Montanha
Percurso pedestre para observação de veados e escuta da brama. O outono é, por excelência, a estação ideal para observar veados, uma vez que coincide com o período da brama, da defesa dos territórios por parte dos machos mais possantes e, consequentemente, com a altura de acasalamento com um harém de fêmeas. Esta época é marcada pelos bramidos fortes que os machos emitem, com o objetivo de atrair fêmeas ou afastar outros machos competidores. A Associação ALDEIA organiza, com o CCVB, uma saída de campo para observação de veados, de alguns aspetos da sua ecologia e do seu comportamento, com o objetivo primordial de informar e sensibilizar os participantes para a importância da espécie e da conservação da biodiversidade que nos rodeia. Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Associação ALDEIA
Bragança, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
13-09-2025 06:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Ao longo de um percurso de carro (e também a pé), entre a nascente do rio Almonda e a cidade de Torres Novas, iremos descobrir como este rio moldou a paisagem e a história da região. A viagem começa na base do Arrife, onde nasce o Almonda, e passa por locais emblemáticos como a Ponte entre Ribeiras. Faremos uma breve paragem na Gruta de Lapas, um conjunto de galerias subterrâneas, escavadas em tufos calcários, onde a sua origem ainda permanece em mistério. Exploraremos os seres vivos que habitam as margens do rio, bem como a vegetação ripícola que acompanha o seu percurso. Já na cidade, visitaremos a Central do Caldeirão, uma antiga central hidroelétrica onde as máquinas testemunham a história da produção de energia na região. Por fim, terminaremos no Núcleo de Arqueologia da Cerca da Vila, onde se encontra exposto o crânio fóssil humano mais antigo (com cerca de 400 mil anos) descoberto em Portugal, proveniente de uma das grutas do Almonda.
Uma experiência que cruza natureza, ciência e património, num território com milhares de anos de história.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Almonda - Zibreira, TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
03-08-2025 09:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Nesta ação, vamos explicar e aplicar técnicas de engenharia natural, como a criação de barreiras à escorrência da água, feitas de madeira, ramos e pedras recolhidos no local. Desta maneira, vamos criar socalcos que ajudam a reter o solo, a obter maior infiltração de água, e melhores condições para a vegetação a médio/longo prazo.
Se quer sentir nas mãos a possibilidade de gerir a natureza, não há nada como aprender fazendo, e esta é uma atividade feita para si.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Datas:
19-07-2025 09:00
- Inscrição
23-07-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Visita guiada em parceria com a NOVA FCSH. Inclui a travessia do vale de Alcântara, pelo monumento nacional Aqueduto das Águas Livres, seguida de percurso orientado no Parque Florestal de Monsanto, onde o visitante irá descobrir como a serra foi uma fonte de materiais para a cidade, nomeadamente de cal e pedra.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Museu da Água e do Património Histórico
Calçada da Quintinha, n.6 em Campolide - Lisboa, LISBOA, LISBOA
Data:
20-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
A atividade “Das pedras aos carvalhais” permite uma viagem ao longo do tempo pelo Parque Natural Local Vouga-Caramulo, em Vouzela.
Nesta visita de dois temas, vamos ouvir falar de achados arqueológicos e vidas de outros tempos, bem como da recuperação de biodiversidade em carvalhais que arderam em 2017.
A ação terá início na anta da Lapa de Meruge, local que foi um sepulcro, uma espécie de jazigo de famílias, mas que mais tarde terá sido abrigo de pastores ou de agricultores. De seguida, faremos uma pequena caminhada até à escavação arqueológica do Tapado das Casas, local usado sazonalmente durante o verão, quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis.
Na segunda parte da visita, faremos uma breve subida por um caminho antigo até aos carvalhais que arderam no fogo de 2017. Aqui, a MONTIS está a recuperar a biodiversidade que outrora existia em abundância: na mancha de carvalhos que resistiu ao fogo abrimos uma clareira, colocámos um tabuleiro para gaios (aves que nos ajudam a semear bolotas) e caixas-ninho (para conseguirmos captar mais espécies de aves); na restante área estamos a ajudar a recuperar os carvalhos que arderam. Poderemos ver indícios de várias espécies e, quem sabe, visualizar muitas das aves que nidificam nos nossos carvalhais. Se tivermos tempo, poderemos também ir espreitar algumas das plantações de espécies nativas - teixos, loendros e outras - que fizemos junto à ribeira de Meruge.
Se quiserem “pôr as mãos na terra”, podem ficar até domingo (dia seguinte) e não só ajudar na regeneração natural, através da condução dos carvalhos, como ver nascer a Lua Cheia e ouvir os ruídos da noite no carvalhal, dormindo em tendas individuais que a MONTIS pode fornecer mediante pedido.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Vermilhas / Carvalhal de Vermilhas, VOUZELA, VISEU
Data:
09-08-2025 09:45
- Inscrição
Ver Mais
Esta ação visa valorizar, promover e dignificar a água natural portuguesa. As águas minerais naturais são de origem subterrânea, bacteriologicamente sãs e de composição química estável. Diferenciam-se por poderem ser ricas em certos sais minerais e oligoelementos, e pela sua pureza original estável, uma vez que provêm de aquíferos preservados pelo estabelecimento legal de perímetros de proteção. As águas minerais naturais e as águas de nascente são as únicas águas totalmente naturais, cujo tratamento é manifestamente proibido e que chegam ao consumidor sem químicos ou aditivos. Com esta ação pretende-se que os participantes percebam as diferentes propriedades das águas, assim como a sua génese. Poderão identificar a acidez, sabor, estrutura, leveza e sensibilidade de algumas das águas portuguesas.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Datas:
09-08-2025 09:00
- Inscrição
20-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Este é um encontro entre o Cervejeiro Artesanal da Brighops que começou esta aventura, porque recebeu como herança do Avô um campo de cultivo de lúpulo em Bragança, por isso o nome da cervejeira. Decidiram lançar agora uma cerveja que tem como principal protagonista o mel de flôr de Castanheiro. O Hugo Ferreira é um Jovem que tem uma paixão pelas abelhas e que fez deste amor a sua vida. O Hugo e o David vêm cá contar-nos como é incrível juntar cerveja com mel. O David vai-nos explicar todo o processo da cerveja e o Hugo vem-nos dizer como ser “Pastor” de abelhas e assim produzir o bom mel de castanheiro.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Cantinho Café - Craft Beer Shop, Café e Snacks
Castelo Rodrigo
Data:
05-09-2025 16:00
- Inscrição
Ver Mais
Entre os encantadores pombais tradicionais e os muros de pedra seca que moldam a paisagem da aldeia de Uva, no coração do planalto mirandês, esconde-se uma incrível vida. Que bichos por aqui passam? Quais habitam estes elementos do património rural? Com um olhar atento, vamos descobrir as interações ecológicas que ligam animais e construções humanas: dos pequenos mamíferos às aves de rapina, dos insetos aos répteis. Vamos caminhar, jogar, observar, e até analisar egagrópilas.Será uma manhã divertida e educativa, perfeita para explorar a relação entre natureza e o património rural. Nota: a atividade termina mesmo a tempo de um piquenique e mergulho na praia fluvial de Uva
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Aldeia de Uva - Vimioso, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
08-08-2025 14:30
- Inscrição
Ver Mais
Sabias que existe uma escola dedicada ao fascinante lobo-ibérico? Junta-te a nós numa manhã de aventura e aprendizagem em Vale de Frades! Acompanhados pelos biólogos Pedro Alves e Rafael Campos, vamos percorrer um pequeno troço da Rota do Lobo-Ibérico e conhecer de perto algumas das técnicas utilizadas para monitorizar esta espécie emblemática da nossa fauna. No final do percurso, visitaremos a Escola do Lobo, através de diversos equipamentos podemos conhecer um pouco mais do comportamento, habitat e a coexistência e a conservação do lobo-ibérico. Uma experiência única para curiosos de todas as idades!
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Escola do Lobo-Ibérico - Aldeia de Vale de Frades - Vimioso
Ponto de encontro - https://maps.app.goo.gl/FxcbZpkPDcjBgxYQ9, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
30-08-2025 14:30
- Inscrição
Ver Mais
Esta saída de campo convida o público a descobrir o fascinante Património Espeleológico do Maciço Calcário Estremenho. Acompanhados por espeleólogos, faremos uma entrada guiada na Lapa da Ovelha, situada na costa de Minde.
Durante a visita, vamos explorar os 153 metros de galerias e poços desta gruta, compreender como a água e os movimentos tectónicos moldaram o seu interior, aprender como se formam e estudam as grutas, que cuidados devemos ter com estes espaços únicos e quem são os seres vivos que nelas habitam.
Uma oportunidade para mergulhar no mundo subterrâneo... e deixar-se surpreender.
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Freguesia de Minde, ALCANENA, SANTAREM
Data:
26-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Visita à fórnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de diâmetro escavado nos calcários do Jurássico inferior e médio, rico em fósseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem várias nascentes temporárias. Iremos visitar uma das mais elevadas, onde a água brota da gruta da Cova da Velha após os períodos de maior pluviosidade.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Alcaria, Porto de Mós, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
03-08-2025 09:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Visitar-se-á o poço com mais de 100 metros de profundidade, construído com o objetivo de intersectar a galeria ativa por forma a captar água para abastecimento público.
Seguidamente, na gruta do Olho de Mira, será explicada a estruturação das circulações subterrâneas na região e será visitada uma parte da gruta que ainda contém elementos do antigo sistema de captação de água instalado no seu interior.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Mira de Aire, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
03-08-2025 15:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
O Norte do país alberga algumas relíquias de florestas ancestrais, idênticas às florestas do Norte da Europa e da América. Aqui, espécies de líquenes mais sensíveis à poluição e outros fatores de perturbação ambiental encontram as condições ideais para crescer. A maior parte dessas espécies está em franca regressão em todo o mundo e a sua ocorrência e distribuição em Portugal é ainda praticamente desconhecida. Para acelerar o processo de recolha desta informação, é necessário reunir o esforço de liquenólogos e cidadãos cientistas, devidamente formados no reconhecimento dessas espécies. Serão fornecidos conhecimentos básicos que possibilitam a identificação destas espécies no terreno e em laboratório.
Embora discretos, os líquenes são importantes fontes de informação sobre o meio que os rodeia. Cada espécie transmite uma informação diferente e para a decifrar é necessário um olho clínico. Nesta ação, serão desvendados alguns truques para a identificação de espécies raras de líquenes, presentes nas florestas do Norte do país.
Duração: 6.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com BIOPOLIS/CIBIO-InBIO
Baião, BAIÃO, PORTO
Data:
05-09-2025 10:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Num percurso de cerca de cinco quilómetros é possível ver um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais). Estrategicamente construídos no topo da escarpa do Arrife, eles testemunham a importância da moagem e da produção da farinha (de trigo ou milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde então, alguns têm sido recuperados para fins turísticos. Na envolvência dos moinhos, observam-se vários afloramentos de calcário, bem como matos e vegetação mediterrânica que aqui predominam. Na paisagem está bem marcada a existência de uma escarpa, expressão morfológica da Falha do Arrife. A atividade terminará com a visita a um dos moinhos recentemente recuperado.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Município de Torres Novas
Casal da Pena - Chancelaria , TORRES NOVAS, SANTAREM
Data:
10-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
A Escola do Lobo-ibérico abre portas a todos os curiosos! Vem conhecer este fascinante predado. Entre factos e histórias, vamos explorar equipamentos da escolas e jogos sobre ecologia desta espécie, para perceber a coexistência inter-espécies. Faremos um pequeno percurso na rota do lobo-ibérico em Vale de Frades, Vimioso.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Escola do Lobo-Ibérico - Aldeia de Vale de Frades - Vimioso
Ponto de encontro - https://maps.app.goo.gl/FxcbZpkPDcjBgxYQ9, VIMIOSO, BRAGANCA
Data:
16-08-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
Percurso pelo polje de Minde passando pelas antigas lagoas de decantação dos efluentes das indústrias de curtumes, discutindo-se os problemas relacionados com a contaminação das águas subterrâneas da região. Segue-se a visita em direção à gruta do Regatinho, uma das nascentes que contribui para as cheias periódicas do polje de Minde, continuando a visita até as grutas da Contenda e da Pena. No regresso, visita-se o sumidouro da Pousia dos Algares cujas águas se perdem naquele local antes do nível da água no polje subir.
Esta atividade decorre na área protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Minde, ALCANENA, SANTAREM
Data:
30-08-2025 15:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
O Safari TT Castelo Rodrigo & Douro Internacional é um convite à descoberta do Património Natural e Cultural do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
A aldeia histórica de Castelo Rodrigo é o primeiro ponto de interpretação do património onde se avista, com umas vistas soberbas, o planalto com alguns pontos de paragens da nossa aventura.
A primeira paragem é na Barragem de Santa Maria de Aguiar, uma massa de água que abastece o concelho e um dos melhores locais da Beira Alta para observar aves aquáticas como o Mergulhão-de-crista. Adicionalmente, nas zonas envolventes também é possível encontrar um bom leque de aves terrestres, desde as grandes aves planadoras aos pequenos passeriformes, o que faz desta zona uma das mais ricas da região em termos avifaunísticos.
De seguida iremos explorar as aves que vivem nas escarpas também conhecidas como aves rupícolas na capela de Santo André, pode apreciar a magnífica paisagem que o vale do rio Águeda internacional proporciona. Uma garganta fluvial formada por vertentes escarpadas e um dos melhores locais para observar as colónias de abutres, como o grifo (Gyps fulvus), e outras aves das escarpas, como a escassa águia-de-bonelli (Aquila fasciata). Neste local, ainda se encontram vestígios de um antigo castro, sendo os dois berrões (esculturas de porcos), situados à entrada do acesso ao adro da capela, um exemplo dessa ocupação primitiva.
O regresso iremos atravessar habitats agrícolas e florestais podendo ser avistadas espécies de aves associadas a estes habitats e visitar local onde em 7 de Julho de 1664, teve lugar a Batalha da Salgadela existindo no local o Padrão de Pedro Jacques de Magalhães.
Aventure-se à descoberta neste Safari TT e deixe-se maravilhar por Figueira de Castelo Rodrigo este magnífico Território de Natureza!
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com AMBIEDUCA - Marco Ferraz - Guia de Natureza
Castelo Rodrigo
Data:
16-07-2025 09:30
- Inscrição
Ver Mais
As Grutas de Mira de Aire formaram-se em calcários do Jurássico médio com cerca de 167 milhões de anos. Fazem parte de um sistema de Grutas interligadas com mais de 11 km de extensão, dos quais 600 m estão abertos ao público e serão percorridos nesta visita, acompanhados por Espelólogos.
A gruta da Pena e da Contenda, já no polje de Minde, fazem também parte deste sistema de grutas e serão também visitadas.
Adultos - 7,50 €
Crianças (5 ao 11 anos) - 5,00 €
Duração: 4.00 Horas
Preço: 7.50 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Mira de Aire, PORTO DE MÓS, LEIRIA
Data:
30-08-2025 09:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais
Não é só o Winnie the Pooh que gosta de mel - os ursos da vida real também! Em Portugal já se registaram algumas visitas destes animais a apiários presentes no Parque Natural de Montesinho. Curiosos? Então juntem-se a nós, ao engenheiro florestal Alejandro Nieto e aos produtores de mel Apimonte para conhecer de perto este animal, aprender sobre processo de produção de mel e explorar os contornos da relação entre os dois.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Vilarinho, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
21-08-2025 16:30
- Inscrição
Ver Mais
A atividade consistirá numa saída de campo ao Parque Natural de Montesinho para observação de aves em ambiente natural. Acompanhados por um guia especializado, os participantes poderão identificar algumas das espécies mais emblemáticas da região, aprendendo sobre os seus comportamentos e habitats. Mais do que uma observação, esta será uma oportunidade para sensibilizar os participantes para a importância da conservação da biodiversidade. Com o mote "observar para conservar", a atividade pretende reforçar o valor da natureza e o papel de cada um na sua proteção.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Espinhosela, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
23-08-2025 16:00
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Preparados/as para registar chapas incríveis de Natureza a partir do abrigo fotográfico da Reserva da Faia Brava?
Vamos daí! De olho atento, dedo ágil e na companhia de um ornitólogo, partiremos para grandes descobertas pela biodiversidade que habita a Faia Brava.
Esta atividade é organizada pela Casa da Cisterna em parceria com a Faia Brava Associação de Conservação da Natureza.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Casa da Cisterna
Figueira de Castelo Rodrigo
Datas:
05-08-2025 08:00
- Inscrição
12-08-2025 08:00
- Inscrição
Ver Mais
Vamos conhecer os habitats do planalto litoral mais ocidental de Portugal continental, a serra de Santa Luzia, que se encontra ameaçada pela proliferação de vegetação exótica e/ou invasora, como o eucalipto, as acácias e as háqueas. Apesar das ameaças crescentes, ainda subsistem habitats de grande valor ecológico, como turfeiras e pequenos bosques ripícolas, bem como alguns exemplares isolados de sobreiros e azevinhos. É nestes habitats que existe a possibilidade de observar Garranos, uma raça ancestral de póneis da montanha que vive em estado semisselvagem e representa um valioso património ecológico e cultural do Alto Minho.
Com a participação da investigadora do CIBIO Joana Freitas.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Carreço, VIANA DO CASTELO, VIANA DO CASTELO
Data:
30-07-2025 08:45
- Inscrição
Ver Mais
Vamos degustar alimentos seguros, saborosos e sustentáveis — preparados com carinho, respeito ao meio ambiente e atenção à nossa saúde!
Este piquenique demonstra, na prática, como as nossas opções alimentares podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e nutricional:
- Damos preferência a ingredientes locais, sazonais e de base vegetal, reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte e produção intensiva.
- Valorizamos alimentos minimamente processados e integrais, que preservam nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada.
- Reduzimos o desperdício, planificando porções e reaproveitando ao máximo cada ingrediente.
Menu previsto:
- Wraps integrais com homus (rico em proteínas vegetais e fibras)
- Espetinhos caprese (tomate, queijo fresco e manjericão: um trio saboroso e nutritivo)
- Palitos de legumes com molho de iogurte (refrescante e cheio de micronutrientes)
- Espetinhos de frutas frescas da época (mais sabor, menos impacto ambiental)
- Cookies caseiros de aveia e banana (energia boa, sem desperdício de frutas maduras)
- Chá gelado e água aromatizada (hidratam, refrescam e evitam embalagens descartáveis)
Traga o seu copo ou garrafa reutilizável e venha de coração aberto para partilhar práticas conscientes!
No final, vamos recolher todos os resíduos, separá-los corretamente e garantir que o local fique tão limpo como o encontrámos — ou ainda mais limpo! Assim, mostramos como cada gesto, por menor que pareça, faz a diferença para a saúde das pessoas e do planeta.
Contamos convosco para transformar este piquenique num momento delicioso, educativo e inspirador para um futuro mais sustentável!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Canto da Gadanha
Algodres , FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
06-09-2025 16:30
- Inscrição
Ver Mais
A Quinta Vale Do Tourão tem como principal objetivo a preservação de duas raças autóctones Portuguesas - a raça ovina Churra Mondegueira e a raça asinina Mirandesa - englobando ainda a produção de amendoal e de olival em modo biológico, bem como de vinha.
Durante esta visita à Quinta vamos ter a sorte de conviver com as burras Mirandesas, conhecer melhor o seu dia-a-dia e aprender a zelar pelo bem-estar destes animais encantadores.
Mas… não é só! Também haverá póneis à espera de uma saudação!
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Quinta Vale Do Tourão
Figueira de Castelo Rodrigo
Data:
02-09-2025 10:00
- Inscrição
Ver Mais
Porque é que Monchique é considerada uma “ilha” geológica e climática em pleno Algarve? Ímpar no contexto da Biodiversidade e da Geodiversidade, é um ecossistema único a sul de Portugal. A Serra de Monchique possui espécies botânicas raras e endémicas que se podem observar ao longo do percurso.
Na geologia, a Serra de Monchique deve a sua morfologia a uma intrusão magmática, com cerca de 70 Milhões de anos, que deu origem aos famosos sienitos nefelínicos, utilizados nas calçadas, muros, casas e um pouco por todo o lado. Este maciço assenta sobre xistos argilosos e grauvaques que testemunham um antigo Oceano profundo, com cerca de 320 a 300 milhões de anos.
Vamos contar esta e outras histórias deste local místico.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Caldas de Monchique, MONCHIQUE, FARO
Data:
25-07-2025 17:00
- Inscrição
Ver Mais
O Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO detém um património geológico de relevância nacional e internacional. Um território onde as suas rocha contam histórias com milhões de anos! Ao longo desta ação será possível visualizar, rochas de dois antigos continentes e um oceano primitivo. Ação iniciará pelo Alóctone Superior, que corresponde a um fragmento de uma crusta continental do antigo continente Armórica. A ação avançará para o Alóctone Médio ou Ofiolítico, que representa um fragmento de um antigo oceano.
Duração: 8.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com GEOPARK Terras de Cavaleiros
Antiga Estação Ferroviária de Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Datas:
07-08-2025 09:00
- Inscrição
26-08-2025 09:00
- Inscrição
30-08-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
Em pleno Parque Natural do Douro Internacional, convidamos para uma caminhada tranquila e cheia de descobertas com a atividade "A biodiversidade que nos envolve".
Nesta saída vamos observar de perto a vida que habita Sendim e Miranda do douro—desde répteis discretos, a aves majestosas e muitos outros seres fascinantes que compõem a rica biodiversidade. A atividade será orientada por um especialista da Associação Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, que nos guiará numa experiência divertida. Traga calçado confortável, binóculos (se tiver), água e chapéu de sol.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Município de Miranda do Douro
Sendim e Miranda do Douro
Datas:
24-07-2025 09:30
Não requer inscrição. Apareça!
24-07-2025 14:30
Não requer inscrição. Apareça!
Ver Mais
Em Picote, no concelho de Miranda do Douro, vamos sair para o campo e descobrir o fascinante cágado-de-carapaça-estriada! Com o estatuto de “Em Perigo” em Portugal, esta espécie depende de zonas húmidas bem preservadas para sobreviver. Na saída de campo interpretativa, vamos explorar juntos o seu habitat natural, aprender a identificá-lo, entender os desafios que enfrenta e perceber como todos podemos ajudar a protegê-lo.
A atividade convida à observação da biodiversidade local e à melhoria de zonas ribeirinhas. Para além de educativa, será uma experiência divertida, em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta , em colaboração com Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural
Picote, MIRANDA DO DOURO, BRAGANCA
Datas:
25-07-2025 15:30
- Inscrição
09-08-2025 15:30
- Inscrição
Ver Mais
Numa época em que ninguém tem dúvidas do impacto das alterações climáticas e da importância da água e das galerias ripícolas, é urgente conhecer e agir para salvar a biodiversidade destes habitats. Nos meios aquáticos as ameaças são muitas, como a proliferação de espécies invasoras, a doença fúngica que ameaça os amieiros, a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Nesta atividade vamos conhecer e refletir um pouco sobre a importância da salvaguarda das galerias ripícolas. A atividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Castrelos, BRAGANÇA, BRAGANCA
Data:
25-08-2025 15:00
- Inscrição
Ver Mais
Nesta atividade convidamos os participantes a descobrir os segredos escondidos nos habitats naturais que rodeiam o Centro de Interpretação Ambiental e da Mineração Romana (CIAMR) localizado nas Serras do Porto, em Valongo. Caminhando por charnecas, florestas de pinheiros e eucaliptos, e acompanhando pequenos cursos de água que cruzam estas serras, a visita, orientada por uma bióloga e um engenheiro florestal, permitirá identificar as plantas e ecossistemas típicos da região e explicar como estes ecossistemas são influenciados pelas alterações climáticas e pela presença humana.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com Parque das Serras do Porto
Valongo, VALONGO, PORTO
Data:
06-08-2025 09:30
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais