Esta ação aborda os líquenes enquanto indicadores da qualidade do ar, a decorrer no parque urbano e no jardim Botânico António Borges, em Ponta Delgada.
Nesta ação os participantes terão oportunidade de visualizar diferentes espécies de líquenes, onde serão elucidados acerca da constituição destes seres vivos: uma associação - simbiose - entre fungos e algas e/ou cianobactérias. Os participantes serão ainda desafiados a procurar líquenes in situ, com recurso a um guia de campo que enumera algumas espécies sensíveis à poluição!
Os líquenes são considerados “esponjas do ar”, pois absorvem os gases e partículas que circulam no ar, pelo que refletem a composição da atmosfera circundante, sendo este o motivo pelo qual estes seres vivos são utilizados como ferramentas de biomonitorização da qualidade do ar.
Reconhecer a diversidade de líquenes existente nos Jardins e destacar a importância dos líquenes em programas de monitorização ambiental, são objetivos desta ação.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)
Parque Urbano | Freguesia de São Pedro
Jardim Botânico António Borges | Freguesia de São José
, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
06-08-2025 14:00
Não requer inscrição. Apareça!
20-08-2025 14:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Esta ação consiste num percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente, nomeadamente microrganismos extremófilos, que deriva do grego "amantes do extremo". Assim, durante o safari microbiano, os participantes terão a oportunidade de observar in situ, à macro escala e à micro escala, com recurso a um microscópio de bolso, alguns destes microrganismos, que formam extensos biofilmes dando cor ao ecossistema das nascentes termais, sendo assim elucidados para a importância da valorização e preservação deste ecossistema. Ademais, esta ação inclui a degustação de diferentes águas minerais e termais e de um lanche termal, onde os participantes poderão conhecer as utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.
Duração: 1.30 Horas
Preço: 5.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)
Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES
Data:
30-07-2025 10:30
- Inscrição
Ver Mais