas e veleiros oceânicos que ligavam o seu hinterland aos principais portos do reino, descubra como até meados do século passado eram exportadas grandes quantidades de produtos de cortiça de sobro, toneladas de minério de ferro e manganês da Faixa Piritosa Ibérica, ou mais de 100 mil sacas de carvão por ano. No percurso pelas margens, aprenda a identificar as principais árvores da galeria ripícola e a vegetação das margens em processo de renaturalização, conheça os efeitos da excessiva desmatação provocada pelas antigas carvoarias e pela metalurgia, descubra como o coberto arbóreo se recompôs e, por fim, observe as dinâmicas de erosão e assoreamento que ditaram o fim da navegação comercial fluviomarítima, porque até mesmo os rios também podem sucumbir aos efeitos da ação humana.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Odemira, ODEMIRA, BEJA
Data:
06-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
A zona intertidal, entre marés, situa-se entre o nível mais alto da preia-mar e o nível mais baixo da baixa-mar, apresentando condições muito variáveis devido a emersões e imersões alternadas, de acordo com o ciclo das marés. Estas zonas servem de refúgio para organismos mais pequenos e, para muitas espécies, esta zona funciona como maternidade. Guiados por biólogas, os participantes vão explorar as zonas rochosas da praia de São Bartolomeu do mar e ficar a conhecer os organismos que habitam as poças de maré. A ação inclui a exploração da zona rochosa na praia e, por isso, os participantes devem levar vestuário e calçado adequado (botas de montanha, sapatilhas adequadas ou botins de mergulho, chapéu, protetor solar). Por favor NÃO utilizar chinelos nem ir descalço, podem ferir-se nas rochas. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Cepães, ESPOSENDE, BRAGA
Datas:
12-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
10-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
A mata nacional de Barão de São João está em área de Rede Natura 2000 e pertence ao Sítio Costa Sudoeste. As matas são geridas pelo ICNF e são de importância nacional, para a manutenção dos recursos silvícolas, na manutenção dos recursos hídricos, para a fixação e manutenção do solo, para a promoção da biodiversidade e para beneficiar o clima.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Lagos, LAGOS, FARO
Data:
30-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
O Safari TT Castelo Rodrigo & Douro Internacional é um convite à descoberta do Património Natural e Cultural do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
A aldeia histórica de Castelo Rodrigo é o primeiro ponto de interpretação do património onde se avista, com umas vistas soberbas, o planalto com alguns pontos de paragens da nossa aventura.
A primeira paragem é na Barragem de Santa Maria de Aguiar, uma massa de água que abastece o concelho e um dos melhores locais da Beira Alta para observar aves aquáticas como o Mergulhão-de-crista. Adicionalmente, nas zonas envolventes também é possível encontrar um bom leque de aves terrestres, desde as grandes aves planadoras aos pequenos passeriformes, o que faz desta zona uma das mais ricas da região em termos avifaunísticos.
De seguida iremos explorar as aves que vivem nas escarpas também conhecidas como aves rupícolas na capela de Santo André, pode apreciar a magnífica paisagem que o vale do rio Águeda internacional proporciona. Uma garganta fluvial formada por vertentes escarpadas e um dos melhores locais para observar as colónias de abutres, como o grifo (Gyps fulvus), e outras aves das escarpas, como a escassa águia-de-bonelli (Aquila fasciata). Neste local, ainda se encontram vestígios de um antigo castro, sendo os dois berrões (esculturas de porcos), situados à entrada do acesso ao adro da capela, um exemplo dessa ocupação primitiva.
O regresso iremos atravessar habitats agrícolas e florestais podendo ser avistadas espécies de aves associadas a estes habitats e visitar local onde em 7 de Julho de 1664, teve lugar a Batalha da Salgadela existindo no local o Padrão de Pedro Jacques de Magalhães.
Aventure-se à descoberta neste Safari TT e deixe-se maravilhar por Figueira de Castelo Rodrigo este magnífico Território de Natureza!
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com AMBIEDUCA - Marco Ferraz - Guia de Natureza
Castelo Rodrigo
Data:
16-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Sabias que a natureza tem poderes invisíveis que nos ajudam todos os dias, mesmo sem percebermos? No Vale do Côa, a água limpa que corre, o ar puro que respiramos, as plantas que nos oferecem sombra, os animais que dispersam sementes ou controlam pragas — tudo isto são serviços que os ecossistemas nos proporcionam. Imagina a natureza como uma verdadeira equipa de heróis, que trabalha em harmonia para cuidar de nós e do planeta. Vamos aprender a valorizar e proteger esses incríveis superpoderes invisíveis?
Esta atividade explora como os elementos naturais do Vale do Côa funcionam como verdadeiros superpoderes da natureza, contribuindo para a diversidade biológica e o equilíbrio ecológico da área. Entre os temas abordados, destacam-se:
A riqueza do solo e a sua influência na biodiversidade: Como a composição do solo e os processos geológicos moldaram habitats únicos para diversas espécies de plantas, animais e microrganismos.
A história natural e a evolução da fauna e flora locais: A evolução das espécies ao longo do tempo, adaptando-se às condições específicas do Vale do Côa.
Os superpoderes naturais do ecossistema: Como os processos naturais, como a formação do solo, o ciclo da água, a polinização e a dispersão de sementes, funcionam como superpoderes que sustentam a vida na região.
A importância da ciência na compreensão e preservação: Como a investigação científica revela os segredos do Vale do Côa, ajudando a conservar a sua biodiversidade e a valorizar os recursos naturais de forma sustentável.
A atividade visa sensibilizar os participantes para a riqueza natural do Vale do Côa, destacando a importância de proteger este património natural, fundamental para a saúde do planeta e para o bem-estar das comunidades locais. Além disso, promove uma reflexão sobre como a ciência pode revelar os superpoderes da natureza, incentivando uma maior apreciação e cuidado pelo meio ambiente.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
11-09-2025 14:00
- Inscrição
Ver Mais
Não é só o Winnie the Pooh que gosta de mel - os ursos da vida real também! Em Portugal já se registaram algumas visitas destes animais a apiários presentes no Parque Natural de Montesinho. Curiosos? Então juntem-se a nós, ao engenheiro florestal Alejandro Nieto e aos produtores de mel Apimonte para conhecer de perto este animal, aprender sobre processo de produção de mel e explorar os contornos da relação entre os dois.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Vilarinho, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
21-08-2025 16:30
- Inscrição
Ver Mais
Os morcegos são seres misteriosos pelos seus hábitos noturnos e por possuírem uma incrível capacidade de se movimentarem no escuro. São, na realidade, pequenos mamíferos extraordinários com um papel importantíssimo nos ecossistemas e com os quais muito podemos aprender. Vamos fazer uma saída de campo noturna com o investigador do CIBIO Diogo Ferreira para identificar as espécies presentes no vale do rio Ferreira, em Valongo, e conversar sobre as diversas curiosidades fascinantes deste grupo animal.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Couce, VALONGO, PORTO
Data:
29-08-2025 21:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações. O Parque Natural da Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas protegidas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves.
Nestas saídas, os participantes poderão observar e aprender a identificar as aves mais comuns da região, bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais. Esta atividade irá decorrer em Aldeia Nova, em Castro Marim.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Luís Miguel Pereira Rodrigues (A céu aberto)
Aldeia Nova, Monte Gordo, VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, FARO
Data:
19-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região, bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Luís Miguel Pereira Rodrigues (A céu aberto)
Tavira, TAVIRA, FARO
Data:
04-08-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
As zonas húmidas do Algarve são dos melhores locais em Portugal para observar aves. Durante todo o ano, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que usam estas áreas para invernar, nidificar ou como pontos de descanso e alimentação a meio das suas enormes migrações.
O Parque Natural da Ria Formosa, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e algumas das lagoas costeiras albergam muitas destas espécies, fazendo com que estas áreas se tenham tornado um importante ponto para a observação de aves. Nestas saídas, os participantes poderão ver, ouvir e aprender a identificar as aves mais comuns da região, bem como os seus hábitos alimentares e comportamentais.
Se tem interesse ou curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco para o campo!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Luís Miguel Pereira Rodrigues (A céu aberto)
Tavira, TAVIRA, FARO
Data:
25-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos parar um momento e ouvir as aves que vivem à nossa volta. Quantas aves conheces? Quantos sons diferentes és capaz de reconhecer? Nesta atividade todos podem participar, aprender e partilhar experiências, desde os mais pequenos aos mais graúdos! Ao longo de um pequeno percurso e alguns pontos de observação, vamos também aprender a usar as novas tecnologias para melhorar as capacidades de identificação.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 2.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Data:
30-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
A atividade consistirá numa saída de campo ao Parque Natural de Montesinho para observação de aves em ambiente natural. Acompanhados por um guia especializado, os participantes poderão identificar algumas das espécies mais emblemáticas da região, aprendendo sobre os seus comportamentos e habitats. Mais do que uma observação, esta será uma oportunidade para sensibilizar os participantes para a importância da conservação da biodiversidade. Com o mote "observar para conservar", a atividade pretende reforçar o valor da natureza e o papel de cada um na sua proteção.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Espinhosela, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
23-08-2025 16:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que existem no Parque Arqueológico do Vale do Côa, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida (e caraterísticas como o bico, dimorfismo sexual, alimentação e som), durante o percurso efetuado pela embarcação desde a Canada do Inferno até ao Fariseu. Aí ainda será realizada uma visita guiada ao núcleo de arte rupestre.
Duração: 2.30 Horas
Preço: 18.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com José Jambas _Oriolus
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Datas:
23-08-2025 09:30
- Inscrição
23-08-2025 10:45
- Inscrição
Ver Mais
Sabias que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar a tua praia. Nesta ação, vamos estar no Faial da Terra, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho. Ganha brindes enquanto contribuis para a conservação dos oceanos. Traz a tua boa disposição, nós fazemos o resto!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Faial da Terra, POVOAÇÃO, R A ACORES
Data:
02-08-2025 14:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Sabias que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar a tua praia. Nesta ação, vamos estar na praia do Fogo, na Ribeira Quente, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho. Ganha brindes enquanto contribuis para a conservação dos oceanos. Traz a tua boa disposição, nós fazemos o resto!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Ribeira Quente, POVOAÇÃO, R A ACORES
Data:
17-07-2025 10:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Sabias que grande parte do lixo encontrado no mar tem origem em terra? Plásticos, beatas, embalagens e outros resíduos acabam por ameaçar a vida marinha e a saúde dos oceanos e estragar a tua praia. Nesta ação, vamos estar na praia da Vinha d’areia em Vila Franca do Campo, para sensibilizar, informar e agir em conjunto contra o lixo marinho. Ganha brindes enquanto contribuis para a conservação dos oceanos. Traz a tua boa disposição, nós fazemos o resto!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
Vila Franca do Campo, VILA FRANCA DO CAMPO, R A ACORES
Data:
12-08-2025 10:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
ES:
Corazón Continto Lumbrales es una sociedad dedicada a la divulgación y comercialización de vinos y otros productos agroalimentarios del oeste de Salamanca.
La iniciativa Oeste de Salamanca con los cinco sentidos consiste en degustaciones de vino y aove elaborados en el territorio, con un enfoque divulgativo, experiencial y sensorial. El objetivo es dar a conocer al público que visita el territorio la diversidad y la identidad de los productos propios, específicamente el vino y el aceite de oliva virgen extra.
PT:
Corazón Continto Lumbrales é uma empresa dedicada à promoção e comercialização de vinhos e outros produtos agrícolas do oeste de Salamanca. A iniciativa "Salamanca Ocidental com os Cinco Sentidos" consiste em provas de vinhos por toda a região, com um enfoque informativo, vivencial e sensorial. O objetivo é sensibilizar os visitantes para a diversidade e identidade dos seus produtos, especialmente dos seus vinhos e do azeite virgem extra.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Corazón Continto Lumbrales SL
37240 Lumbrales (Salamanca)
Datas:
04-08-2025 20:00
- Inscrição
05-08-2025 20:00
- Inscrição
06-08-2025 20:00
- Inscrição
07-08-2025 20:00
- Inscrição
08-08-2025 20:00
- Inscrição
09-08-2025 20:00
- Inscrição
10-08-2025 20:00
- Inscrição
11-08-2025 20:00
- Inscrição
12-08-2025 20:00
- Inscrição
13-08-2025 20:00
- Inscrição
14-08-2025 20:00
- Inscrição
15-08-2025 20:00
- Inscrição
16-08-2025 20:00
- Inscrição
17-08-2025 20:00
- Inscrição
18-08-2025 20:00
- Inscrição
19-08-2025 20:00
- Inscrição
20-08-2025 20:00
- Inscrição
Ver Mais
O Arquipélago dos Açores, pela sua posição geográfica, é abrigo para centenas de espécies e algumas destas, podem ser vistas em Ponta Delgada.
Neste percurso que nos levará entre o Museu Carlos Machado e a Avenida Infante Dom Henrique, iremos aprender a distinguir as diferentes espécies, e perceber como se adaptaram tão bem às cidades.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Data:
05-09-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Com a chegada da época balnear há maior procura pela praia. A qualidade da água do mar é um fator importante quando os veraneantes escolhem as suas praias. Um dos métodos utilizados pelos cientistas passa pela amostragem e identificação de espécies (bioindicadores) que nos permitem aferir a qualidade da água do mar. Deste modo, os participantes irão aprender como se fazem amostragens e identificar algumas das espécies no local, de modo a aferir a qualidade da água. Esta atividade é dinamizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Tavira, TAVIRA, FARO
Data:
09-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Com a chegada da época balnear há maior procura pela praia. A qualidade da água do mar é um fator importante quando os veraneantes escolhem as suas praias. Um dos métodos utilizados pelos cientistas passa pela amostragem e identificação de espécies (bioindicadores) que nos permitem aferir a qualidade da água do mar. Deste modo, os participantes irão aprender como se fazem amostragens e identificar algumas das espécies no local, de modo a aferir a qualidade da água.
Esta atividade é dinamizada em parceria com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Centro Ciência Viva do Algarve e Centro Ciência Viva de Tavira.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Alvor, PORTIMÃO, FARO
Data:
11-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos explorar juntos o coração do Vale do Côa, um lugar cheio de histórias antigas e cores vibrantes, onde as flores parecem pintar o campo com tons incríveis. Aqui descobriremos os pequenos heróis da natureza: os polinizadores! Abelhas, borboletas, escaravelhos e até pássaros que têm uma missão muito especial — ajudar as plantas a crescer, dar frutos e sementes. Eles voam de flor em flor numa aventura secreta, que mantém a vida a florescer. Preparados para conhecer esses incríveis amigos da natureza?
Duração: 2.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Mónica Quelhas Pinto_UTAD
Vila Nova de Foz Côa, VILA NOVA DE FOZ CÔA, GUARDA
Data:
22-07-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Preparados/as para registar chapas incríveis de Natureza a partir do abrigo fotográfico da Reserva da Faia Brava?
Vamos daí! De olho atento, dedo ágil e na companhia de um ornitólogo, partiremos para grandes descobertas pela biodiversidade que habita a Faia Brava.
Esta atividade é organizada pela Casa da Cisterna em parceria com a Faia Brava Associação de Conservação da Natureza.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Casa da Cisterna
Figueira de Castelo Rodrigo
Datas:
05-08-2025 08:00
- Inscrição
12-08-2025 08:00
- Inscrição
Ver Mais
Começaremos a nossa atividade numa das encostas da Praia Fluvial do Malhadal, onde um denso acacial de mimosa (Acacia dealbata) ameaça a diversidade da flora local, assim como agrava o risco de incêndio da região. Iremos realizar uma ação de controlo desta espécie invasora, através do descasque, contribuindo assim para tentar mitigar o seu impacto. De seguida, faremos um passeio interpretativo na envolvência da Praia Fluvial do Malhadal para dar a conhecer a biodiversidade local.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova , em colaboração com Pleno Ser - Natureza e Yoga
Malhadal (Praia Fluvial), PROENÇA-A-NOVA, CASTELO BRANCO
Data:
27-07-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
A lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da lagoa faz com que ocorra regularmente uma grande variedade de espécies de aves.
Parta à descoberta das maravilhas naturais da lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Esta atividade insere-se no âmbito do projeto BioLagoa de Óbidos, que conta com o apoio da empresa Águas do Tejo Atlântico, Município de Óbidos e Município das Caldas da Rainha.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 3.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Associação PATO
Nadadouro, Caldas da Rainha, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
31-07-2025 15:00
- Inscrição
Ver Mais
Há cerca de 120 milhões de anos, os dinossauros andavam pela Salema e Vila do Bispo, deixando marcas que passam despercebidas aos banhistas que agora se estendem no areal desta praia. Deixe-se conduzir pelos olhos experientes dos nossos guias e encontre várias pegadas de dinossauro gravadas nas rochas. Estes vestígios foram descobertos há mais de 20 anos e pertencem a animais que viveram durante o cretácico inferior. Quanto pesavam, qual a sua altura, a que velocidade corriam, voavam, eram bípedes, carnívoros? Junte-se a nós e encontre a resposta a estas “dino-dúvidas”.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 2.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Salema, VILA DO BISPO, FARO
Data:
10-09-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais
Mar, areia e falésias! O Algarve está repleto de belas paisagens que ajudam a contar a história do nosso planeta. Pela mão dos nossos guias percorra os trilhos dos dinossauros que povoaram a zona de Vila do Bispo há 120 milhões de anos. As pegadas da Praia Santa não são de fácil acesso, mas estão bem preservadas e são o terreno ideal para descobrirmos as características dos dinossauros do cretácico inferior que aqui viveram. Dos ornitópodes (herbívoros), estes animais herbívoros bípedes deixaram as suas marcas no Algarve e nós vamos descobri-las!
Duração: 2.30 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Salema, VILA DO BISPO, FARO
Data:
22-08-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Neste percurso pedestre interpretativo, vamos observar a fauna e a flora da encosta do rio Zêzere e da envolvência do Lago Arquimedes. Esta ação pretende sensibilizar para a preservação da Natureza, com alusão a espécies autóctones e invasoras. Vamos também observar o céu com recurso a binóculos e telescópios.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
Constância, CONSTÂNCIA, SANTAREM
Data:
16-07-2025 21:30
- Inscrição
Ver Mais
Vamos molhar os pés nas poças e descobrir todos os organismos que habitam nestes locais tão particulares da zona costeira.
Desvendem connosco os segredos de como é viver numa casa assim à beira-mar!
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Praia da Luz | Lagos, LAGOS, FARO
Datas:
12-08-2025 10:30
- Data esgotada
- Lista de espera
27-08-2025 10:30
- Inscrição
08-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos degustar alimentos seguros, saborosos e sustentáveis — preparados com carinho, respeito ao meio ambiente e atenção à nossa saúde!
Este piquenique demonstra, na prática, como as nossas opções alimentares podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e nutricional:
- Damos preferência a ingredientes locais, sazonais e de base vegetal, reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte e produção intensiva.
- Valorizamos alimentos minimamente processados e integrais, que preservam nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada.
- Reduzimos o desperdício, planificando porções e reaproveitando ao máximo cada ingrediente.
Menu previsto:
- Wraps integrais com homus (rico em proteínas vegetais e fibras)
- Espetinhos caprese (tomate, queijo fresco e manjericão: um trio saboroso e nutritivo)
- Palitos de legumes com molho de iogurte (refrescante e cheio de micronutrientes)
- Espetinhos de frutas frescas da época (mais sabor, menos impacto ambiental)
- Cookies caseiros de aveia e banana (energia boa, sem desperdício de frutas maduras)
- Chá gelado e água aromatizada (hidratam, refrescam e evitam embalagens descartáveis)
Traga o seu copo ou garrafa reutilizável e venha de coração aberto para partilhar práticas conscientes!
No final, vamos recolher todos os resíduos, separá-los corretamente e garantir que o local fique tão limpo como o encontrámos — ou ainda mais limpo! Assim, mostramos como cada gesto, por menor que pareça, faz a diferença para a saúde das pessoas e do planeta.
Contamos convosco para transformar este piquenique num momento delicioso, educativo e inspirador para um futuro mais sustentável!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Canto da Gadanha
Algodres , FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
06-09-2025 16:30
- Inscrição
Ver Mais
Visita guiada através de uma área menos explorada do Parque Florestal de Monsanto, na qual se percorrem trilhos e zonas florestais mais abertas, em busca de vários tipos de vestígios deixados pelos animais residentes. Para além do som das aves e do restolhar de animais no solo, muito se pode descobrir através de um olhar mais atento, do olfato ou de um ouvido apurado.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
30-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
13-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Com a evolução humana e de forma suprir todas as necessidades do quotidiano, exigimos cada vez mais do planeta Terra, esquecendo que muitos dos recursos disponíveis não se renovam, encontrando-se de forma cada vez mais limitada. Todos os anos esgotamos os recursos da Terra mais cedo.
Sabias que os insetos são muito importantes para a manutenção da vida na Terra? Eles são imprescindíveis para a polinização, equilíbrio do ecossistema e contribuem para a continuidade da humanidade. O que aconteceria se os insetos se extinguissem do planeta?
Iniciamos a nossa atividade com uma vista ao espaço verde do Museu, vamos falar de insetos, observar um hotel, e conversar sobre o que podemos fazer os mantermos nos nossos jardins.
Terminamos a atividade com o lançamento de bombas de sementes para os terrenos contíguos.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Loures/Rede de Museus de Loures
Museu Municipal de Loures - Quinta do Conventinho
Estrada Nacional 8, Km 4.3
2660-346 Santo António dos Cavaleiros, LOURES, LISBOA
Data:
17-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Sabes o que são poças de maré? E que organismos vivem nestes locais? Algas, peixes, camarões, holotúrias!? Embarca nesta expedição científica e vem conhecer a flora e fauna residente nestes verdadeiros berçários de vida marinha!
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
Praia Formosa, Almagreira, VILA DO PORTO, R A ACORES
Data:
25-08-2025 10:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a Humanidade terá apenas mais 4 anos de vida. Esta citação, popularmente atribuída a Albert Einstein, está imensamente difundida e muitos de nós tem consciência da importância das abelhas-do-mel e da problemática do seu desaparecimento. Mas será mesmo assim? Serão estes insetos realmente tão fulcrais para a nossa sobrevivência? E se sim, que podemos fazer para as auxiliar, considerando as graves e numerosas ameaças que enfrentam? E pode um parque urbano, como o Parque da Memória em Vila do Conde, dar algum contributo? Neste percurso pedestre acompanhado pela investigadora do CIBIO Sónia Ferreira vamos falar disto tudo e muito mais.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Data:
06-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
O projeto LIFE PowerLines4Birds pretende reduzir o impacto das linhas elétricas para 7 espécies prioritárias de aves em 14 Zonas de Proteção Especial em Portugal. Nesta atividade, convidamo-vos a participar numa caminhada pelas linhas elétricas da Zona de Proteção Especial de Castro Verde. Acompanhados pelos técnicos do projeto, ficarão a perceber a problemática das linhas elétricas, porque têm impacto nas aves, e o que estamos a fazer para as tornar mais seguras. Nesta caminhada serão desafiados a prospetar a vegetação em busca de indícios e a decifrar o que essas pistas nos dizem sobre o impacto das linhas elétricas na avifauna. Vejam o mundo pelos olhos das aves e participem numa monitorização onde um olhar bem atento pode salvar a biodiversidade.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com LPN – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho
Vila de Entradas, CASTRO VERDE, BEJA
Data:
05-09-2025 08:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
A dinamizar no Centro de Apoio ao Caminhante, em Miranda do Douro, o workshop prevê dotar os participantes de noções primárias e estruturais da fotografia e vídeo, para estimular os participantes a aperfeiçoar e a explorar novas técnicas. Tendo este objetivo como premissa, nesta ação será realizada uma introdução prática aos princípios fundamentais da fotografia e do vídeo, em que os participantes irão explorar conceitos essenciais como exposição (que engloba a abertura, a velocidade do obturador, e ISO), iluminação, composição e técnicas de enquadramento.
O principal objetivo é dotar os participantes das ferramentas básicas para capturar imagens e vídeos com maior qualidade e estética, seja com uma câmara dedicada ou um smartphone. No final da sessão, haverá um passeio para dar a conhecer e fotografar os pontos de interesse do Passaporte Natura 2000.
Parceiros: AEPGA, Palombar, PNDI, Plataforma Ciência Aberta
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Associartecine - Associação de Dinamização dos Audiovisuais
Miranda do Douro, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Data:
17-08-2025 09:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Sabia que há cerca de 100 animais distribuídos por mais de 20 espécies diferentes na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa? Ver os animais é por si só uma das principais razões para visitar a Quinta. Seja para fazer festas ao Buxo, o burro Mirandês, ver o Lanceiro, o cavalo Lusitano, de língua de fora a cumprimentar quem passa, ou assistir à largada do rebanho de ovelhas Campaniças, muitas pessoas vêm até à Quinta, pois não há lugar como este em Lisboa. Mas não fique por aí, há também galinhas, patos, coelhos, pavões e tantos mais animais. Venha conhecê-los! Ficará a conhecer também o papel que estes animais desempenham na biodiversidade doméstica, e a (re)conhecer o trabalho e atividades de conservação, utilização e promoção das raças autóctones portuguesas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE)
Olivais Sul, LISBOA, LISBOA
Datas:
06-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
10-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A Quinta Vale Do Tourão tem como principal objetivo a preservação de duas raças autóctones Portuguesas - a raça ovina Churra Mondegueira e a raça asinina Mirandesa - englobando ainda a produção de amendoal e de olival em modo biológico, bem como de vinha.
Durante esta visita à Quinta vamos ter a sorte de conviver com as burras Mirandesas, conhecer melhor o seu dia-a-dia e aprender a zelar pelo bem-estar destes animais encantadores.
Mas… não é só! Também haverá póneis à espera de uma saudação!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Quinta Vale Do Tourão
Figueira de Castelo Rodrigo
Data:
02-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Junta-te a nós para um final de tarde animado na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, onde vamos pôr à prova o teu conhecimento em temas como biodiversidade ibérica, astronomia, alimentação e cultura dos dois lados da fronteira, e muito mais.
Vem partilhar saberes, praticar idiomas e saborear petiscos locais num Quiz Ibérico Científico que celebra a curiosidade e o conhecimento além-fronteiras!
Únete a nosotros para disfrutar de una tarde animada en el Pueblo Histórico de Castelo Rodrigo, donde pondremos a prueba tus conocimientos sobre temas como la biodiversidad ibérica, la astronomía, la alimentación y la cultura a ambos lados de la frontera, ¡y mucho más!
Ven a compartir saberes, practicar idiomas y saborear aperitivos locales en un Concurso Ibérico de Ciencia que celebra la curiosidad y el conocimiento sin fronteras.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta
Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
13-09-2025 18:00
- Inscrição
Ver Mais
Nesta saída de campo, faremos um percurso pedestre pelas margens do rio Fervença, procurando répteis e anfíbios da nossa fauna local. Ao longo do trajeto, com o apoio de uma bióloga, vamos aprender a identificar espécies, conhecer os seus habitats, comportamentos e adaptações, e perceber a importância ecológica destes animais frequentemente incompreendidos. Uma oportunidade única para observar a natureza de perto e despertar a curiosidade científica – mesmo no coração da cidade!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Bragança, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
23-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
A ictiofauna nativa portuguesa encontra-se ameaçada por vários fatores, nomeadamente a destruição de habitats, a poluição, a proliferação de espécies exóticas e a escassez de água. Os rios da Região Oeste albergam várias espécies nativas de peixes de água doce, algumas endémicas do nosso país, como o ruivaco. Esta atividade inclui um breve enquadramento teórico ao tema, seguido de uma amostragem científica por pesca elétrica no rio Tornada (Trabalhia). Os participantes aprenderão na prática a identificar espécies nativas de peixes de água doce e a conhecer os seus habitats, ameaças e medidas de conservação. A ação é dinamizada por Carla Sousa Santos, bióloga no Município das Caldas da Rainha, especialista em genética aplicada à conservação de peixes de água doce e coordenadora do Projeto Peixes Nativos, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico SA.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Município das Caldas da Rainha
Trabalhia, CALDAS DA RAINHA, LEIRIA
Data:
29-07-2025 14:00
- Inscrição
Ver Mais
Porque é que Monchique é considerada uma “ilha” geológica e climática em pleno Algarve? Ímpar no contexto da Biodiversidade e da Geodiversidade, é um ecossistema único a sul de Portugal. A Serra de Monchique possui espécies botânicas raras e endémicas que se podem observar ao longo do percurso.
Na geologia, a Serra de Monchique deve a sua morfologia a uma intrusão magmática, com cerca de 70 Milhões de anos, que deu origem aos famosos sienitos nefelínicos, utilizados nas calçadas, muros, casas e um pouco por todo o lado. Este maciço assenta sobre xistos argilosos e grauvaques que testemunham um antigo Oceano profundo, com cerca de 320 a 300 milhões de anos.
Vamos contar esta e outras histórias deste local místico.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Caldas de Monchique, MONCHIQUE, FARO
Data:
25-07-2025 17:00
- Inscrição
Ver Mais
Desde tempos longínquos que o polvo é uma importante fonte de alimento para as populações das zonas costeiras. Em Portugal, esta espécie tornou-se um recurso valioso e muito importante para as populações que o exploram. Nesta ação visitaremos a localidade de Santa Luzia e iremos explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento desta localidade. Esta atividade é dinamizada em parceria com a Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Lais de Guia
Santa Luzia, TAVIRA, FARO
Datas:
08-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
10-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
O Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO detém um património geológico de relevância nacional e internacional. Um território onde as suas rocha contam histórias com milhões de anos! Ao longo desta ação será possível visualizar, rochas de dois antigos continentes e um oceano primitivo. Ação iniciará pelo Alóctone Superior, que corresponde a um fragmento de uma crusta continental do antigo continente Armórica. A ação avançará para o Alóctone Médio ou Ofiolítico, que representa um fragmento de um antigo oceano.
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Antiga Estação Ferroviária de Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Datas:
07-08-2025 09:00
- Inscrição
26-08-2025 09:00
- Inscrição
30-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
A ação tem uma duração aproximada de 2h30m, durante as quais os participantes poderão conhecer a importância de preservar a fauna e a flora locais. Esta atividade consiste num passeio pedestre, guiado por um técnico, por uma área de montado e antigas salinas, localizadas na Reserva Natural do Estuário do Sado.
Na saída de campo na Herdade da Mourisca observaremos alguns exemplares de fauna e flora autóctones de ambos os habitats. Após concluído o percurso, daremos a conhecer o afamado Moscatel de Setúbal e a provar doçaria regional.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Moinho de Maré da Mourisca
Mourisca - Faralhão - Setúbal Concelho: SETUBAL - SETÚBAL , SETÚBAL, SETUBAL
Data:
26-07-2025 09:15
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Durante séculos os recursos da floresta serviram de alimento para os povos. Atualmente esse potencial e conhecimento foi-se perdendo, e com ele uma vasta série de possibilidades, não só de enriquecimento da alimentação do dia-a-dia, bem como uma oportunidade económica de maior rentabilidade para a floresta nativa. Assim, os participantes vão ser desafiados a confeccionar e degustar umas iguarias... nativas!
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Câmara Municipal de Lousada
Vilar do Torno e Alentém , LOUSADA, PORTO
Data:
09-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Na Estação da Biodiversidade de Santa Combinha encontram-se muitas espécies de árvores autóctones que contribuem para a diversidade de borboletas nesta área. Este animais têm um papel fundamental como polinizadores e há muitas plantas que dependem delas para completarem o seu ciclo reprodutivo. As alterações climáticas e a ação humana, como a exploração de monoculturas, são as principais ameaças deste grupo de insetos. Um mundo sem borboletas seria um mundo menos colorido.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Santa Combinha - Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
27-07-2025 09:15
- Inscrição
Ver Mais
Esta ação consiste num percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente, nomeadamente microrganismos extremófilos, que deriva do grego "amantes do extremo". Assim, durante o safari microbiano, os participantes terão a oportunidade de observar in situ, à macro escala e à micro escala, com recurso a um microscópio de bolso, alguns destes microrganismos, que formam extensos biofilmes dando cor ao ecossistema das nascentes termais, sendo assim elucidados para a importância da valorização e preservação deste ecossistema. Ademais, esta ação inclui a degustação de diferentes águas minerais e termais e de um lanche termal, onde os participantes poderão conhecer as utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)
Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES
Data:
30-07-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais
Em pleno Parque Natural do Douro Internacional, convidamos para uma caminhada tranquila e cheia de descobertas com a atividade "A biodiversidade que nos envolve".
Nesta saída vamos observar de perto a vida que habita Sendim e Miranda do douro—desde répteis discretos, a aves majestosas e muitos outros seres fascinantes que compõem a rica biodiversidade. A atividade será orientada por um especialista da Associação Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, que nos guiará numa experiência divertida. Traga calçado confortável, binóculos (se tiver), água e chapéu de sol.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Município de Miranda do Douro
Sendim e Miranda do Douro
Datas:
24-07-2025 09:30
Não requer inscrição. Apareça!
24-07-2025 14:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Em Picote, no concelho de Miranda do Douro, vamos sair para o campo e descobrir o fascinante cágado-de-carapaça-estriada! Com o estatuto de “Em Perigo” em Portugal, esta espécie depende de zonas húmidas bem preservadas para sobreviver. Na saída de campo interpretativa, vamos explorar juntos o seu habitat natural, aprender a identificá-lo, entender os desafios que enfrenta e perceber como todos podemos ajudar a protegê-lo.
A atividade convida à observação da biodiversidade local e à melhoria de zonas ribeirinhas. Para além de educativa, será uma experiência divertida, em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural
Picote, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Datas:
25-07-2025 15:30
- Inscrição
09-08-2025 15:30
- Inscrição
Ver Mais
Desde a antiguidade que o sal tem sido explorado pelos diferentes povos que habitaram o Algarve. Rapidamente se tornou um recurso extremamente valioso, sendo mesmo utilizado como importante moeda de troca comercial. Os romanos deixaram na Ria Formosa um importante legado de exploração de sal, que se mantém até hoje. Atualmente a região do Algarve é responsável por mais de 90% de todo o sal nacional. Nesta ação os participantes têm a oportunidade de visitar uma salina tradicional em funcionamento e conhecer como se faz a produção de sal, assim como a história associada a tal atividade. Esta ação é dinamizada em parceria com a Tavisal Lda.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Tavisal, LDA
Tavira, TAVIRA, FARO
Datas:
24-07-2025 17:00
- Inscrição
13-08-2025 17:00
- Inscrição
05-09-2025 17:00
- Inscrição
Ver Mais
Nesta atividade, os visitantes vestem a pele de verdadeiros guardiões das abelhas e mergulham no fascinante mundo destes insetos sociais.
A sessão inicia-se com um briefing introdutório sobre a biologia das abelhas, abordando o ciclo de vida, a morfologia e a diferenciação das castas — rainha, operárias e zangões —, bem como o papel essencial destes polinizadores na preservação da biodiversidade e na produtividade dos ecossistemas agrícolas.
Segue-se a abertura de uma colmeia ativa, onde será possível observar de perto a organização social da colónia, identificar os diferentes elementos da colmeia, analisar as estruturas de criação e armazenamento (alvéolos de cria, pólen e mel) e, se as condições o permitirem, localizar a rainha em plena atividade.
A visita termina com um momento doce: uma degustação comentada dos diferentes tipos de mel produzidos pelas abelhas Margaridas — um verdadeiro presente da natureza.
Duração: 2.00 Horas
Preço: 20.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Apiário Margaridas
Água de Pau , LAGOA (AÇORES), R A ACORES
Datas:
21-07-2025 10:30
- Inscrição
18-08-2025 10:30
- Inscrição
08-09-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais
O Parque Natural da Ria Formosa, zona húmida de elevada importância, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de serviços que são fulcrais para o bem estar das populações que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira e ao sapal que constitui a Ria Formosa, explorar e analisar as diferentes espécies que nela habitam, compreender as dinâmicas que a influenciam e perceber quais os perigos, atuais e futuros, que afetam esta zona húmida de beleza e riqueza enorme. Esta atividade é dinamizada em parceria com o aldeamento Pedras d'El Rei.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Pedras del Rei
Santa Luzia, TAVIRA, FARO
Datas:
07-08-2025 17:00
- Inscrição
27-08-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Caminhada interpretativa da paisagem, percurso pedestre da Lagoa da Sancha. A Lagoa da Sancha e o seu entorno são, talvez, das áreas mais desconhecidas da RNLSAS. Encaixada em vales dunares e quase inacessível, a Sancha é rodeada por importantes habitats da rede Natura 2000, onde existem verdadeiras relíquias da flora e vegetação, desde matos costeiros com elementos atlânticos, ricos em plantas endémicas e raras, a zimbrais dominados pelo misterioso piorro. A história da Lagoa escondida, está também ligada às aves e à criação da RNLSAS, e tem originado muitos mitos locais…vamos descobri-los?!
Duração: 3.50 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Comissão de Gestão Reserva Natural das Lagoas de Sto André e da Sancha
Santo André, SANTIAGO DO CACÉM, SETUBAL
Data:
13-09-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
As zonas costeiras são areas muito dinâmicas e que, devido a algum desconhecimento, têm sofrido ao longo dos anos uma forte degradação. Na costa de Viana do Castelo, ainda conseguimos observar sistemas dunares completos que nos dão indícios sobre as variações climáticas que ocorreram nesta região, no passado.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga
Praia do Cabedelo, VIANA DO CASTELO, VIANA DO CASTELO
Data:
11-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Explora o fascinante mundo das algas na Praia da Tamargueira!
Junta-te ao SPLASH-EU Friends numa visita guiada à zona entremarés da Praia da Tamargueira, onde irá descobrir o papel essencial das algas nos ecossistemas costeiros. Esta expedição visa sensibilizar para a importância dos habitats costeiros e promover uma mudança de atitude em relação à sua conservação.
A atividade contará com a participação especial de Luís Resende, aluno de doutoramento do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, cujo trabalho no projeto MAqDECIDE se centra na identificação de áreas com potencial para a aquacultura de macroalgas. Ao longo da visita, o Luís irá guiá-lo por este ecossistema costeiro único, revelando as espécies presentes, os seus usos, benefícios ecológicos e potencial económico.
Este evento integra o SPLASH-EU Friends, um conjunto de três atividades comunitárias na Figueira da Foz: “SPLASH-EU numa exploração da resiliência costeira”; “SPLASH-EU numa expedição à zona entremarés”; e “SPLASH-EU numa missão de limpeza”. Estas iniciativas procuram sensibilizar para a relação entre as atividades humanas e os ecossistemas naturais, incentivando a participação ativa na proteção do meio ambiente. São promovidas pelo MARE – Centro de Ciências do Mar da Universidade de Coimbra, vencedor do EU4Ocean Challenge 2024. Com o apoio do UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, estas atividades estão abertas a inscrições através do programa Ciência Viva no Verão.
Inscreva-se e venha conhecer de perto este ecossistema vibrante que se revela quando o mar recua!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Buarcos e São Julião, Figueira da Foz, FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Data:
28-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Na maior praia urbana da Europa, nativos e intrusos disputam território. A escolha é sua: quem merece o seu apoio?
Com mais de meio quilómetro de extensão, a Praia da Claridade, na Figueira da Foz, acolhe veraneantes, pescadores, festivaleiros e investigadores. Cada um tem o seu papel na conservação deste espaço único – mas para proteger, é preciso conhecer!
Nesta iniciativa, os investigadores do Laboratório MAREFOZ, do MARE-Universidade de Coimbra, juntam-se a Jael Palhas para explorar dois temas incontornáveis: o papel das plantas dunares na defesa natural da costa, protegendo contra a erosão e promovendo a biodiversidade; e o impacto ambiental do Festival SOMNII, identificando os resíduos mais preocupantes deixados na praia e debatendo soluções para minimizar os danos.
Este evento integra o SPLASH-EU Friends, um conjunto de três atividades comunitárias na Figueira da Foz: “SPLASH-EU numa exploração da resiliência costeira”; “SPLASH-EU numa expedição à zona entremarés”; e “SPLASH-EU numa missão de limpeza”. Estas iniciativas procuram sensibilizar para a relação entre as atividades humanas e os ecossistemas naturais, incentivando a participação ativa na proteção do meio ambiente. São promovidas pelo MARE – Centro de Ciências do Mar da Universidade de Coimbra, vencedor do EU4Ocean Challenge 2024. Com o apoio do UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, estas atividades estão abertas a inscrições através do programa Ciência Viva no Verão.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Buarcos e São Julião, Figueira da Foz, FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Data:
20-07-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
A atividade consiste na leitura do livro “Teresinha, a Mosca-das-Flores”, escrito por Andreia Penado e ilustrado por Madalena Bastos, destinada a crianças entre os 6 e os 10 anos. A própria autora realiza a leitura, proporcionando um contacto direto e envolvente com a obra.
A narrativa acompanha Teresinha, uma mosca-das-flores curiosa que explora o mundo das flores e conhece diferentes espécies, descobrindo os seus segredos. Por meio desta aventura, o livro apresenta de forma lúdica a importância dos insetos polinizadores para o equilíbrio ambiental e o funcionamento dos ecossistemas, estimulando a imaginação e o interesse das crianças pela natureza.
Para complementar a leitura, a atividade inclui a exploração da exposição fotográfica “Pequenos Gigantes”, que apresenta fotografias de polinizadores, incluindo várias espécies de moscas-das-flores. A autora utiliza este recurso para aprofundar a compreensão das crianças sobre o papel destes insetos, destacando a sua diversidade e relevância ecológica.
Além disso, a autora irá dinamizar uma atividade prática no exterior, onde as crianças têm a oportunidade de observar diretamente alguns polinizadores no seu habitat natural, promovendo a ligação com a natureza e a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a leitura e a visita à exposição.
Esta combinação entre literatura, fotografia e prática ao ar livre proporciona uma experiência educativa completa, estimulando diferentes formas de aprendizagem. Durante a atividade, existe espaço para interação, perguntas e respostas, incentivando a participação ativa das crianças e promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão verbal.
O conjunto da atividade tem como objetivos principais despertar o gosto pela leitura, ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, e fomentar o respeito pela natureza, evidenciando que mesmo os seres mais pequenos são essenciais para a manutenção da vida no planeta.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE)
Coimbra, COIMBRA, COIMBRA
Data:
04-09-2025 14:30
- Inscrição
Ver Mais
No passado, os antigos filósofos gregos achavam que o mundo onde vivemos era o resultado da combinação de 4 elementos: água, ar, fogo e terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num Quiosque de Ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da TERRA... Do FOGO que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da ÁGUA nos oceanos... Do peso do AR à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar...
Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Freguesia de Capelins - Concelho de Alandroal, ALANDROAL, EVORA
Datas:
15-07-2025 10:00
- Inscrição
23-07-2025 10:00
- Inscrição
31-07-2025 10:00
- Inscrição
21-08-2025 10:00
- Inscrição
28-08-2025 10:00
- Inscrição
09-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
No passado, os antigos filósofos gregos achavam que o mundo onde vivemos era o resultado da combinação de 4 elementos: Água, Ar, Fogo e Terra. Há muito que os avanços científicos e tecnológicos levaram a abandonar completamente estas ideias! No entanto, num Quiosque de Ciência, uma série de experiências permitem revisitar estes velhos conceitos, agora com um novo olhar e... Das simetrias dos cristais à constituição da TERRA... Do FOGO que se pensava existir no interior do nosso planeta às correntes de convecção... Da radiação solar à circulação da ÁGUA nos oceanos... Do peso do AR à pressão atmosférica... O maravilhoso mundo da ciência espera quem se quiser aventurar...
Experiências num laboratório móvel permitem-nos conhecer melhor estes elementos e encontrar as respostas as estas e muitas outras questões numa praia fluvial atual localizada numa zona onde, ironicamente, há 400 a 450 milhões de anos nadavam as trilobites…
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Monsaraz, REGUENGOS DE MONSARAZ, EVORA
Datas:
17-07-2025 10:00
- Inscrição
24-07-2025 10:00
- Inscrição
01-08-2025 10:00
- Inscrição
19-08-2025 10:00
- Inscrição
27-08-2025 10:00
- Inscrição
03-09-2025 10:00
- Inscrição
11-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos fazer um triatlo de ciência pelos caminhos do rio Alviela, desde a sua nascente até à ponte da Ferreira: a pé, de canoa e de bicicleta!
Começamos o percurso a pé desde a nascente do rio Alviela até ao Vigário, do Vigário à Ponte da Ferreira fazemos canoagem e o regresso ao Centro Ciência Viva do Alviela será em bicicleta. Serão aproximadamente 12 kms, em movimento e em contacto com a natureza. Sabia que a nascente do rio Alviela é a mais importante nascente Cársica de Portugal? Para além do enorme património natural, o rio Alviela apresenta uma estreita relação com as populações das suas margens, que se reflete nas inúmeras histórias ligadas ao rio e no testemunho de estruturas tais como o aqueduto, as pontes e as azenhas. Vamos encontrá-las pelo caminho!
Duração: 5.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Olhos de Água do Alviela – Louriceira, ALCANENA, SANTAREM
Data:
27-07-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
O Trilho da Janela do Inferno ou Rota da Água liga o lugar dos Remédios à freguesia de Água de Pau por antigos caminhos usados pelos agueiros, para o encaminhamento de água para o concelho da Lagoa. O percurso transpõe vários recursos afetos a este tipo de atividade como antigas pontes, aquedutos, tubagens de barro, levadas e alguns túneis. O percurso será acompanhado por especialistas que ajudarão a compreender o este rico património natural, cultural e industrial. Ação integrada no projeto TRANSlighthouses e LEVERS.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com CEFAL
Santa Cruz, LAGOA (AÇORES), R A ACORES
Data:
21-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Atenção famílias! Última chamada para um momento único de aprendizagem na natureza: desafiamos pequenos e grandes cidadãos-cientistas a iniciarem-se na aventura da Ciência Cidadã. O vosso contributo científico será a criação de um inventário de biodiversidade num pequeno trilho pedestre no Parque Nacional da Peneda Gerês. Tragam a boa disposição, a curiosidade e a energia para uma tarde agradável que termina com um belíssimo piquenique partilhado, ao pôr-do-sol, no baloiço do Mezio.
Duração: 5.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya
Porta do Mezio, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
30-08-2025 17:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Realização de um trilho pedestre em torno das áreas de intervenção do projeto Life Snails, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a conservação dos habitats naturais e das espécies endémicas. Durante o percurso, será promovida a disseminação de sementes de espécies nativas, contribuindo para a recuperação ecológica destas zonas. A atividade visa envolver a comunidade, promover o conhecimento sobre a biodiversidade e estimular a participação ativa na proteção do património natural.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
Sto Espirito, VILA DO PORTO, R A ACORES
Datas:
22-07-2025 09:30
- Inscrição
26-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Nesta saída de campo, convidamo-vos a conhecer a Praia de Lavadores na companhia de geólogos e biólogos. Serão apresentados os aspetos típicos dos ambientes geológicos visíveis na área, revelando a interação existente entre biosfera, atmosfera, geosfera, e hidrosfera, e discutindo a intervenção do ser humano nesta relação.
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Vila Nova de Gaia, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
06-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Vamos observar aves no abrigo fotográfico da Faia Brava!
Encontro com os participantes junto à igreja matriz da aldeia Vale de Afonsinho, onde ficarão as viaturas, será feita uma breve introdução da atividade e de seguida deslocação na viatura da Faia Brava para um abrigo fotográfico num CAAN – Campo de Alimentação para Aves Necrófagas.
Duração: 3.45 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Faia Brava Associação de Conservação da Natureza
União de Freguesias de Vale de Afonsinho, Algodres e Vilar de Amargo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
27-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Queres aprender de forma divertida e prática sobre as espécies invasoras que ameaçam o Vale do Mondego? Então, junta-te à nossa atividade educativa, onde vais conhecer as espécies invasoras que estão na nossa região e perceber por que é importante protegermos o nosso ambiente!
O que vais fazer?
- Conhecer as espécies invasoras mais comuns na região, aprender a identificá-las e perceber o impacto que têm na nossa biodiversidade num ponto de encontro (Escola Primária da Faia).
- Realizar um percurso pedestre no Parque da Saúde (Hospital da Garda) e no Vale do Mondego, com a extensão de 2 a 3 km (Faia-Miuzarela).
O evento contará ainda com a degustação de produtos tradicionais da região da Guarda. Os participantes poderão deliciar-se com a bola parda tradicional da Guarda, com o folar recheado de enchidos, compotas e outras delícias. A Guarda 21, uma microempresa sediada na Guarda que há mais de uma década trabalha para valorizar os produtos endógenos do território da Serra da Estrela, conta com uma paleta de produtos únicos como o doce de mostajo (mostajada), fruto de uma árvore endémica em perigo de extinção, infusões, temperos, etc.
A presença no mercado da Guarda 21 - Workshops Assessoria - Produtos da terra tem funcionado como estratégia de valorização dos múltiplos usos da floresta autóctone, granjeando um número significativo de prémios nacionais e internacionais e sendo já um parceiro da UNESCO e do Geopark no conceito Geofood, pela sustentabilidade, transparência e confiança que inspira a parceiros e clientes.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva , em colaboração com Fundação Côa Parque
Guarda, GUARDA, GUARDA
Datas:
02-09-2025 09:30
- Inscrição
04-09-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Numa época em que ninguém tem dúvidas do impacto das alterações climáticas e da importância da água e das galerias ripícolas, é urgente conhecer e agir para salvar a biodiversidade destes habitats. Nos meios aquáticos as ameaças são muitas, como a proliferação de espécies invasoras, a doença fúngica que ameaça os amieiros, a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Nesta atividade vamos conhecer e refletir um pouco sobre a importância da salvaguarda das galerias ripícolas. A atividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Castrelos, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
25-08-2025 15:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos percorrer um percurso linear na Herdade da Mourisca, com ponto de partida no Moinho de Maré e visitar a piscicultura do Moinho.
Numa conversa informal, um técnico vai explicar a história da piscicultura, desde a sua construção até como se processa o seu funcionamento, qual a manutenção necessária para a sua continuidade e aproveitamento, e a sua inserção na Reserva Natural do Estuário do Sado.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Moinho de Maré da Mourisca
Mourisca - Faralhão - Setúbal Concelho: SETUBAL - SETÚBAL , SETÚBAL, SETUBAL
Datas:
09-08-2025 09:15
- Data esgotada
- Lista de espera
16-08-2025 09:15
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Nesta atividade, convidamos as famílias a explorarem os encantos dos ribeiros de montanha e a descobrir a vida fascinante dos macroinvertebrados aquáticos, organismos que desempenham um papel essencial na saúde dos ecossistemas ribeirinhos. A atividade começa com uma introdução ao ambiente ribeirinho, destacando a sua importância na paisagem e suscetibilidade às atividades humanas.
Com foco na Ribeira de São João, vamos comparar duas zonas distintas: a área intervencionada, onde encontramos a praia fluvial, e a zona a montante, que preserva as características naturais de um ribeiro de montanha. Durante uma caminhada de cerca de 250 metros ao longo da ribeira, abordaremos a diversidade de habitats e a presença de macroinvertebrados aquáticos, com ênfase nos insetos. Vamos observar algumas das espécies de insetos nos seus habitats aquáticos e explorar os vestígios deixados por outras que já passaram à fase adulta alada.
Utilizando redes de mão, vamos recolher amostras de macroinvertebrados, para avaliar o estado ecológico de rios e ribeiros segundo métodos oficiais, conforme a Diretiva Quadro Água. Os macroinvertebrados recolhidos serão manuseados com pinças e observados com lupas para a sua identificação, utilizando chaves de identificação. As informações obtidas serão usadas para uma discussão com os participantes sobre o estado ecológico da ribeira.
No final, todos os organismos serão devolvidos ao seu habitat natural, numa ação de respeito por este delicado ecossistema.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Lousã, LOUSÃ, COIMBRA
Datas:
07-08-2025 14:00
- Data esgotada
- Lista de espera
14-08-2025 14:00
- Data esgotada
- Lista de espera
21-08-2025 14:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Nesta atividade convidamos os participantes a descobrir os segredos escondidos nos habitats naturais que rodeiam o Centro de Interpretação Ambiental e da Mineração Romana (CIAMR) localizado nas Serras do Porto, em Valongo. Caminhando por charnecas, florestas de pinheiros e eucaliptos, e acompanhando pequenos cursos de água que cruzam estas serras, a visita, orientada por uma bióloga e um engenheiro florestal, permitirá identificar as plantas e ecossistemas típicos da região e explicar como estes ecossistemas são influenciados pelas alterações climáticas e pela presença humana.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com Parque das Serras do Porto
Valongo, VALONGO, PORTO
Data:
06-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Debaixo das pedras, e entre a vegetação aquática, vivem pequenos seres que nos dizem muito sobre a saúde dos rios. Nesta atividade, vamos explorar os macroinvertebrados do rio Vez, descobrir como se recolhem, identificam e interpretam, e perceber por que são usados como bioindicadores da qualidade da água. Um mergulho científico sem sair da margem!
É necessário trazer: Calçado confortável. Opcional: fato de banho
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya
Rio de Moinhos, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Data:
13-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Nesta visita os participantes têm a oportunidade de visitar a Estação Experimental de Moluscicultura (EEMT) do IPMA em Tavira. A EEMT desempenha um papel importante junto das comunidades locais e regionais, através da transferência de tecnologia ao setor produtivo da moluscicultura e apoio a empresas (startups). Está também fortemente envolvida na promoção e dinamização de atividades em ciências do mar junto das escolas e do público geral, e colabora ainda em formação científica e técnica a nível profissional e universitário. Os participantes terão acesso às instalações da estação e poderão ver alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores, com destaque para a reprodução e manutenção de várias espécies de bivalves. Ação dinamizada em parceria com a EEMT - IPMA Tavira e no âmbito da Co-gestão do Parque Natural da Ria Formosa.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera /EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT)
Tavira, TAVIRA, FARO
Datas:
17-07-2025 11:00
- Inscrição
24-07-2025 11:00
- Inscrição
31-07-2025 11:00
- Data esgotada
- Lista de espera
07-08-2025 11:00
- Inscrição
11-09-2025 11:00
- Inscrição
Ver Mais
Sabia que a Fábrica de Água da Foz do Lizandro tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água do rio Lizandro e das praias da região, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul à praia da Foz do Lizandro? Esta estação de tratamento de águas residuais (ETAR) serve parte do município de Mafra e é um excelente exemplo de economia circular: a água depois de tratada é reciclada e valorizada para fins diversos, antes de ser devolvida ao rio, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola. Para além de conhecer o importante papel que a Fábrica de Água tem, venha também conhecer o rio Lizandro, a sua fauna e flora, e o recente LabRio+ Rústico da Carvoeira (laboratório vivo de técnicas de engenharia natural) aí localizado, desenvolvido pelo Município de Mafra.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
Carvoeira, MAFRA, LISBOA
Data:
16-07-2025 10:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Aninhada entre uma reserva natural que alberga os flamingos cor-de-rosa, a vila histórica de Castro Marim e os extensos areais do Algarve, a Quinta da Fornalha é uma exploração agrícola e de ecoturismo localizada em Castro Marim. É um espaço de experimentação e prática de diferentes modelos de agricultura biológica regenerativa, onde se busca a sustentabilidade e a recuperação de ecossistemas. Os participantes terão oportunidade de percorrer a quinta, conhecer os trabalhos desenvolvidos, modos de vida em sintonia com a natureza, contactar com a produção local, como figos biológicos e produtos transformados, e desfrutar de uma deliciosa prova dos próprios produtos da Quinta da Fornalha. Atividade realizada em parceria com a Quinta da Fornalha.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira , em colaboração com Quinta da Fornalha
Castro Marim, CASTRO MARIM, FARO
Datas:
22-07-2025 09:30
- Inscrição
11-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
08-09-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
O Centro de Educação Ambiental (CEA) da Tejo Atlântico "Fábrica de Água, uma nova geração de produtos", é um espaço dedicado à educação e sensibilização ambiental onde se desenvolvem várias atividades participativas focadas no valor da água nas suas diferentes dimensões, nomeadamente no seu uso eficiente. Neste centro de educação ambiental, a inovação tecnológica é o veículo principal para a aprendizagem e diversão, com atividades lúdico-pedagógicas de grande envolvimento dos visitantes com o ciclo da água e os valores ambientais. O espaço permite que os visitantes usufruam de diversas experiências focadas no uso eficiente da água, na economia circular e, claro está, no valor da água, ao mesmo tempo que permite aos visitantes ficarem a conhecer o papel das fábricas de água na gestão do ciclo da água e na valorização dos recursos aí gerados. Porque a água também se recicla!
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Águas do Tejo Atlântico
Rua Chen He - Parque da Nações
LISBOA, LISBOA, LISBOA
Datas:
16-07-2025 11:00
- Inscrição
16-07-2025 14:30
- Inscrição
Ver Mais
Olhar o escuro é o primeiro passo para não temer a vida noturna no Parque. Esta atividade permite vivenciar as adaptações de várias espécies animais à noite, os efeitos da atividade humana sobre elas, desmistificar esses mesmos animais e a sua importância para o ecossistema. Olhar o Parque com outros olhos numa caminhada também ela sensorial, sentindo as mudanças de temperatura, cheiros e os sons da natureza.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Parque Biológico de Gaia
Avintes, Villa Nova de Gaia, VILA NOVA DE GAIA, PORTO
Data:
02-08-2025 21:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
O ponto de partida desta viagem é a Renova 2, uma estrutura onde largas massas de fibras se “religam” na criação de produtos que fazem parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
A visita segue depois para o lugar fundacional da marca, junto à nascente do rio Almonda, onde a Renova está desde 1818. Uma fábrica inserida numa paisagem de reconhecida importância geológica, arqueológica e natural, que acolheu sucessivas gerações de pessoas dedicadas à construção de uma das mais icónicas marcas nacionais.
Com cerca de 2 horas de duração, a experiência inclui uma sessão de boas-vindas com introdução à história da Renova, visita às áreas de reciclagem, produção, transformação e armazenamento, e a outros espaços onde diariamente se imagina e concretiza o universo Renova. No final, poderá visitar a Loja de Fábrica.
A visita inclui ainda o Caminho, uma experiência que permite sentir de perto a nascente do Almonda e descobrir a riqueza natural, arqueológica e geológica deste território. Um percurso que também presta homenagem às pessoas que, ao longo de gerações, deram vida a este lugar com o seu trabalho e dedicação.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Renova
Zibreira, TORRES NOVAS, SANTAREM
Datas:
18-07-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
19-07-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
01-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
02-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
15-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
16-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
29-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
30-08-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
12-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
13-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Esta ação promove a sensibilização ambiental e o contacto direto com plantas, tendo por base o livro ilustrado "A alga que queria ser flor"*.
Em primeiro lugar, teremos uma conversa sobre plantas, a sua diversidade e importância. Esta sessão inclui a leitura teatralizada do conto ilustrado "A alga que queria ser flor", juntamente com exemplares de plantas para introduzir conceitos de botânica. Os participantes serão convidados a trazer amostras de diversas plantas e de água (de cor esverdeada) recolhida de lagoachos, fontes naturais, entre outros, para identificação de caracteres morfológicos.
De seguida, saíremos para o jardim, onde serão desafiados a repetir a “história botânica", identificar e recolher pequenas amostras de diferentes grupos de plantas. Teremos ainda preparações de algas verdes para observação ao microscópio.
Por último, os participantes terão a oportunidade de desenvolver trabalhos manuais, individuais ou em grupo, para demonstrar as aprendizagens adquiridas sobre a composição, diversidade, e evolução dos principais grupos de plantas.
*Tavares, 2013, Imprensa UC; em 5 versões bilingue
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MCUC - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Coimbra, COIMBRA, COIMBRA
Datas:
10-09-2025 10:00
- Inscrição
11-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais